You are on page 1of 16

O PROCESSO DE FABRICAO DO AO

Elaborao Luiz Antonio Natali de Souza Leandro Jos Albertti Orientao: Prof. Luiz Gustavo Canteras Scarillo Falotico Corra

Araatuba 2013

Luiz Antnio Natali de Souza Leandro Jos Albertti

O PROCESSO DE FABRICAO DO AO

O presente trabalho tem como objetivo um resumo do processo de fabricao do ao, conforme tema de livre escolha proposto para pesquisa na disciplina de metodologia e tcnicas de pesquisa, do curso de Engenharia Mecnica.

Orientador: Luiz Gustavo Canteras Scarillo Falotico Corra

Araatuba - SP 2013

RESUMO Desde o inicio das primeiras civilizaes o homem utiliza o ferro como matria-prima na fabricao dos mais variados utenslios. Hoje o ao esta presente no nosso cotidiano de tal forma que seria impossvel a humanidade ter se desenvolvido aos nveis tecnolgicos atuais sem o emprego da tecnologia de reduo do ferro para a obteno do ao.

Palavras-chaves: AO, FERRO GUSA, MINRIO DE FERRO

SUMRIO

1 Introduo............................................................................................................5 1.1 Histria do Ao..................................................................................................5 1.2 O inicio da siderurgia no Brasil.........................................................................7 2 Processo Siderrgico...........................................................................................8 2.1 Matrias-primas para Siderurgia......................................................................8 2.2 O minrio de ferro.............................................................................................9 2.2.1 Beneficiamento do minrio de ferro...............................................................9 2.2.2 Sintetizao...................................................................................................9 2.2.3 Pelotizao....................................................................................................9 2.3 Carvo coque...................................................................................................10 2.4 Fundente..........................................................................................................10 2.5 Produo do ferro gusa: alto forno...................................................................10 2.6 Reduo...........................................................................................................11 3 Aciria..................................................................................................................12 3.1 Lingotamento continuo.....................................................................................13 3.2 Laminao a quente.........................................................................................13 3.3 Laminao a frio...............................................................................................14 3.4 Produtos laminados.........................................................................................14 4 Concluso...........................................................................................................15 Referncias bibliogrficas:.....................................................................................16

1 INTRODUO

Nos dias atuais impossvel imaginar a sociedade sem o uso do ao. A produo do ao um forte indicador do desenvolvimento de um pas, pois seu consumo cresce proporcionalmente ao desenvolvimento desse pas. Fabric-lo exige tcnicas que precisam ser renovadas de forma cclica, por isso o investimento constante das siderrgicas em pesquisa e aperfeioamento da produo do ao.

1.1 A HISTRIA DO AO

H cerca de 4.500 anos, o ferro metlico usado pelo homem era encontrado in natura em meteoritos recolhidos por tribos nmades na Asia Menor. Muitos defendem a hiptese de que o homem descobriu o ferro por volta de 6.000 a 4.000 a.C. Ele teria surgido por acaso quando pedras do minrio de ferro usadas para proteger um fogueira, teriam fundido-se com o calor do fogo. O ferro passou a ser usado com frequncia, partir do momento em que descobriu-se como extrai-lo do seu minrio em torno de 1.500 a.C, provavelmente no Oriente Mdio. No primeiro milnio da era Crist o ferro difundiu-se para toda bacia do Mediterrneo. O uso do ferro promoveu grandes mudanas na sociedade. A agricultura desenvolveu-se rapidamente com o uso de novos utenslios. A confeco de armas possibilitou a expanso territorial, o que mudou a face da Europa e do resto do mundo. O minrio de ferro comeou a ser aquecido em fornos primitivos, (forno de lupa) para fabricar um quilo de ferro em barras, usava-se de dois a quatro quilos de minrio de ferro e cerca de quatro quilos de carvo vegetal. Mas, aos poucos, novas tcnicas foram sendo descobertas, tornando o ferro mais duro e resistente a corroso. Um exemplo disso foi a adio de calcrio mistura de ferro, o que possibilitava melhor absoro de impurezas.

Aps anos de uso de forno de lupa, surgiu a forja catal (considerada o embrio dos alto fornos utilizados at os dias de hoje). Ela apareceu na Espanha e foi utilizada durante toda a idade mdia. Era uma lareira de pedras e foles que inflavam a forja de ar, o que aumentava a temperatura e com isso era possvel obter ferro no estado liquido. Em torno de 1444, o minrio de ferro passou a ser fundido em altos-fornos, processo que usado at hoje. As temperaturas atingidas nesses fornos eram ainda maiores o que permitia maior absoro de carbono o que tornava o ferro e as ligas de ao ainda mais duras e resistentes. Na ocasio a produo diria de um forno chegava h cerca de 1.500 kg.

Figura 1 Forno tipo lupa ou poo fechado e a forja catal. A grande mudana s ocorreu em 1.856 quando se descobriu como produzir o ao. Isso porque o ao mais resistente que o ferro fundido e pode ser produzido em grandes quantidades. Em meados do sculo XIX as siderrgicas foram aumentado seus investimentos em tecnologia de forma a reduzir o impacto da produo no meio ambiente produzindo cada vez mais ao com menos insumos e matrias-primas. O ao hoje o produto mais reciclado no mundo, carros, geladeiras, latas, etc... tudo que feito de ao tornam-se sucatas, que alimentam os fornos das usinas

produzindo ao com a mesma qualidade. Alem de disso as empresas siderrgicas participam de acordos internacionais para preservar o meio ambiente.

1.2 O INICIO DA SIDERURGIA NO BRASIL.

Quando os portugueses chegaram no Brasil tinham a esperana de encontrar aqui metais preciosos. No entanto nenhum metal foi encontrado, nem mesmo o ferro. Por volta de 1550 foi relatado ao rei, a existncia de minrio de ferro e prata no interior da Capitania de So Vicente (atual So Paulo). Afonso Sardinha em 1587 descobriu magnetita na atual regio de Sorocaba, interior de So Paulo e iniciou a produo de ao a partir da reduo do ferro presente nesse mineral.

2 O PROCESSO SIDERURGICO

A fronteira entre o ferro e ao foi definida na revoluo industrial. Basicamente o ao uma liga de ferro e carbono. O ferro encontrado em toda crosta terrestre, o minrio de ferro um xido de ferro, misturado com areia fina. O carbono tambm relativamente abundante na natureza. Na siderurgia usa-se o carvo mineral, e em alguns casos o carvo vegetal. Antes de serem levados ao alto forno, o minrio de ferro e o carvo so previamente preparados para melhoria do processo. O minrio transformado em pelotas e o carvo destilado para obteno do coque. No processo de reduo o ferro se liquefaz e chamado de ferro gusa. Ainda em estado liquido o ferro levado para aciaria onde transformado em ao. O refino do ao se faz em fornos a oxignio ou eltricos. Finalmente, o ao laminado. O ao em processo de solidificao deformado mecanicamente para ser transformado em produtos utilizados pela industria de transformao como chapas grossa e finas, barras, bobinas, perfilados, etc. 2.1 MATRIAS-PRIMAS PARA A SIDERURGIA As matrias-primas para a industria siderrgica so: Minrio de Ferro; Carvo Calcrio Outras matrias-primas, minrios principalmente, so igualmente importantes principalmente o mangans pela sua presena em todos os processos siderrgicos.

Figura 02- Matrias-primas para fabricao do ao

2.2 O MINRIO DE FERRO

Os minerais que contem ferro em quantidades considerareis so os xidos. Os principais xidos de ferro so: Magnetita (oxido ferro-ferroso) com 72,4% de Fe Hematita (oxido frrico) com 69,9% de Fe Limonita (oxido hidratado de ferro) com 48,3% de FeNa

2.2.1 Beneficiamento do minrio de ferro

O beneficiamento tem por objetivo tornar o minrio mais adequado para utilizao nos alto forno. As operaes de beneficiamento geralmente so a sintetizao, a pelotizao, a briquetagem e a nodulizao. As principais so ao sintetizao e pelotizao.

2.2.2 Sintetizao

Consiste em aglomerar finos de minrio de ferro, numa mistura com aproximadamente 5% de um carvo finamente dividido, coque ou antracita. O snter deve ser convenientemente resfriado para poder ser facilmente manuseado. A qualidade do snter pode ser ainda mais melhorada se ao mesmo for incorporado um fundente (calcrio) de modo a evitar a carga direta no alto forno. 2.2.3 Pelotizao

Este o mais novo processo de aglomerao e talvez o de maior exito. Neste processo produzem-se inicialmente bolas ou pelotas cruas de finos de minrio. As vezes adiciona-se uma pequena quantidade de um combustvel, de modo a ter-

se um suprimento parcial de calor. Finalmente, outros aditivos podem ser includos como barrilha, calcrio ou dolomita, com fim de aumentar a resistncia das pelotas.

2.3 CARVO-COQUE

O Coque obtido pelo processo de coqueificao. A coqueificao consiste, em principio no aquecimento a altas temperaturas, em ausncia do ar durante um perodo de 18 horas, onde liberada substancias volteis do carvo mineral. O produto resultante, o coque, um material poroso com elevada resistncia mecnica, alto ponto de fuso e grande quantidade de carbono. O coque, nas especificaes requeridas encaminhado ao alto forno e os finos do coque so encaminhados a sintetizao e aciaria.

2.4 FUNDENTE

A funo do fundente combinar com as impurezas do minrio e com as cinzas do carvo, formando as chamadas escrias. O principal fundente o calcrio.

2.5 PRODUO DO FERRO O alto forno constitui ainda o principal aparelho utilizado na metalurgia do ferro. A partir dos primeiros fornos rudimentares, novos aperfeioamentos tcnicos esto sendo introduzidas e a capacidade diria esta se aproximando das 10.000 toneladas de ferro gusa em 24 horas.

2.6 REDUO

Esta parte do processo de fabricao do ao consiste na reduo do minrio de ferro, utilizando o coque metalrgico e outros fundentes, que misturados com o minrio de ferro so transformados em ferro gusa. A reao ocorre no equipamento denominado alto forno, e constitui uma reao exotrmica. O resduo formado pela reao a escria, vendida para a industria de cimento. Aps a reao o ferro, o ferro gusa na forma liquida transportado em vages revestidos com material refratrio (carros-torpedos) para uma estao de dessulfurao, onde so reduzidos os teores de enxofre, a nveis aceitveis. Tambm so feitas anlises de composio qumica da liga (carbono, silcio, mangans, fosforo, enxofre) e a seguir o ferro gusa trasportado para aciaria, onde ser transformado em ao.

Figura 03 Seo transversal de um alto forno

3 ACIARIA

Na aciria, o ferro gusa transformado em ao atravs da injeo de oxignio puro sob presso no banho de gusa lquido, dentro de um conversor. A reao, constitui na reduo da gusa atravs da combinao dos elementos de liga existentes (silcio, mangans) com o oxignio soprado, o que, provoca uma grande elevao na temperatura, atingindo aproximadamente 1.700 C.

Figura 04 Fluxo simplificado da produo do ao

Os gases resultantes do processo so queimados logo na sada do equipamento e os demais resduos indesejveis so eliminados pela escria, que fica na superfcie do metal. Aps outros ajustes finos na composio do ao, este transferido para a prxima etapa que constitui o lingotamento continuo.

3.1 LINGOTAMENTO CONTINUO

No processo de lingotamento continuo o ao liquido transferido para moldes onde se solidificar. O veio metlico continuamente extrado por rolos e aps resfriado, transformado em placas rusticas atravs do corte.

3.2 LAMINAO A QUENTE

Posteriormente, os lingotes devem passar pelo processo de laminao, podendo ser quente ou frio, onde se transformaro em chapas atravs da diminuio da rea da seo transversal. Na laminao a quente, a pea com aproximados 250 mm aquecido submetido a deformao por cilindros que a pressionaro at atingir a espessura desejada. Devido ao resfriamento desigual das peas, chapas e perfis laminados a quente, apresentam tenses que permanecem aps o completo resfriamento. Em chapas por exemplo, as bordas se solidificam mais rapidamente que o centro servindo como um quadro que impedira a retrao da pea como um todo, fazendo com que o centro da pela permanea tracionado. A norma NBR 8800 fixa essa tenso em 115 MPa.

Figura 05 Processo de laminao a quente Os produtos laminados a quente podem ser:

Chapas grossas: espessura de 6 a 200 mm, com largura entre 1000 a 3800 mm e comprimento de 5000 a 18000 mm; Tiras: espessura 1,2 a 12,50 mm, largura entre 800 a 3800 mm e comprimento padro de 2000, 3000 e 6000 mm.

3.3 LAMINAO A FRIO Ao contrrio do processo de laminao a quente as peas laminadas a frio so normalmente mais finas, com melhor acabamento e sem a presena de tenses residuais. Dimenses: espessura de 0,3 a 3 mm, largura entre 800 a 1600 mm e comprimento padro: 2000, 2500 e 3000 mm

3.4 PRODUTOS LAMINADOS

Ao final de todo o processo preparao das matrias-primas, produo do gusa (alto forno), aciaria (produo do ao) e por fim sua conformao (laminao do ao) temos os mais diversos produtos para aplicao na industria metalrgica, na construo civil, entre outras.

Figura 06 Produtos finais do ao para diversos usos

4 CONCLUSO

Com o presente estudo foi possvel avaliar que o processo de fabricao do ao laminado que conhecemos est muito alem de sua conformao, passando por uma cadeia produtiva que vai desde a extrao do minrio de ferro, sua reduo no alto forno, e esse transformado em ao na aciria at ser laminado. O reaproveitamento do ao da sucata uma grande e vantajosa alternativa para a produo do ao, pois gera uma economia grande de matrias-primas e energia, alem de reduzir significantemente o impacto ambiental desta atividade.

REFERNCIAS

Chiaveirni, Vicente. Tecnologia Mecnica Materiais de Construo Mecnica Vol.III 2. ed. - So Paulo: McGraw-Hill, 1986. Instituto Ao Brasil (antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia IBS) disponvel em www.acobrasil.org.br acesso em 20/04/2013

You might also like