You are on page 1of 7

www.cacos.ufpr.

br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

Marilena Chau professora no departamento de filosofia da USP, autora do livro Cultura e Democracia (Ed. Cortez) e A Nervura do Real (Companhia das Letras), entre outros. Ela escreve regularmente na seo Brasil 500 d. C., da Folha de So Paulo. ** Folha de So Paulo, 09 de maio de 1999. Caderno Mais!

A Universidade Operacional Marilena Chau

A Reforma do Estado brasileiro pretende modernizar e racionalizar as atividades estatais, redefinidas e distribudas em setores, um dos quais designado Setor dos Servios No-Exclusivos do Estado, isto , aqueles que podem ser realizados por instituies no estatais, na qualidade de prestadoras de servios. O Estado pode prover tais servios, mas no os executa diretamente nem executa uma poltica reguladora dessa prestao. Nesses servios esto includas a educao, a sade, a cultura e as utilidades pblicas, entendidas como organizaes sociais prestadoras de servios que celebram contratos de gesto com o Estado.

A Reforma tem um pressuposto ideolgico bsico: o mercado portador de racionalidade sociopoltica e agente principal do bem-estar da Repblica. Esse pressuposto leva a colocar direitos sociais (como a sade, a educao e a cultura) no setor de servios definidos pelo mercado. Dessa maneira, a Reforma encolhe o espao pblico democrtico dos direitos e amplia o espao privado no s ali onde isso seria previsvel nas atividades ligadas produo econmica , mas tambm onde no admissvel no campo dos direitos sociais conquistados.

A posio da universidade no setor de prestao de servios confere um sentido bastante determinado idia de autonomia universitria e introduz termos como qualidade universitria, avaliao universitria e flexibilizao da universidade.

De fato, a autonomia universitria se reduz gesto de receitas e despesas, de acordo com o contrato de gesto pelo qual o Estado estabelece metas e indicadores de desempenho, que determinam a renovao ou no renovao do contrato. A autonomia significa, portanto, gerenciamento empresarial da instituio e prev que, para cumprir as metas e alcanar os indicadores impostos pelo contrato de gesto, a universidade tem

www.cacos.ufpr.br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

autonomia para captar recursos de outras fontes, fazendo parcerias com as empresas privadas. A flexibilizao o corolrio da autonomia. Na linguagem do Ministrio da Educao, flexibilizar significa: 1) eliminar o regime nico de trabalho, o concurso pblico e a dedicao exclusiva, substituindo-os por contratos flexveis, isto , temporrios e precrios; 2) simplificar os processos de compras (as licitaes), a gesto financeira e a prestao de contas (sobretudo para proteo das chamadas outras fontes de financiamento, que no pretendem se ver publicamente expostas e controlad as); 3) adaptar os currculos de graduao e ps-graduao s necessidades profissionais das diferentes regies do pas, isto , s demandas das empresas locais (alis, sistemtica nos textos da Reforma referentes aos servios a identificao entre social e empresarial; 4) separar docncia e pesquisa, deixando a primeira na universidade e deslocando a segunda para centros autnomos. A qualidade definida como competncia e excelncia, cujo critrio o atendimento s necessidades de modernizao da economia e desenvolvimento social; e medida pela produtividade, orientada por trs critrios: quanto uma universidade produz, em quanto tempo produz e qual o custo do que produz. Em outras palavras, os critrios da produtividade so quantidade, tempo e custo, que definiro os contratos de gesto. Observa-se que a pergunta pela produtividade no indaga: o que se produz, como se produz, para que ou para quem se produz, mas opera uma inverso tipicamente ideolgica da qualidade em quantidade. Observa-se tambm que a docncia no entra na medida da produtividade e, portanto, no faz parte da qualidade universitria, o que, alis, justifica a prtica dos contratos flexveis. Ora, considerando-se que a proposta da Reforma separa a universidade e o centro de pesquisa, e considerando-se que a produtividade orienta o contrato de gesto, cabe indagar qual haver de ser o critrio dos contratos de gesto da universidade, uma vez que no h definio de critrios para medir a qualidade da docncia. O lxico da Reforma inseparvel da definio da universidade como organizao social e de sua insero no setor de servios no -exclusivos do Estado. Ora, desde seu surgimento (no sculo 13 europeu), a universidade sempre foi uma instituio social, isto , uma ao social, uma prtica social fundada no reconhecimento pblico de sua legitimidade e de suas atribuies, num princpio de diferenciao, que lhe confere autonomia perante outras instituies sociais, e estruturada por ordenamentos, regras, normas e valores de reconhecimento e legitimidade internos a ela. A legitimidade da

www.cacos.ufpr.br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

universidade moderna fundou-se na conquista da idia de autonomia do saber diante da religio e do Estado, portanto na idia de um conhecimento guiado por sua prpria lgica, por necessidades imanentes a ele, tanto do ponto de vista de sua inveno ou descoberta como de sua transmisso.

Por isso mesmo, a universidade europia tornou-se inseparvel das idias de formao, reflexo, criao e crtica. Com as lutas sociais e polticas dos ltimos sculos, com a conquista da educao e da cultura como direitos, a universidade tornou-se tambm uma instituio social inseparvel da idia de democracia e de democratizao do saber: seja para realizar essa idia, seja para opor-se a ela, a instituio universitria no pde furtar-se referncia democracia como idia reguladora, nem pde furtar-se a responder, afirmativa ou negativamente, ao ideal socialista.

Que significa, ento, passar da condio de instituio social de organizao social?

Uma organizao difere de uma instituio por definir-se por uma prtica social, qual seja, a de sua instrumentalidade: est referida ao conjunto de meios particulares para obteno de um objetivo particular. No est referida a aes articuladas s idias de reconhecimento externo e interno, de legitimidade interna e externa, mas a operaes definidas como estratgias balizadas pelas idias de eficcia e sucesso no emprego de determinados meios para alcanar o objetivo particular que a define. regida pelas idias de gesto, planejamento, previso, controle e xito. No lhe compete discutir ou questionar sua prpria existncia, sua funo, seu lugar no interior da luta de classes, pois isso, que para a instituio social universitria crucial, , para a oganizao, um dado de fato. Ela sabe (ou julga saber) por que, para que o onde existe.

A instituio social aspira universalidade. A organizao sabe que sua eficcia e seu sucesso dependem de sua particularidade. Isso significa que a instituio tem a sociedade como seu princpio e sua referncia normativa e valorativa, enquanto a organizao tem apenas a si como referncia, num processo de competio com outras que fixaram os mesmos objetivos particulares. Em outras palavras, a instituio percebe inserida na diviso social e poltica e busca definir uma universalidade (ou imaginria ou desejvel) que lhe permita responder s contradies impostas pela diviso. Ao contrrio, a organizao pretende gerir seu espao e tempo particulares aceitando como dado bruto sua insero num dos plos da diviso social, e seu alvo no responder s contradies, e sim vencer a competio com seus supostos iguais.

www.cacos.ufpr.br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

Como foi possvel passar da idia da universidade como instituio social sua definio como organizao prestadora de servios?

A forma atual do capitalismo se caracteriza pela fragmentao de todas as esferas da vida social, partindo da fragmentao da produo, da disperso espacial e temporal do trabalho, da destruio dos referenciais que balizavam a identidade de classe e as formas da luta de classes. A sociedade aparece como uma rede mvel, instvel, efmera de organizaes particulares definidas por estratgias particulares e programas particulares, competindo entre si.

Sociedade e Natureza so reabsorvidas uma na outra e uma pela outra porque ambas deixaram de ser um princpio interno de estruturao e diferenciao das aes naturais e humanas para se tornarem, abstratamente, meio ambiente; e meio ambiente instvel, fluido, permeado por um espao e um tempo virtuais que nos afastam de qualquer densidade material; meio ambiente perigoso, ameaador e ameaado, que deve ser gerido, programado, planejado e controlado por estratgias de interveno tecnolgica e jogos de poder.

Por isso mesmo, a permanncia de uma organizao depende muito pouco de sua capacidade interna e muito mais de sua capacidade de adaptar-se celeremente a mudanas rpidas da superfcie do meio ambiente. Donde o interesse pela idia de flexibilidade, que indica a capacidade adaptativa a mudanas contnuas e inesperadas. A organizao pertence ordem biolgica da plasticidade do comportamento adaptativo.

A passagem da universidade da condio de instituio de organizao insere-se nessa mudana geral da sociedade, sob os efeitos da nova forma capital, e ocorreu em duas fases sucessivas, tambm acompanhando as sucessivas mudanas do capital. Numa primeira fase, tornou-se universidade funcional; na segunda, universidade operacional. A universidade funcional estava voltada para a formao rpida de profissionais requisitados como mo-de-obra altamente qualificada para o mercado de trabalho.

Adaptando-se s exigncias do mercado, a universidade alterou seus currculos, programas e atividades para garantir a insero profissional dos estudantes no mercado de trabalho, separando cada vez mais docncia e pesquisa. Enquanto a universidade clssica estava voltada para o conhecimento e a universidade funcional estava voltada diretamente

www.cacos.ufpr.br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

para o mercado de trabalho, a nova universalidade operacional, por ser uma organizao, est voltada para si mesma enquanto estrutura de gesto e de arbitragem de contratos.

Regida por contratos de gesto, avaliada por ndices de produtividade, calculada para ser flexvel, a universidade operacional est estruturada por estratgias e programas de eficcia organizacional e, portanto, pela particularidade e instabilidade dos meios e dos objetivos. Definida e estruturada por normas e padres inteiramente alheios ao conhecimento e formao intelectual, est pulverizada em microrganizaes que ocupam seus docentes e curvam seus estudantes a exigncias exteriores ao trabalho intelectual.

A heteronomia da universidade autnoma visvel a olho nu: o aumento insano de horas-aula, a diminuio do tempo para mestrados e doutorados, a avaliao pela quantidade das publicaes, colquios e congressos, a multiplicao de comisses e relatrios etc. virada para seu prprio umbigo, mas sem saber onde este se encontra, a universidade operacional opera e por isso mesmo no age. No surpreende, ento, que esse operar co-opere para sua contnua desmoralizao pblica e degradao interna.

Que se entende por docncia e pesquisa, na universidade operacional, produtiva e flexvel?

A docncia entendida como transmisso rpida de conhecimentos, consignados em manuais de fcil leitura para os estudantes, de preferncia, ricos em ilustraes e com duplicatas em CDs. O recrutamento de professores feito sem levar em considerao se dominam ou no o campo de conhecimentos de sua disciplina e as relaes entre ela e outras afins o professor contratado ou por ser um pesquisador promissor que se dedica a algo muito especializado, ou porque, no tendo vocao para a pesquisa, aceita ser escorchado e arrochado por contratos de trabalho temporrios e precrios, ou melhor, flexveis. A docncia pensada como habilitao rpida para graduados, que precisam entrar rapidamente num mercado de trabalho do qual sero expulsos em poucos anos, pois tornam-se, em pouco tempo, jovens obsoletos e descartveis; ou como correia de transmisso entre pesquisadores e treino para novos pesquisadores. Transmisso e adestramento. Desapareceu, portanto, a marca essencial da docncia: formao.

A desvalorizao da docncia teria significado a valorizao excessiva da pesquisa? Ora, o que a pesquisa na universidade operacional?

www.cacos.ufpr.br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

fragmentao econmica, social e poltica, imposta pela nova forma do capitalismo, corresponde uma ideologia autonomeada ps-moderna. Essa nomenclatura pretende marcar a ruptura com as idias clssica e ilustradas, que fizeram a modernidade. Para essa ideologia, a razo, a verdade e a histria so mitos totalitrios; o espao e o tempo so sucesso efmera e voltil de imagens velozes e a compresso dos lugares e instantes na irrealidade virtual, que apaga todo contato com o espao-tempo enquanto estrutura do mundo; a subjetividade no a reflexo, mas a intimidade narcsica, e a objetividade no o conhecimento do que exterior e diverso do sujeito, e sim um conjunto de estratgias montadas sobre jogos de linguagem, que representam jogos de pensamento.

A histria do saber aparece como troca peridica de jogos de linguagem e de pensamento, isto , como inveno e abandono de paradigmas, s em que o conhecimento jamais toque a prpria realidade. O que pode ser a pesquisa numa universidade operacional sob a ideologia ps-moderna? O que h de ser a pesquisa quando razo, verdade, histria so tidas por mitos, espao e tempo se tornaram a superfcie achatada de sucesso de imagens, pensamento e linguagem se tornaram jogos, constructos contigentes cujo valor apenas estratgico? Numa organizao, uma pesquisa uma estratgia de interveno e de controle de meios ou instrumentos para a consecuo de um objetivo delimitado. Em outras palavras, uma pesquisa um survey de problemas, dificuldades e obstculos para a realizao do objetivo, e um clculo de meios para solues parciais e locais para problemas e obstculos locais. Pesquisa, ali, no conhecimento de alguma coisa, mas posse de instrumentos para intervir e controlar alguma coisa. Por isso mesmo, numa organizao no h tempo para a reflexo, a crtica, o exame de conhecimentos constitudos, sua mudana ou sua superao. Numa organizao, a atividade cognitiva no tem como nem por que realizar-se.

Em contrapartida, no jogo estratgico da competio do mercado, a organizao se mantm e se firma se for capaz de propor reas de problemas, dificuldades, obstculos sempre novos, o que feito pela fragmentao de antigos problemas em novssimos microproblemas, sobre os quais o controle parece ser cada vez maior. A fragmentao, condio de sobrevida da organizao, torna-se real e prope a especializao como estratgia principal e entende por pesquisa a delimitao estratgica de um campo de interveno e controle. evidente que a avaliao desse trabalho s pode ser feita em termos compreensveis para uma organizao, isto , em termos de custo-benefcio,

www.cacos.ufpr.br | consulte os textos fornecidos atravs do centro acadmico de comunicao social

pautada pela idia de produtividade, que avalia em quanto tempo, com que custo e quanto foi produzido.

Em suma, se por pesquisa entendermos a investigao de algo que nos alcana na interrogao, que nos pede reflexo, crtica, enfrentamento com o institudo, descoberta, inveno e criao; se por pesquisa entendermos o trabalho do pensamento e da linguagem para pensar e dizer o que ainda no foi pensado nem dito; se por pesquisa entendermos uma viso compreensiva de totalidades e snteses abertas que suscitam a interrogao e a busca; se por pesquisa entendermos uma ao civilizatria contra a barbrie social e poltica, ento, evidente que no h pesquisa na universidade operacional.

Essa universidade no forma e no cria pensamento, despoja a linguagem de sentido, densidade e mistrio, destri a curiosidade e a admirao que levam descoberta do novo, anula toda pretenso de transformao histrica como ao consciente dos seres humanos em condies materialmente determinadas.

You might also like