You are on page 1of 26

A Revoluo Francesa foi causada pela fome!

A Revoluo Francesa foi um longo processo que teve como marco uma grande seca e fome generalizada, fatores que conduziram e se somaram a outros, fazendo a populao urbana de Paris se revoltar contra o rei, espalhando a revolta entre os camponeses no campo e criando um dio generalizado pela nobreza.

A burguesia, temendo engrossar a lista de desafetos da populao mais humilde, acabou tomando a frente, transformando o que era uma revoluo puramente popular em burguesa. A conseqncia foi um perodo instabilidade poltica e social, que terminou com a execuo do rei e da nobreza, descambando em uma constante alternncia no poder de segmentos da burguesia que executavam sempre seus antecessores, ou seja, burgueses comearam tambm a ser executados. Em meio ao caos, um jovem general, Napoleo Bonaparte, sendo muito popular entre a populao urbana de Paris e entre os soldados do exrcito, habilmente tomou o poder e, posteriormente, tornou-se imperador da Frana, estabelecendo uma nova nobreza, criado artificialmente, a dominar o pas. Em termos do derrubada da monarquia absolutista, a Frana voltou estaca zero. Antecedentes. Depois de um perodo conturbado envolvendo a formao do Estado nacional francs, subiu ao poder, nomeado pelo rei, o cardeal Richeleieu. O momento era de puro antagonismo estamental entre a nobreza e a burguesia. Cabe lembrar que antes da Revoluo Industrial fortalecer o sistema capitalista, no existiam classes sociais, um conceito que implica em poder de consumo. Estamentol diz respeito tambm a posio social, mas est a outros fatores, tal como o nascimento, o nvel de escolaridade, a funo exercida, etc.

Na poca, o rei era um monarca absolutista, consagrado por Deus, ningum poderia contestar suas desies e mudar as leis era sua prerrogativa. O ministro do rei da Frana, Lus XIII, era justamente o cardeal Richelieu, imortalizado no romance Os trs mosqueteiros de Alexandre Dumas, onde ele o vilo da histria. Richelieu organizou um forte aparelho burocrtico, responsvel pelo arrecadamento de impostos, possibilitando a manuteno de um poderoso exrcito terrestre e a nomeao do funcionalismo publico. Isto fez ascender uma burguesia togada que deu vazo a uma parte considervel das aspiraes sociais da categoria, criando uma certa mobilidade social entre os burguese e, portanto, no tornando necessrio a burguesia se revoltar contra o rei. As reformas de Richelieu possibilitaram a consolidao do absolutismo francs, permitindo, posteriormente, aps a regncia da rainha me Ana da ustria e do cardeal Mazzarino, que um grande volume monetrio fosse empregado na fabricao da imagem pblica de Lus XIV (16611715).

O rei foi transformado em uma criatura dotada de poderes divinos, marcando o apogeu da monarquia francesa, sintetizada pela clebre frase proferida pelo alcunha pela qual Lus XIV passou a ser conhecido, o rei Sol: O Estado sou eu.

O governo de Lus XIV, marcado pela consolidao do sistema westfaliano, um acordo de paz estabelecido na Alemanha, foi caracterizado pelo afastamento dos ministros permanentes e do conselho (abarcando o chanceler, o diretor de finanas, e os secretrios de Estado da Guerra, da Marinha, da Casa Real e dos Assuntos Estrangeiros). O rei acumulou todas as funes. Tomando como uma das primeiras medidas, o envolvimento da Frana em conflitos contra a Holanda e Espanha. No entanto, mantendo a Frana caracteristicamente agrria, contraditoriamente, Lus XIV entregou a administrao do comrcio do reino a Jean Baptiste Colbert. Este sujeito procurou desenvolver manufaturas, protegidas da concorrncia por leis alfandegrias, contratando trabalhadores especializados no estrangeiro por altos salrios; incentivando a navegao e a colonizao francesa das Antilhas, no Novo Mundo, investindo na produo aucareira e no trfico de escravos.

Os gastos com a criao de um sistema mercantilista francs por Colbert, somados a manuteno de uma Corte luxuosa e um exercito numeroso, conduziu a Frana a um enorme dficit pblico, coberto com a explorao dos camponeses e pilhagens efetivadas a partir das guerras no exterior. Para centralizar o poder e controlar a nobreza, o rei abrigou 10 mil nobres no palcio de Versalhes, a 20 km de Paris, onde viviam de forma extremamente luxuosa, recebendo, de Lus XIV, terras, iseno de impostos e cargos pblicos para si e seus dependentes. A conjuntura criou uma situao insustentvel, agravada aps a morte de Lus XIV. Seu sucessor, Lus XV, herdou um pas marcado por contradies que conduziriam a Revoluo Francesa e a poca Napolenica, reconfigurando as relaes internacionais e o mapa da Europa, levando a falncia da paz de Westflia. O novo rei resolveu utilizando como estratgia para cobrir o dficit pblico, a soluo simplista de aumentar os impostos cobrados dos homens do campo e da baixa burguesia, j que a possibilidade de pilhagem atravs das guerras se esgotava.

Um episdio mtico e emblemtico, narra que, na ocasio da morte de Lus XV, o monarca teria proferido em seu leito de morte: depois de mim, o dilvio, referindo-se a pssima situao em que deixava a Frana que seria herdada por Lus XVI. Entretanto, antes de prosseguir, interessante notar que, a despeito do conceito de revoluo implicar na idia de mudanas bruscas, pragmaticamente, a anlise histrica braudeliana permite notar que qualquer alterao da conjuntura sempre gradual, com razes distantes do fato em perspectiva. Assim, o entendimento das implicaes internacionais envolvendo a Revoluo Francesa, obviamente, passa pela anlise de seus antecedentes. O contexto. Quando Lus XVI foi coroado, em 1774, assumiu o trono de uma Frana cerceada pelo inicio da hegemonia inglesa, com uma burguesia fortalecida pelas reformas de Colbert, mas que aspirava maior poder poltico e equiparao aos privilgios da nobreza; simultaneamente, com camponeses insatisfeitos com as altas taxas cobradas para manter o conforto dos nobres, tentando libertar-se das obrigaes feudais ainda em voga.

A Frana desta poca tinha aproximadamente 25 milhes de habitantes, dos quais 20 milhes viviam na zona rural nas piores condies imaginadas; enquanto 120 mil religiosos do alto clero (cardeais, bispos e abades), junto com 350 mil nobres eram mantidos por penses reais e pela ocupao de cargos pblicos. Isto, a despeito de uma parcela significativa da burguesia tambm ocupar posies de destaque no funcionalismo pblico, embora fossem compradas por banqueiros, financistas e advogados representando mais a possibilidade de prestigio social do que de renda. Nas cidades, internamente, as manufaturas reproduziam as tenses sociais, com uma minoria de burgueses abastados vivendo luxuosamente, ao custo da explorao de aprendizes e jornaleiros (contratados por jornada diria), os quais eram cerca de 200 a 600 mil pessoas. Surgiam conflitos resolvidos como o clebre episdio do massacre dos gatos, na rua Saint-Sverin, em Paris, no final da dcada de 1730, quando, sabendo do amor fraternal da esposa do patro por gatos, os operrios de uma tipografia vingaram-se dos maus tratos do mestre, divertindo-se, caando gatos para julgar e executar, pelos meios mais cruis (enforcamento, esfolamento, empalamento, etc), como se os gatos fossem ricos burgueses. Para piorar a situao, a partir de 1786, o nascente processo de industrializao francs entrou em crise, principalmente, por conta de um tratado comercial com os ingleses, pelo qual os produtos agrcolas franceses passavam a gozar de iseno alfandegria na Gr-Bretanha, em troca da equivalente iseno para os produtos industrializados ingleses na Frana.

O acordo condenou centenas de operrios a vagarem desempregados pelas ruas dos centros urbanos a mendigarem e buscarem sustento na criminalidade, sobretudo na capital da Frana, a cidade de Paris. Em 1788, a natureza contribuiu para agravar ainda mais o quadro e criar o que realmente motivaria a Revoluo Francesa: uma grande seca diminuiu a produo agrcola, fazendo os preos dos alimentos dispararem, ampliando a misria nas cidades e levando a fome tambm para a zona rural. Manifestaes populares passaram a exigir providncias, mas o tesouro real estava desfalcado pelo dficit iniciado no governo de Lus XIV, ampliado pelos gastos com o apoio francs a independncia dos Estados Unidos da Amrica, estimados em 2 bilhes de libras, fornecido como forma de abalar o poder ingls. Tudo em um momento em que, seguindo o estimulo fornecido pelo iluminismo, grassava na Europa o despotismo esclarecido, quando os prncipes passaram a utilizar filsofos liberais em favor do fortalecimento do absolutismo. Tal como procedeu Frederico II da Prssia, Catarina II da Rssia e D. Jos de Portugal. O que levou Lus XVI a buscar solucionar a questo do dficit nomeando Tugot, um liberal pertencente ao grupo dos economistas fisiocratas, como ministro da Fazenda. Em concordncia com a tendncia fisiocrata, segundo a qual toda riqueza seria oriunda dos recursos naturais, Tugot implementou uma srie de reformas que tentavam acabar com os resqucios medievais, propondo a abolio das corporaes de ofcios, dos direitos alfandegrios internos e da corvia, o trabalho compulsrio e gratuito dos servos nas terras do senhor. Ele props ainda que o clero e a nobreza passassem a pagar impostos. Obviamente, as reformas de Tugot no foram bem recebidas pela burguesia e a alta nobreza, culminando com sua demisso.

Em 1787, o rei nomeou Calonne como novo ministro da Fazenda, o qual, enxergando, como seu antecessor, a cobrana de impostos da nobreza e do clero como nica sada para cobrir o dficit pblico, imediatamente convocou a Assemblia dos Notveis, uma reunio onde nobres e clerigos de alta posio se juntavam em torno do rei para discutir idias e aconselhar o rei, a quem cabia a ltima palavra. Calonne conclamou nobres e clrigos a abdicar de seus privilgios em nome do saneamento da economia do Estado. A proposta, obviamente foi recusada, incitaram revoltas e protestos nas provncias em que os nobres e clerigos participantes da Assenblia tinham influencia e onde povo passava fome, sem ter como conseguir alimentos em lugar algum.

Mais uma vez o ministro da Fazenda caiu, enquanto a situao nas ruas se agravava, avolumando-se protestos violentos contra o rei e as pssimas condies de vida, criando um ambiente de permanente tenso e convulso social, reprimido atravs do uso do exrcito como elemento policial e de prises polticas, com encarceramentos na famosa Bastilha. Diante da situao, em 1789, o novo ministro, Necker, apoiado pela nobreza, que ento comeava a sentir os reflexos dos protestos que havia incitado, convenceu o rei a convocar a Assemblia dos Estados Gerais. A Assemblia era uma reunio que tinha como funo aconselhar o rei, sendo composta pela nobresa, o clero e do povo, o detalhe que o povo s tinha como representantes elementos da alta nobresa. A ltima vez que a Assemblia havia se reunido havia sido em 1614, quando ficu estabeleciado que a instituio iria funcionar como uma espcie de parlamento provisrio, com membros eleitos para solucionar questes especificas, no caso, o problema do dficit pblico.

A inteno era aprovar a cobrana de impostos dos clrigos e nobres, contudo, formado por 300 deputados de cada Estado (1. nobreza, 2. clero e 3. o restante da sociedade), a soma dos votos impossibilitava a aprovao. Esta era uma condio conhecida desde o momento em que se iniciou a campanha dos candidatos Assemblia, expressa em panfletos que atacavam a monarquia e ressaltavam os erros do governo, conclamando a populao urbana a se sublevar. Aclamados pelo povo, os deputados do 3. Estado, ou seja, a alta burguesia, pressionaram o rei ao declararem-se como uma Assemblia independente, culminando com a criao da Assemblia Nacional Constituinte em 9 de julho de 1789. A nova instituio foi aprovada pela conivncia de Lus XVI. O rei, sem sada, tentava ganhar tempo, enquanto mobilizava tropas para conter o movimento. A revoluo francesa estava prestes a comear.

inicio

da

Revoluo

Francesa

suas

as

implicaes

internacionais.

O desenrolar dos trabalhos da Assemblia Constituinte, em 12 de julho de 1789, conduziu a demisso do ministro da Fazenda, Necker, indiretamente responsvel pelo surgimento da mesma, ao convencer o rei a convocar a Assemblia Geral dos Estados.

Este foi o estopim do acirramento das tenses, inspirando a burguesia a iniciar, no dia seguinte, a formao da milcia de Paris, destinada a proteger os deputados constituintes e garantir a continuidade dos trabalhos. Os milicianos comearam a estocar armas e preparar barricadas pela capital, enquanto, em 14 de julho, a populao sublevada tomou a Bastilha em busca de armamentos e munio, j que a fortaleza que servia de priso poltica, tambm era um arsenal. A burguesia tinha percebido que, ou iniciava a revoluo, ou seria varrida por ela junto com a nobreza para fora da Frana, devido a fome do povo. A revolta se alastrou para o campo, onde adquiriu uma violncia ainda maior, com o saque de algumas propriedades feudais e a invaso de cartrios, seguidas da queima de ttulos fundirios de propriedade da nobreza. O movimento tomou propores que fugiram ao controle dos deputados constituintes, quando uma onda de boatos, envolvendo o aliciamento de marginais pela nobreza, mobilizados contra a populao, gerou o famoso grande medo, uma enorme tenso coletiva responsvel pelo acirramento dos nimos revolucionrios.

Nesta ocasio, as massas passaram, generalizadamente, a tomar castelos e mosteiros, assassinando seus habitantes, pilhando e saqueando antes de incendiar o interior das propriedades. Sentindo-se ameaada por palavras de ordem de populares revoltosos que pregavam a extino da propriedade privada, a alta burguesia que controlava a Assemblia Constituinte tentou conter o movimento revolucionrio que se alastrava. Aprovou a abolio dos direitos feudais da nobreza e da Igreja, propondo a compensao atravs de recursos monetrios a serem pagos em prazos e condies que seriam estabelecidas posteriormente. Alm disto, estabeleceu a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, documento que defendia a liberdade e igualdade perante a lei, o direito a propriedade e a resistir opresso. O rei se recusou a aprovar a declarao, despertando o dio da massa parisiense que, nas chamadas jornadas de outubro, invadiu o Palcio de Versalhes, obrigando Lus XVI e a Assemblia Constituinte a se retirarem para o Palcio de Tulherias, em Paris, onde a populao poderia exercer presso direta sobre os trabalhos. Pressionados, em 1790, os deputados constituintes resolveram solucionar o problema do dficit pblico, secularizando os bens da Igreja catlica, confiscados para servir de lastro emisso dos assinalados, bnus do Estado, semelhantes ao que hoje o papel moeda, transformando os padres em funcionrios civis da nao. Nesta altura, enquanto muitos clrigos aceitaram as novas leis, prestando juramento a revoluo; assustados, vrios elementos da nobreza e do alto clero iniciaram um movimento de fuga para o exterior, constituindo o que na poca se convencionou chamar os emigrados. Estes emigrados ajudariam a formar uma imagem negativa dos acontecimentos na Frana, causando pnico entre os membros da nobreza e do clero nos paises vizinhos, recrutando adeptos em meio a catlicos fervorosos estrangeiros, at mesmo entre os camponeses, organizando bandos armados, pensando em instaurar um movimento contra-revolucionrio.

Em 1791, quando a agitao comeava a se dispersar, o Papa Pio VI condenou a revoluo, juntamente em um momento em que as dificuldades econmicas se agravaram e que a Constituio ficou pronta. Tipicamente burguesa, a Constituio ditava que o rei deveria permanecer no trono, mantido como hereditrio, representando o executivo, compartilhando o poder com uma assemblia permanente, formada por deputados eleitos para mandatos de dois anos, atravs de um sufrgio censitrio que garantia direito ao voto somente queles que pagassem impostos acima de uma certa quantia, na prtica, privilegiando os elementos da burguesia. Para contentar as massas, a Constituio aboliu os direitos feudais, suprimindo as antigas ordens e privilgios, proclamando a igualdade civil, embora tenha mantido a escravido nas colnias, descentralizando a administrao pblica e proibindo a formao de agremiaes sindicais representadas pelas corporaes de oficio, as quais regulavam salrios, sendo, na realidade, no um elemento de controle dos patres, mas sim um mecanismo de proteo dos trabalhadores assalariados. Depois de ser obrigado a jurar obedecer e fazer cumprir a Constituio, Lus XVI, que j vinha mantendo contato com outros monarcas absolutistas, conspirando contra a novo ordem, tentou fugir para o exterior para buscar o apoio dos emigrados e organizar uma contra-revoluo, mas foi reconhecido e preso, sendo reconduzido ao Palcio de Varennes, onde, estando sob suspeita de traio, passou a ser mantido sob vigilncia. Simbolizando o colapso do Antigo Regime, a contestao do direito divino dos monarcas governarem absolutos, o xito da revoluo na Frana propagou as idias iluministas pela Europa.

Estimulou o surgimento de movimentos revolucionrios na Holanda, Blgica e Sua; despertando manifestaes de apoio na Itlia, Alemanha, ustria, Inglaterra e Irlanda; chegando at o Novo Mundo e influenciando a malograda luta pela independncia nas colnias portuguesas e espanholas. O novo governo revolucionrio passou a ser visto como uma ameaa no cenrio internacional, os dspotas esclarecidos que estavam no poder comearam a abandonar as intenes de reformas, buscando uma reaproximao com a aristocracia e seus ideais. O equilbrio do poder na Europa estava sendo reconfigurado pelo surgimento de uma nova ordem poltica, controlada pela burguesia; forando absolutistas a se mobilizarem contra a revoluo, em agosto de 1791, atravs da Declarao de Pillnitz, por meio da qual era exigida a restaurao da monarquia francesa, o que conduziu a um perodo de radicalizao das mudanas na Frana. A radicalizao da revoluo e a alterao do equilbrio Internacional do poder. A promulgao de uma Constituio que procurava conciliar interesses diversos, agradando gregos e troianos, sendo repudiada pela comunidade internacional absolutista, no fez mais que ampliar o clima de instabilidade interna na Frana. A unidade inicial que havia mobilizado patriotas contra aristocracia, diante da ameaa de invaso estrangeira contra-revolucionaria, esfacelou-se em uma composio poltico-partidria complexa; fazendo surgirem faces que passariam a lutar entre si, abrindo espao para a instalao do governo napolenico.

A alta burguesia originou o partido girondino, assim nomeado devido ao fato da maior parte de seus membros serem originrios da Gironda, regio do sul da Frana, defendendo as posies conquistadas e tentando evitar o aprofundamento das reformas e a ascenso das massas, gozando do apoio do rei. Este segmento politico, posteriormente, sentaria-se direita na assemblia da conveno, cunhando o termo direita, cujo significado seria aplicado concepo poltica conservadora. Os burgueses menos abastados agruparam-se no partido jacobino, assim chamado por seus membros se reunirem, inicialmente, no convento de So Jacques, adotando uma postura mais radical, pregando o aprofundamento das reformas, sendo apoiados pela massa popular de Paris. Estes elementos sentariam-se esquerda na assemblia, cunhando o termo esquerda, designando, a grosso modo, uma concepo poltica que exige mudanas mais aprofundadas que, geralmente, beneficiam as massas. Os elementos que haviam enriquecido recentemente, em geral, aproveitando-se do clima de instabilidade provocado pela revoluo, terminaram constituindo o centro, tambm devido posio ocupada na assemblia, oscilando entre o apoio a conservao e ao aprofundamento das reformas, sendo chamados pelos seus colegas como o grupo do Pntano, devido origem de seu enriquecimento nem sempre lcito. Graas a esta composio, Lus XVI, apoiado por girondinos e deputados do grupo do Pntano, conseguiu vetar as tentativas de radicalizao, evitando a deportao dos padres refratrios e a convocao de um exrcito para fazer frente aos inimigos da revoluo que comeavam a se mobilizar no estrangeiro.

A situao s comeou a mudar em 1792, quando a ustria e a Prssia invadiram a Frana, apoiando tropas formadas por emigrados; quando a massa, inflamada pelos lideres jacobinos Marat, Robespierre e Danton - mobilizou rapidamente um exrcito que fez frente aos contrarevolucionrios, passando a propagar os ideais da revoluo no exterior, sendo recebido como libertador por onde passou. No entanto, a tentativa de invaso estrangeira radicalizou a oposio nobreza, inaugurando uma nova fase na revoluo, a massa parisiense invadiu as prises, iniciando a fase do terror no massacre de setembro, executando os nobres e clrigos encarcerados. Para conter a onda de violncia, uma medida de carter excepcional foi adotada, o exrcito nacional foi convocado, com a apresentao obrigatria de todos os homens vlidos, formando uma fora com 1 milho de soldados, caracteristicamente marcada pelo entusiasmo e pela presena de jovens oficiais, fazendo do exrcito francs o melhor da Europa da poca. Pela primeira vez na histria, desde a antiguidade, todos os cidados eram obrigados a servir o exrcito. Na Grcia antiga isto tambm j havia acontecido, mas nquele perido nem todos eram

considerados cidados, haviam os escravos que no faziam parte do contingente. Na Frana, no importando a posio social, todos passaram a ser considerados cidados e obrigados, portanto, a servir o exrcito, inaugurando um novo conceito em voga na maior parte dos paises at hoje. Seria neste novo exrcito que um jovem tenente, chamado Napoleo Bonaparte, recm graduado na escola militar, iniciaria sua carreira, tornando-se general com apenas 25 anos de idade.

Restabelecida a ordem, os acontecimentos precipitaram a proclamao da Repblica, ocasio em que o rei foi julgado e executado, ao passo que Marat props criar o Comit da Salvao Pblica, ao qual foram concedidos poderes extraordinrios para conter movimentos contra-revolucionrios, sob a liderana de Robespierre, pertencente a uma faco radical dos jacobinos, chamada como montanheses. Os montanheses eram assim achamdos por sentarem-se mais acima na Assemblia, sendo a ala radical dos radicais. A primeira medida do comit foi iniciar o trabalho executando os opositores da medida que criou seus poderes extraordinrios, todos pertencentes ao partido girondino, somando julgamentos sumrios, seguidos da decapitao pela guilhotina que, aps o assassinato de Marat, fato que acirrou o regime do terror, somente no ano de 1793, totalizam 17 mil execues.

A guilhotina, um aparelho constitudo por uma grande armao reta, com aproximadamente 4 metros de altura, na qual era suspensa uma lmina triangular pesada que tinha a funo de decapitar rapidamente o condenado, tinha sido aprimorada pelo mdico e deputado Joseph-Ignace Guillotin, com a inteno de tornar as execues mais humanas, j que o enforcamento ou a decapitao pelo machado podia ser um mtodo doloroso e demorado. Curiosamente, o doutor Guillotin terminou sendo executado pelo seu prprio invento, o qual permaneceu na ativa na Frana at 1977. Sob a ameaa da guilhotina, a jovem repblica estabeleceu o sufrgio universal masculino e a democratizao das oportunidades atravs do acesso gratuito a educao. O divrcio, antes proibido e condenado pela Igreja catlica, foi legalizado. A escravido nas colnias foi abolida, assim como a priso por dividas e a lei da Primogenitura, por meio da qual apenas o filho mais velho herdava os bens da famlia. Para resolver o problema da pobreza e da fome, os republicanos realizaram uma reforma agrria com terras do clero e da nobreza, fazendo surgirem 3 milhes de pequenos proprietrios.

Para sinalizar que novos tempos haviam se iniciado, os revolucionrios instituram um novo calendrio, rompendo com a conveno crist, passando a considerar 1793, o ano da proclamao da Repblica, como primeiro ano deste novo calendrio. Os meses do calendrio tambm foram alterados, passando a possuir uma vinculao com situaes da natureza, tal como, por exemplo, o brumrio, parte do antigo ms de novembro, referindo-se ao

tempo em que a Europa se cobre de brumas (nevoeiros), ou ainda o termidor, o auge do calor, correspondendo parte de julho. Diante destes fatos, a Inglaterra e a Espanha uniram-se em uma coligao de foras que se juntou aos paises do Sacro Imprio Romano-Germnico contra a Frana revolucionria. O equilbrio westfaliano do poder havia sido rompido pelo surgimento de uma fora ideolgica que seduzia as massas dos paises absolutistas, obrigando-os a tomarem providencias para restabelecer a ordem. No obstante, ao contrrio do que poderia ser imaginado, a guerra tornou o exrcito francs, vitria aps vitria, extremamente popular perante as massas, ao mesmo tempo em que os poderes ditatoriais de Robespierre comearam a tornar os jacobinos temidos e odiados pelo povo. Foi inaugurada uma fase de transio que conduziria a poca Napolenica e a um novo equilbrio hegemnico na Europa. A transio para o governo de Napoleo Bonaparte. A regime do terror atingiu seu auge em 1794, quando o Tribunal Revolucionrio iniciou o procedimento de prender qualquer suspeito, chegando a deter 300 mil pessoas, executando os prisioneiros sumariamente, mesmo quando no havia prova alguma de prticas contrarevolucionrias.

Momento em que Robespierre aprofundou a ttica de eliminao de seus inimigos, perseguindo as faces mais a esquerda de seu prprio partido. Temendo sofrer o mesmo destino dos executados, surgiu uma nova tendncia interna no seio jacobino, originando os indulgentes, liderados por Danton, pretendendo colocar um fim no regime do terror. Neste momento, os girondinos, que haviam se refugiado longe da poltica para evitar a guilhotina, voltaram cena, apoiando o golpe do 9 Termidor (assim chamado por ter sido impetrado em julho, o ms termidor do novo calendrio, no seu nono dia). Os golpistas prenderam Robespierre, como apoio da populao de Paris, perseguindo seus seguidores e condenando todos a guilhotina junto com seu lder.

Aproveitando-se do enfraquecimento dos jacobinos, os partidrios do Pntano, dotados de senso de oportunismo e no possuindo escrpulos ideolgicos, iniciaram a chamada Reao Termidoriana, tomando o poder, fato caracterizado por parte da historiografia do perodo como fim da Revoluo Francesa. Os novos donos do poder, apoiados pelo exrcito e pelos girondinos, revogaram a lei da educao gratuita e a abolio da escravatura nas colnias, at porque muitos de seus membros possuam propriedades movidas a escravos no Novo Mundo, fechando os redutos jacobinos, propondo uma nova Assemblia Constituinte. Em 1795, a nova Constituio, a quarta em cinco anos, estabeleceu medidas conservadoras, no sentido de estabilizar a ordem social, criando um poder executivo composto pelo chamado Diretrio, cinco diretores indicados pelo legislativo, o qual passou novamente a ser eleito por voto censitrio, permitindo o sufrgio apenas para os alfabetizados, na poca apenas uma minoria pertencente s elites. O novo panorama alterou tambm a disposio poltica: os girondinos passaram a constituir o centro; ao passo que os defensores do restabelecimento da monarquia, em geral clrigos e nobres, agregados no partido realista, passaram a representar a direita; enquanto a esquerda passou a ser representada pelos jacobinos e por uma nova tendncia ideolgica que ganharia fora nos sculos posteriores: o socialismo utpico.

Primitivamente a tendncia socialista tinha sido desenvolvida pelo ingls Thomas More no sculo XVI, em sua obra Utopia, onde ele imaginou uma sociedade perfeita, baseada na igualdade e fraternidade, construindo uma crtica sobre a realidade inglesa da poca. O conceito foi ampliado pelos contemporneos da Revoluo Francesa, especialmente pelo conde de Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen. Para os quais a sociedade do futuro deveria, alm de igualitria, ser liderada por artistas, cientistas e industriais, no obstante, chamados de utpicos pelos seus opositores por defenderem os princpios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcan-la. Por conta da defesa destas novas idias pela nascente esquerda francesa, apesar das reformas conservadoras, fato somado ao sucesso das campanhas do exrcito revolucionrio, a Frana continuou sendo vista como uma ameaa pelos Estados Nacionais Absolutistas, fazendo a guerra prosseguir na exterior. Internamente, o diretrio passou a se equilibrar entre tentativas de golpe da esquerda e da direita. Em 1795, os realistas iniciaram uma conspirao para tentar restabelecer a monarquia, iniciando um golpe que pretendia assassinar todos os membros do diretrio, defendidos ento pelo jovem general Napoleo Bonaparte, o qual, como recompensa, recebeu o comando de todos os exrcitos na Itlia.

Em 1796, uma conspirao jacobina do Clube de Atenas, chegou a derrubou o governo na Conjura dos Iguais, uma faco socialista precursora das idias comunistas do sculo XIX, mas o diretrio terminou sendo restabelecido. No mesmo ano, os realistas tentaram um novo golpe, sendo impedidos por tropas, comandadas pelo general Augereau, enviado de Napoleo que tinha acabado de assinar uma vantajosa paz com a ustria. O diretrio tornava-se cada vez mais impopular, devido s denuncias de corrupo e escndalos, enquanto a inflao minava o custo de vida da populao, quando novas eleies ocorreram em 1798, elevando os jacobinos novamente ao poder. A alta burguesia, assustada e receosa que uma nova onde terror se iniciasse, resolveu colocar no poder o general Napoleo Bonaparte, comeando a tramar um golpe de Estado. Tendo conduzido campanhas vitoriosas na Itlia e contra ingleses e turcos no Egito, Bonaparte era ento a figura mais popular do exrcito, endeusado pelos jornais e com seus hericos feitos comentados de boca em boca pelas ruas de Paris, a escolha perfeita da burguesia para pacificar a Frana. Em 9 de novembro de 1799, Napoleo Bonaparte chefiou um golpe que ficou conhecido como 18 Brumrio, comandando tropas sediadas em Paris, dissolveu o legislativo e assumindo os poderes que antes cabiam ao diretrio, convocando um plebiscito para referendar sua posio como cnsul da Repblica, com poderes ilimitados, contando com a aprovao de 3 milhes de votos, em sua maioria pertencentes s classes mdias urbanas e a mdia e a alta burguesia, em um contexto que, cabe lembrar, somente os alfabetizados tinham direito ao sufrgio. Iniciava-se a poca Napolenica, vista por alguns historiadores como desdobramento e continuidade da Revoluo Francesa, enquanto outros tericos a enxergam como uma ruptura. O inicio da poca Napolenica e seus desdobramentos.

Napoleo tinha nascido na Crsega, em meio a uma famlia empobrecida da pequena nobreza local, mas, criado em um colgio militar, representava os interesses da alta burguesia francesa, desejosa pelo estabelecimento da paz interna impetrada por um governo forte que estabelecesse novamente a

lei

ordem

na

Frana,

anteriormente

garantida

pelo

regime

absolutista.

Quando havia tomado a frente das massas na revoluo, os burgueses mais abastados no tencionavam que as reformas fossem muito profundas, queriam, na realidade, derrubar as leis que atravancavam o progresso do comrcio, compondo uma nova nobreza ascendida pelo mrito financeiro, tencionando apoiar o absolutismo como forma de manter as massas sobre controle. A revoluo tinha tomado seu prprio rumo, com desdobramentos que no eram imaginados pela sua liderana inicial, a massa havia radicalizado sua participao, criando uma ideologia reformista que comeou a prejudicar os interesses da alta burguesia, a qual, diante da ameaa, apoio s ambies do jovem general Bonaparte. Inicialmente, a Constituio napolenica confirmou os poderes supremos do Consulado, confiando a trs representantes nomeados por um perodo de dez anos, criando quatro assemblias: o Conselho de Estado, imbudo da prerrogativa de propor novas leis; o Tribunato, que as discutia e aprimorava; o Legislativo, o qual aprovava ou rejeitava as leis propostas e discutidas; e o Senado, responsvel pela execuo e aprovao das leis e pela indicao do Consulado. Na prtica, apenas o 1. cnsul governava, podendo propor e promulgar leis, nomeando ministros, oficiais do exrcito, juzes e demais funcionrios pblicos, cargo ocupado por Napoleo Bonaparte.

O cnsul fez valer seus poderes, reorganizou o Estado, descentralizando a administrao de modo a fortalecer o poder da alta burguesia, dividindo a Frana em departamentos, cada qual governado por um prefeito de sua confiana. Para incentivar o incremento do comrcio, o cnsul adotou uma prtica da poca do Imprio Romano, construiu estradas por toda a Frana, visando escoar a produo das manufaturas e facilitar o transporte de matria-prima at os centros produtores, mas, igualmente, pensando em facilitar o deslocamento de tropas e o apoio logstico ao exrcito em campanha. Para manter a massa sobre controle, Napoleo ratificou o confisco de bens da Igreja, reconhecendo o direito s propriedades distribudas pela reforma agrria. Os camponeses beneficiados, antes vivendo sempre sob o medo de perder suas terras, passaram a idolatrar o Cnsul. Uma outra medida popular foi reorganizar o sistema educacional, concebido como forma de acesso ao funcionalismo pblico.

Em 1801, Napoleo buscou uma reaproximao com a Igreja Catlica, estabelecendo um acordo com o Papa, por meio do qual o Vaticano aceitava e ratificava o confisco de bens eclesisticos em troca do Estado passar a no mais interferir no culto, abrindo mo da nomeao de cardeais e bispos, ainda obrigados a prestar juramento a Repblica, mas, a partir de ento, novamente escolhidos diretamente pelo Papa.

Entretanto, o 1. cnsul da Repblica francesa herdou do governo do Diretrio a guerra contra a segunda coligao internacional, reunida em uma tentativa de restaurar o absolutismo na Frana. Napoleo precisou enfrentar a Inglaterra, unida a ustria, Prssia e Rssia, mobilizadas, a partir de ento, no s contra os ideais revolucionrios, muitos dos quais diludos pelo novo regime francs, mas tambm contra o expansionismo francs que buscava novos mercados consumidores. Em 1800, os exrcitos napolenicos penetraram em territrio austraco em uma rpida e bem sucedida campanha, forando a ustria a assinar um acordo de paz e ceder a Blgica e grande parte da Itlia aos domnios franceses. Pouco depois, a Rssia assinou um tratado de paz com a Frana, seguido pela assinatura do tratado de Amiens, em 1802, pondo fim, temporariamente, ao conflito iniciado em 1792, entre a Repblica francesa e os Estados Absolutistas. Enfraquecidos, os paises absolutistas buscavam ganhar tempo para se reorganizarem, em um perodo em que a Frana passava a ser vista como a grande rival da Inglaterra no cenrio mundial, em pleno processo de formao do capitalismo, modo de produo que moveria guerras pela posse da influencia sobre as zonas produtoras de matria-prima e pelos mercados consumidores. No obstante, o xito interno e externo de Napoleo, garantido pela instituio de uma policia poltica, fez com que, em 1802, o consulado se tornasse vitalcio, garantindo ao 1. cnsul o direito de indicar seu sucessor, praticamente restaurando o absolutismo na Frana.

A policia politica de Napoleo era ento chefiada pelo clebre Fouch e famosa pelos seus mtodos arbitrrios, incluindo a tortura e o assassinato, eliminando elementos de esquerda e de direita. Napoleo j no escondia seu sonho de construir um Imprio francs na Europa, acalentado pela elite desde o reinado de Lus XIV, sendo apelidado no estrangeiro como o novo Robespierre. Ele passou a ser visto internacionalmente como um oportunista que ameaava a velha ordem estabelecida, tanto no sentido da f em cristo como na amplitude das relaes polticas. As caricaturas alems da poca retratavam o cnsul como uma figura diablica ou protegida por ela, demosntrando a natureza do medo que os franceses inspiravam pela Europa. Em 1803, quando Napoleo iniciava preparativos para a invaso das ilhas britnicas, a Inglaterra reiniciou as hostilidades contra a Frana, reunindo uma nova coligao de Estados pertencentes ao Sacro Imprio Romano-Germnico, derrotando a principal esquadra francesa, sob o comando do Almirante Nelson, na batalha de Trafalgar, travada no sul da costa espanhola, garantindo aos ingleses, a partir de ento, a supremacia naval mundial e inaugurando uma nova fase nas relaes internacionais europias, marcada pelo equilbrio de poder entre Frana e Inglaterra. A luta da Frana e da Inglaterra pela hegemonia europia.

O sucesso de Napoleo Bonaparte nos campos de batalha, comandando pessoalmente suas tropas, garantiu uma investidura quase sagrada ao cnsul vitalcio da Frana, conduzindo ao seu coroamento como Imperador em 1804, exigindo um plebiscito que referendou a mudana e uma nova Constituio que restabeleceu alguns privilgios da nobreza. Napoleo foi consagrado diretamente pelo Papa, formando em torno de si uma corte com a antiga nobreza restituda ao seu esplendor, recolocada nos principais cargos do Estado, em detrimento da burguesia. As liberdades individuais e polticas, garantidas pela revoluo, perderam sua eficcia, deixando de ser respeitadas; a imprensa passou a ser controlada e censurada pela polcia poltica. Igualmente, a educao, estendida at a universidade, tambm passou a ser vigiada, com a reformulao de reas consideradas perigosas para o novo regime, nomeadamente filosofia e histria.

Adotando a ttica de tentativa de conciliao de interesses dos diversos estamentos franceses, tendo contentado a nobreza e o clero ao praticamente restaurar o absolutismo, para amenizar o descontentamento de setores da burguesia, Napoleo reformou as leis francesas. Atendendo uma aspirao da burguesia, existente desde o inicio da revoluo, em 1804, Bonaparte publicou um Cdigo Civil, com algumas modificaes at hoje em uso, com 2 mil artigos, entre os quais 800 garantiam de diversas formas a inviolabilidade da propriedade privada, proibindo agremiaes de trabalhadores e greves, embora garantisse o direito da formao de associaes patronais. Para estimular a industrializao, criou o Banco da Frana, destinado a financiar este tipo de empreendimento, outorgando a nova instituio o direito de emitir papel moeda com validade e circulao irrestrita, fundando ainda a Sociedade de Fomento da Indstria Nacional. No campo da poltica externa, o Imperador aproveitou a iniciativa inglesa de reiniciar a guerra para, em 1805, invadir a ustria, derrotada, junto com as tropas russas, na batalha de Austerlitz e na Bomia, estendendo os domnios da Frana para grande parte da Alemanha, criando a Confederao do Reno, uma associao de pequenos Estados feudais na margem esquerda do rio, substituindo o Sacro Imprio Romano-Germnico.

No mesmo ano, o Piemonte, na Itlia, foi anexado a Frana. Luiz, irmo de Napoleo, foi coroado rei de Npoles, seu outro irmo, Jos, recebeu a Coroa da Holanda. Enquanto os ingleses tornaram-se imbatveis nos mares, os franceses passaram a dominar a Europa continental com seu exrcito terrestre. A Frana consolidou sua posio hegemnica em 1806, quando a Prssia encabeou uma nova coalizo contra os franceses, com a participao da Inglaterra e da Rssia. Os franceses venceram os prussianos com facilidade, entrando altivos em Berlim, perseguido os russos at a Polnia, em um campo de batalha mais difcil, com lutas travadas em terras pantanosas, sob intenso frio, somado a fome causada pelas dificuldades de abastecimento das tropas, saindo igualmente vitoriosos.

Vencidas, Prssia e Rssia foram obrigadas a assinar um acordo de paz em Tilsit, em 1807, por meio do qual os russos passaram a aliados dos franceses e a Prssia perdeu territrios que formaram o reino de Westflia, entregue ao governo do rei Jos Bonaparte, junto com o gro-ducado da Polnia. No ano seguinte, Napoleo deps o rei da Espanha, colocando seu irmo Jos no trono, o que causou uma revolta contra as tropas de ocupao que, atravs de tticas de guerrilha, custaram vida de 200 mil soldados franceses. Como a Gr-Bretanha encontrava-se isolada pelas condies geogrficas, gozando da supremacia naval para manter o exrcito francs longe, Napoleo idealizou um bloqueio econmico, impedindo o continente europeu de comercializar com a Inglaterra.

Portugal recusou-se a participar do Bloqueio Continental, forando, diante da invaso do pas por tropas francesas e espanholas, o rei D. Joo VI a fugir para o Brasil.] Os portugueses eram tradicional aliados dos ingleses, desde o casamento de Dona Felipa de Lancaster, neta do rei Eduardo III, com D. Joo I, mestre da ordem militar de Avis, fundador da dinastia. Destarte, em 1808, o Imprio Napolenico chegou ao seu auge, estendendo-se por toda a Europa, fazendo fronteira com a Rssia e o Imprio Otomano.

Apenas a Inglaterra rivalizava com a Frana, quando Bonaparte redistribuiu os Estados submetidos ao domnio francs por seus ministros e parentes, recolocados no lugar da nobreza dos territrios conquistados, exigindo que o Papa se integrasse a sua poltica de renovao do absolutismo. Em 1809, frente a recusa do Papa, o Imperador invadiu seus Estados, confinando o pontfice ao reino de Savona, perseguindo todos os bispos que tomaram o partido do Papa. Fato que, somado a guerra com os ingleses, perda da liberdade e do poder pela burguesia francesa, as perseguies policiais, ao restabelecimento de antigos impostos e a decadncia do apoio popular a Napoleo, simbolizado pela fuga em massa dos jovens ao servio militar obrigatrio; conduziu ao fim da hegemonia da Frana, em beneficio da Inglaterra.

O fim do perodo napolenico e o inicio da hegemonia inglesa. O bloqueio continental imposto por Napoleo mostrou-se desastroso para a Europa, privou os paises submetidos ao domnio francs do escoamento da produo manufaturada para o Novo Mundo, bem como impediu o acesso a matria-prima das Amricas, cerceado pela poderosa frota naval inglesa, inaugurando a hegemonia britnica, garantida pelo controle do fluxo naval. A crise econmica, provocada pelo bloqueio, obrigou o Estado francs a aumentar abusivamente os impostos e obrigaes, inclusive seqestrando bens, para manter o exrcito e seu aparelho burocrtico, gerando inmeras revoltas contra os desmandos do governo imperial, culminando com o fim da aliana entre franceses e russos, em uma tentativa da Rssia de recuperar sua economia. Neste meio tempo, a Inglaterra, ao invs de ter sido prejudicada pelo bloqueio, s colhia benefcios.

Para alm do comrcio com suas colnias na Amrica Central e do Norte, a presena de D. Joo VI no Brasil tinha aberto os portos brasileiros ao comercio direto com a Inglaterra, beneficiada com a abertura de um amplo mercado consumidor de produtos manufaturados a altos valores, por sua vez, fornecedor de produtos agrcolas de baixo custo. Todavia, ao abandonar o bloqueio continental contra a Inglaterra, em 1812, sob pretexto de retaliar a oposio francesa aos interesses russos na Turquia, a Rssia tornou-se novamente inimiga da Frana. Napoleo iniciou a campanha contra a Rssia, invadindo seu territrio com um exrcito de 500 mil homens, recrutados em 12 naes diferentes por falta de soldados franceses, cometendo um enorme erro estratgico. Os russos moveram uma poltica de terra arrasada contra as tropas imperiais, recuando e queimando tudo ao menor sinal de aproximao do inimigo, vencendo a Frana pela fome e pelo frio, o qual chegou at 30. graus celsius abaixo de zero, responsvel pela morte de 300 mil soldados imperiais.

Enfraquecida, em 1792, a Frana terminou vencida por uma coalizo da Rssia, Inglaterra e Prssia; a qual derrotou Napoleo em Leipzig, avanando at Paris, onde Napoleo foi deposto, sendo recolocada no trono a dinastia dos Bourbon, quando Lus XVIII, irmo de Lus XVI, foi empossado e obrigado a aceitar o tratado de Paris. Napoleo Bonaparte foi exilado na ilha de Elba, de onde fugiu em 1815, tentando retomar o poder em um governo de 100 dias, somente para ser novamente derrotado em Waterloo, na Blgica. Posteriormente, foi aprisionado na ilha de Santa Helena, onde morreria em 1821. Neste meio tempo, Lus XVIII restaurou os privilgios do clero e da nobreza, mas foi obrigado a aceitar alguns avanos implantados pela Revoluo Francesa.

A Inglaterra emergiu como a grande potencia hegemnica mundial, passando a controlar o comercio colonial, compartilhando o equilbrio do poder na Europa com a Rssia, Prssia e ustria. No entanto, restava ainda aos ingleses consolidar seu papel no cenrio internacional atravs de sua participao no Congresso de Viena, em 1815. Mas esta j outra histria. Para saber mais sobre o assunto: BURKE, Peter. A fabricao do Rei: a construo da imagem pblica de Lus XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. DARNTON, Robert. O Grande massacre de gatos: e outros episdios da histria cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986. DARNTON, Robert. O lado oculto da revoluo. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. HOBSBAWM, Eric J. A era das revolues: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. LEFEBVRE, G. 1789: o surgimento da revoluo francesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. MICHELET, Jules. Histria da Revoluo Francesa: da queda da Bastilha Festa da Federao. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

You might also like