You are on page 1of 11

DESIGNER DE SOBRANCELHAS

"Quem no compreende um olhar, tampouco compreender uma longa explicao"! (Mrio Quintana)

Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonmicos e visuais do produto, de modo a atender s necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurana e a satisfao dos usurios. O design o meio de adicionar valor a algo j existente ou a serem criados, levando satisfao e conquista de novos mercados e ou clientes. O designer se manifesta principalmente, atravs de trs qualidades, funcionalidade estilo e beleza. As pessoas sempre associam design ao bom gosto, a algo bem-feito. Os melhores recursos que temos para descobrir o design so os nossos sentidos, principalmente os da viso e do tato, e em alguns casos, medidas empregados no uso do produto ou servio. Alguns exemplos conhecidos de design so:

Design de Vitrine - aplicado nas lojas, melhorando a exposio dos produtos, atraindo consumidores e facilitando vendas. Design Cnico - Projeta palcos para teatro, msica, bal, cenrios para cinema e produes de TV. Design de Moda Design de jias Design de Estamparia Design de sobrancelhas

O designer fator diferenciador de produtos e servios. Ele destaca aspectos, como identidade, qualidade e satisfao do cliente, que so condicionantes fundamentais para a manuteno e conquista de mercados e ou clientes. Designer de sobrancelhas Muitas pessoas considera as sobrancelhas apenas um detalhe mas, no conjunto, fazem uma boa diferena. As sobrancelhas so a moldura natural dos olhos, aumentam e do vida expresso do rosto. Elas equilibram as linhas do rosto e qualquer mudana nesta regio altera a expresso. "Se no forem bem cuidadas e o excesso de plos no for retirado, o rosto fica com o aspecto pesado". As sobrancelhas muito finas ou com falhas tambm comprometem a harmonia do rosto. Atualmente, no h um formato-padro na moda, mas se pede sobrancelhas bem desenhadas. O ideal que o desenho seja escolhido a partir das linhas do rosto. Achar o formato certo, porm, uma operao bastante delicada que, deve ser feita por um profissional capacitado ou seja um designer de sobrancelha. Tcnicas de retiradas dos pelos Laser O laser mais indicado o de diodo. "Cerca de 30% dos folculos pilosos so destrudos em uma sesso e, ao final da quinta, aqueles que no forem eliminados iro produzir plos mais finos e claros". A manuteno anual. Obs.; a tcnica no delimita com exatido as margens da sobrancelha e a mais dolorida de todas - a pomada anestsica indispensvel.

Cera A melhor opo de cera a quente, e especiais para peles sensveis e loes com aloe vera, pois dilata os poros e tem efeito cicatrizante. Isso facilita a remoo do fio e, conseqentemente, diminui a dor. Em mdia, os plos demoram 20 dias para crescer. Obs.: O trauma constante pode contribuir para o surgimento de rugas finas ou at mesmo de vasinhos, isso se a pessoa apresentar sensibilidade capilar. Tambm no o mtodo mais indicado para quem tem alergia cera. Linha Este um mtodo egpcio/rabe que no utiliza nenhum tipo de produto para remover os fios, apenas um pedao de linha de algodo emaranhada entre os dedos ou pescoo, formando uma teia. "Isso elimina o risco de irritar a plpebra", A sesso, de periodicidade mensal, demora 15 minutos. Obs.: se o profissional no tiver habilidade, pode beliscar a pele. Pina A maneira mais segura de retirar os plos das sobrancelhas com uma boa pina. Obs.: O profissional deve usar pinas descartveis ou esterilizadas e um pedao de algodo para a retirada dos plos j arrancados. Qual a sobrancelha ideal para cada tipo de rosto? No existe uma medida padro, pois os rostos no so iguais, cada um possui suas prprias medidas, o que se observa so os traos e personalidades de cada pessoa. Porm h dicas que podem ser usadas e aperfeioadas a cada tipo de olhar e rosto. Rosto oval combina com sobrancelhas grossas: S comece a afinar a sobrancelha a partir de seu ponto mais alto e no a deixe muito arqueada, o que no combina com esse estilo de look. Rosto redondo ou grande combina com sobrancelhas grossas: Nesse caso, as sobrancelhas finas costumam deixar a aparncia rechonchuda e vulgar. Rosto comprido combina com sobrancelhas grossas: Sobrancelhas com espessura maior preenchem melhor os espaos e ajudam a deixar o rosto mais harmonioso (cuidado com o exagero). Rosto quadrado Sobrancelhas retas com uma curva mais acentuada na ponta Olhos grandes ou saltados combinam com sobrancelhas grossas: alm de grossas, elas devem ser levemente arqueadas. Olhos separados combinam com sobrancelhas grossas: para compensar essa separao, deixe os cantos internos mais grossos e d preferncia a um formato mais reto.

Plpebras flcidas combinam com sobrancelhas finas: Sobrancelhas ligeiramente afinadas e arqueadas do leveza ao olhar. Traos delicados combinam com sobrancelhas finas: a sobrancelha grossa destoa do conjunto. Olhos pequenos, fundos ou juntos combinam com sobrancelhas finas: Limpem bem os cantos internos para dar a sensao de que os olhos esto mais separados. Sobrancelhas grossas deixam os olhos ainda menores e o semblante mais carregado. Sobrancelhas curtas combinam com sobrancelhas finas: a espessura fina d a sensao de formato alongado. Testa larga evite afinar muito as sobrancelhas, para no realar a testa. Olho pequeno para levantar o olhar, mantenha sempre limpa a parte de baixo das sobrancelhas. Medidas fundamental comear por medir as sobrancelhas, de modo a traar, ainda que mentalmente ou com ajuda de um paqumetro, o espao que ambas devem ocupar no rosto. Para tal e sempre procurando a naturalidade, siga estes passos:

Comecar por traar uma linha imaginria(se preferir marque com um lapis) desde a base do nariz para a testa, passando pelo canto interior do olho. Depois traar outra linha desde a base do nariz, at ao canto exterior do olho. Dentro desse tringulo, que ir definir o comeo, o final e a curvatura ideal que ser o ponto alto da sobrancelha . 1. O comeo da sobrancelha deve coincidir com o extreno interior do olho. 2. A parte mais alta da curvatura (arco)deve estar perpendicular ao exterior da ris do olho. 3. O final da sobrancelha deve coincidir com a parte exterior do olho, sempre dentro das linhas traadas.

Algumas observaes: Para definir a forma ideal, especialmente se so muito espessas, pente-las em varias direes, e por fim sentido ascendente, de modo a que consiga perceber plos que esto a mais e cortar as pontinhas (se necessrio corte os

pelos at ficarem alinhados). Antes de comear a depilao, melhor certificarmo-nos que usamos uma pina precisa e de qualidade. A cera pode tambm ser utilizada, mas para tal necessrio ter um grau de experincia acrescida, sob pena dos resultados no serem os melhores. Para evitar a dor convm, de certa forma, anestesiar a pele antes da depilao. Uma forma possvel colocar uma pedra de gelo sobre a pele uns momentos antes de proceder retirada dos pelos. tambm muito importante recorrer luz natural para o fazer, e usar um bom espelho, que permita ver muito bem todos os plos. Contudo, evite mostrar para a cliente com espelhos de aumento, uma vez que estes podero dar uma viso distorcida das sobrancelhas, e leva-la a tirar mais plos do que o necessrio. Muito cuidado na hora de dar forma ao arco, recomendo que retire somente na parte inferior da sobrancelha, definindo-a sem alterar a sua forma, para manter a naturalidade e se necessrio a retirada na parte superior seja de camada por camada. Ir alternando de olho para certificarmo-nos que ambas as sobrancelhas ficaram idnticas ou, pelo menos, muito parecidas. Os plos devem ser retirados fundamentalmente da parte inferior da sobrancelha, mas nada impede que no se retire em alguns da parte superior, desde que moderadamente de modo a que o resultado final fique homogneo e com um aspecto bonito e de levesa. Depois da depilao, passar sobre as sobrancelhas um gel calmante, com aloe vera, por exemplo, de modo a evitar a vermelhido, uma loo adstringente, ou gua fria, para fechar bem os poros, e para valorizar seu trabalho use filtro solar, com certeza sua cliente perceber seu cuidado!

Sobrancelha de Henna A Sobrancelha de henna uma tcnica que permite alm de cobrir temporariamente plos brancos, preencherem falhas e destacar o olhar e com isso, harmonizar o rosto. A henna prpria para sobrancelha, pode ser encontrada nas cores: castanho claro, mdio, escuro e preto e em algumas marcas marrons claro, mdio e escuro. Sendo que sua durao leva de dois a trs dias nos plos, e dependendo da qualidade da henna, e do tipo de pele e cuidados posteriores, dura de uma semana a 20 dias na pele. Todo o processo de modelagem com Henna dura por volta de 50 minutos (depende da experincia do profissional). importante o trabalho de design, pois, assim, desde a primeira moldagem ela j fica com a forma ideal para o rosto. Como o resultado passageiro, a Henna pode servir como uma alternativa, um teste, para pessoas que querem fazer a maquiagem definitiva. Para um efeito mais duradouro so necessrios alguns cuidados, como: No lavar excessivamente, no passar cremes, tnicos, produtos a base de lcool na regio, evitar cloro de piscina e gua salgada do mar, pois isso reduz o tempo de durao e pigmentao do produto. Por se tratar de um produto natural, livre de metais pesados, oxigenada e amonaco, o risco de algum tipo de alergia menor, porm no impossvel, por isso indicado fazer um teste de "toque" antes de usar. CUIDADO! Essa tcnica s deve ser feita por um profissional qualificado que o designer, utilizando produtos desenvolvidos para esse fim.

Sobrancelhas masculinas Nada de preconceitos, agora os direitos iguais so vistos por outro lado, o dos homens. Alguns deles so providos de exageradas sobrancelhas, estes tem a opo de aparar e ficar com uma aparncia sutil, variando os gostos, alguns diferenciados. Esse servio do salo foi criado, pensando em limpar e no desenhar com estilo e formato feminino. A inteno apenas dar leveza, sem deixar o homem constrangido ou com rosto afeminados. Processo simples: primeiro os plos longos demais so penteados para cima, assim, o que sobra ao trao natural cortado os plos que dominam a testa, que ficam sobre o nariz, saem muito abaixo do trao da sobrancelha, ento so arrancados com pina ou com cera quente, dependendo da quantidade de plos. Lembre-se de que a cera deve ser a base de aloe vera prpria para peles sensveis.

MODELOS EQUIVOCADOS DE SOBRANCELHA QUE SE DEVE EVITAR:

Cauda muito fina: Na nsia de ter sobrancelhas arqueadas, muita gente acaba exagerando e errando as propores. Tiram muitos pelos da cauda (parte depois do arqueamento), fazendo com que ela parea muito fina em relao ao incio, prximo ao nariz.

Cauda muito ascendente: Tem tambm quem deixe a sobrancelha to ascendente, que ela chega a parecer sem cauda. Assim a plpebra fica com uma aparncia excessivamente esticada, como se j tivesse feito vrias plsticas, a meio o que

compromete deixando

expresso, "congelada".

Arredondada no incio: Essa, alm de excessivamente fina, tem um arredondamento que evidencia demais a plpebra, como se deixasse o olho muito "nu", a ponto de criar a impresso (ou deixar mais explcita, se j houver) de flacidez na

plpebra.

Em forma de vrgula: Essa terrvel, porque alm de ser excessivamente fina, tem o incio em forma de vrgula, o que deforma totalmente sua forma original.

Com tufos de pelos no incio: Esse bem comum. Tem um tufinho de pelos logo no incio e depois uma afinada brusca, que pode vir s na parte de baixo, como tambm na parte superior.

Com tufos de pelos e reta: H quem, no s deixe os tufinhos, como faa a sobrancelha totalmente reta, deixando a pobre menina com um ar cansado.

Disforme: Nesse caso, a sobrancelha feita toda sem critrio e no tem um pingo de harmonia entre a parte superior e a inferior, fazendo com que seja angulosa em cima e arredondada embaixo, mantendo o tufinho no incio, meio forma de telefone.

Cada: A sobrancelha cada. Algumas pessoas tm esse formato naturalmente, mas d pra, mesmo assim, deix-la mais leve, levantando um pouco a cauda.

Arqueada no meio: Normalmente a cauda tem 1/3 do tamanho total da sobrancelha, mas h quem centralize o arqueado, como um acento circunflexo, o que faz com que a moa fique constantemente com cara de espanto. Nem Marilyn Monroe escapou desse efeito.

Incio ou fim desproporcional: Por ltimo, mas no menos importante, um erro que bem fcil de evitar com um mnimo de ateno. A sobrancelha no pode comear ou terminar antes do olho

10

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
sites www.steticlin.com.br/sobrancelha_de_henna.asp - 21k www.designerdesobrancelhas.com.br/ - 8k www2.uol.com.br/debate/1278/colunas/colunas07.htm - 9k spadassobrancelhas.com.br/spa-das-sobrancelhas-designer-desobrancelha.html - 11k minisaia.blogspot.com/2007/01/como-fazer-as-sobrancelhas-dicas-da.html 174k www.acessa.com/mulher/arquivo/dicas/2003/03/24-sobrancelhas/ - 23k papointimo.terra.com.br/beleza/sobrancelhas-perfeitas.html - 52k monicafelixmake.blogspot.com/2008/11/curso-de-design-desobrancelha.html?showComment... - 300k Wikipdia, a enciclopdia livre.

Rosane Regina de Sousa.

11

You might also like