You are on page 1of 5

Colgio Planeta

Prof.: Ruberpaulo
Aluno(a):
01 - (UFG GO/2008) Observe a fotografia a seguir. EDUCAR AMAR A DOBRAR

Lista de Lngua Portuguesa


Pr-Vestibular

Data: 22 / 03 / 2013
Turma:

Lista 04

Turno: Mat. e Vesp.

Portanto, Llio, e para bem de sua carreira, sugiro que voc comece a aprender esses idiomas estranhos. Falando de maneira simples, e sendo entendido por todos, voc chegar, no mximo, a Supervisor. Adotando uma verbalizao direcional intrnseca, poder chegar a Diretor.
GEHRINGER, Max. Sua carreira. poca, So Paulo: Editora Globo, n. 411, 3 abr. 2006, p. 67.

02 - (UFG GO/2008) Na pergunta do leitor, h uma concepo de lngua portuguesa que: A) rejeita as variaes de carter tcnico-profissional, por consider-las desnecessrias. B) defende o uso da lngua padro nas atividades profissionais, por sugerir mais status. C) expressa um preconceito com o falar coloquial, por relacion-lo s classes populares. D) incorpora o uso de palavras estrangeiras como necessrio comunicao. E) considera as mudanas de estilo uma conseqncia inevitvel das diferentes personalidades. 03 - (UFG GO/2008) O conselho para que Llio adote uma verbalizao direcional intrnseca pode ser parafraseado por: A) B) C) D) E) assuma uma linguagem objetiva. prefira uma retrica rebuscada. use um jargo adequado. escolha uma comunicao atraente. utilize uma fala despojada.

CARVALHO, Jos Manuel. Disponvel em: <www.1000imagens.com> Acesso em: 3 out. 2007.

Considerando-se as formas retratadas e a circunstncia que elas representam, o ttulo da foto sugere que educar : A) B) C) D) E) viver momentos de descontrao. compartilhar experincias. construir um ambiente seguro. alcanar a condio do outro. transmitir ensinamentos adequados.

TEXTO: 1 - Comum s questes: 2, 3, 4, 5 APRENDA A FALAR DIFCIL Em minha empresa, parece que o povo, do gerente para cima, fala outro idioma. Por que as pessoas ficam inventando expresses estranhas ou usando palavras estrangeiras, quando muito mais fcil falar portugus?
Llio, So Caetano, SP

04 - (UFG GO/2008) Na elaborao da resposta, o consultor Max Gehringer sugere que A) o profissional deve manter em situaes discursivas informais a mesma linguagem prpria da rea na qual atua. B) diferentes enunciados tm um mesmo significado e sua expresso independe das caractersticas da profisso. C) uma mesma informao pode ser veiculada por enunciados diferentes, dependendo do papel social exercido pelo locutor. D) os funcionrios de uma empresa devem ser prolixos em todas as situaes que envolvam comunicao com clientes. E) um mesmo enunciado pode desencadear diferentes reaes no interlocutor quando proferido em espao de trabalho. 05 - (UFG GO/2008) Resumindo-se os motivos apresentados no texto para explicar a complicao do vocabulrio, falar difcil funciona como A) marca de poder aquisitivo e mecanismo de autopreservao profissional. B) maneira de separar funcionrios e patres e ttica de garantia da produtividade. C) meio para aumentar lucros e artimanha para impedir as idias dos concorrentes. D) garantia de competncia tcnica e recurso para valorizar os ouvintes. E) indicador da competio entre funcionrios e instrumento de aproximao dos clientes.

Para impressionar, Llio. As pessoas que complicam o vocabulrio fazem isso com dois propsitos bem claros. O primeiro financeiro. Falar abobrinha pode ser sinnimo de Verbalizar cucurbitceas, mas a segunda turma, via de regra, ganha mais. Voc mesmo confirmou isso, ao dizer : de gerente para cima. O segundo motivo se proteger. Atravs dos tempos, cada profisso foi desenvolvendo sua maneira particular de se expressar. Economista fala diferente de advogado, que fala diferente de engenheiro, que fala diferente de psiclogo, e todos eles falam diferente de ns. Quanto mais complicado uma pessoa fala, mais fcil ela poder depois explicar: No foi bem isso que eu disse. Na prtica, a coisa funciona assim. Se voc tiver uma pergunta qualquer pergunta e consultar algum de Marketing, ouvir como resposta que preciso fazer um brainstorming e extrapolar os dados. Algum de Recursos Humanos dir que, enquanto seres funcionais, temos de vivenciar parmetros holsticos. Um engenheiro opinaria que a coisa se deve a fatores inerciais de natureza no-tcnica. E uma pessoa de Sistemas diria que a empresa est num processo de reformulao de contedo. E assim por diante. Essa foi uma grande lio que aprendi na vida corporativa. Quando tinha alguma dvida, perguntava a um Diretor. E aprendia uma palavra nova. A, ia me informar com o Seu Ansio da Portaria. Porque ele era o nico capaz de me explicar direitinho a situao. , vem chumbo grosso por a.

TEXTO: 2 - Comum questo: 6

CANO D-me ptalas de rosa Dessa boca pequenina: Vem com teu riso, formosa! Vem com teu beijo, divina! Transforma num paraso O inferno do meu desejo... Formosa, vem com teu riso! Divina, vem com teu beijo! Oh! tu, que tornas radiosa Minhalma, que a dor domina, S com teu riso, formosa, S com teu beijo, divina! Tenho frio, e no diviso Luz na treva em que me vejo: D-me o claro do teu riso! D-me o fogo do teu beijo!
BILAC, Olavo. Melhores poemas. Seleo de Marisa Lajolo. So Paulo: Global, 2003. p. 70. (Coleo Melhores poemas).

07 - (UFG GO/2008) No rap Quer tomar bomba?, a associao do uso de medicamentos ao exerccio fsico sugere o seguinte dilema: A) B) O culto beleza fsica versus o cultivo da beleza interior. O zelo com a sade mental versus a preocupao com a sade corporal. C) A obteno de resultados pela fora de vontade versus o recurso medicina desportiva. D) A manuteno da juventude versus a aceitao do envelhecimento. E) O cuidado consigo mesmo versus o desejo de ser atraente ao outro. 08 - (UFG GO/2008) Os textos Quer tomar bomba? e Cano pertencem a gneros discursivos diferentes. Contudo, apresentam semelhanas quanto constituio enunciativa, pois em ambos observa-se A) o desprezo do locutor em relao aos questionamentos do interlocutor. B) a ocorrncia da interao por meio da evocao do interlocutor. C) o apagamento do interlocutor marcado pela diminuio gradual de suas falas. D) a instaurao de uma voz mediadora das falas dos interlocutores. E) o confronto de pontos de vista caracterizado pela sobreposio de vozes. TEXTO: 4 - Comum s questes: 9, 10, 11

BUSCATO, Marcela. poca. So Paulo: Editora Globo, n. 487, set. 2007. p. 17.

06 - (UFG GO/2008) Que diferena fsica os cientistas acreditam ter descoberto entre conservadores e liberais? A) A maior atividade do crtex cingulado anterior no crebro dos liberais. B) A flexibilidade biolgica dos liberais diante da rigidez dos conservadores. C) A diferente localizao no crebro das reas responsveis pelo monitoramento de conflitos. D) O ponto de sensibilidade nervosa observada no crebro dos conservadores. E) O formato da rea responsvel pelo gerenciamento de situaes rotineiras no crebro dos liberais. TEXTO: 3 - Comum s questes: 7, 8

Quer tomar bomba? Quer tomar bomba? Pode aplicar Mas eu no garanto se vai inchar Efeito estufa, ao, reao Estria no corpo, a, vai, vacilo Deca, winstrol, durateston, textex A frmula mgica pra voc ficar mais sexy Mulher, dinheiro, oportunidade Um ciclo de winstrol e voc celebridade Barriga estilo tanque, pura definio Duas horas de tenso, no vacila, vai pro cho Trs, quatro, quanto mais repetio Vai perder muito mais rpido Ento, vem, sente a presso
MAG. Quer tomar bomba? Disponvel em: <www.vagalume.com.br> Acesso em: 2 out. 2007. [Adaptado]. ANGELI. Folha de S. Paulo, So Paulo, p. 2, 08 set. 2008.

09 - (UFG GO/2009) Na charge, o termo carnvoro sugere uma classificao que A) presume uma dieta alimentar baseada tanto em protena animal quanto em protena vegetal. B) compara os humanos que se alimentam de carne aos animais que so carnvoros. C) separa os animais da ordem dos herbvoros dos da ordem dos carnvoros. D) denuncia a fragilidade fsica daqueles que se alimentam de carne. E) mostra que as diferenas alimentares no impedem a convivncia social em um restaurante. 10 - (UFG GO/2009) A charge faz uma crtica aos defensores da alimentao vegetariana, produzindo um efeito de humor e ironia por A) prever novas formas de restrio a prticas de consumo ainda aceitveis. B) sugerir hbitos sociais que esto de acordo com as previses do Apocalipse. C) recuperar antigos costumes alimentares abandonados pela sociedade atual. D) propor regras como garantia de boas maneiras mesa. E) discriminar o indivduo que foge dos padres de vida saudvel. 11 - (UFG GO/2009) possvel associar a crtica feita na charge seguinte opinio sobre o tabagismo: A) Hoje, sabe-se como os receptores cerebrais funcionam. Quem no entende isso, o nervosismo, a ansiedade, no pode combater o tabagismo [...] 'Respira fundo, conta at dez que passa a vontade vem, mas depois passa'. Depois de quanto tempo? Isso um papo idiota.
(J. I., cardiologista. Folha de S. Paulo, 07 set. 2008).

perspectivas para compreender a linguagem como fenmeno a um tempo cultural e biolgico. Vrios estudos nestas dcadas correlacionam dados genticos a culturais, especialmente a lngua. Para o geneticista italiano Luigi Luca Cavalli-Sforza, a transmisso lingstica faz parte da transmisso cultural. Segundo sua teoria da Eva Africana, se, analogamente ao genes, a lngua se transmite de uma gerao a outra (embora por meios diferentes), possvel que todas as lnguas atuais descendam de uma lngua falada na frica h 200 mil anos. Segundo o bilogo britnico Richard Dawkins, fatos culturais (que ele chama memes) transmitem-se conforme a dinmica da transmisso dos genes. Fatos lingsticos e a prpria lngua seriam um caso particular de memes. [...] A linguagem altera a sociedade, que altera a linguagem. por isso que a lngua muda enquanto funciona (interage com o meio, com os falantes) e funciona enquanto muda. Se parasse de evoluir, cairia em desuso, pois no daria mais conta da mudana social. Por outro lado, quando uma lngua cai em desuso, deixa de evoluir e permanece fossilizada nos registros que deixou. O termo mutao lingustica um emprstimo tomado biologia. Afinal, a inovao lingstica ocorre segundo um princpio similar ao da mutao gentica. Nos seres vivos, as molculas de DNA produzem cpias de si mesmas. A falha nesse processo resulta numa cpia imperfeita da molcula original. Conforme o DNA prossegue se auto-replicando, essas falhas, ou mutaes, vo se acumulando de modo que, aps geraes, alteraes significativas nos organismos j podem ser notadas.
BIZZOCCHI, Aldo. Lngua portuguesa, So Paulo: Segmento, ano 3, n. 33, p. 56-58, jul. 2008. (Adaptado).

12 - (UFG GO/2009) O ttulo do artigo O darwinismo da linguagem antecipa o entendimento de que A) tanto as espcies biolgicas quanto as lnguas podem ser compreendidas por suas evolues. B) a gentica da linguagem humana deve ser estudada fora da teoria biolgica. C) o corpo humano e a linguagem so sistemas estruturados de forma esttica. D) a linguagem e as espcies biolgicas sofrem mutaes dada a existncia de uma gentica comum. E) a lngua se compara a um organismo vivo por se manter imutvel diante do contato com outros seres. 13 - (UFG GO/2009) Pela leitura do texto, depreende-se a ideia de que a A) gentica, assim como a lingustica, despreza o estudo da neurocincia na compreenso da anatomia e fisiologia das lnguas. B) gentica e a lingustica classificam-se como disciplinas cientficas responsveis pelo desenvolvimento da linguagem em seu aspecto social. C) teoria darwinista fundamentada na gentica representa, nos estudos da linguagem, uma subverso de seus aspectos biolgicos. D) lingustica e a gentica se aproximam na concepo da linguagem como um fenmeno de natureza cultural e biolgica. E) metfora biolgica exclui de seus estudos as mutaes semnticas que provocam o distanciamento lingustico entre os falantes. 14 - (UFG GO/2009) O penltimo pargrafo do texto pode ser ilustrado por meio da seguinte afirmao: A) B) com o fim da escravido, a palavra voc, derivada de vossa merc, passou a ser usada no Brasil. como resultado das adaptaes a novos usos, a forma a gente passou a ser usada como pronome pessoal.

B)

Pelo que me falou, voc fuma mais depois do almoo e depois do caf. Ento voc precisa reduzir o caf e evitar fumar aps o almoo.
(Atendente do 0800 do Ministrio da Sade, respondendo a indagaes de um suposto fumante. Idem).

C) Voc no pode obrigar o fumante a parar de fumar. Como voc no pode obrigar o prefeito a fazer o programa [de preveno].
(L. W. L., diretora do Cratod. Idem).

D) Considerar o fumante um sintoma de um problema social desumanizar suas necessidades e direitos. Isso leva a uma cultura em que as pessoas implicam com as outras para obter mudanas.
(T. C., prof. da Universidade de Panw (Indiana-EUA). Idem).

E)

A gente faz [campanha] educacional sempre. Eu mesmo, no Ministrio da Sade, proibi a propaganda, que era propaganda enganosa (...). Introduzimos as fotos nos maos de cigarro como advertncia. E o fumo caiu no Brasil. Agora, precisa continuar as medidas.
(J. S., ex-ministro da Sade. Idem).

TEXTO: 5 - Comum s questes: 12, 13, 14 O DARWINISMO DA LINGUAGEM A teoria da evoluo das espcies (1859), de Charles Darwin, influenciou o pensamento cientfico da poca, com reflexos na lingstica. [...] A metfora biolgica, uma heresia para um sculo 20 mais atento aos aspectos sociais e culturais (numa palavra, humanos) da lngua, hoje volta com fora com os avanos da lingstica e das bio e neurocincias. Se a lingstica do sculo 19 se ocupou da evoluo histrica e a do 20, da organizao estrutural da lngua, h hoje a articulao de ambas as

C) a mudana da palavra treio para traio confirma a casualidade e a desconexo das mutaes lingusticas. D) o uso da palavra largato no lugar de lagarto descarta aexplicao dos princpios da mutao lingustica. E) em portugus, a palavra mouse, derivada de rato em ingls, a nica forma de se referir a um dispositivo do computador. TEXTO: 6 - Comum questo: 15

gentilezas. Trocou-lhe o copo ainda cheio e suado por outro de puras pedras e mbar. Atirou-se conversa sem preocupaes de tema, cuidando apenas de mant-lo entretido. [...]. Um doutor enalteceu-lhe a modstia. Um senhor acusou-lhe a empfia. E o jovem que o segurou pelo brao surpreendeu-se com sua rgida fora viril. Nenhum suor na testa. Nenhum tremor na mo. Sequer uma ponta de tdio. Imperturbvel, o manequim de madeira varava a festa em que os outros aos poucos se descompunham. J no eram como tinham chegado. As mechas escapavam, amoleciam os colarinhos, secrees escorriam nas peles pegajosas. S os sorrisos se mantinham, agora descorados. No relgio torneado do pulso rijo a festa estava em tempo de acabar. [...]. Mais tarde, a dona da casa, tirando a maquilagem na paz final do banheiro, dedos no pote de creme, comentava a festa com o marido. Gostei concluiu alastrando preto e vermelho no rosto em nova mscara gostei mesmo daquele convidado, aquele atencioso, de terno riscado, aquele, como mesmo o nome?
COLASSANTI, M. O leopardo um animal delicado. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 131-133.

16 - (UFG GO/2009) O boneco adquire durante a festa aspectos da personalidade humana. Essa personificao construda com base
QUINO. Mafalda. Traduo Andra S. M. da Silva. So Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 26-27.

A)

15 - (UFG GO/2009) A fisionomia da personagem no ltimo quadro permite a compreenso de que A) as crianas superam os adultos quando se trata de criar fantasia. B) o imaginrio infantil assegura o sucesso das grandes decises mundiais. C) o mundo adulto to fantasioso quanto a imaginao infantil. D) as crianas propem solues para os conflitos do mundo adulto em suas fantasias. E) o universo infantil to artificial quanto a guerra inventada pelos adultos. TEXTO: 7 - Comum s questes: 17, 16, 18 Como mesmo o nome? Levou o manequim de madeira festa porque no tinha companhia e no queria ir sozinho. Gravata bordeaux, seda. Camisa pregueada, cambraia. Terno riscado, l. Tudo de bom. Suas melhores roupas na madeira bem talhada, bem lixada, bem pintada, melhor corpo. S as meias um pouco grossas, o que porm se denunciaria apenas se o manequim cruzasse as pernas. Para o nariz firmemente obstrudo, um leno no bolsinho. [...] Sorridentes, os donos da casa se declararam encantados por ele ter trazido um amigo. Os amigos dos nossos amigos so nossos amigos disseram saboreando a generosidade da sua atitude. E o apresentaram a outros convidados, amigos e amigos de nossos amigos. Todos exibiam os dentes em amvel sorriso. Recebeu o copo de usque, sua senha. E foi colocado no 15 canto esquerdo da sala, entre a porta e a cmoda inglesa, onde mais se harmonizaria com a decorao. [...] A prpria dona da casa ocupou-se dele na refrega de

nas atitudes soberbas do boneco para com os demais convidados da festa. B) na referncia sua amizade com os anfitries e com os demais convidados da festa. C) na valorizao de sua beleza fsica comparada com a dos demais convidados. D) nas caractersticas de diferentes tipos humanos traduzidas nos julgamentos dos convidados. E) na exaltao das fraquezas humanas demonstradas pelo manequim de madeira. 17 - (UFG GO/2009) Na caracterizao do manequim de madeira, o termo S, na ref. 5, marca uma A) contradio entre seus gostos simplrios e os gostos sofisticados do amigo. B) oposio entre o que ele e o que ele foi preparado para aparentar ser. C) negao da tarefa de acompanhar o amigo a um evento social. D) retomada de sua capacidade de adaptao a diferentes contextos sociais. E) dvida quanto escolha de um figurino que seja apropriado para a festa. 18 - (UFG GO/2009) O texto tece uma crtica a um comportamento tpico da sociedade atual. Que comportamento esse? A) B) C) D) E) A supervalorizao dos atributos intelectuais. O excesso de gentileza espontnea. A busca pelo consumismo exagerado. O desprezo pelas regras de etiqueta. A superficialidade das relaes pessoais.

TEXTO: 8 - Comum s questes: 19, 20 Leia a charge abaixo.

TEXTO: Para a questo: 21 A MENINA COM A MA Vimos que a neurocincia e a lingustica tratam de dois aspectos (como o crebro funciona? O que a linguagem?) do mesmo problema. A questo, assim, no defender esta ou aquela filosofia da mente. A mente e o crebro seriam duas entidades separadas ou, de acordo com a teoria da identidade, os processos mentais coincidiriam com os do sistema nervoso central? Ou deveramos defender a tese do interacionismo, segundo a qual mente e crebro se influenciam mutuamente? Como fazemos para compreender os outros? Se vejo uma menina comendo uma ma, como sei o que ela est fazendo e, ainda mais, como compreendo sua inteno, o porqu de sua ao? So esses os termos do problema formulado pelo eminente neurologista Giacomo Rizzolatti. [...] Os antroplogos sustentam, h muito tempo, a hiptese de que a linguagem nasceu ao longo da evoluo do homindeo, primeiro como linguagem de sinais, depois como articulao fontica. Apoiado em sua descoberta e auxiliado por hipteses paleoantropolgicas, Rizzolatti formulou uma tese sobre a evoluo da linguagem segundo a qual a capacidade de organizar sons ou gestos expressivos para comunicar teria sido desenvolvida em um contexto no qual os smbolos estariam vinculados a operaes do campo manual. Em outras palavras, a comunicao suporia a gesticulao e, mais importante, o impulso a imitar a concatenao de operaes dos semelhantes, com a possibilidade de inibir a ao motora e transferir a imitao para o plano dos smbolos expressivos. A teoria de Rizzolatti sobre a origem da comunicao conhecida como hiptese de sistema espelho. A compreenso do outro, sugere Rizzolatti, est ligada a imagens que so antes imagens de gestos que traos acsticos, mas, depois, as imagens acsticas tambm passam a fazer parte dessa gramtica simblica da interao. O outro agora uma presena intermitente dentro de mim, penetra em meu cubculo graas gramtica comum do gesto, que tambm a gramtica da palavra. Enfim, conclui Rizzolatti, qualquer analogia entre crebro e computador desmorona, no s por causa da diferena de funcionamento, mas pela lgica intrnseca do crebro, que estreitamente ligada ao mundo exterior e aos outros. O surpreendente vnculo entre a nossa ao e a dos outros pode estar na base do comportamento altrustico, como sugeriu recentemente JeanPierre Changeux, e representar a base natural, biolgica, do comportamento tico.
MENTE E CREBRO. Ano XIII. n. 151, So Paulo: Duetto Editorial, 2005. p. 65.

FOLHA DE S.PAULO. S. Paulo, 14 jun. 2008. p. A2

19 - (UFG GO/2009) Considerando que a charge tece uma crtica aos problemas da realidade, pode-se afirmar que o segundo quadro da charge relaciona-se ao seguinte trecho de notcia: A) A Polcia Federal tentar descobrir se as pedras preciosas vendidas por E. R. S. para os policiais civis do Deic e Denarc tm origem legal ou se elas foram extradas de garimpos clandestinos nas regies Centro-Oeste e Norte do Brasil.
(Folha de S. Paulo, 13 jun. 2008. p. C4)

B)

Os policiais civis A. P. e J. R. A. so acusados de ter sequestrado o enteado de M. C., chefe do PCC, e ter exigido R$ 300 mil para no prend-lo. Tambm foram denunciados por negociar fuga de traficante da delegacia de Suzano.
(Folha de S. Paulo, 13 jun. 2008. p. C4)

C) Para M. A., Diretor da Pinacoteca do Estado de So Paulo, a questo : o que leva as pessoas a fazerem esses roubos? So obras conhecidas que obviamente nunca vo poder ser comercializadas legalmente. Temos que nos perguntar quem est por trs disso.
(Folha de S. Paulo, 13 jun. 2008. p. C3)

D) O advogado do tenente V. G. M. A., suspeito de comandar os militares que entregaram os jovens a traficantes, afirmou que seu cliente no sabia que eles seriam mortos pelos traficantes.
(Folha de S. Paulo, 18 jun. 2008. p. C3)

21 - (UFG GO/2009) Para fundamentar a teoria sobre a origem da comunicao, Giacomo Rizzolatti vale-se da hiptese de que h A) um vnculo entre a gesticulao e a imitao na compreenso entre indivduos. B) uma analogia entre crebro e computador por ambos ligarem- se estreitamente ao mundo exterior e aos outros. C) uma semelhana entre imitao e imagens acsticas na dificuldade de compreenso entre os indivduos. D) uma oposio entre mente e crebro que compromete o funcionamento de traos acsticos na linguagem. E) um antagonismo entre a base natural da tica e as aes altrustas dos indivduos. GABARITO: 1) Gab: D 5) Gab: A 9) Gab: B 13) Gab: D 17) Gab: B 21) Gab: A 2) Gab: A 6) Gab: A 10) Gab: A 14) Gab: B 18) Gab: E 3) Gab: C 7) Gab: E 11) Gab: D 15) Gab: C 19) Gab: C 4) Gab: C 8) Gab: B 12) Gab: A 16) Gab: D 20) Gab: D

E)

Uma operao da Polcia Federal prendeu 40 suspeitos de participao em uma quadrilha de contrabandistas. Os suspeitos sero indiciados por contrabando e descaminho, formao de quadrilha e trfico internacional de arma de fogo.
(Folha de S. Paulo, 18 jun. 2008. p. C8. (Adaptado)

20 - (UFG GO/2009) Analisando as imagens e as falas na charge, conclui-se que a expresso eu quero polissmica porque seu sentido estabelecido conforme A) B) C) D) E) a postura poltica exigida pelos interlocutores. as crenas religiosas das personagens em cena. o valor dos objetos adquiridos pelos fregueses. o lugar ideolgico de cada sujeito enunciador. o estilo artstico criado pelo pintor.

You might also like