You are on page 1of 83

Eletroeletrnica

Redes veiculares

Redes veiculares

NDICE

Apresentao Sistema convencional x sistema com rede CAN Rede CAN (Controller Area Network) - Funcionamento Rede A-BUS Exerccios: Rede CAN e rede A-BUS Uno - Sistema convencional Exerccio 1: Arquitetura eletroeletrnica do Uno Palio Fire - Sistema convencional Exerccio 2: Arquitetura eletroeletrnica do Palio Fire Marea - Sistema convencional Exerccio 3: Arquitetura eletroeletrnica do Marea Dobl - Sistema Ve.N.I.C.E. Exerccio 4: Arquitetura eletroeletrnica do Dobl (Sistema Ve.N.I.C.E.) Palio RST III (1.8) - Sistema Ve.N.I.C.E. PLUS Exerccio 5: Arquitetura eletroeletrnica do Palio (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus) Palio RST III (1.0 e 1.4) Sistema G1 Exerccio 6: Arquitetura do sistema G1 Idea - Sistema Ve.N.I.C.E. PLUS i Exerccio 7: Arquitetura eletroeletrnica do Idea (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus i) Punto - Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. Exerccio 8: Arquitetura eletroeletrnica do Punto Stilo - Sistema F.L.Ore.N.C.E. Exerccio 9: Arquitetura eletroeletrnica do Stilo (Sistema F.L.Ore.N.C.E.) Stilo Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. Exerccio 10: Arquitetura do sistema Nano- F.L.O.r.e.N.C.E. Exerccios complementares Exerccio 1: Sensores de estacionamento Exerccio 2: Trip Computer Exerccio 3: My Car Fiat

05 06 08 13 15 18 18 20 20 22 22 25 25 30 30 35 35 37 37 42 42 47 47 54 54 56 56 59 61

Exerccio 4: Alavanca de comandos - Limpadores dos vidros Exerccio 5: Sistema de iluminao Exerccio 6: Piloto automtico Cruise Control Exerccio 7: Sistema trava portas Exerccio 8: Vidros eltricos Alinhamento PROXI

63 68 71 72 74 76

Redes veiculares

Apresentao

Nesta apostila, vamos estudar os tipos de arquiteturas eletrnicas aplicadas nos veculos FIAT, seus componentes e seu funcionamento. O seu empenho no estudo deste contedo muito importante para o sucesso do aprendizado e para a melhoria da qualidade de servio. Bom estudo!

05

Redes veiculares

Sistema convencional x sistema com rede CAN

O Sistema eletroeletrnico de um veculo considerado um sistema convencional quando ele possui as unidades eletrnicas trabalhando de maneira isolada, sem o uso da rede de trabalho. Dessa forma, quando uma mesma informao importante para o funcionamento de dois ou mais sistemas, necessrio o uso de conexes e/ou componentes redundantes.
Atuadores

Unidade de Controle do Motor

Quadro de Instrumentos

Sensores

Sensores

O desenho anterior mostra dois sistemas que necessitam de informaes comuns, como rotao e temperatura do motor, por exemplo. Dessa forma, necessrio que cada sistema tenha suas conexes e sensores no motor para captar estas informaes. assim que os componentes e conexes redundantes aparecem. Nesse caso, elas so destacadas na cor cinza. A existncia desses componentes e conexes redundantes aumenta a complexidade do chicote eltrico, o que eleva o risco de falhas e diculta o processo de produo. Com o uso da rede de trabalho entre as unidades eletrnicas (Rede CAN - Controller Area Network), o uso destes componentes redundantes extremamente reduzido ou no ocorre, pois as informaes necessrias a mais de um sistema so transmitidas pela rede. Isso simplica o sistema eletroeletrnico do veculo. A ilustrao a seguir mostra o uso da Rede CAN. Nesse caso, os componentes redundantes no aparecem.

Atuadores

Unidade de Controle do Motor

Rede CAN

Quadro de Instrumentos

Sensores

Sensores

06

Redes veiculares

A Rede CAN utilizada pela FIAT Automveis nos seguintes veculos:

Dobl (Sistema Ve.N.I.C.E.) Palio RST I (Sistema Ve.N.I.C.E.) Palio RST II (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus) Palio RST III (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus e Sistema G1) Idea (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus) Stilo (Sistema F.L.Ore.N.C.E. e Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E.) Punto (Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E.) Linea (Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E.)

07

Redes veiculares

Rede CAN (Controller Area Network) Funcionamento

Rede CAN uma rede de comunicao entre as diversas centrais ou ns de comando que opera com protocolo CAN BOSCH de comunicao serial bidirecional, que pode ser de baixa velocidade (at 125 Kbit/s) ou de alta velocidade (at 1000 Kbits/s). A rede constituda por dois cabos eltricos responsveis pelo transporte de todas as informaes. A existncia de dois cabos eltricos para o transporte de mensagens confere ao sistema maior segurana e conabilidade.

BARRAMENTO CAN (2 cabos)

SELEO

SELEO

SELEO

SELEO

MEMRIA

MEMRIA

MEMRIA

MEMRIA

N 1

N 2

N 3

N 4

Cada um dos NS que fazem parte da rede podem tanto lanar quanto receber informaes no barramento CAN. As principais vantagens do sistema so: interligao de diversas centrais para troca de informaes eliminando sensores redundantes reduo de chicotes, terminais, componentes e conexes, com relativa reduo de peso maior confiabilidade do sistema facilidade de implementao de novas funes menor susceptibilidade interferncia eletromagntica

08

Redes veiculares

Funcionamento

O protocolo CAN opera com o princpio multimaster/multicaster, ou seja, todos os mdulos eletrnicos tm o mesmo direito de acesso ao barramento, no existindo um nico servidor ou mestre. Uma das vantagens desse tipo de rede est no fato de que, se um dos ns apresentar algum problema, os outros continuam funcionando normalmente. Quando um N inicia a transmisso de informaes, ela envia um pacote de informaes na rede. Cada pacote composto basicamente de: um cdigo identificador um conjunto de informaes O cdigo identicador rotula qual o pacote que ser transmitido. Em um mesmo veculo no existem dois pacotes com o mesmo nmero identicador. Alm disso, o identicador quem dene a prioridade entre os pacotes: se duas unidades eletrnicas comearem a transmitir informaes ao mesmo tempo, ter prioridade de transmisso a que estiver transmitindo um pacote com o nmero de identicador menor, que reconhecido como pacote mais importante. Logo aps transmitir o identicador, a unidade eletrnica transmite um conjunto de bits que representam vrias informaes, como rotao do motor, temperatura do uido de arrefecimento, presso do leo etc. Assim, cada pacote transporta um conjunto de informaes. Enquanto uma unidade eletrnica transmite uma informao, todas as outras simplesmente lem essa informao no barramento. Assim, quando uma fala, as outras ouvem. Se a informao no for importante para um N, ele ouve, mas no memoriza; se a informao for importante para um N, ele ouve e memoriza os dados.

Tipos de rede CAN


Existem dois tipos de rede CAN: BODY CAN ou B-CAN, cuja velocidade mxima de operao de 125 Kbits/s CHASSI CAN ou C-CAN, cuja velocidade mxima de operao de 1000 Kbits/s As duas redes possuem 2 cabos cada uma. Entretanto, o nome de cada cabo e o nvel de tenso de trabalho de cada um deles diferente:

09

Redes veiculares

Rede B-CAN

A rede B-CAN uma rede de baixa velocidade cuja funo trocar informaes entre os NS que controlam as funes da carroceria, como vidros eltricos, trava-portas, iluminao/sinalizao etc. A rede B-CAN permite uma velocidade mxima de transmisso de 125 Kbits/s. Entretanto, ela congurada para uma velocidade de transmisso de 50 Kbits/s. Os cabos desta rede so chamados de CAN A e de CAN B e eles operam de uma forma espelhada. Enquanto o cabo CAN A est com 5 V, o cabo CAN B est com 0 V e vice-versa. Isso ocorre para melhorar a imunidade contra interferncias. Para melhorar a compreenso, vamos analisar o seguinte exemplo: Suponhamos que o N de controle do motor seja responsvel pela transmisso do pacote nmero 5 na rede e que esse pacote transporte as informaes: rotao do motor temperatura do motor presso de leo Os dados a serem transmitidos so:

Informao
Identicador Rotao do motor Temperatura do motor Presso do leo

Valor
5 850 90 OK

Cdigo Binrio (Bit)


0000 0101 0000 0011 0101 0010 0101 1010 1

10

Redes veiculares

Para transmitir o pacote, o N transmite um bit de cada vez, numa velocidade de 50.000 bits por segundo, que a velocidade tpica de transmisso da rede B-CAN. O nvel de tenso no barramento depende do bit que est sendo transmitido:

Identificador

Dados

0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 1 1 0 1 0 1 0 0 1 0 1

CAN A CAN B

5 5 5 5 5 0 5 0 5 5 5 5 5 0 5 0 5 5 5 5 5 5 0 0 5 0 5 0 5 5 0 5 5 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 0 0 0 5 5 0 5 0 5 0 0 5 0 0

CAN A

CAN B

Para transmitir cada bit, o N controla o valor da tenso eltrica em cada um dos cabos, como mostra o oscilograma anterior. O pacote usado como exemplo tem um total de 33 bits. Em uma condio real, os pacotes podem possuir mais de 128 bits. O cabo CAN A transmite a mesma informao que o cabo CAN B. Entretanto, os nveis de tenso so invertidos entre eles. como se uma delas fosse espelhada em relao outra. Isso permite a transmisso de dados com maior conabilidade.

11

Redes veiculares

Rede C-CAN
A rede C-CAN tem como funes promover a troca de informaes entre centrais que necessitam trabalhar com alta velocidade, como injeo eletrnica, freios, transmisso etc. A C-CAN permite uma velocidade mxima de transmisso de 1000 Kbits/s. Entretanto, ela congurada para uma velocidade de transmisso de 500 Kbits/s. Essa rede opera segundo o mesmo princpio da rede B-CAN, entretanto, possui algumas diferenas principais: a velocidade tpica de comunicao da rede C-CAN de 500 Kbits/s. A rede B-CAN opera com 50 Kbits/s a tenso de trabalho dos cabos diferente, como ilustrado a seguir os cabos recebem o nome de CAN H e de CAN L os cabos da rede C-CAN so tranados

CAN H
5V 2,5 V 0V

CAN L
5V 2,5 V 0V

Gateway
Um veculo pode possuir apenas a rede B-CAN, apenas a rede C-CAN ou pode possuir as duas redes. Quando um automvel possui as duas redes, necessrio que um dos NS faa a funo gateway, que transferir os dados da rede de baixa velocidade para a rede de alta velocidade e vice-versa.

12

Redes veiculares

Rede A-BUS

A linha serial A-BUS tem o objetivo de garantir a troca de informaes e comandos entre as diferentes centrais eletrnicas: No Sistema F.L.Ore.N.C.E. por exemplo, essas centrais so: sirene do alarme central dos sensores volumtricos (alarme) mdulo eletrnico de comando direo (alavanca de comandos) central dos sensores de chuva/crepuscular NBC - N Body Computer No Sistema Ve.N.I.C.E. Plus por exemplo, essas centrais so: mdulo eletrnico de comando direo (alavanca de comandos) central dos sensores de chuva/crepuscular NBC - N Body Computer

Caractersticas da rede A-BUS


A comunicao na rede A-BUS realizada atravs da troca de pacotes de dados entre as diversas centrais. Cada central ligada A-BUS tem o seu prprio endereo eletrnico. Quando uma central deve enviar um comando ou informao a outra central, deve sempre inserir no pacote de dados o endereo da central destinatria. A transmisso acontece sempre de uma central transmissora para uma receptora (monodirecional). Concluda a recepo dos dados, a central receptora dever enviar o sinal de xito central emissora, terminando, desse modo, a troca do pacote de dados.

13

Redes veiculares

Diferenas entre a rede CAN e a rede A-BUS


Nmero de cabos no barramento: a rede CAN utiliza dois cabos no seu barramento. A rede A-BUS utiliza apenas um cabo no seu barramento Nvel de tenso: a rede CAN trabalha com 5 V no barramento. A rede A-BUS trabalha com12 V no barramento Velocidade de transmisso: a velocidade de transmisso de dados na rede CAN de 50 Kbits/s para a rede B-CAN e 500 Kbits/s para a rede C-CAN. A rede A-BUS trabalha com uma velocidade de transmisso de dados de 4,8 Kbits/s Prioridade de transmisso: na rede CAN a prioridade de transmisso atribuda ao pacote de dados. Na rede A-BUS a prioridade de transmisso atribuda central Endereamento de transmisso: Na rede CAN no existe endereamento de transmisso. Quando um N transmite um pacote de dados, todos os outros NS da rede recebem este pacote de dados. Porm, apenas os NS que necessitam da informao memorizam os dados. Na rede A-BUS, a central transmissora enderea o pacote de dados outra central

14

Redes veiculares

Exerccios: Rede CAN e rede A-BUS

1. O que signica a sigla C.A.N.?

2. Explique o que rede CAN.

3. Quais so as vantagens do uso da rede CAN?

4. O que so pacotes de mensagens? O que dene o nvel de prioridade entre os pacotes?

5. Qual a velocidade mxima de comunicao da rede de baixa velocidade? Qual a velocidade usada? Quantos cabos fazem parte da rede CAN de baixa velocidade? Quais so seus nomes?

15

Redes veiculares

6. Qual a velocidade mxima de comunicao da rede de alta velocidade? Qual a velocidade usada? Quantos cabos fazem parte da rede CAN de alta velocidade? Quais so seus nomes?

7. O que gateway?

8. O que signica a expresso unidade eletrnica: A. um nome genrico para qualquer dispositivo que possua internamente componentes eletroeletrnicos B. o nome dado caixa de rels e fusveis C. o nome dado central de injeo D. um termo que no deve ser utilizado, pois est errado 9. Quando que uma unidade eletrnica deve ser chamada de central? A. Em qualquer condio, pois os dois nomes possuem o mesmo significado B. Somente quando ela NO faz parte da rede CAN C. Somente quando ela faz parte da rede CAN D. Nunca, pois esses termos so completamente diferentes 10. Quando que uma unidade eletrnica deve ser chamada de N? A. Em qualquer condio, pois os dois nomes possuem o mesmo significado B. Somente quando ela NO faz parte da rede CAN C. Somente quando ela faz parte da rede CAN D. Nunca, pois esses termos so completamente diferentes

16

Redes veiculares

11. O que signica a expresso arquitetura eletrnica? A. o nome dado ao chassi do veculo B. o nome dado disposio e interligao dos componentes eletroeletrnicos do veculo C. o nome dado ao tipo de sistema de gerenciamento do motor D. o nome dado aos equipamentos eletrnicos da linha de montagem 12. Quando o sistema eletroeletrnico de um veculo no usa rede CAN, como ele chamado? A. Convencional B. Sistema Ve.N.I.C.E. C. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Sistema F.L.Ore.N.C.E.

17

Redes veiculares

Uno - Sistema convencional

Exerccio 1: Arquitetura eletroeletrnica do Uno

1. O FIAT UNO possui um sistema eletroeletrnico do tipo: A. Convencional B. Sistema Ve.N.I.C.E. C. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Sistema F.L.Ore.N.C.E.

18

Redes veiculares

Funes das unidades eletrnicas do Uno


2. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas do UNO:

1. Central de injeo/ignio
1

2. Central do motor do LPB


2

3. Quadro de instrumentos
3 4 5

4. Central CODE 5. Caixa de fusveis e rels

Unidades eletrnicas do UNO


( ( ( ( ) ) ) ) Possui as funes de sinalizao visual Possui a funo de controlar a temporizao do limpador do pra-brisa Central de fusveis e rels da plancia (painel de instrumento) Reconhece o cdigo eletrnico da chave e libera o funcionamento do sistema de injeo/ ignio ( ) Controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento

19

Redes veiculares

Palio Fire - Sistema convencional

Exerccio 2: Arquitetura eletroeletrnica do Palio Fire

1. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas do Palio FIRE

1. 2. 3. 4. 5.
1 6 3 8 5 4 2 7 9 10 11 12

Central de injeo/ignio Central de A.B.S. Caixa de fusveis MAXI Caixa de fusveis e rels do sistema eletrnico do motor Caixa de rels do sistema de arrefecimento e AC Temporizador do limpador do prabrisa Caixa de fusveis e rels Quadro de instrumentos Central CODE

6. 7. 8. 9.

10. Rel de seta (alavanca de comandos) 11. Auto-rdio 12. Central airbag Unidades eletrnicas do Palio FIRE
( ( ( ( ) ) ) ) Possui as funes de sinalizao visual Possui a funo de controlar a temporizao do limpador do pra-brisa onde esto localizados os rels e fusveis do sistema eletrnico do motor Reconhece o cdigo eletrnico da chave e libera o funcionamento do sistema de injeo/ ignio ( ( ) ) Controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento Evita o travamento das rodas durante a frenagem

20

Redes veiculares

Unidades eletrnicas do Palio FIRE (continuao)


( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Dispara as bolsas de proteo em caso de acidentes Receptor de rdio com CD player onde esto localizados os fusveis de grande porte Controla a intermitncia das luzes de direo/emergncia onde est localizada a maioria dos rels e fusveis do veculo onde esto localizados rels do arrefecimento do motor e do compressor do ar-condicionado

2. No Palio FIRE, o sistema eletroeletrnico do tipo: A. Convencional B. Sistema Ve.N.I.C.E. C. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Sistema F.L.Ore.N.C.E.

21

Redes veiculares

Marea - Sistema convencional

Exerccio 3: Arquitetura eletroeletrnica do Marea

1. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas do Marea:

15 5 6 16 12 13 14 1 4 2 3 7 11 10 9 8 17 18 19 20

1. Central de injeo/ignio 2. Central de ABS 3. Caixas de fusveis MAXI 4. Caixa de fusveis e rels 5. Central de alarme 6. Central de rels 7. Temporizador do limpador do pra-brisa 8. Caixa de fusveis e rels principal 9. Caixa de fusveis suplementar 10. Central CODE

11. Quadro de instrumentos 12. Auto-rdio 13. Central airbag 14. Central do sistema de climatizao 15. Central do cmbio automtico 16. Central CONNECT 17. Central dos sensores ultra-som 18. Central do teto solar 19. Central multifuncional 20. Central dos vidros eltricos

22

Redes veiculares

Unidades eletrnicas do Marea


( ( ( ) ) ) Possui as funes de sinalizao visual Possui a funo de controlar a temporizao do limpador do pra-brisa onde esto localizados os rels e fusveis do sistema eletrnico do motor, arrefecimento e lavador de faris ( ) Reconhece o cdigo eletrnico da chave e libera o funcionamento do sistema de injeo/ ignio ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) Controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento Controla o travamento das portas, componentes temporizados, alerta de limite de velocidade Controla os vidros eltricos das portas Controla o teto solar Evita o travamento das rodas durante a frenagem Dispara as bolsas de proteo em caso de acidentes Receptor de rdio com CD player Sistema que gera aviso sonoro e visual em caso de tentativa de sinistro onde esto localizados os fusveis de grande porte uma caixa de fusveis instalada prxima caixa de fusveis principal Controla a mudana de marcha automaticamente onde est localizada a maioria dos rels e fusveis do veculo uma segunda caixa de rels no interior do veculo onde esto localizados os sensores de vigilncia volumtrica Controla os dispositivos da caixa de ar e o compressor do AC Permite o funcionamento do viva-voz

2. Quando o sistema eletroeletrnico de um veculo no usa rede CAN, como o MAREA, como ele chamado? A. Convencional B. Sistema Ve.N.I.C.E. C. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Sistema F.L.Ore.N.C.E.

23

Redes veiculares

3. Sobre os conectores eltricos das centrais eletrnicas, CORRETO armar que: A. Podem ser encaixados em mais de uma posio sem gerar problema B. Devem ser montados com cuidado at que se travem, gerando o CLIC caracterstico C. Devem deixar os chicotes eltricos bem esticados D. Suportam grandes esforos, pois so considerados inquebrveis

24

Redes veiculares

Dobl - Sistema Ve.N.I.C.E.

(Vehicle Network Integrated with Controls Electronics) Rede de trabalho veicular com controle eletrnico integrado

Exerccio 4: Arquitetura eletroeletrnica do Dobl (Sistema Ve.N.I.C.E.)

Rede C.A.N.
1. O que Rede CAN? A. um sistema que permite a interligao e troca de informaes entre unidades eletrnicas B. um tipo de Imobilizador (CODE) C. um novo sistema de injeo eletrnica de combustvel D. um novo sistema de alarme 2. O que signica Ve.N.I.C.E.? A. o nome de uma cidade na Itlia B. o nome comercial que a Fiat adota para a rede CAN no Dobl C. o nome comercial do body computer D. o nome comercial que a Fiat adota para a rede CAN nos veculos Stilo

25

Redes veiculares

3. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas que esto interligadas pela rede CAN:

1. N.C.M. 2. N.P.L.
4

3. N.Q.S.
1 3 2

4. N.R.R.

Unidades eletrnicas da rede CAN Sistema Ve.N.I.C.E.


( ( ( ) ) ) N do rdio: rdio CD Player com RDS N do quadro de instrumentos: possui as funes de sinalizao visual e acstica N da plancia (painel de instrumentos): formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: Central de fusveis e rels da plancia (painel de instrumentos). N.S.D.: Conector de diagnose ( ) N de controle do motor: controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento

26

Redes veiculares

Demais centrais eletrnicas


4. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das demais unidades eletrnicas do veculo:

5. C.V.M. 6. Central ABS e EBD 7. Alavanca de comandos 8. Central dos vidros eltricos 9. Central airbag

7 6 5

Demais unidades eletrnicas


( ) Evita o travamento das rodas durante a frenagem e faz a distribuio eltrica de frenagem (EBD) ( ( ( ) ) ) a caixa de fusveis e rels no vo motor Analisa a intensidade de impactos frontais ou laterais e dispara as bolsas de proteo Controla os limpadores do pra-brisa e do vidro traseiro

27

Redes veiculares

5. Quando uma unidade eletrnica faz parte da rede CAN, como ela deve ser chamada? A. Central eletrnica ou simplesmente central B. Ela deve ser chamada de N C. Ela pode ser chamada de N ou de central D. Deve ser chamada de centralina

Arquitetura completa
6. Analise o esquema abaixo e complete as tabelas indicando se a unidade eletrnica est ou no na rede CAN. Esquema da arquitetura Ve.N.I.C.E.

CAN A CAN B

Rede B-CAN

NS

NPL

NRR

NQS

NCM

Centrais

Alavanca comandos

Central ABS

Central airbag

Central vidros el.

Central vo motor

28

Redes veiculares

Lista das unidades eletrnicas

Unidade
NPL: N da plancia (painel de instrumentos) NRR: N do receptor de rdio NQS: N do quadro de instrumentos NCM: N de controle do motor Central da alavanca de comandos CVM: Central vo motor Central ABS Central airbag Central dos vidros eltricos

Est na rede CAN


( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) )

No est em rede
( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) )

7. Qual so os tipos de rede utilizados no Sistema Ve.N.I.C.E.? A. Rede A-BUS B. Rede B-CAN e rede A-BUS C. Rede B-CAN D. Rede C-CAN, rede B-CAN e rede A-BUS

29

Redes veiculares

Palio RST III (1.8) - Sistema Ve.N.I.C.E. PLUS

(Vehicle Network Integrated with Controls Electronics Plus) Rede de trabalho veicular com controle eletrnico integrado plus

Exerccio 5: Arquitetura eletroeletrnica do Palio (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus)

Rede C.A.N.

1. Qual a diferena entre o sistema Ve.N.I.C.E. e o Sistema Ve.N.I.C.E. Plus? A. O sistema Ve.N.I.C.E. Plus possui um MAIOR nmero de NS na rede CAN B. O sistema Ve.N.I.C.E. Plus possui um MENOR nmero de NS na rede CAN C. No existe diferena entre os dois sistemas D. O sistema Ve.N.I.C.E. Plus no usa rede CAN 2. Qual o significado da palavra Plus? A. Significa mais B. Significa menos C. No possui significado D. Significa que um sistema mais veloz

30

Redes veiculares

3. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das unidades eletrnicas que esto interligadas pela Rede CAN:

1. N.C.M. 2. N.P.L. 3. N.S.P. 4. N.Q.S.


2 3

5 1 4

5. N.R.R.

Unidades eletrnicas da rede CAN Sistema Ve.N.I.C.E. Plus


( ( ( ) ) ) N do rdio: rdio RDS + MP3 + CD Player N do quadro de instrumentos: possui as funes de sinalizao visual e acstica N da plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: Central de fusveis e rels da plancia N.S.D.: Conector de diagnose ( ( ) ) N do sistema de estacionamento: controla os sensores de estacionamento N de controle do motor: controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento

31

Redes veiculares

Rede A-BUS
4. O que rede A-BUS? A. um sistema que permite a interligao e troca de informaes entre unidades eletrnicas, porm possui o funcionamento diferente da rede CAN B. um sistema que permite a interligao e troca de informaes entre unidades eletrnicas e igual rede CAN C. um novo sistema de injeo eletrnica de combustvel D. um novo sistema de alarme 5. Todas as alternativas a seguir, exceto uma, mostram caractersticas do uso de redes eletrnicas como a rede CAN e a rede A-BUS. Qual a afirmativa ERRADA? A. As redes permitem uma melhor troca de informaes entre as unidades eletrnicas B. As redes simplificam os chicotes eltricos C. As redes aumentam a facilidade de implementao de novas funes no sistema eletroeletrnico D. As redes aumentam a complexidade do sistema eletrnico e geram um aumento do nmero de componentes 6. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das unidades eletrnicas que esto interligadas pela Rede A-BUS:

2. N.P.L. 6. Conjunto de alavancas de comando 7. Central dos sensores de chuva e crepuscular

6 2

32

Redes veiculares

Unidades eletrnicas rede A-BUS


( ) N da plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: central de fusveis e rels da plancia N.S.D.: conector de diagnose ( ) Controla os limpadores dos vidros e gera o comando para as luzes de iluminao e indicadores de direo ( ) Analisa a intensidade de chuva e a intensidade de iluminao ambiente

Demais centrais eletrnicas


7. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das demais unidades eletrnicas do veculo:

8. C.V.M.
11

9. Central ABS
10

10. Central airbag


9 8

11. Central dos vidros

Demais unidades eletrnicas


( ( ( ( ) ) ) ) Evita o travamento das rodas durante a frenagem Central do vo motor. a caixa de fusveis e rels no vo motor Analisa a intensidade de impactos frontais ou laterais e dispara as bolsas de proteo Controla os vidros eltricos

33

Redes veiculares

Arquitetura completa
8. Analise o esquema abaixo e complete as tabelas indicando em qual rede a unidade eletrnica est instalada. Esquema da arquitetura Ve.N.I.C.E. PLUS

CAN A CAN B

Rede B-CAN

NS

NPL

NRR

NQS

NCM

NSP

Rede A-BUS
Alavanca comandos Sensor chuv./crep. Central ABS Central airbag Central vidros el. Central vo motor

Centrais

Relao das unidades eletrnicas

Unidade
NPL: N da plancia NRR: N do receptor de rdio NQS: N do quadro de instrumentos NCM: N de controle do motor NSP: N do sistema de estacionamento Central de alavanca de comandos Central dos sensores de chuva e crepuscular Central ABS Central airbag Central de vidros eltricos CVM: Central vo motor

Rede CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Rede A-BUS
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

No est em rede
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

9. Quais so os tipos de rede utilizados no sistema Ve.N.I.C.E. Plus? A. Rede A-BUS B. Rede B-CAN e rede A-BUS C. Rede C-CAN e rede B-CAN D. Rede C-CAN, Rede B-CAN e Rede A-BUS

34

Redes veiculares

Palio RST III (1.0 e 1.4) Sistema G1

(GATE ONE)
No h uma traduo formal para o nome GATE ONE. A palavra GATE signica porta lgica, que um componente da Eletrnica Digital; a palavra ONE signica nmero 1, o que marca este projeto como o primeiro projeto eletrnico desenvolvido totalmente pela FIAT no Brasil.

Exerccio 6: Arquitetura do sistema G1

1. Qual o nome do Sistema Eletroeletrnico do Palio RST III 1.0 e 1.4? A. Sistema Ve.N.I.C.E. B. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus C. Sistema F.L.Ore.N.C.E. D. Sistema G1 2. Qual o nome do Sistema Eletroeletrnico do Palio RST III 1.8? A. Sistema B. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus C. Sistema F.L.Ore.N.C.E. D. Sistema G1

REDE CAN
3. Qual o tipo de Rede CAN utilizado no Sistema G1? A. Rede A CAN B. Rede B CAN C. Rede C CAN D. Rede D CAN

35

Redes veiculares

4. O que a Linha K? A. um novo sistema de alarme. B. uma linha dedicada para comunicao com o aparelho de diagnstico (EDI). C. um tipo de Imobilizador (CODE). D. um novo sistema de injeo eletrnica de combustvel. 5. Marque a alternativa correta: A. A rede CAN possui apenas a funo de permitir a troca de informaes entre as unidades eletrnicas B. A linha K pode ser usada para a troca de informaes entre unidades eletrnicas C. Alm de ser usada para a troca de informaes entre unidades eletrnicas, a rede CAN pode tambm ser usada para comunicao com o aparelho de diagnstico (EDI) D. A linha K usada apenas em unidades eletrnicas que no esto conectadas na rede CAN 6. Analise o esquema da arquitetura G1 abaixo e complete as tabelas indicando com um X se a unidade eletrnica est ligada na rede CAN, na linha K ou se no possui nenhuma conexo com essas linhas de comunicao.

NS

RRM (Rdio)

NQS (Q.Instr.)

NCM (Injeo)

CAN A CAN B

Rede CAN (

OBD

Linha K (----)

Centrais

CDL (Travas)

ACE (Vidros)

DEV (Alavancas)

ABS (Freios)

CAB (Airbag)

Relao das unidades eletrnicas

Unidade
RRM NQS NCM Conector OBD

Rede CAN
( ( ( ( ) ) ) )

Linha K
( ( ( ( ) ) ) )

Nenhuma
( ( ( ( ) ) ) )

Unidade
CDL ACE DEV ABS CAB

Rede CAN
( ( ( ( ( ) ) ) ) )

Linha K
( ( ( ( ( ) ) ) ) )

Nenhuma
( ( ( ( ( ) ) ) ) )

36

Redes veiculares

Idea - Sistema Ve.N.I.C.E. PLUS i

(Vehicle Network Integrated with Controls Electronics Plus i) Rede de trabalho veicular com controle eletrnico integrado plus i

Exerccio 7: Arquitetura eletroeletrnica do Idea (Sistema Ve.N.I.C.E. Plus i)

Rede C.A.N.
1. Quais as diferenas entre o sistema Ve.N.I.C.E. Plus e sistema Ve.N.I.C.E. Plus i? A. So dois sistemas completamente diferentes B. o mesmo tipo de sistema, apenas com aplicaes em veculos diferentes C. O sistema Ve.N.I.C.E. Plus i no usa rede CAN D. No possvel comparar os dois sistemas 2. Qual o significado da letra i no nome Sistema Ve.N.I.C.E. Plus i? A. Significa Itlia B. Significa que o sistema Ve.N.I.C.E. Plus i aplicado no FIAT IDEA C. No possui significado tcnico D. Significa informtica

37

Redes veiculares

3. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas que esto interligadas pela Rede CAN:

1. N.C.M. 2. N.P.L.
5 1 4 2 3

3. N.S.P. 4. N.Q.S. 5. N.R.R.

Unidades eletrnicas da rede CAN sistema Ve.N.I.C.E. Plus i


( ( ( ) ) ) N do rdio: rdio RDS + MP3 + CD Player N do quadro de instrumentos: possui as funes de sinalizao visual e acstica N da plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: central de fusveis e rels da plancia N.S.D.: conector de diagnose ( ( ) ) N do sistema de estacionamento: controla os sensores de estacionamento N de controle do motor: controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento

Rede A-BUS
4. Todas as alternativas a seguir relacionam diferenas entre a rede A-BUS e a rede CAN, EXCETO: A. A rede CAN usa dois cabos e a rede A-BUS utiliza apenas um cabo B. A rede CAN trabalha com 5 V e a rede A-BUS trabalha com 12 V C. As unidades eletrnicas que esto na rede CAN so chamadas de N e as unidades eletrnicas que esto na rede A-BUS so chamadas de centrais D. A rede CAN uma linha de comunicao entre unidades eletrnicas e a rede A-BUS no utilizada para este fim

38

Redes veiculares

5. Sobre a rede A-BUS utilizada no sistema Ve.N.I.C.E. Plus i, podemos dizer que: A. Funciona diferente da rede A-BUS do sistema Ve.N.I.C.E. B. Funciona da mesma maneira que a rede A-BUS do Sistema Ve.N.I.C.E. Plus, mas possui maior nmero de centrais interligadas C. Funciona igual rede A-BUS do sistema Ve.N.I.C.E. Plus e possui o mesmo nmero de centrais D. Funciona da mesma maneira que a rede A-BUS do sistema Ve.N.I.C.E. Plus, mas possui menor nmero de centrais interligadas 6. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das unidades eletrnicas que esto interligadas pela rede A-BUS:

2. N.P.L. 6. Conjunto de alavancas de comando 7. Central dos sensores de chuva e crepuscular

7 6 2

Unidades eletrnicas - Rede A-BUS


( ) N da plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: central de fusveis e rels da plancia N.S.D.: conector de diagnose ( ) Controla os limpadores dos vidros e gera o comando para as luzes de iluminao e indicadores de direo ( ) Analisa a intensidade de chuva e a intensidade de iluminao ambiente

39

Redes veiculares

Demais centrais eletrnicas


7. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das demais unidades eletrnicas do veculo:

8. C.V.M. 9. Central ABS 10. Central airbag. 11. Central dos vidros.
8

11

10

12

12. Central do teto solar

Demais unidades eletrnicas


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Evita o travamento das rodas durante a frenagem Central do vo motor. a caixa de fusveis e rels no vo motor Analisa a intensidade de impactos frontais ou laterais e dispara as bolsas de proteo Controla a lmina de vidro do teto solar Controla os vidros eltricos

8. Quais so os tipos de redes utilizadas no sistema Ve.N.I.C.E. Plus i? A. Rede A-BUS B. Rede B-CAN e rede A-BUS C. Rede C-CAN e rede B-CAN D. Rede C-CAN, Rede B-CAN e Rede A-BUS

40

Redes veiculares

Arquitetura completa
9. Analise o esquema abaixo e complete as tabelas indicando em qual rede a unidade eletrnica est instalada. Esquema da arquitetura Ve.N.I.C.E. PLUS I
Rede CAN B

CAN A CAN B

NS

NPL
Rede A-BUS
Alavanca comandos

NRR

NQS

NCM

NSP

Centrais

Sensor chuv./crep.

Central ABS

Central airbag

Central vidros elet.

Central vo motor

Central teto solar

Relao das unidades eletrnicas

Unidade
NPL: N da plancia NRR: N do receptor de rdio NQS: N do quadro de instrumentos NCM: N de controle do motor NSP: N do sistema de estacionamento Central de alavanca de comandos Central dos sensores de chuva e crepuscular Central ABS Central airbag Central de vidros eltricos CVM: Central vo motor Central teto solar

Rede CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Rede A-BUS
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

No est em rede
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

41

Redes veiculares

Punto - Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E.

(Nano Fiat Luxury-car Oriented Network Controls Electronics) Controles eletrnicos orientados por redes de trabalho nos veculo Fiat de luxo. A palavra Nano indica que esta arquitetura menor que a F.L.Ore.N.C.E. do Stilo.

Exerccio 8: Arquitetura eletroeletrnica do Punto

Rede C.A.N.
1. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das unidades eletrnicas que esto interligadas pela Rede B - CAN: 1. N.P.L. 2. N.Q.S
2 3 4 6 7 5

3. N.A.B 4. N.R.R. 5. N.C.L. 6. N.C.V. 7. N.S.P.

42

Redes veiculares

Relao das Unidades Eletrnicas da Rede CAN Sistema Nano F.L.Ore.N.C.E. ( ( ( ) ) ) N do rdio: Rdio RDS + MP3 + CD Player N do Quadro de Instrumentos: Possui as funes de sinalizao visual e acstica N da Plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: Controla o sistema de iluminao, travamento das portas, Imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro e limpadores dos vidros C.P.L.: Central de Fusveis e Rels da Plancia N.S.D.: Conector de Diagnose N do sistema de Estacionamento: Controla os sensores de estacionamento N do sistema de Estacionamento: Controla os sensores de estacionamento. N do sistema Convergence: Controla a funo Blue&Me N do airbag: Controla o acionamento das cargas das bolsas do airbag N do Climatizador: Controla as funes dos sistema de climatizao

( ( ( ( (

) ) ) ) )

Rede A-BUS
2. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das unidades eletrnicas que esto interligadas pela Rede A-BUS: 1. N.P.L.
1 9

9. Conjunto de Alavancas de Comando 8. Central dos Sensores de Chuva e Crepuscular. A-BUS Sinal analgico

Relao das Unidades Eletrnicas Rede A-BUS ( ) N da Plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: Controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro e limpadores dos vidros. C.P.L.: Central de Fusveis e Rels da Plancia N.S.D.: Conector de Diagnose ( ( ) ) Envia ao BC comandos para acionar os limpadores dos vidros e as luzes de iluminao e indicadores de direo e no est conectado a rede A-BUS Analisa a intensidade de chuva e a intensidade de iluminao ambiente

43

Redes veiculares

Demais centrais eletrnicas do veculo


3. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das demais unidades eletrnicas do veculo:

10. C.V.M.
13 10 11

11. ABS 12. Central do teto solar 13. Central dos vidros 14. Central dos limpadores dos vidros

12

14

Relao das demais unidades eletrnicas ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Evita o travamento das rodas durante a frenagem Central do vo motor. a caixa de fusveis e rels no vo motor Controla a lmina de vidro do teto solar Controla os vidros eltricos a caixa dos rels dos limpadores dos vidros

4. D nome aos componentes:

Unidade
NCR NCM NPL NQS NAB CRT CSP ABS NCL NSP NRR NCV

Nome

44

Redes veiculares

Arquitetura completa
5.Analise o esquema abaixo e complete as tabelas com um X indicando em qual rede a unidade eletrnica est instalada. Esquema da Arquitetura Nano-F.L.Ore.N.C.E.

NCR (**)

NCM 1.8 (**) NS DA C-CAN


(VERSES EQUIPADAS COM CMBIO DUALOGIC)

NCM 1.8

(*)

CCAN H

CCAN L

19 7

33 45

43 11

NCM 1.4 (*) NS DA B-CAN


A B

NCL

NQS

NAB

NRR

NCV

NSP

14 25

35 1

A3 A1

14 30

12 6

AV 45 44

AV 35 36

PF 25 24 5 6 5 7

PM 17 5 5 7

LL 10 28

A F AV 38

B ABUS 10 LN X Y

NPL (NBC+CPL)
* PARA VERSES SEM O CMBIO DUALOGIC. ** PARA VERSES COM O CMBIO DUALOGIC.

LINHA F

A-BUS

ABS

CSP

DEV

ACE

CVM

CTA

CRT

Unidade
NCR NCM NCL NRR NPL NQS NAB NCV

Rede C CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

Rede B CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

Rede ABUS
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

No est em rede
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

45

Redes veiculares

Unidade
NSP ACE CVM ABS CSP CRT DEV NCV

Rede C CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

Rede B CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

Rede ABUS
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

No est em rede
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

46

Redes veiculares

Stilo - Sistema F.L.Ore.N.C.E.

(Fiat Luxury-car Oriented Network Controls Electronics) Controles eletrnicos orientados por rede de trabalho nos veculos FIAT de luxo

Exerccio 9: Arquitetura eletroeletrnica do Stilo (Sistema F.L.Ore.N.C.E.)

Rede CAN

1. O que rede B-CAN? A. Significa Rede Body CAN. a rede CAN de baixa velocidade utilizada para transmisso dos dados referentes carroceria do veculo B. Significa Rede Chassi CAN. a rede CAN de alta velocidade utilizada para transmisso dos dados referentes ao grupo motopropulsor e sistema ABS/ESP C. Significa rede CAN utilizada nos veculos de classe B D. Significa rede CAN utilizada nos veculos de classe C 2. O que rede C-CAN? A. Significa Rede Body CAN. a rede CAN de baixa velocidade utilizada para transmisso dos dados referentes carroceria do veculo B. Significa Rede Chassi CAN. a rede CAN de alta velocidade utilizada para transmisso dos dados referentes ao grupo motopropulsor e sistema ABS/ESP C. Significa rede CAN utilizada nos veculos de classe B D. Significa rede CAN utilizada nos veculos de classe C

47

Redes veiculares

3. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas que esto interligadas pela rede C-CAN:

1. N.C.M. 2. N.F.R. 3. N.P.L.


1 4 2 3 5

4. N.G.E. 5. N.A.S.

Unidades eletrnicas da rede C-CAN sistema F.L.Ore.N.C.E. ( ( ( ) ) ) N do sistemas de freio: a unidade eletrnica ABS/ESP N do sensor do ngulo de estero: mede o ngulo de esteramento do volante N da plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: central de fusveis e rels da plancia N.S.D.: conector de diagnose ( ( ) ) N da direo eltrico: controla o servomotor da direo eltrica N de controle do motor: controla o sistema de injeo/ignio, compressor do AC e arrefecimento

48

Redes veiculares

4. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas que esto interligadas pela rede B-CAN:

11

15

13 8 7 14

6 3

12

10

3. N.P.L 6. N.Q.S. 7. N.R.R

8. N.C.L. 9. N.V.O. 10 .N.P.G.

11. N.P.P. 12. N.A.G. 13. N.A.P.

14. N.V.B 15. N.S.P.

Unidades eletrnicas da rede B-CAN sistema F.L.Ore.N.C.E.


( ( ) ) N do quadro de instrumentos: possui a funo de sinalizao visual e acstica N do sistema de estacionamento: faz a leitura dos sensores de estacionamento e dispara o alerta sonoro quando necessrio ( ) N da Plancia: formado por: N.B.C.: Body Computer: Controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: central de fusveis e rels da plancia N.S.D.: conector de diagnose ( ( ( ) ) ) N do banco do motorista: controla as regulagens do banco do motorista N do banco do passageiro: controla as regulagens do banco do passageiro N da porta do motorista: controla os dispositivos da porta do motorista (vidro eltrico, retrovisor, trava-portas, lmpadas...) ( ) N da porta do passageiro: controla os dispositivos da porta do passageiro (vidro eltrico, retrovisor, trava-portas, lmpadas...) ( ) N do vo ba: controla os dispositivos das portas traseiras (vidro eltrico, retrovisor, trava-portas, lmpadas...) ( ( ( ) ) ) N do climatizador: controla os componentes do ar-condicionado N do volante: possui os comandos de ajustes do N do rdio receptor N do rdio: rdio RDS + MP3 + CD Player

49

Redes veiculares

Rede A-BUS
5. Sobre a rede A-BUS utilizada no sistema F.L.Ore.N.C.E., podemos dizer que: A. Funciona diferente da rede A-BUS do sistema Ve.N.I.C.E. Plus B. Funciona da mesma maneira que a rede A-BUS do Sistema Ve.N.I.C.E. Plus, mas possui maior nmero de centrais interligadas C. Funciona igual rede A-BUS do sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Funciona da mesma maneira que a rede A-BUS do Sistema Ve.N.I.C.E. Plus, mas possui menor nmero de centrais interligadas 6. Relacione a ilustrao a seguir com a lista das unidades eletrnicas que esto interligadas pela rede A-BUS: 3. N.P.L.: N da plancia 16. D.V.E.: Conjunto de alavancas de comando. 17. C.S.P.: Central dos sensores de chuva e crepuscular 18. C.A.V.: Central dos sensores volumtricos 19. C.S.A.: Sirene eletrnica do alarme

17

18

19 3

16

Unidades eletrnicas rede A-BUS


( ) formado por: N.B.C.: Body Computer: controla o sistema de iluminao, travamento das portas, imobilizador (CODE), alarme, desembaador do vidro traseiro C.P.L.: Central de Fusveis e rels da Plancia N.S.D.: conector de diagnose ( ( ( ) ) ) Gera o sinal acstico do sistema de alarme Tem a funo de fazer a varredura do habitculo do veculo para o sistema de alarme Controla os limpadores dos vidros e gera o comando para as luzes de iluminao e indicadores de direo ( ) Analisa a intensidade de chuva e a intensidade de iluminao ambiente

50

Redes veiculares

Demais unidades eletrnicas


7. Relacione a ilustrao a seguir com a relao das demais unidades eletrnicas do veculo:

27

24

28 20

25

21 26 22 23

20. C.A.B.: Central airbag 21. C.B.A.: Central de fusveis da bateria 22. C.V.M.: Central vo motor 23. C.V.B.: Central vo ba 24. C.E.R.: Central de controle PWM

25. C.T.A.: Central do Sky Window 26. C.P.D.: Central do farol esquerdo 27. C.P.S.: Central do farol direito 28. Central CONNECT

Demais unidades eletrnicas


( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) a caixa de fusveis na bateria a caixa de fusveis e rels no vo motor a caixa de fusveis e rels no porta-malas Analisa a intensidade de impactos frontais ou laterais e dispara as bolsas de proteo Regula a altura do farol direito (apenas verses com farol xenon) Regula a altura do farol esquerdo (apenas verses com farol xenon) Controla a velocidade do eletroventilador do radiador Controla a lmina de vidro do Sky Window Controla as funes comuns entre o celular e o rdio

51

Redes veiculares

Arquitetura completa

8.Analise o esquema abaixo e complete a tabela a seguir indicando com um X em qual rede a unidade eletrnica est instalada. Esquema da arquitetura F.L.Ore.N.C.E.

Rede C-CAN NS da rede C-CAN

CAN H CAN L

NPL

NCM

NFR

NGE

NAS

Rede B-CAN

CAN A CAN B

NS da rede B-CAN

NRR

NQS

NCL

NVO

NPG

NPP

NAG

NAP

NVB

NSP

Rede A-BUS Centrais na rede A-BUS


Alavanca comandos Sensor chuv./crep. Central s. volumet. Sirene alarme

Centrais

C.A.B. (Airbag)

C.B.A. (Fus. Bat.)

CVB (Fus./Rels)

C.V.M. (Fus./Rels)

C.E.R. (Arrefec.)

C.T.A. (Sky Wind.)

C.P.D. (Farol D)

C.P.S. (Farol E)

Central Connect

Lista das unidades eletrnicas

Unidade Eletrnica
NPL: N da plancia NCM: N de controle do motor NFR: N do sistema de freios (ABS/ESP) NGE: N da direo eltrica NAS: N do sensor do ngulo de estero NRR: N do rdio receptor NQS: N do quadro de instrumentos NCL: N do climatizador NVO: N do volante NPG: N da porta do motorista NPP: N da porta do passageiro NAG: N do banco do motorista NAP: N do banco do passageiro

Rede C-CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Rede B-CAN
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Rede A-BUS
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

No est em rede
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

52

Redes veiculares

Unidade Eletrnica
NVB: N do vo ba NSP: N do sistema de estacionamento DVE: Conjunto de alavancas de comando. CSP: Central dos sensores de chuva/crepuscular CAV: Central dos sensores volumtricos CSA: Sirene eletrnica do alarme CAB: Central airbag CBA: Central de fusveis da bateria CVM: Central vo motor CVB: Central vo ba CER: Central de controle PWM CTA: Central do Sky Window CPD: Central do farol direito CPS: Central do farol esquerdo Central CONNECT

Rede C-CAN
( ( ( ) ) )

Rede B-CAN Rede A-BUS


( ( ( ) ) ) ( ( ( ) ) )

No est em rede
( ( ( ) ) )

( ( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

( ( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

( ( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

( ( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

9. Qual so os tipos de rede utilizados no Sistema F.L.Ore.N.C.E.? A. Rede A-BUS B. Rede B-CAN e rede A-BUS C. Rede C-CAN e rede B-CAN D. Rede C-CAN, Rede B-CAN e Rede A-BUS

53

Redes veiculares

Stilo Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E.

(Nano Fiat Luxury-car Oriented Network Controls Electronics) Controles eletrnicos orientados por redes de trabalho nos veculo Fiat de luxo. A palavra Nano indica que esta arquitetura menor que a F.L.Ore.N.C.E. do Stilo.

Exerccio 10: Arquitetura do sistema NanoF.L.O.r.e.N.C.E.

1. Qual o nome do Sistema Eletroeletrnico do Stilo Abarth? A. Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. B. Sistema F.L.Ore.N.C.E. C. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Sistema G1 2. Qual o nome do Sistema Eletroeletrnico do Stilo 1.8? A. Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. B. Sistema F.L.Ore.N.C.E. C. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus D. Sistema G1 3. Sobre o sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. do Stilo, CORRETO armar que: A. igual ao sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. do Punto B. semelhante ao sistema F.L.Ore.N.C.E. C. um sistema completamente novo D. semelhante ao Sistema Ve.N.I.C.E. Plus

54

Redes veiculares

4. Qual a grande caracterstica do sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. do Stilo? A. praticamente igual ao F.L.Ore.N.C.E., mas no possui os Ns da Portas B. praticamente igual ao Nano-F.L.Ore.N.C.E. do Punto, mas possui N das Portas C. praticamente igual ao Ve.N.I.C.E. Plus do Idea, mas possui N das Portas D. praticamente igual ao sistema G1 do Idea, mas possui N das Portas 5. Coloque nos espaos reservados a sigla referente a cada componente:

___________Central da Bateria ___________Central do Vo Motor ___________N Sistema de Freios ___________N de Controle Motor ___________N Direo Eltrica ___________N da Plancia (N Body Computer + Central da Plancia) ___________N Quadro de Instrumentos ___________N do Volante ___________Alavanca de Comandos ___________N do Cmbio Dualogic ___________N do Rdio ___________Central Airbag ___________N do Climatizador ___________Central dos Sensores de Chuva e Crepuscular ___________Central dos Sensores Volumtricos ___________N do Porta-malas ___________N Sensores de Estacionamento ___________Central do Porta-malas

55

Redes veiculares

Exerccios complementares

Exerccio 1: Sensores de estacionamento

1. Qual a funo dos sensores de estacionamento? A. Detectar a proximidade de obstculos em relao ao pra-choque dianteiro do veculo B. Detectar a proximidade de obstculos em relao ao pra-choque traseiro do veculo C. Detectar a proximidade de obstculos em relao aos pra-choques dianteiro e traseiro do veculo D. Detectar a proximidade de obstculos em relao porta do veculo 2. Qual o princpio de funcionamento dos sensores de estacionamento? A. Eletromagnetismo B. Reflexo de luz C. Magnetismo D. Ultra-som 3. Relacione a segunda coluna com a primeira, considerando o funcionamento dos sensores centrais.

Distncia entre o pra-choque e o obstculo


1. Distncia maior que 150 cm (1,50 m) 2. Distncia entre 150 cm e 30 cm 3. Distncia menor que 30 cm ( ( (

Sinal acstico
) emitido um sinal acstico contnuo

) No emitido nenhum sinal acstico ) emitido um sinal acstico cuja freqncia depende da proximidade do obstculo

56

Redes veiculares

4. Relacione a segunda coluna com a primeira, considerando o funcionamento dos sensores laterais.

Distncia entre o pra-choque e o obstculo


1. Distncia maior que 60 cm 2. Distncia entre 60 cm e 30 cm 3. Distncia menor que 30 cm ( ( (

Sinal acstico
) emitido um sinal acstico contnuo ) No emitido nenhum sinal acstico ) emitido um sinal acstico cuja freqncia depende da proximidade do obstculo

Obs.: Se a distncia entre um obstculo lateral e o pra-choques permanecer constante por 3 segundos, o sinal acstico ser interrompido (exemplo: reconhecer o meio-o).

Analise o esquema a seguir e responda: Sistema de Estacionamento do Punto

57

Redes veiculares

5. Onde se localiza o Buzzer de sinalizao do sistema de estacionamento do Punto? A. Dentro no NSP B. Dentro do NQS (ele disparado pelo NSP via rede BCAN) C. Dentro do NBC (ele disparado pelo NSP via rede BCAN) D. um buzzer externo ao NSP que no consta no esquema 6. Qual fusvel alimenta o NSP do Punto? A. F-51 B. F-38 C. F-37 D. F-53 7. Ser zermos um teste de continuidade entre o terminal 6-LA do NSP e 6 do NSQ, qual dever ser o resultado? A. Resistncia infinita B. Prximo de 0 C. Depende da resistncia interna do NBC D. No possvel determinar

58

Redes veiculares

Exerccio 2: Trip Computer

1. O que a funo Trip Computer? A. Est relacionada com a temporizao do farol B. Est relacionada posio do retrovisor externo C. uma funo que permite visualizar certos parmetros durante uma viagem D. uma funo que permite visualizar falhas no sistema de injeo eletrnica 2. Quantas e quais so as verses disponveis para o Trip Computer do Idea? A. Apenas uma verso chamada simplesmente Trip Computer B. Duas verses: Trip Computer 1 e Trip Computer 2 C. Trs verses: Trip Computer 1, Trip Computer 2 e Trip Computer 3 D. Duas verses: Trip Computer e Trip Computer 1 3. Relacione o comando da tecla Trip com a respectiva ao:

Apertar o boto
1. por menos de 2 s
Trip

Ao
( ) Reset do Trip Computer

2. por mais de 2 s

) Navegao nas telas do Trip Computer

59

Redes veiculares

4. Relacione a segunda coluna com a primeira:


1. Autonomia 2. Distncia percorrida ( ( ) Indica o valor da distncia percorrida desde o ltimo reset do Trip. medido em km ou mi ) Indica a relao entre a distncia percorrida e a quantidade de combustvel consumido desde o reset do Trip. medido em Km/l, l/100 km ou mpg 3. Consumo mdio ( ) Indica a relao entre a distncia percorrida e a quantidade de combustvel consumido no ltimo minuto. medido em Km/l, l/100 Km ou mpg 4. Consumo instantneo ( ) Indica a relao entre a distncia percorrida e o tempo gasto para percorr-la desde o reset o Trip. medido em Km/h ou mpg 5. Velocidade mdia ( ) Avalia a distncia que ainda pode ser percorrida considerando o consumo mdio dos ltimos 5 minutos e a quantidade de combustvel no tanque. medido em Km ou mi 6. Tempo de viagem ( ) Indica o tempo decorrido desde o reset do TRIP medido em horas:minutos

5. Quais parmetros so componentes do Trip A? E do Trip B?

Trip A
( ( ( ( ( ( ) Autonomia ) Distncia percorrida ) Consumo mdio ) Consumo instantneo ) Velocidade mdia ) Tempo de viagem ( ( ( ( ( ( ) Autonomia B

Trip B
) Distncia percorrida B ) Consumo mdio B ) Consumo instantneo B ) Velocidade mdia B ) Tempo de viagem B

6. Como habilitada a funo Trip B? A. Atravs do menu My Car Fiat B. Atravs da alavanca de comandos C. Atravs do interruptor no conjunto de interruptores D. Os veculos com Ve.N.I.C.E. Plus no possuem Trip B 7. Qual a diferena entre o Trip Computer 1 e o Trip Computer 2? A. No existe diferena B. O Trip 1 possui o Trip A e o Trip B; O Trip 2 possui apenas Trip A C. O Trip 2 possui o Trip A e o Trip B; O Trip 1 possui apenas Trip A D. Existe diferena no visor do quadro de instrumentos, mas o contedo o mesmo

60

Redes veiculares

Exerccio 3: My Car Fiat

1. O que My Car Fiat? A. Conjunto de opes para a personalizao das funes de conforto do veiculo B. Personalizao dos acessrios na hora da compra do veculo C. Sistema de programao de opcionais especiais D. Programao do modo de funcionamento do motor em esportivo ou econmico 2. Quantas e quais so as verses disponveis para o My Car Fiat do Idea? A. Apenas uma verso chamada simplesmente My Car Fiat B. Duas verses: My Car Fiat 1 e My Car Fiat 2 C. Trs verses: My Car Fiat 1, My Car Fiat 2 e My Car Fiat 3 D. Duas verses: My Car Fiat e My Car Fiat 1

61

Redes veiculares

3. Relacione a segunda coluna com a primeira e marque com um X os contedos que so visualizados com o veculo parado e em movimento:

Nome da Funo
( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) 1. Lim. Vel.* 2. Auto Lamp. 3. Trip B 4. Ajustar hora* 5. Modo hora 6. Ajustar data 7. Info rdio 8. Auto Lock ( ( ( ( ( ( ( (

Descrio da Funo
) Denir a unidade de temperatura (C ou F) ) Habilitar o funcionamento do TRIP B (visualizao dos dados no display) ) Ajustar a sensibilidade do sensor crepuscular ) Ajuste da data (dd mm aaaa) ) Denir Modo hora 12 h ou 24 h ) Ajustar o relgio (hh:mm) ) Habilitar a repetio das informaes do autordio no display do quadro de instrumentos ) Denir a unidade de consumo: - se unidade de distncia = Km; l/100 Km ou Km/l - se unidade de distncia = mi; mpg

( ( (

) ) )

( ( (

) ) )

9. Dist. unid. 10. Consumo 11. Temp. unid.

( ( (

) Denir a unidade de distncia (Km ou mi) ) Habilitar o travamento automtico das portas quando a velocidade do veculo superar 20 Km/h ) Habilitar o alerta de limite de velocidade excedido e ajustar o limite desejado

( ( ( (

) ) ) )

( ( ( (

) ) ) )

12. Ln. 13. Aviso sonoro* 14. Vol. teclas 15. Reviso

( ( ( (

) Ajustar o volume do som emitido ao pressionar as teclas do menu MY CAR beep roger) ) Ajustar o volume do buzzer do NQS. ) Escolher o idioma das mensagens: portugus, italiano, alemo, ingls, francs, espanhol,turco ) Acessar informaes referentes manuteno programada (km faltantes) e troca anual do leo do motor (dias faltantes)

62

Redes veiculares

Exerccio 4: Alavanca de comandos - Limpadores dos vidros

1. Relacione a posio da alavanca de comandos com o respectivo comando. Funo


(
1 2
Trip

) Desligado ) Modo antipnico: liga modo contnuo enquanto a alavanca mantida nesta posio

3 4 5
Desenho no especfico

( ( (

) Modo contnuo em 2 velocidade ) Modo contnuo em 1 velocidade ) Verso com sensor de chuva: modo automtico Verso sem sensor de chuva: modo temporizado

2. Relacione as posies da chave seletora da alavanca de comandos com as suas respectivas funes:

Verso com sensor de chuva


(
A
Trip

Verso sem sensor de chuva


Mxima intermitncia ( pausa de 6 s)

) Mnima sensibilidade

B C D

) Mxima sensibilidade

Mnima intermitncia (pausa de 2,4 s)

) Sensibilidade 2

Intermitncia mdia alta (pausa de 4 s)*

) Sensibilidade 3

Intermitncia mdia/baixa (pausa de 3 s)

* Quando a alavanca no possui manopla, a intermitncia pr-calibrada em 4 segundos.

63

Redes veiculares

3. O sensor de chuva possui a funo de: A. Acionar o sistema de desembaador dos vidros B. Alterar o funcionamento do sistema ABS em caso de chuva C. Acionar automaticamente os limpadores do pra-brisa D. Evitar que o alarme dispare pela ao de uma forte chuva 4. Onde est localizado o sensor de chuva? A. Na haste do retrovisor interno B. Sobre o painel C. Na grade dianteira D. No retrovisor externo do lado do motorista 5. Relacione o tipo de comando de esguicho com a ao resultante:

Limpeza inteligente (pra-brisa ou vidro traseiro)

Comando 1. Inferior a 0,5 s (

Ao ) Esguicho dgua mais ciclo de limpeza inteligente*

Trip

2. Superior a 0,5 s

) Apenas esguicho dgua

Limpeza inteligente:
O limpador acionado de forma contnua durante o esguicho Quando for interrompido o comando de esguicho, os limpadores efetuaro mais 3 ciclos de limpeza contnuos Depois, ocorre uma pausa de 6 segundos e em seguida ocorre mais um ciclo de limpeza (funo after wipe)

64

F 35

F 49

F 37

Redes veiculares

BATERIA COMUTADOR DE IGNIO C A A B

CVM
F 1 F 3 F 52 F 53 F 31 R 12
1 2 3
15/54 30 POS STAZ 50 INT-A INT

CPL

ALAVANCA DE COMANDOS B A
1 2 4 3

A4

C1

CPL
A 1 18 18 30 9 9 F 53 10A 87 1919 3 3 8 10 85 1313 F 49 7,5A F 37 10A F 43 30A F 52 15A R 12 86 11

Limpadores dos Vidros - Idea

X Y

NBC

CONJUNTO DE ALAVANCA DE COMANDOS

CVM

F1 70A

F3 20A

F 31 7,5A

ALIMENTAO +

REDE A BUS

SINAL DO INT. LPB

MASSA

BOMBA BIDIRECIONAL

BOMBA BIDIRECIONAL

ALIMENTAO +

MOTOR DO LVT

SINAL DE MARCHA--R

COMANDO (2 VEL.)

COMANDO (1 VEL.)

SINAL DO INT. DO LVT

Analise o esquema a seguir e responda:

E A
4 5 17 15 11

31

11

B G
10

65
E
7 8 9 20 21

18

10

11

12

C 30

1 1

2 2

3 3

4 4

5 5

6 Conector prximo 6 ao retrovisor interno 18 6 2 3 5 1 17

C 10
2 1 3 1 2 3 4 5 2 1

1 2 3 3
STOP R

1 2 3 2 6 1 4 5 2

1 2 3

4 5 6

7 8 9

M M
11 7 1 1 3

JC10 (3+3+3)

LANTERNA ESQUERDA C 20

SEN. DE CHUVA E RETROVISOR CREPUSCULAR ELETROCRMICO

INTERRUPTOR DE R

C 30A

INTERRUPTORES MY CAR (COMFORT)

LIMPADOR LIMPADOR ELETROBOMBA DO V. TRAS. DO P.-BRISA BIDIRECIONAL

Redes veiculares

1. Quando a central dos sensores de chuva e crepuscular detecta a presena de gua no prabrisa, por qual terminal ela envia o comando para ligar os limpadores dos vidros? A. Terminal 1 B. Terminal 2 C. Terminal 3 D. Terminal 4 2. Esse tipo de comando : A. Um pulso positivo B. Um pulso negativo C. Uma comunicao eletrnica serial (um pacote da rede A-BUS) D. Uma comunicao eletrnica serial (um pacote da rede B-CAN) 3. Para qual componente o comando endereado? A. Para a Alavancas de Comando B. Para o N do Body Computer C. O comando no endereado D. Para todos os ns da rede 4. Quando a central dos sensores de chuva e crepuscular detecta a presena de pouca luminosidade externa, por qual terminal ela envia o comando para ligar os faris? A. Terminal 1 B. Terminal 2 C. Terminal 3 D. Terminal 4 5. Esse tipo de comando : A. Um pulso positivo B. Um pulso negativo C. Uma comunicao eletrnica serial (um pacote da rede A-BUS) D. Uma comunicao eletrnica serial (um pacote da rede B-CAN) 6. Para qual componente o comando endereado? A. Para a Alavancas de Comando B. Para o N do Body Computer C. O comando no endereado D. Para todos os ns da rede

66

Redes veiculares

7. Quando o mecanismo do limpador do pare-brisas estiver fora da posio de repouso, qual ser o nvel de tenso no terminal 5-A das alavancas de comando? A. 12 V B. 9 V C. 5 V D. 0 V

67

Redes veiculares

Exerccio 5: Sistema de iluminao

Analise o esquema a seguir e responda: Iluminao Externa - Idea

68

Redes veiculares

1. Quando o comutador de ignio colocado na posio PARK, que tipo de sinal chega ao terminal 12-Y do NBC? A. Pulso positivo B. Pulso negativo C. 12 V D. 0 V 2. Complete a tabela abaixo com o terminal do NBC responsvel por alimentar cada uma das lmpadas listadas. Indique ainda se o NBC alimenta a lmpada com - ou +.

Lmpada
Luz de posio DE Luz de posio DD Luz de posio TE Luz de posio TD

Terminal
( ( ( (

Alimentao
) + ) + ) + ) + ( ( ( ( ) ) ) ) -

3. Complete a tabela abaixo indicando qual o potencial eltrico em cada um dos terminais da alavanca de comandos para cada posio relacionada:

Posio da alavanca
Desligada Luz de posio Farol baixo Farol alto

Terminal 6-B
12 V 12 V 12 V 12 V

5-B

3-B

2-B

4. Em qual posio deve estar o comutador de ignio para que o sinal de comando que sai do terminal 5-B da alavanca de comandos chegue ao NBC? A. STOP B. MARCHA C. MARCHA ou PARTIDA D. PARTIDA

69

Redes veiculares

5. Complete a tabela abaixo indicando o terminal do NBC responsvel por receber os comandos relacionados e indique se este comando ou +.

Comando
Ligar farol baixo Ligar farol alto Ligar seta esquerda Ligar seta direita Ligar luzes de emergncia

Terminal
( ( ( ( ( ) + ) + ) + ) + ) +

Sinal
( ( ( ( ( ) ) ) ) ) -

6. Complete a tabela abaixo com o terminal do NBC responsvel por alimentar os rels dos faris e indique se este comando ou +.

Comando
Rel do farol baixo Rel farol alto

Terminal
( ( ) + ) +

Sinal
( ( ) ) -

70

Redes veiculares

Exerccio 6: Piloto automtico Cruise Control

O Cruise Control um sistema que permite manter o veculo a uma determinada velocidade sem que o motorista precise acionar o pedal do acelerador. Ele pode ser ativado somente com a velocidade do veculo superior a 40 Km/h.

Quando o dispositivo inicia o funcionamento, a luz espia no quadro de instrumentos acende.

1. Relacione a posio da alavanca de comandos com o respectivo comando.

Funo
( ) Possui: - memorizar a velocidade alcanada - aumentar a velocidade memorizada
OFF

ON

- diminuir a velocidade memorizada ( ) Possui a funo de restabelecer a velocidade memorizada caso o sistema esteja inibido

) Possui a funo de ligar ou desligar o Cruise Control

2. O Cruise Control ser automaticamente inibido se alguma das situaes abaixo ocorrer, EXCETO: A. O sistema de freios for acionado B. A embreagem for acionada C. O sistema TC, ou ESP for acionado D. O acelerador for acionado

71

Redes veiculares

Exerccio 7: Sistema trava portas

Analise o esquema a seguir e responda: Trava Portas - Punto

1. Complete a tabela abaixo indicando o terminal do NBC responsvel por receber os sinais de check das portas e indique se este sinal ou + quando a porta estiver aberta.

Porta
Porta DE Porta DD Porta TE Porta TD

Terminal
( ( ( ( ) + ) + ) + ) +

Sinal
( ( ( ( ) ) ) ) -

72

Redes veiculares

2. Considere que as portas do veculo esto destravadas. Complete ento a tabela a seguir indicando o terminal do NBC responsvel por receber cada comando relacionado e indique se o sinal ou +.

Comando
Travar (Comando pela porta DE)

Terminal
( ( ( ( ) + ) + ) + ) +

Sinal
( ( ( ( ) ) ) ) -

Travar (Comando pela porta DE) Travar (Comando pela porta DD) Destravar (Comando pela porta DD)

73

Redes veiculares

Exerccio 8: Vidros eltricos

Analise o esquema a seguir e responda: Vidros Eltricos Palio RST III (1.0/1.4)

1. Mea o valor da resistncia eltrica dos interruptores de comando dos vidros eltricos para cada situao descrita abaixo:

Comando
Interruptor sem acionamento Comando para Subir Comando para Descer

Resistncia

74

Redes veiculares

2. Mea o valor da tenso do Sinal Analgico gerado pelo interruptor de comando do vidro eltrico para cada situao descrita abaixo:

Comando
Interruptor sem acionamento Comando para Subir Comando para Descer

Tenso

V
Central dos vidros eltricos

3. Faa o teste no interruptor de inibio dos vidros traseiros, medindo sua resistncia eltrica e o valor da tenso gerada.

Comando
Interruptor sem acionamento Comando para Subir Comando para Descer

Tenso

Resistncia

4. Complete a tabela abaixo indicando o nome da tecnologia referente ao sistema antiesmagamento dos vidros eltricos para cada sistema. Use os nomes listados. - No possui antiesmagamento - Riplle Counter - Sensor Hall - Sensor de Esmagamento (guarnio do Vidro)

Sistema
Sistema G1 (Palio 1.0 e 1.4) Sistema Ve.N.I.C.E. Sistema Ve.N.I.C.E. Plus (Idea e Palio 1.8) Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. (Punto) Sistema Nano-F.L.Ore.N.C.E. (Stilo) Sistema F.L.Ore.N.C.E. (Stilo)

Tecnologia

75

Redes veiculares

Alinhamento PROXI

(PROCSI - Programao e Congurao dos Sistemas Eletrnicos Integrados)

Com a introduo da arquitetura multiplexada nos veculos Fiat, nasce uma nova terminologia: o PROXI. Para ilustrar o signicado do termo PROXI, vamos retroceder alguns anos, antes da Nova Famlia Palio. Naquela poca, para se montar um veculo com um determinado grupo de opcionais, deveramos ter uma srie de nmeros de desenho de um mesmo tipo de componente. Como exemplo, no Tempra existiam aproximadamente 15 nmeros de desenhos do quadro de instrumentos que eram montados no veculo em funo do dimetro da roda utilizada, da existncia ou no do sistema airbag, da existncia ou no do sistema ABS etc. No contexto atual, observamos um crescimento exponencial do nmero de contedos e opcionais de um veculo. O cliente se torna cada vez mais exigente e quer um produto sob medida. Os mercados para quais se destinam os veculos possuem legislaes especcas, exigindo diferentes caractersticas de funcionamento. Tais circunstncias provocariam uma proliferao de nmeros de desenho, tornando complicada a gesto do desenvolvimento, montagem e ps-vendas. Por que no reduzirmos ao mximo os nmeros de desenho dos componentes, tornando-os programveis e congurveis no m da linha de montagem? Dessa forma estaramos contribuindo para uma logstica descomplicada e reduzida nos custos. Um nico desenho de central eletrnica pode ser montado em verses de veculos diferentes, com grupos de opcionais tambm diferentes. Isto PROXI! Tecnicamente, no Fiat Stilo, o PROXI constitudo por 255 bytes que so gravados na memria das centrais eletrnicas (NS) interligadas rede CAN. Na FIASA, o PROXI foi introduzido na nova famlia Palio e no Dobl, possibilitando aproximadamente 100 programaes e conguraes diferentes. Para o Fiat Stilo poderiam existir 10 milhes de combinaes diferentes, um nmero muito elevado! (No se produziro 10 milhes de Fiat Stilo no mundo, isto signica que poderia existir a hiptese de no haver dois Fiat Stilo iguais no mundo). Diante dessas circunstncias, com o Fiat Stilo, nasce o PROXI 2, que limitou o nmero de combinaes sem comprometer a exibilidade de alterar o produto em funo das necessidades de mercado. O PROXI 2 ocorre de maneira on-line, com a gerao do arquivo PROXI no momento da difuso na linha de produo.

76

Redes veiculares

Como feito o PROXI?


O arquivo de PROXI gerado no sistema de controle da produo da rea industrial (JIT) e posteriormente descarregado na Piantana (equipamento de programao no nal da linha de montagem). O PROXI ocorre em trs fases:

Fase
Programao dos NS:

O que feito
Nessa fase, o arquivo PROXI gravado diretamente no Body Computer, quadro de instrumentos, N dos sensores de estacionamento e N do climatizador

Collaudo eltrico:

Tem a nalidade de vericar o consumo de corrente dos diversos sistemas eletroeletrnicos do veculo O terminal dotado de um alicate amperimtrico que, atravs de radiofreqncia, transmite Piantana o valor da corrente medida Os valores medidos so confrontados com os valores preestabelecidos para cada sistema Aps o collaudo eltrico, so programados as chaves e os

Programao de chaves

telecomandos (Fiat CODE)

O que acontece se no for efetuado o PROXI?


importante salientar que, hoje em dia, o simples fato de o motor funcionar e os faris acenderem no nal da linha de produo no um indicador das perfeitas condies de funcionamento do mesmo. necessrio que o PROXI seja executado corretamente, pois, caso contrrio, poder acender luzes espias no quadro de instrumentos, o velocmetro e o hodmetro apresentaro erros em suas medidas, funcionamento irregular dos eletroventiladores, o no funcionamento do Sky Window, sensores de estacionamento etc.

77

Redes veiculares

O que acontece se, aps a execuo do PROXI, a piantana responder KO?

O smbolo KO derivado da expresso inglesa KNOCK OUT, ou seja, ERRO. Esses erros s perfeitamente diagnosticados e discutidos no DIA@SITE (http://acee.asa.com.br).

78

Redes veiculares

79

Redes veiculares

80

COPYRIGHT BY FIAT AUTOMVEIS S.A. - PRINTED IN BRAZIL - Os dados contidos nesta publicao so fornecidos a ttulo indicativo e podero ficar desatualizados em conseqncia das modificaes feitas pelo fabricante, a qualquer momento, por razes de natureza tcnica, ou comercial, porm sem prejudicar as caractersticas bsicas do produto. Impresso n 53001023 - 04/2008

You might also like