You are on page 1of 21

FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA

A ALFABETIZAO/LETRAMENTO DE CRIANAS SURDAS: A IMPORTNCIA DO PROFESSOR BILNGUE.


Grasielly Rabelo Rocha

APARECIDA DE GOINIA 2010

5 GRASIELLY RABELO ROCHA

A ALFABETIZAO/LETRAMENTO DE CRIANAS SURDAS: A IMPORTNCIA DO PROFESSOR BILNGUE.


Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educao, da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao da professora Mestre Edna Misseno Pires, como parte dos requisitos para Concluso do Curso de Pedagogia.

APARECIDA DE GOINIA 2010

A ALFABETIZAO/LETRAMENTO DE CRIANAS SURDAS: A IMPORTNCIA DO PROFESSOR BILNGUE *


Grasielly Rabelo Rocha * RESUMO
A educao de alunos com deficincia auditiva de suma importncia, pois nos dias atuais com o processo de incluso conseguimos detectar alunos inseridos nas escolas. O processo de alfabetizao de alunos surdos semelhante com os dos ouvintes, porm utilizado adaptao, e o letramento atravs de experincias e da conscincia da diferena entre significaes do tema aprendido ou compreendido. Os professores e os pais so importantes no processo de alfabetizao e letramento, pois os alunos surdos devem ser estimulados desde pequenos, para que eles possam estar mais preparados e familiarizados com sinais e assim aprendero com mais facilidade a Lngua Brasileira de Sinais, e os professores devem estar capacitados para incluir estes alunos junto aos ouvintes na sala de aula. O objetivo desde apresentar a importncia do bilinguismo para realizar o processo de alfabetizao e letramento, com os quais promovem a sua interao social com o mundo que o cerca. O artigo foi escrito de forma qualitativa onde foram utilizados vrios autores dentre eles se destacam: Goldfeld (1997), Quadros (1997) e Guarinello (2007).

Palavra-chave: Alfabetizao, Letramento, Lngua Brasileira de Sinais, Professor.

INTRODUO

Esta pesquisa trata-se de um artigo baseado em estudos bibliogrficos com referncias a diversos autores dos quais se destacam: Goldfeld (1997), Quadros (1997) e Guarinello (2007). Visa buscar resposta para a seguinte questo: Qual a importncia do professor bilngue no processo de alfabetizao e letramento com crianas surdas? E tambm visa compreender as formas de letrar e alfabetizar uma criana com necessidades auditivas atravs do bilinguismo, ou seja, utilizando duas lnguas sendo Lngua de Sinais e a lngua oral na modalidade escrita.

_________________
* Artigo elaborado para fins da concluso do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser sob orientao da professora Ms. Edna Misseno Pires. * Graduanda do 8 perodo do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser.

7 Para a compreenso da importncia do professor bilngue dentro do processo de alfabetizao e letramento de crianas surdas, houve necessidade de pesquisar o histrico da educao dos surdos, a pesquisa tambm mostra as leis que defendiam e defendem as pessoas com necessidades especiais, assim buscando seus direitos dentro da sociedade. No trabalho apresenta tambm as trs filosofias: Oralismo, Comunicao Total e Bilinguismo, onde o bilinguismo tem como objetivo ensinar a criana surda a lngua de sinais, sendo a lngua de sinais considerada a lngua materna. Tambm foi preciso estudar o processo de alfabetizar e letrar uma criana surda com um professor bilngue, dentro da sala de aula. A educao de alunos surdos, nos dias atuais, tem sido bastante discutida na proposta bilngue e na educao inclusiva. O indivduo com necessidades especiais enfrenta muitas barreiras entre elas a da comunicao. Para que essas barreiras sejam superadas necessrio que o aluno surdo em primeiro aprenda lngua de sinais e contrapartida o professor tambm. A escolarizao da criana surda reajustada e reorganizada de acordo com o tempo em funo dos avanos e mudanas permite uma escolarizao de qualidade. A LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais) permite acesso da criana surda sociedade, e entender o mundo. Os educadores devem estar capacitados e interessados no desenvolvimento dos alunos surdos, para isso necessrio capacitao e formao especfica sobre a lngua de sinais, para que haja a comunicao entre o professor e alunos. A contribuio da famlia essencial para o desenvolvimento da criana surda. O aluno surdo deve ter contato com as duas lnguas sendo lngua de sinais e a linguagem oral para estar inserido na sociedade denominado bilinguismo. O bilinguismo uma das filosofias da incluso de alunos com deficincia auditiva nas salas de aula, pois ele tem por objetivo reconhecer e aceitar socialmente, criando condies para que diferentes regies possam criar ou ter oportunidade no convvio social. Para uma educao bilnge, a instituio de ensino deve oferecer professor usurio da lngua de sinais e capacitados para o ensino do Portugus como segunda lngua, onde a lngua de sinais deve ser a primeira lngua.

O HISTRICO DA EDUCAO DOS SURDOS

A histria da educao especial comeou a ser traada no sculo XVI, com mdicos e pedagogos, que apesar da sociedade vigente apostavam na possibilidade de seres, at ento considerados no educados. Centrados em seus pontos pedaggicos, numa sociedade em que na educao formal poucos tinham direito, comearam os trabalhos, com crianas que estavam sob tutela, assim sendo eles prprios os professores de seus pupilos. Portanto, com poucas experincias inovadoras, o cuidado foi meramente para proteger, surgiram instituies de asilos e manicmios com o principal foco no trabalho com indivduos que eram considerados ineducveis. Consideravam que essas pessoas ficariam mais protegidas, se separadas dos demais, para proteger a sociedade dos indivduos anormais. Contudo, as inovaes sobre a educao de pessoas com deficincia, lentamente vai sendo conquistados, na medida em que a sociedade abre caminhos para ampliar oportunidades educacionais. Assim, tanto as classes especiais quanto as escolas especiais somente iriam multiplicar-se com modalidade alternativa depois da primeira e segunda guerra mundial. Na metade do sculo XX, surgiram respostas maiores da sociedade para os problemas da educao especial. Assim a educao de crianas e jovens com deficincias, foi organizando como um sistema, junto educao geral, por motivos morais, lgicos, cientficos, polticos, econmicos e legais, surgiram as bases para uma proposta de unificao. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Brasileira) 9394/96, transmite claramente em seu art. 58 e 59 que:
Entende-se por educao especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I - currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos, para atender s suas necessidades; II terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; III - professores com especializao

9
adequada em nvel mdio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns; IV - educao especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas reas artstica, intelectual ou psicomotora; V acesso igualitrio aos benefcios dos programas sociais suplementares disponveis para o respectivo nvel do ensino regular.

Assim atualmente at na Constituio Federal Brasileira de 1988 no art. 205 apresenta que a educao regular direito de todos com incentivo da sociedade, sendo os alunos com necessidades especiais, junto com os demais dentro da escola regular, assim haver quando necessrio apoio especializado, para atender a clientela da educao especial. As crianas e jovens com necessidades especiais tm como direito descobrir a aprendizagem dentro da escola regular, sem ter que isol-los dos demais alunos, conforme Mittler (2003. p.25):
O objetivo de tal forma garantir o acesso e a participao de todas as crianas em todas as possibilidades de oportunidades oferecidas pela escola e impedir a segregao e o isolamento. Essa poltica foi planejada para beneficiar todos os alunos, incluindo aqueles pertencentes a minorias lingusticas e tnicas, aqueles com deficincia ou dificuldade de aprendizagem, aqueles que se ausentam constantemente das aulas e aqueles que esto sob o risco de excluso.

Na antiguidade os surdos eram considerados seres punidos por deuses. As pessoas surdas por no desenvolver a linguagem oral no tinham direito legal, pois no podiam fazer testamento e nem receber herana. Segundo Vieira (2000), se a pessoa nascesse ouvindo e por qualquer outro acidente ou doena ficasse surda, tinha permisso de realizar tudo conforme a educao recebida, caso a pessoa nascesse surdo-mudo era proibido de realizar seu direito. Tambm afirma Guarinello (2007, p. 20) a Igreja Catlica afirmava que a alma de pessoa surda no era imortal, porque eles eram incapazes de dizer os sacramentos. Para Aristteles (384-322 a.C.) as pessoas que nasciam surdas eram tambm mudas e, por consequncia, no podiam dizer nenhuma palavra. Segundo Guarinello (2007, p. 21) Ponce de Len, monge beneditino espanhol, foi considerado o primeiro professor de surdos da histria . Ele foi

10 convidado para educar crianas surdas, filhos das famlias ricas da poca, que por sua vez, eram ensinados a fazer contas, ler, escrever, orar, a fim de serem reconhecidos como pessoas capazes de receber ttulos e herdar as propriedades da famlia, visto que os surdos no obtiam esse direito. Ponce de Len utilizou uma forma de alfabeto manual que teria como objetivo ensinar seus alunos a falar com o tato e a viso. Esse manual era formado por sinais que representavam as letras do alfabeto das lnguas orais. O Brasil, segundo Menezes e Santos (2006), quando era colnia portuguesa governada pelo Imperador Dom Pedro II, a lngua de sinais aportou no pas, mais precisamente no Rio de Janeiro. Em 1856, o conde Francs Ernest Huet desembarcou na capital fluminense com o alfabeto manual francs e alguns sinais. O material trazido pelo conde, que era surdo, deu origem a Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS. O primeiro rgo no Brasil a desenvolver trabalhos dos surdos-mudos foi no Rio de Janeiro, hoje Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES). Fundado em 1857 por D. Pedro II, que saram os principais divulgadores da LIBRAS. A iconografia dos sinais, ou seja, a criao dos smbolos, s foi apresentada em 1873, pelo aluno surdo Faustino Jos da Gama. Ela o resultado da mistura da Lngua de sinais Francesa com a Lngua de sinais Brasileira antiga, usada pelos surdos das vrias regies do Brasil. Conforme Guarinello (2007) depois da dcada de 1980 iniciaram as pesquisas sobre Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com a linguista Lucinda Ferreira de Brito. Com o passar do tempo, mesmo com a lngua prpria os surdos tiveram grandes problemas em inserir em uma sociedade, contudo eles lutavam para garantir seus direitos, pois infelizmente a viso dos ouvintes que os surdos so incapazes de tomar decises sobre seus prprios assuntos. A lngua de sinais capaz inserir o surdo no entendimento entre a cultura do ouvinte e noouvinte. Conforme a Secretaria de Educao Especial da Lngua Brasileira de Sinais (MEC), a lngua de sinais no universal, cada lngua possui sua estrutura prpria. Cada pas fala diferentes lnguas, tambm os surdos de todo o mundo falam diferente. Visto que cada pas possui a sua lngua de sinais como chilena, peruana, portuguesa, russa e em vrios outros pases. Contudo tem uma nica diferena, as pessoas ouvintes que moram em pases diferentes no conseguem se comunicar sem ao menos estudar um pouco da outra lngua, sendo que os

11 surdos conseguem se comunicar com surdos de outros pases, pois eles esto atentos s expresses faciais e corporais das pessoas. Dentro da lngua portuguesa, por exemplo, os substantivos so palavras que possuem desinncia de gnero e nmero, que so utilizados para a formao e compreenso de frases, contudo na Libras no h artigos, que de acordo com cada sinal o outro entende o emissor. Compreender a surdez envolve entender as filosofias educacionais para surdos. O oralismo uma forma de filosofia educacional que visa a criana se interagir em uma comunidade ouvinte para que ela possa ter condies de desenvolver sua lngua oral (no caso do Brasil o portugus). O oralismo busca a insero da criana surda no mundo ouvinte, para que a surdez seja diminuda e estimular a audio. Essa forma busca colocar a criana normalizada e afastando a no-surdez. Segundo Goldfeld (1997) a histria dos surdos com a educao nos deixa claro que a oralizao no consegue suprir todas as necessidades da comunicao dos surdos e aps a lngua de sinais os surdos passaram a obter mais clareza em suas conversas com surdos e com ouvintes, pois trouxe as necessidades que faltava para inserir nesse mundo. A comunicao total uma das filosofias educacionais para a educao dos surdos que surgiu por volta da dcada de 60. Goldfeld (1997) afirma que a maior e principal preocupao da comunicao total a comunicao entre surdos e surdos e entre ouvintes. Essa forma tambm acredita que a comunicao oral seja necessria para a educao dos surdos, mas preocupa-se com os aspectos cognitivos, emocionais e sociais que no devem ser ignorados em prol do aprendizado exclusivamente da lngua oral. A diferena entre a comunicao total e as outras filosofias educacionais que ela aceita a utilizao de qualquer outro recurso lingustico, seja a lngua de sinais, a lngua oral ou cdigos manuais, para assim facilitar a comunicao entre os surdos. Como o prprio nome diz a comunicao total, que busca a comunicao e interao e no somente a lngua. A comunicao oral tambm valoriza a famlia do surdo, assim acredita que a famlia busque o seu papel de compartilhar valores e significados para formar um conjunto com a criana atravs da comunicao. Goldfeld (1997) apresenta a diferena das filosofias educacionais para os surdos. A comunicao total, ao contrrio, busca, aceita e convive com as diferenas,

12 procurando sempre levar a comunicao de forma mais fcil entre a criana surda e sua famlia ouvinte. O Bilinguismo a filosofia educacional que surge na dcada de 80, que tem o objetivo de ensinar criana surda a lngua materna e a lngua de sinais, sendo a lngua de sinais considerada a lngua natural, e a segunda a lngua oficial do pas. Conforme Goldfeld (1997) os autores ligados ao bilinguismo observa o surdo de forma diferente dos autores oralista e da comunicao total, pois para os bilinguistas o surdo no precisa viver uma vida igual a dos ouvintes, podendo aceitar e assumir a surdez. A insero do bilinguismo nas escolas publica esta sendo implantado de forma lenta como afirma Goldfeld (1997, p.42):
Em relao educao pblica, muito raro encontrarmos escolas que utilizem a lngua de sinais em sala de aula. O que ocorre em muitos casos que os alunos conversam entre si atravs da lngua de sinais, mas as aulas so ministradas em portugus, por professores ouvintes que no dominem a LIBRAS, o que praticamente impossibilita a compreenso por parte dos alunos. Mas a pior realidade que grande parte dos surdos brasileiros e seus familiares nem sequer conhecem a lngua de sinais. Muitas crianas, adolescentes e at adultos surdos no participam da comunidade surda, no utilizam a lngua de sinais e tambm no dominam a lngua oral.

Guarinello (2007) afirma que, no reconhecer do Bilinguismo pode-se escolher pela apresentao simultnea ou sucessiva das duas lnguas (LIBRAS e lngua da comunidade majoritria). No bilinguismo simultneo, a criana surda apresentada s duas lnguas com diferentes interlocutores: a de sinais com professores surdos e a majoritria com ouvintes, logo que a surdez tenha sido identificada. A segunda forma do bilinguismo quando a criana surda aprende a lngua majoritria somente depois que ela tem o domnio da lngua de sinais, chamando de modelo sucessivo. Isto , ela s deve aprender a segunda lngua depois que ela tem domnio da primeira. Quanto modalidade da lngua majoritria, essa pode ser a escrita ou a fala. No oralismo o foco igualar a criana surda no mundo dos ouvintes, e no Bilinguismo o objetivo igualar a famlia ouvinte ao padro surdo. Segundo Guanirello (2007), a proposta do bilinguismo partiu das reclamaes dos surdos pelo direito sua lngua e por pesquisas aprofundadas lingusticas sobre a LIBRAS. Guarinello (2007 p. 45) ela estimada como

13 abordagem educacional para tornar-se acessvel pessoa surda duas lnguas no cotidiano escolar. Contudo estudos revelam que essa proposta fundamental para as crianas surdas, pois considerada uma lngua natural e se baseia no conhecimento do ensino da lngua majoritria. Como Quadros (1997) afirma que a aquisio da linguagem em crianas surdas deve ser garantida atravs de uma lngua visual-espacial. A lngua de sinais a lngua natural do s surdos. O processo de aquisio da linguagem geralmente ocorre, quando pessoas de nosso convvio utilizam a linguagem conosco e/ou em nossa volta. O beb ouvinte, que escuta os sons normalmente, e que tem pais ouvintes e/ou convive com pessoas que ouvem e falam, receber as informaes lingusticas, principalmente, por meio da audio e adquirir a lngua que ouve, ou seja, uma lngua oral. O beb surdo que tem pais surdos que utilizam a lngua de sinais receber informaes lingusticas por meio da viso e adquirir a lngua que est vendo, ou seja, uma lngua de sinais. Assim, a aquisio da linguagem geralmente ocorre naturalmente, pois durante as interaes o beb tem o acesso das palavras, possibilitando o desenvolvimento da compreenso de forma gradual, sendo que esta compreenso fundamental para o beb elaborar o que quer expressar. Na aquisio da linguagem de bebs ouvintes e surdos, pesquisas demonstram que ambos balbuciam (fazem sons/gestos sem significado aparente), produzem suas primeiras palavras/sinais e frases na mesma faixa etria. As fases de aquisio da linguagem so muito semelhantes no incio e no decorrer do desenvolvimento lingustico. No processo de aquisio da lngua de sinais pela criana surda e de aprendizagem da lngua de sinais pelos pais, fundamental o contato com profissionais fluentes, surdos e/ou ouvintes, alm de crianas surdas de diversas faixas etrias. Na lngua de sinais quando os pais aprendem e a utilizam com o seu filho surdo, a comunicao realmente acontece e h a possibilidade de a criana adquirir a linguagem naturalmente. Alm disso, contribui para um bom relacionamento entre pais-filho e para o desenvolvimento da criana. Goldfeld (1997) apresenta que a aquisio da lngua de sinais deve acontecer, perfeitamente, atravs do convvio com outras pessoas surdas mais velhas, que dominem a lngua de sinais. Ainda nos dias de hoje h pesquisas que procuram garantir um meio de oportunizar ao surdo o domnio de uma linguagem atravs do oralismo, ensinando o surdo a falar e ler os lbios como forma de

14 aquisio de uma lngua oral-auditiva, ou seja, para que uma criana surda aprenda a escrita, acreditava-se que era necessrio primeiro a falar. Porm, a filosofia utilizada no contexto escolar garantido por lei e polticos pblicos o bilinguismo. Diante da busca incontrolvel pela incluso da pessoa com deficincia na sociedade e, principalmente na educao, realizou-se, em 1994 nos dias 7 11 de junho, uma conferncia na cidade de Salamanca, Espanha, com representantes do mundo todo, da qual resultou um documento denominado Declarao de Salamanca. A Declarao de Salamanca permite perceber a importncia da incluso da pessoa com deficincia na educao, pois seu convvio e aprendizado com outras pessoas s lhe trar benefcios e crescimentos, tanto em mbito educacional como social. Em 2001, o Conselho Nacional de Educao por meio da Comisso de Educao Bsica, elaborou a Resoluo CNE/CEB n. 2. Esse documento faz meno explicita incluso por reestruturar os sistemas de ensino para dar respostas s necessidades educacionais de todos os alunos. As Diretrizes mencionam os instrumentos e os princpios da educao inclusiva, tais como: recursos humanos qualificados, o projeto pedaggico da escola, a caracterstica da populao, a descrio dos servios e modos de atendimentos. Tambm coloca explcito que os alunos com dificuldade de comunicao, os contedos sejam diferenciados como o artigo 12 2:
Deve ser assegurada, no processo educativo de alunos que apresentam dificuldades de comunicao e sinalizao diferenciadas dos demais educandos, a acessibilidade aos contedos curriculares, mediante a utilizao de linguagens e cdigos aplicveis, como o sistema Braille e a lngua e sinais, sem prejuzo do aprendizado da lngua portuguesa, facultando- lhes e s suas famlias a opo pela abordagem pedaggica que julgarem adequada, ouvidos os profissionais especializados em cada caso.

Contudo o desafio da incluso na escola tem se tornado algo efetivo com a oficializao da lei LIBRAS, em abril de 2002, (Lei n10.436, de 24 de abril de 2002) que diz:
No artigo 1: conhecida como meio legal de comunicao e expresso a Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS e outros recursos de expresso a ela associados, e ainda define no pargrafo nico: Entende-se como Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS a forma de

15
comunicao e expresso, em que o sistema lingustico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical prpria, constituem um sistema lingustico de transmisso de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas no Brasil.

Assim o decreto n 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamente essa Lei e estabelece a LIBRAS como disciplina curricular obrigatria nos cursos de Formao de Professores. A LIBRAS considerada lngua natural, porque o indivduo desenvolve naturalmente, com seu grupo de uma sociedade e so adquiridas aps a exposio lngua, conforme Quadros (1997, p.47):
Tais lnguas so naturais internamente e externamente pois refletem a capacidade psicobiolgica humana para a linguagem e porque surgiram da mesma forma que as lnguas orais da necessidade especifica e natural dos seres humanos de usarem um sistema lingustico para expressar ideias, sentimentos e aes. As lnguas de sinais so sistemas lingusticos que passaram de gerao em gerao de pessoas surdas. So lnguas que no se derivam das lnguas orais, mas fluram de uma necessidade natural de comunicao entre pessoas que no utilizam o canal espao-visual como modalidade lingustica.

As leis tm como proposta defender o direito que os surdos possuem dentro da sociedade, um ponto que antigamente eles no tinham no meio social. Com a lngua de sinais os surdos puderam se comunicar e conhecer seus direitos de forma mais prtica. Assim o bilinguismo encaixa na sociedade dos surdos, pois os mesmos podem ter a primeira lngua sendo a lngua de sinais e a segunda o portugus, contudo a criana pode ser alfabetizada e letrada com a forma bilngue.

O BILINGUISMO COM PROPOSTA PEDAGGICA PARA A ALFABETIZAO E LETRAMENTO DE CRIANAS SURDAS.

Segundo Fernandes (2005), Vygotsky tem uma perspectiva que o ser humano aprende gradualmente em um mundo sociocultural. Sendo que envolve os chamados de signos que modificam no decorrer do desenvolvimento da criana, que assim postula um conceito mutvel e dinmico, atravs da maturidade psicolgica e cognitiva do indivduo. Para Rego (2002, p. 71):

16
o desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que realiza num determinado grupo cultural, a partir da interao com outros indivduos da sua espcie. Isto quer dizer, por exemplo, um indivduo criado numa tribo indgena, que desconhea o sistema da escrita e no tem nenhum tipo de contato com um ambiente letrado, no se alfabetizar. O mesmo ocorre com a aquisio da fala. A criana s aprender a falar se pertencer a uma comunidade de falantes, ou seja, as condies orgnicas (possuir o aparelho fonador), embora necessrias, no so suficientes para que o indivduo adquira a linguagem.

Assim, ao trabalhar como meio cultural e com a relao entre os indivduos para a definio do percurso do desenvolvimento humano, Vygotsky no prope uma pedagogia autoritria. Pelo contrrio, trabalha constantemente com os conceitos de reconstruo e reelaborao por parte do indivduo do contedo culturalmente construdo e transmitido na interao social com grupo que integra. A palavra letramento surge na metade da dcada de 80, no discurso de especialistas das Cincias Lingusticas e da Educao, como uma tradio da palavra de lngua inglesa literacy. A palavra letrado, no novo dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa aquele versado em letras, erudito, e iletrado aquele que no tem conhecimento literrios. No mesmo dicionrio no registra a palavra letramento. Essa palavra s aparece, em um dicionrio* da Lngua Portuguesa publicado h mais de um sculo. A traduo da palavra letramento se faz na busca de expandir o conceito de alfabetizao, assim chamando a ateno no apenas para o domnio do ato de codificar e decodificar (ler e escrever), mas tambm para os usos dessas habilidades em prticas sociais em que escrever e ler so necessrios. Na traduo implcita dessa palavra est a ideia de que o domnio e o uso da escrita trazem consequncias sociais, culturais, polticas, econmicas, cognitivas, lingusticas, quer para o grupo que est inserido, quer para a pessoa que aprende a us-la. ___________ * Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa, de Caldas Aulete, na sua 3 edio brasileira,
ento afirma Soares (2006, p.17): verbete letramento caracteriza a palavra como ant., isto , antiga, antiquada, e lhe atribui o significado de escrita; o verbete remete ainda para o verbo letrar a que, como transitivo direto, atribui a acepo de investigar, soletrando e, como pronominal letrar-se, a acepo de adquirir letras ou conhecimentos literrios significados bem distantes daquele que hoje se atribui a letramento (que, como j dito, no aparece no Aurlio, como tambm nele no aparece o verbo letrar).

17 De acordo com Soares (2006), letramento o resultado da ao de ensinar ou de aprender o codificar e decodificar, bem como resultado da ao de usar essas habilidades em prticas na sociedade, o estado ou condio que adquire um grupo social ou uma pessoa como consequncia de ter-se apropriado do ato de escrever e de ter-se inserido em um mundo organizado diferentemente: a cultura escrita. Entre outros conceitos letramento conceitua em inserir o individuo em um mundo letrado, assim trabalhando com as diversas formas de uso da escrita dentro da sociedade. Essa forma de letramento, propriamente dito, comea at mesmo antes de alfabetizao, quando a criana comea a buscar na sociedade as prticas do letramento como: reconhecer um produto na prateleira de um supermercado atravs do rtulo, ou at mesmo dentro de casa. Contudo, o letramento cultural, sendo que a criana entra na escola j com um conhecimento adquirido acidentalmente. Historicamente, o conceito de alfabetizao se assimilou o ensinoaprendizagem da tecnologia da escrita, isto , o sistema alfabtico de escrita o que significa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais grficos, transformando os em sons e na escrita a capacidade de codificar os sons da fala, transformando em sinais grficos. Particularmente os conceitos de alfabetizao a partir dos anos 1980, foram ampliados com as contribuies das pesquisas e estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky sobre a aquisio da lngua escrita. Conforme esses estudos, a aprendizagem do sistema de escrita no se minimizaria ao domnio de correspondncias entre grafemas e fonemas (codificar e decodificar), mas se caracterizaria como um processo ativo por meio do qual a criana desde seus primeiros contatos com a decodificao, construiria e reconstruiria aspectos sobre a natureza e o funcionamento da lngua escrita, entendida como um sistema de representao. Soares (2006) apresenta o conceito de analfabetismo de acordo com o novo dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa:
Analfabetismo o estado ou condio de analfabeto, e analfabeto o que no sabe ler e escrever, ou seja, o que vive no estado ou condio de quem no sabe ler e escrever; a ao de alfabetizar, isto , segundo o Aurlio de ensinar e ler (e tambm a escrever, que o

18
dicionrio curiosamente omite) designada por alfabetizao, e alfabetizado aquele que sabe ler (escrever).

Progressivamente, o termo passou a designar o processo no apenas de ensinar a aprender as habilidades de codificao e decodificao, mas tambm o domnio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades nas prticas sociais de leitura e escrita. E frente a essas novas exigncias que surge um novo conceito para o termo alfabetizao funcional criada com a finalidade de incorporar as habilidades de uso da leitura e da escrita em condies dentro da sociedade e, posteriormente, a palavra letramento. Assim a diferena entre alfabetizao e letramento dentro dos fatores de linguagem enganosa, como Soares (2003, p.14) afirma:
Dissociar alfabetizao e letramento um equvoco porque, no quadro das atuais concepes psicolgicas, lingusticas e psicolingusticas de leitura e escrita, a entrada da criana (e tambm do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisio do sistema convencional de escrita a alfabetizao e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita o letramento. No so processos independentes, mas interdependentes, e indissociveis: a alfabetizao desenvolvesse no contexto de e por meio de prticas sociais de leitura e de escrita, isto , atravs de atividades de letramento, e este, por sua vez, s se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relaes fonemagrafema, isto , em dependncia da alfabetizao.

O bilinguismo vem sendo estudado, mas ainda visa divulgar e estimular a utilizao da lngua de sinais, por ser adquirida espontaneamente pelos surdos. Somente depois da exposio de lngua de sinais o indivduo surdo pode desenvolver-se lingustica e cognitivamente sem dificuldades. Goldfeld (1997, p.106) explica claramente a importncia da lngua de sinais no cotidiano do indivduo surdo.
O importante que todos os profissionais percebem a importncia da lngua de sinais no desenvolvimento da criana surda. Esta lngua a nica que pode ser adquirida espontaneamente pela criana surda, ou seja, em suas relaes sociais, nos dilogos, pois, como j afirmou aqui, a lngua oral requer tcnicas especificas para ser aprendida pela criana surda.

Conforme Quadros (1997) o bilinguismo uma proposta de ensino que utilizada em escolas que propem a tornar duas lnguas no contexto escolar

19 acessvel a criana surda. A preocupao do bilinguismo dentro da sociedade respeitar a autonomia da lngua de sinais e estruturar um plano educacional para assim no afetar no desenvolvimento psicossocial e lingustica da criana surda. A lngua de sinais ser utilizada e considerada essencial para a construo e estruturao do pensamento, assim evitar cognitivo e escolar do individuo surdo, que a lngua de sinais natural para o surdo, visto que a crianas surdas possuem capacidade de compreenso a alfabetizao possvel desde que oferecida em sua lngua materna. Goldfeld (1997, p.109), apresenta a situao da criana surda filha de ouvinte para a concretizao do bilinguismo em seu convvio.
Abordando a questo da lngua materna, devem-se considerar as ideias de Vygostsky e Bakhtin. Se a criana estiver inserida em uma comunidade e interagir com os membros desta utilizando uma lngua, ela poder utilizar esta lngua tanto para a comunicao como para o desenvolvimento cognitivo, atravs da internalizao desta lngua. A criana, ento, recorta o mundo, percebe a si prpria e aos outros atravs dos ideais, conceitos e valores desta lngua. No caso de a criana adquirir como primeira lngua uma lngua diferente da de seus pais, vrias consequncias podem ocorrer, j que, mesmo aps adquirir uma segunda lngua, no caso a lngua oral, a forma de pensar e de ser no deixara de ser marcada pela primeira lngua, aquela que foi utilizada para o desenvolvimento das funes mentais superiores da criana.

De acordo com Quadros (1997), quando se trata de currculo escolar de uma escola bilngue, sugere que inclua os contedos programticos discorridas nas escolas comuns. Sendo a mesma especializada para os alunos surdos, mais ao mesmo tempo, uma instituio regular de ensino. As matrias devem ser desenvolvidas na lngua materna da criana, isto , LIBRAS. O portugus deve ser priorizado na modalidade escrita, sempre utilizando recursos visuais para a melhor compreenso da criana surdas. Contudo o bilinguismo possibilita o desenvolvimento cognitivo, para assegurar a aquisio da linguagem dentro das praticas sociais, utilizar a filosofia bilngue envolve professores preparados e capacitados.

20 A IMPORTNCIA DO PROFESSOR BILNGUE ALFABETIZAO DE CRIANAS SURDAS NO PROCESSO DE

O professor bilngue como mediador do conhecimento precisa contribuir para mudanas realizadas no cotidiano escolar. O professor tem que construir uma interao com os outros sujeitos e inserir a criana surda em dilogos para que possa construir significados como Silva (2005) afirma que o dilogo no ambiente escolar importante na medida em que a linguagem se constri na interao com os outros sujeitos. Guarinello (2007, p.84), mostra vrias formas de acontecer a interao com o professor e alunos surdo, com resultados de ensino-aprendizagem como:
O educador/terapeuta dever basear-se sempre no texto, mesmo com crianas pequenas, pois o uso de palavras e frases soltas no far nenhum sentido para o aprendiz. O profissional poder utilizar vrios tipos de textos escritos, ler em conjunto, fazendo o aprendiz se interessar pelo objeto escrito, e depois pedir para que o surdo escreva. No incio desse processo, o profissional poder atuar como escriba do surdo, ou seja, o surdo conta uma historia, faz um relato e o mediador escreve, comear a reconhecer palavras e frases e escrever por si s.

O educador deve considerar os erros que as pessoas surdas cometem no momento da escrita, devem ser colocado com ponto decorrente da aprendizagem da segunda lngua, assim como o ouvinte que tem domnio a lngua majoritria comea a aprender a lngua estrangeira. O profissional ter que saber relacionar esses erros como interferncia da primeira lngua e da sobreposio da lngua que est aprendendo. O educador deve ter conscincia das vrias diferenas entre a lngua portuguesa e a lngua de sinais. O portugus tem diferenas que o professor desconhecendo as mesmas o aluno surdo pode ter dificuldades na compreenso de contedo, como por exemplo, no possui artigos dentro das frases em libras, sendo que o portugus o artigo necessrio para a compreenso de frases. O professor bilngue aquele que compreende duas lnguas: o portugus e a lngua de sinais, para assim o conhecimento flui como um dilogo onde o aluno surdo pode compreender o contedo. Perrenoud (2000 p. 71) afirma que ensinar tambm estimular o desejo de saber. Essa afirmao se aplica para o professor bilngue, pois ele tem o dever de motivar a criana surda para o interesse do contedo a ser transmitido.

21 Equivale ressaltar que o desejo de saber tem que ser estimulado desde o letramento, pois a criana tem interesse pelo que apresentado e de que forma apresentado, como coloca Perrenoud (2000 p.70):
A maioria das pessoas interessa-se, em alguns momentos, pelo jogo da aprendizagem, se lhes oferecerem situaes abertas, estimulantes, interessantes. H maneiras mais ldicas do que outras de propor a mesma tarefa cognitiva. No necessrio que o trabalho parea uma via crucis; pode-se aprender rindo, brincando, tendo prazer.

Os alunos com necessidade especiais auditivas possuem dificuldades assim com os ouvintes, a alfabetizao e o letramento ocorrem atravs de recursos visuais. Portanto o professor bilngue dentro da sala de aula ajudar a criana surda, para a compreenso desses recursos visuais, assim desenvolv-lo em todos os mbitos, sendo intelectual, fsico e social.

CONSIDERAES FINAIS

Na antiguidade os surdos eram considerados seres punidos por deuses. As pessoas surdas por no desenvolver a linguagem oral no tinham direito legal, pois no podiam fazer testamento e nem receber herana. Com as inovaes sobre a educao de pessoas com deficincia, lentamente vai sendo conquistadas, na medida em que a sociedade abre caminhos para ampliar oportunidades educacionais. Para inserir as pessoas com necessidades especiais dentro da sociedade, surgiram leis e decretos, para consolidar esses indivduo no mundo social. Com a lngua de sinais os surdos puderam se comunicar e conhecer seus direitos de forma mais prtica. A LIBRAS considerada lngua natural, porque o indivduo desenvolve naturalmente, com seu grupo de uma sociedade e so adquiridas aps a exposio lngua. A proposta do bilinguismo partiu das reclamaes dos surdos pelo direito sua lngua e por pesquisas aprofundadas lingusticas sobre a LIBRAS. O

22 bilinguismo estimada como abordagem educacional para tornar-se acessvel pessoa surda duas lnguas no cotidiano escolar. Na alfabetizao e no letramento de crianas surdas o bilinguismo contribui para o desenvolvimento da criana surda. Os professores utilizam-se recursos visuais para estimular e compreender a lngua de sinais e a lngua portuguesa com mais facilidade, assim alfabetizando e letrando crianas com necessidades auditivas. Portanto, precisa-se de professores capacitados e familiares sempre estimulando o seu desenvolvimento. Apesar de programas de apoio com curso de capacitao para compreender melhor a Libras, ainda falta programas de apoio nas instituies para os familiares compreender a lngua de sinais, pois os filhos aprendem na escola o uso da mesma, porm no contexto familiar no conseguem estabelecer relaes por no entender Libras. Essa ajuda familiar seria essencial para melhor desenvolvimento da criana surda para assim compreender com mais rapidez e se sentir inserido na sociedade. A lngua de sinais ser utilizada e considerada essencial para a construo e estruturao do pensamento, assim evitar cognitivo e escolar do individuo surdo, que a lngua de sinais natural para o surdo, visto que as crianas surdas possuem capacidade de compreenso a alfabetizao possvel desde que oferecida em sua lngua materna. O professor bilngue aquele que compreende duas lnguas: o portugus e a lngua de sinais. Assim o bilinguismo encaixa na sociedade dos surdos, pois os mesmos podem ter a primeira lngua sendo a lngua de sinais e a segunda o portugus, contudo a criana pode ser alfabetizada e letrada com a forma bilngue.

ABSTRAT

The education of students with hearing impairment is of utmost importance, because these days with the inclusion process can detect students placed in schools. The process of literacy for deaf students is similar to those of listeners, but is used to memorize, and literacy is through experience and awareness of the difference between the meanings of the subject taught or understood.Teachers and parents are important in the process of literacy and literacy for deaf students should be encouraged since childhood, so they can be more prepared and familiar with signs and thus learn more easily the Brazilian sign language, and teachers should be able to include these students with the listeners in the classroom.The aim is to present since the

23 importance of biliguismo to make the process of literacy and literacy with which to promote their social interaction with the world around him. The article was written in a qualitative way where it was used many authors among them are: Goldfeld (1997), Tables (1997) and Guarinello (2007). Keyword: Literacy, Literacy, language users, Teacher

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Brasil. Braslia, DF, 1988. _______. LDB (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Brasil. Braslia, DF, 2002. FERNANDES, Eullia. Surdez e bilinguismo Porto Alegre: Mediao, 2005. GESSER, Audre. LIBRAS?: Que lngua essa? Crianas e preconceitos em torno da lngua de sinais e da realidade surda So Paulo: Parbola, 2009.

GOLDFELD, Marica. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva scio-interacionista. So Paulo: Plexus, 1997. GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. So Paulo: Plexus, 2007. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Intrprete de LIBRAS em atuao na educao infantil e no ensino fundamental Porto Alegre: Mediao, 2000. MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Incluso Escolar: o que ? Por qu? Como fazer So Paulo: Moderna, 2001. MENEZES, Ebenezer Takuno de. SANTOS, Thais Helena dos .LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais) (Verbete) . Dicionrio Interativo da Educao Brasileira. Educa Brasil. So Paulo: Midiamix Editora, 2006. MITTLER, Peter. Educao Inclusiva contextos sociais Porto Alegre: Artmed, 2003. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000.

24

QUADROS. Ronice Muller de. Educao de surdos: a aquisio da linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da Educao. Petrpolis: Vozes, 2002. S, Ndia Regina Limeira de. Educao de surdos: a caminho do bilingismo. Niteri: EdUFF, 1999. SILVA, Marlia da Piedade Marinho. A construo de sentidos na escrita do aluno surdo So Paulo: Plexus, 2001. ______, A.C. 2005. A representao social da surdez: entre o mundo acadmico e o cotidiano escolar. In: E. FERNANDES (org.), Surdez e bilingismo. Porto Alegre, Mediao, p. 37-49. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros Belo Horizonte: Autntica, 2006. _______, Magda. Letramento e Alfabetizao: as muitas facetas. 26 ANPED: GT Alfabetizao, leitura e escrita, outubro de 2003. VIEIRA, M. I. S. O efeito do uso de sinais na aquisio de linguagem da criana surda filha de pais ouvintes. 2000. Dissertao (Mestrado em Distrbios da Comunicao) Faculdade de Fonoaudiologia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo.

You might also like