You are on page 1of 5

Pr-Universitrio Popular Prof Aline Rodrigues

1. E as iluses esto todas perdidas (v. 3) Este verso pode ser lido como uma aluso a um livro intitulado Iluses perdidas, de Honor de Balzac. Tal procedimento constitui o que se chama de: (A) metfora (B) pertinncia (C) pressuposio (D) intertextualidade 2. Olha estas velhas rvores, mais belas, Do que as rvores moas, mais amigas, Tanto mais belas quanto mais antigas, Vencedoras da idade e das procelas... O homem, a fera e o inseto sombra delas Vivem livres de fomes e fadigas; E em seus galhos abrigam-se as cantigas, E alegria das aves tagarelas... No choremos jamais a mocidade! Envelheamos rindo! Envelheamos Como as rvores fortes envelhecem, Na glria da alegria e da bondade, Agasalhando os pssaros nos ramos, Dando sombra e consolo aos que padecem! Olavo Bilac a) Identifique a comparao feita pelo autor. b) Destaque as passagens onde o autor empresta s rvores caractersticas humanas. 3. O processo de personificao um recurso utilizado no texto para humanizar a narrativa e cativar o leitor. Um exemplo de personificao aparece no seguinte fragmento: (A) Passar cinqenta anos sem poder falar sua lngua com algum um exlio agudo dentro do silncio. (l. 1-2) (B) E como as folhas no falavam, punhase a ler em voz alta, fingindo ouvir na prpria voz a voz do outro, (l. 11-13) (C) Cinqenta anos olhando as planuras dos pampas, acostumado j s carnes generosas dos churrascos conversados em espanhol (l. 15-17) (D) Era agora um homem inteiro. Tinha, enfim, nos lbios toda a cano.(l. 69-70)

4. Figuras de linguagem por meio dos mais diferentes mecanismos ampliam o significado de palavras e expresses, conferindo novos sentidos ao texto em que so usadas. A alternativa que apresenta uma figura de linguagem construda a partir da equivalncia entre um todo e uma de suas partes : (A) que um homem e uma mulher ali estejam, plidos, se movendo na penumbra como dentro de um sonho? (l. 5-7) (B) Entretanto a cidade, que durante uns dois ou trs dias parecia nos haver esquecido, voltava subitamente a atacar. (l. 8-10) (C) batia com os ns dos dedos, cada vez mais forte, como se tivesse certeza de que havia algum l dentro. (l. 15-17) (D) Mas naquela manh ela se sentiu tonta, e senti tambm minha fraqueza; (l. 37-38) 5. Mas, recusando o colquio, desintegrou-se no ar constelado de problemas. (v. 7-8) O estranhamento provocado no verso sublinhado constitui um caso de: (A) pleonasmo (B) metonmia (C) hiprbole (D) metfora 6. Existe sempre um conceito por trs do que fao, s que nem sempre a montagem se completa. Os conceitos se escondem no subconsciente. Ziguezagues que atordoam. Quando o xadrez funciona, o conceito formado por encaixes eliminando a importncia exagerada que poderia ser dada a certas fotos mais formais. No so acasos felizes, pois, desde o comeo de um projeto, uma ideia j existe; apenas ela flexvel e se deixa impregnar pela existncia das pessoas fotografadas. O interessante fazer a matria externa vibrar em toda sua fora de maneira que seja espelho de minhas intenes, sem deixar de ser espelho da vida. CORAO ESPELHO DA CARNE. Edward Weston diz nos Notebooks que a cmera deve ser usada para documentar a vida. Documentar no sentido ntegro, no o bater chapa automtico de algum acontecimento mais importante histrico ou

socialmente, porm o documento de vida. Diria que revelar essa vida, essa fora, o essencial, pois de qualquer forma documento sempre ser a foto tomada. Ele continua: rendendo a verdadeira substncia da coisa em si, seja ela ao polido ou carne palpitante. MIGUEL RIO BRANCO (fotgrafo) Notes on the tides. Rio de Janeiro: Sol Grfica , 2006. O texto apresenta algumas figuras de estilo, como, por exemplo, a metfora. O par de vocbulos com emprego metafrico est indicado em: (A) ziguezagues (l. 2) - xadrez (l. 3) (B) subconsciente (l. 2) - espelho (l. 7) (C) matria (l. 6) - carne (l. 8) (D) substncia (l. 13) - ao (l. 13) 7. Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indstria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe to notria, prima-rica do Rio de Janeiro, que j tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) (ENEM/2004) Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se prpria linguagem. b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. c) ironia, que consiste em se dizer o contrrio do que se pensa, com inteno crtica. d) denotao, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido prprio e objetivo. e) prosopopia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida. No tardaria muito que sassem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajud-la a viver e a morrer. (l. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: 8.

(A) metonmia e metfora (B) anttese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anfora e aluso 9. Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda ntima no vos seria revelado por mim se no julgasse, e razes no tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado partilhado por todos vs. Ns somos irmos, ns nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, no porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polcia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. este mesmo o sentimento imperturbvel e indissolvel, o nico que, como a prpria vida, resiste s idades e s pocas. Tudo se transforma, tudo varia o amor, o dio, o egosmo. Hoje mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os sculos passam, deslizam, levando as coisas fteis e os acontecimentos notveis. S persiste e fica, legado das geraes cada vez maior, o amor da rua.

Joo do Rio. A alma encantadora das ruas. No texto, observa-se que o narrador se: a) b) c) d) e) equipara ao leitor, por meio de sentimentos diversos como o amor, o dio e o egosmo. distancia do leitor, porque o amor rua, assim como o dio e o egosmo, passageiro. identifica com o leitor, por meio de um sentimento perene, que o amor rua. aproxima do leitor, por meio de sentimentos duradouros como o amor rua e o dio polcia. afasta do leitor, porque, ao contrrio deste, valoriza as coisas fteis. 10. A metonmia uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra em lugar de outra, estabelecendo-se entre elas diferentes relaes de sentido.

O fragmento que apresenta um exemplo de metonmia construda por meio da relao entre matria e objeto : (A) E o que que se pode fazer com um morto, se no enterr-lo? (l. 10 - 11) (B) At que uma delas, um leve tremor no canto dos lbios, balbuciou: (l. 18 - 19) (C) deixava que pusessem no seu colo os desejos que a morte em vida proibira... ( l. 34 - 36) (D) e o bronze das armas odeia canes, especialmente quando falam de flores, (l. 56 - 57) 11. As figuras de linguagem so recursos que afastam as construes lingsticas de seu valor literal, com o objetivo de tornar essas construes mais expressivas. O emprego de uma figura de linguagem e sua correta nomeao esto presentes em: (A)E o gro da loucura, a razovel loucura que infinita na nossa finitude. (!. 2 - 3) aluso (B) Ainda assim, avano em meio da nvoa, (!. 23) metfora (C) quero ser clara em meio desse claro que de repente ficou escuro, (!. 24 - 25) ironia (D)O questionador acha a imagem meio dramtica mas divertida, (!. 44 - 45) metonmia 12. POR QUE ACREDITO MAIS NA CINCIA DO QUE NA RELIGIO Eu acredito na cincia porque ela no pede que acreditemos nela. A cincia nos diz honestamente que conhece apenas parte da natureza. Assume tranqilamente que no tem todas as respostas e que nunca as ter. A cincia no exige f, mas convencimento. Sabe ser reflexo de todos os preconceitos e fraquezas das sociedades que a produziram, mas procura transcend-los. Sabe que falha, limitada e mutvel, e nisso consistem sua fora e sua beleza. Por tudo isso, no que eu acredite na cincia. Eu, simplesmente, confio nela. (NOGUEIRA, Renata Nascimento. Folha de So Paulo, outubro de 2001.) POR QUE ACREDITO MAIS NA RELIGIO DO QUE NA CINCIA Coincidncia. Acaso. Destino. Tantas explicaes que no explicam muito,

quando a gente fala de uma coisa que nos intriga e para a qual sabemos que no existe mesmo uma explicao. Acho que a religio supera em muito a cincia porque se apega capacidade mais indmita do ser humano a de acreditar. Gosto de saber que existe algum comigo o tempo todo, que me ouve, que me faz estar neste ou naquele lugar na hora certa por este ou aquele motivo. o inesperado, o salto no escuro. Quem no acredita, fica vagando somente entre as possibilidades. Eu prefiro contar com o impossvel que, convenhamos, vive cruzando nosso caminho. Alm do mais, a quem voc gostaria de recorrer na hora daquele aperto, a um Deus misericordioso que pode te ouvir e dessa vez s dessa vez! livrar sua cara ou ao Einstein, com aquela baita lngua de fora? (RODRIGUES, Angela Guagnelli. Folha de So Paulo, outubro de 2001.) A leitora partidria da religio recorre a duas metonmias para demonstrar melhor a sua posio. Essas metonmias esto indicadas na seguinte alternativa: (A) Deus e Einstein (B) religio e cincia (C) acreditar e contar (D) coincidncia e explicao 13. Os poemas Os poemas so pssaros que chegam no se sabe de onde e pousam no livro que ls. Quando fechas o livro, eles alam voo como de um alapo. Eles no tm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mos e partem. E olhas, ento, essas tuas mos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles j estava em ti... MRIO QUINTANA Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. O texto todo construdo por meio do emprego de uma figura de estilo. Essa figura denominada de: (A) elipse (B) metfora (C) metonmia (D) personificao 14.

O ch, os fantasmas, os ventos encanados... Nasci no tempo dos ventos encanados, quando, para evitar compromissos, a gente bem dizia estar com enxaqueca, palavra horrvel mas desculpa distinta. Ter enxaqueca no era para todos, mas s para essas senhoras que tomavam ch com o dedo mindinho espichado. Quando eu via aquilo, ficava a pensar sozinho comigo (menino, naqueles tempos, no dava opinio) por que que elas no usavam, para cmulo da elegncia, um laarote azul no dedo... Tambm se falava misteriosamente em molstias de senhoras nos anncios farmacuticos que eu lia. Era decerto uma coisa privativa das senhoras, como as enxaquecas, pois as criadas, essas, no tinham tempo para isso. Mas, em compensao, me assustavam deliciosamente com histrias de assombraes. Nunca me apareceu nenhuma. Pelo visto, era isso: nunca consegui comunicar-me com este nem com o outro mundo. A no ser atravs d O tico-tico e da poesia de Cames, do qual at hoje me assombra este verso nico: Que o menor mal de tudo seja a morte! Pois a verdadeira poesia sempre foi um meio de comunicao com este e com o outro mundo. MRIO QUINTANA Mario Quintana: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. Ter enxaqueca no era para todos, (l. 2) Considerando que a afirmao acima no pode ser verdadeira, conclui-se que ela feita para 17. E protegei sobretudo os meninos pobres dos morros e dos mocambos, os tristes meninos da cidade e os meninos amarelos e barrigudinhos da roa, protegei suas canelinhas finas, suas cabecinhas sujas, seus ps que podem pisar em cobra e seus olhos que podem pegar tracoma e afastai de todo perigo e de toda maldade os meninos do Brasil, os louros e os escurinhos, todos os milhes de meninos deste grande e pobre e abandonado menino triste que o nosso Brasil, Glorioso So Cosme,Glorioso So Damio! Setembro, 1957

expressar outro sentido, menos literal. O sentido expresso pela afirmao, no texto, pode ser definido como: (A) metonmico (B) hiperblico (C) metafrico (D) irnico 15. Mas temos esses pequenos osis os poemas contaminando o deserto da referencialidade. (l. 35) Na frase acima, o emprego das palavras osis e deserto configura uma superposio de figuras de linguagem, recurso frequente em textos artsticos. As figuras de linguagem superpostas na frase so: (A) metfora e anttese (B) ironia e metonmia (C) elipse e comparao (D) personificao e hiprbole 16. Imprudente ofcio este, de viver em voz alta. (l. 3) O ofcio a que Rubem Braga se refere o seu prprio, o de escritor. Para caracterizlo, alm do adjetivo imprudente, ele recorre a uma metfora: viver em voz alta. O sentido dessa metfora, relativa ao ofcio de escrever, pode ser entendido como: (A) superar conceitos antigos (B) prestar ateno aos leitores (C) criticar provveis interlocutores (D) tornar pblicos seus pensamentos

( BRAGA, Rubem. 200 Crnicas escolhidas) No pargrafo, ocorre uma personificao. Diga qual essa personificao, relacionando-a ao tratamento dispensado pelo texto ao tema da infncia. 18. E, subitamente, a era do Automvel. O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os descombros da cidade velha, e como nas mgicas e na natureza, asprrima educadora, tudo transformou com aparncias novas e novas aspiraes. Quando os meus olhos se abriram para as agruras e tambm para os

prazeres da vida, a cidade, toda estreita e toda do mau piso, eriava o pedregulho contra o animal de lenda, que acabava de ser inventado em Frana. S pelas ruas esguias dois pequenos e lamentveis corredores tinham tido a ousadia daparecer. O vocabulrio empregado no primeiro pargrafo do texto de Joo do Rio reflete o choque cultural

motivado pelo ingresso do automvel no quotidiano dos cariocas. A) Transcreva os dois verbos que representam uma animizao e indique o valor expressivo desse recurso. B) Identifique e explique a figura de linguagem correspondente relao de sentido entre as palavras agruras e prazeres.

You might also like