You are on page 1of 7

RESUMO As Dsts e a gravidez no planejada na adolescncia traz srias implicaes biolgicas, familiares, psicolgicas, econmicas, alm de sociais que

atingem o adolescente e a sociedade como um todo sendo um problema de sade pblica. O presente estudo um trabalho de campo feito por acadmicos de Enfermagem iniciando o desafio que faz parte do cotidiano do profissional Enfermeiro na preveno das Dsts e da gravidez na adolescncia atravs dos programas de sade que envolve os mtodos contraceptivos e o planejamento familiar. Estas aes devem ser realizadas de forma contnua e articuladas j que a Estratgia Sade da Famlia busca melhorias na ateno ao adolescente e da prpria famlia.

Palavras-Chave: Educao em Sade, Dsts, gravidez na adolescncia.

INTRODUO

A vida sexual nos ltimos tempos tem iniciado, em grande parte, na adolescncia, estando atrelada a isto o aparecimento das Doenas Sexualmente Transmissveis e a gravidez precoce e como conseqncia entre tantas o aborto. Pode se dizer tambm que a adolescncia uma fase de definio da identidade sexual com experimentao e variabilidade de parceiros para muitos deles. A idia do desconhecido em suas mentes faz com que eles se sintam invulnerveis, se expondo a riscos sem prever suas conseqncias. Estudos brasileiros revelam que apenas um tero deles ou menos usam preservativo em todas as relaes sexuais. Segundo dados de pesquisas divulgados pelo Ministrio da Sade (MS), os mais baixos ndices de uso se encontram entre 15 e 19 anos. Assim, faz se necessrio um trabalho de esclarecimento reforando as instrues e esclarecimento sobre as dsts, a gravidez e o aborto,alm do uso de preservativos, de forma dinmica, tornando o assunto interessante, para que seja dada a devida importncia, estimulando-os a serem multiplicadores das informaes recebidas, e assim alcanar o grande objetivo do trabalho, que usar a educao como instrumento de promoo sade. Para isso foi realizado um trabalho em duas escolas pblicas de Crates, abordando o referido tema atravs de palestra e demonstrao educacional do uso dos preservativos masculino e feminino. Os resultados demonstraram que o tema: Doenas Sexualmente Transmissveis, Gravidez na Adolescncia e o Aborto conseguiu prender a ateno dos estudantes, assim como despertar a curiosidade por parte destes, demonstrada atravs de perguntas e questionamento sobre o tema abordado. Durante a demonstrao da maneira correta de como usar a camisinha feminina e masculina, houve uma certa resistncia por parte das meninas em expor seus conhecimentos, neste momento tambm observou-se que muitos no tinham conhecimento da camisinha feminina. Ao final, foi enfocado as conseqncias de uma gravidez no perodo da adolescncia, mantendo a importncia da camisinha, que alem de proteger contra DST , tambm evita a gravidez. O Aborto tambm foi enfocado dando lhe sua devida importncia. De uma maneira geral, observou-se que os adolescentes no so bem instrudos em relao as DSTs, e que o pouco de conhecimento ainda no parece suficiente para assegurar comportamentos sexuais livres de riscos, tratando-se, portanto, de um desafio para a sade publica do pas.

OBJETIVOS:

Gerais Implementar a orientao aos adolescentes nas unidades bsicas de sade, bem como educao em sade nas escolas pblicas de ensino fundamental e mdio de suas respectivas reas de abrangncia, contribuindo por meio destes processos para a reduo das Dsts e gestaes de adolescentes no nosso meio.

Especificos - Orientar os alunos para saber lidar com essa fase da adolescncia sem se expor aos riscos sade que ela oferece como a gravidez precoce e as doenas sexualmente transmissveis, atravs de prticas de preveno. - incutir nesses adolescentes um pensamento contra o aborto e a favor da vida.

CONSIDERAES FINAIS

A adolescncia um perodo em que o exerccio da sexualidade juntamente com a sade reprodutiva e o risco de DST se mostra com grande vulnerabilidade e conseqncias indesejveis. nesse perodo que as fantasias, os medos, os tabus se apresentam de forma mais intensa e duvidosa, porm transitria. Nesse sentido de extrema importncia aes de educao em sade como esta. Acreditamos que as discusses conduzidas certamente contriburam para orientar os adolescentes a enfrentar esse perodo da vida acima de tudo com cuidado e sabedoria. Com o desenvolvimento do projeto na disciplina de Saude coletiva II, percebeu se que torna-se importante a realizao de palestras educativas para a comunidade, ou outras metodologias como rodas de conversa, trabalhos em grupos e oficinas. Porm, percebeu-se no nosso projeto, que as palestras alm de estar orientando e educando, foi possvel verificar a realidade em que as pessoas se encontram e desta forma estar informando as de acordo com suas necessidades.

O trabalho com os adolescentes no ambiente escolar foi possvel devido ao apoio e interesse das diretoras das escolas, juntamente com as enfermeiras do posto de sade, a professora supervisora e a equipe de acadmicas do curso de enfermagem no sentido de informar, ajudar e prevenir os jovens em relao ao tema. No entanto, achou se necessrio a Faculdade estar junto comunidade local, atravs de projetos como esse, aproximar-se da realidade emprica, com conhecimento cientifico, utilizando como ferramenta a extenso universitria, promovendo sade, educando e contribuindo para melhoria da qualidade de vida, resgatando a dignidade e a autonomia dos sujeitos envolvidos nesse contexto.

METODOLOGIA O projeto foi desenvolvido durante a disciplina de Estgio Supervisionado da disciplina de sade coletiva II, do 4 semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste da cidade de Crates e aplicado em duas escolas de ensino fundamental e mdio da mesma localidade. O Estgio Supervisionado em Sade Coletiva II constitui uma disciplina do 4 semestre do Curso de Enfermagem, com carga horria de 160 horas, divididos em teoria e prtica, proporcionando ao acadmico iniciar o desenvolvimento de maneira prtica os conhecimentos que foram adquiridos durante o decorrer da disciplina do curso,direcionada para a atuao do enfermeiro que realiza o cuidado integral ao ser humano atravs da experincia em um autntico ambiente de trabalho. As atividades desenvolvidas durante o perodo de estgio devero estar contempladas neste trabalho que ser entregue no final do estgio. A elaborao do projeto do trabalho foi realizada pelas acadmicas de enfermagem do 4 semestre de enfermagem que se encontrava em estgio supervisionado na Estratgia de Sade da Famlia (ESF)- Ftima II sobre a superviso das enfermeiras e professora supervisora do estgio supervisionado. No ms de Maio de 2013 foi realizada a pesquisa bibliogrfica para a elaborao do projeto. Aps a elaborao do projeto, o mesmo foi levado s instituies de ensino :E.E.F.M Gov. Gonzaga mota, situado na rua Pe. Moror e Escola de Cidadania Maria Jose situado na rua Dr. Julio Lima, para que fossem marcados juntamente com a diretora, os quatro encontros para a aplicao do projeto.Estes aconteceram no ms de Maio, no dia 29. No primeiro colgio (Gonzaga Mota) o tema foi desenvolvido com os alunos da 9

srie do ensino fundamental e 1 ano do ensino mdio, j no segundo colgio(Maria Jos) tivemos a presena dos alunos do 8 ano e 9 ano. O assunto DSTS, Gravidez na Adolescncia e Aborto foi abordado atravs de uma apresentao utilizando o projetor de imagens, com a exposio de slaides ,alem de outros mecanismos como o lbum seriado , enfatizando e demonstrando com objetos expositores , a importncia dos mtodos contraceptivos.. Ao final de cada palestra, foi aberto para questionamento e esclarecimento das dvidas pertinentes.aos adolescentes pertencentes a faixa etria de 14 anos acima. Por ultimo foi exposto um vdeo motivacional a importncia de no se desistir dos sonhos, ideal para a faixa etria deles.

RESULTADOS E DISCUSSO

Alm das dvidas sobre os mtodos contraceptivos existentes, foi possvel identificar que o grupo do 9 ano e 1 ano do colgio Gonzaga mota foram mais participativos e realizaram vrios questionamentos, se diferenciando do grupo do colgio Maria Jose em que os adolescentes mostraram-se tmidos e com vergonha de realizar algumas perguntas. Analisando o desenvolvimento do projeto, foi possvel verificar que a realizao de palestras abordando sobre a gravidez, as DSTs e os mtodos contraceptivos sempre so importantes e gratificantes para quem realiza e para os adolescentes, que s vezes no encontram a oportunidade com a famlia de esclarecer suas dvidas e sentirem-se melhor preparados para esse perodo de transio da infncia para a idade adulta, que a adolescncia. Na execuo do projeto tivemos a oportunidade de observar o despreparo em que os adolescentes da escola de ensino fundamental e Mdio se encontram para a vida sexual e como se torna necessrio que outros jovens recebam essas informaes para prevenir e evitar uma gravidez indesejada e inesperada, mudando as suas vidas completamente. Como muitos adolescentes no recebem as orientaes adequadas da famlia ou dos prprios servios pblicos para iniciar uma vida sexual segura com o uso dos mtodos contraceptivos da maneira correta, os mesmos tornamse vulnerveis as consequncias decorrentes de relaes sexuais sem segurana, como s doenas sexualmente transmissveis e uma gravidez indesejada.

REFERENCIAL TERICO

Considera-se adolescncia o perodo de 10 a 19 anos de idade, sendo compreendida como o perodo de vida a partir do qual surgem as caractersticas sexuais secundrias e se desenvolvem processos psicolgicos e padres de identificao que evoluem da fase infantil para a adulta, entre eles a transio de um estado de dependncia para outro de relativa autonomia (BRASIL, 1997). Na ateno dada aos adolescentes necessrio considerar que nesta fase, exercer a sexualidade com sade um direito. O profissional de sade precisa respeitar as particularidades dos adolescentes, aprovando sua autonomia enquanto pessoas e incentivando assim, aes que promovam a sade, valorizando a vida (MS, 2002). Durante a adolescncia tanto o profissional de sade como a famlia desses jovens devem estar atentos ao exerccio inadvertido ou impensado da sexualidade,tendo como conseqncia a gravidez precoce, doenas sexualmente transmissveis,entre as quais HPV e AIDS, aborto, podendo ser estas uma interrupo do projeto e/ou qualidade de vida (SAITO & LEAL, 2007). A atividade sexual na adolescncia vem se iniciando cada vez mais precocemente, com conseqncia indesejveis imediatas como o aumento da frequncia de doenas sexualmente transmissveis (DST) nessa faixa etria; e gravidez, muitas vezes tambm no planejada e que por isso, pode terminar em aborto (MIMICA & PIATO,1991). Os profissionais enfermeiros podem atuar e desenvolver aes educativas em sade, num processo dinmico e contnuo, para colaborar com este grupo etrio no intuito de diminuir tais riscos, mas para isto, eles devem estar preparados para abordar esta clientela e os temas referentes sexualidade humana e a fase da adolescncia (JESUS, 2000). A enfermagem vem demonstrando empenho na medida em que se volta construo de novas polticas e prticas em sade, visualizando medidas para a sade individual e comunitria dos adolescentes e a incorporao de novas tecnologias educacionais e assistenciais, vindo de encontro com a proposta de promoo sade do adolescente (MENDES, 1996).

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRASIL, Ministrio da Sade. Instituto Nacional de Alimentao e Nutrio.Coordenao da Sade da Mulher, do Adolescente e da Criana, COSAM.Pesquisa Nacional sobre Demografia e Sade, 1996. Rio de Janeiro, 1997.

JESUS, M. C. P. de. Educao Sexual e Compreenso da Sexualidade na perspectiva da Enfermagem. Experenciando a educao sexual junto a adolescente e seus familiares. IN: RAMOS. F.R.S.; MONTICELLI, M.; NITSCHKE, 13 R.G. Projeto Acolher:Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Braslia: ABEn/Governo Federal, .p.46.2000

MIMICA, I.; PIATO, S. Doenas sexualmente transmissveis. Ginecologia da infncia e adolescncia. Rio de Janeiro, So Paulo. Livraria Atheneu Editora, 1991

MINISTRIO DA SADE. Planejamento Familiar: manual para o gestor. Braslia: MORELL, M. G. G.;MELO, A. V.; A Declarao de Nascido Vivo no Estado de So Paulo: alguns resultados. IN: Nascer Aqui. Anlise de uma nova fonte de dados sobre os nascimentos. Informe Demogrfico N. 29. So Paulo. Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados (SEADE), 1995: 15 60.

SAITO, M. I; LEAL, M. M; Adolescncia e contracepo de emergncia: Frum 2005 Rev. paul. Pediatria. v.25 n.2 So Paulo 2007, disponvel em: .Fonte: http://www.webartigos.com/articles/62732/1/METODOSCONTRACEPTIVOSNA - ADOLESCENCIA/pagina1.html#ixzz1LHT.

You might also like