You are on page 1of 61

GERNCIA EDITORIAL E DE PRODUO Gilmar Vieira Chaves Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Copyright 2013 por Editora

Central Gospel

GERENCIA DE MARKETING Marcos Henrique Barboza

MALAFAIA, Silas COORDENAO EDITORIAL Michelle Cndida Caetano PESQUISA, ESTRUTURAO E COPIDESQUE Marcus Braga REVISO Juliana Ramos CAPA Eduardo Souza DIAGRAMAO Sanderson Santos IMPRESSO E ACABAMENTO Esdeva Todos os direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial do texto deste livro por quaisquer meios (mecnicos, eletrnicos, xerogrficos, fotogrficos etc), a no ser em citaes breves, com indicao da fonte bibliogrfica. As citaes bblicas utilizadas neste livro foram extradas da Verso Almeida Revista e Corrigida (ARC), salvo indicao especfica, e visam incentivar a leitura das Sagradas Escrituras. Este livro est de acordo com as mudanas propostas pelo novo Acordo Ortogrfico, que entrou em vigor a partir de janeiro de 2009. Vitria uma questo de atitude Rio de Janeiro: 2013 64 pginas ISBN: 978-85-7689-311-0 1. Bblia - Vida crist I. Ttulo II.

1 edio: Maio/2013

Editora Central Gospel Ltda Estradado Guerengu, 1851 - Taquara Cep: 22.713-001 Rio de Janeiro - RJ TEL: (21)2187-7000 www.editoracentralgospel.com

S ILAS MALAFAIA

V ITRIA UMA QUESTO DE ATITUDE

CENTRAL

GOSPEL

Digitalizado por

Esdras Digital Semeadores da Palavra Compre o livro no site: www.editoracentralgospel.com

ndice

APRESENTAO ................................................................ 7
CAPTULO 1 - No reclame daquilo que voc permite.......13 Ado reclamou do que havia permitido.................................. 13 No reclame; tome uma atitude........................................ 19 CAPTULO 2 - Seja um cooperador .................................... 25
Cooperao ........................................................................... 25 O que nos une ....................................................................... 28 Favorea a causa comum que nos une ................................... 37

CAPTULO 3 - Tenha uma viso......................................... 39


Viso ..................................................................................... 40 A viso de Paulo .................................................................... 43 A ao de Paulo ..................................................................... 44 O hbito de Paulo ........................................... ..................... 47 O carter de Paulo ................................................................ 49 O destino de Paulo................................................................ 50 O seu destino ....................................................................... 51

Concluso ..................................................................... ..55

Apresentao

Um homem investe tudo o que tem em uma pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Ele dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para dar continuidade aos seus negcios, empenha a sua casa e as jias da esposa. Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho a uma grande empresa, recebe a resposta de que seu produto no atende ao padro de qualidade exigido. O homem desiste? No! Ele, a fim de se capacitar, volta a estudar por mais dois anos, sendo vtima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de "louco". O homem fica ofendido? No! Dois anos depois de haver concludo o Curso de Qualidade, a empresa que o recusara, finalmente, fecha contrato com ele. Porm, seis meses depois, deflagrada a Segunda Guerra Mundial. E sua fbrica bombardeada duas vezes. O homem se desespera e desiste? No! Reconstri sua fbrica. Mas um terremoto novamente a arrasa por completo.

Voc conclui, ento: "Bem, agora sim ele desiste!" No entanto, mais uma vez, no! Imediatamente aps a guerra, h uma escassez de gasolina em todo o pas, e este homem no pode sair de automvel sequer para comprar alimentos para sua famlia. Ele entra em pnico e decide no mais continuar seus propsitos? No! Criativo, ele adapta um pequeno motor sua bicicleta e sai s ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta e logo ele no conseguiria atender a todos os pedidos! Decide, ento, montar uma fbrica para a novssima inveno. Mas, como no possua capital algum, resolveu pedir ajuda s mais de 15 mil lojas espalhadas pelo pas. Como a ideia pareceu excelente, conseguiu ajuda de 3.500 dessas lojas, as quais lhe adiantaram uma pequena quantia de dinheiro. Hoje, a Honda Corporation um dos maiores imprios da indstria automobilstica! Esta conquista s foi possvel porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa histria, no se deixou abater pelos terrveis obstculos que encontrou pela frente e adotou uma permanente atitude de perseverana, f e ao. E na nossa vida? Quantos de ns desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes mesmo de enfrentarmos minsculos problemas?

Todas as coisas so possveis quando sustentamos uma atitude de perseverana naquilo que acreditamos, de f depositada no Deus todo-poderoso e de ao. A histria de Soishiro Honda nos mostra que vitria uma questo de atitude. Quantas vezes desejamos ser vitoriosos na vida espiritual, mas no nos dedicamos orao ou ao estudo e aplicao da Palavra de Deus? Queremos experimentar prosperidade e abundncia material, mas no nos dedicamos a seguir e obedecer aos princpios bblicos que nos conduzem fartura e ao sucesso. Ansiamos por levar uma vida plena de estabilidade e xito emocional, mas no seguimos integralmente os padres que Cristo nos deixou. A vitria, em todos os mbitos e desdobramentos, uma questo de atitude. Mas o que vem a ser "atitude"? Por definio, atitude um comportamento ditado por uma disposio interior que nos leva a agir em uma determinada direo ou propsito. Ou seja, atitude igual a ao. Mentalmente, atitude envolve a forma dos pensamentos, as tendncias dos mesmos e os seus impulsos; enfim, a atitude mental. O apstolo Paulo nos mostra, em Filipenses 4.8, como conquistar uma verdadeira atitude crist, que nos conduz vitria:

[...] tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai.

E para que possamos discernir se a atitude que porventura tenhamos tomado adequada e eficaz para que alcancemos a vitria, basta que a coloquemos em confronto com a Palavra, como nos orienta Hebreus 4.12:
Porque a palavra de Deus viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at diviso da alma, e do esprito, e das juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e

intenes do corao.
Neste livro, analisaremos trs aspectos a respeito de "atitude" que so imprescindveis para que o leitor possa experimentar vitria em sua vida. Existem diversos outros tpicos que se complementam e desdobram-se para que atinjamos o sucesso e o xito em nossos propsitos. Mas no se engane; os que apresento aqui so fundamentais e necessrios para que a estrada da vitria seja pavimentada e torne-se vivel a obteno do sucesso.

SLA S A FAA FAA

Tenha em mente que, para experimentar o sucesso, voc deve dominar a atitude de vencedor. Dedique especial ateno a estes trs pontos: no reclamar daquilo que voc permite, ser um cooperador e ter uma viso. Eles sero a chave mestra que abrir as portas do bom resultado e das bnos em seu viver! Boa leitura!

Captulo I
NO RECLAME DAQUILO QUE VOC PERMITE

E chamou o SENHOR Deus a Ado e disse-lhe: Onde ests? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da rvore de que te ordenei que no comesses? Ento, disse Ado: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da rvore, e comi.
Gnesis 3.9-12

O primeiro ponto que devemos considerar ao buscar uma atitude vitoriosa no reclamar daquilo que temos permitido em nossa vida; antes, busquemos corrigir tais erros.
Ado reclamou do que havia permitido

Para ilustrar eficazmente tal afirmao, vejamos a situao encontrada no texto acima: Deus

busca Ado aps ele e sua mulher, Eva, comerem do fruto proibido. No captulo dois de Gnesis, Deus determina expressamente uma ordem a Ado:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda rvore do jardim comers livremente, mas da rvore da cincia do bem e do mal, dela no comers; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrers.
Gnesis 2.16,1 7

Quando emitiu esta ordem, Deus deixou clara sua relao soberana com Ado e a relao subordinada de Ado com Ele. Deus possua este direito, porque Ele o Criador, e o homem Sua criatura. Para expressar proibio, aqui empregada a maneira mais forte possvel em hebraico para colocar a rvore da cincia do bem e do mal fora do alcance de Ado. Visto que o discurso direto inerentemente pessoal, a ordem "No comers" pessoal, e a qualidade do negativo hebraico coloca a negao permanente. E a importncia da ordem aumentada pela severidade do castigo. Isso muito forte na sintaxe hebraica, sendo mantida tal fora, tanto quanto possvel, com o uso da palavra "certamente".

S I LA S FA LA FA I A

No entanto, o que ocorre a seguir? Lemos o seguinte no captulo trs de Gnesis:


Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimrias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse mulher: E assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim? E disse a mulher serpente: Do fruto das rvores do jardim comeremos, mas, do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: No comereis dele, nem nele tocareis, para que no morrais. Ento, a serpente disse mulher: Certamente no morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gnesis 3.1 -5

A serpente comeou a conversa com uma expresso de surpresa: "No comereis de toda a rvore do jardim?" e passou a citar erroneamente a ordem original de Deus, tornando-a absurda. A proibio original estava relacionada a apenas uma rvore, mas a serpente disse "de toda a rvore", frase que em Gnesis 2.1 6 encontrada na ordem permissiva, e no na ordem negativa. Assim, a serpente ps em dvida a bondade de Deus, dando a entender que Ele foi muito restritivo, retendo desnecessariamente benefcios de grande valor.

Essa primeira pergunta da serpente era aparentemente inocente, mas enganou Eva, fazendo com que ela tambm citasse erroneamente a ordem. Ela tornou a proibio mais forte do que realmente era. Deus no dissera: "Nem no fruto tocars" (veja Gnesis 3.3). Mas Ele fizera a ameaa de castigo muito mais forte do que "para que no morrais". Ela tornou, sem perceber, a ordem irracional e o castigo mera possibilidade, em vez de ser um resultado inevitvel. Eva perdeu a oportunidade de ouro de derrotar a sugesto da serpente. Tivesse ela citado a ordem corretamente e se apegado a ela, o inimigo no teria conseguido prosseguir em seu intento. A serpente percebeu a vantagem e passou a negar categoricamente a verdade da declarao punitiva incitando de Deus, declarando contra a positivamente: restrio e "Certamente no morrereis". Ela concentrou seu ataque ressentimento suscitando desejo de poder. Deus no estava usando a conseqncia de morte para negar ao ser humano a descoberta de algo - "se abriro os vossos olhos"? Ele no estava impedindo o homem de possuir um bem que tinha o direito de ter? A serpente estava acusando Deus de motivo imprprio, de egoisticamente manter o homem em nvel de existncia inferior. O verdadeiro destino do homem, a serpente indicou,

era ser "como Deus". A caracterstica principal do ser divino era o poder de saber o "o bem e o mal". Este saber no era conhecimento abstrato, mas a habilidade prtica de saber todas as coisas, inclusive a inteligncia de inventar e estabelecer padres ticos. E, segundo a serpente, o homem poderia ter isso. Na verdade, h muito que a mulher fora derrotada, e sua contemplao s orientaes da serpente logo resultou em ao. A ordem de Deus foi desobedecida e, incrivelmente, seu marido a seguiu na desobedincia. Depois de terem comido, "foram abertos os olhos de ambos".
E chamou o SENHOR Deus a Ado e disse-lhe: Onde ests? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da rvore de que te ordenei que no comesses? Ento, disse Ado: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da rvore, e comi.
Gnesis 3.9-12

A pergunta: "Onde ests?" no foi feita por Deus por no saber o paradeiro deles, mas porque Ele queria provocar uma resposta e fazer o homem e a mulher sarem do esconderijo pela prpria confisso.

A resposta de Ado: "Temi", esclarece o motivo de terem se escondido. Participar do fruto da rvore no o fez semelhante a Deus, como sugeriu a serpente, mas comprometeu sua verdadeira essncia de ser homem diante de Deus. O Senhor conhece o bem e o mal da perspectiva da bondade divina e soberana. Mas o homem, sendo ser humano e dependente de Deus, s pode conhecer o bem e o mal da perspectiva da obedincia ou desobedincia vontade do Altssimo, que a rejeio da vontade expressa de Deus. Alcanar o estado divino apenas lanaria o homem no papel da desobedincia; por conseguinte, seu conhecimento do bem e do mal estava misturado com culpa e medo. A primeira pergunta foi feita diretamente ao homem: "Comeste tu?" Ado no tinha desculpa, porque ele sabia qual era a ordem, e esta se tratava de uma proibio simples e clara. Mas Ado no enfrentou sua responsabilidade; ele passou a culpa para a esposa "ela me deu". E Deus no a deu para ele? Certamente, ela era digna de confiana. Ado falhou em transmitir Eva a ordem de Deus, e errou tambm ao aceitar o fruto proibido. A psicologia tem muito a esclarecer a respeito disso, demonstrando que Ado no transmitiu nem explicou adequadamente, Eva,

SILAS MALAFAIA

a proibio. sabido que, didaticamente, uma pessoa precisa ouvir vrias vezes uma orientao, uma regra, para internaliz-la e coloc-la em prtica. Mas, pelo visto, Ado falou com Eva a respeito da ordem divina apenas uma vez. Ao responder serpente, Eva alterou a ordem recebida de Deus por intermdio de Ado. Quando algum acrescenta um dado novo a determinada informao recebida porque,

provavelmente, tal informao foi passada de forma incompleta ou insuficiente. A impresso que temos de que Ado foi omisso. Recebeu a ordem de Deus e transmitiu-a de forma errada ou incompleta a Eva, e acabou compactuando com o erro da desobedincia. Ento, quando Deus o chama e pergunta-lhe se comeu do fruto da rvore proibida, o que Ado faz? Coloca a culpa na mulher! Ele reclama de Eva, porm, no cometeu sob presso o erro da desobedincia. Ele consentiu, aceitou, permitiu... Ou seja, Ado est reclamando daquilo que permitiu!
No reclame; tome uma atitude

E ns? Agimos da mesma maneira que Ado. Reclamamos das coisas com as quais possumos estreita responsabilidade por estarem acontecendo. Ado poderia ter obtido imensa vitria sobre o

inimigo, primeiro se tivesse transmitido para Eva, de forma eficaz, a orientao divina, e, depois, se houvesse assumido uma atitude de confisso, no lugar de jogar a culpa exclusivamente sobre a mulher. Reclamamos de nossos filhos que no se submetem nossa autoridade ou controle, que questionam as orientaes e limites que lhes impomos. Mas, se refletirmos, veremos que permitimos isso. Vejamos o que a Bblia nos diz a respeito:
No retires a disciplina da criana, porque,

fustigando-a com a vara, nem por isso morrer. Tu a fustigars com a vara e livrars a sua alma do inferno.
Provrbios 23.13,14

Se deixar de corrigir biblicamente suas crianas; mais tarde, lamentar pela desobedincia e desonra. No entanto, foi voc que no tomou a atitude correta no tempo adequado, e hoje se queixa. No reclame daquilo que voc permitiu! Para experimentar vitria, preciso corrigir falhas em nossa vida. necessrio tomar uma atitude de autoridade e liderana, e no reclamar daquilo que temos tolerado, permitido que acontea. Voc tem reclamado do seu estilo de vida? Das dificuldades econmicas que tem enfrentado?

S I LA S M A LA FA I A .

Mas por que se permitiu gastar alm das suas possibilidades? Por que assumiu dvidas superiores ao seu rendimento? Paulo nos adverte:
Sede unnimes entre vs; no ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos s humildes; no sejais sbios em vs mesmos.
Romanos 12.16

E procureis viver quietos, e tratar dos vossos prprios negcios, e trabalhar com vossas prprias mos, como j vo-lo temos mandado.
1 Tessalonicenses 4.11

Paulo no diz que somos destinados a viver com coisas pequenas; ele declara que no devemos confiar em nossa prpria "sabedoria" ao ambicionarmos aquilo que est alm das nossas possibilidades. E instrui-nos a moldar-nos aos nossos rendimentos, ao nosso salrio, para que no nos vejamos em dificuldades financeiras. Ento, se voc est todo "enrolado" com dvidas porque gastou alm do que ganha, no se queixe. Voc consentiu com isso. No reclame daquilo que voc permite! Ah! E se voc reclama da sua vida espiritual? Porventura voc est experimentando frieza em

sua espiritualidade? Ou ser que est notando certa "mornido" em seu dia a dia? Talvez, isso signifique que voc no est dedicando-se suficientemente orao; ou que no venha aplicando-se leitura e ao estudo da Palavra de Deus; ou ainda, que no esteja consagrando-se no servio ao Senhor. Ento, por que voc est reclamando? A origem da frieza espiritual est em voc mesmo. Voc tem falhado em dedicar-se a certas prticas e orientaes colocadas pelas Escrituras!
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto.
lsaas 55.6

Buscai ao SENHOR e a sua fora; buscai a sua face continuamente.


Salmo 105.4

Porque assim diz o SENHOR casa de Israel: Buscaime e vivei.


Ams 5.4

Portanto, se j ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que so de cima, onde Cristo est assentado destra de Deus.
Colossenses 3.1

Voc no busca ao Senhor como deveria, no tem se aplicado a buscar a Sua face, nem a meditar nas coisas que so de cima. Ento, no reclame daquilo que voc permite!
Mortificai, pois, os nossos membros que esto sobre a terra: a prostituio, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscncia e a avareza, que idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia.
Colossenses 3.5,6

Se voc no mortifica seus prprios desejos, sua prpria vontade, seus caprichos pessoais em prol da soberana vontade de Deus, no reclame daquilo que voc permite!

Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor (Hebreus 12.14). Voc no segue
a paz de Cristo, nem busca a santificao e, ainda assim, reclama de sua vida espiritual? No reclame daquilo que voc permite! Como voc poder experimentar uma vida espiritual "aquecida" se no busca ao Senhor, mortifica sua vontade ou segue a paz e a consagrao que h naqueles que esto em Cristo Jesus? Uma coisa necessria para que obtenhamos uma vida repleta de bnos e coroada pela vitria

que Cristo reservou para ns: parar de reclamar de tudo e de todos, passando para a ao uma ao que promova mudanas, que proporcione uma vida diferenciada pela evidente influncia do evangelho. Tome uma atitude vitoriosa. Mude a maneira como voc governa a sua casa e relaciona-se com o seu cnjuge e os seus filhos. Mude a forma como voc tem vivido a sua f, transforme o seu relacionamento com Deus. Ou seja, mude a sua forma de viver. Saiba que tal percepo ser de fundamental importncia para que voc possa vislumbrar coisas maiores e melhores em sua vida. Lembre-se: vitria uma questo de atitude. Tome esta atitude em sua vida; existe vitria para voc!

Captulo 2
SEJA UM COOPERADOR

Porque ns somos cooperadores de Deus; vs sois lavoura de Deus e edifcio de Deus.


1 Corntios3.9

Outra

caracterstica

fundamental

para

que

alcancemos a vitria que o Senhor Deus tem disponibilizado para ns adotarmos uma atitude de cooperadores.
Cooperao

E voc sabe o que cooperar? Segundo o Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, cooperar "atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim". Podemos, assim, afirmar que cooperar favorecer a causa comum que nos une. O texto bblico de 1 Corntios 3.9, que destacamos acima, qualifica exemplarmente a ao de

cada um de ns como "cooperadores" de Deus, que uma das misses para a qual todos ns, cristos, fomos chamados. O verbo grego empregado por Paulo nesta passagem sunergo, que significa "trabalhar com"; "auxiliar". O prprio apstolo era um cooperador especial, comissionado no ministrio da reconciliao e, por isso, possua elevada autoridade nessa questo, como representante de Cristo. E ao afirmar que somos cooperadores de Deus, Paulo nos comunica cinco pontos importantes para compreender isso:
1. Somos cooperadores de Deus, o que denota o seguinte: a) Deus a causa e a fonte da habilidade que possumos de identificarmo-nos dessa maneira com Ele. Apenas pela graa de Deus somos o que somos, e fazemos o que fazemos; b) a ideia de possesso tambm se faz presente: "pertencemos a Deus" (somos de Deus); c) tudo o que fizermos ser em cooperao com o poder divino. 2. Alguns veem a Deus como o objeto do trabalho efetuado: nosso objetivo seria servir o Senhor. Aquilo que fazemos realizado para cumprir a misso que nos foi dada por Ele, a fim de glorific-lo, cumprindo os Seus desgnios. 3. um de ns. A expresso d a entender uma ntima associao com o Esprito Santo, na misso conferida a cada

4.O resultado prtico disso que ningum pode gloriar-se em si mesmo por ser um cooperador, pois, se lhe foi dada uma misso espiritual qualquer, Deus a origem e o alvo da mesma. Ele inspira em ns o bem e efetua-o em ns; Ele inspira os nossos esforos e confere-nos bom xito. A Ele seja toda a glria! 5. Essa expresso uma censura contra o esprito de partidarismo que havia em Corinto; contra a adorao a dolos humanos; e contra as divises da f.

Ora, se devemos estar to intimamente associados com Deus, a ponto de podermos ser chamados de Seus "cooperadores", ento dificilmente prprio que sejam estabelecidas distines entre ns, com o aparecimento de "heris" deste ou daquele partido, o que s serve para destruir a harmonia que deve haver na igreja. Assim, fica fcil compreender eficazmente o sentido de "cooperador" segundo a viso de Deus para nossa vida. A prpria palavra "cooperar" explica, em sua origem, o papel que deve desempenhar aquele que se prope a coloc-la em prtica. Ela vem do latim

cooperari e significava "trabalhar junto"; unio de: cum,


"junto, com" e operari, "trabalhar". Portanto, "trabalhar com Deus" vem a ser o papel fundamental para o qual fomos chamados.

O que nos une

Mas o termo tambm significa "favorecer a causa comum que nos une". Ora, se trabalhamos em prol de uma causa comum que nos une, ou atuamos, juntamente com outros, para um mesmo fim, podemos perguntar-nos: O que nos une? I- Jesus Cristo nos une
E todas as minhas coisas so tuas, e as tuas coisas so minhas; e nisso sou glorificado. E eu j no estou mais no mundo; mas eles esto no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como ns.
Joo 17.10,11

Ns estamos aqui para cooperar, como Paulo, muitas vezes, declara. Em Colossenses 4.11, podemos ler: So estes unicamente os meus cooperadores no Reino

de Deus e para mim tm sido consolao. E em 1 Tessalonicenses 3.2, ele declara: E enviamos Timteo, nosso irmo, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa f.
Jesus Cristo o ponto primordial de nossa unio. Somos, a priori, cooperadores uns dos

S I LA S M A LA FA I A

outros por amor e consagrao a Jesus Cristo, razo de tudo o que somos. Somente este ponto J seria suficiente para justificar nossa unio, nossa cooperao. Jesus tudo em ns, e sem Ele nada somos. Eu sou a videira, vs, as varas; quem est em mim, e eu nele, este d muito fruto, porque sem mim nada

podereis fazer (Joo 1 5.5). A nossa unio em Cristo faz,


ainda, que a cooperao que nos une seja identificada pelo amor: O meu mandamento este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei (Joo 15.12). E no devemos negligenciar as responsabilidades que temos quanto a cooperar com os outros: E no vos

esqueais da beneficncia e comunicao [isto , da


cooperao] (Hebreus 13.16). Filipenses 1.5 fala de nossa cooperao no evangelho; as bases de nossa cooperao so, portanto, as doutrinas que compreendem o verdadeiro evangelho de Jesus. Por tal razo, a cooperao de que desfrutam os verdadeiros cristos muito maior do que qualquer outra organizao. Por causa dessa cooperao, viajamos grandes distncias para estarmos uns com os outros e para consolarmos irmos isolados. Paulo fala da comunho no Esprito (Filipenses 2.1), ou seja, da cooperao que baseada em torno de seguir igualmente o Esprito de Deus,

como revelado em Sua Palavra. Ento, o que nos une? Jesus Cristo a nossa unio!
2- A Igreja nos une

Porque, assim como o corpo um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, so um s corpo, assim Cristo tambm.
1 Corntios 12.12

Se estivermos unidos em Cristo, se somos cooperadores com Ele, consequentemente

somos

membros de Seu corpo vivo, a Igreja. Assim, somos chamados a cooperar uns com os outros para a sade deste corpo. A cooperao um ensinamento das Escrituras:
Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver s; pois, caindo, no haver outro que o levante. Eclesiastes 4-9,10

A cooperao estimula a comunho na Igreja: E

perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po, e nas oraes (Atos 2.42).

S I LA S M A LA FA I A

Outra caracterstica da cooperao na Igreja o fortalecimento dos laos de amizade:


Depois disto, partiu Paulo de Atenas e chegou a

Corinto. E, achando um certo judeu por nome quila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itlia, e Priscila, sua mulher (pois Cludio tinha mandado que todos os judeus sassem de Roma), se ajuntou com eles, e, como era do mesmo ofcio, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofcio fazer tendas.
Atos 18.1 -3

Saudai a Priscila e a Aquila, meus cooperadores em Cristo Jesus.


Romanos 16.3

Assim, unidos na Igreja, pelo amor e o servio a Jesus, experimentamos a verdadeira essncia da cooperao crist, essncia esta que determinante na obteno da completa vitria que h em Cristo.

3- A famlia nos une


Jesus [...] disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma no subsistir.
Mateus 12.25

V IT R IA UM A QUES TO DE AT ITUDE

O terceiro ponto que nos une em torno de uma causa comum a famlia. Se somos cooperadores em Cristo e membros do Seu Corpo vivo a Igreja , na famlia que demonstraremos, com mais visibilidade, o verdadeiro cooperador que somos. E uma atitude que se faz necessria para que experimentemos uma vida vitoriosa que promovamos a unio em nossa casa. A Igreja a extenso da famlia. Se tal afirmao soar como uma pergunta, chegou a hora de refletirmos se conseguimos entender que a Igreja tambm uma famlia. Ela no uma famlia para competir com a nossa casa e tambm no uma opo alternativa para aqueles que vivem mal em famlia; a Igreja uma famlia para a nossa famlia, um prolongamento daquilo que vivemos em casa. importante destacar que no existe Igreja se no existe famlia. Ela no funciona como quem vai a um bar beber para "esquecer" os problemas de casa, no um "entorpecente" para ajudar a suportar uma suposta monotonia no lar; um lugar de celebrao pela famlia, de ensino para ns e nossos filhos, e de fortalecer o irmo mais fraco, assim como ensinamos em casa aos nossos filhos o filho mais velho ajuda o mais novo, sem autoritarismo, com amor. H algo pior do que ver nossos filhos brigarem? H coisa pior do que um

irmo viver a fazer "queixas" do outro? Na Igreja, os princpios so os mesmos, Se uma famlia no tem uma casa, ainda assim ser uma famlia. Entretanto, toda famlia quer uma casa. Se a igreja no tiver um templo, ela no deixar de ser igreja, mas toda igreja necessita de um templo. Isso legtimo. O templo no mais importante do que a Igreja; ele existe para celebrarmos que somos Igreja. O sucesso da famlia o sucesso da Igreja, e o sucesso da Igreja o sucesso da famlia. No h confronto; h encontro. No h confuso; mas soluo. Criamos nossos filhos em casa, e, na Igreja, isso reforado. Na igreja, ensinada a s doutrina no templo, e ns a reforamos em casa. Toda famlia tem problemas, e no h igreja que seja perfeita. Mas toda famlia precisa da igreja, e apenas seremos Igreja se antes formos famlia. E necessria uma postura, uma atitude, para que experimentemos a unio em nossa famlia. Como alerta, Jesus, no texto que destacamos, afirma que, se a nossa casa for dividida, ela no subsistir. Precisamos colocar um ponto final na "partidarizao" to comum nos lares de hoje. O que vemos so maridos querendo uma coisa enquanto as esposas desejam outra. E encontramos filhos que ficam desorientados em meio a essa disputa, sem saber a

quem apoiar ou a quem seguir. Qual o filho que torce pelo pai, e qual o filho que torce pela me? So lares onde os filhos so "loteados", ora aquele o protegido do pai, ora aquela a protegida da me. E quando tais filhos cometem erros, so acobertados por seus "protetores" pessoais... Tal casa dividida, est "partidarizada", e, por isso, no se sustentar, e experimentar grande runa! O evangelho deve ser, sempre, a rgua aferidora da sade e do equilbrio familiar. Como declarou Josu, devemos escolher a quem serviremos em nosso mbito domstico:
Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalm do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. Porm, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalm do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porm eu ea minha casa serviremos ao SENHOR.
Josu 24.14,15

devido a esta falta de atitude que muitos filhos de cristos esto desviados hoje, cometendo torpezas, renunciando ao evangelho e causando grande dano igreja e sociedade. A
.34

falta de atitude de seus pais em casa, permitindo a maledicncia e a fofoca, especialmente quanto a assuntos relacionados f e igreja, semearam a diviso no carter de seus lares. Este um assunto muito srio, e, por desprez-lo, muitos deixam de ser cooperadores em Cristo, e jamais conseguem conhecer a vitria em sua vida. Cooperar submeter-se autoridade, somar em unio, servir, com a sua casa, ao Senhor! 4- A viso nos une
[...] esta graa de anunciar entre os gentios, por meio

do evangelho, as riquezas incompreensveis de Cristo e demonstrar a todos qual seja a dispensao do mistrio, que, desde os sculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou; para que, agora, pela igreja, a multifor- me sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos cus, segundo o eterno propsito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiana, pela nossa f nele.
Efsios 3.8-12

Esta a viso de Deus que nos une, como cooperadores, em torno de um objetivo comum. O trabalho de anunciar o evangelho de Cristo, de propagar os mistrios revelados por Deus nele, com ousadia e confiana, por meio da f que em ns

habita, a suprema viso que alimenta a Igreja e que nos move rumo vitria. E voc sabe por que est lendo este livro? Voc sabe por que busca ser um cooperador em Cristo, por meio de sua igreja, governando e unindo a sua famlia? Porque voc acredita nessa viso! A viso e a unidade da Igreja giram em torno do propsito da vinda de Cristo a este mundo. Sobre tal unidade e propsito, Paulo nos fala o seguinte:
Rogo-vos, porm, irmos, peto nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que no haja entre vs dissenses; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vs, irmos meus, me foi comunicado pelos da famlia de Cloe que h contendas entre vs. Quero dizer, com isso, que cada um de vs diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apoio, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Est Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vs? Ou fostes vs batizados em nome de Paulo? [...] Mas vs sois dele, em Jesus Cristo, o qual para ns foi feito por Deus sabedoria, e justia, e santificao, e redeno; para que, como est escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
1 Corntios 1.10-13,30,31

Ns, como Igreja de Cristo, somos unidos por uma nica viso, uma nica teologia, uma nica

f, um nico propsito e um nico pastor. Estamos aqui neste mundo para fazer diferena, alcanar almas, abrir igrejas e conquistar o territrio hoje ocupado pelo inimigo de nossa alma, e, assim, levar todo o Brasil a reconhecer que s o Senhor Deus!
Favorea a causa comum que nos une

Mas, para isso, necessrio que compartilhemos a mesma viso, que deixemos de lado as intrigas em nossa vida, as divises e as confuses, e repreendamos o esprito de contenda, que tem por objetivo dividir a Igreja. Vocs se lembram do comportamento assumido por Pedro diante do propsito redentor de Jesus? Lemos em Mateus 16.2123 o que aconteceu:
Desde ento, comeou Jesus a mostrar aos seus discpulos que convinha ir a Jerusalm, e padecer muito dos ancios, e dos principais dos sacerdotes, e dos escri- bas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, comeou a repreend-lo, dizendo: Senhor, tem compaixo de ti; de modo nenhum te acontecer isso. Ele, porm, voltando-se, disse a Pedro: Para trs de mim, Satans, que me serves de escndalo; porque no compreendes as coisas que so de Deus, mas s as que so dos homens.

V IT R IA UM A QUES TO DE AT ITUDE

Pedro se aproximou de Jesus com a inteno de dividir a Sua viso e interromper Seu propsito de salvao dos homens. Perceba que precisamos manter a nossa viso na unidade da Igreja, em torno do propsito de cooperar na obra redentora de Cristo. Como vimos, cooperar favorecer a causa comum que nos une. E unidos estamos por Cristo, pela igreja, pela famlia e pela mesma viso. Pessoas cooperativas esto sempre dispostas a auxiliar, e nunca a dificultar ou impedir decises e atitudes. Veja como extensa a lista de cooperadores citados por Paulo em Romanos 16, 2 Corntios 8.23 e Filipenses 2.25. So, ao todo, 27 cooperadores que tiveram seus nomes gravados no cnone para sempre eles sero lembrados. E nenhum desses homens e mulheres teve a pretenso de ganhar evidncia, de ocupar um lugar de destaque. No! Quem coopera no possui a inteno de ser o primeiro, mas sim de ver o nome de Jesus ser honrado e glorificado no mundo! Tome uma atitude. Seja um cooperador em torno do mesmo ideal, unido aos demais por Cristo, pela igreja, pela famlia e pela viso unificada; e Deus proporcionar vitrias para voc!

Captulo 3
T ENHA UMA VISO

Irmos, quanto a mim, no julgo que o haja alcanado; mas uma coisa fao, e que, esquecendo-me das coisas que atrs ficam e avanando para as que esto diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3.13,14

Por fim, tratamos de uma atitude que far toda a diferena para que a vitria seja alcanada: construir uma viso pessoal para a sua vida. Comece por internalizar que a viso determina a ao, que cria o hbito, que molda o carter; e estas coisas, juntas, levam-nos ao destino. Essa uma atitude saudvel e que far diferena em sua vida. Voc nunca ser lembrado, ou mesmo recompensado, por suas semelhanas com os outros, mas por causa da sua diferena. E o que torna voc diferente? A sua atitude diante das circunstncias, das situaes que se colocam dia a

dia diante de voc, e do planejamento que voc tenha feito para a sua vida ou seja, a sua viso. Essa viso poder lev-lo ao sucesso pessoal, ou ao completo fracasso. Tudo depender, apenas, da sua postura diante daquilo que voc planejou. Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos e o principal autor da Declarao de Independncia desse pas, afirmou: "Nada pode impedir o homem que tem a atitude mental correta de atingir seus objetivos; nada na terra pode ajudar o homem que tem a atitude mental errada". E no texto de Filipenses 3.13,14, anteriormente reproduzido, Paulo nos mostra como sustentar uma atitude de excelncia.

Viso preciso, antes, que compreendamos o que vem a ser "viso". Eu tenho, j por repetidas vezes, exposto a diferena existente entre "ver" e "enxergar". Ver e no enxergar algo comum; ver e enxergar uma habilidade; enxergar o que se v sinal de inteligncia; mas, enxergar o que no se v um privilgio dos bem-sucedidos. Algumas pessoas tm olhos, mas no veem. Ns piscamos 25 vezes por minuto. Cada piscada leva aproximadamente 0,2 segundos. Portanto, se voc faz uma viagem de automvel que dure

dez horas, a uma velocidade de 65 quilmetros por hora, voc dirige aproximadamente 54 quilmetros de olhos fechados. Porm, um fato ainda mais surpreendente que este que algumas pessoas passam a vida de olhos fechados. Elas olham, mas no enxergam realmente, no questionam. A viso est presente, mas a percepo ausente. Se a vida fosse uma pintura, veriam as cores, mas no a genialidade das pinceladas. Se fosse uma viagem, notariam a estrada, mas no a majestosa e tremenda paisagem. Se fosse um poema, leriam o que est escrito na pgina, mas perderiam a paixo do poeta. As pessoas mais inteligentes podem, s vezes, estar cegas para uma viso maior, especialmente se isso significa uma grande mudana no status quo. At o grande escritor e pai da literatura norte-americana Mark Twain teve dificuldade em discernir entre boas e ms vises. Apesar de sua inteligncia, certa vez ele foi surpreendido por sua falta de viso. Em uma tarde, Twain recebia a visita de mais um homem em busca de investidores; era um inventor carregando debaixo do brao uma engenhoca de aparncia estranha. Ansioso, mas com bastante convico, o homem explicou o seu invento ao escritor, que ouviu polidamente, mas, no final, disse que teria que recusar; j havia se desgastado muitas vezes.

V IT R IA UM A Q UEST O DE A T ITU DE

Mas no estou pedindo que o senhor invista uma fortuna o visitante alegou. Pode ter a participao que desejar por 500 dlares. Ainda assim, Mark Twain sacudiu a cabea negando. Ele no estava disposto a arriscar-se em uma inveno que no fazia qualquer sentido para ele. Porm, quando o inventor resolveu ir embora com sua mquina, o escritor o chamou: Como mesmo o seu nome? Bell respondeu o homem, com um trao de melancolia na voz. Alexander Graham Bell. As pessoas sem viso habitam, principalmente, no reino do bvio, do esperado, do essencial. As dimenses que as interessam so compridas e largas, mas no so profundas. Portanto, o desafio proposto : Tenha uma viso! Existe uma imensa diferena entre uma piscada necessria e a cegueira desnecessria. Analisemos, ento, a viso de Paulo em Filipenses 3.13,14. Vejamos como se aplicam os conceitos relacionados viso estudados neste captulo. Como j vimos, a construo de uma atitude de vitria se d modelando uma viso eficaz para nossa vida. E, assim, podemos afirmar que: A viso

S I LA S M A LA FA I A

determina a ao, que cria o hbito, que molda o carter, e tais coisas nos levam ao nosso destino.
A viso de Paulo

Nesta passagem, qual a viso de Paulo? Encontramos a resposta no versculo 14: o prmio

da soberana vocao. Aqui est a viso de Paulo, o alvo


a ser atingido, a meta pela qual, a fim de ser alcanada, necessrio. ele Vale empreender ressaltar que, todo o trabalho texto de nesse

Filipenses, o apstolo utiliza uma expresso muito empregada pelos desportistas de sua poca. Paulo faz uma analogia entre a perseverana em atingir a linha de chegada e a atitude adotada pelos corredores que buscavam a vitria nos estdios de corrida de ento. Aquele que corre no fixa os olhos nos espectadores, e, sim, no prmio. Sem importar se os espectadores so ricos ou pobres, se dele zombam, se o aplaudem ou insultam, se lanam pedras contra ele, ou se lhe assaltam a casa; e, mesmo que vejam seus filhos e sua esposa, ou qualquer outra coisa, o corredor no se desvia de seu alvo, porquanto se preocupa to somente com correr e conquistar o prmio. Aquele que corre no para em parte alguma, pois, caso se mostre negligente, mesmo que por pouco tempo, tudo estar perdido.

Aquele que corre no afrouxa a corrida sob hiptese alguma antes de chegado o fim, porm, mais do que nunca, estica-se para vencer a pista. A soberana vocao a que Paulo se refere aqui significa, literalmente, uma "chamada para o alto". Se preferirmos, em uma traduo mais tcnica, baseada no texto original grego, veremos que o chamado cristo nos convoca no apenas a avanar, mas tambm a subir sempre para novas alturas. O chamamento de Deus, Sua vontade em ns, sempre nos convoca a subir mais e mais. E ns? Qual a nossa viso? Qual o alvo que buscamos atingir? Seja qual for a sua viso, lembre-se de que a consistncia da sua atitude fator determinante para um futuro prspero.

A ao de Paulo Qual foi a ao determinada pela viso de Paulo?

Esquecendo-me das coisas que atrs ficam e avanando para as que esto diante de mim. Ou seja,
tudo quanto ficava no passado, em sua experincia crist, ou em qualquer outra rea de sua vida, incluindo o perodo quando ainda estava no farisasmo. Paulo experimenta sucessos e fracassos, alegrias e desapontamentos, tristezas e consolos; mas, agora, tudo isso era passado. Na qualidade

de "maratonista" de Cristo, ele no permanecia olhando para trs, pois isso s serviria para tornar mais lento o seu progresso espiritual. Antes, ele olhava constantemente para frente, focando o alvo e o prmio. Ele no considerava a velocidade e a facilidade com que chegara at aquele ponto, como se isso fosse algo significativo. Somente ao atingir o alvo e o sucesso final um homem pode considerar- -se bemsucedido. Ter comeado bem no o bastante tambm; aquele que chega em primeiro lugar que recebe o prmio. No que Paulo se envergonhasse ou se orgulhasse de suas realizaes passadas; ele no desejava ter qualquer sentimento de auto-satisfao que pudesse enfraquecer a sua determinao de atingir o alvo final. A palavra "avanando", utilizada nesta passagem, no consegue traduzir a fora da metfora do texto original grego. Neste, dito, literalmente: "esticandome", o que cria a imagem de um violento esforo para a frente. A posio de todos os corredores, com o corpo inclinado para a frente, posta em foco. E com essa metfora, Paulo nos transmite a dimenso de seu violento e tremendo esforo. E o que significa este violento esforo para frente? A determinao em atingir o seu objetivo.

O Dr. Norman Vincent Peale explicou este esforo do seguinte modo: "O corpo do corredor se inclina para a frente, sua mo se estende na direo do alvo, e seus olhos se fixam no mesmo. O olhar vai adiante e puxa a mo, e a mo atrai o p". O corredor, em busca do alvo, dispende energia, inteligncia e determinao eis uma atitude de vencedor! E ns? Qual ao a nossa viso tem determinado? Seja qual for a viso, a ao deve caracterizar-se pela determinao. Devemos manter diante dos olhos o alvo que desejamos atingir. O mesmo esforo e determinao relatado por Paulo deve fazer parte de nossa corrida rumo ao nosso objetivo. E no devemos medir esforos para isso. No devemos temer o que, porventura, aguarde-nos em nosso trajeto. Antes, devemos demonstrar coragem e uma atitude de vencedores, pois somente assim conseguiremos receber o prmio. Outro detalhe importante a disciplina que devemos manter para atingir a vitria. sabido que um corredor, para vencer uma maratona de 42 quilmetros, deve, primeiro, vencer os primeiros centmetros da prova. Temos sempre a ideia de que precisamos conquistar grandes vitrias imediatamente, esquecendo que o determinante para um grande sucesso so os pequenos passos

que o antecedem. Pode parecer que esse mtodo leva muito tempo, porm posso garantir que uma maneira mais eficaz de alcanar com sucesso seus objetivos. O presidente norte-americano Abraham Lincoln afirmou a sabedoria dessa abordagem quando disse: "Eu caminho lentamente, mas nunca ando para trs". Precisamos, primeiro, realizar pequenas conquistas todos os dias. Isso ao!
O hbito de Paulo

Qual foi o hbito criado por Paulo? Prossigo. Paulo declara que, em momento algum, ele interrompe sua corrida. Ele no para. Isso tambm uma questo de disciplina. O apstolo j esqueceu o passado e j avanou para as coisas que estavam diante dele, mas disse que deveria prosseguir. Prosseguir perseverar. A vida no fcil; seus projetos podero ser bem-sucedidos, mas voc ter provas ao longo do caminho. Neste momento, estamos avanando com todo o nimo para alcanar algo, e deparamo-nos com uma barreira, uma decepo. Talvez, isso tenha acontecido com o apstolo, mas ele disse: "Prossigo". Paulo no desiste, e no fica lamuriando a sua queda. Ele continua seguindo em frente, pois

tem um alvo. Alis, s alcana um alvo quem tem um. Se voc no tem um alvo, no tem como alcan-lo. Como voc ir atingir uma meta sem decidir qual ser essa meta, qual ser o objetivo de sua corrida? Tendo um alvo certo, um objetivo especfico, voc andar em linha reta, e, quando menos esperar, o ter atingido. Para muitos cristos, ser salvo do inferno parece ser o nico objetivo da vida crist. Uma vez que a pessoa tenha declarado "aceito Cristo", tenha sido batizada em uma igreja e tenha adquirido o hbito de freqentar os cultos, o assunto estar resolvido. Isto , ela estar "vivendo" a vida crist. Porm, o cristianismo que se resume em freqentar igreja nunca foi o ensinado pelo apstolo. Para Paulo, vida crist algo dinmico; vida! E vida que extrapola templos e enfrenta as oposies do mundo; vida bblica, que comea no domingo de manh, prossegue durante a semana inteira e volta no domingo seguinte com os frutos do testemunho dirio. A vida crist s faz sentido quando "prossegue para o alvo". E esse alvo Cristo Jesus; ser preenchido pelo Esprito Santo, na plenitude daquela personalidade que o Senhor programou para cada um de ns. Mas, se o alvo para ser perseguido, viver como cristo no pode ser algo que se reduza

a meia dzia de "hbitos" religiosos. Cristo que, de fato, cristo no fica parado, usufruindo dos bonitos cultos; ele tem um alvo maior a conquistar. E ele prossegue todos os dias rumo a este alvo!
O carter de Paulo

Qual foi o carter moldado em Paulo? Lemos em Hebreus 12.1,2: [...] deixemos todo

embarao e o pecado que to de perto nos rodeia e corramos, com pacincia, a carreira que nos est proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da f.
Da mesma forma, em 2 Timteo 4.7, lemos a vitoriosa declarao de Paulo: Combati o bom combate,

acabei a carreira, guardei a f.


O carter que Paulo possua e que testificado ao longo de todos os seus escritos realado aqui. Tanto no texto de Filipenses como na estupenda sentena de 2 Timteo, fica claro o estilo de vida do apstolo, marcado por um profundo e firme carter, pautado pela honestidade e, como dito em Hebreus, longe de todo embarao e pecado que de to perto o rodeava. Em momento algum fica implcito que Paulo tenha empregado, ou mesmo recomendado, estratagemas ou astcias para que a vitria fosse alcanada. No precisamos "derrubar" ningum

na corrida que nos foi proposta e no necessitamos torcer pela derrota de algum candidato que se proponha a correr conosco. A maneira como nos dedicamos corrida ser o diferencial para a nossa vitria. A forma como construmos a nossa vida, guardando a f, ser o ponto decisivo para a obteno do prmio. Portanto, assim como Paulo, voc no precisa querer tomar o lugar de algum. Apenas corra a sua corrida!
O destino de Paulo

Qual foi o destino alcanado por Paulo? O prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus! Aps se entregar a uma corrida em que dedicou seus maiores esforos com a implacvel determinao de um desportista, Paulo atinge o seu objetivo, alcanando seu destino: a vitria. O prmio obtido por Paulo consiste naquilo que um homem ganha ao vencer a corrida da vida: a vida eterna, a salvao. O intenso esforo de Paulo, aqui refletido, est relacionado sua mensagem em Filipenses 2.12: Operai a vossa salvao com temor e

tremor. Ele se referia ao lado humano da questo; da a


luta no tocante ao resultado final. Quando ele, finalmente, pde dizer: Combati o

bom combate, acabei a carreira, guardei a f.

Desde agora, a coroa da justia me est guardada (2


Timteo 4.7,8), ento no restavam mais dvidas. Por isso, tendo em vista essa atitude de Paulo, ns tambm devemos buscar, diariamente, a coroa da justia, o nosso prmio.

O seu destino

Dentro da contextualizao que temos feito at aqui, cabe questionar: Qual o seu destino? O que voc almeja para a sua vida? Qual o seu ideal na vida? As pessoas apresentam inmeras razes a fim de explicar a razo de estarem competindo, participando da corrida rumo ao alvo que determinaram em sua viso. Alguns desejam tornar-se "algum" na vida; outros necessitam ganhar status aos olhos dos outros; e a maioria gostaria de comprar uma casa nova ou adquirir um carro novo, desfrutar de um padro de vida melhor, ou oferecer aos seus filhos uma vida melhor do que eles tiveram. Seu propsito na vida, sua viso, dita significativamente, sua realizao. A maneira como voc se porta rumo ao destino escolhido ser decisiva. No deixe que os obstculos falem mais alto do que a sua caminhada de integridade e perseverana. No importa o que jogado contra voc.

V IT RIA UM A QUEST O DE A T ITUDE

sempre persevere at o fim. Tome a atitude de ser o tipo de pessoa a quem Thomas Paine, um dos pais fundadores dos Estados Unidos da Amrica, referiu-se quando escreveu as seguintes palavras:
Admiro o homem que pode sorrir com os problemas, reunir foras na aflio e ficar mais corajoso pela reflexo. Isso o que faz as mentes pequenas encolherem; mas aquele cujo corao firme, e cuja conscincia aprova sua conduta, perseguir seus princpios at a morte.

Uma das atitudes negativas mais comuns em que as pessoas se abrigam, impedindo um avano em sua corrida rumo aos objetivos almejados, a infelicidade quanto s circunstncias atuais. Tenha cuidado para no olhar demais para o futuro se voc detesta o seu presente. Por que se incomodar com onde voc est hoje se isso faz parte de onde voc estar amanh? Assim, h uma busca incessante por satisfao. Porm, a verdadeira realizao alcanada quando voc enxerga o seu presente pela perspectiva da gratido e da esperana. Voc tem de estar pronto quando for a hora de seguir em frente. O famoso psiclogo William James, um dos fundadores da Psicologia moderna e filsofo liga

S LA S M A LA FA I A .

do ao Pragmatismo, escreveu no final do sculo 19: "A maior descoberta da minha gerao que as pessoas podem alterar sua vida alterando suas atitudes mentais". Assim, ao mudar sua atitude, voc pode alterar algo em seu ntimo que precise ser transformado. O apstolo Paulo afirma o mesmo princpio quando diz:
no vos conformeis com este mundo, mas

transformai-vos pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12.2

A vitria uma questo de atitude, e a renovao do nosso entendimento (da nossa mente) um dos sinais de uma atitude vencedora, que leva ao sucesso. Voc foi criado para o sucesso. E a frmula para a vitria e o sucesso sempre comea com uma atitude de vencedor. Mantenha em mente essa frmula e no se esquea dos valores contidos no prmio da soberana

vocao de Deus em Cristo Jesus.


Acredite na soberana vontade de Deus para a sua vida. Creia que em todas estas coisas somos mais do que

vencedores, por aquele que nos amou

(Romanos 8.37). Tenha certeza de que o Senhor tem vitrias reservadas para a sua vida. E tome uma atitude de vencedor - no reclame daquilo que voc permite, mas corrija as reas erradas da sua vida; seja um cooperador em Cristo; e tenha uma viso que determine a sua ao, crie o hbito, molde o carter e conduza-o ao destino to desejado!

Concluso
Conta-se a histria de um homem que vivia nos pases frios do hemisfrio norte e que, no inverno, ao chegar beira de um rio congelado que precisava ser atravessado, no tinha maneira de saber qual era a espessura do gelo. Ele temia que, caso comeasse a atravess-lo, o gelo se partisse e ele fosse engolido pelas guas geladas do rio. Ento, para distribuir melhor o seu peso, deitouse de bruos sobre o gelo e foi arrastando-se lentamente na direo do centro do rio. Porm, repentinamente, por detrs, ouviu um barulho terrvel, e, levantando os olhos, viu aproximar-se um homem idoso e com dois cavalos, que puxavam uma carroa carregada de mercadorias. E o homem, com os cavalos e a carroa sobrecarregada, atravessou o rio congelado e sem a menor hesitao. Ao ver isso, lentamente e ressabiado, o

homem se levantou e completou sua travessia, em passadas firmes. Paulo se assemelha ao homem que chegou beira do rio congelado com os cavalos e a carroa sobrecarregada e ento o cruzou sem a menor hesitao, deixando-nos o exemplo. Ele nos mostrou total dedicao, e no uma atitude tmida, encorajando-nos, com o seu exemplo, a fazermos o mesmo. A maioria das pessoas se dedica parcialmente ao Senhor, por causa de seus outros objetivos, como o dinheiro, a ambio, a rivalidade e o senso de segurana material, que so as nicas coisas que as atraem. Mas que segurana h na vida presente se apenas temos como metas essas coisas, e deixamos de lado a dedicao a Deus? Esse um alvo elevadssimo: conhecer a Cristo e obter o alvo para o qual fomos conquistados por Ele. Se o conhecemos em nossa experincia pessoal, ento a nossa grande meta deve ser o objetivo que Ele tem para ns, no servindo aos nossos prprios objetivos por ns mesmos. Lembremos a advertncia de Jesus:
No andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto,

vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justia, e todas essas coisas vos sero acrescentadas.
Mateus 6.31-33

Deus tem reservado, para ns, vitria sobre vitria. Fomos criados por Ele para experimentarmos o sucesso e servirmos de testemunhas do Seu grande poder e soberania neste mundo. Vimos que o exemplo que Paulo nos deixou ressoa por toda a Bblia, na vida de todos os grandes homens e mulheres que serviram ao Senhor de todo o seu corao. Porm, uma coisa primordial: que busquemos, antes, o Reino de Deus e a Sua justia. necessrio que nos dediquemos ao Senhor com integridade, fazendo por Ele um trabalho de excelncia em todas as reas de nossa vida. E este nosso trabalho em prol do Reino no pode permanecer apenas na mente, no desejo, nos planos; precisa ser algo efetivo, que resulte em aes concretas para o Senhor e em nome dele. As abundantes bnos de Deus esto ao alcance de qualquer um que se proponha a busc-lo e servi-lo com pureza de esprito e inteno. Qual a sua viso? Qual o seu alvo para a sua vida? Faa essas perguntas a si mesmo. Mas tambm procure responder s questes que esto

no corao de Deus: Quais so as pessoas que voc deseja conduzir a Jesus? Qual ser a sua cooperao junto ao Corpo de Cristo, a Igreja? Quais so os seus alvos no Reino de Deus? Tenha uma viso. Mas lembre que viso algo construdo na mente e que, por si mesma, algo abstrato. Voc constri sua viso em torno de algo que ser realidade no futuro. A partir da, realidade concreta, trabalho em torno de sua realizao. A ao necessria para construir essa viso concreta; o hbito algo concreto; o carter algo concreto. Para atingir um objetivo real, para chegar vitria verdadeira, ao lugar da bno, ao destino que Deus reservou para cada um de ns, preciso uma atitude concreta em nossa vida! A vitria, assim como a vida, uma questo de atitude. O destino que lhe aguarda determinado por suas atitudes! No esquea que voc no nasceu para ser mais um neste mundo. Assim como eu, voc nasceu para fazer diferena. Para isso, estamos aqui, para influenciar a sociedade, transformar as pessoas, inspirar o mundo e levar todos a crer que o nosso Deus o Senhor de todas as coisas e que do p [Ele]

levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado,

58

S LA . S M A LA FA I A

para o fazer assentar com os prncipes, sim, com os prncipes do seu povo (Salmos 113.7,8).
S com atitudes ser possvel ao homem obter a vitria. No ser com discursos belos e inflamados, com emotividades ou sentimentalismos, nem mesmo com teologias vs ou falsas doutrinas. A vitria s possvel com atitudes que o levem a uma viso que determine a ao que crie os hbitos que moldem o carter e o conduza ao seu destino, de vitrias, bnos e sucesso! Tome essas atitudes na vida; Deus tem vitria para voc! Ore comigo: Senhor, que eu possa assimilar, com a minha alma e o meu corao, a Tua Palavra que estudei neste livro, pois ela a expresso da Tua vontade. E que a Tua vontade transforme o meu dia a dia. Eu declaro que sou capaz de tomar uma atitude, para que eu possa, com a Tua ajuda, corrigir as reas da minha vida que no tm agradado a Ti, tornar-me um cooperador na Tua causa e construir uma viso produtiva para a minha vida. Eu te peo, Senhor, que eu possa correr a carreira que me foi proposta, buscando o prmio que est reservado para mim, experimentando, assim, o sucesso e a

vitria. Declaro que s Tu s o Senhor da minha vida e que as minhas atitudes sero todas voltadas para que o Teu nome seja louvado e glorificado por meio de meu viver. Altssimo Deus, prepara-me, para que eu possa atingir patamares mais altos em minha vida, testemunhar a vitria que h somente em Ti e produzir frutos que levem outros a tambm tomarem atitudes que os conduzam vitria. Peo que me abenoes, que me guardes e que me proporciones uma vida nova, assim como fizeste com Teu servo Paulo. Em nome do Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador, amm!

You might also like