You are on page 1of 37

Histria 1

Aula 1 Antiguidade - Grcia e Roma


01. Despojados de suas terras, inmeros camponeses emigravam para a cidade, onde seriam clientes das famlias ricas ou iriam engrossar a massa de desocupados, pobres e famintos.
(COTRIM, 1994, p. 99).

b) Como a organizao poltica de fencios e gregos os diferenciava da civilizao egpcia? 04. Chegamos terra dos Ciclopes, homens soberbos e sem leis (...) No tm assembleias que julguem ou deliberem, nem leis; vivem em grutas, no cimo das altas montanhas: e cada um dita a lei a seus filhos e mulheres, sem se preocupar uns com os outros.
(Homero. Odisseia, Sculo VIII a.C.)

O texto se refere a um fenmeno social que se construiu na antiga Repblica Romana e cujo conceito clientelismo se estendeu a vrias situaes que relacionam poder e dependncia, ao longo da histria, inclusive na histria do Brasil. Com base nessas consideraes e nos conhecimentos sobre o assunto, indique um fator que favoreceu o florescimento do clientelismo na antiga Repblica Romana e outro quefavoreceu sua prtica no Brasil. Fator referente Antiga Repblica Romana: Fator referente ao Brasil:

Parece-me gente de tal inocncia que, se homem os entendesse e eles a ns, seriam logo cristos, porque eles no tm nem entendem nenhuma crena, segundo parece. E, portanto, se os degredados que aqui ho-de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, no duvido, segundo a santa inteno de Vossa Alteza, fazerem-se cristos e crerem na nossa santa f, qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque, certo, esta gente boa e de boa simplicidade e imprimir-se- [facilmente] neles qualquer cunho que lhes quiserem dar.
(Pero Vaz de Caminha. Carta a el-rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil, 1. de maio de 1500.)

02. O trecho abaixo foi escrito por Suetnio, bigrafo dos primeiros imperadores romanos, nascido no final do sculo I d.C. Trata-se do registro de algumas reformas feitas por Jlio Csar, logo aps este ter assumido o poder. A partir da leitura do texto, analise as principais mudanas na vida dos romanos no contexto do final da Repblica e incio do Imprio romano. Distribuiu oitenta mil cidados em colnias transmarinas. Para garantir que a cidade de Roma no ficasse despovoada, proibiu a todo cidado de mais de vinte e menos de sessenta anos, exceo dos que servissem no exrcito, ficar mais de trs anos fora da Itlia. Proibiu os filhos de senadores de se ausentarem a no ser que estivessem acompanhados de um comandante militar ou magistrado. Obrigou que os pastores tivessem, ao menos, um tero dos criadores pberes livres de nascimento. Aos mdicos e profissionais liberais atuantes em Roma conferiu a cidadania, a fim de fix-los a e atrair outros profissionais.
(Suetnio, A vida dos doze csares, Vida de Jlio Csar, 42.)

Os textos apresentados expressam valores prprios s sociedades em que foram produzidos: a Grcia da antiguidade e a ibrica do sculo XV. a) Que diferena de valores pode ser constatada entre essas sociedades, a partir dos textos? b) Alm do objetivo expresso pela Carta de Caminha, a colonizao portuguesa do Brasil teve uma clara finalidade econmica. Qual finalidade era essa?

05. (...) no ltimo quartel do sculo VII [a.C.] que a economia das cidades (...) volta-se decididamente para o exterior; o trfico por mar vai ento amplamente ultrapassar a bacia oriental do Mediterrneo, entregue a seu papel de via de comunicao. A zona dos intercmbios estende-se a oeste at a frica e Espanha, a leste at ao Mar Negro.
(Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego. So Paulo: Difel, 1991.)

O texto fala da expanso das cidades gregas no sculo VII a.C. Explique a) por que o autor chama o Mar Mediterrneo de via de comunicao. b) os principais motivos dessa expanso.

03. Ilada, epopeia guerreira, sucede a Odisseia, pacfica coletnea de lendas e aventuras martimas. Esse contraste corresponde a uma mudana, quando os povos da regio renunciam s lutas em territrios muito estreitos e se voltam para os pases longnquos. Os poemas homricos so contemporneos da grande expanso martima dos fencios e a Odisseia est cheia de violncias e rapinas de todo tipo praticadas pelos fencios, apresentados como mercadores descarados e bandidos sem escrpulos; mas devemos levar em conta, nessas narrativas, as rivalidades comerciais.
(Adaptado de J. Gabriel-Leroux, As primeiras civilizaes do Mediterrneo. So Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 67-68.)

06. Leia o texto. A guerra no nem pode ser anomia, ausncia de regras. Ao contrrio ela se desenrola no quadro de normas aceitas por todos os gregos, precisamente porque essas regras se originam do conjunto de prticas, de valores, de crenas comuns. Ainda aqui, o quadro s verdadeiro at certo ponto. De incio porque a guerra jamais ficou confinada unicamente nas fronteiras do mundo grego. Desde ento, dividida em dois campos antagnicos, a Grcia engajou-se numa luta cujo risco, escala e forma no eram mais os mesmos. Foi todo um sistema de regras antigas que se rompeu.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e sociedade na Grcia Antiga. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1992. p.38-39. (Adaptado).

a) Segundo o texto, quais seriam as razes histricas da diferena entre a Ilada e a Odisseia?

A escolha de quem pensa!

Neste fragmento, o historiador Jean-Pierre Vernant avalia a transformao no ordenamento das cidades-Estados, advinda com as guerras contra os persas. Diante do exposto, explique: a) a ordem poltica das cidades-Estados, anterior guerra contra os persas; b) a mudana ocorrida na ordenao das cidadesEstados em virtude da guerra contra os persas.

a) Estabelea relaes entre o modelo poltico vigente na Atenas clssica e a importncia assumida pelo teatro e pela oratria nesse perodo. b) Aponte caractersticas do perodo helenstico que o diferenciam da Atenas clssica. 11. Leia o fragmento a seguir. O regime dos Csares era muito diferente das monarquias que nos so familiares, a saber: a realeza medieval e moderna. Sob o Imprio Romano (40 a.C 476 d.C), a palavra Repblica nunca cessar de ser pronunciada. Sob o Absolutismo, todos estaro a servio do Rei; um Imperador, ao contrrio, estava a servio da Repblica: ele no reinava para a sua prpria glria, maneira de um Rei, mas para a glria dos Romanos.
VEYNE, Paul. LEmpireGrco-Romain. Paris: Seuil, 2006. p. 15-41. [Adaptado].

07. Leia o texto abaixo e responda as questes a seguir. Os pensadores gregos confirmaram os romanos nessa convico natural, as artes do vulgo, as artes srdidas, escreveu Sneca, so, segundo o filsofo Posidnio, as dos trabalhadores braais, que empregam todo seu tempo em ganhar a vida; tais ofcios nada tm de belo e em nada se parecem com o bem.
ARIS, Philippe e DUBY, George.(Org.) Histria da Vida Privada. v. I. So Paulo: Companhia das Letras, 1985, p. 115.

a) Explique o que significam as artes do vulgo, as artes srdidas, citadas no texto. b) Por que, de acordo com Posidnio, o trabalho nada tem de belo? 08. Na passagem da poca romana para a poca medieval, houve no s rupturas, mas tambm continuidades. Caracterize essas continuidades no campo da a) religio. b) lngua. 09. Os imprios desenvolveram diferentes estratgias de incluso. O imprio romano permitia a multiplicidade de crenas, desde que a lealdade poltica estivesse assegurada. Espanha e Portugal, entretanto, apesar de terem incorporado povos de lnguas e culturas diversas sob seus governos, impuseram uma uniformidade legal e religiosa, praticando polticas de intolerncia religiosa como caminho preferencial para assegurar a submisso e a lealdade de seus sditos.
(Adaptado de Stuart B. Schwartz, Imprios intolerantes: unidade religiosa e perigo da tolerncia nos imprios ibricos da poca moderna, em R. Vainfas& Rodrigo B. Monteiro (orgs.), Imprio de vrias faces. So Paulo: Alameda, 2009, p. 26.)

O texto acima compara e distingue dois regimes polticos. Explique o que diferenciava a legitimidade do poder poltico de um imperador romano da legitimidade do poder poltico de um rei absolutista.

12. A palavra colonizao deriva do verbo latino colo, com significado de morar e ocupar a terra. Nesse sentido geral, o termo colonizao aplica-se a deslocamentos populacionais que visam ocupar e explorar novas terras. Nos sculos VIII e VII a.C., os gregos fundaram cidades na sia Menor, na pennsula itlica, na Siclia, no norte da frica. Identifique algumas das caractersticas desse processo de colonizao que o diferenciam da colonizao realizada pelos europeus no continente americano nos sculos XVI ao XIX. 13. A cidade antiga (grega, entre os sculos VIII e IV a.C.) e a cidade medieval (europeia, entre os sculos XII e XIV), quando comparadas, apresentam tanto aspectos comuns quanto contrastantes. Indique aspectos que so a) comuns s cidades antiga e medieval. b) especficos de cada uma delas. 14. As figuras escavadas em pedra nos mrmores de Elgin, que circundavam o Parthenon, encorajavam as esperanas dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre ingls que as levou para Roma no sculo XIX, elas podem ser apreciadas hoje no Museu Britnico. Nos mrmores esto esculpidas cenas em honra da fundao de Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilizao sobre o barbarismo.
(Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade na Civilizao Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003, p. 37.)

a) A partir do texto, diferencie o imprio Romano dos imprios ibricos modernos. b) Quais as polticas praticadas pelas monarquias ibricas na Era Moderna que caracterizam a intolerncia religiosa? 10. Nada mais presente na vida cotidiana da coletividade do que a oratria, que partilha com o teatro a caracterstica de ser a manifestao cultural mais popular e mais praticada na Atenas clssica. A civilizao da Atenas clssica uma civilizao do debate. As reaes dos atenienses na Assembleia eram influenciadas por sua experincia como pblico do teatro e vice-versa. Trata-se de uma civilizao substancialmente oral. O grego era educado para escutar. O caminho de Scrates a Aristteles ilustra perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade civilizao da escrita, que corresponde, no plano poltico e social, passagem da cidade-estado ao ecumenismo helenstico.
(Adaptado de Agostino Masaracchia, La prosa grecadel V e del IV secolo a.C.. In: Giovanni DAnna (org.). Storiadellaletteraturagreca. Roma: TascabileEconomici Newton, 1995, p. 52-54.)

a) O que significava brbaro na Atenas Clssica? b) Segundo o texto, o que o Parthenon e seus mrmores significavam? c) Explique por que a apropriao desses mrmores pelos ingleses se d no sculo XIX. 15. Comente a Democracia ateniense, destacando a excluso da mulher, dos metecos e dos escravos.

A escolha de quem pensa!

Gabarito
1. Fatores referentes Antiga Repblica Romana: Guerras de conquistas na Repblica Romana, propiciando a entrada de grande nmero de escravos nas reas rurais e urbanas, fazendo concorrncia ao trabalho livre dos plebeus. Empobrecidos e arruinados, esses plebeus migram para as cidades, engrossando a populao da plebe urbana, tornandose clientes dos patrcios; Grande concentrao de plebeus empobrecidos nas cidades romanas, no perodo republicano, levando-os a se colocarem sob a proteo dos patrcios, em troca da execuo de determinadas obrigaes. Tornavam-se, assim, seus clientes; Dificuldades econmicas enfrentadas pelos plebeus aps as guerras de conquistas ocorridas no perodo republicano, levando-os a se colocarem como clientes dos patrcios, de quem recebiam proteo e auxlio para sua sobrevivncia, em troca da execuo de determinadas obrigaes. Fatores referentes ao Brasil: Perodos colonial e monrquico: Estruturao da sociedade patriarcal fundamentada na posse da terra e de escravos, na qual os parentes pobres, pequenos proprietrios e prestadores de servios dependiam da proteo dos grandes senhores, de quem se tornavam clientes, em troca de fidelidade e obrigaes. Perodo republicano: Concentrao do poder econmico nas mos dos coronis, que tambm assumiam grande poder poltico. Os que ficavam fora dessa esfera de poder, a exemplo dos componentes das classes desprivilegiadas, especialmente nas reas rurais, dependiam de favores e proteo dos coronis. Estes, por sua vez, exigiam fidelidade de voto e participao a seu lado nas disputas polticas ou de terras que aconteciam nessas reas brasileiras. Laos de dependncia fortalecidos tambm mediante as relaes de compadrio.

b) Caminha expressa um objetivo religioso, de catequizao (apesar de ainda ter sido realizado o Conclio de Trento e de no existir a ordem dos jesutas). O objetivo econmico pode ser compreendido pelo sentido da colonizao, ou seja, obter riquezas nas reas colnias. A obteno e acumulao de riqueza eram a base do mercantilismo, que pressupunha que a riqueza de uma nao era definida pelo acmulo de metais preciosos e que estes poderiam ser obtidos a partir da intensificao do comrcio de produtos tropicais na Europa. a) Porque o mar Mediterrneo era a principal via de circulao de navios do mundo antigo, integrando diferentes regies e povos da Europa, sia e frica. b) Muitos historiadores contemporneos apontam como causa para a expanso das cidades gregas no sculo VII a.C, necessidades comerciais e o grande crescimento demogrfico que se iniciara no final do Perodo Homrico. Porm, h discordncia quanto aos motivos comerciais, pois muitas das regies colonizadas no tinham nenhum atrativo comercial para os gregos. Observa-se que bons portos, excelentes pontos para o desenvolvimento da atividade comercial, no foram ocupados por nenhuma colnia grega, indicando que nem sempre o objetivo mercantil era o principal para a expanso das cidades. Assim sendo, pode-se apontar que o principal motivo da expanso territorial grega tenha sido a busca de uma soluo para a crise decorrente da exploso populacional iniciada no sculo VIII a.C. As condies geogrficas da rea continental da Grcia, um solo pouco frtil e pedregoso e o relevo montanhoso, no atendiam as demandas de uma populao crescente. Esse movimento conhecido como Segunda Dispora Grega. a) As cidades-Estados conservavam sua autonomia poltica, embora culturalmente formassem uma unidade. b) A mudana ocorrida se relaciona com a guerra contra os persas, que exigiu certa unidade entre as cidades-Estados efetivada com a formao da Liga de Delos, liderada por Atenas. Doravante, Atenas se aproveitaria da liga para impor seu domnio sobre as demais cidades-Estados. O expansionismo ateniense seria contraposto ao poderio de Esparta na guerra do Peloponeso, cujo resultado seria o enfraquecimento do conjunto de cidades-Estados, o que facilitou a conquista da Grcia pelos macednios. A estrutura social da sociedade antiga privilegiava a riqueza e o cio, duas caractersticas vistas como virtudes. A vida e a dignidade do homem no so medidas pelo seu trabalho, mas por sua habilidade em viver de renda. A vida ociosa permite o tempo necessrio de se dedicar a tarefas reservadas para aqueles moralmente dignos, que enaltecem a existncia humana, tais como a filosofia e o servio pblico. A hierarquia social da sociedade antiga foi baseada na diviso entre aqueles com meios de garantir seu sustento sem ter que trabalhar e os demais, que desenvolviam tarefas braais ou servios considerados menos dignos. Assim, o trabalho visto como obrigao relegada queles que, por causa de sua condio social, so incapazes de contribuir para o desenvolvimento humano, uma condio perniciosa sociedade antiga. O poder poltico na sociedade antiga estava altamente limitado e reservado para aqueles que viviam de renda e dedicavam a vida ociosidade. a) No campo da religio, o cristianismo, oficializado no Imprio Romano pelo imperador Teodsio em 391 atravs do Edito de Tessalnica, sobreviveu queda de Roma e consolidou-se como religio dominante na Europa Medieval, sobretudo devido converso dos povos brbaros. O cristianismo constituiu-se como um dos elementos de unidade cultural da Europa Medieval. b) No campo da lngua, o latim sobreviveu como lngua oficial da Igreja e idioma culto, mesmo deixando de ser idioma corrente, pois na Idade Mdia conviveu com os idiomas brbaros.

5.

6.

2. O texto refere-se o temor de despovoamento de Roma,

na medida em que a explorao das reas colonizadas tornava-se atraente para diversos romanos das mais diversas profisses. O controle sobre vastas reas na frica e Europa e a disponibilidade de mo de obra escrava determinou o deslocamento de milhares de indivduos, dada a ideia de maior possibilidade de enriquecimento.

7)

3.

a) Segundo o texto a Ilada retrata uma grande aventura militar, durante a Guerra de Tria, quando povos gregos desenvolveram uma poltica de expanso. A Odisseia retrata a relao amistosa entre os povos gregos, num contexto marcado pela expanso do comrcio. b) Tanto os fencios como os gregos antigos se organizavam politicamente em cidades-estado, ou seja, as cidades eram unidades polticas soberanas e no estavam subordinadas a um governo central. Isso significa que para essas duas sociedades, o fato de pertencerem a um povo no significou a formao de uma nao. Na antiguidade, fala-se em povo fencio, mas no existiu um Estado fencio e o mesmo ocorreu com os gregos, pois tratamos de povo grego ou da mitologia grega e no existiu a Grcia enquanto Estado. a) Homero descreve a sociedade dos ciclopes do ponto de vista grego, ou seja, destacando as caractersticas das cidades gregas, que valorizavam a soberania, com suas formas prprias de organizar o poder e definir a participao dos cidados, a partir de uma tica poltica. Caminha tambm se utiliza de uma tica prpria para definir e entender os nativos da Amrica, a partir de um ponto de vista religioso, cristo, uma vez que a religiosidade tinha papel preponderante na formao cultural europeias, em particular Ibrica. 8.

4.

A escolha de quem pensa!

9.

a) Desde a origem de Roma, os romanos j cultuavam vrios deuses e ao longo dos sculos, assimilaram diversas influncias religiosas. A expanso territorial e o advento do Imprio levaram incorporao de cultos orientais, alm daqueles de origem helenstica. O cristianismo sofreu perseguies, pois os cristos negavam o carter divino do imperador. Quanto aos imprios ibricos, durante sua formao, Portugal e Espanha eram leais Igreja Catlica e empenhavam-se no propsito cruzadista de expanso da f catlica impondo a religio aos povos de seus domnios. b) Nas reas conquistadas e colonizadas pelos pases ibricos, o catolicismo foi imposto aos nativos por meio da catequese realizada por missionrios, sobretudo os jesutas. Tambm foram significativas a atuao da Inquisio como instrumento de combate s eventuais prticas consideradas herticas e prtica dos espanhis de construrem igrejas sobre as runas de templos das civilizaes pr-colombianas.

- O fato de algumas comunas medievais apresentarem autonomia poltica como a verificada nas poleis grega. b) Aspectos especficos de cada uma delas: - A cidade grega antiga apresentava-se de forma mais dispersa e possua um carter mais urbanstico. J a cidade medieval caracterizava-se pela aglomerao de edifcios que, em muitos casos, eram local de moradia e trabalho. Alm disso, seu espao era delimitado por muralhas. - Quanto s estruturas sociais, na cidade antiga predominava o poder de uma aristocracia vinculada terra. Na cidade medieval, devido ao desenvolvimento do comrcio (simultneo ao das cidades), setores vinculados s atividades mercantis detinham o poder poltico e a disseminavam novos valores, com nfase na liberdade, em contraposio aos valores calcados na submisso e dependncia, tpicos da sociedade feudal.

10. a) Na democracia anteniense, os cidados participavam diretamente da vida pblica, atuando nos debates sobres as questes polticas, e envolviam-se praticamente da mesma forma nas apresentaes das tragdias e comdias. A oratria, comum s duas situaes, possua valor relevante, tanto para a reflexo sobre questes polticas, quanto sobre valores morais. b) O perodo helenstico caracterizou-se pela formao de um vasto imprio de carter universal, diferentemente do regionalismo da Atenas clssica. A democracia foi superada pelo centralismo autocrtico de Alexandre, o Grande. A cultura helnica, fundamentada no racionalismo, foi superada ao se fundir cultura oriental, na qual se sobressaa a suntuosidade e o realismo excessivo, dando lugar cultura helenstica.

14. a) Para os atenienses, brbaro era todo aquele que no fosse grego ou aquele que no possusse a cultura grega. De modo pejorativo, o termo designava a inferioridade cultural dos que pertencessem a outros povos, quando comparados com o termo helnico (grego). b) De acordo com o texto, o Parthenon e seus mrmores simbolizavam a superioridade da cultura helnica em relao aos demais povos, considerados pelos gregos como brbaros. c) Durante a fase imperialista das potncias industriais no sculo XIX, as principais potncias, em particular Inglaterra e Frana, devido ao poder e pretensa superioridade cultural em relao aos demais povos, se apropriaram dos tesouros arqueolgicos e artsticos dos pases considerados mais fracos, sobretudo onde se desenvolveram grandes civilizaes na antiguidade.

11. A legitimidade poltica de um Imperador Romano era oriunda da soberania popular: do poder que lhe era delegado pelo povo e pelo Senado. Ele no ocupava o trono na qualidade de seu proprietrio, mas como mandatrio da coletividade encarregado por ela de dirigir a Repblica. Mesmo que um descendente substitusse ao pai imperador, essa substituio no era assegurada pelo princpio da sucesso dinstica, tal como veremos no Absolutismo. A legitimidade poltica de um rei absolutista, ao contrrio, era oriunda do poder divino. Um rei era proprietrio de um reino, que era seu patrimnio familiar legtimo. Esse poder era transmitido a um descendente que lhe sucedia pelo princpio da hereditariedade.

15. A democracia ateniense foi instituda por Clstenes a partir de 510 a.C. com reformas que estabeleceram o direito de cidadania independentemente de nascimento ou renda. Porm, considerava-se cidado apenas os homens livres maiores de 18 anos, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses, excluindo-se dos direitos polticos as mulheres, os escravos e os estrangeiros (Metecos).

Aula 2 Alta Idade Mdia Oriental e Ocidental


01. Leia o trecho abaixo a responda ao que se pede. Quando Maom fixou residncia em Yatrib, teve incio uma fase decisiva na vida do profeta, em seu empenho de fazer triunfar a nova religio. A cidade de Yatrib, que doravante seria chamada Medina (cidade do profeta), tornou-se sede ativa de uma comunidade da qual Maom era o chefe espiritual e temporal. a) Que tipo de Estado (forma de governo) foi criado por Maom na Arbia por volta de 615 e, posteriormente, adotado em vrias regies conquistadas pelo Isl? b) Cite e analise UMA SEMELHANA e UMA DIFERENA entre a religio muulmana e a religio crist durante a Idade Mdia. 02. Entre os sculos V e VI, as monarquias romano-germnicas foram se consolidando como entidades polticas independentes nos territrios do extinto Imprio Romano

12. A colonizao grega dos sculos VIII e VII a.C., relaciona-se ao processo conhecido como Segunda Dispora, vinculado desintegrao do sistema gentlico (dos genos). J a colonizao do continente americano resultou da Expanso Martimo-Comercial Europeia, inserida no contexto da transio feudo-capitalista. No caso da colonizao grega, surgiram cidades-Estado que mantinham relaes comerciais com a metrpole, mas no se subordinavam economia da segunda e a produo baseava-se no escravismo antigo. Quanto s colnias americanas da Idade Moderna,no dispunham de autonomia econmica, pois estavam inteiramente subordinadas aos interesses da metrpole. Nelas empregava-se o trabalho escravo, porm em moldes capitalistas, isto , associado acumulao primitiva de capitais.

13. a) Aspectos comuns: - Os vnculos entre a rea urbana e seu entorno rural; - O fato de as cidades constiturem centros de trocas comerciais, salvo algumas excees, como no caso de Esparta;

A escolha de quem pensa!

do Ocidente. Cite alguns exemplos dessas monarquias, apontando as principais caractersticas que as vinculam, em termos ideolgicos e culturais, tradio baixoimperial romana. 03. No incio do sculo XIV, o inquisidor Bernardo Guy escreveu um Manual do Inquisidor, no qual descrevia como se ingressava na seita hertica que ficou conhecida pelo nome de pseudoapstolos: Perante algum altar, na presena de membros da seita, o candidato se despe de suas roupas, como sinal de renncia a tudo que possui, para seguir com perfeio a pobreza evanglica. Tambm se exige que ele prometa no obedecer a nenhum mortal, mas s a Deus, como se fosse um apstolo sujeito apenas a Cristo e a ningum mais.
(Adaptado de NachmanFalbel, Heresias medievais. So Paulo: Perspectiva, 1977, p. 66.)

06. At o sculo XII, a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas; vivendo num ambiente guerreiro, no se lhe atribua outra funo alm de procriar. A sua situao no era mais favorvel do ponto de vista espiritual; a Igreja no perdoava Eva por ter levado a humanidade perdio e continuava a ver em suas descendentes os aclitos lbricos do demnio.
(Adaptado de Pierre Bonassie, Amor corts, em Dicionrio de Histria Medieval. Lisboa: Publicaes D. Quixote, 1985, p. 29-30.)

a) Identifique no texto as razes para a mulher ser considerada inferior na sociedade medieval. b) Quais caractersticas da sociedade medieval configuraram um ambiente guerreiro at o sculo XII? 07. A partir do sculo IX, aumentou a circulao da cincia e da filosofia vindas de Bagd, o centro da cultura islmica, em direo ao reino muulmano instalado no Sul da Espanha. No sculo XII, apesar das divises polticas e das guerras entre cristos e mouros que marcavam a pennsula ibrica, essa corrente de conhecimento virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundaes do Renascimento no mundo cristo. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano Rafael, A escola de Atenas (1509), o pintor daria a Averris, sbio muulmano da Andaluzia, um lugar de honra, logo atrs do grego Aristteles, cuja obra Averris havia comentado e divulgado.
(Adaptado de David Levering Lewis, Gods Crucible: Islam and the Making of Europe, 570-1215. New York: W. W. Norton, 2008, p. 368-69, 376-77.)

a) Por quais razes essa heresia era uma ameaa para a Igreja do perodo? b) Caracterize a relao entre o poder religioso e o poder temporal na baixa Idade Mdia. 04. A Idade Mdia, na Europa, foi caracterizada pelo aparecimento, apogeu e decadncia de um sistema econmico, poltico e social denominado feudalismo. Esse sistema comeou a se estruturar na Europa, ao final do Imprio Romano do Ocidente (sculo V), atingiu seu apogeu no sculo X e registrou-se o seu declnio ao final do sculo XV.
(MELLO; COSTA, 1994, p. 235).

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o sistema econmico e poltico-administrativo que caracterizou o feudalismo na Europa, indique uma caracterstica do seu apogeu, no sculo X, e um fator responsvel pelo seu declnio no final do sculo XV. Sculo X apogeu: Sculo XV declnio:

a) Identifique no texto dois aspectos da relao entre cristos e muulmanos na Europa medieval. b) Relacione as caractersticas do Renascimento cultural europeu redescoberta dos valores da Antiguidade clssica. 08. Leia o texto a seguir. A Igreja, arcabouo principal da sociedade, tenta estabelecer uma ordem menos selvagem e procura convenc-los, antes, a ajudar Deus a manter a paz na terra, do que a semear o terror.
DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nosso medos. So Paulo: Unesp, 1999, p. 98-99.

05. Durante os sculos XII e XIII, a introduo de novos mtodos de trabalho agrcola, de tecnologias, de plantio e desenvolvimento da pecuria provocou o crescimento econmico da sociedade feudal, que produziu cada vez mais alimentos. Entre o sculo 1000 e 1300, est estimado que a produo de alimentos na Europa e sua populao dobraram. O crescimento econmico tambm criou as bases para o desenvolvimento de atividade comercial, cultural e para a expanso de cidades. As transformaes introduzidas na sociedade feudal estimularam tambm mudanas nas relaes sociais e polticas. Porm, ao se entrar no sculo XIV, o perodo de crescimento econmico e avanos tecnolgicos rapidamente deu lugar fome e doena. a) Apresente quatro exemplos de novos mtodos de tecnologia e produo agrcola que foram introduzidos na sociedade feudal durante os sculos XII e XIII. b) Cite quatro razes para a crise e o declnio da sociedade feudal na Europa no sculo XIV. c) Que grande epidemia ocorrida no sculo XIV reduziu drasticamente a populao europeia?

A citao faz referncia relao entre a Igreja Catlica e os cavaleiros na Europa crist, por volta do ano 1000. Responda o que se pede a seguir. a) Qual a relao entre o direito de herana prevalecente e o terror semeado pelos cavaleiros? b) Cite os dois movimentos liderados pela Igreja que visavam estabelecer uma ordem menos selvagem. Explique-os. c) Explique como os cavaleiros poderiam ajudar Deus a manter a paz na terra.

09. No feudalismo, a organizao da sociedade baseavase em vnculos de dependncia pessoal como os de vassalagem e servido.

A escolha de quem pensa!

Descreva o que eram e como funcionavam, na sociedade feudal, a) a vassalagem; b) a servido.

a) romana. b) germnica. 13. Em 1478, o Papa Sisto IV assinou uma bula, atravs da qual fundou uma nova Inquisio na Espanha. Redigida como resposta s peties dos Reis catlicos, essa bula atribua a difuso das crenas e dos ritos judaicos entre cristos-novos de Castela e Arago tolerncia dos bispos e autorizava os reis a nomear trs inquisidores para cada uma das cidades ou dioceses dos reinos. Esse poder concedido aos prncipes era at ento reservado ao Papa.
(Adaptado de Francisco Bethencourt, Histria das Inquisies. Portugal, Espanha e Itlia. Lisboa: Crculo de Leitores, 1994, p. 17.)

10. Os motivos que levaram Colombo a empreender a sua viagem evidenciam a complexidade da personagem. A principal fora que o moveu nada tinha de moderna: tratava-se de um projeto religioso, dissimulado pelo tema do ouro. O grande motivo de Colombo era defender a religio crist em todas as partes do mundo. Graas s suas viagens, ele esperava obter fundos para financiar uma nova cruzada.
(Adaptado de Tzvetan Todorov, Viajantes e Indgenas, em Eugenio Garin. O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presena, 1991, 233.)

a) Segundo o texto, quais foram os objetivos da viagem de Colombo? b) O que foram as cruzadas na Idade Mdia? 11.

a) A partir do texto, identifique os aspectos que definem a novidade da Inquisio fundada pelo papa Sisto IV. b) Quais as mudanas vividas pelos judeus na Espanha entre os sculos XV e XVI? 14. Em 1348 a peste negra invadiu a Frana e, dali para a frente, nada mais seria como antes. Uma terrvel mortalidade atingiu o reino. A escassez de mo de obra desorganizou as relaes sociais e de trabalho. Os trabalhadores que restaram aumentaram suas exigncias. Um rogo foi dirigido a Deus, e tambm aos homens incumbidos de preservar Sua ordem na Terra. Mas foi preciso entender que nem a Igreja nem o rei podiam fazer coisa alguma. No era isso uma prova de que nada valiam? De que o pecado dos governantes recaa sobre a populao? Quando o historiador comea a encontrar tantas maldies contra os prncipes, novas formas de devoo e tantos feiticeiros sendo perseguidos, porque de repente comeou a se estender o imprio da dvida e do desvio.
(Adaptado de Georges Duby, A Idade Mdia na Frana (9871460): de Hugo Capeto a Joana Darc. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992, p. 256-258.)

(Catedral de Saint Denis, Frana, 1144, saint-denis.monuments-nationaux.fr/)

Essa oposio entre o alto e o baixo expressa na construo dos castelos fortificados e das catedrais muito importante na Idade Mdia. Corresponde, evidentemente, oposio entre o cu e a terra, entre l em cima e aqui em baixo. da que vem a importncia dada a elementos como a muralha e a torre. As igrejas medievais possuem, geralmente, torres extraordinrias. As casas dos habitantes ricos das aldeias tambm tinham torres (...).
Jacques Le Goff. A Idade Mdia explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

a) A partir do texto, identifique de que maneira a peste negra repercutiu na sociedade da Europa medieval, em seus aspectos econmico e religioso. b) Indique caractersticas da organizao social da Europa medieval que refletiam a ordem de Deus na Terra. 15. Se, para o historiador, a Idade Mdia no pode ser reduzida a uma Idade das Trevas, para o senso comum, ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um perodo de prticas e instituies brbaras. Com base na afirmao acima, indique e descreva a) duas contribuies relevantes da Idade Mdia. b) duas prticas ou instituies medievais lembradas negativamente.

A partir da imagem e do texto, indique: a) Um estilo arquitetnico medieval que corresponda descrio. b) A relao entre poder poltico e religioso na Idade Mdia.

Gabarito
1. a) Estado teocrtico/Estado muulmano. b) Semelhana: O candidato poder destacar entre outros aspectos: ambas as religies so monotestas fazem referncia ao mesmo Deus; ambas tm um carter expansionista e ideal de converso; ambas pregam a destruio de imagens de religies pags em reas convertidas; ambas apresentam dissenses poltico-religiosas no seu interior.

12. Sabe-se que o feudalismo resultou da combinao de instituies romanas com instituies brbaras ou germnicas. Indique e descreva no feudalismo uma instituio de origem

A escolha de quem pensa!

Diferena: O candidato poder destacar entre outros aspectos: os calendrios (o cristianismo inaugurou um novo calendrio e o islamismo reformulou o cristo); as localizaes geogrficas (o centro do imprio cristo era Roma e o do isl na Arbia); os lugares sagrados (Meca); Maom era o ltimo profeta de Jesus, mas no era um ser divino); os diferentes livros sagrados (Bblia e Alcoro). A desintegrao do Imprio Romano do Ocidente foi acompanhada pela formao dos chamados Reinos Brbaros, de origem germnica. O mais importante foi o Reino Franco, a partir do governo de Clvis. Convertido ao cristianismo e aliado Igreja Catlica procurou reconquistar as antigas reas do Imprio e refaz-lo. Nesse sentido, chocou-se com outros reinos e seus sucessores procuraram conter o avano dos muulmanos na Europa. Na mesma poca destacou-se o Reino dos Visigodos na Pennsula Ibrica, tambm vinculado ao cristianismo de origem romana a e Igreja Catlica. Sucumbiu no incio do sculo VIII, com a invaso dos mouros. a) Por que colocava o indivduo em contato direto com Deus e, portanto, desprezava a importncia da Igreja Catlica. Segundo a instituio religiosa, a Igreja era a formada pelos representantes de Deus na terra e a nica que poderia guiar e salvar os homens. b) A baixa idade mdia um perodo caracterizado por transformaes, poca das cruzadas e do renascimento comercial e urbano. Para a maioria dos autores, esse perodo coincide com a formao das monarquias nacionais, quando o poder real tendeu a se fortalecer, o que implicou em perda do espao por parte da Igreja Catlica. Ao mesmo tempo, as relaes entre reis e papas se redefiniram, pois a Igreja e a religio foram importantes instrumentos dos governantes para reforar seu poder e isso pode ser entendido como um equilbrio entre os poderes temporal e religioso. Sculo X apogeu: vigncia das relaes de suserania e vassalagem; complexa hierarquia feudal, baseada nas relaes de dependncia entre os diferentes papis representados pela nobreza; confirmao do poder figurativo dos reis; fortalecimento da sociedade estamental, legitimada pela ideologia catlica expressa na Cidade de Deus de Santo Agostinho. fortalecimento do feudalismo como modo de produo: terra/ servido/economia fechada e autossuficiente. Sculo XV declnio: crescimento demogrfico na Europa Ocidental criando novas demandas de consumo; renascimento das cidades e ocorrncia de lutas visando autonomia por parte das mais fortes e desenvolvidas; revoluo comercial na rea europeia/mediterrnea, trazendo novas prticas financeiras e comerciais; mudanas na estrutura social com a formao da burguesia comercial; guerra dos Cem Anos; peste Negra; formao das monarquias nacionais e expanso martimocomercial. Durante os sculos XII e XIII, foram introduzidos na sociedade feudal novos mtodos de cultivo, com a introduo de aros que possibilitaram arar o solo pesado. Os agricultores dessa sociedade adotaram mtodos asiticos de utilizar cavalos para arar a terra ao invs do boi, tornando o processo mais rpido, e introduziram o cultivo de feijo e legumes para repor os nutrientes no solo.

2.

Foram introduzidos novos mtodos de pastagem do gado, o que permitiu a fertilizao do solo. Por sua vez, o excesso de gros, l e outros produtos permitiu que agricultores trocassem o que no seria consumido por implementos (aros, foices etc.) feitos com ao que tambm aumentaram a produtividade. O aumento da produtividade e do consumo de alimentos estimulou a expanso da populao. As razes do rpido declnio da produtividade agrcola e da economia feudal no sculo XIV refletem uma combinao de mltiplos fatores, tais como a fome e a incapacidade da produo de alimentos de acompanhar o crescimento populacional, as guerras entre senhores feudais, a transmisso de epidemias como a peste bubnica, principalmente nas regies mais populosas das rotas de comrcio, e a crescente intransigncia e demandas dos senhores feudais sobre os agricultores obrigados a pagar tarifas cada vez mais elevadas para sustentar modos de vida que no condiziam com o nvel de produtividade. a) De acordo com o texto, a mulher era inferiorizada por ser considerada incapaz no manejo de armas e por ser considerada herdeira de Eva, responsvel pela perdio da humanidade, o que na perspectiva da religiosidade medieval, tornava-a naturalmente pecadora. b) As guerras medievais estavam associadas a diversos motivos, quais sejam, as disputas territoriais, saques, questes polticas e religiosas, rivalidades familiares e aumento de poder. Pode-se destacar as guerras contra os invasores brbaros, as disputas por feudos e as Cruzadas, batalhas entre cristos e muulmanos. a) De acordo com o texto, pode-se considerar como aspectos da relao entre cristos e muulmanos na Idade Mdia, a transmisso conhecimentos da antiguidade clssica dos muulmanos ao ocidente cristo e presena islmica na pennsula ibrica deu origem guerra da Reconquista. b) O Renascimento assim chamado em virtude da redescoberta e revalorizao das referncias culturais da antiguidade clssica durante a passagem da Idade Mdia para a Idade Moderna, destacando-se o racionalismo, o antropocentrismo, o individualismo e o naturalismo. Uma vez que apenas o primeiro filho dos senhores feudais herdava o feudo (direito de primogenitura), os demais deveriam buscar outras formas de subsistncia. Portanto, ser um cavaleiro era o destino de muitos nobres despossudos. Aproveitando-se da posse das armas, esses nobres semeavam o terror por meio de constantes guerras e de aes violentas, como espoliar vilarejos, extorquir camponeses, saquear colheitas, sequestrar senhores em busca de resgate e assaltar nas estradas. Na tentativa de diminuir os conflitos e de se proteger dessas aes, a Igreja Catlica instituiu a Paz de Deus (pax Dei) e as Trguas de Deus (tregua Dei) em fins do sculo X e princpios do sculo XI, visando diminuir a selvageria da cavalaria. O movimento conhecido por Paz de Deus ameaava de excomunho e punio divina os cavaleiros que atacassem, roubassem ou extorquissem os que no pudessem se defender (eclesisticos, mulheres nobres desacompanhadas, camponeses e camponesas e desprotegidos em geral). J as Trguas de Deus proibiam os cavaleiros de guerrear nos dias religiosos da semana (das noites de quinta-feira at segunda-feira pela manh - lembrana da Paixo de Cristo) e em datas importantes do calendrio litrgico (Advento, Quaresma, Pscoa, Pentecostes). De acordo com a Igreja, Deus esperava que a ordem e a paz terrenas refletissem a ordem e a paz celestes. Construiu-se, assim, o discurso de que cada grupo social deveria cumprir seu papel: os nobres guerreavam, o clero orava e os servos trabalhavam (frmula celebrada por Adalberon de Laon, no incio do sculo XI). Os cavaleiros, por conseguinte, no deveriam usar das armas para espoliar os pobres, mas para fazer justia e manter a ordem. Nesse mesmo contexto, foram

6.

3.

7.

4.

Caractersticas: 8.

5.

Fatores responsveis:

A escolha de quem pensa!

inauguradas as cruzadas (1095). Perdurando at o sculo XIII, essas expedies militares e religiosas canalizaram para fora do centro da Europa catlica as disputas por terras e riquezas que motivavam as aes dos cavaleiros, alm de servir de justificativa para a coeso da comunidade catlica, unida em oposio a um inimigo externo. Dessa forma, os cavaleiros tornaram-se agentes de Deus, combatendo os infiis e reconquistando territrios considerados sagrados. O controle da violncia por meio da cristianizao da cavalaria foi fundamental para consolidar o poder da Igreja Catlica, assim como para manter o sistema feudal. 9. a) A vassalagem era a submisso de um indivduo denominado vassalo a um senhor ou suserano, jurando-lhe fidelidade e trabalho em troca de proteo e um lugar no sistema de produo. As redes de vassalagem estendiam-se por vrias regies, sendo o rei o suserano mais poderoso. Tinha por base a concesso de um feudo, feita pelo suserano ao vassalo e implicava em fidelidade, lealdade e reciprocidade entre ambos. b) Servido feudal, consistia na relao de dependncia entre o campons (servo) preso s terras de um feudo e o senhor feudal. O primeiro devia ao segundo obrigaes, pagas com parte da produo (talha) e trabalho (corveia), entre outras. Em contrapartida, o senhor devia proteo ao servo e famlia dele.

14. a) A peste negra insere-se no contexto da crise do sculo XIV e considerada uma manifestao do esgotamento do sistema feudal. Quanto ao aspecto econmico, as altas taxas de mortalidade ocasionaram a escassez de mo de obra, levando superexplorao dos servos pelos senhores feudais e s consequentes revoltas camponesas, destacando-se as jacqueries, alm de mudanas nas relaes de trabalho. Tais eventos acabaram por gerar a crise do trabalho servil. Outro efeito da mortalidade foi a reduo do mercado em um contexto de retomada do comrcio que, juntamente paralisao das rotas terrestres, em decorrncia particularmente da Guerra dos Cem Anos, estimularam a Expanso Martima e Comercial Europeia. Quanto ao aspecto religioso, a peste serviu de argumento para perseguies aos grupos considerados herticos, culpados de atrair a ira divina, em razo de as interpretaes sobre a peste estarem inseridas mentalidade medieval marcada pelo cristianismo. b) A concepo de sociedade, na Europa medieval, era determinada pela Igreja e fundamentada no teocentrismo. Assim sendo,a sociedade era estratificada, composta de trs ordens: o clero, os que rezam; a nobreza, os que combatem; e os camponeses, os que trabalham.

15. a) Entre as contribuies da Idade Mdia para a posteridade, podem-se destacar: - A preservao e difuso da filosofia clssica; - A inveno de um novo tipo de arado, a charrua, e a utilizao da rotao trienal (rodzio de campos). b) Entre as prticas ou instituies que conferiram Idade Mdia a denominao de Idade das Trevas, conceito este formulado no Renascimento e reforado pelo Iluminismo, podem-se destacar: - As limitaes ao desenvolvimento das cincias, uma vez que experimentos qumicos eram associados bruxaria; - As aes violentas da Inquisio para impor os valores e poder da Igreja, vista como monopolizadora do saber.

10. a) De acordo com o texto, Colombo pretendia obter recursos para organizar uma nova Cruzada, evidenciado a finalidades religiosas no seu mpeto para as suas viagens. b) Expedies militares organizadas pelos cristos da Europa Ocidental contra os mulumanos do Oriente Prximo, considerados infiis, sob o pretexto da reconquista de Jerusalm, a Terra Santa para a Cristandade.

11. a) A imagem corresponde ao estilo gtico, estilo arquitetnico que se desenvolveu entre os sculos XII e XV, na Idade Mdia, caracterizado pela leveza estrutural na iluminao das naves do interior do edifcio, em contraposio massividade e deficiente iluminao interior das igrejas romnicas, pela assimetria de algumas catedrais, pela ulitizao de rosceas e do arco ogival.nos portais e vitrais. Desenvolveu-se fundamentalmente na arquitetura eclesistica (catedrais, monastrios e igrejas). b) Durante a Idade Mdia, a Igreja Catlica influenciava o modo de pensar, a educao e as formas de comportamento. Tambm tinha grande poder econmico, pois possua considerveis extenses de terras. Em decorrncia desses poderes, exercia tambm o poder poltico, verificado na submisso de reis e nobres autoridade do Papa.

Aula 3 Transio da Idade Mdia para a Idade Moderna


01. Nos sculos XIV e XV, o Ocidente cristo passou por crises que levaram ao declnio do modelo social, econmico e poltico ento vigente. Sobre esse perodo, responda as questes a seguir. a) A que modelo se refere o enunciado acima? b) Cite quatro caractersticas do modelo acima referido. 02. Leia os fragmentos a seguir. um pas onde as videiras so atadas com salsichas e onde por um dinheiro se compra uma pata e um patinho. H l um monte que todo de puro queijo parmeso gratinado; e os seus habitantes passam o tempo a fazer maccheroni e ravili. Corre perto um rio de vinho branco que no tem nem uma gota de gua!
BOCCIO, Decamern. Apud DELUMEAU, Jean. A civilizao do Renascimento. Lisboa: Estampa, 1994, v. 2. p.18. [Adaptado].

12. a) A servido feudal, caracterizada pelo vnculo dos camponeses terra, teve origem no colonato surgido durante o Baixo Imprio Romano. b) As relaes de suserania e vassalagem entre os nobres feudais, tm suas origens no comitatus, tradio germnica de alianas militares que estabeleciam laos de fidelidade entre os chefes tribais e seus guerreiros.

13. a) A novidade foi a transferncia do poder de nomeao dos inquisidores para os reis catlicos, o que antes era restrito aos papas. Esse fato evidencia o fortalecimento dos laos entre a Coroa espanhola e a Igreja, alm do fortalecimento da monarquia espanhola. b) A partir de 1492, tornou-se obrigatria, na Espanha, a converso dos judeus ao cristianismo. Muitos, para escapar das eventuais perseguies, fugiram para outras regies europeias. Outros, adotaram a f crist, originando os chamados cristos-novos.

O Ocidente medieval um universo da fome.


LE GOFF, Jacques. A civilizao do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1995, v.1. p. 280.

A escolha de quem pensa!

A descrio de Boccio refere-se a um tema recorrente do imaginrio medieval, o Pas de Cocanha. Explique como essa descrio se relaciona afirmao do historiador Jacques Le Goff.

06. Na Europa Ocidental, durante a Idade Mdia, o auge do feudalismo (sculo X ao XIII) coincide com o auge da servido. Explique a) no que consistia a servido. b) por que a servido entrou em crise e deixou de ser dominante a partir do sculo XIV. 07. Ao longo da Baixa Idade Mdia, a Igreja (com o papa frente) e o Estado (com o imperador ou rei frente) mantiveram relaes conflituosas como, por exemplo, durante a chamada Querela das Investiduras, nos sculos XI e XII, e a transferncia do papado para Avignon, no sul da Frana, no sculo XIV. Sobre essa disputa, indique a) os motivos. b) os resultantes e sua importncia ou significao histrica. 08. Grandes so as alegrias - que acontecem no lugar Quando Cid conquista Valena - e entra na cidade. Os que foram a p - cavaleiros se fazem; E as outras riquezas - quem as poderia contar? Todos eram ricos - quantos os que ali estavam. Meu Cid don Rodrigo - a quinta mandou tomar, Do lucro do saque - ele tinha trinta mil marcos; E de outras riquezas - quem poderia contar?

03. Conforme lembrou Marc Bloch, o recurso maquinaria era apenas um meio de os monges se conservarem disponveis para o mais importante, o essencial, quer dizer, o Opus Dei, a orao, a vida contemplativa. Longe de ser uma instalao corrente, o moinho era uma raridade, uma curiosidade, e a sua construo por monges passava, aos olhos contemporneos, mais como prova de saber quase sobrenatural, quase traumatrgico dos monges, do que como exemplo de sua habilidade tcnica. (...) Este trabalho monstico tem, sobretudo, aspecto penitencial. porque o trabalho manual se liga queda, maldio divina e penitncia, que os monges, penitentes profissionais, penitentes de vocao, penitentes por excelncia, devem dar esse exemplo de mortificao.
(Jacques Le Goff. Para um novo conceito de Idade Mdia, 1993.)

a) Quem exercia o trabalho manual na Europa na Idade Mdia? Quais valores predominavam em relao ao trabalho manual? b) Cite um exemplo de valorizao do trabalho manual na Idade Mdia europeia. 04. Leia, com ateno, as consideraes sobre o movimento conhecido como Cruzadas e, em seguida, faa o que se pede. Guerra proclamada pelo Papa em nome de Cristo e travada como iniciativa do prprio Cristo para a recuperao da propriedade crist ou em defesa da Cristandade contra inimigos externos. O movimento das Cruzadas era em certo sentido uma extenso da guerra que estava sendo travada contra os muulmanos na Espanha e na Siclia.
(LOYN, H.R. Dicionrio da Idade Mdia)

(VILAR, Pierre. Ouro e Moeda na Histria: 1450-1920. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 46.)

O Cantar del mio Cid, escrito no ano de 1110, constitui-se em um exemplo significativo da pica medieval. O texto narra as aventuras e adversidades do nobre castelhano Rodrigo Diaz de Vivar na grande mobilizao dos reinos cristos da Pennsula Ibrica para a retomada das regies mantidas pelos mouros. Tendo em vista que a reconquista de Granada pelos castelhanos se realiza em 1492, apresente dois exemplos que caracterizam a influncia que a reconquista de Granada exerceu sobre a conquista da Amrica.

a) Cite uma motivao de ordem religiosa e outra de ordem socioeconmica para o incio das Cruzadas. b) Cite e analise duas repercusses do movimento das Cruzadas para o ocidente medieval. 05. Podemos ver nas heresias dos sculos XII e XIII uma tentativa de apontar os erros e os desvios da Igreja, como sua interveno no poder secular custa de sua misso espiritual. A natureza da sociedade feudal crist conduzia viso da heresia como quebra da ordem divina e social. A heresia era uma falta grave, equivalente, no plano religioso, quebra de um juramento entre um vassalo e seu senhor, de tal modo que infidelidade religiosa e social se confundem.
(Adaptado de NachmanFalbel, Heresias medievais. So Paulo: Perspectiva. 1977, p. 13-15.)

09. O crescimento demogrfico na Europa medieval, a partir do sculo XII, provocou a destruio de milhares de hectares de florestas. Atualmente, surgiu a noo de Endemismo: nome que se aplica a espcies animais e vegetais que ocorrem apenas num determinado lugar. Por exemplo, 80% das espcies de Madagascar so endmicas e esta ilha africana esta passando por grande devastao florestal. A capacidade de interveno das sociedades humanas sobre o meio ambiente alterouse profundamente desde a Idade Mdia. Explique as causas desta alterao e suas consequncias para a vida do planeta. 10. Filho de comerciantes italianos da cidade de Assis, ele mudou no s o conceito de santidade e devoo, mas a atitude da Igreja e dos leigos diante do sagrado, na virada do sculo XII para o sculo XIII. Uma das figuras religiosas mais cultuadas do Ocidente, ele considerado por muitos o santo mais moderno da Igreja, servindo de inspirao para os movimentos sociais da atualidade. Tomando como ponto de partida o texto anterior, responda s questes propostas.

a) Identifique no texto duas caractersticas das heresias dos sculos XII e XIII. b) Como a Igreja reprimia as heresias na Idade Mdia? c) Como as reformas religiosas do sculo XVI contestaram a autoridade da Igreja?

A escolha de quem pensa!

a) A quem o texto se refere? b) Apresente uma caracterstica da economia e uma da religio no perodo em que ele difundiu suas ideias. c) Por que muitas pessoas consideram que as ideias desse santo podem servir como inspirao para movimentos sociais do mundo atual? 11. No contexto das invases brbaras do sculo X, os bispos da provncia de Reims registraram: S h cidades despovoadas, mosteiros em runas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens so semelhantes aos peixes do mar que se devoram uns aos outros. Naquele tempo, as pessoas tinham a sensao de viver numa odiosa atmosfera de desordens e de violncia. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma poca conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbaes.
(Adaptado de Marc Bloch, A sociedade feudal. Lisboa: Edies 70, 1982, p. 19.)

Gabarito
1. Nos sculos XIV e XV, a Europa medieval foi atingida por srias crises polticas, econmicas e sociais, dentre as quais se destacam a peste negra, a crise agrcola e as revoltas camponesas, que findaram por levar a um lento declnio do feudalismo, que era o modelo social, poltico e econmico que organizava a sociedade da poca, abrindo caminho para um novo modelo de sociedade que ir se organizar ao longo a Idade Moderna. O feudalismo, ou modelo feudal, tinha como caractersticas principais: a descentralizao poltica, as relaes de suserania e vassalagem, uma intensa hierarquizao social, a servido, a economia baseada na agricultura, o feudo como unidade bsica da economia e a hegemonia do pensamento catlico. O mundo medieval era assolado pelo medo da fome e pela prpria fome. Em muito isso se devia fragilidade das tcnicas de produo e estrutura econmica. A fome atingia a todos, mas, sobretudo, os camponeses expostos pobreza e insuficincia de sua auto-subsistncia, j que o excedente de sua produo era apropriado pela classe senhorial. Alm disso, no mundo medieval, no havia um sistema de armazenagem e de distribuio de trigo (tal como no mundo romano), o que agravava a situao. nesse perodo que se desenvolvem o sonho do Pas de Cocanha e os mitos das comezainas e que se propagam as lendas dos milagres alimentares, tornando-se importante tema do imaginrio medieval. Em meio fome e misria, toda uma civilizao sonhava com esses pases e parasos de abundncia alimentar. a) Na Europa Medieval, o trabalho manual na era exercido, sobretudo, pelos camponeses submetidos, em sua maioria, condio de servos. A Igreja determinava os papis sociais e se utilizava de preceitos bblicos como, vais comer o fruto do vosso suor, para justificar otrabalho manual como destinado terceira ordem por determinao divina. b) Pode-se mencionar que em decorrncia do Renascimento Comercial e Urbano no final da Idade Mdia, o trabalho artesanal ganhou impulso e sua valorizao pode ser verificada com o surgimento das Corporaes de Ofcio, das quais participavammestres, oficiais e aprendizes ligados produo artesanal. Tais corporaes, visavam o controle da produo e seu comrcio nas localidades onde se estabeleciam. a) 1. O aluno dever citar uma motivao de ordem religiosa do movimento das Cruzadas tal como: a recuperao de terras santas tomadas pelos muulmanos e a retomada da cidade de Jerusalm, entre outras de mesma natureza. 2. O aluno dever citar uma motivao de ordem scioeconmica do movimento das Cruzadas tal como: a busca de novos territrios; o excedente populacional e o processo de expanso comercial, entre outras de mesma natureza. b) O aluno dever citar e analisar duas repercusses do movimento das cruzadas tais como: o domnio europeu das rotas comerciais do Mediterrneo; a expanso das atividades comerciais e urbanas como feiras; o desenvolvimento dos setores sociais urbanos como a burguesia e a maior presena de elementos culturais de origem oriental na Europa, entre outras. a) Negao da autoridade papal e condenao da vida mundana do clero secular. b) Atravs dos Tribunais de Inquisio erecorrendo excomunho. c) No reconhecendo o Papa como representante de Deus na Terra e contestando a interferncia da Igreja em questes polticas dos Estados nacionais.

2.

a) Estabelea as relaes entre as invases brbaras e o surgimento do feudalismo. b) Identifique duas instituies romanas que contriburam para a formao do feudalismo na Europa medieval. Explique o significado de uma delas. 12. Identifique e explique DOIS ELEMENTOS MARCANTES da influncia da Igreja dominante na sociedade medieval. 13. Segundo o historiador indiano K. M. Panikkar, a viagem pioneira dos portugueses ndia inaugurou aquilo que ele denominou como a poca de Vasco da Gama da histria asitica. Esse perodo pode ser definido como uma era de poder martimo, de autoridade baseada no controle dos mares, poder detido apenas pelas naes europeias.
(Adaptado de C. R. Boxer, O Imprio Martimo Portugus, 14151835. Lisboa: Edies 70, 1972, p 55.)

3.

a) Quais fatores levaram expanso martima europeia dos sculos XV e XVI? b) Qual a diferena entre o domnio dos portugueses no Oriente e na Amrica? 14. Mercantilismo o nome normalmente dado poltica econmica de alguns Estados Modernos europeus, desenvolvida entre os sculos XV e XVIII. Indique a) duas caractersticas do Mercantilismo. b) a relao entre o Mercantilismo e a colonizao da Amrica. 15. No auge do Imprio espanhol (segunda metade do sculo XVI e primeira do XVII), dizia-se que o Sol nunca se punha em seus domnios. O mesmo poderia ser dito do Imprio ingls no sculo XIX. Indique as principais caractersticas a) do Imprio espanhol. b) do Imprio ingls.

4.

5.

10

A escolha de quem pensa!

6.

a) Na servido caracterstica do feudalismo, os camponeses fixavam-se a uma propriedade territorial sob a dependncia e proteo de um senhor, devendo ao proprietrio (senhor feudal) obrigaes costumeiras em gneros ou em trabalho. b) No sulo XVI, as altas taxas de mortalidade,em decorrncia da Peste Negra, que reduziam a oferta de mo de obra, aliadas s revoltas camponesas decorrentes da superexplorao dos servos, contriburam para que o trabalho servil fosse substitudo por novas relaes de trabalho. O arrendamento das terras aos camponeses passou a ser em troca de rendas em dinheiro e no mais em obrigaes e em algumas terras, empregava-se o trabalho assalariado. Acrescenta-se ainda que no entorno das cidades que comeavam a ressurgir ou crescer, expandiram-se as terras comunais, nas quais os trabalhadores eram livres. a) A disputa pela hegemonia poltica entre a Igreja e o Estado durante a Idade Mdia na Europa Feudal, refletia o conflito entre o poder temporal do Estado, representado pelo rei, e o espiritual, representado pelo Papa. O ltimo porm, por exercer um poder supranacional em decorrncia da influncia da Igreja na vida social e cultural por toda a Europa Ocidental, se sobrepunha aos reis assumindo tambm o poder temporal. b) A partir da fomao nas Monarquias Nacionais durante a Baixa Idade Mdia, houve o declnio do poder papal frente ao poder real. Nesse mesmo contexto, as transformaes econmicas, sociais e culturais pelas quais passava a Europa Ocidental fragilizaram a hegemonia cultural da Igreja, contribuindo para o enfraquecimento do poder papal. O carter predatrio das conquistas, evidenciado na retratao da pilhagem das riquezas dos inimigos presente na narrativasobre a conquista de Granada, pode ser observado na conquista da Amrica pelos espanhis, sobretudo quando da conquista dos imprios Asteca e Inca. O esprito cruzadista para a expanso da f crist, esteve presente no s nas iniciativas de Colombo, quando da capitao de recursos e pessoas para o seu empreendimento, como tambm no processo de conquista da Amrica, diferenciando-se porm no contexto das Reformas Religiosas, orientado para a catequese dos nativos, por no se tratar de uma guerra contra infiis, mas de cooptar fiis para o catolicismo, diante do avano do protestantismo na Europa. As alteraes no meio ambiente promovidas pela ao humana partir da Idade Mdia, devem-se inicialmete pelas prprias demandas decorrentes do crescimento populacional. Porm, o advento e desenvolvimento da economia de mercado, cujo auge caracteriza-se pela industrializao combinada agricultura em larga escala, tornou destrutiva, em muitos casos, a explorao dos recursos naturais. Com efeito, tem-se verificado nos ltimos anos uma preocupante diminuio de recursos naturais essenciaiscomo a gua potvel, a reduo da diversidade e alteraes climticas alarmantes no planeta.

c) So Francisco considerado por muitos um ecologista, por seu cuidado com a natureza; um anticonsumista, por sua opo pela simplicidade; um feminista, pela relao que estabeleceu com Santa Clara e a ordem das clarissas. considerado tambm pacifista, pela sua defesa da noviolncia. Tambm criticou os ricos e defendeu os humildes.

11. a) As invases brbaras no sculos IX e X, notadamente as invases normandas (vikings), associadas s invases sarracenas e magiares, contriburam para acentuar o processo de ruralizao das populaes da Europa Ocidental, decorrendo da, a consolidao das relaes feudais de produo que j vinham se configurando desde as invases germnicas no sculo V. b) As vilas (Villae) propriedades rurais voltadas para a auto-suficincia e colonato, modalidade de meao que possibilitava a fixao do campons terra, atravs da hereditariedade.

7.

12.1. Os privilgios dos senhores e a explorao dos servos e plebeus, justificados pela Igreja. 2. O justo preo. 3. Educao especializada para formao do clero e da nobreza. 4. As Cruzadas.

8.

13. a) A Expanso Martima e Comercial Europeia nos sculos XV e XVI decorreu das demandas geradas pelo desenvolvimento do comrcio no final da Idade Mdia. Dentre os fatores que a estimularam pode-se apontar: a escassez de metais preciosos na Europa, pois as minas europeias no conseguiam atender a demanda estimulada pelo crescimento das trocas monetrias e era preciso, portanto, encontrar novas minas fora do continente; a aliana entre o rei e a burguesia, pois ambos almejavam respectivamente a valorizao do comrcio e a conquista de novos domnios visando centralizao do poder; a procura de um caminho para as ndias (Oriente), pois desde o sculo XI as cidades de Gnova e Veneza dominavam as rotas de comrcio no Mediterrneo Oriental e os avanos tecnolgicos do sculo XV. b)As feitorias foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, sobretudo na frica e no Oriente, que os portugueses construram para centralizar e, assim, dominar o comrcio dos produtos locais para o reino. No Brasil, durante o perodo pr-colonial tambm foi adotado o sistema de feitorias para a explorao do pau-brasil. Com a colonizao efetivada a partir de 1530, Portugal estimulou a produo aucareira orientada para exportao.

9.

14. a) So caractersticas do Mercantilismo: metalismo (acumulao de metais preciosos), balana comercial favorvel, intervencionismo estatal na economia, protecionismo alfandegrio e sistema colonial. b) A explorao de colnias na Amrica constitua-se num dos meios de acumulao mercantilista para os Estados Nacionais Modernos da Europa, pois as colnias eram, de um lado, fornecedoras de gneros tropicais, negociados no mercado europeu, de matrias-primas e metais amoedveis, e por outro, consumidoras de manufaturas, alm de integrarem o lucrativo trfico negreiro.

10. a) A Francisco de Assis que desempenhou um papel decisivo no impulso das novas ordens mendicantes, difundindo um apostolado voltado para a nova sociedade crist durante a Baixa Idade Mdia. b) A Baixa Idade Mdia, foi um perodo de grandes transformaes, de expanso econmica e de ampliao do comrcio em vrias partes da Europa. Do ponto de vista religioso, este perodo caracterizou-se pelas crticas riqueza da Igreja e ao comportamento do clero e pelo surgimento de doutrinas herticas contrrias aos dogmas da Igreja, que passou a persegui-las e para recuperar sua imagem, estimulou as ordens mendicantes, como a dos franciscanos.

15. a) O Imprio Espanhol associa-se ao contexto do colonialismo da Idade Moderna, concentrou-se no continente americano, vinculava-se a acumulao primitiva de capitais e ao mercantilismo, foi montado para atender as necessidades econmicas do Estado absolutista, baseou-se na explorao de metais preciosos e gneros tropicais em razo do Pacto

A escolha de quem pensa!

11

Colonial, as colnias no desfrutavam de eliminando qualquer possibilidade de autonomia. b) O Imprio Ingls associa-se ao neocolonialismo do sculo XIX (Idade Contempornea), concentrou-se na frica e na sia, vinculava-se ao capitalismo industrial e monopolista e baseou-se na explorao de matrias-primas, constituio de mercados e reas de expanso de capitais, necessidades econmicas do Estado liberal burgus; os domnios eram divididos colnias, protetorados e Estados soberanos associados Comunidade Britnica (Commonwealth)

Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade um presente do cu, e cada indivduo da mesma espcie tem o direito de gozar dela logo que goze da razo. Toda autoridade (que no a paterna) vem duma outra origem, que no a da natureza. Examinando-a bem, sempre se far remontar a uma dessas duas fontes: ou a fora e violncia daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe so submetidos, por um contrato celebrado ou suposto entre eles e a quem deferiram a autoridade.
DIDEROT, Denis. Autoridade poltica. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de Histria. Lisboa: Pltano, 1977.

Aula 4 Idade Moderna


01. Explique as condies que tornaram Portugal o primeiro pas europeu a iniciar a Expanso Martima. 02. O Renascimento, como expresso de concepes inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o cientfico da civilizao europeia ocidental. Partindo dos conhecimentos sobre o movimento renascentista, indique uma concepo, relativa a cada grupo indicado, responsvel por modificaes na mentalidade da poca. Concepo inovadora de artistas: escritores: cientistas: 03. Atualmente, o ataque de piratas africanos a navios comerciais um grave desafio ao comrcio internacional. Desde a antiguidade, piratas e corsrios so presena permanente nos mares, desafiando potncias e provocando insegurana nos navegantes. Em relao a esse fato, responda ao que se pede: a) Qual a diferena entre piratas e corsrios? b) Qual foi a motivao da rainha britnica Elisabeth I ao apoiar os saques de corsrios ingleses? 04. A formao das Monarquias Nacionais na Europa, entre os sculos XV e XVIII, resultou da superao de antigas prticas feudais e do estabelecimento de novos princpios. A partir dessa afirmao, identifique uma dentre as prticas superadas e um novo princpio estabelecido para a formao das referidas monarquias.

O primeiro documento data de 1708, ao passo que o segundo faz parte da Enciclopdia, cujos volumes foram publicados entre 1751 e 1780. Ambos os escritos tratam do poder poltico e da relao entre governantes e governados, expressando perspectivas distintas. Nesse sentido, identifique e explique os princpios presentes em cada um dos documentos, que definiram a relao entre governantes e governados.

06. Nada havendo de maior sobre a terra, depois de Deus, que os prncipes soberanos, e sendo por Ele estabelecidos como seus representantes para governarem os outros homens, necessrio lembrar-se de sua qualidade, a fim de respeitar-lhes e reverenciarlhes a majestade com toda a obedincia, a fim de sentir e falar deles com toda a honra, pois quem despreza seu prncipe soberano despreza a Deus, de Quem ele a imagem na terra.
BODIN, J. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. Histria moderna atravs de textos. So Paulo: Contexto, 1999. p. 61-62.

O documento citado refere-se a uma forma de governo existente na Europa na Idade Moderna. Sobre ela, responda: a) Qual era esta forma de governo? b) Como era justificada ideologicamente?

07. Os palcios de fada eram um incndio de luzes, antes que a plida madrugada deixasse ver as monstruosas serpentes de fumo espraiando-se sobre Coketown. Um barulho de sapatos pesados na calada, um tilintar de sinetas e todos os elefantes melancolicamente loucos, polidos e oleados para a rotina diria, recomeavam a sua tarefa. Stephen, atento e calmo, debruava-se sobre o seu tear, formando como os outros homens perdidos naquela floresta de mquinas um contraste com a mquina poderosa com que trabalhava. Umas tantas centenas de operrios na fbrica, umas tantas centenas de cavalos-vapor de energia. Sabe-se at ao mais pequeno pormenor aquilo que a mquina capaz de fazer. No existe qualquer mistrio na mquina, porm, no mais mesquinho dentre esses homens existe um mistrio jamais decifrado. O dia clareou e mostrou-se l fora, apesar das luzes brilhantes do interior. As luzes apagaram-se e o trabalho continuou. L fora, nos vastos ptios, os tubos de escapamento do vapor, os montes de barris e ferro-velho, os montculos de carvo ainda acesos, cinzas, por toda parte, amortalhavam o vu da chuva e do nevoeiro.

05. Leia e compare os documentos. O trono real no o trono de um homem, mas o trono do prprio Deus. Trs razes fazem ver que a monarquia hereditria o melhor governo. A primeira que o mais natural e se perpetua por si prprio. A segunda razo que esse governo o que interessa mais na conservao do Estado e dos poderes que o constituem: o prncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para seus filhos. A terceira razo retira-se da dignidade das casas reais.
BOSSUET, Jacques-Bnigne. A poltica inspirada na Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de Histria. Lisboa: Pltano,1977. (Adaptado).

12

A escolha de quem pensa!

O trabalho continuou at a sineta tocar o meio-dia. Mais barulho de sapatos nas caladas. Os teares, as rodas e as mos paravam durante uma hora. Stephen saiu do calor da fbrica para o frio e a umidade da rua molhada. Vinha cansado e macilento. Dando as costas ao seu bairro e aos companheiros, levando apenas um naco de po, dirigiu-se colina, onde residia o seu patro numa casa vermelha com persianas pretas, cortinas verdes, porta de entrada negra, onde se lia Bounderby, numa chapa de cobre.
(Charles Dickens. Tempos difceis. So Paulo: Clube do Livro, 1969.)

altas no deveriam andar carros nem outras coisas similares, mas apenas gentis-homens; pelas baixas deveriam andar carros e outras coisas somente para uso e comodidade do povo. De uma casa a outra, deixando a rua baixa no meio, por onde chegam vinho, lenha, etc. Pelas ruas subterrneas estariam as estrebarias e outras coisas ftidas. A cidade descrita por Leonardo j , de certa forma, utopia: uma exigncia completamente racional que espera ser traduzida na prtica.
Carlos Eduardo Ornelas BERRIEL. Cidades utpicas do renascimento. http://cienciaecultura.bvs.br./pdf/cic/v56n2/a21v56n2.pdf

a) Identifique o contexto histrico descrito no texto. b) A partir da interpretao do texto, escreva sobre os aspectos econmicos e sociais do contexto histrico citado. 08. Com a Reforma e a Contra-Reforma, os dois protagonistas principais de uma e de outra foram Calvino e Incio de Loyola. Comente o papel e a importncia de a) Calvino para o protestantismo. b) Incio de Loyola para o catolicismo. 09. A CIDADE IDEAL Em 1485, uma peste matou quase a metade da populao de Milo, na Itlia. No final dos anos 1480, Leonardo da Vinci transferiu-se para l e, entre outros projetos, dedicou-se a planejar a cidade ideal, tema e preocupao regular do Renascimento. Quase cinco sculos depois, a busca utpica da cidade ideal prosseguia, manifesta em projetos urbanos como o de Braslia. Uma cidade, ou melhor, um lugar, um stio urbano fixado sobre uma perspectiva que desdobra sobre o olhar o leque simtrico de suas linhas de fuga. A imagem de uma praa deserta, grosseiramente retangular, pavimentada de mrmore policrmico, cercada em trs de seus lados pela fachada de palcios e de casas burguesas; e um edifcio de forma circular, com dois planos superpostos de colunas e uma cobertura cnica, ocupa o centro.
Sobre A cidade Ideal de Urbino. Hubert DAMISCH. Lorigine de la perspective. Paris: Flammarion, 1993, p. 192

Compara-se [...] Braslia com as duas cidades ideais de Le Corbusier [arquiteto modernista suo, 1887-1965]. Notem-se as similaridades explcitas entre ambas e Braslia: o cruzamento de vias expressas; as unidades de moradia com aparncia e altura uniformes, agrupadas em superquadras residenciais com jardins e dependncias coletivas; os prdios administrativos, financeiros e comerciais em torno do cruzamento central; a zona de recreao rodeando a cidade. O pedigree de Braslia evidente.
James HOLSTON. A cidade modernista: uma crtica de Braslia e sua utopia. So Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 38

FIGURA 1: Artista desconhecido. Painel A cidade Ideal de Urbino. GalerieNationaledes Marches. http://www.itis-einstein.roma. it/sforzinda/citta.htm FIGURA 2: Leonardo da Vinci: esquema de via de circulao e edifcios, em dois nveis, para a cidade ideal (c. 1485). Elke BUCHHOLZ. Leonardo da Vinci. Vida y Obra. Barcelona: Konemann, 2000, p. 36 FIGURA 3: Braslia. http://www.skyscraperlife.com

(...) o modelo urbanstico de Leonardo da Vinci, um desenho de cidade perfeita, detalhava como deveriam ser as ruas, casas, esgotos, etc. Pelas ruas

A partir dos textos e imagens apresentadas, escreva um texto sobre a ideia de cidade ideal no Renascimento e no mundo atual, considerando:

A escolha de quem pensa!

13

- sua relao com as preocupaes humanistas e racionalistas do Renascimento cultural e com as concepes de arte que se afirmaram na poca de Leonardo; - as semelhanas de objetivos do urbanismo renascentista com o urbanismo modernista que resultou na cidade de Braslia, capital brasileira.

14. Um prncipe desejoso de conservar-se no poder tem de aprender os meios de no ser bom.
MAQUIAVEL, N. O Prncipe. In: WEFFORT, Francisco. Os clssicos da poltica. So Paulo: tica, 1993. p.37.

10. J fiz planos de pontes muito leves... Sou capaz de desviar a gua dos fossos de um castelo cercado... Conheo meios de destruir seja que castelo for... Sei construir bombardas fceis de deslocar... galerias e passagens sinuosas que se podem escavar sem rudo nenhum... carros cobertos, inatacveis e seguros, armados com canhes... Estou, sem dvida, em condies de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifcios pblicos ou privados como para conduzir gua de um stio para outro... E em trabalhos de pintura ou na lavra do mrmore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportaro o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for.
(DELUMEAU, Jean. A civilizao do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1984, vol. I, p. 154.)

Com Nicolau Maquiavel (1469-1527), constitui-se um novo pensamento poltico, crtico em relao aos critrios que fundamentavam a legitimidade do prncipe medieval. Explique por que o pensamento poltico moderno excluiu a bondade como critrio legitimador do poder do prncipe.

15. Na segunda metade do sculo XVIII, as teorias polticas do absolutismo que defendiam um governo forte, em que a razo do Estado estaria acima de qualquer outro ideal, passaram a ser contestadas e criticadas. Os intelectuais dessa poca anunciavam uma nova sociedade, uma nova concepo de Estado e novos valores condizentes com o momento histrico. A partir dessa afirmao, indique uma mudana poltica, uma econmica e uma social decorrentes da expanso das novas concepes que se contrapunham diretamente aos princpios fundamentais do Antigo Regime. Elabore a sua resposta, utilizando o quadro a seguir, confrontando a situao antiga (Antigo Regime) com a situao resultante da modificao indicada.
Mudanas Princpios do Antigo Regime Novos Valores/Ideias

Esse texto um fragmento da carta que Leonardo da Vinci escreveu solicitando trabalho na corte de Ludovico, o Mouro, em 1482. Nele explicita-se a relao inequvoca entre trabalho intelectual e poder poltico. a) Apresente duas caractersticas especficas do conhecimento humano poca do Renascimento. b) Apresente um exemplo concreto e revelador da relao entre conhecimento cientfico e poder na sociedade atual. Fundamente sua resposta.

Poltica

Econmica

11. No contexto do Renascimento, os valores modernoburgueses ganham destaque, tais como o humanismo, o naturalismo e o individualismo. Analise as principais caractersticas do Humanismo. 12. Entre os sculos XV e XVI, ocorreu a transio da Idade Mdia para a Idade Moderna. Sintetize as principais caractersticas do perodo Moderno. 13. Considerado um dos mais famosos e copiados pintores dos primrdios do Barroco, Michelangelo Merisi de Caravaggio foi bastante requisitado durante a ContraReforma. Observe a imagem a seguir, do quadro Jantar em Emmaus, pintado por ele em 1596.

Social

Gabarito
1. Portugal foi favorecido por uma srie de fatores: sua posio geogrfica privilegiada, pois sendo voltada para o Atlntico, era parada obrigatria de rota de comrcio; sua centralizao poltica consolidada ainda no sculo XIV; e o seu desenvolvimento tcnico na rea nutica que permitiu o domnio nas artes da navegao. Concepes inovadoras de artistas: tcnicas de perspectiva, de tridimensionalidade, introduzindo a impresso de realismo; incluso de paisagens da natureza; influncia do humanismo na reproduo de formas humanas; temas religiosos revestidos de percepo humanista. Concepes inovadoras de escritores: humanismo, destacando-se as emoes humanas; textos em lnguas nacionais, abordando temas profanos e das culturas locais; reviso crtica de textos clssicos; incluso de temas polticos. Concepes inovadoras de cientistas: valorizao da observao e da experincia; influncia do humanismo, libertando o estudo do universo e da Terra; abordagens de estudos no campo da fsica e no da medicina.

2.

a) A partir da observao da imagem, comente duas caractersticas presentes no Barroco. b) Estabelea uma relao entre o Barroco e a ContraReforma.

14

A escolha de quem pensa!

3.

a) Espera-se que o candidato possa apontar as seguintes diferenas: - Piratas so grupos autnomos de navegadores que buscam a riqueza por meio de saques de navios ou regies. - Corsrios so navegadores autorizados por meio de Misso de Governo ou Carta de Autorizao a saquear navios de outra nao inimiga. b) Espera-se que o candidato aponte os seguintes interesses da Rainha Elisabeth I: - Enfraquecer militarmente e economicamente a Espanha, inimiga dos ingleses; - Combater o catolicismo; - Angariar as riquezas do Novo Mundo para a Coroa Britnica. Sculo XV ao XVIII.

8.

a) Joo Calvino, ao estabelecer a Teoria da Predestinao, em que a salvao eterna estaria condicionada ao sucesso material, criou uma tica religiosa estimuladora das prticas capitalistas e portanto, sintonizada s transformaes econmicas e sociais que se verificavam no incio da Idade Moderna, contribuindo significativamente para a ruptura da unidade crist em torno da Igreja Catlica. b) Incio de Loyola organizou a Companhia de Jesus, em reao s crticas que as ordens religiosas catlicas vinham recebendo no contexto das reformas religiosas. Os jesutas tiveram por funo, resgatar a credibilidade da Igreja, organizar a educao europeia e a catequizao dos indgenas no Novo Mundo. A concepo de cidade ideal na poca Renascentista pode ser explicada a partir de um conjunto de fatores, quais sejam: - A influncia dos valores da Antiguidade Clssica que levaram retomada dos padres estticos da arquitetura greco-romana; - A eliminao ou minimizao dos problemas sanitrios e de funcionalidade das cidades medievais, cacterizados pela precariedade dos edifcios, os esgotos a cu aberto e as ruas estreitas; - A influncia do racionalismo e o humanismo presentes nas concepes de filsofos, artistas e cientistas quanto soluo de todos os problemas. As semelhanas de objetivos do urbanismo renascentista com o urbanismo modernista que resultou na cidade de Braslia, podem ser identificadas quanto: ao arrojo dos projetos em relao s respectivas pocas, amplitude das vias de circulao e quanto organizao do espao urbanizado, particularmente a setorizao das prticas econmicas, administrativas e sociais.

4.

9.

Prticas superadas: economia agrcola e autossuficiente; autonomia de feudos e cidades; hierarquia social estamental; poder pessoal do senhor feudal; cultura teolgica subordinao universalidade da Igreja Catlica. Princpios estabelecidos: nfase na cultura racional e cientfica; centralizao do poder na pessoa do Rei; fortalecimento das relaes comerciais; desenvolvimento dos centros urbanos forta-lecimento da burguesia; adoo de lngua, moeda e legislao nacionais; soberania do Estado no territrio nacional; exrcito permanente; flexibilizao da sociedade estamental com a ascenso da burguesia comercial. O princpio que orienta o primeiro documento o do direito divino dos Reis; j, no segundo, o princpio orientador o da razo iluminista. Para os defensores do Absolutismo, como Jacques-BnigneBossuet (1627-1704), o poder poltico dos Reis emanava de Deus, sendo, portanto, um poder divino e determinado pelo nascimento (a hereditariedade sustentava a sucesso dinstica). Isso significa que a legitimidade dos monarcas indiscutvel e natural, constituindo, ento, uma relao entre governantes e governados, na qual o primeiro tem autoridade e o segundo deve-lhe obedincia e fidelidade, na categoria de sdito. Para os iluministas, em geral, e para Diderot (1713-1784), em particular, tal como se pode deduzir da leitura do fragmento, o poder poltico no algo natural ou tomado como uma herana divina, uma vez que os homens, amparados pela razo, devem gozar de sua liberdade. Por isso, a relao entre governo e governado depende de fonte distinta: a fora (o uso da violncia) e o consentimento (o contrato). a) Absolutismo monrquico. b) Os principais idelogos do Absolutismo defendiam a soberania do Estado sobre o indivduo, por meio de teses como a do direito divino e da soberania do Estado. A primeira tese pressupunha que o poder do rei provinha diretamente de Deus e contestar o soberano significava opor-se vontade divina. A segunda tese defendia que as leis de uma nao dependiam exclusivamente da vontade do rei, representante supremo do Estado. a) Trata-se da primeira fase da Revoluo Industrial (sculo XVIII), que se caracterizou pela transio do sistema de produo artesanal domstico para o sistema fabril. b) Dentre os aspectos econmicos da Revoluo Industrial, pode-se destacar a consolidao do capitalismo e a consolidao da separao entre capital e trabalho. Dentre os aspectos sociais, o surgimento do proletariado e o fortalecimento da burguesia.

10. a) O racionalismo e o antropocentrismo. b) Entre vrios exemplos, pode-se mencionar o domnio da produo de energia nuclear e seu uso como instrumento de guerra. sabido que o uso da bomba atmica pelos Estados Unidos nos ataques a Hiroshima e Nagasaki ao final da Segunda Guerra Mundial, foi uma demonstrao de sua capacidade blica Unio Sovitica, com o propsito de conter as pretenses de expanso do comunismo. Em tempos recentes, a Coria do Norte e o Ir se aprimoraram na produo de material nuclear para finalidades blicas e, sob o argumento de serem capazes de produzir armas nucleares, vm confrontando as determinaes internacionais de proibio desse tipo de armas e notadamente, a hegemonia dos Estados Unidos no cenrio internacional.

5.

6.

11. Podem ser apontadas como caractersticas essenciais do humanismo, a valorizao do homem em todos os seus aspectos, situando-o como o centro do Universo (antropocentrismo) e a retomada dos valores da cultura clssica (greco-romana). 12. A Idade Moderna, perodo entre os sculos XV e XVIII, pode ser considerada um longo perodo de transio do feudalismo para o capitalismo, pois ao mesmo tempo que o segundo se estruturava, elementos do primeiro se preservaram at o sculo XVIII. Nesse perodo, foram fatos marcantes a fase comercial (mercantilista) do capitalismo, o Absolutismo Monrquico, a Expanso Martima e Comercial Europeia, o Renascimento Cultural, a Reforma Protestante, a formao e estruturao do Sistema Colonial e ainda a Primeira Revoluo Industrial, o Iluminismo, a Independncia dos Estados Unidos e a Revoluo Francesa. Pode-se mencionar ainda, em relao aos aspectos sociais do perodo, o fortalecimento da burguesia e perda de poder da nobreza e do clero, na medida em que se consolidava o capitalismo.

7.

A escolha de quem pensa!

15

13. a) Observa-se na obra a intensidade da luz que procura dar dinamismo e evidncia aos personagens e a composio em diagonal que no caracterstica fundamental do barroco, mas um recurso utilizado com alguma frequncia no estilo. Acrescenta-se ainda, a rigidez do contraste claro-escuro. b) A arte barroca foi colocada a servio da Contra-Reforma, na medida em que a pintura e a escultura, incorporadas arquitetura nas igrejas do perodo, tinham finalidade didtica, ou seja, a evangelizao atravs da imagem, contribuindo, assim, para incutir nos fiis os valores do catolicismo.

02. Na Inglaterra, por volta de 1640, a monarquia dos Stuart era incapaz de continuar governando de maneira tradicional. Entre as foras sociais que no podiam mais ser contidas no velho quadro poltico, estavam aqueles que queriam obter dinheiro, como tambm aqueles que queriam adorar a Deus seguindo apenas suas prprias conscincias, o que os levou a desafiar as instituies de uma sociedade hierarquicamente estratificada.
(Adaptado de Christopher Hill, Uma revoluo burguesa?. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, vol. 4, n 7, 1984, p. 10.)

14. H uma crtica noo de bom governo, fundamental para o pensamento poltico medieval. Segundo essa noo, o rei deveria ser portador de virtudes crists, morais e principescas. O prncipe deveria ser amado por seus governados. Para Maquiavel, o rei bom, portador de virtudes morais e religiosas, corre o risco de perecer e perder o seu reino. Sua crtica se dirige ineficincia do rei bom em conservar o poder. Para manter os principados, sobretudo os recmconquistados, at alcanar respeito e legitimidade entre seus sditos, ele tem de aprender os meios de no ser bom. A partir do sculo XVI, com Maquiavel, o pensamento poltico se desliga da moral e da religio. Maquiavel substitui na poltica a categoria bondade pela eficcia. 15. Observe o quadro a seguir: Mudanas Princpios do Antigo Regime
- Direito Divino dos Reis

a) Conforme o texto, que valores se contrapunham forma de governo tradicional na Inglaterra do sculo XVII? b) Quais foram as consequncias da Revoluo Inglesa para o quadro poltico do pas? 03. Em 21 de novembro de 1806, em Berlim, Napoleo Bonaparte assinou um decreto, em que se estabeleciam as bases do que ele prprio denominou Bloqueio Continental. Leia este trecho desse decreto: Considerando [...] Que a Inglaterra considera inimigo todo indivduo que pertence a um Estado inimigo e, por conseguinte, faz prisioneiros de guerra no somente as equipagens dos navios armados para a guerra, mas ainda as equipagens das naves de comrcio e at mesmo os negociantes que viajam para os seus negcios; [...] Decretamos o que segue: Artigo 1 As Ilhas Britnicas so declaradas em estado de bloqueio, Artigo 2 Qualquer comrcio e qualquer correspondncia com as Ilhas Britnicas ficam interditados [...] Artigo 3 Qualquer indivduo, sdito da Inglaterra, qualquer que seja sua condio, que for encontrado nos pases ocupados por nossas tropas ou pelas tropas de nossos aliados, ser constitudo prisioneiro de guerra. Artigo 4 Qualquer loja, qualquer mercadoria, qualquer propriedade pertencente a um sdito da Inglaterra ser declarada boa presa. Artigo 5 O comrcio de mercadorias inglesas proibido, e qualquer mercadoria pertencente Inglaterra, ou proveniente de suas fbricas e de suas colnias declarada boa presa. Campo Imperial de Berlim, 21 de novembro de 1806. A partir da leitura desse trecho e considerando outros conhecimento sobre o conflito, explique as diferenas relacionadas s polticas praticadas pela Frana e pela Inglaterra.

Novos Valores/Ideias
- Constitucionalismo - Diviso dos Poderes Liberalismo / Democracia - Estado Burgus - Liberalismo Econmico - Liberdade de Comrcio - Capital Industrial - Sociedade de classes - Poder da burguesia - Trabalhadores assalariados

Poltica

- Absolutismo - Estado Aristocrtico - Mercantilismo /

Econmica

Colonialismo - Exclusivo Comercial - Capital Comercial - Sociedade de ordens - Poder da aristocracia

Social

- Trabalhadores servis e escravos no mundo colonial

Aula 5 Sculos XVII e XVIII


01. O sculo XVIII considerado o sculo das revolues burguesas, assim como foi tambm um perodo de grandes convulses populares, rurais e urbanas. Para o historiador George Rud, apesar da prosperidade econmica que Frana e Inglaterra viviam, o motim da fome continuava sendo a expresso constante e tpica do descontentamento popular, tanto no campo como na cidade.
(Rud, G. A multido na histria. Rio de Janeiro: Campus, 1991, p. 22).

04. No sculo XVIII, surgiram novas ideias que despertaram o interesse de muitos adeptos que rejeitavam as tradies e almejavam explicaes racionais para compreender os fenmenos naturais e sociais. Como ficaram conhecidos os pensadores desse perodo e de que modo esses pensadores influenciaram monarcas e ministros europeus? 05. Na Europa, at o sculo XVIII, o passado era o modelo para o presente e para o futuro. O velho representava a sabedoria, no apenas em termos de uma longa experincia, mas tambm da memria de como eram as coisas, como eram feitas e, portanto, de como deveriam ser feitas. Atualmente, a experincia acumulada no

Comente as causas da fome na Europa do sculo XVIII, apesar da prosperidade.

16

A escolha de quem pensa!

mais considerada to relevante. Desde o incio da Revoluo Industrial, a novidade trazida por cada gerao muito mais marcante do que sua semelhana com o que havia antes.
(Adaptado de Eric Hobsbawm, O que a histria tem a dizer-nos sobre a sociedade contempornea?, em: Sobre Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 37-38.)

09. Analise, de forma crtica, as principais caractersticas do Liberalismo econmico. 10. A introduo no processo produtivo de mquinas movidas por energia no-humana permitiu a produo em larga escala e multiplicou as mercadorias em quantidade e em velocidade at ento impensveis. Antes de o petrleo se tornar um dos produtos fundamentais para o mundo industrializado, qual era a principal fonte de energia utilizada na fase da primeira Revoluo Industrial e quais as suas consequncias para a organizao do trabalho e dos meios de comunicao? 11. Explique o que foi o Iluminismo. 12. Relacione a Revoluo Americana com os ideais iluministas. 13. Comente a afirmativa: A Revoluo Industrial foi sobretudo a passagem de um sistema de produo marcadamente agrrio e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pelas fbricas e pela maquinaria.
(PAZZINATO e SENISE, 1994)

a) Segundo o texto, como a Revoluo Industrial transformou nossa atitude em relao ao passado? b) De que maneiras a Revoluo Industrial dos sculos XVIII e XIX alterou o sistema de produo? 06. A Revoluo Inglesa estimulou o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra. O Parlamento adotou diversas medidas favorveis aos negcios da burguesia. No final do sculo XVIII, a Inglaterra foi o primeiro pas do mundo a instalar fbricas que utilizavam mquinas a vapor. Comeava, ento, a Revoluo Industrial.
(Schmidt, Mrio. Nova Histria Crtica. So Paulo: Nova Gerao, 2002).

Analise o texto, destacando os principais fatores que contriburam para a Revoluo Industrial.

07. Cidados: O homem nasceu para a felicidade e para a liberdade, e em toda parte escravo e infeliz. A sociedade tem por fim a conservao de seus direitos e a perfeio do seu ser, e por toda parte a sociedade o degrada e oprime. Chegou o tempo de cham-la a seus verdadeiros destinos; os progressos da razo humana prepararam esta grande Revoluo, e a vs especialmente imposto o dever de aceler-la. Para cumprir vossa misso, necessrio fazer precisamente o contrrio do que existiu antes de vs.
(Maximilien de Robespierre. Paris, 10 de maio de 1793.)

14. Analise as consequncias da Revoluo Gloriosa. 15. Leia o seguinte texto: As colnias inglesas na Amrica foram criadas por grupos de colonos inspirados por motivos religiosos, polticos e econmicos. Como os colonos gregos, os ingleses quiseram fundar comunidades imagem e semelhana das que existiam na me ptria; diferentes dos gregos, muitos desses colonos eram dissidentes religiosos. (...) Entre os espanhis aparecem tambm os motivos religiosos, mas enquanto os ingleses fundaram suas comunidades para escapar de uma ortodoxia, os espanhis a estabeleceram para estend-la.
(PAZ, Otvio. Sror Juana Ins de la Cruz. As armadilhas da f. So Paulo: Mandarim, 1998, p. 32-33.)

Maximilien de Robespierre foi um dos principais lderes da corrente jacobina da Revoluo Francesa. Ao discursar na Conveno acerca dos fundamentos que deveriam orientar a elaborao da primeira Constituio Republicana na histria do pas, Robespierre aplicou princpios iluministas para defender a construo de uma nova ordem poltica e social. a) Aponte uma medida adotada pelos jacobinos no contexto da radicalizao do processo revolucionrio francs (1792-1794). b) Explique um princpio iluminista presente no documento.

Com apoio nesta sntese de Otvio Paz a respeito dos diferentes processos de colonizao das Amricas, descreva de que forma as questes religiosas se incluem entre as motivaes da expanso martima europeia e como essas mesmas questes marcaram a atuao dos colonizadores portugueses e espanhis. Gabarito
1. Na Inglaterra, o sculo XVIII foi caracterizado pela industrializao, que incorporou parte da massa camponesa desempregada que havia abandonado as terras por conta da poltica de cercamentos. O desemprego foi til aos industriais, na medida em que permitia a existncia de mo de obra barata, dando origem a uma classe operria miservel. Alm disso, grande parte das terras no pas eram utilizadas para a criao de animais, que exigia, no campo, um nmero cada vez menor de trabalhadores. Nos demais pases europeus, incluindo a Frana, a estrutura fundiria estava baseada nas caractersticas feudais e parte significativa dos trabalhadores rurais eram ainda servos, determinando a baixa produtividade na atividade agrcola.

08. Eu vos exorto, soldados do Exrcito da Repblica Inglesa! O inimigo no poderia vencer-vos no campo de batalha, porm pode derrotar-vos nos meandros de sua poltica se no conservardes firme a teno de estabelecer a liberdade de todos. Pois, se ele vencer, a autoridade rgia retornar a vossas leis, o rei Carlos vos ter vencido e vossa posteridade pela sua poltica, ter ganho a batalha, embora aparentemente lhe tenhais cortado a cabea.
(Winstanley, 1652.)

a) Quais so as ideias defendidas pelo autor no texto? b) Qual o contexto histrico tratado no texto?

A escolha de quem pensa!

17

2.

a) Pode-se dizer que um grande valor se contrapunha a monarquia Stuart, a Liberdade. Segundo o texto, a ascenso da burguesia no plano econmico se fazia sentir tambm na vida poltica e essa classe pretendeu ocupar lugar de comando na vida do pas. Dentro do mesmo contexto se desenvolveu a oposio religio do Estado, o anglicanismo, e esta foi dirigida, principalmente, pelos puritanos, grande parte deles burgueses, com o argumento de que a religio deveria se desvincular do Estado. b) A Revoluo Inglesa puritana e gloriosa foi responsvel pela eliminao do absolutismo na Inglaterra e pela adoo de um modelo baseado no Parlamento. A monarquia parlamentarista inglesa foi o primeiro modelo poltico liberal na histria moderna e esteve baseada nos princpios iniciais do iluminismo a partir das teorias de John Locke. No incio do sculo XIX existiam diferenas polticas e econmicas entre Inglaterra e Frana. A Inglaterra era uma monarquia constitucional e liberal, enquanto que a Frana era caracterizada pela ditadura de Napoleo Bonaparte. Do ponto de vista econmico, a Inglaterra era um pas industrializado, que havia expandido seus mercados e promovia forte acumulao de capitais, enquanto a Frana desenvolvia uma poltica industrialista e possua poucos mercados, percebendo a concorrncia inglesa como principal obstculo ao seu desenvolvimento. O Decreto Napolenico refora a poltica expansionista francesa, do ponto de vista militar, como elemento de conteno poltica expansionista inglesa, do ponto de vista econmico. Os pensadores dessa poca ficaram conhecidos como Iluministas. O movimento iluminista, tambm denominado de Ilustrao, nasceu no final do sculo XVIII, poca da Revoluo Gloriosa na Inglaterra e influenciou toda uma grande gerao de pensadores, principalmente na Frana. A fora desse movimento que contestava o absolutismo, fez com que diversos monarcas adotassem algumas de suas ideias, num processo de adaptao parcial, com vistas a reduzir as crticas que sofriam. Esses governantes foram denominados Dspotas Esclarecidos. Dspotas por preservaram a maior parte das prticas absolutistas e esclarecidos por conhecerem e a adotarem algumas caractersticas iluministas. a) De acordo com o texto sim, pois antes da Revoluo Industrial, o passado era o modelo para o presente e o futuro, pois o velho representava a sabedoria, experincia e a memria. Depois da Revoluo Industrial, novidade surgida a cada gerao ganhou mais importncia em relao a sua semelhana com o que havia antes. b) A Revoluo Industrial dos sculos XVIII e XIX promoveu a substituio da produo artesanal como sistema de produo predominante pelo sistema fabril. Promoveu tambm a mecanizao da produo e a perda o controle por parte do trabalhador sobre o processo de trabalho, isto , a alienao. O texto faz referncia Revoluo Gloriosa (1688) que estabeleceu a monarquia parlamentarista na Inglaterra e promoveu a ascenso da burguesia ao poder poltico, o que contribuiu para acelerar o desenvolvimento do capitalismo ingls. Tambm foram fatores que contriburam para aRevoluo Industrial na Inglaterra: a disponibilidade de capitais acumulados na fase mercantilista e aplicados em inovaes tecnolgicas, os cercamentos e as inovaes tcnicas no campo, a disponibilidade de matrias-primas e mercados e o Banco da Inglaterra. a) Foram medidas adotadas pelos jacobinos no contexto da radicalizao do processo revolucionrio: a poltica do terror; a abolio dos escravos nas colnias; a Lei do Mximo.

b) Para importantes pensadores iluministas, a organizao poltica da sociedade s legtima quando defende os direitos do homem. Esse princpio iluminista est presente no discurso de Robespierre e dever ser desenvolvido pelo candidato. a) O texto revela as incertezas quanto aos rumos polticos da Repblica Inglesa diante das ameaas de um eventual retorno da Monarquia. b) Esse texto insere-se no contexto da Revoluo Puritana, particularmente, no perodo republicano (1649-1658) conduzido por Oliver Cromwell.

8.

3.

9. O liberalismo econmico baseia-se na crena de leis naturais que regem a economia, como a lei da oferta e da procura, e fundamentam o princpio do laissez-faire e a defesa da livre iniciativa, contestando a interveno do Estado na economia, caracterstica bsica do mercantilismo, a poltica econmica da Idade Moderna. 10. Na fase da Primeira Revoluo Industrial, iniciada na segunda metade do sculo XVIII, a principal fonte de energia era o carvo, utilizadonas mquinas a vapor. O desenvolvimento do sistema fabril, decorrente do uso sistemtico das mquinas, alterou profundamenete a organizao do trabalho ao concentrar um numeroso grupo de trabalhadores num mesmo espao, promover a massificao do trabalho assalariado representado pela venda da fora de trabalho em horas a um empresrio, proprietrio dos meios de produo e consolidar a diviso entre o capital e o trabalho, na medida em que a riqueza gerada pela produo no pertenceria ao trabalhador. A introduo da energia a vapor nos sistemas de transportes, possibilitou o desenvolvimento de ferrovias e de barcos a vapor, tornando mais rpida a comunicao entre diferentes regies e a circulao de pessoas e mercadorias.

4.

5.

11. O Iluminismo constitui um movimento intelectual que surgiu na Europa, principalmente na Frana, no sculo XVIII, estabeleceu uma srie de crticas ao Antigo Regime. Suas ideias eram respostas aos problemas enfrentados pela burguesia que necessitava, alm de poder econmico, poder poltico. Colocava assim, em destaque, seus valores, o que favoreceu sua ascenso. A reorganizao social proposta pelos iluministas, defendia uma maior participao poltica do cidado e afirmava que s atravs da razo o homem poderia atingir o conhecimento. 12. A Revoluo Americana relaciona-se diretamente com as ideias iluministas na medida em que implanta uma repblica constitucional representativa baseada nos princpios de Montesquieu. 13. A Revoluo Industrial trouxe as fbricas e suas mquinas, o que consolidou o modo de produo capitalista e modificou suas relaes de trabalho. A introduo de mquinas no processo produtivo acelerou sua produtividade e modificou profundamente o sistema, antes marcadamente agrrio e artesanal. 14. A Revoluo Gloriosa uma das revolues burguesas que contriburam para a consolidao do sistema capitalista. Rompeu com o absolutismo e fortaleceu o Parlamento introduzindo a monarquia constitucional com a Declarao de Direitos, o que deu aos ingleses mais liberdade de ao, na medida que os monarcas submetiam-se as decises da Cmara. 15. O processo de conquista e colonizao da Amrica, coincide com os conflitos religiosos na Europa, decorrentes da Reforma Protestante nosculo XVI. Nesse contexto, a colonizao inglesa, ocorreu basicamente por grupos de puritanos fugitivos de perseguies desencadeadas pelo governo anglicano, fazendo das colnias um local de refgio e de livre prtica de sua f.

6.

7.

18

A escolha de quem pensa!

Nos domnios portugueses e espanhis, como as metrpoles se mantiveram fiis ao catolicismo, o processo de conquista e colonizao era imbudo de um esprito cruzadista para a expanso da f catlica, sobretudo por parte dos missionrios e em particular dos jesutas que se prestavam ao papel de converso dos gentios ao catolicismo. A atuao dos jesutas tambm na educao entre os colonos, foi fundamental para a preservao e expanso do catolicismo no Brasil e nas colnias espanholas.

03. Viver numa grande cidade implica o reconhecimento de mltiplos sinais. Trata-se de uma atividade do olhar, de uma identificao visual, de um saber adquirido, portanto. Se o olhar do transeunte, que fixa fortuitamente uma mulher bonita e viva ou um grupo de moas voltando do trabalho, pressupe um conhecimento da cor do luto e das vestimentas operrias, tambm o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos a sua presa, implica um conhecimento especfico da cidade.
Maria Stella Bresciani, Londres e Paris no sculo XIX: o espetculo da pobreza. So Paulo: Brasiliense, 1982, p.16. Adaptado.

Aula 6 Revolues Burguesas e Sculo XIX


01. As potncias europeias tinham podido intervir na frica e reparti-la em conformidade com suas ideias prprias de equilbrio de poder, porque nem os Estados Unidos nem a Rssia estavam diretamente envolvidos nas questes polticas africanas. [...] No Extremo- Oriente, no eram s as potncias europeias que, como na frica, davam as cartas.
Fonte: Barraclough, Geoffrey. Introduo histria contempornea. So Paulo: Circulo do Livro, 1975, p. 96

O texto mostra como o forte crescimento territorial e demogrfico de algumas cidades europeias, no sculo XIX, redefiniu formas de convivncia e sociabilidade de seus habitantes as quais, em alguns casos, persistem at hoje. a) Cite e explique dois motivos do crescimento de cidades como Londres e Paris, no sculo XIX. b) Indique e analise uma caracterstica, dentre as mencionadas no texto, que se faa presente em grandes cidades atuais.

No que se refere ao Extremo-Oriente da passagem do sculo XIX para o sculo XX, o equilbrio de poder tambm resultava da atuao de Estados Nacionais no europeus. Identifique dois desses Estados Nacionais no europeus.

04. A paz no passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz; a indstria tornou-se o suplcio dos povos, depois que uma ilha de piratas [refere-se Inglaterra] bloqueia as comunicaes (...) e transforma suas fbricas e oficinas em viveiros de mendigos.
(Charles Fourier. Thorie des quatremouvements(1808), in OEuvrescompltes. Paris: Anthropos, vol. I, 1978, citado por Elias Thom Saliba. As utopias romnticas. So Paulo: Estao Liberdade, 2003.)

02. Observe o mapa abaixo:

O fragmento, escrito em 1808, mostra a viso de Charles Fourier acerca do nascimento das fbricas. Explique a) por que o autor chama as fbricas de viveiros de mendigos. b) o que leva o autor a afirmar que a Inglaterra bloqueia as comunicaes.

05. Ouvimos com frequncia que o colonialismo est morto. No nos deixemos enganar ou mesmo ser tranquilizados por isso. Eu lhes digo, o colonialismo ainda no est morto. Como podemos dizer que est morto enquanto grandes reas da sia e da frica no forem livres? E lhes peo que no pensem em colonialismo apenas na forma clssica que ns da Indonsia e nossos irmos em diferentes partes da sia ou da frica conhecemos. O colonialismo tem tambm uma roupagem moderna, sob a forma de controle econmico, controle intelectual, controle fsico real por uma comunidade pequena, porm estrangeira, dentro de uma nao. um inimigo hbil e determinado, que aparece sob diversas formas. No desiste facilmente de sua presa. [...] No h muito tempo, afirmamos que a paz era necessria para ns porque a ecloso de uma luta em nossa parte do mundo colocaria em perigo a nossa preciosa independncia, h to pouco tempo obtida a to alto preo.
(SUKARNO, Ahmed. Discurso de abertura da Conferncia Afro-Asitica de Bandung, 1955)

O mapa retrata a frica partilhada por pases europeus em um processo conhecido como imperialismo. a) Analise as repercusses desse processo de desenvolvimento do capitalismo desde o final do sculo XIX. b) Relacione os impactos desse processo sobre as origens da Primeira Grande Guerra Mundial.

A escolha de quem pensa!

19

A Conferncia de Bandung realizou-se em abril de 1955, na Indonsia, com a presena de representantes de 29 pases da frica e da sia, entre eles lderes que haviam participado da luta pela independncia de seus pases, como o orador (primeiro presidente da Indonsia independente), Nehru (da ndia) e Nasser (do Egito). Cite dois princpios adotados por essa Conferncia em sua declarao final.

Tomando como referncia o fragmento de texto acima: a) indique duas ideias ligadas ao movimento anarquista na Europa do sculo XIX; b) analise a concepo de Estado defendida pelos anarquistas.

06.

09. Ao descrever o processo de desenvolvimento capitalista durante o sculo XIX, o historiador Eric Hobsbawm argumenta que o mundo se dividiu em dois setores: o primeiro identificado por pases de economias avanadas e o segundo, em regies onde o processo de desenvolvimento econmico e poltico foi menos intenso. Desse modo, segundo Hobsbawm, existia claramente um modelo geral referencial das instituies e estruturas adequadas a um pas avanado, com algumas variaes locais. a) Indique trs caractersticas de um pas avanado no sculo XIX. b) Que continente se destacou como centro do processo de desenvolvimento capitalista durante o sculo XIX? c) Identifique trs pases considerados avanados durante este perodo. 10. ... A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depsitos e a abundncia de suas matrias-primas; enquanto localizou o gnero inventivo das raas brancas e a cincia da utilizao das riquezas naturais nesta extremidade continental que a Europa, concentrou os mais vastos depsitos dessas matrias-primas nas fricas, sias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lanariam o cl dos pases civilizados. Estas imensas extenses incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas, deveriam ser deixadas virgens, abandonadas ignorncia ou incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza o tesouro da humanidade ...
(SARRAUT, A. GrandeuretServitudeColoniales. Paris, 1931, pp.18 e 19)

A Guerra dos Beres (1899-1902), na frica do Sul, levou a Inglaterra a mobilizar aproximadamente 450 mil soldados, trazidos de todo o seu imprio. A vitria britnica fez com que fosse limitada a autonomia dos estados beres. No entanto, o sistema eleitoral permitiu que, terminada a guerra, os africnderes (beres) dominassem o poder poltico em diversas provncias. No mapa acima, pode-se observar o cenrio dessa guerra e a indicao geogrfica de fatores a ela relacionados. a) Apresente uma razo para o incio dessa guerra. b) Explique o que permitiu aos beres obter o controle poltico de diversas provncias, mesmo tendo perdido a guerra para os ingleses.

07. No sculo XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenas entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da ndia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domnio dos ingleses sobre a ndia, ou a sua superioridade em relao aos indianos? A nica resposta possvel parecia ser a miscigenao. Em algum momento de sua histria, os arianos da ndia teriam se enfraquecido ao se misturarem s raas aborgenes consideradas inferiores. Mas ningum podia explicar realmente por que essa ideia no foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da

O documento acima se refere Era do Imperialismo, ocorrida no final do sculo XIX e incio do sculo XX, quando os pases capitalistas conseguiram dominar a frica e grande parte da sia. A partir do texto acima e de seus conhecimentos a respeito do assunto: a) INDIQUE a ideia central que o documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu. b) INDIQUE uma caracterstica comum ao imperialismo dos pases europeus na frica na sia e ao imperialismo ingls e norte-americano na Amrica Latina, ao longo do sculo XIX.

ndia no aperfeioaram aquelas raas em vez de se enfraquecerem.


(Adaptado de Anthony Pagden, Povos e Imprios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 188-194.)

a) Segundo o texto, quais as incoerncias presentes no pensamento racista do sculo XIX? b) O que foi o imperialismo? 08. Os libertrios anarquistas e anarcossindicalistas concentram sua atuao na vida educativa, feita atravs da propaganda escrita e oral jornais, livros, folhetos, revistas, conferncias, comcios, alm de festas, piqueniques, peas teatrais , no sentido de disseminar o ideal libertrio de emancipao social (...)
SFERRA, Giuseppina. Anarquismo e Anarcossindicalismo. So Paulo: tica, 1987, p. 21.

11. A Revoluo Liberal de 1830 na Frana sepultou definitivamente as intenes restauradoras do Congresso de Viena de 1815, motivando uma onda de progressismo e de mpeto revolucionrio, que levaria s revolues de 1848 e a diversos movimentos nacionalistas do perodo. A partir desta afirmativa: a) APRESENTE uma resoluo do Congresso de Viena que exemplifique suas intenes restauradoras.

20

A escolha de quem pensa!

b) INDIQUE um princpio do Liberalismo que caracterize a onda de progressismo e o mpeto revolucionrio ocorridos na primeira metade do sculo XIX. 12.

tiveram que enfrentar a oposio violenta do terrorismo branco no sul. A KuKluxKlan, formada por veteranos do exrcito confederado, virou uma organizao de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incndios, surras e linchamentos. A depresso de 1873 apressou o declnio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o pblico, a corrupo tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdcio inaceitvel.
(Adaptado de Peter Louis Eisenberg, Guerra Civil Americana. So Paulo: Brasiliense, 1982, p. 102-105.)

a) De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram vitria do projeto de excluso dos negros no sul dos Estados Unidos aps a Guerra da Secesso. b) Quais foram as causas da Guerra da Secesso? 14. No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpada. No mundo, peas teatrais esto sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpadas e teatro (ocidental) foram uma criao da Grcia antiga. Discorra sobre: a) o significado dos jogos olmpicos para os antigos gregos; b) as caractersticas do teatro na Grcia antiga. 15. Os EUA sempre foram tomados, ao lado da Inglaterra, como um dos principais representantes e difusores das ideias neoliberais. Porm as medidas emergenciais tomadas pelo governo dos EUA para conter a grave crise financeira que atinge sua economia de certa forma colocam em xeque justamente as ideias que sustentam o neoliberalismo; estima-se que o socorro governamental poder se configurar como a maior interveno do Estado norte-americano no setor financeiro ao longo da histria.
Fig. 2 - O Guloso (LIngordo). charge, 1915, Itlia.

Fig. 1 - Fraternidade (Fraternit). Litogravura de F. Sorrieu, 1848, Fraa.

Por que as medidas tomadas pelo governo dos EUA colocariam em xeque as ideias que sustentam o neoliberalismo?

A primeira imagem representa o sonho de construir repblicas democrticas por toda Europa, em 1848. A marcha fraterna dos povos, cada qual com sua bandeira, simboliza os ideais nacionalistas em voga na primeira metade do sculo XIX. A segunda imagem retrata o Kaiser Guilherme II e caracteriza o nacionalismo exacerbado que alimentou todas as potncias europeias entre 1890 e 1914, contribuindo para a ecloso da Primeira Grande Guerra. Com base nessas imagens e em seus conhecimentos: a) INDIQUE duas diferenas entre o nacionalismo que caracterizou a Primavera dos Povos e o que conduziu Primeira Guerra. b) CITE duas rivalidades nacionalistas que ocorreram em solo europeu e que exemplifiquem o nacionalismo exacerbado caracterizado na segunda imagem.

Gabarito
1. O candidato dever identificar os EUA e Japo como Estados no-europeus que participaram do jogo de poder no ExtremoOriente. a) A partilha da frica levou ao fortalecimento das potncias europeias, mais especialmente Inglaterra e Frana. O capitalismo entra em sua fase monopolista, aproveitandose da disponibilidade de matrias-primas, mercados consumidores e mercados de trabalho provenientes das colnias africanas. b) Para alm de uma srie de outros conflitos que acabaram por contribuir para a ecloso da Primeira Guerra Mundial destaca-se o clima de disputa em torno da partilha da frica, bem como de sua expanso para a sia. A Alemanha, pouco beneficiada com a partilha de territrios e incomodada com a expanso inglesa, buscou se fortalecer estendendo sua rea de influncia Europa central.

2.

13. Nos Estados Unidos da dcada de 1870, o projeto poltico sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e

A escolha de quem pensa!

21

3.

O principal motivo de crescimento dessas duas cidades foi a industrializao, bastante acentuada no decorrer do sculo XIX, apesar da revoluo industrial na Inglaterra terse iniciado no sculo anterior. A segunda metade do sculo XIX foi marcada pela 2 Revoluo Industrial, que promoveu no apenas as novas tecnologias, mas tambm um aumento significativo do nmero de fbricas e, portanto, de postos de trabalho. A segunda causa a crise no setor agrrio, colocado em segundo plano pelos governantes e burguesia dessas naes e que sofreu a interferncia do processo de mecanizao, principalmente nas ltimas dcadas do sculo, provocando desemprego entre os camponeses que, em um primeiro momento, tendiam a migrar para as grandes cidades. No trecho: (...) o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos, a sua presa (...), podemos observar uma situao cada vez mais comum nas grandes cidades, marcadas pelo banditismo e pela organizao da criminalidade, com aumento constante da violncia urbana em praticamente todas as grandes metrpoles brasileiras, que tem como contrapartida a ao policial e a preocupao da sociedade civil. a) Nas fbricas dos primeiros tempos da Revoluo Industrial, os operrios trabalhavam em precrias condies, devido s longas jornadas de trabalho em ambiente em insalubre, sujeitos a acidentes e a castigos fsicos e em troca de salrios insignificantes. b) A afirmao de Charles Fourier de que a Inglaterra bloqueia as comunicaes, remete, no contexto em que se deu, hegemonia inglesa no comrcio internacional, condio que a Inglaterra ostentava desde o sculo XVII e que foi consolidada com a Revoluo Industrial no sculo XVIII. Na Conferncia de Bandung, realizada entre 18 e 24 de Abril de 1955 na Indonsia, o objetivo principal era a promoo da cooperao econmica e cultural afro-asitica, como forma de oposio ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo. Foi a primeira conferncia a falar e a afirmar que o imperialismo e o racismo so crimes. Nela foram lanados os princpios polticos do no alinhamento com as ento superpotncias (Estados Unidos e Unio Sovitica), sendo empregada a expresso Terceiro Mundo para designar o grupo dos pases no alinhados. Estabeleceuse ainda, o respeito soberania e integridade territorial de todas as naes; o reconhecimento da igualdade de todas as raas e naes, grandes e pequenas; a absteno de todo ato ou ameaa de agresso, ou do emprego da fora, contra a integridade territorial ou a independncia poltica de outro pas e a soluo de todos os conflitos internacionais por meios pacficos (negociaes e conciliaes, arbitragens por tribunais internacionais), de acordo com a Carta da ONU. a) Quando da ocupao da frica do Sul em 1806, os ingleses tomaram a Cidade do Cabo e lutaram, simultaneamente, contra os nativos negros e os descendentes de holandeses (beres), com o objetivo de se instalar na regio. Os choques levaram os beres a emigrar maciamente para o Nordeste (a Grande Jornada, em 1836), onde fundaram duas repblicas independentes, a do Transvaal e o Estado Livre de Orange. A entrada de colonos ingleses em Orange e no Transvaal atrados pelas ricas em jazidas de diamante, ouro e ferro, levou tentativa da Coroa britnica de anexar as duas repblicas. Os beres, que ocupavam a regio desde 1830, lutaram para preservar sua independncia, decorrendo da a chamada Segunda Guerra dos Beres (1899-1902) que termina com a vitria dos ingleses. Os estados beres so anexados pela Coroa britnica e em 1910 juntam-se s colnias do Cabo e de Natal para constituir a Unio SulAfricana. A populao ber passa a se chamar africnder ou africner.

b) Embora militarmente derrotados nas guerras contra os ingleses, os beres controlavam politicamente diversas provncias no ps-guerra, pois eram maioria no conjunto da populao branca sul africana. A partir de 1911, a minoria branca, composta de ingleses e africnderes, promulga na frica do Sul uma srie de leis com o objetivo de consolidar o seu poder sobre a populao, majoritariamente negra. Essa poltica de segregao racial, o apartheid (do africner separao) oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Partido Nacional (PN) e perdurou at 1990. O apartheid impedia o acesso dos negros propriedade da terra, participao poltica e s profisses de melhor remunerao. Tambm obrigava os negros a viver em reas separadas das zonas residenciais brancas. Os casamentos mistos e as relaes sexuais entre pessoas de raas diferentes tornamse ilegais. a) De acordo com o texto, as incoerncias no pensamento racista do sculo XIX so: - a origem ariana tanto de indianos quanto europeus, o que no sustentaria a superioridade inglesa sem relao aos indianos; - a crena de que em algum momento de sua histria, os arianos da ndia teriam se enfraquecido ao se misturarem s raas aborgenes consideradas inferiores sem considerar a possibilidade de os arianos aperfeioaram outras raas. b) O imperialismo do sculo XIX designado como o processo de ocupao territorial, poltica, econmica e cultural da frica e da sia por parte das potncias industriais europeias, motivado pela necessidade de mercados consumidores, fontes de matrias-primas e reas para a expanso de capitais.

7.

4.

5.

8. a) Vrias ideias podem ser associadas aos anarquistas na Europa do sculo XIX dentre elas a de que a educao deve ser um agente revolucionrio e ter como objetivo destruir tudo que oprime e explora o ser humano. Outra ideia central do movimento anarquista a da primazia do indivduo sobre a sociedade, da qual decorre a noo de que o indivduo nico e que possui, por sua natureza, direitos que no podem ser discutidos por nenhuma forma de organizao social. O movimento tambm se posiciona contra o sistema de representao caracterstico das democracias liberais, afirmando a ao direta do indivduo na sociedade. As ideias anarquistas tambm contemplam a crtica a todas as formas de preconceitos morais e ideolgicos, com isso pretendiam fazer do indivduo um ser sem condicionamentos mentais, garantindo a sua total liberdade. Desse modo, podemos sintetizar assim essas ideias: defesa de uma sociedade baseada na liberdade dos indivduos, solidariedade, coexistncia harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogesto. b) Os anarquistas defendem que em lugar de se apoderarem do Estado, os trabalhadores devem lutar pela sua abolio radical e imediata. Da mesma forma, acreditam que deve ser abolido todo o tipo de autoridade poltica opressora da liberdade humana. Preconizam a autogesto. E tambm concordam com a organizao dos indivduos. Essa organizao deve levar em conta a ao consciente e voluntria de seus membros, promovendo a total igualdade de modo a limitar as formas tradicionais de domnio poltico. Os anarquistas defendem desde o sculo XIX a criao de sociedades mutualistas, cooperativas, associaes de trabalhadores (sindicatos e confederaes), escolas, colnias e experincias de autogesto. Identificam-se os pases e as regies avanados durante o sculo XIX como aqueles que desenvolveram intensos processos de expanso e crescimento econmico, acompanhados pelo fortalecimento das instituies do Estado e sua relao com a cidadania. As caractersticas bsicas, segundo Hobsbawm so:

6.

9.

22

A escolha de quem pensa!

a) um Estado nacional homogneo, capaz de impulsionar o desenvolvimento econmico; a organizao social e poltica representativa, do tipo Liberal-Democrtica; fortes noes de cidadania que tm relao direta com as instituies do governo nacional; um Estado soberano. b) O mundo avanado se destacou por altos ndices de crescimento comercial, pela expanso industrial, pelo rpido crescimento populacional e pelo desenvolvimento de grandes centros urbanos. Este crescimento foi acompanhado pela democratizao do acesso educao bsica. O continente que se destacou como centro do processo de desenvolvimento capitalista no sculo XIX foi a Europa. c) Entre os pases, se destacaram como sendo pertencentes ao primeiro mundo: a Blgica, a Gr- Bretanha, a Frana, a Alemanha, a Holanda e a Sua.

Piemonte Sardenha, os Estados Pontifcios e o Reino das Duas Siclias; a Holanda incorporou a Blgica, formando os Pases Baixos; a Rssia ficou com a maior parte da Polnia; a Sua passou a ser um Estado neutro; a Prssia ficou com parte da Polnia e da regio do Rio Reno e a ustria ficou com outra parte da Polnia e o norte da Itlia). O candidato poder ainda indicar a criao da Santa Aliana, proposta pelo Czar Alexandre I da Rssia, durante o Congresso, com a justificativa de proteger a paz, a justia e a religio, cujos objetivos foram lutar contra quaisquer manifestaes nacionalistas e/ou liberais decorrentes das ideias difundidas pela Revoluo Francesa. b) O candidato poder indicar um entre os seguintes princpios do Liberalismo: a defesa da ideia da liberdade como princpio fundamental do liberalismo; a valorizao do indivduo, colocado frente da razo de Estado, dos interesses de grupo e das exigncias da coletividade; a defesa dos direitos liberdade, igualdade, felicidade e propriedade como direitos naturais dos homens; o racionalismo e a crena na descoberta progressiva da verdade pela razo individual; a rejeio aos dogmas impostos pela Igreja, s autoridades, a afirmao do relativismo da verdade e a tolerncia; a rejeio ao poder absoluto das monarquias do Antigo Regime e a proposta de limitao do poder atravs da aplicao do princpio da separao e equilbrio dos poderes, vista como uma garantia do indivduo face ao absolutismo; a defesa de governos baseados em leis escritas, as constituies; a defesa da no interveno do Estado na economia, este deveria apenas garantir que a iniciativa privada, individual ou coletiva, e a concorrncia trabalhassem livremente; defesa da livre concorrncia, do livre comrcio, da liberdade de produo e do respeito s leis naturais.

10. a) O documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu a desigual distribuio das riquezas e matrias primas no mundo, concentradas na frica, sia e Oceania, reas habitadas por raas incultas, ignorantes e incapazes de usufruir destas riquezas; e a escassez destes produtos na Europa, habitada pela raa branca, superior pela sua maior capacidade intelectual, inventividade e domnio cientfico, que a capacitariam para o melhor usufruto destas riquezas. Como estas riquezas so vistas como domnio de toda humanidade, o texto defende, ento, o direito ao usufruto comum das mesmas. b) O candidato poder identificar uma entre as seguintes caractersticas: as inovaes tcnicas e econmicas (ao, eletricidade e petrleo) ocorridas em meados do sculo XIX causaram um grande crescimento da produo industrial, gerando enormes lucros, caracterizando a chamada Segunda Revoluo Industrial, quando ocorre a passagem do capitalismo liberal e industrial para o capitalismo monopolista e financeiro; as atividades produtivas e comerciais foram submetidas s instituies financeiras atravs de emprstimos e financiamentos, ou ainda do controle acionrio; a busca de reas para aplicao de capital excedente na forma de investimentos e emprstimos; a necessidade de mercados consumidores para os produtos industrializados; a necessidade de mercados produtores de matrias primas (inclusive fontes de energia); disputa entre as grandes potncias, que buscaram nos novos domnios coloniais garantir o aumento de seus lucros e encontrar uma sada segura para seus excedentes de produo; busca de reas para colocao de populao excedente; obteno de bases estratgicas visando segurana do comrcio nacional; a ideia de que as naes colonizadoras eram portadoras de uma misso civilizadora, humanitria, filantrpica e cultural, capaz de levar a civilizao s reas consideradas brbaras; esta misso civilizadora era considerada o fardo do homem branco; influncia do Darwinismo Social.

12. a) O nacionalismo que aflorava nas revolues de 1848 considerava a nao como comunidade que coexiste pacificamente e em condies paritrias com outras naes (Giuseppe Mazzini), ao passo que o nacionalismo que alimentou a Primeira Guerra defendia o expansionismo de uma potncia sobre as outras, sobretudo sob a forma do imperialismo, entendido como legtima afirmao externa da supremacia nacional. Alm disso, o nacionalismo da primeira metade do sculo XIX era de carter liberal e at democrtico, enquanto aquele beligerante da segunda metade do sculo foi uma reao contra a democracia parlamentar e contra os princpios do liberalismo clssico (da a defesa generalizada do protecionismo econmico aps 1873, bem como a exigncia crescente da interveno do Estado por parte da alta burguesia, para reprimir o movimento operrio internamente e para apoiar a expanso imperialista externamente). b) Como exemplos das rivalidades nacionalistas que eclodiram na Europa antes da Primeira Guerra, o candidato dever citar dois dentre os abaixo relacionados: 1. o revanchismo francs (movimento de cunho nacionalistarevanchista, que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha na Batalha de Sedan e recuperar a Alscia e a Lorena ento cedidas ao II Reich); 2. o pan-germanismo alemo (pregava a reunificao de todos os povos germnicos da Europa central criando a Grande Alemanha); 3. o irredentismo italiano (doutrina que pregava a anexao daquelas regies que por lngua e cultura seriam italianas mas que estavam politicamente separada da Itlia e submetidas ustria, como Trentino e Istria).

11. a) As intenes restauradoras do Congresso de Viena expressaram-se nas resolues tomadas com o objetivo de restaurar a monarquia absoluta, reconduzir a aristocracia ao poder e restabelecer a situao poltica europeia anterior Revoluo Francesa. Para tal, o Congresso de Viena estabeleceu dois princpios: o da legitimidade e o do equilbrio europeu. O princpio da legitimidade visava restaurar nos Estados europeus as dinastias consideradas legtimas, isto , as que reinavam antes da Revoluo e tambm restabelecer as fronteiras nacionais desse mesmo perodo; o princpio do equilbrio europeu fundamentava-se no restabelecimento das relaes de fora entre as potncias europeias por meio da diviso territorial do continente e tambm das possesses coloniais no mundo (alguns exemplos: a Inglaterra, a maior beneficiada, obteve a ilha de Malta, a regio do Cabo, no sul da frica, o Ceilo, excolnia holandesa, a Guiana na Amrica do Sul e outras ilhas na Amrica Central; a Pennsula Itlica foi toda dividida, restando como Estados autnomos apenas o Reino de

13. a) Segundo o texto, o enfraquecimento dos republicanos radicais (favorveis aos negros) causado pela reduo do apoio financeiro dos bancos a eles, devido a depresso de 1873. Por outro lado, desencadeou-se a atividade terrorista praticada pela KuKluxKlan contra os negros nos estados sulistas.

A escolha de quem pensa!

23

b) Diferenas entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, sendo o primeiro industrial, burgus, abolicionista e defensor do protecionismo alfandegrio; j o Sul era agroexportador, aristocrtico, escravista e defensor do livre-cambismo.

O depoimento acima faz referncia a efeitos da Crise de 1929 para a sociedade norte-americana. Apresente dois fatores que contriburam para deflagrar essa crise e cite seu principal desdobramento para a economia europeia naquele momento.

14. a) Os Jogos Olmpicos eram realizados na cidade de Olmpia em homenagem a Zeus, senhor do Olimpo na mitologia helnica. Para os antigos gregos, significavam ainda a confraternizao entre as cidades-Estado e a celebrao da superioridade do povo grego. b) O teatro grego caracterizou-se pela restrio aos homens na atuao como atores, pelo uso de mscaras e as apresentaes em anfiteatros ao ar livre. Quanto aos temas, caracterizou-se pelas tragdias e comdias.

03. Cresce a oferta de material neonazista em alemo na internet Relatrio do Jugendschutz.net (literalmente proteo da juventude), uma iniciativa de governos estaduais para a proteo de jovens usurios da internet, aponta que extremistas de direita usam cada vez mais a rede mundial de computadores para divulgar suas ideias, combinar aes e conquistar novos adeptos. Em 2009 foram registrados 1872 sites da cena neonazista com contedo em alemo, 237 a mais do que no ano anterior e 839 a mais do que em 2005. Tambm a oferta de sites dedicados ao partido extremista NPD cresceu, passando de 190 para 242 entre 2008 e 2009. Segundo Stefan Glaser, responsvel pela rea que monitora o extremismo de direita na Jugensdschutz, a internet o meio de propaganda por excelncia para os extremistas de direita. Ainda segundo o relatrio, cerca de 70% do contedo extremista disponvel em alemo em 2009 estava armazenado em servidores fora da Alemanha, principalmente nos Estados Unidos.
Fonte: adaptado de www.dw-world.de em 24.08.2010.

15. A partir da dcada de 1970, neoliberalismo passou a significar a doutrina econmica que defende a absoluta liberdade de mercado e a restrio da interveno estatal sobre a economia, s devendo esta ocorrer em setores imprescindveis e ainda assim num grau mnimo (Estado Mnimo). nesse segundo sentido que o termo mais usado hoje em dia.

Aula 7 Sculo XX
01. Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 aes mudaram de mos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na tera-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da histria das bolsas de valores, 16.410.030 aes foram negociadas a preos que destruam os sonhos de rpido enriquecimento de milhares dos seus proprietrios. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espao. As economias da Europa e da Amrica Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa poltico conhecido como New Deal. a) Identifique dois motivos da rpida expanso da crise para fora da economia norte-americana. b) Caracterize de maneira geral o New Deale apresente uma de suas medidas de combate crise. 02. Durante os ltimos trs meses, visitei uns vinte estados deste belo pas extraordinariamente rico. As estradas do oeste e do sudoeste pululam de pessoas famintas pedindo carona. As fogueiras dos acampamentos dos desabrigados so visveis ao longo de todas as estradas de ferro. Os fazendeiros esto sendo pauperizados pela pobreza das populaes industriais, e as populaes industriais, pauperizadas pela pobreza dos fazendeiros. Nenhum deles tem dinheiro para comprar o produto do outro; consequentemente h excesso de produo e carncia de consumo, ao mesmo tempo e no mesmo pas.

A difuso do iderio nazista, agora facilitada pelas novas mdias, preocupa crescentemente no s as autoridades como tambm boa parte da sociedade alem. Explique dois princpios ideolgicos marcantes do nazismo entre 1920 e 1945.

04. Quando Colin Powell chegar s Naes Unidas hoje para defender a guerra contra Saddam Hussein, as Naes Unidas planejam cobrir a obra-prima de Picasso, Guernica, com uma capa azul. Reprteres e cmeras iro cercar o secretrio de Estado (cargo equivalente ao de ministro das Relaes Exteriores) na entrada do Conselho de Segurana das Naes Unidas, onde a reproduo de Guernica est pendurada. De fato, Powell no pode convencer o mundo sobre a necessidade de bombardear o Iraque cercado por mulheres, homens, crianas, touros e cavalos aos gritos e mutilados.
(Adaptado de Maureen Dowd, Powell without Picasso. http://www.nytimes.com/2003/02/05/opinion/powell-without-picasso.html. Acesso em 06/12/2010.)

Relato feito em 1932 por Oscar Ameringer Cmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Adaptado de MARQUES, A. M. et al. Histria contempornea atravs de textos. So Paulo: Contexto, 1990.

a) Quais eram as mensagens incompatveis entre a fala de Colin Powell e a obra Guernica de Picasso?

24

A escolha de quem pensa!

b) Identifique os acontecimentos polticos associados obra Guernica. 05. Em 1922, Ele marcha sobre Roma. Ele a Itlia em movimento. A Revoluo prossegue. Depois de meio sculo de letargia, a nao cria seu prprio regime. Surge o Estado dos italianos. Seu poder manifestase. Suas virtudes vm tona. Seu imprio est em formao. Esse grande renascimento (...) ter o nome Dele. Em todo o mundo se inaugura um sculo italiano: o sculo de Mussolini.
(Augusto Turati (1928), citado por Donald Sassoon. Mussolini e a ascenso do fascismo, 2009.)

08.

O perfil de Benito Mussolini foi escrito em 1928 e mostra algumas caractersticas do fascismo italiano. Identifique, a partir do documento, como esse perfil de Mussolini, traado pelo autor do texto, caracteriza a ideologia fascista e se ope aos princpios polticos democrticos.

Havia um projeto fascista, uma utopia capaz de seduzir homens e mulheres, de arrastar multides para alm das interpretaes esotricas e hipnticas de um lder nico.
Francisco Carlos Teixeira da silva In: REIS FILHO, Daniel A.; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O sculo XX o tempo das crises. Rio de Janeiro. Civilizao Brasileira, 2000.

06. Este livro no pretende ser um libelo nem uma confisso, e menos ainda uma aventura, pois a morte no uma aventura para aqueles que se deparam face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma gerao de homens que, mesmo tendo escapado s granadas, foram destrudos pela guerra.
Erich Maria Remarque, Nada de novo no front. So Paulo: Abril, 1974 [1929], p.9.

Durante o perodo do entre guerras, a ideologia fascista teve uma significativa capacidade de atrao sobre indivduos e grupos de diversas regies do mundo. Tendo em vista o contexto social e econmico desse perodo, indique e explique uma prtica dos regimes fascistas que tenha mobilizado o apoio popular.

Publicado originalmente em 1929, logo transformado em bestseller mundial, o livro de Remarque , em boa parte, autobiogrfico, j que seu autor foi combatente do exrcito alemo na Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. Discuta a ideia transmitida por uma gerao de homens que, mesmo tendo escapado s granadas, foram destrudos pela guerra, considerando: a) As formas tradicionais de realizao de guerras internacionais, vigentes at 1914 e, a partir da, modificadas. b) A relao da guerra com a economia mundial, entre as ltimas dcadas do sculo XIX e as primeiras do sculo XX.

09. Observe a imagem.

07. Existem pocas em que os acontecimentos concentrados num curto perodo de tempo so imediatamente vistos como histricos. A Revoluo Francesa e 1917 foram ocasies desse tipo, e tambm 1989. Aqueles que acreditavam que a Revoluo Russa havia sido a porta para o futuro da histria mundial estavam errados. E quando sua hora chegou, todos se deram conta disso. Nem mesmo os mais frios idelogos da guerra fria esperavam a desintegrao quase sem resistncia verificada em 1989.
(Adaptado de Eric Hobsbawm, 1989 O que sobrou para os vitoriosos. Folha de So Paulo, 12/11/1990, p. A-2.)

A imagem refere-se a uma cena de Al, Amigos, filme lanado por Walt Disney, em 1943. Nessa cena, Z Carioca apresenta o Rio de Janeiro para o Pato Donald, ao som da msica Aquarela do Brasil, uma composio de Ary Barroso. Na cena, o encontro entre os dois personagens simboliza a aproximao entre Brasil e Estados Unidos, nos anos de 1940. Diante do exposto, explique: a) o principal interesse que orientou a aproximao entre Brasil e Estados Unidos; b) com base na imagem como o personagem Z Carioca expressa uma viso sobre a cultura brasileira no perodo.

a) No contexto entre as duas guerras mundiais, quais seriam as razes para a Revoluo Russa ter simbolizado uma porta para o futuro? b) Identifique dois fatores que levaram derrocada dos regimes socialistas da Europa aps 1989.

10. A Revoluo Russa o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.


(LUXEMBURGO, Rosa. A revoluo russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)

A escolha de quem pensa!

25

A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa ento radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrncia da Revoluo Russa com a Primeira Guerra Mundial. Indique e analise possveis vnculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rssia.

russos se percebe o entusiasmo que agita o corao dos antigos mrtires se lanando para a morte gloriosa.
LE BON, Gustave. 1916 apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Guerra Mundial. O confronto de imperialismos. So Paulo: Atual, 1992. p.17.

11. Se nem todas as grandes crises econmicas, como a atual, que, periodicamente acometem o capitalismo, levam a uma transformao no seu funcionamento, todas as grandes transformaes pelas quais ele passou foram desencadeadas por uma grande crise. Situe historicamente e explique as crises que levaram ao chamado capitalismo a) com participao estatal (keynesiano). b) desregulado (neoliberal). 12. Franklin D. Roosevelt assumiu a presidncia dos Estados Unidos, no ano de 1933, em meio a uma grave crise econmica, iniciada em 1929; tambm Barak Obama deparou com um problema similar ao se tornar presidente do mesmo pais, em 2009. a) Com relao ao governo Roosevelt, indique as medidas adotadas por ele para fazer frente crise de 1929. b) Com relao crise de 2008, enfrentada pelo presidente Obama, indique os principais fatores que a desencadearam e como ela se manifestou. 13. Um aspecto fundamental da Guerra Fria (com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945) foi a reorganizao das alianas internacionais e o recrudescimento das relaes entre naes que pouco tempo antes estavam aliadas. De um lado estava a Unio Sovitica, parte significativa da Europa Oriental e a China (aps 1949), e do outro lado, a Europa Ocidental com o apoio explcito dos Estados Unidos, Canad e os governos dos pases da America Latina. Assim, a Guerra Fria representou uma busca permanente pelo equilbrio de poder entre as duas potncias globais. Mesmo que a disputa nunca tenha resultado em um conflito blico direto entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica, em outros continentes como a frica, a sia, a Amrica Latina e no Caribe, a Guerra Fria foi marcada por conflitos armados prolongados, passando a se incorporar geopoltica das lutas anticoloniais e de libertao nacional. a) Identifique dois pases asiticos com os quais os Estados Unidos estiveram envolvidos diretamente em conflitos militares depois de 1945. b) Cite trs pases africanos de lngua portuguesa que iniciaram processos de libertao nacional na dcada de 1960. c) Explique as razes apresentadas pelos Estados Unidos para a invaso da Baa dos Porcos (Cuba), em abril de 1961. 14. Leia os documentos a seguir. Os camponeses partem para o front com incrvel entusiasmo; e as classes superiores da sociedade, quer sejam liberais ou conservadoras, os aclamam, desejando-lhes boa sorte [] Habitualmente, os camponeses sentiam que no tinham nada a fazer a no ser beber; mas agora no mais assim. como se a guerra lhes desse uma razo para viver [] No ardor dos soldados

Aps um ano de massacre, o carter imperialista da guerra cada vez mais se afirmou; essa a prova de que suas causas encontram-se na poltica imperialista e colonial de todos os governos responsveis pelo desencadeamento desta carnificina. [] Hoje, mais do que nunca, devemos nos opor a essas pretenses anexionistas e lutar pelo fim desta guerra [] que provocou misrias to intensas entre os trabalhadores de todos os pases.
CONFERNCIA DE ZIMMERWALD - 5 a 8 de setembro de 1915. Apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Guerra Mundial. O confronto de imperialismos. So Paulo: Atual, 1992. [Adaptado].

No incio da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), estabeleceu-se, sobretudo na Europa, uma disputa de ideias em torno do envolvimento nesse conflito. Com base na leitura de cada um dos documentos, explique as posies assumidas sobre a participao na guerra.

15. Discorra sobre a experincia socialista iniciada na Europa no perodo entre as duas Guerras Mundiais.

Gabarito
1. a) Um motivo mais geral o fato de existir, desde o final do sculo XIX, um modelo capitalismo monopolista, integrado internacionalmente. Alm disso, grande parte dos pases europeus dependia de investimentos de empresas estadunidenses no processo de recuperao de suas economias, abaladas pela Grande Guerra. b) Foi um programa econmico intervencionista baseado nas teorias econmicas de John Maynard Keynes, que pregava a importncia do Estado como agente de definio da economia e no o mercado como nas teorias liberais. Dentre as medidas adotadas, as mais destacadas so: - realizao de obras pblicas. - reforma no setor agrcola, garantindo aos produtores recursos. - Poltica trabalhista com um salrio mnimo.

2. Dois dos fatores: especulao financeira. superproduo agrcola. superproduo industrial. desacelerao do consumo. quebra da Bolsa de Nova York. reaquecimento das economias europeias. A crise econmica e financeira, iniciada com a falncia de empreendimentos agrcolas e industriais dependentes de capitais norte-americanos, repatriados em funo da quebra da Bolsa de Nova York. A superproduo que caracterizou a economia estadunidense nos anos 20 est relacionada ao grande impulso da indstria durante a Primeira Guerra Mundial, que manteve seu ritmo acelerado de produo, mesmo com a recuperao europeia. Os efeitos da crise de 29 foram sentidos em praticamente todo mundo. Na Europa, os pases dependentes dos Estados Unidos para a recuperao, tiveram novamente suas economias abaladas e conheceram um processo marcado por falncias e desemprego.

26

A escolha de quem pensa!

3. O candidato poder desenvolver, entre outros, dois dos seguintes princpios: o antissemitismo, ou seja, o dio e perseguio aos judeus; o racismo, ao considerar como seres inferiores todos aqueles que no fossem de origem ariana, como os prprios judeus, ciganos, eslavos etc; o totalitarismo, ou seja, a defesa de que a vida social e o indivduo devam estar inteiramente submetidos aos interesses de um Estado autoritrio, o que autorizaria a este eliminar as liberdades individuais; as foras polticas de oposio e a democracia representativa; o militarismo, como instrumento de defesa de uma ordem que assegure a obedincia ao Estado; garanta um aparato repressivo capaz de impedir qualquer tipo de oposio a suas diretrizes e sirva de base para uma poltica expansionista; o unipartidarismo, a concepo de que um nico partido inteiramente identificado com as orientaes do Estado totalitrio capaz de representar a sociedade; o pan-germanismo, produto de um nacionalismo extremado que defendia a organizao de todos os alemes em um nico Estado germnico que fosse a expresso da superioridade da raa ariana. 4. a) Colin Powell defender uma postura belicista dos Estados Unidos, que pretendem (2003) invadir e ocupar o Iraque, enquanto que o famoso quadro de Picasso um libelo contra a guerra, uma obra que denuncia as atrocidades cometidas durante a Guerra Civil Espanhola quando o avio alemo bombardeou a vila de Guernica. b) A Guerra Civil Espanhola est associada ao processo de modernizao da Espanha, dirigido pelos republicanos, com apoio dos grupos de esquerda e rechaado pelos grupos conservadores latifundirios, Igreja e militares que apoiaram a ascenso do fascismo na Espanha, em uma poca em que ele tambm se afirmava na Alemanha, Itlia e Portugal. O autor do texto faz uma grande exaltao do lder fascista, identificando caractersticas de sua personalidade com as da nao. As principais caractersticas do perfil de Mussolini esto relacionadas ao dinamismo dado por ele e por seu movimento ao pas exaltando a liderana pessoal como necessria para a formao de um imprio. Percebe-se a necessidade de centralizao do poder na figura de um lder, o Duce, desprezando as formas democrticas coletivas e organizao e exerccio do poder.

b) O ano de 1989 tornou-se emblemtico para a crise do socialismo, com a queda do muro de Berlim, smbolo da diviso do mundo em blocos antagnicos, que a principal caracterstica da Guerra Fria. A queda do muro apenas refletiu a crise do modelo sovitico, estagnado h dcadas, tanto que foi mais uma festa do que uma revoluo. A crise do modelo sovitico est associada incapacidade da antiga URSS manter sua poltica de corrida armamentista que tentava acompanhar os Estados Unidos e pela debilidade de seu potencial industrial. Uma prtica e respectiva explicao: poltica de massas / realizar rituais e cerimnias grandiosos, criando a ideia da participao ativa de todos na construo de uma nova sociedade mais igualitria fortalecimento da identidade nacional / estimular o nacionalismo como forma de contrabalanar a crise de identidade dos indivduos, principalmente dos trabalhadores desempregados construo de uma comunidade idealizada / pregar o resgate de um passado nacional, contrapondo-o ao isolamento das sociedades modernas urbano-industriais unio entre o trabalho e o capital / construir o discurso da valorizao da capacidade do Estado de disciplinar a luta de classes, organizando de forma harmoniosa e corporativa a sociedade em prol do bem comum e nacional Fazer uma propaganda popular, feita para as massas e repetitiva era o objetivo constante de Hitler. A propaganda nazista buscava atingir o emocional das grandes massas, gerar uma concepo apaixonada sobre a mensagem emitida. Na propaganda nazista, entre outras prticas predominou a cinematografia e o crescimento poltico do partido nazista deveu-se sobretudo, intensa utilizao do cinema. Segundo o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, o cinema era o meio mais moderno de influenciar a populao na poca. Alm do cinema, os eventos aparatosos onde se difundiam os smbolos do nazismo, a noo de ordem e o nacionalismo, tambm contribuam significativamente para a identificao do povo alemo com o nazismo. a) Apesar de os Estados Unidos h muito tempo considerarem as Amricas sua rea de influncia poltica e cultural, no contexto da dcada de 1940, o principal interesse que orientou a aproximao entre Brasil e EUA foi a participao brasileira na Segunda Guerra Mundial, determinada, especialmente, aps a entrada dos Estados Unidos no conflito, em 1941, e o afundamento de navios brasileiros, em 1942. Antes mesmo do envio da FEB (Fora Expedicionria Brasileira) Itlia, o Brasil contribua com os Aliados, comercializando matrias-primas (borracha, minrios de ferro) e cedendo bases militares (em Natal, Belm, Salvador e Recife, dentre outras). b) Os elementos simblicos utilizados por Walt Disney indicam uma imagem sobre a cultura brasileira, afirmada pela Poltica da Boa Vizinhana, que contribua para a americanizao do Brasil. Assim, no caso de Z Carioca, personagem criado por Walt Disney, ocorre a associao entre as caractersticas do personagem e as do povo brasileiro como sinnimo de carioca (natural da cidade do Rio de Janeiro). Nesse sentido, o papagaio falante, imagem estereotipada do brasileiro, representava a malandragem, a alegria e a boemia, caractersticas associadas tambm cidade, cuja vida urbana evocava o prazer (a cachaa, a praia e o carnaval).

8.

5.

9.

6. a) Antes da Primeira Guerra Mundial as batalhas eram caracterizadas por guerras de movimento, com o deslocamento de grande contingente humano, com armas pessoais e enfrentamentos corpo-a-corpo nos quais os indivduos eram decisivos. Com o avano da tecnologia blica durante a Primeira Guerra Mundial, houve grande modificao nos conflitos, com a percepo de que as armas de destruio em massa que determinavam as possibilidades de vitria, com a destruio da infraestrutura inimiga e no necessariamente com a eliminao do exrcito adversrio. b) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que tem forte relao ao momento vivido pelo capitalismo do final do sculo XIX e incio do XX, pois um dos principais motivos geradores do conflito foi a disputa imperialista entre as naes europeias, envolvidas no neocolonialismo com o objetivo de explorarem matria-prima, mo de obra barata e garantir mercado consumidor, instalando suas indstrias e ampliando o poderio econmico. Portanto foi a expanso do capitalismo em sua fase imperialista, com intensa disputava por territrios na frica e sia que deu origem Grande Guerra.

7. a) A Revoluo Russa representou, no incio do sculo, a possibilidade de construo de sociedades mais justas e igualitrias, de destruio de um modelo capitalista opressor e concentrador de riquezas e estimulou milhes de pessoas, principalmente trabalhadores e jovens, em diversos pases do mundo, a uma luta poltica pela construo de um novo mundo.

10. A formao de sindicatos, partidos e soviets antecede a Guerra e a Revoluo, dada as precrias condies econmicas e polticas da Rssia dos Czares. No entanto, a Grande Guerra serviu para agudizar as contradies e a pobreza e permitiu que se ampliasse a discusso poltica sobre os governantes da poca e sobre as possibilidades de mudana. O Partido Bolchevique se ops guerra e a identificou como a grande responsvel pela misria dos trabalhadores, utilizando-a em sua propaganda poltica.

A escolha de quem pensa!

27

11. a) O capitalismo keynesiano, caracterizado por grande interveno do Estado na economia segundo os princpios do economista ingls John Maynard Keynes, desenvolveuse a partir da crise de 1929 e sua principal manifestao foi o New Deal, programa de recuperao implementado pelo governo dos Estados Unidos a partir de 1934, a partir do qual exerceu grande controle sobre o sistema financeiro, sobre as atividades produtivas e sobre as relaes de trabalho. b) O capitalismo desregulado ou neoliberal aquele onde o Estado no aparece como agente, ou seja, a prpria dinmica do mercado (Lei da oferta e da procura) que determina as relaes de produo, os preos, as condies de compra ou venda, considerando-se que, nesse caso o papel do Estado mnimo, apenas de fazer cumprir as leis e zelar para a manuteno da livre concorrncia. O neoliberalismo foi impulsionado pelos governos dos Estados Unidos e Inglaterra a partir dos anos 70, fruto da crise do capitalismo internacional provocada pela crise do petrleo.

Os trs pases da frica de lngua portuguesa que iniciaram lutas de libertao nacional na dcada de 1960 foram Angola (1961), Guin Bissau (1963) e Moambique (1964). Todos lutaram contra a dominao colonial portuguesa e s terminaram em 1974, com a Revoluo dos Cravos em Portugal. A invaso da Baa dos Porcos (Cuba) foi uma operao militar organizada pelo servio secreto norteamericano CIA, em abril de 1961. Armando refugiados cubanos, o governo de John F. Kennedy tentou derrubar o governo de Fidel Castro, que rapidamente se identificava com os pases socialistas e com os movimentos de libertao nacional na frica e na Amrica Latina. Mais uma vez a justificativa apresentada pelos Estados Unidos para a ao foi a de deter o avano do comunismo.

12. a) No incio do governo do presidente norte-americano Franklin Roosevelt, foi implantado o New Deal, plano econmico visando recuperao da economia estadunidense, frente aos efeitos da crise iniciada em 1929. Entre outras medidas, destacam-se: a criao de grandes obras pblicas visando gerao de emprego e renda e ampliao da infraestrutura; a criao do salrio-desemprego; a administrao de Reassentamento que transferiu famlias que ocupavam terras de qualidade inferior; a Lei de Assistncia Civil Conservao e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados; a Lei do Ajustamento Agrcola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produo; a concesso de financiamentos a fazendeiros e industriais e superviso do sistema financeiro pelo governo federal. b) Podem ser apontados como fatores da crise de 200809: a especulao financeira e a m gesto da de grandes corporaes favorecidas por preceitos neoliberais. A crise comeou no setor imobilirio norte-americano e atingiu, inicialmente bancos, indstrias e as bolsas de valores nos Estados Unidos, mas logo se espalhou pelo mundo, ocasionado recesso econmica e altos ndices de desemprego. Para minimizar os efeitos da crise e na medida do possvel, reverter esse processo, vrios governos adotaram prticas intervencionistas como programas de isenes fiscais e aportes financeiros visando salvar empresas e evitar o aumento do desemprego.

14. No caso do primeiro documento, datado de 1916, expressase uma posio favorvel participao no conflito, em acordo com o princpio nacionalista. Para os nacionalistas, a guerra associava-se defesa da Ptria, o que exigia a unidade do povo para defender os interesses internos. Nesse sentido, os nacionalistas atriburam ao combate um carter positivo e saneador, inclusive moral. No interior dessa atribuio, o soldado era visto como um heri e o entusiasmo articulava-se a um sentimento de dever para com a ptria que, por sua vez, preenchia de sentido a vida do combatente. No caso do segundo documento, datado de 1915, a posio contrria guerra, sendo a expresso de um princpio socialista. Mesmo considerando as tenses internas ao movimento e a existncia de alguns socialistas que apoiavam a participao no conflito, a guerra interpretada, neste documento, como um sintoma da disputa imperialista e como um entrave aos interesses dos trabalhadores. 15. Ao final da Primeira Guerra Mundial iniciou-se a experincia socialista na URSS. A Revoluo de 1917 consolidou-se nos anos seguintes, ao final da Guerra Civil em 1921 e com a implementao de medidas de reordenamento econmico no pas, com a NEP e posteriormente com os Planos Quinquenais. O movimento socialista conheceu grande expanso na Europa e na Amrica, com o crescimento de partidos comunistas e socialistas em diversos pases, mas que no chegaram ao poder. Os Estados socialistas do Leste Europeu somente se formaram ao final da Segunda Guerra, portanto, no devem ser considerados na questo.

13. Os dois pases asiticos com os quais os Estados Unidos estavam diretamente envolvidos em conflito armado so a Coreia do Norte (1950) e o Vietnam (1964). Em 1950, poucos meses depois da vitria de Mao TseTung na China, os Estados Unidos (liderando uma fora militar das Naes Unidas) enviou tropas Coreia do Sul depois que a Coreia do Norte passou o paralelo que dividia os dois pases. O conflito rapidamente se expandiu para guerra envolvendo alm dos Estados Unidos, as Naes Unidas, a Coreia do Norte, a Coreia do Sul e a China. A Guerra da Coreia s terminou quando os Estados Unidos e a Coreia do Norte assinaram um acordo de paz em 1953. Depois de as tropas do Ho Chi Minh derrotarem a Frana no Vietnam em 1954, paulatinamente os Estados Unidos iniciaram sua interveno naquele pas, enviando cada vez maior nmero de tropas. O conflito inspirou um massivo movimento pela paz nos Estados Unidos, mas a guerra s terminou em abril de 1975 quando as tropas nortevietnamitas tomaram Saigon (antiga capital do Vietnam do Sul). Em ambos os casos, a razo oferecida pelos Estados Unidos era a de deter o avano do comunismo no mundo.

Aula 8 Sculo XX
01. No final de 1960, os Estados Unidos j tinham cerca de vinte embaixadas na frica. Eram em torno de quarenta os pontos diplomticos e consulares em diferentes partes do continente. A Unio Sovitica, por sua vez, manteve acesa sua poltica africana, que variou em seus objetivos ao longo do tempo.
Fonte: adaptado de Sombra Saraiva, Jos Flvio (org). Rela es Internacionais, dois sculos de Histria: entre a ordem bipolar e o policentrismo (de 1947 a nosso dias). Braslia: IBRI, 2001, p. 53.

Cite duas razes para a crescente presena dos EUA e da URSS no continente africano na dcada de 1960.

28

A escolha de quem pensa!

02.

04. Em 1929, com a queda da bolsa de valores de Nova Iorque, ocorreu uma das mais graves crises econmicas do sculo XX, responsvel em parte pela reviso do sistema capitalista, o qual abandonou as tradicionais propostas liberais de controle cambial e deflao. Do ponto de vista do consumo de bens mveis, de que maneira a Crise de 1929 se relaciona com o desenvolvimento do sistema de moda?

Os EUA enviaram, em 2010, pela primeira vez, um embaixador, John Ross, para participar das comemoraes relativas ao ataque nuclear em Hiroshima. A cidade industrial de Hiroshima foi bombardeada no dia 6 de agosto de 1945, o que resultou na morte de cerca de 140 mil pessoas. Essa considerada a maior tragdia nuclear da histria. Trs dias mais tarde, os EUA lanaram uma segunda bomba em Nagasaki, causando mais 70 mil mortes. No mbito das comemoraes em Hiroshima, o Secretrio Geral da ONU, Ban-Ki-Moon, voltou a apelar pelo desarmamento nuclear no mundo.
Adaptado de http://dn.sapo.pt

05. O fascismo rejeita na democracia o embuste convencional da igualdade poltica, o esprito de irresponsabilidade coletiva e o mito da felicidade e do progresso indefinido [...] No se deve exagerar a importncia do liberalismo no sculo passado, nem convert-lo numa religio da humanidade para o presente e o futuro, quando na realidade ele foi apenas uma das muitas doutrinas daquele sculo [...] Agora o liberalismo est prestes a fechar as portas de seu templo deserto [...] O presente sculo o sculo da autoridade, um sculo da direita, um sculo fascista (Benito Mussolini)
Fonte: MAZOWER, Mark. Continente sombrio: a Europa no sculo XX. So Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 29.

O discurso proferido por Mussolini explicita a concepo poltica fascista nos anos 20 e 30 do sculo passado. Cite dois aspectos do regime fascista contrrios aos princpios liberais.

O lanamento das bombas atmicas sobre Hiroshima e Nagasaki possibilitou o fim da Segunda Guerra Mundial, acarretando, para todos os pases envolvidos no conflito, muitas transformaes e inaugurando novas tenses internacionais. Aponte dois efeitos da Segunda Guerra Mundial para a sociedade japonesa e dois efeitos da utilizao de armamentos nucleares para as relaes internacionais no ps-guerra.

03. Cuba e as reformas do bloco socialista: backtothe future? Os lderes cubanos excitaram a imaginao do mundo ao lanarem em setembro o mais radical pacote de medidas. As reformas cubanas trazem logo mente duas grandes ondas de reforma na antiga Unio Sovitica: a Nova Poltica Econmica - NPE, nos anos 1920, e o incio da Perestroika, em meados dos anos 1980. Em ambas, inicialmente, as medidas tomadas e o esprito condutor eram bastante parecidos, mas os resultados das duas foram completamente diferentes. Qual desses caminhos seguir Cuba, em um mundo cada vez mais globalizado?
ngelo Segrillo Adaptado de O Globo, 19/09/2010

06. A Primeira Guerra Mundial no resolveu nada. As esperanas que gerou - de um mundo pacfico e democrtico de Estados-nao sob a liga das naes; de um retorno economia mundial de 1913; mesmo (entre os que saudaram a revoluo russa) de capitalismo mundial derrubado dentro de anos ou meses por um levante dos oprimidos - logo foram frustradas. O passado estava fora de alcance, o futuro fora adiado, o presente era amargo, a no ser por uns poucos anos passageiros em meados da dcada de 1920.
ERIC J. HOBSBAWM. A era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1991). So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

O perodo entre-guerras (1919-1939) comeou com uma combinao de esperana e ressentimento. Diversos acordos foram impostos pelos Estados vencedores aos derrotados. O mais conhecido deles o Tratado de Versalhes de 1919. Outros tratados complementares tambm foram assinados e igualmente tiveram grande importncia para a geopoltica mundial. Indique duas transformaes na geopoltica mundial decorrentes desses tratados complementares. Em seguida, cite dois pases que foram submetidos a eles.

No mundo contemporneo, pases socialistas viveram situaes de crise, contornadas por meio da promoo de reformas, como as mencionadas no texto. Aponte um princpio comum Nova Poltica Econmica e Perestroika. Em seguida, indique principal resultado de cada uma dessas polticas promovidas pelo governo sovitico.

07. Os animais humanizados de Walt Disney serviam glorificao do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney j eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Poltica da Boa Vizinhana. Em 1942, no filme Al, amigos, um smbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Z Carioca. A primeira cpia do filme foi apresentada a Getlio Vargas

A escolha de quem pensa!

29

e sua famlia, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Poltica da Boa Vizinhana, melhorar o nvel de vida dos pases da Amrica Latina, dentro do esprito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.
(Adaptado de Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor: a americanizao do Brasil na poca da Segunda Guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.)

Observe as imagens e faa o que se pede a seguir.

a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam poltica externa norte-americana na poca da Segunda Guerra Mundial? b) Como o governo Vargas se posicionou em relao Segunda Guerra Mundial? 08. Como a Revoluo Francesa, em fins do sculo XVIII e comeo do sculo XIX, as Revolues Russas que levaram fundao da URSS modificaram a face do mundo. Para muitos deram incio ao sculo XX. Seja qual for nossa opinio a respeito, inegvel que imprimiram sua marca a um sculo que s terminou com o desaparecimento dos resultados criados por elas.
(REIS FILHO, Daniel Aaro. As revolues russas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, p. 37)

a) CARACTERIZE o contexto histrico em que foi construdo o muro de Berlim. b) IDENTIFIQUE dois aspectos relativos s tenses vividas na fronteira entre Estados Unidos e Mxico, na atualidade. 11. O premiado documentrio brasileiro Condor, de 2007, dirigido por Roberto Mader, resgatou diferentes verses do que ficou conhecido como Operao Condor, ou seja, um conjunto de aes poltico-militares coordenadas, nos anos 70 do sculo passado, por diversos governos da Amrica Latina, como Chile, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolvia.

a) Identifique duas medidas adotadas pelos bolcheviques entre 1917 e a criao da Unio So-vitica (1922). b) Explique uma questo de ordem interna Unio Sovitica que contribuiu para o seu fim em 1991. 09. Na dcada de 1960, as Amricas foram sacudidas por um verdadeiro furaco: a Revoluo Cubana. Iniciada em 1959, devastou as estruturas polticas at ento existentes. Figuras como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara tornaram-se cones da juventude do perodo e foram imitados por jovens de todo o mundo que buscavam contestar os regimes polticos e o poder tradicional. Tendo isso em conta, a) cite duas causas que expliquem a Revoluo Cubana; b) analise as relaes entre o governo de Jnio Quadros e os lderes cubanos no perodo. 10. Enquanto um povo se uniu em 1989 sobre as runas de um muro que ia de Dresden a Berlim, outros muros so levantados na atualidade para separar os homens, tornando-os estrangeiros, inimigos.

30

A escolha de quem pensa!

a) Apresente um argumento dos governos envolvidos na Operao para lev-la adiante. b) Em meados da mesma dcada de 1970, algumas longas ditaduras europeias chegaram ao fim, uma das quais em Portugal. Identifique uma caracterstica da Revoluo dos Cravos (1974).

ndia, a separar religio e Estado, para que as minorias religiosas, como os muulmanos, no fossem vitimadas pela maioria hindu.
(Adaptado de Cielo G. Festino, Uma praja ainda imaginada: a representao da Nao em trs romances indianos de lngua inglesa. So Paulo: Nankin/Edusp, 2007, p.23.)

12. H sessenta anos, com a proclamao da Repblica Popular da China, nascia a maior nao comunista do planeta. Durante esse perodo, o panorama mundial se transformou, e sucessivos governos chineses promoveram campanhas e reformas que imprimiram ao pas um novo perfil.

a) De acordo com o texto, que razes levaram Nehru a separar religio e Estado, aps a Independncia da ndia? b) Quais os mtodos empregados por Gandhi na luta contra o domnio ingls na ndia? 15. A Guerra do Vietn ops o norte ao sul do pas e contou, entre 1961 e 1973, com participao direta dos Estados Unidos. Relacione esta guerra com a: a) Descolonizao da sia. b) Guerra Fria. Gabarito
1. O candidato dever citar duas das seguintes razes: os EUA e a URSS buscaram ampliar sua influncia poltica na frica agregando novos aliados aos seus respectivos blocos de poder durante a Guerra Fria; os novos Estados nacionais africanos, surgidos do movimento de descolonizao, ao buscar aliados polticos internacionais para viabilizar os seus respectivos projetos nacionais aproximaram-se da URSS e dos EUA; o continente africano foi alvo de intensas disputas poltico-militares entre EUA e URSS durante a Guerra Fria em razo de interesses geopolticos e econmicos. Dois dos efeitos para a sociedade japonesa: destruio de cidades. proibio de rearmamento. prejuzos para a populao civil. reconstruo nacional em bases capitalistas. aceitao da rendio incondicional perante os EUA. ocupao militar e interveno poltica e administrativa norteamericana. adoo de reformas polticas de restrio ao poder exercido pelo imperador. Dois dos efeitos para as relaes internacionais: instaurao da Guerra Fria. reavaliao dos riscos decorrentes das guerras. desenvolvimento de polticas armamentistas nucleares. concorrncia entre os pases pela posse de arsenal nuclear. A derrota japonesa implicou um conjunto de mudanas polticas, militares e econmicas. A interveno dos Estados Unidos realizou-se com o pretexto de ajudar a recuperar e modernizar o pas que, proibido de se armar, investiu em reas estratgicas da economia naquele momento, como a eletrnica. O final da Guerra implicou na derrota dos principais regimes fascistas e inaugurou o perodo de Guerra Fria, envolvendo interesses das novas superpotncias, Estados Unidos e Unio Sovitica. Um dos princpios: abertura para a iniciativa privada em pequena escala. manuteno do controle estatal sobre os setores-chave da produo. A NPE permitiu contornar a crise e consolidou a orientao socialista sovitica. A Perestroika conduziu desintegrao da Unio Sovitica e ao fim do socialismo nos pases do bloco sob sua influncia direta.

Em 1949, a vitria da Revoluo levou Mao-Ts-Tung presidncia da recm-proclamada Repblica Popular da China. Analise o panorama poltico mundial da poca, explicando dois fatores que conduziram a populao chinesa Revoluo.

2.

13. Dois norte-americanos se tornaram clebres por caminhar na lua: o comandante Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar no solo lunar em 1969 e, metaforicamente, o dolo pop Michael Jackson, que eternizou o moonwalker, passo de dana que simula uma caminhada em gravidade zero. Sobre o contexto histrico-cultural que envolveu essas duas personalidades marcantes do sculo XX, analise: a) o contexto geopoltico internacional que levou os norte-americanos a conquistar a Lua; b) o fenmeno Michael Jackson como um exemplo da globalizao cultural. 14. meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma ndia independente, trens carregados de hindus e muulmanos, que associavam a religio s causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a ndia e o novo Paquisto, em uma das mais cruis guerras civis do sculo XX. Gandhi, profundamente comovido, comeava um novo jejum, tentando a conciliao. Mais tarde, j alcanada a Independncia, foram as diferenas entre hindus e muulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da

3.

A escolha de quem pensa!

31

4.

Na dcada de 1920, a moda j estava livre dos espartilhos do sculo XIX. As saias j mostram mais as pernas e o colo. Na maquiagem, a tendncia era o batom. A boca era carmim, em forma de corao. A maquiagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lpis. A tendncia era ter a pele bem branca. Foi a poca de Hollywood em alta, e a maioria dos grandes estilistas da poca, como Coco Chanel e Jean Patou, criaram roupas para grandes estrelas. Foi uma dcada de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas, as mulheres modernas da poca, que frequentavam os sales e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o esprito da tambm chamada Era do Jazz. O aluno dever citar, dentre outras, as seguintes caractersticas dos regimes fascistas que se opem aos princpios liberais: Estado totalitrio, corporativismo, unipartidarismo, culto personalidade. Duas das transformaes: - desaparecimentos de imprios centrais multitnicos e pluriculturais, como o austro-hngaro e o turco-otomano - surgimento de novos Estados no leste europeu: Tchecoeslovquia, Polnia, Iugoslvia, alm da ustria e da Hungria, separadas uma da outra - entrega de territrios anteriormente turcos ao Reino Unido (Palestina, Jordnia e Mesopotmia) e Frana (Lbano e Sria) pela Liga das Naes - reforo da poltica de isolamento imposta Rssia, com a criao de um cordo sanitrio, formado tambm por pases surgidos da desagregao do imprio austro-hngaro Dois dos pases: - ustria - Hungria - Bulgria - Turquia a) De acordo como o texto, a importncia os personagens de Walt Disney serviam para glorificar o estilo de vida americano e propagar a Poltica de Boa Vizinhana na defesa do livre mercado como uma forma de combater o nacionalismo, o fascismo e o comunismo. b) O governo Vargas procurou manter uma poltica de neutralidade at 1942. Porm, quando navios brasileiros foram torpedeados por submarinos alemes, o Brasil entrou na guerra contra o Eixo. A presena brasileira no conflito se deu pelo envio de tropas da FEB para combaterem na Europa e pela permisso do governo brasileiro para a instalao de bases militares no Nordeste para as o uso foras aliadas.

gritantes desigualdades que separavam os membros do Partido e do resto da populao; o fracasso da perestroika (reestruturao), conjunto de iniciativas tentadas por Gorbachev para reeguer a economia da URSS; o xito parcial da glasnot (transparncia), com a afirmao de um ambiente de liberades e debates pblicos acerca das grandes questes que envolviam a URSS e o chamado socialismo realmente existente; o acirramento das disputas entre reformistas (defensores de radicalizar a perestroika e a glasnot) e os conservadores (receosos de que se perdesse o controle sobre as mudanas); a emergncia da questo nacional, ou seja, a luta de inmeras repblicas, at ento abrigadas na URSS, por suas identidades, autonomia e, em muitos casos, independncia. 9. a) Espera-se que o candidato discorra sobre alguns dos seguintes tpicos: - Interferncia norte-americana nos assuntos internos de Cuba (Emenda Platt); - Ditadura de Fulgncio Batista; - Desigualdade social; - Guerra Fria. b) Espera-se que o candidato possa assinalar a ambiguidade de um presidente eleito pela sigla direitista UDN e, ao mesmo tempo, ter condecorado Che Guevara.

5.

6.

7.

10. a) O muro de Berlim foi construdo no ano de 1961, no contexto da Guerra Fria, caracterizada pela bipolarizao poltica, ideolgica e militar entre os blocos socialista e capitalista, liderados pela URSS e pelos EUA respectivamente. Aps um primeiro momento de tenso envolvendo a Alemanha, em 1948, com o bloqueio terrestre imposto pelo governo sovitico cidade de Berlim, foram institudas no ano seguinte as duas Alemanhas, a ocidental Repblica Federal da Alemanha e a oriental Repblica Democrtica Alem. Em agosto de 1961, foi construdo o Muro de Berlim, que separou concretamente os dois lados da cidade (incrustada na parte sovitica) e se tornou smbolo da separao alem e da Guerra Fria. b) O candidato poder identificar dois entre os seguintes aspectos:

- atrados pelas possibilidades de trabalho e enriquecimento nos EUA, milhares de pessoas tentam cruzar a fronteira dos EUA com o Mxico (muitas fbricas norte-americanas, conhecidas como maquiladoras, instalaram-se nos ltimos anos na fronteira com o objetivo de utilizar a mo de obra barata oferecida pelos mexicanos que se concentram no norte do pas); estes imigrantes ao cruzar a fronteira podem enfrentar inmeros problemas como prises, conflitos com fazendeiros, fome ou afogamento. - a populao de imigrantes sem documentao que mora e trabalha nos Estados Unidos vem crescendo, regularmente, desde a Reforma de Imigrao e o Ato de Controle (IRCA) de 1986; esta legislao gerou um maior controle nas fronteiras e a imposio de penalidades contra aqueles que empregam pessoas sem documentao. - com o reforo da fronteira californiana, a tenso maior encontra-se atualmente na fronteira do Arizona, para onde os imigrantes mexicanos passaram a ir devido ao menor controle; na falta de policiamento desta fronteira, os fazendeiros da regio assumiram este papel, provocando o aumento da violncia e das tenses. ao longo desta fronteira que existe um muro intercalado com trechos de arame farpado controlado pela guarda da fronteira norte-americana e por sistemas eletrnicos, com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. Em 2006, foi aprovada a ampliao desse muro, o que tem gerado protestos por parte de organizaes no governamentais e de defensores dos direitos humanos. - a fronteira tambm um lugar de tenso devido ao trfico de drogas e armas.

8. a) O candidato poder indicar, entre outras, as seguintes medidas: Instituio do Conselho de Comissrios do Povo; proclamao dos Decretos: sobre a Terra (reforma agrria), Paz (armistcio imediato e negociaes para a retirada da Rssia da 1a Guerra), Controle Operrio (estatizao e direo operria das fbricas); Declarao dos Povos da Rssia (igualdade entre as naes russas e o direito de cada uma delas constituir um Estado nacional prprio); organizao do Exrcito Vermelho para enfrentar os exrcitos brancos na Guerra Civil (1918-1921); adoo do comunismo de guerra (apropriao de bens e terras; regulamentao da produo etc) durante a Guerra Civil; estabelecimento da NEP (Nova Poltica Econmica), com a permisso para o ingresso de capital estrangeiro e da atividade de pequenas e mdias empresas privadas (1921). b) O candidato poder desenvolver, entre outros, os seguintes aspectos: a perda de capacidade da URSS de manter taxas crescentes de desenvolvimento econmico, especialmente, na virada para os anos 80; o esvaziamento do discurso igualitrio desvelado, por exemplo, nas

32

A escolha de quem pensa!

- As diferenas culturais e lingusticas tambm provocam o aumento de tenses tnicas e culturais na fronteira.

11. a)A Operao Condor foi uma aliana poltico-militar entre os vrios regimes militares da Amrica do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Bolvia, Paraguai e Uruguai), criada com o objetivo de coordenar a represso aos opositores dessas ditaduras instalados nos seis pases do Cone Sul. A operao, liderada por militares da Amrica Latina, foi batizada com o nome do condor, abutre tpico dos Andes. Montada no incio dos anos 1970, a Operao Condor durou at o processo de redemocratizao, na dcada seguinte. Aao foi conjunta e o governo norte-americano dela tinha conhecimento, conforme demonstram documentos secretos divulgados pelo Departamento de Estado em 2001. No entanto, nesses documentos, no h evidncias que comprovem a participao ativa dos Estados Unidos. b) A Revoluo dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974, foi o movimento que derrubou o regime salazarista, ditadura estabelecida no pas desde 1932 e cujo ltimo representante era primeiro ministro Marcelo Caetano, restabelecendo as liberdades democrticas e promovendo transformaes sociais no pas. A revoluo iniciou-se no dia 25 de abril de 1974, com a execuo meia-noite atravs de uma emissora de rdio, da msica Grndula Vila Morena, de Zeca Afonso proibida pela censura, adotada como senha para o incio do movimento. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. A presidncia de Portugal foi assumida pelo general Antnio de Spnola. A populao saiu s ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento. Uma das primeiras realizaes do novo governo portugus foi reconhecer a independncia de suas colnias na frica, processo que se iniciara em 1973 com a declarao unilateral da Repblica da Guin Bissau, que foi reconhecida pela comunidade internacional, mas no pela potncia colonizadora.

15. a) Durante a Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Frana na primeira fase da Guerra, o Vietn que era um domnio colonial francs foi ocupado pelo Japo. Quando a guerra terminou, a Frana tentou restabelecer o controle, mas no conseguiu. Os franceses foram derrotados pelo Viet Minh na Batalha de DienBienPhu, em 1954 na primeira guerra da Indochina, mesmo com ajuda dos EUA. Na Conferncia de Genebra o Vietn foi dividido em dois pases separados, conhecidos como Vietn do Norte e Vietn do Sul. b) Durante a Guerra Fria, o norte tinha o apoio da China e da Unio Sovitica, enquanto o sul era apoiado pelos EUA. Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para impedir o governo do Vietn do Sul de entrar em colapso completo devidoas aes do Vietcong (exrcito comunista no sul) apoiado pelo norte para derrubar o governo do corrupto NgoDinh Diem. Os Estados Unidos pretendiam evitar a invaso do Norte e a unificao do Vietn sob o regime comunista.

Aula 9 Sculos XX e XXI


01. Os impactos polticos e sociais do envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietn so contemporneos luta pelos direitos dos negros nesse pas. Analise as possveis correlaes entre esses fenmenos. 02. Segundo Eric Hobsbawm, Gorbachev lanou uma campanha para transformar o socialismo sovitico baseado em dois slogans: a perestroika, que pautava a reestruturao da economia e da poltica, e a glasnost, que representava a luta por liberdade de informao. Com base nessa afirmao, discorra sobre o colapso da URSS. 03. Ao analisar a crise de 2008 o prmio Nobel de economia, Paul Krugman, refere-se exploso da bolha habitacional norte-americana, que teria provocado um colapso no sistema bancrio e nas empresas em quase todo o mundo. Com base nessa afirmativa, que comparaes podem ser feitas entre a crise de 1929 e a de 2008? 04. A contextualizao do momento histrico compreendido nas ltimas quatro dcadas do sculo XX explica a divulgao de duas teorias poltico-econmicas o neoliberalismo e a globalizao capitalista , que passaram a exercer grande influncia nas relaes internas e externas do mundo atual. Apresente o conceito de neoliberalismo e indique uma prtica resultante da sua aplicao. Conceito: Prtica: 05. A poltica do Estado de Bem-estar (WelfareState) predominou nos pases da Europa Central no psSegunda Guerra. Desenvolva um texto analisando as principais caractersticas dessa poltica.

12. A Revoluo Chinesa de 1949 que levou implantao do socialismo no pas ocorreu no contexto do incio da Guerra Fria e em meio s iniciativas imperialistas de pases capitalistas em relao China. A explorao imperialista, agravada com o desemprego e a inflao vivida pelos chineses nos anos que antecederam a Revoluo, estimulou um sentimento nacionalista entre a maioria dos chineses e favoreceu a difuso dos ideais socialistas, sobretudo entre os camponeses, fatores que contriburam para o xito do movimento liderado por Mao TseTung.

13. a) Espera-se que o candidato aborde: - Competio entre EUA e URSS pelo domnio espacial; - Guerra Fria. b) Espera-se que o candidato aborde: - Indstria Cultural; - Cultura pop; - Desenvolvimento dos meios de comunicao e de novas linguagens miditicas.

14. a) Segundo o texto, ao promover a separao entre religio e Estado, Nehru procurou conter o poder do hindusmo majoritrio sobre as minorias religiosas, de forma a impedir que estas ltimas, particularmente os muulmanos, sofressem perseguies. b) No-violncia, resistncia passiva, desobedincia civil e boicote aos produtos britnicos.

A escolha de quem pensa!

33

06. Analise os textos e a charge. O arsenal do neoliberalismo inclui o farto uso de neologismos que procuram destruir a perspectiva histrica dando novos nomes a velhos processos ou conferir respeito apseudoconceitos. Surgem, assim, o ps-moderno, o desenvolvimento sustentvel, os movimentos sociais urbanos, a excluso social, os atores (sociais), as ongs, a globalizao, o planejamento estratgico..., que procuram encobrir, ao invs de revelar, a natureza do capitalismo contemporneo.
(www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/ Adaptado.)

I. Qual a relao poltica entre esses pases? II. Qual o tipo de economia adotado por eles? III. O que representou o Pacto de Varsvia? c) O que simbolizou, do ponto de vista poltico e econmico, a queda do Muro de Berlim, em 1989? 08. Criado em 1948, o Estado de Israel acaba de completar 60 anos. Discorra sobre: a) o contexto histrico internacional que levou criao desse Estado; b) as razes histricas dos conflitos entre israelenses e palestinos, que persistem at hoje. 09. Constantemente os noticirios informam sobre atentados e conflitos diversos no Oriente Mdio. Dentre tantos outros motivos, o ressentimento ilimitado dos pases rabes contra Israel segundo as palavras do ex-secretrio de Estado, o americano Henry Kissinger deve-se a trs aspectos: 1. O religioso, firmado nos preceitos do Coro, que considera o povo israelense indigno; 2. O poltico, centrado na criao do Estado de Israel e nas sucessivas derrotas dos rabes nos conflitos armados desde 1948; 3. O scio-econmico, derivado da criao de uma sociedade moderna e ocidentalizada em Israel, a qual acentuou as diferenas entre israelenses e rabes. Dentre os trs aspectos, qual se relaciona mais diretamente com a constituio de uma sociedade de Moda? Justifique a sua resposta.

Certezas que no se desmancham no ar Os efeitos sociais da atual crise capitalista so pouco mencionados, especialmente nos veculos de comunicao. Existe uma distoro ideolgica nesses veculos e em muitas mensagens governamentais sobre a retomada econmica, mas secundarizando o principal problema a existente: a hecatombe social sobre milhes de trabalhadores. No algo automtico ou natural a retomada econmica e o retorno dos empregos. Depois do fim das crises econmicas, analisa a OIT, entre quatro a cinco anos so necessrios para a recuperao dos empregos. () A histria social parece-nos que sempre se repete no que se refere s crises capitalistas. Por isso, a pergunta tambm histrica: quem vai pagar os custos sociais dessa crise.
Luiz Fernando da Silva (www.unesp.br/aci/debate Adaptado.)

10. Desde a retirada das tropas norte-americanas do Vietn (1975), o prestgio da liderana dos Estados Unidos sofreu sensveis abalos. O mapa a seguir apresenta alguns conflitos regionais que questionaram a liderana americana na passagem da dcada de 1970 para a seguinte.para a seguinte.

Explicite os princpios bsicos do neoliberalismo e faa afirmaes que o vinculem com a crise econmica global e o contexto brasileiro.

07. Em 2008, houve mais um conflito no Cucaso, onde, anos atrs, j havia ocorrido a Guerra da Chechnia. Dessa vez, o litgio envolveu dois pases independentes: a Rssia e a Gergia. Em relao a essa guerra, podemos encontrar causas bem mais antigas. Responda o que se pede a seguir. a) Qual a relao entre o fim da Unio Sovitica e a guerra entre a Rssia e a Gergia? b) Sobre as relaes entre a maior parte dos pases da Europa Oriental com a Unio Sovitica a partir do perodo que se inicia logo aps o fim da Segunda Guerra Mundial, responda o que se pede.

Explique de que maneira um dos conflitos referidos no mapa contribuiu para o reordenamento do poder poltico no Oriente Mdio ou na sia Central.

34

A escolha de quem pensa!

11.

A cano de Chico Buarque de Hollanda refere-se Revoluo dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974. Aponte duas razes que levaram o exrcito portugus a liderar o processo revolucionrio e explicite a principal consequncia da Revoluo dos Cravos para a poltica portuguesa na frica.

13. Um empreendimento de colonizao nunca filantrpico, a no ser em palavras. Um dos objetivos de toda colonizao, sob qualquer cu e em qualquer poca, sempre foi comear por decifrar o territrio conquistado, porque no se semeia a contento nem em terreno j plantado, nem em alqueive. preciso primeiro arrancar do esprito, como se fossem ervas daninhas, valores, costumes e culturas locais, para poder semear em seu lugar os valores, costumes e cultura do colonizador, considerados superiores e os nicos vlidos. E que melhor maneira de alcanar este propsito do que a escola?
(B, Amadou Hampt. Amkoullel, o menino fula. So Paulo: Palas Athena/Casa das fricas, 2003.)

No trecho apresentado, um dos mais reconhecidos estudiosos dos povos da savana da frica Ocidental faz uma anlise dos males da escolarizao promovida pelos colonizadores europeus no sculo XX. No entanto, a histria da descolonizao africana e asitica tambm mostra uma outra face desse processo, em que o mesmo instrumento de dominao, a escola, foi usado em benefcio dos colonizados. Justifique a ideia de que a escola de modelo ocidental tambm contribuiu para criar condies favorveis luta pela independncia das colnias europeias na sia e na frica.

A derrubada do Muro de Berlim completar vinte anos em 2009. Construdo em agosto de 1961, sua destruio lembrada como marco do fim de uma poca. Indique o significado poltico da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e o significado simblico desse acontecimento para o contexto poltico internacional.

12. Tanto mar Sei que ests em festa, p Fico contente E enquanto estou ausente Guarda um cravo para mim Eu queria estar na festa, p Com a tua gente E colher pessoalmente Uma flor no teu jardim Sei que h lguas a nos separar Tanto mar, tanto mar Sei tambm quanto preciso, p Navegar, navegar L faz primavera, p C estou doente Manda urgentemente Algum cheirinho de alecrim

14. Quando a independncia chegou, em 1960, havia menos de 30 africanos formados em curso superior em todo o territrio. A administrao da colnia pouco fizera para que um dia o Congo pudesse ser governado por seu prprio povo: dos cerca dos 5 mil cargos do servio pblico administrativo, apenas trs eram ocupados por africanos. O rei Balduno da Blgica chegou a Lopoldville para conceder oficialmente a independncia ao Congo. Na ocasio, de um modo um tanto superior, disse o seguinte: - Cabe agora aos senhores cavalheiros nos mostrar que so dignos da nossa confiana. O discurso irado com que Patrice Lumumba respondeu de improviso ao rei chamou a ateno do mundo. Lumumba acreditava que a independncia poltica no era suficiente para libertar a frica de seu passado colonial; era preciso tambm que o continente deixasse de ser colonizado economicamente pela Europa.
(Adaptado de HOCHSCHILD, Adam. O fantasma do rei Leopol do: uma histria de cobia, terror e herosmo na frica Colonial. So Paulo: Companhia das Letras, 1999.)

CHICO BUARQUE DE HOLLANDA. Tantas palavras. So Paulo: companhia das letras, 2006.

Relacione os desdobramentos polticos ocorridos no imediato ps-independncia do ex-Congo Belga com o contexto internacional da dcada de 1960.

A escolha de quem pensa!

35

15. ndia e China ocupam, no atual cenrio mundial, um lugar to importante que j se fala, entre estudiosos de geopoltica, em denominar o sculo XXI como o sculo asitico. Sobre as trajetrias histricas contemporneas desses dois pases, iniciadas, respectivamente, em 1947 e 1949, possvel estabelecer mais de um paralelo, ressaltando semelhanas e contrastes. Indique o processo histrico a) da ndia, a partir de 1947, e seus desdobramentos posteriores. b) da China, a partir de 1949, e seus desdobramentos posteriores. Gabarito
6.

devido a Guerra. A partir de ento, deve analisar os novos governos do perodo ps-guerra e a poltica econmica intervencionista, entendida como necessria para a recuperao e como garantia dos servios bsicos para a populao. O neoliberalismo uma teoria econmica que resgata os princpios bsicos do liberalismo tradicional de Adam Smith, adaptando-o a realidade capitalista d final do sculo XX, incio do XXI. Parte do pressuposto de que o mercado, suas necessidades e dinmica, que devem definir o desenvolvimento da economia, e consequentemente, o Estado no deve interferir. Da a ideia de Estado Mnimo, que representa o aumento de possibilidades e o fortalecimento da iniciativa privada. O lucro o componente que move a economia das empresas e o componente social eliminado. Os textos e a charge fazem crticas a essa situao, vinculando o neoliberalismo crise atual do capitalismo (iniciada em 2008 nos EUA). O primeiro texto destaca a maneira como a ideia neoliberal apresentada e acobertada, vinculada a um processo de alienao, a charge faz referncia a uma expresso utilizada pelo presidente Lula uma marolinha para se referir ao fato de que o Brasil seria pouco afetado pela crise internacional. O ltimo texto destaca os efeitos sociais nefastos da crise e da poltica neoliberal sobre a maior parte das sociedades, principalmente, de pases do chamado terceiro mundo. O desmembramento da Unio Sovitica (URSS), em 1991, levou criao da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e, em seguida, independncia de quase todas as repblicas que fizeram parte desta ltima, inclusive a Gergia. A Rssia, principal repblica dentro da ex-URSS e da CEI, relutou em perder o poder poltico que detinha sobre as outras repblicas. Uma das regies que reclamou por autonomia, a Osstia, no conseguiu se constituir em um estado independente. Uma parte do territrio da Osstia permaneceu dentro da federao russa, e a outra parte, dentro da Gergia. Os interesses econmicos sobre o petrleo e o gs natural levaram a Rssia a defender a separao da Osstia do Sul do restante da Gergia, unificando-a sob sua esfera de influncia. Essa pode ser considerada a causa imediata dessa ltima guerra. Aps a Segunda Guerra Mundial, quase todos os pases do leste europeu, exceo da ex-Iugoslvia, permaneceram sob a influncia econmica e poltica de Moscou. Esses pases foram governados por um partido comunista, que dirigia uma economia socialista planificada. Do ponto de vista geopoltico, os pases tornaram-se membros do Pacto de Varsvia, a unio das foras dos pases socialistas em oposio unio dos pases capitalistas do ocidente europeu e dos EUA, realizada em torno da OTAN. A queda do Muro de Berlim, em 1989, simbolizou o fim da Guerra Fria, a queda do regime socialista na Alemanha Oriental e a reunificao poltica da Alemanha. Por extenso, com o fim da URSS, todos os demais pases da Europa Oriental sob sua influncia tambm abandonaram, passo a passo, o regime poltico socialista, integrando a economia de mercado do capitalismo europeu. a) O Holocausto vivido pelos judeus na Segunda Guerra Mundial, fortaleceu o movimento sionista, organizado desde o sculo XIX, para criao de um Estado Judeu na Palestina. Em 1948, com o aval da ONU, esse projeto foi concretizado a partir da proclamao do Estado de Israel. b) Em decorrncia da guerra de 1948-1949 vencida pelos israelenses, que ampliaram o seu domnio por uma rea de 20 mil km2 (75% da superfcie da Palestina), o territrio restante foi ocupado pela Jordnia, que anexou a Cisjordnia e pelo Egito que ocupou a Faixa de Gaza. O conflito provocou a fuga de aproximadamente 900 mil palestinos

1.

A luta contra o preconceito e por direitos civis dos negros norte-americanos anterior Guerra do Vietn. Os movimentos sociais contra as leis segregacionistas foraram a sociedade do pas a uma nova reflexo sobre direitos e liberdade e sobre qual o papel do Estado na garantia de cada um deles. As reformas do modelo sovitico foram propostas em um contexto de crise do pas e de tentativa de salvao para o modelo socialista; elas no pretendiam eliminar o socialismo do pas, mas criar uma alternativa situao delicada ento vivida. A decadncia econmica associada a maior liberdade poltica permitiram que surgissem movimentos sociais e polticos que propuseram e encaminharam solues mais radicais, com grande apoio popular, no sentido de promover a reestruturao do capitalismo. A principal comparao est relacionada conduta do Estado como agente econmico. Tanto em 1929 como recentemente em 2008, o Estado adotou uma poltica de se afastar da gerncia da economia, numa postura liberal em 1929, retomada em 2008 (neoliberalismo).

2.

7.

3.

4. Neoliberalismo: Conceito: Teoria poltica e econmica que se fundamenta na crena do poder de livre regulamentao do mercado; assim sendo, o mercado deve funcionar sem nenhuma restrio, e a liberdade econmica deve ser absoluta. Princpios de economia defendidos, desde 1944, por Friedrich von Hayek, austraco naturalizado ingls, autor do livro O Caminho da Servido. A teoria preconiza ainda que a desigualdade social benfica, pois tem a funo de estimular a concorrncia capitalista. - Inglaterra Margareth Tatcher (1979-1990) Cortou os gastos sociais, aumentou o desemprego, derrotou sindicatos, privatizou empresas estatais e baixou os impostos dos ricos. - Estados Unidos Ronald Reagan (1980-1988) ps em prtica a poltica de valorizao do dlar. - Repblica Federal da Alemanha Herbert Kohl desagregao do estado do bem estar social. - Brasil Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso abriram o mercado livre concorrncia e puseram em prtica as privatizaes. O estudante deve caracterizar a crise do liberalismo que antecedeu a II Guerra Mundial, em especial a crise de 29 e seus efeitos e destacar como a crise se agravou na Europa 8.

Prtica:

5.

36

A escolha de quem pensa!

das reas incorporadas por Israel, que formaram um imenso contingente de refugiados dispersos pelos campos do Oriente Mdio. Nos anos seguintes, foram frequentemente referidos como a questo palestina que permanece sem soluo at os dias atuais. 9. O scio-econmico, porm intimamente ligado ao religioso, pois na viso dos muulmanos, sobretudo os fundamentalistas, os valores culturais ocidentais levariam a uma corrupo dos fundamentos do islamismo.

- a guerra iniciada com a secesso da provncia de Katanga, seguida por outros levantes e episdios separatistas; - as intervenes militares da ONU; os interesses econmicos da antiga metrpole; - a busca de suporte por parte do chefe de governo (Patrice Lumumba) junto a URSS e pases a ela alinhados; - o apoio ocidental aos opositores de Lumumba e o golpe de Estado que terminou por levar ao seu assassinato em janeiro de 1961.

10. O candidato poder escolher os seguintes conflitos: a) Revoluo Iraniana: instalou uma repblica religiosa islmica, o que acarretou para os EUA a perda de um importante aliado poltico e militar no Oriente Mdio durante a guerra fria; motivou a expanso de movimentos polticos revolucionrios de cunho religioso islmico, que colocava em risco a sobrevivncia dos regimes monrquicos rabes aliados dos Estados Unidos; b) Guerra Ir-Iraque: Fortalecimento geopoltico do Iraque graas ao apoio militar norte-americano e de pases europeus capitalistas, temerosos com a instabilidade poltica regional e a interrupo do fornecimento do petrleo; c) Invaso sovitica no Afeganisto: Fortalecimento poltico conjuntural da URSS na sia Central aps a interveno militar no Afeganisto: os EUA apoiam os esforos do regime saudita para enviar apoio militar resistncia fundamentalista islmica anticomunista no Afeganisto.

15. a) A ndia obteve sua independncia em 1947, sob a liderana de Mahatma Gandhi, juntamente com JawaharlalNehru, depois de quase dois sculos de domnio ingls. Logo aps a independncia, devido s diferenas religiosas, dividiu-se em Unio Indiana (hindusmo), Paquisto (islamismo) e Ceilo (budismo). A ndia (Repblica da ndia) estruturouse como um regime democrtico e liberal e, em razo de fatores como a sua grande extenso territorial, ter a segunda maior populao do planeta, deter tecnologia nuclear para fins militares e ter alcanado, em tempos recentes, um expressivo desenvolvimento econmico e tecnolgico, o pas vem se projetando como uma das principais potncias entre as naes consideradas emergentes, o que no significa a superao dos enormes contrastes sociais. b) Em 1949, a partir da Revoluo Chinesa, liderada por Mao Tse-tung, implantou-se o socialismo no pas. Apesar do autoritarismo do regime maosta, verificou-se um expressivo processo de modernizao em relao situao vigente at ento. Aps a morte do lder Mao, a China passou por profundas reformas econmicas, com caratersticas notadamente capitalistas, que proporcionaram um processo de acelerado crescimento econmico. Tal processo, conciliado ao fato de o pas ter a maior populao do planeta, possuir um vasto territrio e deter arsenal nuclear, permitiu a elevao da China condio de potncia do sculo XXI.

11. Significado poltico: para a Alemanha, a destruio do Muro de Berlim definiu o incio do processo de sua reunificao poltica. Significado simblico: no contexto poltico internacional, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da Guerra Fria, do domnio sovitico sobre a Europa do leste e, sobretudo, um marco do descrdito da via socialista como contraponto via capitalista.

12. Duas das razes: - queda vertiginosa da economia portuguesa - desgaste das tropas portuguesas em prolongadas guerras coloniais o forte migrao de jovens para a Europa e o Brasil para no participarem do conflito - crescimento de reivindicaes corporativas das Foras Armadas, que aos poucos foram ganhando conotao poltica Consequncia: fim do antigo sistema colonial portugus com o reconhecimento pelo governo de Portugal das independncias das suas colnias africanas: Angola, Moambique, Guin, Cabo-Verde e So Tom e Prncipe.

13. O candidato dever justificar a afirmao considerando diversos fatores, dentre os quais: o domnio do idioma colonial, utilizado como base de comunicao entre grupos e indivduos, forjou uma identidade lingustica em determinadas regies; o contato com a cultura ocidental permitiu a apropriao do discurso em defesa da democracia e do autogoverno, o que fortaleceu a reivindicao da independncia; a continuidade dos estudos em estabelecimentos de ensino na Europa Ocidental criou oportunidades para que surgissem articulaes, contatos e movimentos unindo lideranas das diferentes reas colonizadas. 14. O candidato dever relacionar os desdobramentos polticos no imediato ps-independncia do ex-Congo Belga ao contexto internacional da poca, considerando o jogo de interesses da Guerra Fria e eventos de ordem interna, tais como:

A escolha de quem pensa!

37

You might also like