You are on page 1of 10

O RACIOCNIO COMBINATRIO COM O USO DOS BLOCOS LGICOS Paulo Jorge Magalhes Teixeira Professor da UFF e do Colgio Pedro

II Relato de Experincia RESUMO Este trabalho apresenta reflexes obtidas numa experincia desenvolvida com quatro professoras sobre o ensino e a aprendizagem de noes iniciais que envolvem o raciocnio combinatrio com a utilizao do material concreto conhecido como Blocos Lgicos. So apresentadas situaes adequadas crianas que estejam cursando desde a 3 Srie/4 Ano do Ensino Fundamental, nas quais a utilizao de rvores de possibilidades e os blocos lgicos favorecem a obteno dos quantitativos das solues. Em relao fundamentao terica, nos valemos de resultados de pesquisas para analisar a introduo de conceitos, sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaut (1991). Palavras Chave: Raciocnio combinatrio, Formao de Professores, Ensino Fundamental, Produto Cartesiano, Significados. Introduo Nosso objetivo o de relatar uma experincia vivenciada com um grupo de quatro professoras para vivenciarem a apresentao de procedimentos metodolgicos que, acreditamos, contribuem para o desenvolvimento do raciocnio combinatrio nos anos iniciais, ofertando situaes bsicas que permitem a apropriao, mais adiante, dos conceitos de Combinatria trabalhados ao longo de toda a Educao Bsica. As situaes sugeridas, por mais simples que possam parecer, trazem possibilidades que no exigem outros conhecimentos de matemtica que no o de clculos aritmticos simples, apropriadas para diferentes nveis de conhecimento, sugerindo os primeiros contatos com enumerao, generalizao e pensamento sistemtico. Apresentamos um conjunto de situaes objeto da experincia vivenciada que permitiu incorporar sugestes de encaminhamentos e algumas modificaes que as tornaram adequadas ao universo sugerido de alunos. Destarte, realamos a importncia de trabalhar, j a partir da 3 Srie/4 Ano, com rvores de possibilidades em situaes que permitem introduzir idias que envolvem o raciocnio combinatrio. Segundo Navarro-Pelayo (1996):
Fischbein & Gazit (1988) estudaram o efeito da instruo sobre a capacidade de trabalhar com problemas de combinatria, descobrindo que, inclusive crianas de 10 anos, podem aprender algumas idias combinatrias com a ajuda do diagrama de rvore.

Raciocnio Combinatrio, o que ? Antes de refletirmos sobre as potencialidades dos blocos lgicos importante destacar o significado do raciocnio combinatrio.

Parece-nos que entre os estudiosos do assunto o significado de raciocnio combinatrio deva ser algo to simples que eles no tm tido a preocupao de conceituar esse tipo de raciocnio em seus trabalhos, fazendo meno a ele de modo bastante natural e corriqueiro, sem se aterem cognio envolvida em relao ao seu uso. fato que esse raciocnio algo inato ao ser humano, enquanto ser pensante, desde que sejam propostas situaes as quais ele precise ser exercitado, utilizando-se de procedimentos relacionados com esse tipo de raciocnio. Mas, quais so esses procedimentos? Segundo Navarro-Pelayo (1996):
De acordo com Inhelder e Piaget (1955), o raciocnio hipottico-dedutivo opera com as possibilidades que o sujeito descobre e avalia, por meio de operaes combinatrias. Esta capacidade pode relacionar-se com os estgios descritos na teoria de Piaget: depois do perodo das operaes formais, o adolescente descobre procedimentos sistemticos de construo combinatria, ainda que para as permutaes seja necessrio esperar a idade de 15 anos.

Todavia, os resultados de Fischbein (1975) mostram que a capacidade de resolver situaes que envolvam o raciocnio combinatrio nem sempre se alcana no nvel das operaes formais, se um ensino especfico sobre o assunto no for oferecido. Assim, para nossos propsitos, podemos dizer que raciocnio combinatrio um conjunto de aes cognitivas inatas ao sujeito que permitam a ele encaminhar procedimentos de seleo, partio ou colocao, de objetos, pessoas, nmeros ou letras, combinando-os adequadamente de modo que o resultado dessas aes tenha significado, obedea a sistematizaes e sua representao possa ser feita utilizando diferentes linguagens - lngua materna (a primeira lngua que se aprende), verbal, matemtica, grfica ou na forma de tabelas como meio de produzir, expressar e comunicar ideias, interpretando diferentes intenes e situaes. Portanto, o raciocnio combinatrio concebido quando se pensa no ato de combinar (o mesmo que associar, juntar, compor) objetos (ou pessoas, letras, algarismos). Podemos ento dizer que ele se refere aquisio de habilidades e competncias que so exigidas quando o desenvolvemos mesmo antes de precisar utilizar-se de operaes combinatrias para a soluo de problemas de combinatria. neste arcabouo de ideias que o raciocnio combinatrio pode ser explorado ao longo de toda a Educao Bsica, como nos prescrevem os PCN:
A aprendizagem em Matemtica est ligada compreenso, isto , apreenso do significado; aprender o significado de um objeto ou acontecimento pressupe vlo em suas relaes com outros objetos e acontecimentos (Brasil, 1997, p.19).

Quanto ao papel desempenhado pela matemtica, ainda nos PCN:

Para tanto, importante que a Matemtica desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formao de capacidades intelectuais, na estruturao do pensamento, na agilizao do raciocnio dedutivo do aluno, na sua aplicao a problemas (Brasil, 1997, p. 29).

Os Blocos Lgicos Os blocos lgicos constituem-se de 48 peas em formatos geomtricos: quadrados, retngulos, tringulos e crculos (12 de cada), distribudos nas cores amarelo, azul e vermelho, em dois tamanhos: pequeno e grande e em duas espessuras: fina e grossa. Eles foram criados por volta da dcada de 50 pelo matemtico hngaro Dienes (Zoltan Paul Dienes), constituindo-se de material pedaggico que estimula crianas na percepo e na anlise, favorecendo o raciocnio lgico (desenvolve noes com operaes lgicas e suas relaes, como correspondncia e classificao) que pode levar a situaes de raciocnio abstrato. Ele auxilia na aprendizagem desde a Educao Infantil, utilizado didaticamente pelo manuseio, observao e identificao das peas at a explorao dos quatro atributos, pea a pea: forma, cor, tamanho e espessura. Trabalhar com esse material favorece o desenvolvimento cognitivo da criana nas primeiras noes abstratas de classificao, seriao, ordem e sistematizao de padres. Neste particular uso para desenvolver as primeiras noes relacionadas ao raciocnio combinatrio, sugerimos que eles sejam utilizados em conjunto com rvores de possibilidades em duas situaes distintas: uma em que o professor sugere diferentes classificaes e pede que os alunos representem com o uso da rvore de possibilidades e outra na qual a rvore de possibilidades desenhada e o professor pede para nomear os elementos constituintes dos galhos ou ramos da rvore, indicando os quantitativos identificados com o material. Metodologia O grupo, com quatro professoras, trabalhou em dois encontros de trs horas cada em sala de aula de um Colgio Federal de Educao Bsica, em horrio diferente daquele em que trabalham. O convite partiu do autor a uma das professoras e esta convidou as demais colegas de trabalho. Foram distribudos dois conjuntos de blocos lgicos de uso delas e pertencentes ao Colgio, para cada dupla. No primeiro encontro foi distribuda uma ficha que continha as situaes 2 a 5, sugeridas a seguir. No segundo encontro, uma semana aps, no mesmo local e horrio, nova ficha foi distribuda, onde foi proposto trabalhar a situao 9, sendo pedido que resolvessem a situao da mesma forma como estivessem trabalhando com seus alunos, explorando o mximo de representaes que conheciam para a soluo. A dinmica foi acordada de modo que as professoras discutissem entre si, tendo o pesquisador como mediador quando solicitado, apresentassem no quadro de giz as solues, sugestes e as discusses que foram travadas, socializandoas com todo o grupo.

O pesquisador gravou as falas das professoras (algumas no foram compreendidas) e anotou os registros feitos no quadro de giz de modo a poder compreender como os processos de ensino se desenvolveram. As professoras disseram j terem feito trabalho similar com o uso dos blocos lgicos, mas no nfase nas rvores de possibilidades, embora a conhecessem. Partiu delas a sugesto da atividade 1. As sugestes, discusses foram registradas e culminaram com a proposta das situaes 1 a 9. Situaes sugeridas Situao 1: De modo a descontrair uma turma e interagir os alunos com a temtica sugerimos ao professor que coloque todos os alunos sentados no cho. A seguir, o professor pede que os alunos se dividam em grupos de meninas e meninos representando essa diviso atravs de uma rvore de possibilidades no cho, utilizando-se de uma fita crepe. A seguir pede que se dividam em grupos por idade (anos completos) independente do sexo; depois que se dividam em grupos por bairros onde moram e, por fim, em grupos de acordo com clube de futebol que torcem. Em todas as situaes, ora representa a rvore de possibilidades, ora pede sugestes de como a rvore poderia ser feita. Depois, pede sugesto para a construo de outras rvores. Situao 2: Considerando que o quantitativo de peas dos blocos lgicos 48, fatorando 48 em fatores primos tem-se: 48 = 2 x 2 x 3 x 4. Os divisores so D(48) = {1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 16, 24, 48}. Vamos ento trabalhar com situaes relacionadas aos divisores de 48. Pedir que os alunos dividam o conjunto das peas em dois grandes grupos, indicando essa diviso nos ramos da rvore, prosseguindo na contagem de peas em cada um dos ramos. As peas podem ser repartidas entre finas e grossas ou entre grandes e pequenas.
grandes pequenas finas grossas

Situao 3: Nesta situao o professor pede para escreverem nos trs ramos da rvore desenhada por ele o que representa cada ramo e o total de peas em cada
amarelo vermelho azul

um. Os ramos so as trs cores das peas. Situao 4: Nesta situao o professor pede para dividirem as peas em quatro grandes grupos e representarem essa diviso segundo uma rvore de possibilidades que deveriam desenhar, indicando o que cada ramo representa e a totalidade de peas em cada. Os ramos so as quatro formas das peas.
crculo tringulo quadrado retngulo

Situao 5: Nesta situao o professor pede para dividirem as peas em dois grandes grupos e, a seguir, cada um desses grupos serem divididos em trs grupos. Ou ento, dividir a totalidade das peas em trs grandes grupos e, a seguir, cada um desses grupos dividirem-se em dois grupos, e representarem

essas subdivises segundo uma rvore de possibilidades que possui um dos formatos abaixo, visto que 6 = 2 x 3 = 3 x 2, indicando o que cada ramo representa e a totalidade de peas em cada.
amarelo grandes vermelho azul amarelo pequenas vermelho azul fino amarelo vermelho azul amarelo vermelho azul fino amarelo vermelho azul grosso fino grosso fino grosso

grosso

Situao 6: Como na situao anterior, o mesmo pode ser feito quando escrevemos 8 = 2 x 4 = 4 x 2 ou 12 = 2 x 6 = 6 x 2. Nesta situao o professor pode aproveitar para utilizar-se da representao na forma de produto cartesiano ou escrevendo os elementos na forma de elementos de um conjunto (quando essa representao j for conhecida): A x B = {{fino, crculo}, {fino, tringulo}, {fino, quadrado}, {fino, retngulo}, {grosso, crculo}, {grosso, tringulo}, {grosso, quadrado}, {grosso, retngulo}}. Chamo a ateno para o fato de que os elementos do produto cartesiano acima so conjuntos formados, cada um deles de 6(seis) peas que tem os atributos diferentes daqueles que foram objeto do produto cartesiano, ou seja: se o conjunto A possui o atributo espessura (fino ou grosso) e o conjunto B possui o atributo forma (crculo, tringulo, quadrado, retngulo), ento, o produto cartesiano um conjunto que possui seis elementos, cada um deles com peas que tm os atributos tamanho (pequeno, grande) e cor (amarelo, vermelho, azul).
fino grosso crculo tringulo quadrado retngulo

Situao 7: Como nas situaes 4 e 5, o mesmo pode ser feito quando escrevemos 16 = 2 x 2 x 4 = 2 x 4 x 2 = 4 x 2 x 2 ou 24 = 2 x 3 x 4 = 2 x 4 x 3 = 3 x 2 x 4 = 3 x 4 x 2 = 4 x 3 x 2 = 4 x 2 x 3 = 2 x 2 x 12 = 2 x 3 x 8 ou 48 = 2 x 2 x 3 x 4 =2 x 2 x 4 x 3 = 3 x 2 x 2 x 4 = 3 x 4 x 2 x 2 = 3 x 2 x 4 x 2. Situao 8: Nesta situao o professor apresenta diferentes rvores de possibilidades, e pede que os alunos indiquem os atributos em cada um dos ramos das rvores e o total de peas em cada ramo e o total delas na forma de produto dos fatores constituintes da totalidade de ramos e o total em cada um deles. Peas finas e grossas em duas diferentes cores. Cor, espessura e tamanho.

Forma e espessura ou forma e tamanho.

O professor poder sugerir novas experincias para a classificao de outros diferentes objetos segundo o uso de rvores de possibilidades, caracterizando os atributos que julgar conveniente, utilizando-se de uma quantidade no muito grande de possibilidades, como: 3 x 4 x 3 = 36; 2 x 3 x 6 = 36; 2 x 2 x 9 = 36. Situao 9: Considere os quadrados e os tringulos dos blocos lgicos. Querendo saber quantas so as diferentes casinhas, como a desenhada a seguir, que podemos formar utilizando somente as peas grossas e pequenas.

preciso aproveitar situaes como essa, com valores pequenos de possibilidades para explorar diferentes representaes que a situao oferece, como, por exemplo, esquemas, tabelas de dupla entrada, rvore de possibilidades, enumerao sistemtica dos elementos constituintes da combinao entre os dois objetos e o produto cartesiano, que sero muito teis em situaes outras de matemtica. Assim, acreditamos possam ser exploradas, com diferentes exemplos, situaes similares a essas e outras tantas interessantes (ver Teixeira, 2010) que a Combinatria nos oferece e que, certamente, os alunos vo gostar muito. A prtica metodolgica nos fundamentos do raciocnio combinatrio Segundo Guy Brousseau (1986), ao longo das atividades didticas s quais o estudante confrontado desejvel que produza, formule, prove, construa modelos, linguagens, conceitos e teorias. Diferentes situaes de Combinatria se prestam bem ao que Brousseau sugere. A utilizao de diversas atividades envolvendo material concreto, alm de jogos, no ensino da Matemtica, permite ao aluno se desenvolver enquanto sujeito protagonista de seu aprendizado. Desse modo, estimular gradualmente o uso do raciocnio combinatrio num ambiente ldico, em diferentes situaes, promove o pensar, de forma criativa e crtica, desenvolvendo habilidades e competncias cognitivas as quais passam a fazer parte de sua estrutura mental, podendo ser generalizadas para outras situaes. Acredito que a Combinatria, quando se utiliza o raciocnio combinatrio durante a fase de construo dos conceitos seja importante ferramenta para que o aluno, inserido num mundo de informaes, novas tecnologias e no dia-a-dia com atividades rotineiras, adquira conhecimentos e desenvolva habilidades que o capacitam para resolver problemas reais ao seu alcance, compreendendo outras situaes.

Infelizmente, quando se trata das ideias do grupo combinatria como sugeridas em BRASIL (1997, p.109-112), na maioria das vezes elas so pouco exploradas ficando restritas a poucos exemplos que relacionam saias e blusas, e que, por outro lado, deixam de explorar diferentes representaes de uma mesma situao, essencial para a apropriao de outros conceitos. Assim, aps trabalhar com as rvores, o professor pode apresentar as potencialidades de sua utilizao em situaes simples de combinatria nas quais o raciocnio combinatrio se faz presente. Trabalhando assim, resgatamos a ideia combinatria da multiplicao, ampliando a ideia da multiplicao baseada na adio de parcelas iguais. Manipular material concreto (quadrado e tringulo - objetos distintos) muito importante para que o aluno compreenda o raciocnio de combinao, no sentido de combinar, presente entre os objetos que esto mo, de modo que, nas situaes em que a quantidade de objetos seja grande ele no encontre dificuldades em realizar a contagem, principalmente naquelas que exijam a combinao de uma quantidade maior de objetos em algo mais do que somente dois tipos de objetos. preciso aproveitar situaes com valores menores de possibilidades para explorar diferentes representaes que a situao oferece: esquemas, tabelas de dupla entrada, rvore de possibilidades e produto cartesiano, que sero muito teis em situaes outras de matemtica. Como visto, utilizar diferentes representaes para uma situao envolvendo raciocnio combinatrio favorece a apreenso intuitiva do princpio fundamental da contagem, imprescindvel ao desenvolvimento do pensamento abstrato e no uso em situaes que exigem generalizao. A apropriao de conceitos em combinatria Por conta disso, este trabalho tem como sustentao a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaut (1991), a qual leva em conta uma srie de fatores que influenciam e interferem no ensino e na aprendizagem quando se procura identificar, formar e desenvolver determinado conceito. O trabalho com situaes muito importante para que o conhecimento conceitual possa emergir a partir da explorao de atividades desafiadoras, desencadeadas a partir de adequados procedimentos em conjunto com a manipulao de material concreto (se possvel). Segundo Vergnaut (1991), o estudo para o desenvolvimento de um determinado campo conceitual exige do pesquisador a viso segundo a qual um conceito formado pela trade (S, I, R), onde: S um conjunto de diferentes situaes que permitem ao conceito ser significativo, para ser explorado; I um conjunto de invariantes (objetos, relaes entre si e propriedades relacionandoos entre si) que podem ser identificados e usados pelo sujeito de pesquisa de modo a poder analisar e compreender essas situaes e R um conjunto de diferentes representaes que podem ser usadas para fazer realar e representar os invariantes da situao e, deste modo, poder representar as situaes e os mecanismos necessrios para utilizar esses invariantes. Um dos grandes ns que afligem os educadores matemticos compreender que a aquisio e a compreenso de um dado conceito no se d, unicamente, com a apresentao de um tipo de situao (no emerge da,

somente) e, por outro lado, que uma dada situao pode vir a envolver mais do que um s conceito, por mais simples que possa ser aos nossos olhos. Portanto, conceitos matemticos tm significado para o aluno quando so percebidos por ele a partir de uma variedade (to extensa quanto necessrio) de situaes nas quais pode ser sentida sua importncia. Por outro lado, uma dada situao pode apresentar diferentes conceitos envolvidos, ou seja, ela necessita mais do que um conceito para ser analisada e compreendida. Assim, um nico conceito fechado em si, e uma nica situao no so suficientes para dar conta da aquisio de um dado conhecimento, de forma plena e consistente, capaz de proporcionar segurana no seu uso em diferentes contextos. A combinatria como contedo importante na formao Combinar objetos, como o que foi feito, de tal sorte to importante na fase inicial da concepo do conceito de multiplicao quanto no incio de atividades que visam o desenvolvimento do raciocnio combinatrio, mostrando a importncia que se deva dar ao trabalho com os quatro grupos de atividades multiplicao comparativa, ideia de proporcionalidade, configurao retangular, ideia de combinatria (conforme (BRASIL, 1997, p. 109-112)) - no necessariamente em conjunto - contribuindo para os significados da multiplicao e da diviso. Porm, a no vivncia com esse tipo de situaes, quando da sistematizao dos conceitos de multiplicao e diviso, como explicitado, podem acarretar dificuldades outras como essa, nos anos seguintes, oriundas de no ter sido bem trabalhado o conceito ou quando esse conhecimento no foi construdo pelo aluno. Nossa inteno oferecer opes de situaes para o professor trabalhar explorando os conceitos de combinatria na Educao Bsica. Sobre outras situaes envolvendo sistematizao de padres, ver Teixeira (2010. Concluses Entendemos que o ensino da Matemtica ao longo da Educao Bsica deve proporcionar ao aluno a oportunidade de construir, paulatinamente, o raciocnio combinatrio vez que ele rico em proporcionar opes de tomada de decises que requerem argumentos consistentes para provar a veracidade ou falsidade deles. Alm disso, conceitos de combinatria so bastante atraentes para serem trabalhados, fornecendo enorme variedade de situaes presentes no dia-a-dia dos cidados, contribuindo com diferentes aplicaes matemticas interdisciplinares que tm significados em todos os nveis de escolaridade. Por meio das sugestes apresentadas nas situaes abordadas com o uso de rvores de possibilidades, enfatiza-se a importncia de uma metodologia de ensino que permita aos alunos, com o uso de material concreto e de maneira intuitiva, apropriarem-se gradativamente das idias relacionadas combinatria desde os anos iniciais. Estas sugestes favorecem, no futuro, a construo de significados no s para a combinatria como para a probabilidade, vez que a rvore de

probabilidades, similar de possibilidades, bastante til na soluo de situaes que tratam, por exemplo, do problema do jogo interrompido 1. Fica aqui a sugesto para os professores trabalharem situaes que envolvam o raciocnio combinatrio em todos os anos e sries a partir do 4 ano do Ensino Fundamental, explorando diferentes representaes. Considerando o tratamento dado apropriao das idias iniciais relacionadas ao raciocnio combinatrio nas atividades, no foi possvel lidar com os invariantes de forma a contribuir para a aquisio dos conceitos de combinatria, segundo a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Mas a apropriao de habilidades relacionadas ao entendimento da importncia da rvore de possibilidades ser muito til para a compreenso de propriedades importantes associadas a cada um dos conceitos de combinatria que emergem do tratamento com situaes diversas, permitindo que os alunos os diferenciem enquanto os compreendem. Escolhemos a abordagem no contexto das rvores de possibilidades para o tratamento inicial das ideias relacionadas sistematizao de padres para lidar com os problemas de contagem no porque estamos desconsiderando importantes as demais significaes relacionadas ao Princpio Fundamental da Contagem, mas por entendermos que a rvore de possibilidades no s permite solucionar muitas situaes de combinatria quando a quantidade de elementos envolvidos for relativamente pequena, como tambm permite o exerccio da generalizao e os mecanismos intuitivos do raciocnio combinatrio, favorecendo a apropriao, anos de estudo adiante, dos outros conceitos de combinatria, fortalecendo o estabelecimento de conexes com outros tpicos da matemtica. Precisamos fazer com que as habilidades que so apropriadas pelos alunos no dia-a-dia da sala de aula sejam suficientes para permitir que eles possam escrever o que esto pensando, compreender, questionar, deduzir, tirar concluses e levantar hipteses, com a finalidade de torn-lo capaz de tomar decises de modo consciente e, o melhor, corretamente. Assim, o raciocnio combinatrio favorece possibilidades para o aluno expressar-se, oralmente ou por escrito, de modo que o professor possa ler e compreender os argumentos matemticos que ele utiliza. Quando a Matemtica permitir a anlise de informaes veiculadas em diferentes meios de comunicao e, a partir dessas anlises, o aluno puder construir opinies crticas e consistentes enquanto ele questiona essas informaes, ela estar, enfim, oferecendo grande contribuio na formao do aluno enquanto cidado, permitindo que ele se insira na sociedade como participante efetivo. Com essas premissas, o aluno passa a compreender que a Matemtica no se reduz ao verdadeiro ou falso de suas proposies nem que existe apenas o possvel e o impossvel mais, muito mais do que somente isso, ela lhe possibilita ser um agente participe de sua prpria estria.

O jogo questiona sobre a diviso justa de um prmio, no caso de um determinado jogo no chegar ao fim. Como dividir com justia, por exemplo, um prmio entre dois jogadores que disputam uma partida de tnis que interrompida com o placar apontando 2x1, se de acordo com a regra inicial, levaria o prmio total aquele que vencesse duas partidas seguidas ou trs alternadas ? Sobre o jogo ver em (So Paulo, 2009, p. 1315.

Referncias Brasil. Parmetros Curriculares Nacionais. Matemtica. 1 e 2 ciclos. Secretaria de Ensino Fundamental. Braslia, DF: MEC/SEF, 1997. Brousseau, G. Fondements et Mthodes de la Didactique ds Mathmatiques. Recherches em Didactique ds Mathmatiques, v.7, n.2, p.33-116, Paris, 1986. Fischbein, E. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: Reidel, 1975. Fischbein, E., Gazit, A. The combinatorial solving capacity in children and adolescents. Zentralblatt fur Didaktik der Mathematik, v. 5, pp. 193-198,1988. Inhelder, B., Piaget. J. De La logique de lenfant La logique de ladolescent. Paris: P.U.F., 1955. Navarro-Pelayo, V., Batanero, C., Godino, J.D. Razonamiento combinatorio em alumnos de secundaria. Educacin Matemtica, 8(1), 26-39, 1996. Disponvel em <HTTP: //www.ugr.es/~batanero>. Acessado em 27/6/2011. Nunes, T. & Bryant, P. Crianas fazendo matemtica. Artes Mdicas, 1997. Piaget, J. Devlopmentand Learning. Journal of Research in Science Teaching. XI, n.3, 1964. Teixeira, P.J.M. A Identificao de padres que favorecem o raciocnio combinatrio desde os anos iniciais do ensino fundamental. Zetetike (no prelo), Campinas, 2011. So Paulo (Estado) Secretaria da Educao. Currculo do Estado de So Paulo: Matemtica e suas tecnologias;Secretaria da Educao; coordenao geral, Maria Ins Fini; coordenao de rea, Nilson Jos Machado. So Paulo: SEE, 2010. ______. Caderno do professor: matemtica, ensino mdio 2 srie, volume 3/Secretaria da Educao; coordenao geral, Maria Ins Fini; equipe, Carlos Eduardo de Souza Granja, Jos Luiz Pastore Mello, Nilson Jos Machado, Roberto Perides Moiss, Walter Spinelli. - So Paulo: SEE, 2009. Vergnaut, G. El nio, las matemticas y la realidad: problemas de la enseanza de las matemtica en la escuela primria. Editorial Trillas. Mxico,1991.

You might also like