You are on page 1of 2

UNIBRASIL Faculdades Unidas do Brasil. CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: CDIGO PROCESSUAL CIVIL PROF.

. AMANDA PAULIN ALUNO: CLUDIO JOAQUIM REZENDE, 4 DIAN

RESPOSTAS S QUESTES 1. Os deveres previstos no artigo 14 do CPC impem deveres que transcendem as partes e seus procuradores, estendendo-se a todos aqueles que de qualquer forma participam do processo. Esto a includos o Ministrio Pblico, as testemunhas, alm de funcionrios do judicirio, peritos, assistentes tcnicos, alm de pessoas s quais se destinem determinaes judiciais vinculadas ao processo. 2. Caso a parte realize atos protelatrios, seja no sentido de produzir provas, praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito, estar descumprindo os seus deveres, conforme inciso IV do Artigo 14 do CPC. 3. Sim, segundo os autores da obra Direito Processual Civil Esquematicado, s haver litigncia de m-f se o autor agir de forma intencional, dolosa, com a conscincia do ato que est perpetrando. No se admite que a parte v a juzo formular pretenses e defesas que sabe de antemo que no tm fundamento. O que torna a questo mais complicada que o juiz precisaria, ento, conhecer a subjetividade do litigante ou do participante do processo, para saber se ele tinha ou no conscincia da sua falta de razo. Ora, como isso impossvel, ele verificar se o erro cometido foi escusvel ou no. Se o equvoco for considerado grosseiro, o juiz sancionar aquele que o perpetrou com as penas da litigncia. (p. 178) 4. As sanes impostas esto previstas no caput do artigo 18, no qual o juiz ou tribunal, condenar o litigante de m-f a pagar multa no excedente a um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou. Tais sanes podero ser impostas de ofcio ou a requerimento. Se no houver dano. 5. Quanto reparao dos danos, transcrevo mais uma vez a anlise dos autores supracitados:

A reparao dos danos causados pelo litigante de m-f. Sem prejuzo das sanes penais (como, por exemplo, crime de desobedincia), civis ou processuais cabveis, o juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, aplicar multa no superior a 20% do valor da causa. Pode haver violao cumulativa dos quatro primeiros incisos e do ltimo, caso em que sero aplicadas cumulativamente as penas da litigncia de m-f e do ato atentatrio ao exerccio da jurisdio.

6. O tratamento legal dado ao uso de expresses injuriosas est previsto no artigo 15, que probe o seu emprego pelas partes e seus advogados. Caso tais expresses tenham sido proferidas na defesa oral, o juiz advertir o advogado sob pena de lhe cassar a palavra. Caso as expresses estejam nos escritos, o juiz poder risc-las do processo, seja de ofcio ou a requerimento. 7. Os limites para aplicao da sano processual para expresses injuriosas contm um elemento subjetivo, mas h um limite mdio, baseado no bom senso e numa certa jurisprudncia, aplicada em casos concretos anteriores.

You might also like