You are on page 1of 25

ndice

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Introduo Ncleo Brasil /Cuba - pg.1 Disposies Gerais - pg. 3 Organizao do NBC - pg. 4 Seleo e Prazos - pg. 7 Hospedagem - pg. 9 Seleo, Documentos e Prazos - pg.9 Taxas e procedimentos - pg. 12 Confirmao de Interesse - pg. 14 Devoluo das taxas - pg. 16 Critrios de Pontuao - pg. 17 Tabela de Prazos - pg. 20

Edital NBC 2013 Etapa Cubana

A Direo Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), por meio da Coordenao de Estgios e Vivncias (CEV), vem por meio do presente edital informar que encontram-se abertas as inscries para o processo seletivo do Ncleo BrasilCuba (NBC) no ano de 2013 em parceria a Federao Estudantil Universitria de Cuba (FEU).

1. Introduo A DENEM Direo Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina fundada em 1986 a entidade que representa oficialmente todos os estudantes de medicina do Brasil, promovendo debates em sade e educao, aprofundamentos poltico-sociais, eventos acadmicocientficos, esportivos, discusses cerca do SUS, sade do trabalhador, do papel e da qualidade da extenso universitria, pesquisas, estgios e vivncias; e diversas outras atividades que contribuem para a formao de profissionais compromissados com a transformao da sociedade em que vivemos para uma realidade mais justa. A DENEM juntamente com a Federao Estudantil Universitria de Cuba (FEU), responsvel pela organizao do Ncleo BrasilCuba etapa Cubana.

Pg. 1

O NBC dividido em duas fases, na qual a etapa brasileira ocorre anualmente no perodo de Julho/Agosto e a etapa cubana, dividida em 2 etapas. A 1 etapa no perodo de Janeiro/Fevereiro e a 2 etapa no perodo de Junho/Julho, sendo sediadas inicialmente em Havana. Com a parceria DENEMFEU, esperase o aprofundamento terico e prtico, alm de debate sobre organizao social e poltica nos dois pases, tendo como eixo a construo do socialismo. Neste ncleo espera-se abordar assuntos pertinentes revoluo cubana, como esta interferiu na formao atual do sistema de sade Cubano e sua interferncia na sade pblica do pas. A DENEM reconhece a importncia de estgios de natureza essencialmente poltica e dos acordos de cooperao bilaterais entre entidades parceiras, com aprofundamento nas discusses polticas, na qual a DENEM tem-se focado em realizar um acmulo terico nos ltimos anos. O presente edital, que visa seleo de candidatos ao NBC para a etapa cubana em suas 2 edies. Na 1 edio, com 20 vagas e a 2 edio com 10 vagas, inicialmente. A 1 edio do ncleo ir ocorrer entre os dias 15 de Janeiro e dia 29 de fevereiro de 2013. O grupo selecionado ira decidir qual ser o melhor perodo dentre o informado para realizar o estgio de 21 dias. A 2 edio do ncleo ir ocorrer entre os dias 01 de Junho e dia 15 de Julho de 2013. O grupo selecionado ira decidir qual ser o melhor perodo dentre o informado para realizar o estgio de 21 dias. Pg.2

Neste ano a FEU-ISCM-Havana ir receber os 30 brasileiros para o intercmbio e o grupo selecionado ser o responsvel pela aprovao da programao proposta aos estudantes brasileiros.

2. Disposies Gerais 2.1.) Qualquer estudante de graduao de medicina do Brasil, devidamente matriculado em entidade reconhecida ou autorizada pelo Ministrio da Educao (MEC), poder participar do processo de seleo 2013 do NBC etapa Cubana, desde que respeite as regras do processo seletivo. 2.2.) A inscrio se far pelo site abaixo, e ter sua validade inicial feita preferencialmente, pela Coordenao Local de Estgios e Vivncias (CLEV), vinculado ao CA/DA da respectiva faculdade/universidade de origem do estudante. Assim sendo, cabe ao estudante que deseja concorrer s vagas do presente edital se informar sobre a CLEV de sua faculdade, para que esta faa o intermdio entre o estudante e a CEV/DENEM.

2.2.1.) A inscrio ter incio dia 04 de dezembro de 2012 atravs do site:

www.intercambiosdenem.com.br, para o correto funcionamento do site


o navegador Internet Explorer no poder ser utilizado.

Pg.3

2.2.2.) SOMENTE as faculdades/universidades que no possurem uma CLEV ativa, sero aceitas inscries validadas pela Coordenao Regional (CR) da DENEM ou pela CLEV de uma faculdade prxima, que far o intermdio na seleo do NBC 2013-etapa Cubana entre o estudante e a CEV/DENEM. 2.2.3.) O estudante que no possuir cadastro ativo no sistema de inscries de sua CLEV, dever no ato da inscrio encaminhar e-mail solicitando a incluso de sua Universidade no banco de dados atrs do e-mail: intercambiosdenem@gmail.com 2.3.) A inscrio no presente edital implica concordncia com todas as regras nele dispostas. Portanto, imprescindvel a leitura de todo o edital, evitando confuso e interpretao errada das informaes cedidas no mesmo. O no cumprimento de qualquer das exigncias do presente edital desclassifica automaticamente o candidato do processo seletivo. 3. Organizao NBC 3.1.) Para a o NBC 2012 etapa Cubana, esto abertas 30 vagas, distribudas da seguinte forma: 19 vagas para o processo seletivo geral 1 edio e 1 vaga para representante da DENEM e 9 vagas para o processo seletivo geral 2 edio e 1 vaga para representante da DENEM.

Pg. 4

3.2.) Do processo seletivo geral 1 edio: esto abertas um total de 19 vagas. Desse total, 8 vagas esto divididas em 1 vaga por regional da DENEM, podendo concorrer vaga de cada regional somente estudantes de graduao matriculados em faculdades/universidades dos estados abrangidos por aquela regional. As vagas no preenchidas por estes estudantes faro parte de um ranking geral, para as quais estudantes de graduao em medicina de qualquer escola do pas podero concorrer. 3.2.1.) Do processo seletivo geral 2 edio: esto abertas um total de 9 vagas. Desse total, todas as vagas faro parte de um ranking geral, para as quais estudantes de graduao em medicina de qualquer escola do pas podero concorrer.

3.2.2.) Para a seleo dos candidatos do processo seletivo geral 1 edio, sero oferecidas 11 vagas e devero obedecer aos critrios de pontuao que constam no tpico 11 deste edital.

3.3.) A etapa cubana do NBC se dar, no ano de 2013, 1 edio entre os dias 15 de Janeiro e dia 29 de fevereiro de 2013 e 2 edio entre os dias 01 de Junho e dia 15 de Julho de 2013, obedecendo programao do estgio, a ser divulgada posteriormente. Durante esse perodo, os estudantes acompanharo as atividades organizadas pela DENEM/FEU.

Pg.5

3.4.) O estudante inscrito neste processo seletivo confirma estar ciente das caractersticas base de cada edio do ncleo Brasil-Cuba- Etapa Cubana. A 1 edio possui seus embasamentos polticos e engajados na discusso poltico-social, a 2 edio possui caracterstica de estgio prtico e de vivncia, no qual iro se abordar assuntos pertinentes sade publica e reas especificas da medicina que sejam de interesse do grupo selecionado.

3.5.) Durante o perodo do estgio, sero fornecidos aos estudantes selecionados que optarem pela hospedagem em albergue estudantil alimentao e hospedagem, como parte do acordo entre a DENEM e a FEU para o NBC. Todas as demais despesas (inscrio, transporte areo idavolta de Cuba, taxas aeroporturias, segurobagagem, segurosade, emisso de documentos, etc.) sero de responsabilidade dos estudantes selecionados. 3.5.1.) O estudante que representar a DENEM ter seus gastos cobertos pela executiva para sua participao na etapa cubana do NBC 2012. Comprometese, com isso, em fazer um repasse para o movimento estudantil das atividades l realizadas e dos avanos nas discusses e reflexes trazidas no decorrer do estgio. 3.6.) A DENEM e a FEU podem, a qualquer momento, suspender o processo seletivo do NBC, com base em eventuais problemas na organizao do estgio ou outros que excedam a capacidade das duas entidades de solucionar o ocorrido. Pg.6

3.6.1.) Em caso de suspenso do processo seletivo ser de responsabilidade da DENEM apenas a devoluo das taxas pagas pelos estudantes, bem como a emisso de um documento explicativo dos entraves realizao do NBC no presente ano. 3.7.) Todas as disposies do presente edital so passveis de alterao nos fruns deliberativos da DENEM, respeitando a hierarquizao de poder de deciso de cada frum, segundo o estatuto da entidade. Quaisquer alteraes sero comunicadas nas listas e mdias da DENEM aos estudantes de medicina, para que tomem conhecimento das alteraes e possam fazer as devidas adequaes, caso seja necessrio.

4. Seleo e Prazos 4.1.) Sero aceitos SOMENTE inscries validadas por meio da CLEV ou da CR da DENEM ou da CLEV assistente (para aquelas faculdades que no possurem CLEV ativa), pelo nvel 2 do site de inscries da DENEM: www.intercambiosdenem.com.br/n2 4.2.) A distribuio das vagas obedecer ao disposto no tpico 3.2 deste edital. Dessa forma, o estudante no precisa discriminar se quer concorrer as 8 vagas por regionais ou as 6 vagas do ranking geral.

Pg.7

4.3.) De acordo com os critrios de pontuao, dispostos no item 11 deste edital, a seleo se dar por ordem decrescente de pontos. O mais bem colocado de cada regional ocupar a vaga destinada s regionais da DENEM, e os demais candidatos de todo o Brasil entraro automaticamente no ranking geral, em ordem decrescente de pontuao. 4.4.) Em caso de empate entre os candidatos, ter prioridade aquele com maior participao nos fruns da DENEM (ECEM, COBREM, EREM, ROEx, Seminrio do CENEPES, FEV e ECEV). Caso o empate persista, ter prioridade aquele em estgio mais avanado no curso de graduao em medicina. Caso o empate persista mesmo aps os dois critrios de desempate anteriores terem sido usados, caber DENEM avaliar qual mtodo usar para realizar o desempate entre os candidatos. 4.5.) Vagas para representantes da DENEM: o representante da DENEM que participar do NBC, dentro das vagas destinadas para tal fim, ter seu nome escolhido em alguma instncia deliberativa da executiva, devendo acompanhar todas as atividades do NBC e fazer repasse ao Movimento Estudantil sobre sua participao quando do fim do estgio. 4.6.) Caso alguma das regionais no consiga ocupar a vaga a ela destinada, aps convocao de todos os candidatos inscritos daquela regional terem sido convocados, tal vaga ser disponibilizada para compor o Ranking Geral, obedecendo s demais regras do processo seletivo discriminadas acima.

Pg.8

5. Hospedagem

5.1.) Hospedagem em Cuba poder ser em casa de famlias cubanas, sem custo pela hospedagem e sem alimentao inclusa ou em moradia estudantil/hotel com alimentao inclusa com o custo mdio de U$$ 9,00 (nove) dlares/dia. A escolha pela melhor opo de hospedagem ser de reponsabilidade do grupo selecionado e da disponibilidade oferecida pela FEU.

6. Etapas de Seleo, Documentos e Prazos. 6.1.) A seleo se dar por meio de etapas e prazos definidos abaixo, sendo imprescindvel o cumprimento de todas as etapas para poder concorrer s vagas do presente edital. 6.2.) O no cumprimento dos prazos implica desclassificao automtica do candidato, sendo convocado o candidato subsequente na lista de classificao divulgada. 6.3.) A inscrio se dar somente atravs do site de inscrio da CEV, atravs do preenchimento de cadastro pessoal e upload em formato JPEG do Comprovante de Matricula no segundo semestre de 2012 no curso de medicina em entidade reconhecida/autorizada pelo Ministrio da Educao Pg.9

(MEC), do Termo de Compromisso assinado pelo estudante, do Termo de Responsabilidade assinado pelo estudante, do certificado/comprovante de ter participado da palestra informativa e dos documentos que comprovem pontuao. 6.4.) A inscrio dever ser validada pela CLEV ou pela respectiva CR ou da CLEV assistente (na inexistncia de uma CLEV ativa), mediante apresentao pelo estudante dos documentos ORIGINAIS que comprovem pontuao. Os documentos originais que comprovem pontuao devem permanecer com o estudante e dever deste apresentar os mesmo quando solicitado pela CLEV ou CEV. 6.4.1.) Cabe a CLEV a conferncia, documento por documento, dos documentos originais que comprovem pontuao do estudante, podendo essa ser a CLEV da instituio do prprio estudante ou a CLEV assistente de instituies que no possuam CLEV ativa e que estejam sobre a responsabilidade desta CLEV, tendo ela a obrigao de desconsiderar documentos que julgue suspeitos de adulterao, ilegitimidade ou que no estejam em concordncia com os critrios de pontuao apresentados neste edital. 6.4.2) No caso de faculdades/universidades que no possuam uma CLEV ativa, cabe a CR ou a CLEV assistente a conferncia dos documentos quanto a sua legitimidade, mas no quanto a sua concordncia com os critrios de pontuao apresentados neste edital, nesse caso ficar a cargo da CEV esta ltima tarefa. Pg.10

6.4.3.) O estudante poder recorrer a CEV em caso de desonestidade ou impercia da CLEV ou CR. Cabendo a CEV a anlise do caso e a tomada das providencias necessrias. 6.4.4.) Ao ser validada a inscrio, o estudante receber um e-mail confirmando que sua inscrio est aguardando a aprovao final da CEV. 6.4.5.) As inscries para os estudantes se encerram no sistema dia 12 de dezembro de 2012, s 23h59minh. No ser possvel efetuar inscries aps essa data. A validao da inscrio pela CLEV, CR ou CLEV assistente dever ocorrer entre os dias 13 de dezembro e 15 de dezembro de 2012, e at 23h59minh. No ser possvel validar inscries aps essa data. 6.4.) Cabe a CEV aprovar ou reprovar documentos ou inscries. Devendo ela apresentar justificativas para as reprovaes. 6.4.1.) direito da CEV, quando houver consenso entre os CEVs e a Rede de Ajuda da CEV, reprovar TODAS as inscries de uma faculdade/universidade caso se suspeite de negligncia, falsificaes ou m f na validao das inscries. 6.6.) O resultado da seleo ser divulgado pela CEV no dia 19 de dezembro de 2012, no sendo aceitas reclamaes ou interpelao de recursos aps esse perodo.

Pg.11

6.7.) Conferida documentao, ser elaborada uma lista em ordem decrescente de pontuao, segundo disposto no item 4 deste edital, a ser divulgada em todas as listas de e-mails da DENEM. Caso no sejam preenchidas todas as vagas, mesmo findada a convocao de candidatos inscritos no processo, ser realizado um sorteio com as vagas restantes segundo nmeros da MegaSena, com prazos e regras divulgadas amplamente nas listas da DENEM.

7. Taxas e procedimentos 7.1.) Para o processo seletivo da etapa cubana do NBC 2012 ser cobrada pelo DA/CA uma taxa de inscrio no valor de R$30,00 por candidato inscrito, visando cobrir custos com a organizao do NBC. As Clevs ou os Coordenadores Regionais tem autonomia para cobrarem uma taxa referente ao envio da documentao e outros possveis gastos. Entretanto, qualquer abuso nessa taxa deve ser comunicado a CEV/DENEM, para que se possa averiguar possveis excessos. 7.2.) Os estudantes selecionados devero realizar o pagamento da taxa no valor de R$400,00 integralmente pagos em uma nica parcela em conta discriminada no item 7.3 deste edital, at o dia 28 de dezembro de 2012. O no pagamento da taxa no prazo especificado implica em desistncia da vaga e convocao do candidato seguinte na ordem de classificao divulgada pela CEV/DENEM. Pg.12

7.3.) A conta para depsito das taxas do NBC 2013 ser:

Banco do Brasil Ag 2805-3 CC: 48296-X DIR EXEC NAC EST MED
7.4.) O pagamento se dar exclusivamente de uma das seguintes maneiras: 7.4.1.) Pagamento em deposito feito com atendente bancrio (diretamente no caixa), quando dever ser solicitado que o nome completo do estudante seja acrescentado no comprovante de depsito emitido pelo banco. No sero aceitos comprovantes que no contenham o nome, impresso pelo banco, do estudante selecionado. 7.4.2.) Pagamento por transferncia entre contas correntes do Banco do Brasil, sendo que o estudante selecionado devera ser, necessariamente, o titular da conta de origem da transferncia. No sero aceitas transferncias de contas de pais, familiares ou outros. 7.5.) Somente sero consideradas vlidas as transferncias realizadas segundo os prazos estipulados nesse edital, e para a conta especificada no item 7.3. O uso de outras contas da DENEM, bem como no cumprimento dos prazos, implica em perda da vaga pelo estudante e convocao de outro candidato em ordem decrescente de pontuao. Pg.13

7.6.) Os comprovantes de pagamento devero ser scaneados e enviados, at as 23h59minh do dia 29 de dezembro de 2013 para e-mail comprovantes@denem.org.br com o titulo: CONFIRMACAO DE INTERESSE NBC 2013 - NOME DO ESTUDANTE FACULDADE 7.6.1.) Tal envio dever ser realizado exclusivamente pelo CLEV ou Coordenador Regional, devendo ser um e-mail por estudante inscrito no processo. 7.7.) A ausncia de qualquer documentao desclassifica o estudante do processo seletivo;

8. Confirmao de Interesse na vaga 8.1.) A confirmao no interesse pela vaga se dar apenas aps o pagamento das taxas discriminadas no item 7. deste edital, e do envio do comprovante de deposito das taxas pagas para o endereo eletrnico especificado no item 7.6. deste edital. Todos os prazos devem ser respeitados para que a inscrio seja considerada vlida.

Pg.14

8.2.) Posteriormente, sero divulgadas datas para que os selecionados enviem alguns documentos, para que sejam providenciados vistos para entrada em Cuba. Essa divulgao se dar pelas listas e nos e-mails individuais dos candidatos selecionados, visando o bom andamento do estgio e cumprimento de prazos firmados entre a DENEM e a FEU. 8.3.) As vagas porventura remanescentes sofrero redistribuio por lista decrescente de pontuao. 9. Situaes no previstas no presente edital 9.1.) Os casos dessa natureza devem ser comunicados a CEV (pelo endereo eletrnico, preferencialmente) pelo CLEV ou Coordenador Regional, que tomara as medidas necessrias para soluo de problemas e duvidas quanto a este edital. 9.2.) Todas as decises no previstas nesse edital, bem como aquelas aqui j dispostas, esto sujeitas as decises tomadas nos espaos deliberativos da DENEM (ECEM, COBREM, ROEx e Reunies de Coordenao Nacional da DENEM). 9.3.) A CEV reserva-se o direito de divulgar erratas do presente edital caso seja necessrio alguma alterao acerca da organizao do ncleo BrasilCuba.

Pg.15

10. Devoluo de taxas: 10.1.) Somente ser passvel de devoluo a taxa de confirmao de interesse na vaga, mediante explicao formal do estudante (para o e- mail alteracaoaf@gmail.com) sobre o motivo do cancelamento e respeitando o prazo de divulgao oficial do grupo selecionado e a aprovao da programao NBC/DENEM/FEU. 10.2.) As instncias deliberativas da DENEM, aps anlise da Coordenao de Estgios e Vivncias (CEV), deliberaro sobre a devoluo ou no do valor solicitado. A taxa de inscrio no processo seletivo no ser devolvida em hiptese alguma.

11. Critrios de Pontuao

11.1.) A seleo se dar por ordem decrescente de pontuao. A pontuao acumulada do estudante para o NBC poder ser usada para os Estgios Nacionais e Internacionais da DENEM.

Pg.16

Critrios de Pontuao
1. Participao em Gesto de CA/DA/DENEM: - Gesto Concluda: 150 pontos - Gesto em Andamento: 10 pontos/ms *Devero constar nos certificados os meses de incio e trmino da gesto, bem como se o estudante concluiu toda a gesto. *Para gesto concluda, sero aceitos somente gestes com 10 meses ou mais de durao. *Gesto em Andamento vlido da posse da gesto at o momento da seleo.

*Somente sero aceitos certificados oficiais emitidos pelo CA/DA/DENEM


2. Participao como colaborador (rede de apoio) em atividades do CA/DA/DENEM: - Gesto em Andamento ou Anterior: 01 ponto/semana de participao *Dever constar no certificado o nmero de semanas no qual o estudante foi colaborador da respectiva entidade. *Caso a discriminao seja em meses, ser considerado 1 ms = 4 semanas. *Somente ser aceito certificado oficial emitido pelo CA/DA/DENEM Pg.17

3. Representao

discente

em

rgos

Colegiados

da

Faculdade/Universidade: - Gesto Concluda: 08 pontos/ms - Gesto em Andamento: 05 pontos/ms *Somente sero aceitos certificados oficiais emitidos pelo rgo Colegiado em questo. * Gesto em Andamento vlido da posse at o momento da seleo. 4. Participao em eventos da DENEM (eventos vlidos: EREM, ECEM, Seminrio do CENEPES, COBREM): - Cada evento: 07 pontos

5. Participao em eventos promovidos pelo CA/DA, que tenham carter poltico de discusso e/ou aprofundamento (mesa de debate, simpsios, roda de conversa, vivncias): - Cada evento: 05 pontos *Somente sero aceitos certificados em que esteja clara a funo de debate/aprofundamento poltico do espao. *No sero aceitos certificados de eventos de cunho estritamente cientfico ou acadmico. Pg.18

6. Participao em eventos de cunho poltico, no vinculados ao CA/DA/DENEM (mesas/rodas de discusso em Conselhos de Medicina, Aprofundamento Poltico de qualquer natureza; eventos de outras executivas de curso): - Cada evento: 04 pontos *Somente sero aceitos certificados em que esteja clara a funo de debate/aprofundamento poltico do espao. *No sero aceitos certificados de eventos de cunho estritamente cientfico ou acadmico. 7. Fazer parte da Comisso Organizadora de evento da DENEM (ECEM, ROEx, EREM, Seminrio do CENEPES, COBREM, FEV, ECEV), estgios NBC e GAP ou de evento de discusso/aprofundamento poltico: - Cada evento: 04 pontos *Somente sero aceitos certificados em que esteja clara a funo de debate/aprofundamento poltico do espao. * No sero aceitos certificados de eventos de cunho estritamente cientfico ou acadmico.

Pg.19

Tabela de Prazos NBC 2013 Inscrio do candidato pelo site Validao pela CLEV no site Lista oficial dos inscritos Lista das inscries validadas pela CEV Lista oficial dos selecionados Pagamento Taxa

Data 04/12 a 12/12 13/12 a 15/12 16/12 18/12 19/12 19/12 a 28/12

Direo Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina Coordenao de Estgios e Vivncias 2012
Bruno Miceli Luciana Cmara Luiz Alexandre Dalla Vecchia Valter Sartorato
Pg.20

ANEXO 1 TERMO DE COMPROMISSO

Critrios para Devoluo de Taxa de Inscrio de Intercmbio NBC 2013


Eu,____________________________________________________________, abaixo

assinado, RG ___________________, CPF___________________, estudante do curso de Medicina regularmente matriculado na

________________________________________, matrcula n__________________, estou ciente, dentro do Ncleo Brasil Cuba oferecido pela Direo Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), de que s ser devolvido o montante pago aps seleo nacional se: a universidade que oferecer o estgio estiver em greve; houver reposio de aula durante o perodo do estgio devido greve na faculdade que oferecer o estgio; o pas a ser visitado estiver em guerra, sob terrorismo, luta revolucionria, desastres naturais (estados de calamidade pblica) confirmados por representante oficial; houver problemas com a infraestrutura da viagem: visto negado, falncia de companhia area; todos os itens devero ser comprovados com documentao e analisados pela CEV; qualquer outro problema financeiro uma comisso formada pela CEV vai analisar o caso para se necessrio fazer o reembolso.

Deverei apresentar Coordenao Local de Estgios de Vivncias, que encaminhar CEV - DENEM, uma carta que descreva e comprove o motivo da desistncia, e em anexo a cpia do comprovante de depsito da taxa de intercmbio na conta corrente da DENEM.

______________________, _____ de ___________________ de 20__

___________________ Assinatura do Aluno


Termo de Compromisso NBC/ DENEM 2013

ANEXO 2 - TERMO DE RESPONSABILIDADE

TERMO DE RESPONSABILIDADE NBC 2013

Eu ____________________________, abaixo assinado, RG__________________, CPF___________________, estudante do curso de Medicina regularmente matriculado na ________________________, matrcula n_____________, declaro estar ciente das seguintes responsabilidades como intercambista da Direo Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM) pelo ncleo Brasil Cuba: Manter-me atento ao recebimento de e-mails, em contato com minha CLEV durante as datas dos resultados, respeitar os prazos de pagamento e do envio de documentos; Manter-me disponvel para um possvel contato do CLEV e/ou CEV durante todo o perodo do processo seletivo; O pagamento da taxa de intercmbio da DENEM presente no edital dever ser feita aps o aviso dos selecionados respeitando os prazos propostos no edital; A DENEM no se responsabiliza pela compra de passagens antes da confirmao da programao, hospedagem e aceite pela FEU; Se o estgio for cancelado pelo pas anfitrio aps o recebimento da confirmao, a CEV/DENEM far todo o esforo para conseguir um intercmbio em outro pas ou momento. No conseguindo o intercmbio, a DENEM se compromete a devolver o montante pago pelo aluno referente taxa paga. No caber DENEM qualquer responsabilidade quanto a aquisio de passagens ou outros gastos feitos pelo(a) estudante; A DENEM no se responsabiliza por custos extras de transporte por consegu ir intercmbio em pas similar; A DENEM no se responsabiliza pelo requerimento nem pelo pagamento do visto para a entrada no pas anfitrio;

Pg. 1

A DENEM se d o direito de cancelar o intercmbio do estudante que no colaborar com a organizao da documentao exigida pelo pas anfitrio e nenhum valor ser ressarcido; A DENEM no tem responsabilidade pelas especif icaes do intercmbio oferecida pelo pas anfitrio; Caso o estudante no aceite s especificaes do estgio, o mesmo poder ser cancelado pelo estudante, entretanto no ser devolvido nenhum valor pago por este; O envio de Confirmao/ Interesse pela vaga de inteira responsabilidade do estudante e este deve assumir qualquer consequncia do no envio do mesmo.

____________________, _____ de ___________________ de 20__

_________________________________________ Assinatura do Aluno

Pg. 2

Termo de Responsabilidade NBC/DENEM 2013

You might also like