You are on page 1of 28

Gravidez na adolescncia

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros,
acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Gravidez na adolescncia, como o prprio nome define, consiste na gravidez de uma adolescente. Apesar de a Organizao Mundial de Sade considerar a adolescncia como o perodo de dez (perodo onde a mulher tem a sua primeira menstruao geralmente) a vinte anos na vida de um indivduo, cada pas especifica a idade em que seus cidados passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais. Como fator fundamental para a ocorrencia da gravidez est a ocorrencia da menarca, o primeiro perodo menstruao, que ocorre prximo aos 12,5 anos, embora este valor varie de acordo com a etnia 1 e peso. A mdia de idade da ocorrencia da menarca tem e continua diminuido como o passar dos anos. Mesmo a fertilidade levando a gravidez precoce, ainda h uma srie de fatores que influenciam, tanto sociais e pessoais. Mundialmente, as taxas de gravidez na adolescncia varia entre 143 para 1000 na frica sub-saariana, a 2,9 para 1000 na Coria do Sul.2 3 Grvidas na adolescncia enfrentam muitas das mesmas questes obstetrcia que as das mulheres entre os 20 e 30 anos. Com isso, abre-se a problemtica da maternidade monoparental que apresenta particular incidncia na gravidez adolescente. importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pr-natal, receba apoio da famlia e do seu contexto social, tenha auxlio e acompanhamento psicolgico e obstetra adequados situao. A gravidez na adolescncia envolve muito mais do que problemas fsicos, pois h tambm problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, no est preparada para cuidar de um beb, muito menos de uma famlia. Entretanto, o seu organismo j est preparado para prosseguir com a gestao, j que, a partir do momento da menstruao, a maturidade sexual j est estabelecida. Outra polmica, o de mes solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moas no assumem um compromisso srio e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relao sem se importar com as consequncias. Este apenas um dos motivos que faz crescer consideravelmente a cada ano o nmero de pais e mes jovens e solteiros .

Taxa de adolescentes gravidas por cada 1000 mulheres com idade entre 1519, 2000 20094

Alguns especialistas afirmam que quando a escola promove explicaes e aces de formao sobre educao sexual, h uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno ndice de doenas sexualmente transmissveis.

Ligaes externas

FOLHA: Segunda gravidez de adolescente cai 48% em 10 anos em SP

Referncias
1. National Research Center for Women and Families. "Are Bisphenol A (BPA) Plastic Products Safe for Women and Children?". Pgina visitada em 2009-0722. 2. Treffers, P.E. (November 22, 2003). Teenage pregnancy, a worldwide problem. Nederlands tijdschrift voor geneeskunde, 147(47), 2320-5. Retrieved July 7, 2006. 3. UNICEF. (2001). A League Table of Teenage Births in Rich NationsPDF (888 KiB). Retrieved July 7, 2006. 4. Live births by age of mother and sex of child, general and age-specific fertility rates: latest available year, 20002009 United Nations Statistics Division Demographic and Social Statistics Ver avaliaes Avaliar esta pgina O que isto? Credibilidade Imparcialidade Profundidade Redao Conheo este assunto muito profundamente (opcional)

Categoria:

Adolescncia

Menu de navegao

Criar conta Entrar Artigo Discusso Ler Editar Ver histrico

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Manuteno Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar Ferramentas Noutras lnguas


Deutsch English Espaol

Franais Nederlands Simple English Editar links Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 00h12min de 7 de

A gravidez precoce uma das principais ocorrncias mais preocupantes no mundo e que est relacionada sexualidade da adolescncia, que atualmente est trazendo uma srie de consequncias para a vida da maioria dos adolescentes que esto envolvidos, de seus filhos que nascero e tambm das suas prprias famlias. Atualmente no Brasil a cada ano que passa cerca de 20% das crianas que nasceram so filhos de adolescentes. Este nmero representa que garotas de 15 anos esto ficando grvidas trs vezes mais do que na dcada de 70. A maioria das adolescentes no tem condies psicolgicas, emocionais e muito menos financeiras para assumir a maternidade e cuidar de uma criana. Este problema acontece tanto em relacionamentos tidos como srio, como at mesmo em um relacionamento de ficar, sendo este um tipo de relacionamento ntimo sem qualquer compromisso de fidelidade entre os parceiros que nesta relao pode acontecer beijos, abraos e at mesmo uma relao sexual. Trata-se de um relacionamento inteiramente descompromissado. Quando uma jovem fica grvida importante que a famlia acolha o novo fato com respeito, harmonia e colaborao, afinal uma nova vida que est vindo. Quando h punies, conflitos traumticos, incompreenso e grandes transtornos a adolescente ir se sentir profundamente triste, correndo at mesmo o risco de abortar, fugir de casa e se submeter a vrias atitudes ilcitas que ajudem a resolver o seu problema. importante que os pais consigam ter uma boa relao com seus filhos, conversando com eles sobre sexo, quais os principais mtodos contraceptivos, como utiliz-los, entre outros assuntos e o principal de tudo ter uma relao aberta com os filhos para que os mesmo consigam chegar at voc para tirar todas as dvidas que aparecerem nesta poca to difcil da vida. As principais causas da gravidez precoce so: o desconhecimento de mtodos anticoncepcionais, educao dada ao adolescente faz com que eles no consigam assumir sua vida sexual ativa usando mtodos de baixa eficincia como coito interrompido e tabelinha e tambm o uso de bebidas alcolicas comprometem a contracepo. Mas, se mesmo assim a gravidez for constatada, a adolescente grvida precisa encarar sua gravidez e dar valor a vida daquela pessoa que est habitando em si, precisa sentir segurana e ter o apoio necessrio da famlia.

Tera-feira, 8 de Setembro de 2009

como evitar um gravidez indesejada?


A primeira questo a considerar que mesmo na primeira relao sexual com penetrao, podes correr o risco de engravidares se no utilizares nenhum mtodo contraceptivo.assim, se no queres ser surpreendido(a) por uma gravidez indesejada e no planificada deves utilizar um mtodo prprio tua idade j na primeira vez. Existem varios mtodos contracetivos desde a camisinha at a injeco, portanto para decidir qual o mais indicado deves procurar a orientao necessria no PMI-PF, ou nos outros centros de sade mais perto de ti. Est orientao de extrema importncia porque no basta conhecer os mtodos. reciso saber a forma correcta da sua utilizzao. Publicada por Manuela Lima, Zuleica Santos, Francisca Santos (s) 05:27 Sem comentrios:

quais as consequncias de uma gravidez precoce


Uma adolescente ao engravidar est sujeita vrias consequncias tanto a nvel biolgica como psocolgicas e sociais. Quanto consequncias biolgicas podemos dizer que o corpo do adolescente no est totalmente formado para a gravidez, podendo trazer ms consequncias para a criana. uma gravidez de alto risco. No que diz respeito s psicolgicas afirmamos que a adolescente no est suficientemente consciente nem da gravidez em si nem da sua responsabilidade perante o facto. as sociais englobam o afastamento dos estudos, afastamento dos amigos, incompreenso dos familiares, no reconhecimento da criana pelos pais, abandono do lar e da escola, prostituio, entre outras. Publicada por Manuela Lima, Zuleica Santos, Francisca Santos (s) 05:19 Sem comentrios:

os adolescentes e a gravidez
A adolescncia um perodo de vida de muita energia, descoberta e desenvolvimento pessoal. nesta fase de transio que se quer descobrir todos os mistrios da vida, e ento as brincadeiras com bonecas e carrinhos ficam para trs e aproveitamos para dar os primeiros beijinhos. o que sucede que aps estes beijinhos podem surgir outras coisas que podem impedir e destruir os sonhos de um jovem, caso este faa relaes sexuais desprotegidas. Uma gravidez na adolescncia implica um duplo esforo para a jovem adolescente. o que acontece que quase sempre a maior sofredora das consequncias de uma gravidez precoce a rapariga, pois os rapazes nem sempre assumem a responsabilidade na totalidade. As raparigas ficam presas no tempo, j no podem frequentar as instituies educativas, muitas vezes so excluidas da famlia e do grupo de amigos. portanto, elas ficam susceptiveis a determinados traumas psicolgicos, fisicos e sociais. por isso, acordem meninas, protejam-se, no se deixam levar pelas influncias. procure a informao e aprenda a dar os teus prprios passos com vista no futuro!!!!!!! Publicada por Manuela Lima, Zuleica Santos, Francisca Santos (s) 04:54 Sem comentrios:

o que pretendemos?

Inseridas numa sociedade a onde as pessoas ficam presas no passado e envolvem tabus em tudo e nada, decidimos abordar o tema, preveno da gravidez precoce, pois para as mesmas falar de sexo algo anormal, com a inteno de, tal como scrates abandonar os seus interlocutores na inquietao com a famosa frase: "s sei que nada sei", e faz-las trabalhar a sua conscincia de modo a que mudem de uma certa forma a mentalidade e aceitam o sexo como algo perfeitamente normal, uma necessidade humana e no s, pois se assim no fosse no reproduziriamos, mas s que ela carrega uma grande dosagem de responsabilidade por parte de quem pratica, por isso antes de agir procura informar-se e principalmente estar consciente de todas as consequncias que podero advir da sua atitude.

ELAES ENTRE MUNDO RURAL E MUNDO URBANO Evoluo histrica, situao actual e pistas para o futuro Joo Ferro*

Resumo As vises recentes sobre o mundo rural revelam grande permeabilidade ideia de patrimnio como elemento estruturador de uma nova gerao de estratgias e polticas de desenvolvimento para este tipo de territrios. Neste texto adopta-se uma posio crtica face a esta tendncia, organizada a partir de trs preocupaes: considerar a crescente indissociabilidade entre mundo rural e reas urbanas; olhar para o futuro do mundo rural luz das grandes linhas de evoluo das relaes campo-cidade observadas na Europa; questionar a sustentabilidade generalizada de mundos rurais no agrcolas. Apresentam-se, no final, diversas orientaes estratgicas que podero contribuir para a definio de polticas e medidas que visem uma nova complementaridade rural-urbano, mais sensvel aos ensinamentos da histria, aos

requisitos ambientais e s expectativas e necessidades das populaes residentes em cada uma dessas reas. Palavras-chave Mundo rural, relaes campo-cidade, polticas de desenvolvimento rural.

Este texto tem como finalidade identificar linhas de interveno que favoream o estabelecimento de relaes de maior complementaridade e simbiose entre os mundos rural e urbano.1 Com este objectivo presente, efectua-se, num primeiro ponto, uma reconstituio sinttica das relaes rural-urbano que historicamente dominaram nos pases europeus, de forma a salientar as principais inflexes ocorridas ao longo do tempo e o seu significado. Num segundo ponto, sublinham-se os traos mais marcantes das situaes hoje prevalecentes, interpretando-os luz da breve reconstituio histrica anteriormente apresentada. Por ltimo, no terceiro ponto, propem-se algumas linhas estratgicas de interveno, visando o estabelecimento de uma nova gerao de relaes de complementaridade entre o mundo rural e o mundo urbano. Relaes rural-urbano: uma histria que importa compreender A velha oposio entre o mundo rural e o mundo urbano: complementaridade e simbiose? Historicamente, o mundo rural destaca-se por se organizar em torno de uma tetralogia de aspectos bem conhecida: - uma funo principal: a produo de alimentos; - uma actividade econmica dominante: a agricultura; - um grupo social de referncia: a famlia camponesa, com modos de vida, valores e comportamentos prprios; - um tipo de paisagem que reflecte a conquista de equilbrios entre as caractersticas naturais e o tipo de actividades humanas desenvolvidas. Este mundo rural secular ope-se claramente ao mundo urbano, marcado por funes, actividades, grupos sociais e paisagens no s distintos mas, mais do que isso, em grande medida construdos "contra" o mundo rural. Esta oposio tende a ser encarada como "natural" e, por isso, recorrentemente associada a relaes de natureza simbitica: campo e cidade so complementares e mantm um relacionamento estvel num contexto (aparentemente?) marcado pelo equilbrio e pela harmonia de conjunto.

Mundo rural arcaico e mundo urbano-industrial moderno: complementaridade e assimetria A revoluo industrial iniciada no sculo XVIII veio alterar a situao anterior. Na realidade, a emergncia de uma nova sociedade urbano-industrial acarretou duas consequncias principais para as reas rurais. Por um lado, inicia-se um acentuado processo de perda de centralidade econmica, social e simblica por parte do mundo rural. Por outro lado, este tende a ser globalmente identificado com realidades arcaicas, enquanto as aglomeraes urbano-industriais so vistas como o palco, por excelncia, do progresso. A relao rural-urbano no pode deixar de reflectir esta alterao profunda, forjando-se novas complementaridades e modificando-se a sua natureza. produo de bens alimentares que se destinam agora, de forma crescente, a abastecer mercados urbanos e ao papel de refgio e segurana que as reas rurais sempre desempenharam em pocas de crise para as populaes citadinas, adiciona-se uma nova funo-chave: a de fornecimento de mo-de-obra desqualificada e barata para as actividades econmicas em acelerado crescimento nas cidades. Simultaneamente, o facto de a expanso das infra-estruturas e dos equipamentos de apoio qualidade de vida dos cidados ser muito mais rpida nas aglomeraes urbanas refora o papel das cidades como plos de prestao de servios pessoais e sociais. Diversificam-se, pois, as relaes de complementaridade rural-urbano, ao mesmo tempo que a sua tradicional natureza (aparentemente?) simbitica vai dando lugar a interdependncias cada vez mais reconhecidas como assimtricas. Em consequncia, a cidade organicamente integrada em reas rurais perde importncia relativa face emergncia de aglomeraes urbano-industriais mais "autnomas" e com maior capacidade de polarizar, do ponto de vista funcional, as reas envolventes. Mudam-se os tempos, mudam-se as relaes: a nova dicotomia ps-rural/urbano A industrializao da agricultura, particularmente visvel a partir do final da 2. Guerra Mundial, veio introduzir uma nova inflexo importante, ao fracturar o mundo rural em duas realidades bem distintas: o mundo rural moderno e o mundo rural tradicional. Pela primeira vez na histria da humanidade, a oposio rural-urbano comea a no ser vista como a mais decisiva, na medida em que a modernidade deixa de constituir um exclusivo das reas urbanas. Comea, assim, a ganhar consistncia uma nova dicotomia ps-rural/urbano, que valoriza antes a oposio existente entre um mundo moderno (que pode ser urbanoindustrial ou rural) e um mundo arcaico (predominantemente rural). verdade que continua a persistir a ideia de que o mundo rural se encontra num processo estrutural de marginalizao econmica, social e simblica. Mas a forte mercantilizao da produo agrcola em massa vem deslocar a fronteira das grandes oposies, chamando a ateno para o facto de nem todas as reas rurais estarem condenadas aos processos de agonia do "velho" mundo tradicional.

Neste novo contexto, a relao rural-urbano bifurca-se, dando origem a uma partio das reas rurais em funo da sua proximidade (fsica mas tambm funcional e socioeconmica) aos principais centros urbanos. A diferenciao entre reas rurais "centrais", "perifricas" e "marginais" ou ainda a designao de "reas rurais profundas" evidenciam, com clareza, esta nova situao. Entre os centros urbanos e as reas rurais "centrais" ou "perifricas" prossegue a tendncia anterior de diversificao de relaes de complementaridade desenvolvidas num quadro fortemente assimtrico. Pelo contrrio, entre o mundo urbano e as reas rurais "marginais" ou "profundas" as relaes de complementaridade activa vo-se dissipando, j que estas ltimas, alvo de uma sangria continuada de pessoas e recursos e com condies de acessibilidade particularmente desfavorveis, pouco interesse despertam nos citadinos. A inveno do mundo rural no agrcola: redescobrir velhas complementaridades, gerir espaos patrimoniais de baixa densidade Nos anos 80 assiste-se inveno social de uma nova realidade: o mundo rural no agrcola. Esta perspectiva introduz elementos novos no modo de encarar os mundos rural e urbano, em si e na forma como se relacionam. Em primeiro lugar, rompe-se explicita e deliberadamente com dois dos elementos da tetralogia secularmente associada ao mundo rural: a sua funo principal no tem de ser necessariamente a produo de alimentos e a actividade predominante pode no ser agrcola. Esta disjuno entre mundo rural e agricultura assumida como possvel e at desejvel, como a poltica comunitria de set aside ou a proliferao de parques naturais em reas anteriormente agricultadas bem o demonstram. Em segundo lugar, a valorizao da dimenso no agrcola do mundo rural socialmente construda a partir da ideia de patrimnio. Verifica-se, de facto, a ocorrncia de trs tendncias que, por motivos parcialmente autnomos, convergem num mesmo sentido: - movimento de renaturalizao, centrado na conservao e proteco da natureza, aspectos agora hipervalorizados no mbito do debate sobre os processos de desenvolvimento sustentvel; - a procura de autenticidade, que leva a encarar a conservao e a proteco dos patrimnios histricos e culturais como vias privilegiadas para valorizar memrias e identidades capazes de enfrentar as tendncias uniformizadoras desencadeadas pelos processos de mundializao; - a mercantilizao das paisagens, como resposta rpida expanso de novas prticas de consumo decorrentes do aumento dos tempos livres, da melhoria do nvel de vida de importantes segmentos da populao e, como consequncia, da valorizao das actividades de turismo e lazer. Em terceiro lugar, deve referir-se que esta nova viso do mundo rural assume como inevitveis e correctas as prticas de pluriactividade e de pluri-rendimento das famlias camponesas, h muito identificadas por numerosos investigadores, enquadrando-as numa estratgia mais ampla de transformao do mundo rural em espaos

multifuncionais com valor patrimonial. Abre-se, assim, um novo debate: as actividades que contribuem para manter vivo o mundo rural devem ser remuneradas no apenas pelo seu valor econmico mas tambm pelas funes sociais e ambientais que asseguram. Finalmente, e em quarto lugar, a problemtica do mundo rural profundo foi sendo crescentemente abordada luz de uma nova concepo: a dos espaos de baixa densidade, no s fsica, associada ao despovoamento intenso que caracteriza estas reas, mas tambm relacional. Populaes envelhecidas, empresas de reduzida dimenso e com funcionamento atomizado, ausncia de movimentos significativos de associativismo ou ainda instituies pblicas pouco dinmicas transformam estas reas em espaos sem a "espessura" social, econmica e institucional necessria para suportar estratgias endgenas de desenvolvimento sustentadas no tempo. A ideia de um mundo rural no agrcola que importa preservar ou que se vende em virtude do seu valor patrimonial vem alterar, uma vez mais, as relaes urbano-rural. Pelo menos ao nvel simblico e do discurso poltico, a "cidade" ou melhor, a franja mais escolarizada da populao urbana recupera o velho mundo rural, crescentemente reduzido, no entanto, a um dos elementos da velha tetralogia que tradicionalmente o caracterizou: a paisagem. Esta perspectiva vai deixando, ainda que de forma implcita, um indcio claro: na procura urbana que parece residir o essencial da evoluo futura das reas rurais onde a actividade agrcola orientada para o mercado no alcana uma expresso significativa.

Aprender com a histria: a situao actual A evoluo sumariamente apresentada nos pontos anteriores permite identificar com maior clareza as situaes-chave que as relaes mundo rural-mundo urbano revelam hoje: - a fronteira mais relevante separa espaos directamente integrados na rea de influncia das grandes cidades e espaos marginais a essa influncia, no coincidindo, portanto, com a tradicional dicotomia urbano-rural ou, na sua verso mais simples, cidade-campo; - as realidades actualmente designadas por "regies urbanas" incluem espaos urbanos, suburbanos, rurais agrcolas e rurais no agrcolas, articulados sistematicamente entre si, nuns casos de forma conflituosa (suburbanizao depredadora de usos do solo e patrimnio no urbanos, por exemplo) mas noutros de forma simbitica (corredores verdes, regenerao urbanstica e socioeconmica de espaos construdos tradicionais, etc.), recuperando-se, nestes ltimos, algumas componentes da complementaridade que caracterizou a relao tradicional urbano-rural; - o mundo rural exterior s "regies urbanas" defronta-se com uma contradio evidente: a valorizao simblica e poltica que lhe hoje atribuda no contexto dos discursos patrimonialistas contrasta com a fragilidade de meios efectivamente mobilizveis nesse sentido, com a escassez de resultados entretanto obtidos (a mero ttulo de exemplo, veja-se o impacte reduzido das iniciativas de turismo rural, tanto em termos de criao de emprego como de gerao de rendimentos adicionais para as

famlias) e com a estreita dependncia de prticas de consumo urbanas cuja durabilidade est longe de corresponder a uma realidade incontroversa. As situaes detectadas apontam para uma concluso aparentemente incontornvel: o futuro dos "mundos rurais" decide-se, no essencial, em sede urbana. Se contra factos no h argumentos, ento a questo a colocar parece ser a seguinte: como gerir a procura e a oferta urbanas a favor dos vrios mundos rurais?

Para uma nova relao entre o mundo rural e o mundo urbano: algumas pistas A construo de uma nova relao rural-urbano desenvolvida na ptica dos espaos rurais poder assentar em dois objectivos de mbito geral: - consolidar relaes de proximidade mutuamente benficas e de natureza sinergtica em detrimento de relaes assimtricas e predadoras do mundo rural; - transformar as cidades em pontes efectivas entre as reas rurais e o mundo exterior. Enunciado de um ponto de vista econmico, o primeiro aspecto corresponde ao esforo de transformar a massa crtica de recursos urbanos (humanos, institucionais, fsicos, etc.) em externalidades positivas que as populaes e as organizaes do mundo rural conseguem parcialmente internalizar. De facto, sendo a baixa densidade fsica e relacional um dos problemas principais de grande parte das reas rurais, importa rediscutir a questo das condies de acesso a infra-estruturas, equipamentos, servios e competncias cujo grau de especializao incompatvel com uma localizao rural ou, pelo menos, com os tradicionais padres dispersos de distribuio geogrfica. Este aspecto tanto mais importante quanto ele hoje se coloca, j, para equipamentos relativamente banais: veja-se, a ttulo de exemplo, o caso das escolas do 1. ciclo de escolaridade obrigatria, alvo de um processo de encerramento que, nalgumas reas, se pode mesmo considerar como generalizado. Neste contexto, falar de condies de acesso a infra-estruturas, equipamentos, servios e competncias implica uma ateno particular a todas as iniciativas que favoream o estabelecimento de redes individuais e institucionais, a mobilidade de pessoas, bens e conhecimentos e o desenvolvimento de solues locais multiuso. S assim a inexistncia de limiares mnimos de funcionamento por escassez de recursos e de procura poder ser, seno superada, pelo menos minimizada. O desenvolvimento de relaes de proximidade mutuamente benficas e de natureza sinergtica pressupe a capacidade de conciliar uma articulao territorial (coeso) e uma articulao funcional (integrao) entre centros urbanos e reas rurais envolventes. Estas duas articulaes, que se devero reforar reciprocamente, pressupem a capacidade de actuar aos seguintes nveis: - adoptar a perspectiva de "bio-regio", em que os espaos naturais asseguram continuuns rural-urbano no apenas por razes estticas e de fruio visual das populaes citadinas mas, factor mais importante, como garantia de funcionamento de processos ecolgicos bsicos (ciclo hidrolgico e respectivas redes de drenagem, por

exemplo), isto , como medida cautelar de preservao de ecossistemas e de sustentabilidade ambiental; - estimular a construo de imagens mentais e representaes sociais que considerem os centros urbanos e as reas rurais vizinhas como uma mesma regio cognitiva, evitando que se generalizem as concepes de "cidades fortaleza", aglomeraes bem integradas em redes nacionais e mesmo internacionais mas isoladas das suas envolventes imediatas, e, no plo oposto, de reas rurais intersticiais, de natureza inevitavelmente residual e com escassa visibilidade prpria; - garantir a oferta pblica de servios especializados teis s populaes e organizaes das reas rurais em condies de fcil acesso, tanto do ponto de vista fsico (acessibilidade) como social (mobilidade, "proximidade cultural") e econmico (custos de deslocao e de comunicao); - estimular e facilitar a construo de parcerias de proximidade que constituam redes de produo e disseminao de informao, aprendizagens e conhecimentos estrategicamente relevantes para as populaes e as organizaes das reas rurais; - recorrer, de forma sistemtica, s potencialidades das novas tecnologias de informao e comunicao, tanto ao nvel da prestao dos servios pblicos universais (telemedicina, ensino pr-escolar, formao de adultos, etc.) como de iniciativas visando objectivos de coeso social (integrao cvica dos jovens) ou de competitividade econmica (telecentros rurais, comrcio electrnico de produtos regionais, etc.), numa ptica que concilie o relacionamento distncia com o contacto presencial; - garantir uma articulao eficiente entre polticas de ordenamento do territrio e conservao da natureza, de desenvolvimento rural, de desenvolvimento regional e de desenvolvimento urbano, nomeadamente em torno dos conceitos de cidade mdia e de rede urbana complementar; - conceber uma logstica para o mundo rural capaz de articular, selectivamente, aspectos dos pontos anteriores em funo das prioridades e das potencialidades de cada rea. Por comparao com o passado recente, torna-se evidente que a reformulao das relaes que se estabelecem entre os mundos rural e urbano depende, crescentemente, da capacidade de identificar e concretizar solues organizacionais adequadas. O exemplo das escolas do 1. ciclo de escolaridade obrigatria, pelo seu nvel bsico, constitui, uma vez mais, uma boa ilustrao dos problemas em causa. Face drstica diminuio da procura, decorrente do envelhecimento das populaes, e ao padro de grande disperso geogrfica que caracteriza este tipo de estabelecimentos, a reorganizao da rede escolar constitui um imperativo impossvel de ignorar. A soluo "tradicional" de prover localmente servios de natureza universal d agora lugar a um outro tipo de abordagem, de maior complexidade. Na realidade, a reconfigurao da rede escolar do 1. ciclo dever conciliar um leque diversificado de estratgias: encerramento de estabelecimentos, recentralizao em escolas com melhor acessibilidade, constituio de redes de escolas prximas com base na mobilidade de docentes e/ou alunos, integrao em equipamentos multiuso (infantrio, centro de dia, centro de sade, ), etc. Esta abordagem implica uma viso de conjunto das reas geogrficas de interveno, uma forte capacidade de dilogo institucional e ainda a existncia de condies humanas, tcnicas e financeiras de monitorizao das solues concretizadas.

A nfase atribuda componente organizacional e institucional impe, ainda, que se abandonem as abordagens tradicionais baseadas exclusivamente numa ptica de procura ou de oferta. No primeiro caso, em que as iniciativas se desenvolvem como resposta a procuras expressas, corre-se o risco de inviabilizar o surgimento de qualquer novo empreendimento, dada a debilidade sociocultural, econmica e demogrfica que caracteriza um grande nmero de reas rurais. Nesta situao, prevalece a lgica de mercado em detrimento de uma perspectiva de necessidades sociais. No segundo caso, a concretizao de projectos voluntaristas que ignoram as condies reais da procura local leva a situaes de sobre-equipamento e de esbanjamento de recursos pblicos. Nesta perspectiva, valoriza-se demasiado o impacte espontneo da oferta sobre a procura, ignorando quer os pressupostos de mercado quer a ptica das necessidades sentidas por populaes ou organizaes com caractersticas e motivaes que importa conhecer previamente. A alternativa a estas duas abordagens reside na gesto da procura. Importa alterar atitudes e comportamentos por parte das pessoas e das organizaes e melhorar as condies reais de acesso, no apenas fsico (distncia geogrfica e distncia-tempo) mas tambm econmico (distncia-custo) e social (distncia cultural), a infra-estruturas, equipamentos e servios no locais mas de proximidade sub-regional ou at regional. S esta viso poder evitar a falsa alternativa entre duas opes extremas: manter, a qualquer preo, iniciativas sem qualquer viabilidade econmico-financeira ou encerrar e impedir a criao de novas estruturas incapazes de sobreviver em termos de mercado. O exemplo do servio de transporte posto gratuitamente disposio das populaes por algumas grandes superfcies comerciais localizadas em reas rurais ou em aglomerados urbanos de mdia e reduzida dimenso constitui um exemplo que, neste contexto, merece ser considerado relevante. Mas muitas outras solues, de natureza mais ou menos complexa, podem igualmente ser invocadas, confirmando que a dimenso organizacional tende a ganhar um reconhecimento indiscutvel enquanto factor viabilizador de iniciativas que faam reverter para o mundo rural os benefcios das economias de escala e de gama que apenas os centros urbanos podem garantir. O segundo objectivo geral transformar as cidades em pontes efectivas entre as reas rurais e o mundo exterior - constitui, afinal, o corolrio da afirmao anterior. O essencial das instituies de interface, sejam elas pblicas, associativas ou privadas, localiza-se em reas urbanas. Da mesma forma, as principais infra-estruturas de internacionalizao privilegiam as cidades. verdade que os meios urbanos no detm o exclusivo da implantao deste tipo de instituies e infra-estruturas. Mas no menos certo que a sua existncia, e sobretudo a sua convivncia, estruturalmente urbana. Assim sendo, uma relao de complementaridade menos assimtrica e mais simbitica entre as populaes e as organizaes dos mundos rural e urbano implica que os meios urbanos funcionem como veculo redistribuidor entre as reas rurais e o mundo exterior, tanto de forma

ascendente (condies de mobilidade e de acesso a mercados distantes) como descendente (condies de atraco e de disseminao ao nvel local). Esta funo redistributiva dos meios urbanos em relao a pessoas e organizaes localizadas em reas rurais depende grandemente da disponibilidade evidenciada por parte das instituies existentes para integrarem, nos seus perfis de competncias e nos seus programas de actividade, as necessidades e os interesses do mundo rural. Neste contexto, a misso extensionista, que to til se revelou no que se refere s actividades agrcolas, importante mas insuficiente. De facto, o patamar de exigncia nos dias de hoje deve ser outro: colocar na agenda das instituies de sede urbana os problemas do mundo rural. Ora todos os estudos de agenda-setting mostram que o papel dos rgos de comunicao social e dos movimentos de opinio pblica decisivo para que determinados assuntos ganhem no s visibilidade mas tambm notoriedade, reconhecimento social e credibilidade. Identificamos, assim, novos elementos que, no sendo exclusivamente urbanos, aqui encontram, no entanto, condies mais favorveis para se desenvolver: comunicao social e opinio pblica. Esta , talvez, a ltima fronteira capaz de travar a multiplicao de mundos rurais marginais ou agonizantes. De facto, o essencial das intervenes assinaladas ao longo do terceiro ponto deste texto pressupe uma cultura cvica favorvel ao mundo rural, no apenas de forma platnica e nostlgica, mas de um modo pragmaticamente capaz de servir as necessidades de quem a vive e trabalha. Neste sentido, possvel defender que os meios urbanos sero uma ponte entre as reas rurais e o mundo exterior, tanto mais eficiente quanto conseguirem transformar-se em focos de uma cultura de ruralidade susceptvel de contribuir no s para consolidar a viso patrimonialista actualmente dominante mas, tambm, para a ultrapassar, reintroduzindo a componente produtiva com a centralidade que esta merece.

Notas 1 Este texto tem uma dupla origem: por um lado, traduz algumas das ideias expostas numa comunicao apresentada no Congresso Internacional de Geografia Rural "O mundo rural: desafios para o sculo XXI", organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 21-23 de Outubro de 1999; por outro lado, corresponde a um conjunto de notas redigidas a pedido da equipa portuguesa responsvel pelo estudo de avaliao intercalar do programa de iniciativa comunitria "Leader II". Aos coordenadores de ambas as iniciativas agradeo terem-me "obrigado" a sistematizar algumas ideias que at a no passavam de intuies e hipteses pouco organizadas. Agradeo ainda a Aida Valadas de Lima os comentrios efectuados a uma primeira verso deste texto.

Referncias bibliogrficas Baptista, A. J. Mendes (1999), "Polticas para o desenvolvimento do interior", Estudos Regionais, 2, Coimbra, Comisso de Coordenao da Regio Centro. [ Links ] Cavaco, Carminda (org.) (1999), "Desenvolvimento rural: desafio e utopia", Estudos para o Planeamento Regional e Urbano, 50, Lisboa, Centro de Estudos Geogrficos, Universidade de Lisboa. [ Links ] EU (1999), European Spatial Development Perspective: Towards a Sustainable European Union, documento policopiado. [ Links ] Graham, Brian (org.) (1998), Modern Europe: Place, Culture, Identity, Londres, Arnold Publishers. [ Links ] Mathieu, Nicole (1998), "La notion de rural et les rapports ville/campagne en France: les annes quatre-vingt-dix", conomie Rurale, 247, pp. 11-20. [ Links ] Presidncia da Repblica (1998), Perspectivas de Desenvolvimento do Interior, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda. [ Links ] Unio Europeia (1997), Esquema de Desenvolvimento do Espao Comunitrio (EDEC), Noordwijk, 9 e 10 de Junho de 1997, primeira verso oficial provisria. [ Links ]

Independncia de Angola
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissrio e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Portugus, proclamou a independncia de Angola, transferindo a soberania de Portugal, no para um determinado movimento poltico mas sim para o Povo Angolano, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975: "E assim Portugal entrega Angola aos angolanos, depois de quase 500 anos de presena, durante os quais se foram cimentando amizades e caldeando culturas, com ingredientes que nada poder destruir. Os homens desaparecem, mas a obra fica. Portugal parte sem sentimentos de culpa e sem ter de que se envergonhar. Deixa um pas que est na vanguarda dos estados africanos, deixa um pas de que se orgulha e de que todos os angolanos podem orgulhar-se".

ndice

1 Evoluo o 1.1 Actualidade 2 Referncias o 2.1 Bibliografia o 2.2 Ligaes externas 3 Ver tambm

Evoluo
O controlo de Angola estava dividido pelos trs maiores grupos nacionalistas MPLA, UNITA e FNLA, pelo que a independncia foi proclamada unilateralmente, pelos trs movimentos. O MPLA que controlava a capital, Luanda, proclamou a Independncia da Repblica Popular de Angola s 23:00 horas do dia 11 de Novembro de 1975, pela voz de Agostinho Neto dizendo, "diante de frica e do mundo proclamo a Independncia de Angola, culminando assim o priplo independentista, iniciado no dia 4 de Fevereiro de 1961, com a luta de libertao nacional, estabelecendo o governo em Luanda com a Presidncia entregue ao lder do movimento. Holden Roberto, lder da FNLA, proclamava a Independncia da Repblica Popular e Democrtica de Angola meia-noite do dia 11 de Novembro, no Ambriz. Nesse mesmo dia, a independncia foi tambm proclamada em Nova Lisboa (Huambo), por Jonas Savimbi, lder da UNITA. Logo depois da declarao da independncia iniciou-se a Guerra Civil Angolana entre os trs movimentos, uma vez que a FNLA e, sobretudo, a UNITA no se conformaram nem com a sua derrota militar nem com a sua excluso do sistema poltico. Esta guerra durou at 2002 e terminou com a morte, em combate, do lder histrico da UNITA, Jonas Savimbi. Assumindo raramente o carcter de uma guerra "regular", ela consistiu no essencial de uma guerra de guerrilha que nos anos 1990 envolveu praticamente o pas inteiro. Ela custou milhares de mortos e feridos e destruies de vulto em aldeias, cidades e infraestruturas (estradas, caminhos de ferro, pontes). Uma parte considervel da populao rural, especialmente a do Planalto Central e de algumas regies do Leste, fugiu para as cidades ou para outras regies, inclusive pases vizinhos. No fim dos anos 1990, o MPLA decidiu abandonar a doutrina marxista-leninista e mudar o regime para um sistema de democracia multipartidria e uma economia de mercado. UNITA e FNLA aceitaram participar no regime novo e concorreram s primeiras eleies realizadas em Angola, em 1992, das quais o MPLA saiu como vencedor. No aceitando os resultados destas eleies, a UNITA retomou de imediato a guerra, mas participou ao mesmo tempo no sistema poltico. Logo a seguir a morte do seu lder histrico, a UNITA abandonou as armas, sendo os seus militares desmobilizados ou integrados nas Foras Armadas Angolanas. Tal como a FNLA, passou a concentrar-se na participao, como partido, no parlamento e outras instncias polticas.

Actualidade
Apenas prevaleceu como independncia reconhecida internacionalmente, a proclamao do MPLA, passando a FNLA e a UNITA, a partidos da oposio.

Referncias
Bibliografia

COSME, Leonel, A separao das guas (Angola 1975-1976), Porto: Campo das Letras, 2007, 475p, ISBN 978-989-625-186-4 CARVALHO, Nogueira e, Era tempo de morrer em frica: Angola guerra e descolonizao 1961-1975, Lisboa: Prefcio, 2004, 241p, ISBN 972-8816-35-9 CARDOSO, General Silva, Angola, anatomia de uma tragdia, Lisboa: Oficina do Livro, 2000, 695p, ISBN 972-8579-20-9 CORREIA, Pedro Pezarat de, Descolonizao de Angola: jia da coroa do imprio portugus, Lisboa: Inqurito, 1991, 197p, ISBN 972-670-131-7

Ligaes externas

Angola Digital Lusotopia Conciliation Resources http://www.worldstatesmen.org/Angola.html

Chokwe Pwo mask Mazamba Region, Angola

Durante os sculos XVIII e XIX, a situao no se altera na essncia de maneira significativa, aumentando apenas a rea de captura dos escravos, que se estende para o planalto central, e o nmero dos que eram enviados para fora de Angola.

Repouso > Sobre Angola Histria O actual territrio de Angola, que pesquisas recentes de investigadores franceses comprovam ter sido habitado desde o Paleoltico Inferior, foi alvo ao longo da sua histria de muita movimentao populacional, com sucessivas levas de povos bantos a empurrar para Sul os primitivos autctones de origem no bantu, os khoi-san, hoje

reduzidos a uma populao de menos de dez mil pessoas. Essas migraes mantiveram-se mais ou menos regulares at pelo menos os fins do sculo XIX. A chegada dos primeiros europeus data de fins do sculo XV, em 1482, quando o navegador portugus Diogo Co aportou a foz do rio Congo ou Zaire. O padro que ergueu ento numa das suas margens em nome do rei D. Joo II atesta assim o primeiro reconhecimento exterior do reino do Congo. Na sua capital, a ainda hoje existente cidade de Mbanza Congo, no Norte de Angola, o rei recebeu os estrangeiros como amigos e deixou-se converter ao cristianismo, tomando o nome de Afonso I. Em 1700, segundo os clculos do historiador Ravenstein, os portugueses dominavam em Angola uma rea de 65 mil quilmetros quadrados, a partir do litoral de Luanda e Benguela at 200 quilmetros para o respectivo interior, praticamente com o objectivo nico de manter abertas as rotas dos escravos a partir do planalto. Por essa altura, de facto, j os escravos negros eram a principal mercadoria a dominar todo o comrcio, sendo "exportados" para Portugal, Brasil, Antilhas e Amrica Central. Durante os sculos XVIII e XIX, a situao no se altera na essncia de maneira significativa, aumentando apenas a rea de captura dos escravos, que se estende para o planalto central, e o nmero dos que eram enviados para fora de Angola. Em fins do sculo XVIII, sob o impulso do Marqus de Pombal, o todo-poderoso ministro do Rei de Portugal, uma tmida tentativa foi feita para a explorao de algumas das riquezas do pas. Essa tentativa fracassou por falta de apoio local e da prpria metrpole mais interessada no desenvolvimento do Brasil com base nos escravos angolanos. Angola teve assim de continuar a manter o seu ttulo de "mina da escravaria" e o seu papel de fornecedora de escravos para as plantaes brasileiras. Como est amplamente demonstrado na correspondncia da poca entre o rei de Portugal e o rei do Congo, esse primeiro contacto realizou-se entre soberanos iguais em direitos, mostrando-se a sociedade congolesa aberta ao convvio com os recmchegados e ao funcionamento de uma verdadeira aliana entre Estados organizados. S ao longo do sculo XVI, e depois de contnuos e complicados jogos de seduo, intrigas e traies, se comeariam a acentuar os laos de dependncia do reino do Congo em relao a Coroa portuguesa. Do reino do Congo dependiam outros reinos menores mais a Sul, como o da Matamba e o do Ndongo, de cujos soberanos, os Ngola, provir mais tarde o nome de Angola. A resistncia desses trs reinos a penetrao colonial ser praticamente esmagada na segunda metade do sculo XVII, no curto espao de 20 anos: Congo (1665), Ndongo

(1671) e Matamba (1681). Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que se multiplicam as revoltas contra o comrcio de escravos por parte de alguns sobados independentes e dos estados africanos do planalto (que s sero relativamente pacificados mais de um sculo depois), uma elite econmica de origem africana vai-se firmando com base nesse mesmo comrcio. O sculo XIX foi o das grandes exploraes do continente africano e da partilha colonial. As exploraes de Serpa Pinto, de Capelo e de Ivens permitiram precisar a cartografia de Angola. A Conferncia de Berlim, em 1885, estabeleceu o direito pblico colonial e tratados entre Portugal, a Frana, o Estado Livre do Congo (Belga), a GrBretanha e a Alemanha definiram as fronteiras actuais de Angola. Para a populao angolana, a abolio do trfico da escravatura em 1836 e o fim oficial da condio de escravo em 1878 no alteraram o fundo da questo, continuando a explorao das grandes massas trabalhadoras angolanas por parte do poder colonial a ser feita sob a forma do chamado contrato. Essa situao vai agravar-se com a poltica colonial do regime de Salazar a partir dos anos 30 do sculo XX. Muitas das grandes famlias africanas que se haviam constitudo um sculo antes comeam ento a perder progressivamente o seu relativo poderio econmico, e significativo que alguns dos seus descendentes tenham sido dos primeiros a envolverse na fase moderna das lutas de libertao, a partir dos anos 60, ocupando hoje lugares chave no sistema poltico e econmico que se seguiu proclamao da Independncia em 11 de Novembro de 1975.

A situao na actualidade Angola conseguiu at aqui o que parece ser essencial, ou seja, conseguiu preservar a independncia, manter a integridade territorial, lanar as bases de um Estado Democrtico de Direito e conquistar a paz, garantindo a unidade e a conscincia do seu povo em torno de um projecto nacional, apesar de todas as agresses e de todas as aces de desestabilizao que sofreu durante quase 30 anos de guerra. Para tal o pas teve de resistir logo em 1975 a invaso simultnea de dois exrcitos, o zairense a Norte e o sul-africano a Sul, ocupao de parte do seu territrio pelo exrcito de Pretria no incio dos anos 80 e a desestabilizao de longa durao conduzida por um partido armado, a UNITA de Jonas Savimbi, directamente apoiado pelo regime racista da Africa do Sul e, at pelo menos o inicio dos anos 90, por sucessivas administraes norte-americanas. Enquanto isso as autoridades angolanas foram prestando um apoio constante aos combatentes da Nambia que lutavam pela sua prpria independncia, conseguida

apenas em 1988, e aos militantes sul-africanos que combatiam o apartheid e pugnavam pela integrao racial e a democratizao do regime. Posteriormente impediram, com a interveno do seu exrcito, o colapso da Repblica Democrtica do Congo, vtima de agresses armadas de dois pases vizinhos, e contiveram um maior alastramento do chamado Conflito dos Grandes Lagos, continuando hoje a desempenhar um decisivo papel estabilizador em toda a regio central e austral de Africa. Neste momento, com o advento da paz, com a estabilidade e reconstruo nacional, Angola entrou finalmente numa fase que o seu presidente j teve oportunidade de caracterizar como a da "conquista da paz, consolidao da economia nacional e devoluo da dignidade e da esperana a todos os angolanos".

Japanese English Portuguese Japanese English Portuguese

S UMRIO Sumrio .............................................................................................. pg 02 Introduo .......................................................................................... pg 03A Gravidez na Adolescncia .............................................................

pg 04 A Adolescncia...................................................................................pg 04Por que isso acontece?.........................................................................pg 05Os Vrios Riscos.................................................................................pg 06Orientao Sexual...............................................................................pg 07Gravidez Indesejada?..........................................................................Pg 09Dados epidemiolgicos.......................................................................pg 09 Concluso ........................................................................................... pg 11Bibliografia

............ ................... pg 12
.........................................................

Anexo I

................... ................... ................... ................... ..


GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA

TRABALHO SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA

JUSTIFICATIVA Sabemos que muitas adolescentes esto engravidando hoje no Brasil e se faz necessrio conhecer um pouco mais sobre essa situao. So vrios os motivos que levam uma adolescente a engravidar e conhecer um pouco mais sobre o tema nos ajuda a entender essa situao, buscar ajuda e preveno. OBJETIVO GERAL H cada vez mais adolescentes tornando-se mes e pais. Para diminuir a incidncia destes casos, no basta falar sobre os mtodos contraceptivos, necessrio desvendar essa questo analisando diversos pontos para compreende-la. Nem sempre a falta de informao o motivo principal e sim a falta de um projeto de vida. Desta forma preciso um estudo geral sobre essa situao. TIPO DE PESQUISA Pesquisa terica Entrevista com adolescentes Relatos Dinamica de grupo

GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA

Existe uma srie de fatores que poderiam contribuir para o aumento da incidncia de gestantes adolescente. O baixo nvel socioeconmico um deles porque, s vezes, como j disse, a gravidez representa oportunidade de ascenso social. Alm disso, a baixa escolaridade tambm pesa nesse contexto. Metade das adolescentes atendidas nos hospitais j tinham interrompido os estudos antes de engravidar. Isso nos permite pensar que se tivessem continuado a estudar e a receber estmulos pedaggicos e culturais como acontece com as meninas de classe social mais favorecida, talvez nem pensassem numa gestao , porque de uma forma ou outra, a escola representa um fato de proteo para elas. Outro fator que poderia ser pontuado a desestruturao familiar. Notamos nessas adolescentes grvidas certas dificuldades de relacionamento com os pais. Na verdade, a dificuldade maior com o pai, tanto que o grande medo contar para ele que esto grvidas o que retarda, em muitos casos, o inicio do pr-natal. Do ponto de vista biolgico,alguns autores destacam como fator importante a menarca, ou seja a primeira menstruao que vem ocorrendo cada vez mais precocemente, graas talvez a melhora da alimentao ou interferncia do clima. No inicio do sculo, na Europa desenvolvida, as meninas menstruavam em mdia aos 17 anos. Hoje, a mdia de 12 anos e vem baixando sistematicamente o que poderia estar relacionado com o incio precoce da atividade sexual. No entanto, se fizermos uma retrospectiva histrica, veremos que a gravidez na adolescncia no novidade. Existe h muito tempo. bem provvel que nossas bisavs e talvez nossas avs tenham engravidado ainda adolescentes, pois as mulheres se casavam muito cedo. No entanto, o papel da mulher na sociedade mudou e talvez, por isso, o fato de engravidar mais precocemente chama tanto a ateno. Espera-se que a adolescente estude, trabalhe e no que engravide e tenha filhos. ESTATSTICAS Hoje, no Brasil, uma a cada trs adolescentes de 19 anos j me ou esta grvida de seu primeiro filho. Assim, 1,8% das parturientes esto na faixa etria de 15 a 19 anos, sendo

que o nmero de parto de adolescentes entre 10 a 14 anos aumentou cerca de 7% entre 1993 e 1995, na rede publica de sade.

Atualmente, estima-se que mulheres entre 10 e 19 anos respondam por cerca de 28 a 35% do total das gestaes (Brasil,2009). Em 2007, dos partos assistidos na rede do SuS, 29,8% foram relativos a jovens nessa faixa etria, subindo esse percentual, no ano seguinte, para 31,2%, correspondendo a quase 3,2 milhes de partos anuais (Brasil 2009). S entre adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, de 2003 a 2008, o aumento no nmero de partos foi cerca de 35% (Brasil 2009). Podemos considerar a gravidez na adolescncia um risco para o binmio me-filho, devido ao elevado ndice de complicaes como a toxemia gravdica, freqente a prematuridade ou o nascimento de bebs de baixo peso. Ocorre at mesmo uma competio feto-materna por nutrientes, j que ambos precisam de substancias especiais para o seu desenvolvimento (Leavell, Clark, 1965; Simpson, 1970). Na prtica mdica, associa-se a gravidez na adolescncia probabilidade de aumento das intercorrncias clinicas e morte maternal, assim como ndices maiores de prematuridade, mortalidade neonatal e baixo peso de recm-nascidos, entre outras conseqncias. Quando indesejada ou sem apoio familiar e social, a gravidez freqentemente leva a adolescente prtica do aborto ilegal e em condies imprprias, constituindo-se esta uma das principais causas de bito por problemas relacionados gravidez. S no ano de 2008 mais de 50 mil adolescentes foram atendidas em hospitais pblicos para curetagem ps-aborto de 3 mil realizados entre jovens com idade entre 10

e 14 anos (Brasil 2009). Do ponto de vista social, evidenciam-se implicaes como abandono de escola, maior dificuldade de insero no mercado de trabalho, diminuio do padro de vida, desestruturao familiar e conseqente circularidade de pobreza (Organizao Mundial da Sade, 1998; Brasil, 1999). Como forma de prevenir e controlar o crescimento da gestao entre adolescentes como decorrentes de comportamentos sexuais imprprios e descuidados, foram criadas medidas publicas par preveno com aes educativas objetivando mudanas favorveis no comportamento sexual, apoiada na oferta publica e meios anticonceptivos. PROBLEMAS E MUDANAS Algumas meninas engravidam na idade em que outras ainda brincam de bonecas. No inicio um choque para a adolescente pois ela esta passando por uma fase de transio em busca de sua prpria identidade. Perguntas elementares como "quem sou?", "o que estou fazendo aqui?", "qual vai ser meu papel nesse mundo", ainda esto sem respostas e ela se depara tendo que enfrentar uma gravidez que atropela se desenvolvimento e a obriga tambm a buscar sua identidade como me. As adolescentes grvidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recm-adquirido, que est se modificando novamente pela gravidez. Estas transformaes corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formao para o de uma mulher grvida, so vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso muito importante a aceitao e o apoio quanto s mudanas que esto ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais. A escola muitas vezes no dispe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grvida. O resultado que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestao, ou aps o nascimento da criana, trazendo conseqncias gravssimas para o seu futuro profissional. A adolescente grvida enfrenta vrias dificuldades: Dificuldade na relao com os pais pelo surgimento da gravidez; algum desapontamento, culpas e acusaes que podero ocorrer quando da chegada da notcia ou permanecer ainda por mais tempo; Dificuldade na relao consigo prpria pela "necessidade" de integrar a gravidez e a expectativa da maternidade nos seus projetos e interesses de adolescente; Receio de possveis alteraes no relacionamento com o seu namorado; Dificuldade em conseguir gerir a relao com o seu grupo de amigos; Dificuldade em encontrar um espao onde se sinta confortvel para falar sobre os seus medos e dvidas face situao vivida.

Se a famlia e as pessoas mais prximas da adolescente que engravida, forem capazes de acolher o novo fato com compreenso, harmonia e respeito, a gravidez tem maior possibilidade de ser levada a termo sem grandes transtornos e at de uma forma gratificante. A jovem dever ser apoiada na tomada de decises de um modo coerente, consciente e realista. O bem estar afetivo muito importante para a jovem grvida e para seu beb, e uma vez que a gravidez se faz a dois tambm o jovem pai deve ser ouvido na tomada de deciso. importante tambm criar condies para a expresso de sentimento em relao a si prpria e sua gravidez. A adolescente tem necessidade de exprimir e partilhar sentimentos sem se sentir julgada, ser entendida pelos outros e sobretudo ter uma base de conhecimentos que lhe permita viver a maternidade e aceitar as mudanas corporais que so inerentes ao seu estado. Pra alm disso, dever ser conduzida compreenso da gravidez inserida num programa de cuidados pr-natais adequados. A gravidez na adolescncia , portanto, um problema que deve ser levado muito a srio e que no deve ser subestimado nem por adolescentes, nem por educadores e professores. O rapaz e a rapariga devem ser estimulados a pensar e a viver a sexualidade, no s como uma maneira de sentir prazer com as suas novas capacidades reprodutivas e sexuais, mas tambm acompanhadas de um conjunto de responsabilidades perante si e perante a sociedade em geral. possvel continuar a sair com o grupo de amigos e a namorar, mas de forma diferente. A gravidez no torna os adolescentes adultos de uma hora para a outra e deve ser evitada e planejada. REAES Reao da Famlia: Quando a adolescente engravida sempre um choque. Pai e me consideram a filha ainda uma menina que h pouco tempo deixou de brincar de bonecas e tambm esto aprendendo a lidar com sua adolescncia, mais acima de tudo so pais e acabam aceitando o fato. Parece que as mes tm mais facilidade para enfrentar a situao talvez porque muitas tambm engravidaram na adolescncia. Na verdade, mais ou menos metade das mes passou por essa experincia o que torna o problema menos complicado para as filhas: "Minha me tinha 13 ou 14 anos quando eu nasci, por isso no vai poder falar nada". Para o pai o choque maior, mais ele acaba se habituando com a idia. Reao do Parceiro: No passado, o menino que engravidava a namorada tinha que casar com ela porque era ameaado de morte se no fizesse. Hoje, esse tipo de cobrana parece ter-se esgarado no tecido social. Essa responsabilidade de casamento deixou de existir na grande maioria dos casos, mesmo porque a sociedade assumiu uma postura mais liberal em relao ao fato.No entanto, o que percebemos que os meninos muitas vezes gostam da gravidez de suas companheiras porque isso representa uma maneira de firmar a prpria masculinidade. Eles tambm esto atravessando uma fase de transio, de busca da identidade e, de uma forma ou outra, a gravidez da companheira prova de que so realmente homens.

Por outro lado, o adolescente v na gravidez da garota uma maneira de perpetuar a famlia. Engraado, o menino se preocupa com isso e soma a essa idia de continuidade da famlia a sensao de estar criando algo prprio, que dele mesmo. Ento, na maioria das vezes, eles acabam assumindo essa gestao. Assumir no significa morar junto na mesma casa, embora isso possa acontecer. No so raros os casos de adolescentes que acabam se unindo ao companheiro durante o pr-natal. No se casam necessariamente no papel, mas mudam o estado matrimonial e passam a constituir uma famlia. PREVENO

Divididas em 3 metodos: Mtodos de barreira Preservativo masculino e feminino (camisinha) Diafragma Esponjas e espermicidas Dispositivo Intrauterino (DIU) Mtodos hormonais Plula monofsica Plula multifsica Miniplulas Plula do dia seguinte Injetveis Implante Hormonal Anel Vaginal Adesivo Cutneo

You might also like