You are on page 1of 5

P9AUTOTEXT.

SC - Autopreenchimento Outros Crditos/Outros Dbitos - Estado de Santa Catarina


Produto Data da criao Pas(es) FNC/Plano Microsiga Protheus : Livros Fiscais - Verso 11 21/02/11 : Brasil : 4063/42362011 Chamado Data da reviso 21/02/11

Banco(s) de Dados : Todos

Est disponvel, atravs de arquivos pr-configurados, o preenchimento automtico das informaes de Outros Crditos e Outros Dbitos do Estado de Santa Catarina, na rotina de Apurao de ICMS (MATA953). Este arquivo permite ser configurado conforme a necessidade de cada empresa usuria do sistema, bastando, para isso, utilizar-se de qualquer editor de texto que no possua formatao especial, como por exemplo, o NotePad do Windows.

Arquivo pr-formatado
Padro: P9AUTOTEXT.CFG Arquivo padro, que poder ser utilizado pelos estados que no possuem um arquivo P9AUTOTEXT. Santa Catarina: P9AUTOTEXT.SC Ser gerado na Apurao de ICMS, conforme o RICMS/SC, o clculo do Simples do Estado de Santa Catarina, atravs do subitem 1303 - Optante pelo Simples, em Outros Dbitos. Esse clculo baseado na tabela do Simples do Estado, em que so definidas faixas de receita bruta e suas respectivas alquotas, aplicadas para encontrar o valor do ICMS a ser recolhido no perodo. Para maiores informaes sobre o clculo do Simples, consulte o boletim tcnico Simples Santa Catarina. Tambm sero apresentadas as informaes referentes ao CIAP do perodo, para as apropriaes, atravs do subitem 007.01 - Crdito CIAP e, para os estornos, atravs do subitem 003.01 - Estorno CIAP.

Procedimentos para Implementao


Para que todos os campos e parmetros necessrios ao processamento sejam criados automaticamente, foram disponibilizados os compatibilizadores UPDFIS e UPDSFT. Estes compatibilizadores fazem diversos ajustes no dicionrio. Para maiores informaes, consulte o boletim tcnico UPDFIS Atualizao da base fiscal e FIS UPDSFT - Atualizao da base fiscal por item. 1. No mdulo Configurador (SIGACFG), opo Ambiente/Cadastros/Parmetros, observe/configure os parmetros a seguir:

SIGAFIS P9Autotext Santa Catarina - 1

Nome Numrico Descrio Contedo Exemplo

MV_P9AUTO Lgico Informa se as linhas referentes aos valores do ICMS Complementar sero geradas automaticamente na apurao do ICMS. T para gerar as linhas com os valores sobre o ICMS Complementar e F para que tais informaes no sejam geradas. F

Observao: Se o parmetro MV_P9AUTO estiver com o valor T (True), as linhas sobre diferencial de alquota de ativo permanente e as linhas sobre diferencial de alquota de material de uso e consumo sero geradas automaticamente na Apurao do ICMS.

Nome Numrico Descrio Contedo Exemplo

MV_ESTADO Caracter Sigla do estado da empresa usuria do Sistema, para efeito de clculo de ICMS. Sigla da UF SC

Nome Numrico Descrio Contedo Exemplo

MV_DTAFECP Caracter Indicar o Ms e o Ano que o sistema devera comear a processar o FECP considerando a Alquota varivel 0%,1% e 5%,Informar MMAAAA. MMAAAA 012011

Nome Numrico Descrio Contedo Exemplo

MV_DATCIAP Data Data de Incio da vigncia da LC 102/2000 para impresso dos modelos C e D do CIAP. Data de Incio da vigncia da LC 102/2000. 01/01/2001

Observao:
2 SIGAFIS P9Autotext Santa Catarina

Bens com data de entrada anterior data indicada no parmetro MV_DATCIAP, tero suas apropriaes lanadas na Apurao do ICMS. Bens com data de entrada igual ou superior data indicada no parmetro, no tero suas apropriaes lanadas na Apurao do ICMS. Conforme Regulamento do ICMS do Estado de Santa Catarina, ativos permanentes que tiverem ingressado no estabelecimento at 31/12/2000, devem ter lanados os valores de estornos na apurao do ICMS e, conseqentemente, no livro Registro de Apurao do ICMS (P9). J para ativos permanentes que tiverem ingressado no estabelecimento a partir de 01/01/2001, deve ser emitida Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, para fins de entrada, indicando o valor do crdito a ser apropriado, bem como ser registrado o valor do crdito referido na coluna Crdito do Imposto do livro Registro de Entradas. Para que seja possvel identificar se o valor da apropriao mensal deve ou no ser apresentado na apurao, necessrio verificar esse parmetro.

2. No mdulo Configurador (SIGACFG), opo Base de Dados/Dicionrio/Arquivos, crie/observe os campos a seguir: Tabela Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Cabealho Descrio Contedo SD1 D1_CRPRSIM Numrico 16 2 @E 9,999,999,999.99 Cr Pres Simp Crdito Presumido Simples Nacional. Campo ser preenchido com o clculo do Crdito Presumido - Simples Nacional, se o ambiente for configurado para tal.

Tabela Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Cabealho Descrio Contedo

SF3 F3_CRPRSIM Numrico 16 2 @E 9,999,999,999.99 Cr Pres Simp Credito Presumido Simples Nacional. Campo ser preenchido com o clculo do Crdito Presumido - Simples Nacional, se o ambiente for configurado para tal.

Tabela

SFT
SIGAFIS P9Autotext Santa Catarina - 3

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Cabealho Descrio Contedo

FT_CRPRSIM Numrico 16 2 @E 9,999,999,999.99 Cr Pres Simp Credito Presumido Simples Nacional. Campo ser preenchido com o clculo do Crdito Presumido - Simples Nacional, se o ambiente for configurado para tal.

Tabela Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Cabealho Descrio

SF4 F4_CRPRSIM Numrico 5 2 @E 99.99 % Cr Pre Sim Percentual Credito Presumido Simples Nacional. Informe o percentual para clculo do crdito presumido do Simples Nacional. De acordo com o Decreto 1036 de 28/01/08, o crdito ser de 7 % sobre o valor da aquisio de mercadorias produzidas por fornecedores enquadrados no simples.

Contedo

Tabela Campo Tipo Tamanho Formato Cabealho Descrio Contedo

SA2 A2_SIMPNAC Caracter 1 @! Opt. Simp Nac Optante Simples Nacional. Selecione se o fornecedor est enquadrado no Simples Nacional..

Observao:

4 SIGAFIS P9Autotext Santa Catarina

Os campos especificados acima apenas so necessrios para o clculo do Crdito Presumido Simples Nacional (Decreto 1036 de 28/01/08 - SC). Para que esse crdito seja calculado sobre um documento de entrada, o fornecedor do mesmo deve ser enquadrado no Simples Nacional e a TES utilizada no documento deve ter o percentual do crdito informado. O crdito s se aplica em operaes internas, e em documentos nos quais o imposto no seja retido por Substituio Tributria. Para documentos emitidos antes da implementao dos campos, o clculo s ser feito mediante reprocessamento dos Livros Fiscais. Na apurao do ICMS esse crdito ser lanado com o cdigo 44190, que segundo a tabela de Crditos Presumidos da DIME-SC o cdigo para Outros Crditos, no discriminados nessa tabela.

Tabela Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Cabealho Descrio Contedo

SBI B1_FECP Numrico 5 2 @E 99.99 Aliq FECP Alquota FECP Valor da Alquota FECP

Observao: Atravs da configurao dos parmetros MV_ESTADO, MV_DTAFECP e B1_FECP ser gerado na Apurao de ICMS-ST, o Adicional relativo do FECP, atravs do subitem 014.01 - Adicional relativo ao FECP.

Configurao
A configurao deste arquivo tambm est descrita no help do Sistema, no mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS) e no portal TDN.

Informaes Tcnicas
Tabelas Utilizadas Funes Envolvidas Sistemas Operacionais SA1 Cadastro de Clientes / SA2 Cadastro de Fornecedores /SF3 Livro Fiscal / SFT Livro Fiscal por Item / SF4 Tipos de Entradas/Sadas / SD1 Itens de NF de entrada. Apurao de ICMS MATA953 Windows/Linux

SIGAFIS P9Autotext Santa Catarina - 5

You might also like