You are on page 1of 8

Associao Nacional de Histria ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA - 2007

A historicizao do panptico foucaultiano Pablo Henrique Spndola Trres1 Resumo: Esse artigo se prope fazer um levantamento biogrfico do momento em que Michel Foucault escreve sobre a estrutura do Panptico, estabelecendo uma outra interpretao do projeto arquitetural de Jeremy Bentham. Nosso objetivo perceber em que universo temporal estava inserido Foucault que fomentou sua interpretao do modelo de Bentham, denominado de Panptico, onde a observao contnua serviria de disciplina. Foucault alarga esse modelo sociedade como um todo na forma de docilizao dos corpos. O conceito do Panptico instrumentaliza uma melhor percepo do funcionamento da sociedade e suas instituies, sendo esta anlise uma possibilidade de preencher algumas lacunas historiogrficas, pois privilegia temas como temporalidade e espacialidade, discusses presentes nos debates mais contemporneos. Palavras-chave: Teoria Panptico Historicizao Rsum: Cet article se propose faire une enqute biographique du moment o Michel Foucault a crit sur la structure du Panopticon, tablissant ainsi une autre interprtation du projet architectural de Jeremy Bentham. Notre objectif est d apprhender dans quel univers temporel tait insr Foucault qui a foment une interprtation du modle de Bentham, appel de Panopticon, o le commentaire continu servirait de discipline. Foucault largit ce modle la socit comme tout dans la forme de "rendre docile des corps". Le concept du Panopticon pourrait tre utiliser pour une meilleure perception du fonctionnement de la socit et leurs institutions, tant cette analyse une possibilit de remplir quelques lacunes historiographiques, donc privilgie des sujets comme le temps et lespace, discussions prsentes dans les dbats plus contemporains. Mots cl: Thorie Panopticon Historiable A importncia desta pesquisa se d por analisar como foi montada a estrutura do Panptico foucaultiano, estabelecendo uma outra interpretao do projeto arquitetural de Jeremy Bentham2.A interpretao foucaultiana mostra que a observao contnua conseguida atravs do panptico serviria de disciplina e, ao alargar esse modelo sociedade como um todo, conseguir-se-ia uma forma de docilizao dos corpos: a busca da disciplina uma espcie de herana das instituies criadas com a ascenso da sociedade burguesa, onde o
1

Ps-graduando em estudos cinematogrficos pela UNICAP. O filosofo ingls Bentham analisa o panptico no plano fsico, arquitetural, formado para um sistema de cerceamento e controle daqueles que esto inseridos dentro desse plano. J Foucault alarga essa interpretao para o campo social e problematiza sobre o vis constitutivo daquilo que viria a ser chamado posteriormente de sociedade moderna. Ver: MILLER, Jaques-Alain. A mquina panptica de Jeremy Bentham. In: O Panptico: Jeremy Bentham. Org. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte. Autentica. 2000. p. 75-107.
21

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

liame social vai imbuir-se da vigilncia constante para adequao e estabelecimento nas relaes de poder. Os mtodos Panpticos, na sociedade disciplinar, tornaram possvel uma cincia do homem racional. O Panptico de Bentham descreve o plano arquitetural como um prdio circular com uma torre central, de onde se pode observar as celas construdas a sua volta. As celas teriam duas janelas para fazer com que luz atravessasse cada uma delas, possibilitando torre central ou panptica o poder de, a todo e qualquer instante, acompanhar tudo que ali se passa. A torre de observao teria grande janelas abertas para as celas, as grades de cada compartimento celular no poderiam ser grossas a ponto de dificultar a viso da torre de controle, pois se no visto em sua totalidade seria por sua silhueta projetada pela sobra. Dentro da central panptica, as janelas estariam recobertas com persianas ou biombos para impedir aos que estivessem sendo observados de perceberem seus observadores. Logo quem v nunca visto; assim como quem visto nunca v e est hipoteticamente em constante observao. Foucault analisa a construo do Panptico benthaminiano explicando que o detento um objeto de informao medida que visto, mas nunca sujeito de uma ao comunicativa. Surge assim um dos efeitos do Panptico, que introjetar a sensao de vigilncia. A idia de observao contnua, mesmo que seja efetivada em seu exerccio, proporciona uma introjeo do efeito da disciplina, ele coagido sob a induo de que est sendo observado. A introjeo subjetiva tem o efeito de criar uma realidade comportamental induzida. Da emerge a necessidade de que o poder devia ser visvel e inverificvel, construindo uma mquina que a partir dos mais diversos desejos, fabrica efeitos homogneos de poder (FOUCAULT, 1987: 167). Essa sujeio mesmo que fictcia cria uma relao real e mecnica de disciplina. A aplicao desse modelo passa a ser eficaz em qualquer instituio que assim a deseje, seja ele a escola, o hospital, o hospcio, a fbrica ou a casa de deteno. Melhorando a funcionalidade da disciplina nessas instituies por retirar o peso das velhas casas de segurana, a arquitetura assume o lugar da fora fsica. O Panptico vai figurar como uma tecnologia poltica que serve para qualquer uso especfico. Seu aperfeioamento eficaz medida que reduz o nmero de quem o exerce e multiplica o nmero dos quais sofrem sua ao, pois atua antes que as transgresses ao seu sistema ocorram. Essa intensificao do aparelho do poder assegura economia e eficcia no carter preventivo, dando continuada funcionalidade nos mecanismos automticos de sugesto subjetiva. (FOUCAULT, 1987: 170).

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

Essa mquina que funciona como uma olhadela permite uma fcil compreenso de sua forma, mesmo para os que esto fora de sua relao, adquirindo um efeito social. Essa mquina tambm facilmente observvel em seu funcionamento dando-lhe o alvar social da segurana. O esquema Panptico no precisa se desfazer do seu funcionamento para tornar-se generalizante, seu exerccio transparente de prtica de poder se difunde socialmente por esta forma de ordenao. O que vai ser importante na sua otimizao funcional medida que aplicada, seja em que esfera for. Sua prtica de ao atinge as bases da sociedade sem ser agressiva como o modelo anterior ao seu invento. Foucault vai chamar isso de uma nova anatomia poltica que tem por finalidade no as relaes de imposio soberana do poder, mas uma disciplina das relaes. O Panptico generaliza num nvel de mecnica arquitetural elementar, o funcionamento basilar da sociedade nos mecanismos de disciplina. (FOUCAULT, 1987: 171-172). A disciplina assume duas imagens distintas: a disciplina-bloco, negativa, fechada, para fazer o mal; e a disciplina-mecanismo funcional, rpida, leve e eficaz com coeres sutis e internalizadas. Essa transformao que flui de um modelo de disciplina para outro, uma transformao histrica dos dispositivos de disciplina nos sculos XVII e XVIII, que so a formao de uma sociedade disciplinar. Essa demonstrao dos institutos de disciplina a ponta visvel do iceberg de um processo de reestruturao social. Trs so os pontos da disciplina nesse processo. O primeiro a inverso funcional das disciplinas. Antes sua funo era neutralizar perigos, agora otimizar a utilidade dos indivduos, funcionando como tcnica de fabricao de seres teis sociedade e no sculo XVIII multiplica-se as instituies disciplinares. O segundo a ramificao dos mecanismos disciplinares. Sua prtica se decompe em processos flexveis para proporcionar um aspecto de vigilncia externa desenvolvida na margem de controles laterais, quando, por exemplo, passa-se a se preocupar na escola no s com o aluno, mas tambm com sua famlia. Outro exemplo so os grupos organizados de origens religiosas associativas e de beneficncia que no so uma instituio fechada, mas igualmente funcionam nesse controle. O terceiro ponto a estatizao dos mecanismos de disciplina, que objetiva um poder de vigilncia permanente, capaz de tornar tudo visvel, mas lhe confere a condio de invisibilidade. O exemplo o que aconteceu na Inglaterra e Frana no sculo XVIII, um sobre os auspcios do poder religioso noutro com a polcia e a justia. A disciplina um tipo de poder que contm instrumentos, tcnicos, procedimentos, nveis de aplicao, alvo; ela fsica, anatmica, no sendo confundida assim com uma instituio ou um simples aparelho. (FOUCAULT, 1987: 177).

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

Partindo disso, constri-se a sociedade disciplinar que ultrapassa o modelo representado pela quarentena como controle e estabelece a generalizao mecnica do panptico. Foucault comenta que Julius em 1831, j falava em nascimento de um princpio panptico como um acontecimento na histria do esprito humano, dentro disso Michel afirma que h uma mudana da sociedade que tem suas bases na cultura grega do espetculo pblico, da intensidade das festas para uma coletividade da vigilncia: somos bem menos gregos que pensamos. No estamos nem nas arquibancadas nem no palco, mas na mquina panptica, investidos por seus efeitos de poder que ns mesmos renovamos, pois somos suas engrenagens (FOUCAULT, 1987: 179). Para perceber a formao do processo disciplinar dessa sociedade nascente necessrio perceb-la inserida historicamente em lugares econmicos, jurdicos-polticos e cientficos. medida que as disciplinas so tcnicas de ordenao das multiplicidades humanas, elas assumem tticas de poder que correspondem a critrios especficos. Seriam eles: tornar o exerccio do poder menos custoso; fazer com que os efeitos atinjam o mximo de sua intensidade e do seu alcance, sem percalos para isso; e unir esse crescimento econmico do poder com o rendimento dos aparelhos que o aplicam. Quando se volta para o momento histrico da Europa nos sculos XVIII e XIX, percebe-se aquele funcionamento, exploso demogrfica, aumento da populao flutuante, mudanas da escala quantitativa levam a uma necessidade de controle e aprimoramento da eficcia da disciplina exigida. A anlise no pode ser dissociada, uma relao de aglutinao, pois se esses percursos sociais so perceptveis, faz-se necessrio essa mudana no modelo da disciplina; quando se tem essa transformao na disciplina estabelece tambm uma redefinio social. Esse desenvolvimento das disciplinas so tcnicas que tambm derivam da economia diversa; mecanismos de poder que substituem a retirada-violenta pelo princpio da suavidade-produo-lucro, assimilando a pluralidade dos aparelhos de produo. (FOUCAULT, 1987: 180). Para isso se fixa, imobiliza, regulamenta os movimentos da sociedade atravs da separao verticalizada dos indivduos. um tipo de processo piramidal de individualizao da disciplina, para aumentar a singularidade de cada elemento da multiplicidade social com mtodos mais rpidos e baratos, utilizando-se da prpria diversidade. Da se extrai o mximo de vigilncia, treinamento, exerccios e condicionamentos da disciplina. A disciplina um conjunto das minuciosas invenes tcnicas que permitem crescer a extenso til das multiplicidades e diminui os inconvenientes do poder (FOUCAULT, 1987: 181). O limtrofe

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

dessa assimilao quando a disciplina torna-se favorvel para ambas as partes da relao entre disciplinador e corpo disciplinado. Pois se a economia ocidental tem sua base na acumulao de capital, a acumulao dos homens transformou as forma de poder tradicional em tecnologias minuciosas e calculadas de sujeio. A maturao de uma economia capitalista proporciona uma modalidade especfica de poder disciplinar que funciona atravs de regimes polticos, aparelhos ou instituies muito diversas. Quando a burguesia se tornou, no sculo XVIII a fora poltica dominante, o quadro jurdico-poltico vem alicerado na generalizao de dispositivos disciplinares. A percepo panptica deu esse status de universalidade ao fundamento ideal do poder jurdicopoltico. Validao essa que passa pela construo de um corpo disciplinado, criando suas amarras e descobrindo a liberdade na instrumentalizao jurdica da sociedade. O panoptismo faz funcionar e difunde o juridismo universal da sociedade moderna. O que se amplifica no a compreenso universalizante da lei nos sujeitos de direito, mas os elementos minuciosos e alargantes do processo panptico. Esses mtodos esto inscritos num processo histrico de desenvolvimento, onde se encaixa a disciplina juntamente com outras tecnologias industriais, econmicas e agronmicas, por exemplo. A inveno das tcnicas de disciplina, aconteceram no sculo XVIII como aconteceram anteriormente nos sculos XII e XIII da idade mdia, com o inqurito judicirio. Essa inveno inquisitorial vai influenciar todo processo constitutivo das cincias empricas, um tipo de matriz jurdico-poltico desse saber experimental (FOUCAULT, 1987: 187). A anlise disciplinar, para Foucault, vai representar a mesma importncia para as cincias do homem. Pois se o inqurito uma tcnica para as cincias empricas, a disciplina representa o mesmo efeito nas cincias humanas. Mesmo as cincias da natureza foram invadidas pela compreenso da tecnologia disciplinar, a exemplo do que aconteceu com a justia penal que tem sua origem inquisitorial, mas as problematizaes do criminoso como um indivduo disciplinar, so inseridas. A justia no mais a manifestao do corpo poderoso do rei, mas um processo de observao minuciosa e analtica invadida por mtodos disciplinares. O Panptico seria um sistema de mecanismos especficos, que descreve a utopia de um sistema geral. Onde cabem questionamentos inclusive sobre o contra poder de quem e impelido por ele, pois diferentemente do que prope Bentham, estes no so passivos. Mas tambm no se pode cair em uma razo simplista de que a luta seria a explicao definitiva disso. Essa idia s tem significado se estudada caso a caso, observando cada anlise de poder. Pois mesmo que os presos tomassem de assalto torre panptica, e esta no fosse destruda,

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

ficaria a dvida se eles agiram diferentes dos vigias que a controlavam (FOUCAULT, 2004: 227). Percebeu-se o que era o Panptico em si, como um sistema de mltiplos olhares, onde quem observa no visto e quem observado nunca pode ver. Dentro disso tem-se as implicaes de se introjetar as sensaes de observao ininterrupta podendo disciplinar o indivduo. O tema em construo permite historiografia um debate multifacetado sobre um tema que se insere na militncia poltica do prprio Michel Foucault problematizando a sociedade moderna construda dentro do estabelecimento da razo vigilante. O pensador francs ao elocubrar sobre a sociedade punitiva expe as nuances de seu momento histrico, que o provoca a refletir sobre poder, disciplina e cerceamento de liberdades. Nesse sentido, o pensamento Panptico requer entendimento de um momento do autor. Foucault ao produzir as abordagens sobre o Panptico est inserido em um perodo histrico muito especifico como comenta em entrevista citada por Billeouet, que sem maio de 68 certamente no teria tido a coragem de levar minha pesquisa para o lado da pena, das prises, das disciplinas (BILLOUET, 2003: 140). Em 1971, fundou o Grupo de Informaes sobre as Prises, junto com P. VidalNeguet, J-M Damenach, que prope uma diviso entre o exterior e o interior da priso. Estas observaes esto motivadas pela priso de militantes maostas que de dentro da priso realizavam pesquisas sobre a situao e informavam sobre a realidade do crcere. Desse grupo de detentos participavam A. Geismar, M. Le Bris, M. Le Dantec entre outros. A repercusso veio atravs da adeso do GIP de pessoas como Sartre, Deleuze e C. Mauriac. Foucault era tido como o lder ou chefe desse movimento que terminou estimulando a revolta em 35 prises entre 1971 e 1972. Surgiu um outro grupo que recebeu o basto do GIP, a Comisso de Ao dos Presos, dirigida por S. Livrozet e se separa em 1974 do grupo. Mas, continuou a utilizar os espaos de propagao de suas idias como a imprensa ou seminrios, onde militou abertamente contra a pena de morte. Participou tambm da fundao do Jornal Libration e de um protesto coletivo contra o fascismo espanhol em Madri ao lado de Yves Montard, Rgis Debray e outros, poca em que Foucault ficou beira do enfrentamento fsico, sendo preso junto com C. Mauriac e Jean Genet. Seus seminrios abordavam temas cada vez mais ligados a sua militncia, por exemplo um intitulado histria das relaes entre psiquiatria e justia penal. Durante esse perodo publicou um dossi de um parricida chamado Pierre Rivire. Em fevereiro de 1975 publicou Vigiar e Punir, que teve uma grande repercusso na poca com nmero especial na revista Magazine Litterair, ganhou pginas especiais e

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

entrevistas no Le Monde, La Quinzaine Litterair, Le Figaro, L Express, Le Nouvel Observateus e outros. A revista Critique consagrou uma edio ao livro e a Foucault, a Le Temps Modernes publicou um artigo de Roustang que no foi aceito pela Critique. Separar as implicaes acadmicas das polticas nesse momento da obra de Michel difcil. O livro foi lido por diversos segmentos sociais, inclusive por juristas, e as agitaes causaram efeitos nos relatrios administrativos e vistoriais. As conseqncias do livro (Vigiar e Punir) associadas ao Grupo de Informaes sobre as Prises e a Comisso de Ao dos Presos foi uma abertura das prises no sentido de dar visibilidade por parte da imprensa, formular parlatrios livres, des-disciplinarizao e a desculpabilizao dos presos. Estes no entraram mais no modelo de expiao e reivindicaram melhores condies: matei, peguei tantos anos, mas isso no razo para faltarem cobertores e sentir frio no inverno (BILLOUET, 2003: 142). O livro tambm traz conseqncias
(...) entre os historiadores, Agulhon, Chartier, Farge,Leonard Perrot, Revel, etc., discutem seu livro em geral, e pelo menos Farge e Perrot continuam a pesquisa com Foucault. A primeira publicou Le dsordre des familles, a partir de manuscritos que trabalham em conjunto, e a segunda publicou o ensaio de Bentham, Veyne, Hadot e Legoff, sem discutir esse livro em especial, tambm se interessam pela relao de Foucault com a histria. (BILLOUET, 2003: 143).

Interessa-nos ver nesse momento como o pensador que problematizou sobre a desvalidao dos sistemas de pensamento modernos insere-se num debate que em certa medida contradiz a fundamentao terica dos seus escritos e reformula seus conceitos estabelecendo tessituras que se inserem no seu posicionamento poltico. A temtica permite analisar a contextualizao da produo do Panptico foucaultiano e suas reverberaes no ofcio historiogrfico. O professor Durval Muniz nos elucida os espaos deixados por Foucault, os silncios que ele deixou e o momento que ele estava inserido para deixar esses silncios e a partir da inserir o Panptico associado ao no dito e os efeitos do no dito.
Devemos desconfiar, pois, dos objetos definidos para o saber histrico. Devemos perceber que estes foram transformados em objeto num dado momento, numa dada configurao de foras e saberes e desta que eles falam. Mais do que explicarmos os fatos, interpret-los, devemos seguir suas linhas de constituio, o rendilhado de lutas, experincias e falas que deram origem ao seu desenho, atentos para os silncios que so incontornveis, mas so tambm elementos de sua tessitura. Se pensamos o passado como uma renda, permanentemente retrabalhada, devemos lembrar que no so apenas as linhas, laos e ns, por mais coloridos que sejam, que do forma ao desenho projetado, so, justamente, os buracos, os vazios, as ausncias, que so responsveis por fazer aparecer com nitidez o que se pretendia fazer (ALBUQUERQUE JR, 1998: 67-86).

Referncias Bibliogrficas:

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de, Os Maus Costumes de Foucault, Ps-Histria, no 6, EDUNESP, 1998, p. 67-86. ________________. Um leque que respira: a questo do objeto em histria. In: Vera Portocarrero e Guilherme Castelo Branco. (org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: NAU, 2000, v. , p. 117-137. BENTHAM, Jeremy. O panptico. Belo Horizonte: Autntica, 2000. BILLOUERT, Pierre. Foucault. So Paulo: Estao da Liberdade, 2003. FOUCAULT Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2004. Pp. 209227. ________________. Vigiar e punir. Petrpolis: Vozes. 1987. Pp. 162-187.

You might also like