You are on page 1of 16

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

DIALOGANDO COM FREIRE E BOAVENTURA SOBRE EMANCIPAO HUMANA, MULTICULTURALISMO E EDUCAO POPULAR
Maria do Amparo Caetano de Figueiredo1 RESUMO
Este trabalho tem o intuito de refletir as concepes de emancipao e multiculturalismo apresentadas por Paulo Freire e Boaventura dos Santos. Portanto, este dilogo busca dar visibilidade s prticas onde o ser humano possa ter o direito de ser, de se expressar nos seus potenciais, capacidades e diferenas, contemplar na ao educativa o respeito e a valorizao das diferenas sejam elas de raa, gnero, cor, etnia. A partir dessas reflexes, quero trazer tona o papel desenvolvido pela educao popular no processo instituinte de aes emancipatrias num contexto multicultural. Nessa perspectiva, estes autores tm contribudo para fortalecer as concepes e prticas no campo da educao popular, que vem sendo gestadas e nutridas por um projeto de sociedade emancipada. Palavras - chave: Emancipao Humana - Multiculturalismo - Educao Popular

INICIANDO O DILOGO
H um sculo e meio Marx e Engels gritavam em favor da unio das classes trabalhadoras do mundo contra sua espoliao. Agora, necessria e urgente se fazem a unio e a rebelio das gentes contra a ameaa que nos atinge, a da negao de ns mesmos como seres humanos submetidos fereza da tica do mercado. (FREIRE, 1998).

Nesse novo milnio estamos vivendo diante de um grande paradoxo: ao mesmo tempo em que avanamos com relao ao progresso tecnolgico, por outro lado, caminhamos num sentido quase inverso s nossas capacidades de garantir um norte tico e emancipatrio para a nossa vida em coletividade. Estamos diante de uma sociedade cada vez mais globalizada, tecnologicamente avanada. Contraditoriamente, a maioria da populao vive submetida a processos de excluso e violncia sem precedentes. H uma tica que atende muito mais aos interesses do mercado, do que a espcie humana. Tem-se o desenvolvimento da cincia, e ao mesmo tempo, a banalizao da vida, a desumanizao do ser. Paulo Freire e Boaventura dos Santos apresentam crticas ao projeto de globalizao e as polticas neoliberais excludentes que se consolidam em nvel nacional e internacional. Nesse sentido, Freire reflete sobre o papel e o compromisso da cincia e a da tecnologia. A todo avano tecnolgico haveria de corresponder o empenho real de resposta imediata a qualquer desafio que pusesse em risco a alegria de viver dos homens e das mulheres (FREIRE, 1998, p.147). Uma cincia e tecnologia a servio do processo de emancipao humana. Por outro lado, Boaventura defende uma globalizao contra-hegemnica, ou seja, uma globalizao condizente com um projeto de sociedade que respeite as culturas locais, multicultural e emancipada:

Mestre em Educao Popular e Doutoranda em Educao Popular/UFPB. Professora do Departamento de Habilitaes Pedaggicas, Centro de Educao UFPB. (mariadoamparoc@yahoo.com.br).

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Assim como no posso usar minha liberdade de fazer coisas, de indagar, de caminhar, de agir, de criticar para esmagar a liberdade dos outros de fazer e de ser, assim tambm no poderia ser livre para usar os avanos cientficos e tecnolgicos que levam milhares de pessoas desesperana. No se trata acrescentamos, de inibir a pesquisa e frear os avanos, mas p-los a servio dos seres humanos. (FREIRE, 1998, p. 149).

Assim, neste contexto da globalizao hegemnica, a educao muitas vezes se encontra pouco vigorosa para dar a sua contribuio no processo de emancipao humana. Diante dessa situao, as idias sobre emancipao precisam ser (re)discutidas, atravs de um debate terico que contemplem os dilemas e as perspectivas da emancipao da humanidade frente s novas configuraes societrias institudas. O desafio a construo de propostas concretas para superar dialeticamente os processos socioculturais desumanizantes construindo, igualmente, novas bases filosfico-cientficas capazes de orientar um projeto emancipatrio de sociedade (ZITKOSKI, 2003, p.1). Portanto, a elaborao desse texto nasce do desejo e da necessidade de estar refletindo as perspectivas de uma sociedade emancipada que contemple o multiculturalismo, identificando as possibilidades e os limites que as prticas emancipatrias colocam para a Educao Popular. Inicio o ensaio a partir do debate com Paulo Freire sobre emancipao e multiculturalismo. Posteriormente, apresento as reflexes desenvolvidas por Boaventura dos Santos sobre o projeto de sociedade emancipada e multicultural, enquanto um projeto contrahegemnico diante do atual estgio do capitalismo globalizado. Feitas essas reflexes conceituais, abordo os desafios, limites e perspectivas presentes no campo da Educao Popular, vislumbrando a instituio de uma sociedade emancipada. A educao popular, pelo dilogo, caminha para a superao das formas existentes de opresso, uma pedagogia emancipatria... Uma pedagogia orientada pela interpretao do mundo, considerando que todos se educam pelo dilogo, intersubjetivamente. (MELO NETO, 2004, p. 176). Encontro-me, pois, no desafio de realizar uma provocao terica-prtica sobre os desafios e as perspectivas de emancipao da humanidade, sem a pretenso de esgotar ou at mesmo concluir este debate. Encontro-me tambm mobilizada pelo desejo de tentar processar as possibilidades da atividade da educao popular nessa empreitada emancipatria. Enfim, escrever sobre a emancipao humana discorrer sobre um conjunto de aes, utopias, lutas, sonhos, projetos, aes humanas em busca da felicidade, da justia, da liberdade e da fraternidade. SOBRE O CONCEITO DE EMANCIPAO E MULTICULTURALISMO Para desenvolver o debate sobre emancipao2 buscarei me fundamentar no pensamento de Paulo Freire e Boaventura dos Santos, atravs das suas construes tericas sobre estes

Segundo o Dicionrio do Pensamento Marxista, o conceito de emancipao tem a ver com a liberdade em nvel da supresso dos obstculos emancipao humana, ou seja, ao mltiplo desenvolvimento das possibilidades humanas e a criao de uma nova forma de associao digna da condio humana. Dentro da comunidade ter cada indivduo os meios de cultivar seus dotes e possibilidades em todos os sentidos (MARX, apud BOTTOMORO, 1997, p.124). Assim, quanto tratarmos da concepo de emancipao, em alguns momentos do texto, vamos fazer referncia aos conceitos de liberdade e de emancipao como termos aproximados.

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

conceitos. No entanto, situarei brevemente a origem e a evoluo do conceito de emancipao, sobretudo por compreender que as concepes desses autores se referenciam tambm nesta histria. Segundo Pogrebinschi (2004), a origem do conceito de emancipao3, em sua formulao latina original emancipatio, deriva de e manu capere, enquanto ato jurdico atravs do qual o paterfamilias da Repblica Romana tinha autorizao para libertar seu filho do ptrio poder. Este conceito retomado pelo projeto do iluminismo, atravs dos iderios de liberdade e igualdade, inspiradores da Revoluo Francesa. Nesse contexto, o conceito de emancipao tambm aprestado na perspectiva de auto-emancipao, passando a ser ao do prprio sujeito. Portanto, se na Roma republicana a autoridade que proporcionava a emancipao era o paterfamilias, na Idade Mdia ela passa a ser o direito emanado do Estado, tem-se, portanto, a emancipao no campo pblico, poltico. O Estado representa o agente emancipatrio, ou seja, um instrumento de realizao da emancipao. Entretanto, no sculo XIX, o Estado constitui o prprio objeto de emancipao, ou seja, a origem da opresso da qual se deseja emancipar. No entanto, somente em Marx o conceito de emancipao se libertar do Estado. Assim, em A questo judaica (1978), Marx estabelece uma distino entre os conceitos de emancipao poltica e emancipao humana. A emancipao poltica se configurou pela superao da forma de sociabilidade feudal, em que o modo de produo estabelecia uma desigualdade jurdica e poltica explcita entre as classes sociais. Portanto, a emancipao poltica, no extingue, antes solidifica a desigualdade social. No obstante, para Marx, a emancipao poltica para o seu contexto, representa um grande progresso. certo que no a ltima forma da emancipao humana, mas a ltima forma da emancipao humana na ordem do mundo actual. Entendamo-nos: falamos da emancipao real, da emancipao prtica. (MARX, 1978, p. 23). Dessa forma, o marxismo torna-se herdeiro de um conceito mais frtil e mais amplo de emancipao: emancipao humana geral, enquanto a mais elevada expresso das potencialidades humanas. A emancipao humana s realizada quando o homem reconheceu e organizou as suas prprias foras como foras sociais, deixando, pois de separar de si a fora social sob a forma de fora poltica (MARX, 1978, p.46). Nesse sentido, pauta sua obra no conhecimento e crtica sociedade burguesa, vislumbrando alternativas, caminhos, aes instituintes de emancipao da espcie humana. O conceito de emancipao tambm foi constituinte do projeto dos pensadores da Teoria Crtica ou Escola de Frankfurt4. Estes pensadores desenvolveram nos seus estudos profundas crticas e alternativas a sociedade de suas poca e, sobretudo diante da no efetivao de uma sociedade emancipada, inclusive no contexto do chamado socialismo real. Na obra Educao

Para maiores aprofundamentos sobre origem e evoluo do conceito de emancipao ver POGREBINSCHI (2004). A Escola de Frankfurt foi criada na Alemanha em 1923. Constituiu um grupo de intelectuais que formularam uma teoria social especfica, de inspirao marxista Contudo, no permaneceu na Alemanha, pois foi transferida para os Estados Unidos em 1933, onde permaneceu at 1950, retornando ao pas origem. Seus principais representantes foram: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Jrgen Habermas.
4

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

e emancipao (2003), Adorno realiza uma conversao com Hellmut Becker e Gerd Kadelbach (1969) sobre o processo educacional e a prtica emancipatria. Adorno recoloca o desafio de no mnimo fazer oposio barbrie, a partir de uma educao que promova a emancipao. EMANCIPAO E MULTICULTURALISMO EM PAULO FREIRE Freire em toda a sua obra, deixa claro sua prpria posio na sociedade, na educao, na vida, diante do outro, diante dele mesmo. Ele sempre nos desperta para refletir sobre os limites da educao. Entretanto, destaca fundamentalmente o papel que temos e a responsabilidade de assumi-lo bem, na construo de uma sociedade mais democrtica e humana. Nesse sentido, Freire reconhece que o projeto de emancipao humana s ser efetivado na sociedade socialista. Freire reconhece assim como Marx, o progresso da emancipao poltica, no caso de Freire, a vivencia da cidadania, mas considera que s com a instituio do socialismo possvel a emancipao geral da humanidade. Para Freire, o contexto atual nos possibilita projetar novas experincias socialistas, transcendendo ao modelo negativo do socialismo sovitico, assim como o paradigma autoritrio do chamado socialismo real:
O discurso contra a utopia socialista o discurso liberal ou neoliberal necessariamente e obviamente enaltece o avano do capitalismo. Eu me recuso a pensar que se acabou o sonho socialista porque constato que as condies materiais e sociais que exigiram esse sonho esto a. Esto a a misria, a injustia e a opresso. E isso o capitalismo no resolve a no ser para uma minoria. Eu acho que nunca, nunca na nossa Histria, o sonho socialista foi to visvel, to palpvel e to necessrio quanto hoje, embora, talvez, de muito mais difcil concretizao. (FREIRE, 2001, p. 209).

Nesse sentido, a emancipao humana no acontecer por eventualidade, por concesso, mas ser uma conquista efetivada pela prxis humana, que demanda uma luta ininterrupta. Assim, Freire no defende uma libertao enquanto ponto ideal, fora dos homens, ao qual inclusive eles se alienam. A liberdade condio imprescindvel ao movimento de busca em que esto inscritos os homens como seres inconclusos... A libertao, por isto, um parto[...] O homem que nasce deste parto um homem novo que s vivel na e pela superao da contradio opressores-oprimidos, que a libertao de todos (FREIRE, 1991, p.35). De tal modo que a superao dessa contradio um processo que traz ao mundo novos seres, no mais opressores, nem oprimido, mas homem libertando-se. Nesse contexto, A pedagogia do oprimido (1991), constitui a pedagogia dos homens e das mulheres empenhando-se na luta por sua emancipao. A origem da pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertao. (FREIRE, 1991, p. 41). Destarte, o processo de emancipao humana na perspectiva de Freire contempla o processo de humanizao tanto do oprimido quanto do opressor. Essa luta unicamente tem sentido quando os oprimidos, ao buscarem reconstruir sua humanidade, no se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade de ambos. E a est a grande tarefa humanista e histrica dos oprimidos libertar-se a si e aos opressores.(FREIRE, 1991, p.30): 4

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

A desumanizao, que no se verifica apenas nos que tm sua humanidade roubada, mas tambm, ainda que de forma diferente, nos que a roubam, distoro da vocao do ser mais... Na verdade, se admitssemos que a desumanizao vocao histrica dos homens, nada mais teramos que fazer, a no ser adotar uma atitude cnica ou de total desespero. A luta pela humanizao, pelo trabalho livre, pela desalienao, pela afirmao dos homens como pessoas, como seres para si, no teria significao. Esta somente possvel porque a desumanizao, mesmo que um fato concreto na histria, no , porm, destino dado, mas resultado de uma ordem injusta que gera a violncia dos opressores e esta, o ser menos. (FREIRE, 1987, p.30).

Assim, emancipao na perspectiva de Freire apropriar-se e experimentar o poder de pronunciar o mundo, a vivncia da condio humana de ser protagonista de sua histria. Freire nos possibilita um projeto de educao popular que almeja a libertao, humanizao e emancipao humana. Sua pedagogia caminha em torno de uma ontologia social e histrica. Ontologia que, aceitando ou postulando a natureza humana como necessria e inevitvel, no a entende como uma a priori da Histria. A natureza humana se constitui social e historicamente. (FREIRE, 2000, p.119). A emancipao consiste num fazer cotidiano e histrico permeado de desafios, sonhos, utopias, resistncias e possibilidades. Vocacionado Liberdade, o ser humano busca responder atravs de sua disposio de cavar, sem cessar, espaos de autonomia, em vista de um renovado compromisso com a causa emancipatria, seja no plano pessoal, seja no mbito coletivo (CALADO, 2001, p. 55). Freire busca realizar o sonho poltico a favor da emancipao humana. Esta tarefa, no entanto, no pode ser proposta pela classe dominante. Deve ser cumprida por aqueles que sonham com a reinveno da sociedade, a recriao ou reconstruo da sociedade. (FREIRE, 2001, p.49):
Libertao e opresso, porm, no se acham inscritas, uma e outra, na histria, como algo inexorvel. Da mesma forma a natureza humana, gerando-se na histria, no tem inscrita nela o ser mais, a humanizao, a no ser como vocao de que o seu contrrio distoro na histria... Homens e mulheres, ao longo da histria, vimonos tornando animais deveras especiais: inventamos a possibilidade de nos libertar na medida em que nos tornamos capazes de nos perceber como seres inconclusos, limitados, condicionados, histricos. Percebendo, sobretudo, tambm, que a pura percepo da inconcluso, da limitao, da possibilidade, no basta. preciso juntar a ela a luta poltica pela transformao do mundo. A libertao dos indivduos s ganha profunda significao quando se alcana a transformao da sociedade. (FREIRE, 1997, p. 100).

Assim, no contexto da sociedade capitalista, h muitos limites ao processo de emancipao humana. Esta emancipao ser sempre um processo em construo, um devenir. Nesse sentido, a emancipao humana no pensamento de Freire um vivenciar cotidiano, no um projeto a ser concretizado somente num futuro longnquo, inclusive para ser construdo e vivido por outros. Portanto, as prticas emancipatrias da humanidade se efetivaro ao mesmo tempo no cotidiano e na histria. Ocorre em casa, nas relaes entre pais, mes, filhos, filhas, na escola, nas relaes de trabalho, no importa o seu grau, afirma Freire (2000), o essencial se sou uma pessoa coerentemente progressista. Nesse sentido, a educao popular constitui um dos espaos fundamentais que possibilita aos seres humanos ir exercitando o processo de emancipao individual e coletiva. Assim, na perspectiva freireana, a emancipao inclui a vivncia das necessidades matrias e subjetivas, contempla a festa, a celebrao, a alegria de viver: 5

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Essa educao para a liberdade, essa educao ligada aos direitos humanos nesta perspectiva, tem que ser abrangente, totalizante; ela tem que ver com o conhecimento crtico do real e com a alegria de viver. E no apenas com a rigorosidade da anlise de como a sociedade se move, se mexe, caminha, mas ela tem a ver tambm com a festa que vida mesma. Mas preciso fazer isso de forma crtica e no de forma ingnua. Nem aceitar o todo-poderosismo ingnuo de uma educao que faz tudo, nem aceitar a negao da educao como algo que nada faz, mas assumir a educao nas suas limitaes e, portanto, fazer o que possvel, historicamente, ser feito com e atravs, tambm, da educao. (FREIRE, 2001, p. 102).

Neste aspecto, Freire argumenta contra a concepo bancria de educao. Uma educao que no promove a emancipao, ao contrrio, reduz o ser humano ao autmato, que constitui a negao de sua ontolgica vocao de ser mais. Uma concepo de homem como ente vazio a quem o mundo encha de contedos, constitudo numa conscincia particularizada, mecanicistamente compartimentada:
Na concepo bancria que estamos criticando, para a qual educao o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, no se verifica nem pode verificar-se esta superao. Pelo contrrio, refletindo a sociedade opressora, sendo dimenso da cultura do silncio a educao bancria mantm e estimula a contradio. (FREIRE, 1987, p. 59).

Freire desenvolve uma concepo dialgica da educao fundamentada numa compreenso problematizadora do ato de conhecer e a intencionalidade de mudar o mundo. Freire prope uma educao que, eliminada a roupagem alienada e alienante, consista em uma fora de transformao, emancipao e libertao humana.(FREIRE, 1987). A sociedade que a est impe sua cultura, linguagem, sintaxe, semntica, gostos, sonhos, projetos de classe dominante. Como exemplo, Freire cita a imposio da escola:
por isso que no h verdadeiro bilingismo, muito menos multilingismo, fora da multiculturalidade e no h esta como fenmeno espontneo, mas criado, produzido politicamente, trabalhado, as duras penas, na histria... a criao histrica que implica deciso, vontade poltica, mobilizao, organizao de cada grupo cultural com vistas a fins comuns. Que demanda, portanto, uma certa prtica educativa coerente com esses objetivos. Que demanda uma nova tica fundada no respeito s diferenas. (FREIRE, 1997, p.157).

Desse modo, o projeto de emancipao humana defendido por Freire, contempla a questo do multiculturalismo. O direito e o respeito s diferenas constitui um dos aspectos abordados por Freire, principalmente nos seus ltimos trabalhos. Segundo Freire (1997, p.156), refletir sobre a multiculturalidade constitui um tema que demanda uma anlise crtica da sua constituio. A multiculturalidade no se constitui da justaposio de culturas, muito menos no poder exacerbado de uma sobre as outras, mas na liberdade conquistada, no direito assegurado de mover-se cada cultura no respeito uma da outra. Assim, numa sociedade com perspectivas de emancipao multicultural, o desafio consiste em estabelecer uma anlise crtica das prticas educativas, com o intuito de no se confundir uma justaposio de culturas com o multiculturalismo. Portanto, a perspectiva multicultural freireana se expressa enquanto a concretude de um 6

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

dilogo crtico entre as culturas, potencializando ao mesmo tempo aes que vislumbrem formas mais humanas de convivncia e de crescimento individual e coletivo de todos os seres humanos. Refere-se a processos educativos que efetivamente contribuam com a construo da humanidade do ser humano, de todos os seres humanos em todos os quadrantes do globo (SOUZA, 2001). Dessa forma, Freire claro quando argumenta que no basta apenas garantir o direito a essa diversidade numa sociedade dita democrtica. Freire critica o modelo de ps-modernidade de direita, que difunde a idia que foi suprimida as classes sociais, as ideologias, os sonhos e utopias. (FREIRE, 1997, p.198). Nessa perspectiva, tem-se o discurso de que a categoria classe social foi abolida nos estudos sociolgicos e educacionais, e de que no existem mais classes sociais, e os trabalhadores esto diludos em vrias frentes: pelo trabalho, pela sobrevivncia imediata. Entretanto, reflito que a questo bsica ainda a desigualdade social de classes. E, as outras temticas em questo nos tempos atuais, tais como, a defesa da natureza, as lutas tnicas, das mulheres, o direito diferena, demandam tambm o debate sobre as classes. Ou seja, a forma desigual como os mais diversos grupos sociais tm participado do processo de produo e usufruto dos bens culturais e materiais produzidos pela humanidade:
Num primeiro momento a luta pela unidade da diversidade que obviamente uma luta poltica, implica a mobilizao e a organizao das foras culturais em que o corte de classe no pode ser desprezado, no sentido da ampliao e no do aprofundamento e superao da democracia puramente liberal. preciso assumirmos a realidade democrtica para a qual no basta reconhecer-se, alegremente, que nesta ou naquela sociedade, o homem e a mulher so de tal modo livres que tm o direito de at de morrer de fome ou de no ter escola para seus filhos e filhas ou de no ter casa para morar. O direito, portanto, de morar na rua, o de no ter velhice amparada, o de simplesmente no ser. (FREIRE, 1997, p. 157). (Grifos nossos)

Portanto, o multiculturalismo no constitui simplesmente a afirmao do direito de ser diferente, quando esta diferena est sendo caracterizada pela desigualdade social. Pois o simples direito diferena entre as multiplicidades de culturas insuficiente para se dizer que estamos numa sociedade multicultural. Nesse sentido, a pedagogia freireana tem cada vez mais se colocado radicalmente a favor da transformao das condies e situaes de vida e de existncia das maiorias desapossadas de quaisquer poderes econmico, social e poltico. (SOUZA, 2001, p.119). Diante desse debate Freire faz uma distino entre a psmodernidade progressista e a conservadora, neoliberal, combatendo essa ltima, e reafirmando a opo pelos excludos. Nesse contexto, Freire assume-se enquanto um psmoderno crtico:
Para mim, a prtica educativa progressistamente ps-moderna nela que sempre me inscrevi, desde que vim tona, timidamente, nos anos 50 a que se funda no respeito democrtico ao educador como um dos sujeitos do processo, a que tem no ato de ensinar aprender um momento curioso e criador em que os educadores reconhecem e refazem conhecimentos antes sabidos e os educandos se apropriam, produzem o ainda no sabido. a que desoculta verdades em lugar de escond-las. (FREIRE, 2001, p.159).

Freire identifica assim como Boaventura, que h diferentes culturas ou traos culturais de uma mesma cultura nacional, embora se encontrem justapostas ou em situaes de dominao e 7

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

subalternidades. O desafio consiste, portanto, transcender essa diversidade cultural, por meio do dilogo crtico entre as culturas e das culturas (interculturalidade), numa multiculturalidade.(SOUZA, 2001, p.123). Nessa perspectiva, a multiculturalidade assim como a interculturalidade no so situaes espontneas, so projetos, ainda desejos, utopias, metas de alguns poucos grupos sociais, especialmente dos novos movimentos sociais. Assim, a multiculturalidade se efetivar como conseqncia de uma construo desejada poltica, cultural e historicamente. Portanto, esta utopia, sua esperana, poder tornar-se uma nova configurao da convivncia humana (em suas dimenses econmica, poltica e gnosiolgica), nos novos cenrios mundiais. (SOUZA, 2001, p.126). A experincia do Frum Social Mundial tem oportunizado esse movimento global de expresso, partilha e solidariedade entre diversos povos, culturas. EMANCIPAO E MULTICULTURALISMO EM BOAVENTURA DOS SANTOS Boaventura dos Santos aporta uma nova concepo de emancipao. Esta perspectiva nasce do aprofundando da teoria democrtica, que contempla uma nova equao entre subjetividade, cidadania e emancipao. Segundo este pensador, no contexto atual, o socialismo encontra-se liberto da caricatura grotesca do socialismo real e torna-se, portanto disponvel para voltar a ser a utopia de uma sociedade mais justa e de uma vida melhor para todos. Santos (2003), coordenou um projeto de pesquisa de mbito internacional intitulado: Reinventar a emancipao social: Para novos manifestos. O ponto central desse projeto que a atuao e a concepo que estearam e deram credibilidade aos ideais modernos de emancipao social encontrar-se no momento atual fortemente questionado pelo fenmeno da globalizao, que embora no seja novo, tem adquirido nas duas ltimas dcadas uma amplitude tal que tem redefinido os contextos, as configuraes, os objetivos, os meios e as subjetividades das lutas sociais e polticas. A idia, portanto desse projeto que esta forma de globalizao, embora hegemnica, no a nica e de fato tem sido progressivamente confrontada por uma outra forma de globalizao: alternativa, contra-hegemnica, instituda pelo conjunto de iniciativas, movimentos e organizaes que, atravs de vnculos, redes e alianas locais/globais, lutam contra a globalizao neoliberal mobilizados pelo desejo de um mundo melhor, mais justo e pacfico que acreditam possvel e a que sentem ter direito (SANTOS, 2003, p.14):
A emancipao no mais do que um conjunto de lutas processuais, sem fim definido. O que a distingue de outros conjuntos de lutas o sentido poltico das processualidades das lutas. Esse sentido , para o campo social da emancipao, a ampliao e o aprofundamento das lutas democrticas em todos os espaos estruturais da prtica social. (SANTOS, 2003, p. 277).

Essa perspectiva de emancipao emergiu no I Frum Social Mundial em Porto Alegre e se fortalece at os dias atuais. nesta globalizao alternativa e no seu embate com a globalizao neoliberal que esto sendo criados os novos caminhos da emancipao social. De acordo com Santos (2003, p.35), esta viso alternativa de globalizao vai se fundamentar no marxismo perante a idia da importncia das articulaes internacionais das lutas no contexto do capitalismo globa: 8

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

O sucesso das lutas emancipatrias depende das alianas que os seus protagonistas so capazes de forjar. No incio do sculo XXI, essas alianas tm de percorrer uma multiplicidade de escalas locais, nacionais e globais e tem de abranger movimentos e lutas contra diferentes formas de opresso. (SANTOS, NUNES, 2003, p.64).

De acordo com Nunes e Santos (2003), essas lutas tm sido travadas em um contexto histrico, onde se observa a emergncia de diferentes lutas e atores coletivos distintos: as mulheres, os ambientalistas, os movimentos anti-racistas. Segundo estes autores, diante das novas configuraes do capitalismo globalizado, no mais possvel atribui apenas a um ator coletivo o proletariado global, o papel principal das lutas contra as formas diversas de opresso, excluso e dominao. Tem-se a emergncia de uma diversidade de lutas e sujeitos coletivos. Portanto, torna-se necessrio reconceitualizar a escala espacial dessas lutas, que so travadas nos espaos nacionais, supranacionais e subnacioanis em que opera o capitalismo. (SANTOS, 2003, p.35). Desse modo, a globalizao hegemnica, ao mesmo tempo em que sucinta novas formas de racismo5, tambm tem criado condies para a emergncia do multiculturalismo. Santos (2003), escreve sobre multiculturalismo, justia multicultural, direitos coletivos e cidadanias plurais, enquanto termos que permeiam o debate em torno da tenso entre a diferena e a igualdade, entre a exigncia de reconhecimento da diferena e de distribuio que possibilite a efetivao da igualdade. Essas tenes ocorrem no seio das lutas dos movimentos sociais com perspectivas emancipatrias, contra as redues eurocntricas de alguns termos, buscando propor concepes mais inclusivas e ao mesmo tempo, respeitadoras da diferena de concepes e prticas alternativas que buscam a dignidade humana (SANTOS, NUNES, 2003, p.25). Nesse contexto, Santos e Nunes (2003, p.28), debatem o multiculturalismo enquanto um termo controverso e atravessado por tenses6. A expresso multiculturalismo designa, originalmente, a convivncia de formatos culturais ou de grupos caracterizados por culturas diferentes no mbito das sociedades modernas. Este termo tem sido usado, portanto, para designar as diferenas culturais em um contexto transnacional e global. Desse modo, existem diferentes noes de multiculturalismo, no entanto, nem todas tm um sentido emancipatrio. Este tanto pode ser conservador, quanto emancipatrio. Segundo estes autores, este termo apresenta as mesmas dificuldades e os mesmos potenciais do conceito de cultura. Um dos conceitos dominante refere-se aos caminhos do saber institucionalizado no Ocidente. No entanto, h outras concepes, que reconhecem a existncia de uma pluralidade de culturas, definindo-as como totalidades complexas que se confundem com as sociedades, permitindo caracterizar modos de vida baseados em condies materiais e simblicas (SANTOS e NUNES, 2003, p.27).

A partir do racismo tem-se a justificativa ideolgica para a prtica do imperialismo e do colonialismo. Relaciona-se com a ascenso e domnio ocidental e capitalismo no globo. Proclamando a superioridade da cultura e da religio ocidental, justificando as aes de colonizao para a civilizao dos povos brbaros e pagos. Da o surgimento do termo ocidentalismo. Nessa perspectiva, o multiculturalismo assume a perspectiva de luta para combater os legados do racismo e garantir a instituio de uma sociedade mais justa. (GHAI, 2003, p.557). 6 Para aprofundar as crticas que so feitas sobre o conceito multiculturalismo ver Santos e Nunes (2003).

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Destarte, mesmo diante da globalizao, possvel se falar em verses emancipatrias do multiculturalismo. Sua relevncia consiste no fato de ser a cultura, na era do capitalismo global, o espao privilegiado de articulao da reproduo das relaes sociais capitalistas e ao mesmo tempo, o do antagonismo a elas. (SANTOS e NUNES, 2003, p.33). Portanto, para estes autores a relao entre globalizao e multiculturalismo ambgua. Ao mesmo tempo em que a globalizao favorece a relao entre as diversas culturas, reforando os contatos entre os diferentes povos do globo, observa-se a influncia homogeneizadora do capitalismo e dos mercados globais sobre estas culturas. Assim, Santos (2003), defende o multiculturalismo emancipatrio, que se baseia no reconhecimento da diferena e no direito diferena e da coexistncia ou construo de uma vida em comum alm da diferena de vrios tipos. No entanto, a igualdade ou a diferena, por si ss, no so aspectos suficientes para uma poltica emancipatria. O debate sobre os direitos humanos e sua reinveno como direitos multiculturais, bem como a luta das mulheres, dos povos indgenas, mostram que a afirmao da igualdade com base em pressupostos universalistas, bem como os que determinam as concepes ocidentais, individualistas, dos direitos humanos, leva muitas vezes descaracterizao e negao das identidades, das culturas e das experincias histricas diferenciadas. Portanto:
[...] como compatibilizar a reivindicao de uma diferena enquanto coletivo e, ao mesmo tempo, combater as relaes de desigualdade e de opresso que se constituram acompanhando essas diferenas? Que experincias existem neste campo e o que nos ensinam elas o saber as possibilidades e as dificuldades de construo de novas cidadanias e do multiculturalismo emancipatrio? (SANTOS, NUNES, 2003, p.25).

Enfim, o conceito de emancipao (a globalizao contra-hegemnica) proposta por Santos, baseada na construo de cidadanias emancipatrias partir das lutas e iniciativas locaisglobais de grupos populares na perspectiva de resistir opresso, descaracterizao e excluso institudas com o modelo da globalizao hegemnica, por intermdio de redes e de coligaes mundiais, atravs de um conjunto de lutas, de diferentes povos, culturas. Assim, as polticas emancipatrias e a inveno de novas cidadanias colocam-se no terreno do conflito entre igualdade e diferena, entre o requisito de reconhecimento e o imperativo da nova distribuio da justia social. Conforme Santos e Nunes (2003, p.63), a afirmao da diferena por si s pode servir de justificativa para a discriminao, excluso ou inferiorizao, em nome dos direitos coletivos e de especificidades culturais. Nesse aspecto, Santos (2003), prope que para abolir este dilema se faz indispensvel defender a igualdade sempre que a diferena originar inferioridade, e defender a diferena sempre que a igualdade referir-se descaracterizao. EDUCAO POPULAR, EMANCIPAO E MULTICULTURALISMO A histria da educao popular emerge da necessidade de contestar o discurso formal da igualdade e do Estado de direito, institudo desde a Revoluo Francesa, e tem sido desenvolvida na Amrica Latina, enquanto uma educao aberta aos camponeses, indgenas, mulheres, trabalhadores rurais, moradores de favelas, populaes que historicamente tem sido excludas do usufruto dos bens materiais e culturais produzidos socialmente. Nesse aspecto, a educao popular recusa a neutralidade poltica e cientfica e afirma concepes e prticas 10

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

emancipatrias da humanidade. Portanto, a educao popular submerge da compreenso de que a educao um processo permanente de afirmao da condio do ser de sujeito histrico. Sua proposio fundamental constitui estimular processos que promovam a liberdade, emancipao, autonomia individual e coletiva. Essa perspectiva de educao se fundamenta no pensamento marxista, na concepo de Homem construtor da sua histria e da sua cultura, enquanto ser da prxis. De acordo com Melo Neto, a educao caracterizada popular est relacionada:
[...] as lutas polticas com a construo da hegemonia da classe trabalhadora (maiorias), mantendo o seu constituinte permanente, que a contestao [...] Uma ao popular quando capaz de contribuir para a construo de direo poltica dos setores sociais que esto margem do fazer poltico. (MELO NETO, 2003, p.52).

Deste modo, o conceito de popular refere-se a uma ao que contemple os seguintes elementos que se relacionam entre si, no entanto diferenciando-se: tem uma origem nas maiorias (povo), ou a ele esteja encaminhado, tem o poltico como componente de promoo de hegemonia dos setores majoritrios da sociedade, no aspecto metodolgico, vislumbra uma prtica para o exerccio da cidadania crtica e geradora de ao. No tocante a dimenso tica e utpica, fundada em princpios de solidariedade, tolerncia e justia pela busca incessante de alternativas de vida e de felicidade. (MELO NETO, 2003). Paulo Freire nas suas diversas obras expressa a sua compreenso de educao popular vinculada s aes com os oprimidos. Freire prope uma metodologia que facilite o processo de emancipao do indivduo e da sociedade, na esperana de superao da opresso, explorao e desigualdade social. Nessa perspectiva, Freire coloca que uma das primordiais tarefas da educao crtica radical libertadora (popular) trabalhar a legitimidade do sonho tico-poltico da superao da realidade injusta. Assim, a educao popular defendida por Freire aquela que persegue o sonho da construo de uma sociedade:
[...] reinventando-se sempre com uma nova compreenso do poder, passando por uma nova compreenso da produo, uma sociedade em que a gente tenha gosto de viver, de sonhar, de namorar, de amar, de querer bem. Esta tem que ser uma educao corajosa, curiosa, despertadora da curiosidade, mantenedora da curiosidade. (FREIRE, 2001, p.101).

Freire indaga a favor de quem e contra quem so desenvolvidas as prticas de libertao e emancipao humana no processo educativo. Como que a prtica em educao se articula a outras aes vislumbrando a construo de uma nova sociedade? Nesse aspecto, Freire est atento para os limites da educao como prtica de liberdade. Para ele, a educao modelada pela sociedade segundo os interesses dos que detm o poder, e sozinha no vai instituir uma sociedade emancipada. Portanto, Freire enfatiza que embora a educao no seja a alavanca da transformao social", a transformao em si, no obstante, um evento educacional:
Sei que o ensino no a alavanca para a mudana ou a transformao da sociedade, mas sei que a transformao social feita de muitas tarefas pequenas e grandes, grandiosas e humildes! Estou incumbido de uma dessas tarefas. Sou um humilde

11

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

agente da tarefa global de transformao. Muito bem, descubro isso, proclamo isso, verbalizo minha opo. (FREIRE, 2001, p.60).

No contexto atual, o desafio da educao popular estimular e possibilitar, nas circunstncias mais diferentes, a capacidade de interveno e transformao do mundo na perspectiva da emancipao humana contemplando a diversidade cultural. Nesse sentido, Freire (2000), destaca a experincia tanto dos quilombos quanto dos camponeses das Ligas e os sem-terra de hoje, o protagonismo histrico desses sujeitos sociais:
[...] anteontem, ontem e agora sonharam sonham o mesmo sonho, acreditaram e acreditam na imperiosa necessidade da luta na feitura da histria como faanha da liberdade... Se os sem-terra tivessem acreditado na morte da histria, da utopia, do sonho; no desaparecimento das classes sociais, na ineficcia dos testemunhos de amor liberdade; se tivessem acreditado que a crtica ao fatalismo neoliberal a expresso de um neobobismo que nada constri; se tivessem acreditado na despolitizao da poltica, embutida nos discursos que falam de que o que vale hoje pouca conversa, menos poltica e s resultados, se, acreditando nos discursos oficiais, tivessem desistido das ocupaes e voltado para suas casas, mas para a negao de si mesmos, mais uma vez a reforma agrria seria arquivada. (FREIRE, 2000, p. 61).

Dessa forma, Freire desenvolve uma discusso centrada na educao libertadora enquanto educao democrtica, desveladora, desafiadora, um ato crtico do conhecimento, da leitura da realidade, da compreenso de como funciona a sociedade, a escola, como tambm, os processos educativos que se do no interior dos movimentos sociais e das prticas em educao popular. Em uma de suas ltimas obras: Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa (1998), Freire apresenta diversos saberes imprescindveis ao educativa. Destaco dois saberes abordados por Freire fundamentais na constituio de uma educao popular emancipatria: o saber da Histria como possibilidade e no como determinao. O mundo no . O mundo est sendo (FREIRE, 1998, p. 85). Outro saber o de que, como experincia designadamente humana, a educao uma forma de interveno no mundo. (FREIRE, 1998, p.110). Assim, diante dessas reflexes sobre as concepes de educao popular, observa-se que os projetos em educao popular na atualidade precisam buscar uma sada terico-prtica que responda aos desafios e as possibilidades postas pelas novas configuraes humano-sociais:
Precisam tornar-se projetos atrelados busca de realizaes de novas relaes sociais, pautadas em outros fundamentos. Podem estar voltadas construo de um novo estilo de vida...Elas parecem ter significado medida que sejam conduzidas a processos que mantenham o humano como centro dessas realizaes e o trabalho impulsionador de sua emancipao, assegurando a existncia da prpria vida humana resultante de sua interveno na natureza (MELO NETO, 2004, p.85).

Conforme Souza (2001, p.127), o modelo de globalizao que est a, tem provocado diversas transculturaes, especialmente, ao longo dos ltimos 50 anos. No entanto, no tem provocado uma unidade na diversidade de culturas, apenas, possibilitado uma diversidade cultural ou pluriculturalidade que tende, predominantemente, fragmentao cultural. Nesse sentido, diversos movimentos sociais tm denunciado permanentemente essa problemtica. Como exemplo tm-se os protestos dos vrios movimentos sociais, efetivados durante diferentes encontros de mbito internacional dos donos do mundo (Seatle, Danos, Gnova). 12

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Por outro lado, h tambm as aes propositivas do Frum Mundial Social, cujo mote central Um outro mundo possvel. Nessa perspectiva, o multiculturalismo pode ser uma alternativa de resistncia diante das transculturaes provocadas pelos processos atuais de globalizao hegemnica (Santos, 2003), marcada por uma nova sociabilidade humana, diante da diversidade cultural, vislumbrando o dilogo, o respeito, o compartilhar dessas diferenas. Portanto, nesse contexto, a educao popular encontra-se desafiada por outros papis e novas demandas:
[...] no apenas conceituais, mas procedimentais e organizativas, sobretudo em termos de seus contedos e prticas pedaggicas. Se deseja que os processos educativos potencializem, a partir da diversidade cultural, o crescimento humano integral de todo o ser humano e de todos os seres humanos da Terra, no respeito, promoo, proteo e desenvolvimento do meio ambiente natural e cultural. (SOUZA, 2001, p. 122).

Vejo a identidade entre Freire e Boaventura quando estes propem o respeito s diferenas e o dilogo entre as culturas como processo de emancipao humana. Desse modo, a educao, os movimentos sociais, constitui o lcus privilegiado do aprendizado permanente desse processo. Nessa perspectiva, o multiculturalismo constitui um dilogo horizontal entre as pessoas, as culturas, os povos, os territrios, as naes, os estados. Conforme Santos (2001, p.560), o multiculturalismo emancipatrio e as aes alternativas de justia social se opem diferenciao desigual da identidade, dominao. Nesse sentido, observa-se o potencial emancipatrio dos direitos humanos, incluindo a formao de redes baseadas nos direitos humanos e iniciativas locais, assim como a importncia dos direitos individuais e coletivos, o pluralismo e o respeito s diversidades tnicas, sociais e culturais. DECLARAES FINAIS O projeto neoliberal e globalizado que a est, tem difundindo um discurso fatalista, conservador e alienatrio sobre os caminhos e as perspectivas da humanidade. Nesse aspecto, sou cmplice de Freire (2000), quando declara que o discurso da impossibilidade de mudar o mundo o discurso de quem, por diferentes razes, aceitou a acomodao, inclusive por lucrar com ela. Freire sublinha a necessidade do aprendizado constante da leitura do mundo, exigindo fundamentalmente a compreenso crtica da realidade, que envolve, de um lado, sua denncia, de outro, o anncio do que ainda existe, mas poder existir: uma sociedade emancipada. Portanto, aps a feitura desse texto, muitas reflexes permanecem em aberto. Emancipao em que nvel? Como conduzir um projeto de emancipao humana geral em um globo cada vez mais apartado por polticas neoliberais e excludentes? Como conduzir uma prtica emancipatria em um contexto cada vez mais opressor, individualista, cujas leis maiores esto sendo as do mercado, a da luta pela sobrevivncia imediata? A emancipao humana um sonho possvel ou no? Se menos possvel, trata-se, para ns, de saber como torn-lo mais possvel (FREIRE, 2000). Conforme penso, a educao para a emancipao no to fcil de ser instituda, pois a 13

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

educao por si s no fundamentalmente um fator de emancipao. Nessa perspectiva, Freire, Adorno, Boaventura... nos convidam a pensar a sociedade e a educao em seu devir, vislumbrando fixar alternativas histricas tendo como base uma educao para a emancipao humana, enquanto um processo instituinte ao longo da histria da humanidade. Nesse contexto, compreendo o conceito de emancipao enquanto uma categoria dinmica, como um vir-a-ser e no um ser. (ADORNO, 2003). Portanto, dialogar sobre a emancipao humana no mbito das prticas em educao popular constitui uma utopia, um que fazer poltico, pedaggico, social, cultural, humano, tico, construdo ao mesmo tempo no cotidiano e na histria. Uma vez que, no mbito da sociedade capitalista ela ser sempre incompleta, um processo em construo, pois os obstculos estruturais emperram sua realizao efetiva. Desse modo, a consolidao da emancipao passa pelas transformaes profundas no mbito das relaes sociais de produo, assim como nas micro-relaes. No entanto, mesmo diante de todos esses limites, ela vem ocorrendo a partir de diferentes formas de luta e manifestaes de sujeitos sociais, nos vrios lugares, formatos, sentidos, pelos vrios povos, culturas, utopias em defesa de um mundo mais justo e fraterno:
O sonho pela humanizao, cuja concretizao sempre processo, e sempre devir, passa pela ruptura das amarras reais, concretas, de ordem econmica, poltica, social, ideolgica etc., que nos esto condenando desumanizao. O sonho assim uma exigncia ou uma condio que se vem fazendo permanente na histria que fazemos e que nos faz e re-faz. (FREIRE, 1997, p. 99).

Enfim, acredito que atravs das prticas em educao popular emancipatria, que vm sendo desenvolvidas pelos diversos setores da sociedade, no mbito das Organizaes Governamentais, das Organizaes No-Governamentais e dos Movimentos Populares, est sendo fundada uma outra sociedade munida de valores, tais como o respeito humano, a liberdade, a solidariedade, a cooperao. neste sentido que mulheres e homens interferem no mundo enquanto os outros animais apenas mexem nele. por isso que no apenas temos histria, mas fazemos a histria que igualmente nos fazem e que nos torna, portanto histricos. (FREIRE, 2000, p. 40). Nessa esperana, o processo de emancipao no mbito da educao popular busca instaurar progressivamente uma transformao humano-social, atravs de uma prtica que possibilite aos sujeitos sociais a vivncia da autonomia, participao na tomada de decises, produo e usufruto de um conjunto de bens tanto materiais quanto simblicos, fruto do seu trabalho e do trabalho coletivo. Desse modo, no posso falar em emancipao apenas na perspectiva social, ou econmica, ou poltica, ou cultural, mas geral que possibilite ao ser humano expressar-se ao mximo na sua capacidade, criatividade, potencialidade, realizao da sua humanidade. Destarte, refletir sobre emancipao humana na educao popular discorrer sobre projetos, utopias, sonhos de pessoas, sua compreenso cognitiva e afetiva de como vislumbrar, vivenciar prticas para alcanar liberdade e felicidade em sociedades mais solidrias, amorosas e democrticas. Da a necessidade de trazer tona o debate sobre o multiculturalismo, o respeito e o dilogo com as diferenas e as potencialidades humanas, considerando que esta sociedade que sonho emancipada dever contemplar a beleza, os saberes e os fazeres de todos que compem a histria da humanidade. 14

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

REFERNCIAS ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. A Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Traduo de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ADORNO, Theodor W. Educao e Emancipao. 3. ed. Traduo de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. BOTTOMORE, Tom. (ed). Dicionrio do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. CALADO, Alder Jlio. Paulo Freire: sua viso de mundo, de homem e de sociedade. IN: LIMA, Maria Nayde dos Santos, ROSAS, Argentina Rosas (Orgs.) Paulo Freire Quando as Idias e os Afetos se Cruzam. Recife, Ed. Universitria UFPE/ Prefeitura da Cidade de Recife, 2001. FREIRE, Paulo. Educao como prtica de liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1989. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperana. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1997, Paz e Terra. So Paulo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. FREIRE, Paulo. Direitos humanos e educao libertadora. In: FREIRE, Ana Maria Arajo (Org.) Pedagogia dos sonhos possveis/ Paulo Freire. So Paulo: Editora UNESP, 2001. FREIRE, Paulo. Discusses em torno da ps-modernidade. In: FREIRE, Ana Maria Arajo (Org.) Pedagogia dos sonhos possveis/ Paulo Freire. So Paulo: Editora UNESP, 2001. FREIRE, Paulo, SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001. MARX, Karl. Manuscritos econmico - filosficos e outros textos escolhidos. Seleo de textos de Jos Arthur Giannotti; tradues de Jos Carvalho Bruni.(et. al.). 4. ed. - So Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os Pensadores) MARX, Karl. A questo judaica. Traduo de Joo Fagundes. Lisboa, 1978. MELO NETO, Jos Francisco. Extenso Universitria, Autogesto e Educao Popular. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2004. MELO NETO, Jos Francisco. O que popular. In: In: O Labirinto da Educao Popular. Joo Pessoa: Editora Universitria, 2003. POGREBINSCHI, Thamy. Emancipao: um conceito em busca de uma teoria. Rio de Janeiro: Anais do 4 Encontro Nacional da ABCP Associao Brasileira de Cincia Poltica, PUC Rio de Janeiro, julho de 2004. RONDON, Roberto. Os desafios da emancipao no atual momento da educao brasileira. IN: LASTRIA, Luiz A. Calmon Nabuco, COSTA, Belarmino Csar Guimares da, PUCCI, Bruno Pucci (Orgs.). Teoria Crtica, tica e Educao. Piracicaba, Campinas, Editora UNIMEP/ Autores Associados, 2001. SANTOS, Boaventura de Souza, NUNES, Joo Arriscado. Introduo: para ampliar o cnone do reconhecimento, da diferena e da igualdade. In. Sousa Santos, Boaventura. Reconhecer 15

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. 9ed. So Paulo: Cortez, 2003. SOUZA, Joo Francisco de. A Ps-Modernidade/ mundo e suas implicaes educativas na viso de Paulo Freire. In: LIMA, Maria Nayde dos Santos, ROSAS, Argentina Rosas (Orgs.) Paulo Freire Quando as Idias e os Afetos se Cruzam. Recife, Ed. Universitria UFPE/ Prefeitura da Cidade de Recife, 2001. ZITKOSKI, Jaime Jos. Educao popular e emancipao social: convergncias nas propostas de Freire e Habermas. In: Anais da 26 Reunio Anual da ANPED, Caxamb, 2004.

16

You might also like