You are on page 1of 1

1 1Congresso CongressoNacional Nacionalde deEmergncia EmergnciaMdica, Mdica,30 30Setembro Setembroa a2 2Outubro Outubro2009, 2009,Centro CentroCongressos Congressosdo doEstoril Estoril

CRICOTIROTOMIA na EMERGNCIA PR PRHOSPITALAR A prop sito de 2 casos cl nicos propsito clnicos


Our, S*; Pinto, N** ; Lufinha, A***
VMER do Hospital de So Francisco Xavier Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE

CASO CLNICO 1
50 anos, vitima de traumatismo por arma de fogo (auto agresso), com porta de entrada submentoniana, trajecto intracerebral e projctil alojado no lobo frontal. Na avaliao primria objectivou-se uma alterao do estado de conscincia (score Glasgow 13), eminente compromisso da via area com obstruo alta por hemorragia e edema da base da lngua. Foi realizada tentativa inicial de Intubao orotraqueal (IOT) sem sucesso. Devido Intubao esofgica acidental, com regurgitao do contedo gstrico, ocorre um agravamento no quadro clnico do doente com dessaturao perifrica e bradicardia mantida severa pelo que se decidiu efectuar uma cricotirotomia de emergncia.

CASO CLNICO 2
56 anos, com queimaduras de 3 grau em cerca de 90% da rea superfcie corporal por imolao (auto agresso). Na avaliao primria objectivou-se uma alterao do estado de conscincia (score Glasgow 7), compromisso da via area com obstruo alta por edema das estruturas da orofaringe e tecidos moles da face. Por impossibilidade de IOT, particularmente devido a dificuldade na abertura da boca e visualizao das estruturas da orofaringe, optou-se pela realizao de uma cricotirotomia de emergncia. Transportado ao SU, sedado e ventilado com saturaes perifricas superiores a 95%, veio a falecer s 48h na Unidade de Queimados.

Transportado ao Servio de Urgncia (SU), sedado e ventilado, com saturaes perifricas O2 acima de 95%, ficou internado na UCIC. Ao 2 dia de internamento, por obstruo da cnula endotraqueal, foi feita nova IOT sob laringoscopia directa, sem incidentes ou acidentes a relatar. Extubado ao 5 dia sem complicaes, foi transferido para o hospital da rea de residncia com evoluo neurolgica favorvel.

DISCUSSO: DISCUSSO A abordagem da via area uma questo primordial no trauma, sendo pouco
frequente a necessidade de recorrer a uma abordagem cirrgica. Em ambiente prhospitalar as alternativas a uma Intubao endotraqueal, sob laringoscopia directa falhada, so poucas, nomeadamente por limitao do material disponvel e treino do pessoal mdico. Nos dois casos supracitados foi realizada a tcnica de Cricotirotomia, usando o PCK

Portex Cricothyroidotomy Kit, como ltimo recurso do algoritmo da via area difcil. A utilizao deste dispositivo revelou-se fcil, rpida e segura possibilitando uma clere permeabilizao da via area e uma posterior ventilao eficaz. Apesar do ambiente adverso, a tcnica foi realizada com sucesso e sem complicaes.
Bibliografia: Bibliografia Bibliografia:

1) 1)ATLS, ATLS, Student Student Course Course Manual Manual,, 7th 7th Ed:47 Ed:47 2) 2)Smiths Smiths medical medical products products online. online.

* Interna do Complementar de Cirurgia Geral ** Interna do Complementar de Anestesiologia *** Assistente Hospitalar de Anestesiologia

You might also like