You are on page 1of 7

3 ICAO: Eixo Temtico: A cultura indgena

PROPONENTES: Fabiana leite de Souza, Gelsa Sehnem Jovana Machado Loureno, Ozias Ferreira de Souza Lidiane Marques Vanessa Nunes Rosilda Socorro Jucimara Aparecida de Lima

INSTITUIO ENVOLVIDA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Srie/ano/semestre: 4 ano Tempo de desenvolvimento da proposta: 4 horas reas de conhecimentos: geografia, histria, artes, lngua portuguesa, matemtica cincias. II- DIMENSO: PROJEO DE FINALIDADES\FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA:

1.

JUSTIFICATIVA

A cultura indgena est presente no nosso dia a dia como na fala, no alimento, na pintura e entre outros. Est inserido na cultura urbana de forma direta e indireta. E importante que saibamos e conhecermos seu modo de viver, suas tradies, seus hbitos e crenas. A partir do espao escolar trabalharemos com a possibilidade de desconstruo do esteretipo indgena, proporcionando ao aluno vivncias que possibilitem a sensibilizao sobre o contexto atual da cultura indgena. Nesta perspectiva nosso foco ser dana e pintura corporal, pois ambos esto relacionados como meios de expresses e simbolizao de rituais indgenas.

2.

OBJETIVO GERAL

Trabalhar elementos da cultura indgena, tais como a pintura corporal e a dana realizada pelos ndios da Etnia Bororo. Regio de Rondonpolis MT

3.

OBJETIVOS ESPECFICOS

4 Promover situaes em que os alunos possam vivenciar elementos pertencentes a cultura indgena; Identificar as caractersticas da etnia trabalhada em sala; Possibilitar e contribuir para as reflexes na contextualizao atual da cultura indgena.

III DIMENSO FORMAS DE MEDIAO

1.

CONTEDOS: Linguagem visual; Musicalizao produo de texto msica ritmo; Dana expresso cultural, movimento, lateralidade; Produo da leitura e escrita de palavras; Pintura corporal (traos) tipos de recursos utilizados nas pinturas dos indgenas.

Cores Vermelho e Preto. Instrumentos musicais indgenas, comparativo aos nossos instrumentos.

2.

PROPOSTA METODOLOGICA

Iniciaremos a aula falando da importncia da cultura indgena, trazendo a leitura de um texto explicativo, no qual constaro informaes sobre a realidade desta cultura, possibilitando o dilogo com os alunos e fazendo reflexes da desconstruo do esteretipo do ser ndio estabelecido pela sociedade por muito tempo distanciando o interesse da sociedade em conhecer e valorizar a cultura indgena. Ser dada importncia fala de cada aluno sobre o assunto. Logo aps apresentaremos a pintura corporal pintaremos um aluno explicando a sua importncia e os diferentes tipos e as situaes em que essas ocorrem, luta, dana, namoro, casamento. A dana e as suas significaes ser oportunizada como instrumento de interao social dos indgenas. Nesta perspectiva faremos uma apresentao da dana para na sala. 2.1 RECURSOS DVD Som Folha sufite Lpis de cor Caderno de desenho Cola Livros Tesoura Massa de modelar, Tinta guache ATIVIDADES PRTICAS (OFICINA PEDAGGICA)

5 Pincel Mapa 3. PROPOSTA DE AVALIAO

Ser feito um diagnstico embasado nas observaes e registros, a partir da participao dos educando, daquilo que eles apreenderam e as dificuldades que eles tiveram.

4.

OBSERVAES E AUTO-AVALIAO DO GRUPO

Observaremos qual o conhecimento que os alunos j tm sobre o tema trabalhado, como ele se relacionam no momento da realizao da dana indgena realizada em sala, e as reflexes que eles elaborarem sobre o contexto atual da cultura indgena. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GASPAR, Lcia. Danas indgenas do Brasil. Bibliotecria da Fundao Joaquim Nabuco Disponvel em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id =839&Itemid=1. MLLER, Regina Polo. Danas indgenas: arte e cultura, histria e performance. Indiana, n. 21, p. 127-137, 2004. Disponvel em: <http://www.iai.spkberlin.de/fileadmin/dokumentenbibliothek/Indiana/Indiana_21/10MuellerRegPol_neukM__.pdf ANEXO

DANA QUAL MSICA SER UTILIZADA? Toma um beijo meu Balana assim Faz carimb, merengue a

Toma um beijo meu Balana assim Faz carimb, merengue a

Ligue radiola amor, vamos festejar Fogareiro acesso, pronto pra assar (oba!) Corpo t molhado, suor j desceu

6 A paquera boa Motumb ferveu

Toma um beijo meu Balana assim Faz carimb, merengue a

Toma um beijo meu Balana assim Faz carimb, merengue a

Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror

Ligue radiola amor, vamos festejar Fogareiro acesso, pronto pra assar (oba!) Corpo t molhado, suor j desceu A paquera boa Motumb ferveu

Toma um beijo meu Balana assim Faz carimb, merengue a

Toma um beijo meu Balana assim Faz carimb, merengue a

Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror

Vem c, vem me ver Eu vou enbolar Se eu for, embala o meu O meu vai te embalar

Vem c, vem me ver Eu vou enbolar Se eu for, embala o meu O meu vai te embalar

Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror, boror, boror, boror Boror
Disponvel em: http://www.vagalume.com.br/motumba/bororo.html#ixzz2XRzVua4o

INSTRUMENTOS ULILIZADO NA PRODUO DO SOM? Maraca e bambu.

DESENHO DA PINTURA: QUAL PINTURA OU QUAIS PINTURAS, CORES UTILIZADAS?

Preto: jenipapo Vermelho: Urucum Danas e festas.

9 A ETNIA BOROR Localizada no Estado de Mato Grosso, Municpio de Rondonpolis. Estima-se que esse povo tenha habitado essa regio durante pelo menos sete mil anos. Os danarinos representam a alma da ona que matou com as prprias mos, no deve ser identificado, por isso cobre-se com a pele desse animal, mscara de franjas de palmeira que tambm disfaram seus ps e mos. Toda a tribo acompanha o paj e o danarino, numa bater de ps ininterruptos, para que no haja descontinuidade. A dana continua por toda a noite. O ndio dana para celebrar atos, fatos e feitos relativos vida e aos costumes. Danam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria; para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fnebres; espantar doenas, epidemias e outros flagelos. Pintura corporal. A pintura corporal para os ndios tem sentidos diversos, no somente na vaidade, ou busca pela esttica perfeita, mas pelos valores que so considerados e transmitidos atravs desta arte. Entre as tribos a pintura corporal utilizada como uma forma de distinguir a diviso dentro de uma de uma determinada sociedade indgena, como uma forma de indicar os grupos sociais nela existente, embora existam etnias que utilizam a pintura corporal segundo suas preferencias. Os materiais usados so: tinta como o urucum que produz o vermelho o jenipapo com a colorao azul marinho quase preto, o p de carvo preto utilizado ainda suco de pau-de-leite e o calcrio da qual extrai a cor branca.

A dana. As danas indgenas podem ser realizadas por um nico individuo ou em grupo e, salvo raras excees no alto Xingu, no executada em pares. As mulheres no participam de danas sagradas, executadas pelos pajs ou grupos de homens. So utilizados, ainda, smbolos mgicos, totens, amuletos, imagens e diversos instrumentos musicais e guerreiros em danas religiosas, dependendo do objetivo da cerimnia. De acordo com Miller (2004), o canto/dana (da-ore) realizado pelos jovens iniciados ao redor da aldeia de autoria individual de homens iniciados, composio recebida atravs do sonho. Assim que o rapaz iniciado pela furao da orelha e desse modo, reintegrado sociedade, est apto (mais precisamente, obrigado) a receber seu prprio da-ore, atravs do sonho. Em ocasio oportuna, ensina o canto a seus companheiros de classe de idade e o canto passa ento a ser do grupo.

You might also like