You are on page 1of 118

Tratamentos trmicos e termoqumicos

Principais tratamentos trmicos Recozimento Normalizao Tmpera / Revenido Principais termoqumicos Cementao Nitretao
1

Tratamentos Trmicos
conjunto de operaes de aquecimento e resfriamento a que so submetidos os metais, sob condies controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de aquecimento e de resfriamento, com o objetivo de alterar suas propriedades ou conferir caractersticas determinadas.
2

Os principais objetivos
remoo de tenses internas (oriundas de resfriamento desigual, trabalho mecnico ou outro). Ou

Modificao de:
dureza, resistncia mecnica, ductilidade, usinabilidade, resistncia ao desgaste, propriedade de corte, resistncia corroso, resistncia ao calor, propriedades eltricas e magnticas.
4

Possibilidade de Tratamento Trmico


Devido a:
Recristalizao
(Ocorre para os materiais e ligas a diferentes temperaturas. Deve apresentar um mnimo de encruamento e ser aquecido temperatura adequada.)

Modificao de fase
(Ocorre em muitas ligas metlicas com a alterao da temperatura, no estado slido.)
5

Ligas que podem ser tratadas


Ligas com eutetide e modificao de fase Ferro-Carbono Cobre-Alumnio Cobre-Estanho Ligas com modificao de solubilidade Ferro-Carbono Alumnio-Cobre Cobre-Prata Cobre-Cromo

Diagrama de Equilbrio Fe-Fe3C

Recristalizao histrico
1. Material apresenta gros 2. Ao deformar, os gros "desaparecem" acreditou-se na "perda de cristalinidade" 3. Aps aquecer material deformado por um certo intervalo de tempo, os gros surgiam novamente RECRISTALIZACO

Conhecimento atual de deformao e recristalizao de metais e ligas


1. A deformao implica em movimentao e criao de discordncias (ou seja, criam-se defeitos, mas no se perde a cristalinidade)
encruamento (aumento da resistncia mecnica)

2. Aquecimento por tempo pr-determinado gera difuso diminuio de defeitos e migrao de contornos de grande ngulo nucleao e crescimento de gros RECRISTALIZAO
9

Recristalizao

10

11

12

Efeito da temperatura e tempo no TG

Colpaert

13

Elemento (% em peso)
C 0,11 Si 0,12 Material
Limite de escoamento (MPa) Limite de resistncia (MPa) Alongamento em 50 mm (%)

Mn 1,10
Convencional

Al 0,04

S 0,02

0,02

Convencional Gros refinados encruado

220 320 48

--780 < 1%

540 580 25

14

Curvas TTT
(Tempo-Temperatura-Transformao)
Experincia de Davenport e Bain Determinar as relaes existentes entre a velocidade de esfriamento e as transformaes que ocorrem a temperaturas constantes (isotrmicas) em diferentes tempos.

15

Representao esquemtica do diagrama de transformao isotrmica de um ao eutetide.

16

Curvas TTT - construo

17

18

Curva TTT exemplo eutetide

19

Diagrama terico de transformao isotrmica para um ao hipoeutetide

20

Diagrama terico de transformao isotrmica para um ao hipereutetide.

21

Fatores que influenciam as curvas TTT


Composio qumica (principal)
Em geral, com o aumento do teor de carbono, a curva se desloca para a direita (os elementos de liga agem como o carbono, com exceo do Co).

Tamanho de gro
Quanto maior o tamanho de gro, mais demorada ser a transformao total da austenita, deslocando a curva para a direita.

Homogeneidade da austenita
presena de carbonetos no dissolvidos deslocam as curvas para a esquerda.
22

Influncia da composio qumica


teor de carbono

23

Influncia da composio qumica


Elementos de liga

24

Tamanho de gro austentico

25

Fatores de influncia no TT
Velocidade de aquecimento Temperatura de tratamento Tempo em temperatura Atmosfera do forno Velocidade de esfriamento

26

Velocidade de aquecimento
A fim de evitar um gradiente de temperaturas muito grande em peas de grandes dimenses, a velocidade deve ser lente ou ento deve-se fazer patamares de aquecimento para homogeneizar as temperaturas;

27

Tempo
O tempo de tratamento trmico depende muito das dimenses da pea e da microestrutura desejada. Quanto maior o tempo:
maior a segurana da completa dissoluo das fases para posterior transformao maior ser o tamanho de gro

Tempos longos facilitam a oxidao


28

Temperatura
Depende do tipo de material e da transformao de fase ou microestrutura desejada

29

Velocidade de Resfriamento
Depende do tipo de material e da transformao de fase ou microestrutura desejada o mais importante, porque ele que efetivamente determinar a microestrutura (alm da composio qumica do material)

30

Meio de Resfriamento
preciso observar: - Obteno das caractersticas finais desejadas (microestruturas e propriedades), - O no aparecimento de fissuras e empenamento na pea, - A no gerao de grande concentrao de tenses. - Caso algumas destas alternativas acima ocorrerem, deve-se alterar ou o meio ou o material.
s

31

Atmosfera
Para evitar a oxidao ou perda de algum elemento qumico (ex: descarbonetao dos aos)
oxidao 2Fe + O2 = 2FeO ; Fe + CO2 = FeO + CO ; Fe + H2O = FeO + H2 ; descarbonetao 2C + O2 = 2CO ; C + CO2 = 2CO ; C + 2H2 = CH4 ;

32

descarbonetao

Colpaert

33

Resumo
- Obteno das caractersticas finais desejadas (microestruturas e propriedades), - Evitar o aparecimento de fissuras e empenamento na pea, - Sem a gerao de grande concentrao de tenses
34

2003 Brooks/Cole, a division of Thomson Learning, Inc. Thomson Learning is a trademark used herein under license.

Influncia do teor de carbono nas propriedades mecnicas

35

Recozimento
Finalidade Regular a estrutura bruta de fuso, possibilitando maior homogeneidade aos materiais fundidos. Regular as estruturas de materiais deformados a frio, regularizando ou eliminando tenses existentes. Regular a estrutura proveniente de tratamentos trmicos anteriores. Remover tenses devidas a irregularidades no resfriamento de diferentes partes de peas (soldagem). Eliminao de impurezas gasosas. Melhorar as propriedades eltricas e magnticas. Diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade.
36

Recozimento
Mtodo
aquecimento do material at uma temperatura acima da sua zona crtica, mantendo-o nessa temperatura para homogeneizao e resfriando lentamente.

37

38

TIPOS DE RECOZIMENTO
Recozimento para alvio de tenses (qualquer liga metlica) Recozimento para recristalizao (qualquer liga metlica) Recozimento para homogeneizao (para peas fundidas) Recozimento total ou pleno (aos) Recozimento isotrmico ou cclico (aos)
39

Microestruturas de um ao com os carbonetos de ferro esferoidizados.

40

Influncia do teor de carbono na ductilidade dos aos em funo da microestrutura.


41

Recozimento
Tempo de permanncia / austenitizao (encharque) aos carbono: ~ 20 min. por centmetro de espessura; aos liga: ~ 30 min. por centmetro de espessura. Resfriamento lento, no interior do forno, controlado ou desligado; quanto menor o teor de carbono, mais rpido pode ser efetuado o resfriamento (retirado do forno e mergulhado em areia, cinza, cal) ou em ar parado; velocidade de ~50C por hora.
42

Recozimento
Cuidados no recozimento controle do tempo de aquecimento; controle de tempo e temperatura de tratamento; apoio das peas no forno; controle da atmosfera do forno. Aplicaes peas fundidas; peas encruadas.

43

Recozimento

44

Normalizao
Finalidade uniformizar e refinar a estrutura / tamanho de gro, preparar estrutura para outros tratamentos; obtida uma melhor homogeneizao do que o recozimento, pois a temperatura de tratamento mais alta (dissoluo de carbonetos); a granulao mais fina conseguida no resfriamento mais rpido. Melhorar resistncia mecnica e tenacidade; Homogeneizar microestrutura de tratamentos incorretos, como tmpera, antes de repeti-la.
45

Mtodo Aquecimento de um ao a temperaturas acima da sua zona crtica, mantendo-o nessa temperatura para homogeneizao e resfriamento ao ar. Temperatura Hipoeutetide acima da linha A3 Hipereutetide acima da linha Acm* *No h formao de um invlucro de carbonetos frgeis devido a velocidade de resfriamento ser maior Resfriamento Ao ar (calmo ou forado)
46

Normalizao

Normalizao
Aplicaes Peas fundidas; Peas forjadas; Peas de grandes dimenses. Importante Determinados aos no so suscetveis, formam martensita; Cuidar dimenses da pea.
47

Normalizao

48

Tmpera
Objetivos: Aumentar a dureza; Aumentar a resistncia mecnica. Aumento da resistncia ao desgaste. Consequncias: Diminuio da ductilidade; Aumento da fragilidade;

49

Tmpera
Mtodo: Aquecimento a temperatura acima da zona crtica; Manuteno temperatura de tratamento para homogeneizao; Resfriamento brusco - fator mais importante, que influenciar nas propriedades finais do material - de forma a obter-se estrutura martenstica.
50

Tmpera
Aquecimento Aos hipoeutetoides: A temperatura deve, para cada caso, estar acima da linha de transformao completa (austenitizao plena) - aos somente com %C > 0,4 (caso no tenha elementos de liga); Aos eutetoides e hipereutetoides A temperatura deve estar acima de 727oC (+50oC).
51

Tmpera
Observaes: O tempo de homogeneizao deve ser o suficiente para a completa austenitizao do material; O tratamento deve ser realizado em atmosfera controlada para evitar-se a oxidao ou descarbonetao superficial, muito prejudicial ao material.
52

Tmpera

53

Estrutura martenstica de um ao temperado. Ataque: nital. Aumento: 1000x.

SAE 1095 temperado em leo. rea escuras so perlita fina, reas claras so martensitas no revenidas.
54

Tmpera
Resfriamento O mais rpido possvel, desde que no interfira ou prejudique o material ou a pea (velocidade crtica de resfriamento) realizado em meios tais como: gua leo salmoura
Meio de resfriamento Intensidade relativa gua a 20oC 1,0 o gua a 40 C 0,7 gua a 80oC 0,2 Soluo de NaCl @ 10% 3,0 Soluo de NaOH @ 50% 2,0 leo mineral 20~200oC 0,3
55

Tmpera
Tenses estrutural: geradas pelo aprisionamento do carbono no retculo CCC. Tenses trmicas: gerada pela compresso do ncleo pela superfcie que resfria primeiro. Ncleo fica sob compresso e superfcie sob tenso.
56

Tmpera
Temperabilidade Capacidade do material ser endurecido a certa profundidade. Endurecibilidade Susceptibilidade do material desenvolver estrutura martenstica. Ensaio de Temperabilidade Jominy Consiste em temperar pela base, por meio de jato de gua, em dispositivo apropriado, um corpo de prova padro; aps o tratamento trmico, medies de dureza so realizadas ao longo do comprimento (verificando-se a diminuio da dureza ao longo do comprimento).

57

2003 Brooks/Cole, a division of Thomson Learning, Inc. Thomson Learning is a trademark used herein under license.

Temperabilidade dos aos em funo dos elementos de liga

58

Tmpera Vcuo

brasimet.com.br
59

60

Revenido
Objetivo: Consiste no tratamento trmico aps a tmpera, a temperaturas inferiores s crticas, seguido de resfriamento lento, efetivando alvio de tenses. Minimizar os efeitos das altas durezas (alta fragilidade); Homogeneizao da estrutura martenstica.

61

Revenido
Temperatura de tratamento: entre 100 oC e 650 oC Tempo de permanncia: Parmetro importante pois dele (e da velocidade de resfriamento) depender as propriedades finais do material. Resfriamento: Normalmente realizado ao ar.
62

Ciclo de tratamento trmico de tmpera seguido de revenido.


63

Objetivos dos TT
Recozimento
Regular estrutura bruta de fuso Eliminar tenses existentes Aumentar ductilidade

Normalizao
Uniformizar estrutura Refinar gros

Tmpera
Aumentar a resistncia mecnica Aumentar a dureza Aumento da resistncia ao desgaste
64

Tratamentos superficiais
Tmpera superficial: realizada somente na superfcie de peas acabadas (ou com pequeno sobremetal). Objetivo: Aumento da dureza superficial, mantendo um ncleo dctil. Formas de aquecimento: por chama; por induo.
65

Tmpera por chama


A superfcie aquecida, acima da temperatura crtica (850-950C) por meio de uma chama oxi-acetilnica.
resfriamento feito por meio de um jato de fluido

revenido para o alvio de tenses


66

Equipamentos
Pode ser feita manualmente ou com dispositivos especiais, com controle tico de temperatura

67

Tmpera por chama


uso da chama para tratamento de engrenagem
Fonte:www.cimm.com.br

A profundidade de endurecimento pode ser aumentada pelo prolongamento do tempo de aquecimento. Podem ser atingidas profundidades de at 6 mm. O processo uma alternativa de tratamento para peas muito grandes, que no caibam em fornos
68

Tmpera por chama

brasimet.com.br

69

A profundidade da camada temperada controlada pela:


Intensidade da chama aplicada distncia da chama aplicada tempo de durao da chama aplicada

70

Tmpera por induo


O calor gerado na pea por induo eletromagntica, utilizando-se bobinas de induo, nas quais flui uma corrente eltrica de alta frequncia.

71

Tmpera por induo Vantagens Pode-se determinar com preciso a profundidade da camada temperada. O aquecimento rpido As bobinas podem ser facilmente confeccionadas e adaptadas forma da pea
72

Tmpera por induo Vantagens


No produz o superaquecimento da pea permitindo a obteno de uma estrutura martenstica acicular fina Geralmente, possibilita um maior aumento da dureza e da resistncia ao desgaste A resistncia a fadiga tambm superior No tem problema de descarbonetao.
73

A profundidade da camada temperada controlada pela:


Forma da bobina Distncia entre a bobina e a pea Freqncia eltrica (500-2.000.000 ciclos/s) Tempo de aquecimento

74

Bobinas para tmpera por induo

Fonte:V. Chiaverini: Aos e Ferros Fundidos

75

Tmpera por induo

Exemplos de aplicao
76

Tratamento sub-zero
Alguns tipos de ao, especialmente os alta liga, no conseguem completar totalmente a transformao de austenita em martensita.

O tratamento consiste no resfriamento do ao a temperaturas abaixo da ambiente


Ex: Nitrognio lquido: -170 C Nitrognio + lcool: -70 C
77

AO AISI 1321 cementado


as linhas Mi e Mf so abaixadas.
s

Neste ao a formao da martensita no se finaliza, permanecendo austenita residual a temperatura ambiente.

78

Tratamentos Isotrmicos
Austmpera
consiste no aquecimento do ao at temperatura austentica (785 e 870 C), seguido de um esfriamento rpido num meio mantido temperatura constante at completa transformao, numa faixa entre 250 e 400 C (temperatura correspondente zona de formao da bainita). Resfriamento ao ar. No necessita revenido.
79

Representao esquemtica do processo de austmpera.

80

Aplicaes da Austmpera
Aos ao C (0,5 1,0%) e 0,6% Mn mnimo; Aos ao C (> 0,9%) e menos de 0,6% Mn; Aos ao C (< 0,5%) e Mn entre 1,0 e 1,65%; Aos ligado com mais de 0,3%C, das sries 51xx; 13xx a 40xx; 4140; 6145 e 9440.

81

Tratamentos Isotrmicos
Martmpera
Consiste na austenizao do ao seguido de esfriamento rpido em banhos com temperatura constante, na faixa de 150 C e 220 C, de modo a processar-se a transformao austenitamartensita. Resfriamento moderado. Necessita revenido.

82

Martmpera
O resfriamento temporariamente interrompido, a fim de que superfcie e ncleo, tenham a mesma temperatura. A seguir o resfriamento feito lentamente de forma que a martensita se forma uniformemente atravs da pea. A tenacidade conseguida atravs de um revenimento final.

83

Representao esquemtica do processo de martmpera.


84

Aplicaes da Martmpera
Aos que podem ser utilizados:
ABNT 1090, 4130, 4140, 4150, 4340, 4640, 5140, 6150, 8630, 8640, 8740, 8745 e 52100.

Aps cementao:
ABNT 3312, 4620, 5120, 8620 e 9310.

85

Propriedades mecnicas do ABNT 1095 Tratamento trmico Resfriado em gua e revenido Martemperado e revenido Austemperado Dureza HRC 52,5 Resistncia ao choque (joule) 19,03 Alongamento em 25 mm (%) 0

52,8 52,5

32,56 54,33

0 8

86

Tratamentos Termoqumicos
Quando ocorre (ou necessitado) a alterao de composio qumica superficial (mudana parcial) e mudana parcial de propriedades nesta camada. Principais tratamentos:
Cementao; Nitretao.
87

Cementao
Objetivo Tratamento termo-qumico que consiste em aumentar-se o teor de carbono na superfcie do material, mantendo-se um ncleo dctil; Consiste no aquecimento e manuteno do material a altas temperaturas, em atmosfera rica em carbono (meio slido, lquido ou gasoso), ocorrendo a difuso do carbono da superfcie para o centro da pea. Materiais para cementao Aos com teor de carbono at 0,2%, podendo o material possuir na sua composio Mn, Mo, V, Si, Ni e Cr (esses ltimos com a finalidade de facilitar a tmpera). Temperatura de tratamento Entre 850oC e 1000oC.

88

Cementao
Profundidade de cementao Varia com a temperatura de tratamento e o tempo de permanncia a essa temperatura entre 0,01 at no mximo 3,0mm Cementao parcial Uma cobertura de cobre depositado eletroliticamente possibilita a cementao das partes no cobertas. Pintura na regio que no receber cementao (mais usual). Resfriamento Em geral, as peas so resfriadas ao ar. Tratamentos posteriores Normalizao; Tmpera (de acordo com a constituio da parte perifrica).
89

Cementao
Profundidade da camada cementada em funo do tempo de permanncia 920 900 880 860 840 820 800 780 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5
2h 3h 4h 5h

Termperatura, [C]

Profundidade, [mm]

90

Cementao
O controle da profundidade em geral realizado com corpos-de-prova colocados junto s peas (de mesmo material das mesmas), que so retirados de tempos em tempos para confirmao. Processo dispendioso pois o consumo de energia e mode-obra alto. Processo: slido, lquido ou gs.

91

92

A cementao slida muito rudimentar e a camada cementada muito irregular. Portanto, no recomendada para a obteno de camadas muito finas. A cementao slida realizada a temperaturas entre 850-950 C

93

1) O Carbono combina com o oxignio do ar C + O2 CO2 (850-950 C) 2) O CO2 reage com o carvo incandescente CO2 + C 2CO 3) O CO2 reage com o carvo incandescente e assim vai cementar 3Fe + 2CO Fe3C + CO2

94

A presena do ativador contribui para aumentar a velocidade de formao do CO


1) BaCO3 BaO + CO2 2) CO2 + C 2 CO 2) 3Fe + 2CO Fe3C + CO2

95

Elementos cementantes: Carvo vegetal, mais ativadores (carbonato de brio, ou sdio, ou potssio) e leo de linhaa (5-10%) ou leo comum como aglomerante. Tambm, pode-se adicionar 20% de coque para aumentar a velocidade de transferncia de calor.

96

Cementao Lquida
O meio carbonetante composto de sais fundidos: NaCN, Ba(CN)2, KCN, ... Como ativador: BaCl2, MnO2, NaF e outros. Tambm faz parte do banho a grafita de baixo teor de silcio para a cobertura do banho A cementao lquida realizada a temperaturas entre 840-950 C A profundidade da camada cementada controlada pela composio do banho

97

CEMENTAO LQUIDA Vantagens do processo


Melhora o controle da camada cementada A camada cementada mais homognea Facilita a operao Aumenta a velocidade do processo Possibilita operaes contnuas em produo seriada D proteo quanto oxidao e descarbonetao

98

Cementao Lquida
Cuidados
no deixar faltar cobertura de grafite no banho a exausto dos fornos deve ser permanente, pois os gases desprendidos so txicos, os sais so venenosos e em contato com cidos desprendem cido ciandrico as peas devem ser introduzidas no banho secas e limpas.

99

Cementao Gasosa
O meio carbonetante composto de uma mistura de GASES: [CO2, H2, N2 (diluidor), (metano) CH4, (etano)C2H6, (propano)C3H8,..]

100

Cementao Gasosa
Vantagens do processo a mistura carbonetante permanece estvel durante toda a cementao possibilita um melhor controle do teor de carbono e consequentemente da camada cementada facilita a cementao de peas delicadas evita a oxidao permite a tmpera direta aps a cementao (sem contato com o ar e sem reaquecimento) o processo limpo (no precisa de limpeza posterior) a penetrao do carbono rpida as deformaes por tenses so menores
101

Cementao Gasosa
Desvantagens do processo

A temperatura e a mistura carbonetante necessitam rgido controle durante o processo as instalaes so complexas e dispendiosas as reaes so complexas.

102

No-Carb

Tintas a base de gua com cobre, servem tambm como proteo a carbonetao.
103

combustol.com.br Cementao lquida banhos de sal


104

combustol.com.br

Cementao gasosa forno cmara

105

Tratamentos trmicos utilizados aps a cementao


O TT leva em conta: o ao e as especificaes da pea. No esquecer que a pea tem duas composies distintas: um ncleo com baixo teor de carbono (<0,8) e uma superfcie com teor de carbono acima do eutetide (>0,8). Portanto, tem 2 temperaturas crticas: A1 (camada cementada) e A3 (ncleo da pea).

106

Tmpera

107

Diagrama de Equilbrio Fe-Fe3C

A3 A1

108

Temperatura de cementao

A B Temperatura

% de carbono do ncleo

Tempo

Representao dos diversos tipos de tmpera aps cementao


109

Nitretao
Objetivo endurecimento superficial de aos por absoro de nitrognio. Mtodo realizado em fornos com atmosfera controlada, rica em Nitrognio (em geral NH3). banhos de sais fundidos, cianeto (cianato) de sdio e potssio. TENIFER, tempo curto at 180min. Vantagens A temperatura de tratamento inferior da cementao; As peas apresentam-se nas dimenses e acabamento finais. Desvantagens O tempo de permanncia, em atmosfera gasosa, grande, at 180h; A espessura da camada nitretada muito pequena.

110

Nitretao Gasosa

Influncia do tempo de nitretao gasosa para um ao ao cromo

111

Limites de fadiga de virabrequins sob diferentes estados de tenses residuais. A presena de tenses residuais de compresso na superfcie da pea aumenta consideravelmente a vida em fadiga.
112

Nitretao
Aos para nitretao So utilizados aos com teores de carbono entre 0,13 e 0,40%, podendo ter adies de alumnio (essencial), cromo, silcio, tungstnio e vandio. Tratamentos trmicos anteriores Tmpera e revenido.

113

Nitretao parcial
As partes das peas que no se queira tratar so cobertas por estanho ou liga estanho-chumbo (80-20); Podem ser cobertas com cobre (com espessuras entre 0,01 e 0,02mm).

Controle da camada nitretada


Semelhante ao controle de camada cementada.

114

Cianetao
um tratamento de cementao e nitretao simultaneamente; Executado em sal fundido, com cianeto de sdio; Temperaturas na faixa de 650 a 850C; Cobertura de grafite (carbono);
115

Tempo entre 10 a 120min, camadas entre 0,05-0,35mm; Temperatura baixa + nitrognio; Temperatura alta + carbono; Pode haver tmpera direta, seguida de revenido; Acabamento final s polimento.
116

Carbonitretao
Tratamento simultneo de cementao e nitretao (amnia); executado em meio gasoso; Camada pode atingir 0,70mm; Temperatura entre 700 a 900 C;

117

Peas devem ser temperadas e revenidas; Podem sofrer retfica; Apresenta melhores propriedades de desgaste que a cementao.

118

You might also like