You are on page 1of 3

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Cornlio Procpio

TTULO: SUBTTULO

ALUNO 1 ALUNO 2 ALUNO 3 ....

CORNLIO PROCPIO 2013

1. CONCEPO
O objetivo deste captulo identificar claramente o que ser desenvolvido, contribuies e quais os requisitos de usabilidade que devero ser priorizados. Alm disso, so abordadas no captulo as atividades desenvolvidas durante a concepo do projeto. Aborde o escopo do trabalho (sobre o que ser o trabalho); os principais objetivos; motivao e/ou justificativa; e, identifique o estilo, modo ou paradigma de interao que dever ser explorado.

1.1. Identificando Necessidades


Ser necessrio observar 3 usurios caractersticos enquanto realiza uma atividade relacionada ao seu projeto (o usurio pode ou no estar utilizando uma tecnologia de informao ou comunicao - TIC). Se o que est sendo proposto algo novo, ser necessrio selecionar uma atividade que se aproxime do proposto ou como realizado atualmente e o sistema ir modificar. Sobre as pessoas que sero observadas, busque encontrar pessoas que apresentem caractersticas distintas, o que poder enriquecer a observao. Aps observar, descreva o procedimento e relate as principais constataes que a equipe identificou durante a observao. Alm disso, identifique as necessidades dos usurios que correspondem em oportunidades para inovar a interface e/ou interao (Neste ponto importante encontrar o maior nmero possvel de ideias, o importante quantidade. Pelo menos 10. Exemplo: O professor ao realizar chamada deve chamar aluno por aluno e digitar as presenas e faltas, assim como assinalar o nmero de aulas e a data da chamada, mesmo que o horrio do professor e o nmero de aulas estejam cadastrados no sistema).

1.2. Trabalhos Relacionados


Pesquise e relate trabalhos que estejam relacionados com o que proposto. Analise vdeos a respeito do software ou o prprio software e faa uma anlise da interface e da interao. Relate os problemas e identifique as limitaes e boas estratgias sob a perspectiva de um profissional de IHC.

1.3. Metas de Usabilidade


A definio das metas de usabilidade ou de experincia do usurio envolve definir os fatores de qualidade de uso que devem ser priorizados no projeto, como sero avaliados ao

longo do processo de design, e quais faixas de valores so inaceitveis, aceitveis e ideais para cada indicador de interesse. Justifique os motivos da escolha e identifique se haver e quais das metas sero prejudicadas com as escolhas realizadas.

1.4. Requisitos sociais e organizacionais


Descreva e detalhe os requisitos do projeto. Alm dos requisitos funcionais, detalhe o ambiente de software e hardware (no funcionais).

You might also like