You are on page 1of 7

Relatrio

Data: 29/ 06/ 07 Acadmicos: Gean Pablo Silva Aguiar, Sara Morgana Forgerini e Whallans Raphael Couto.

Estudo de onda mecnicas na gua


Os fenmenos ondulatrios tm um papel destacado na natureza. So inmeros os fenmenos da natureza que podem ou necessitam ser descritos por modelos ondulatrios. Podemos observar facilmente ondas nas superfcies da gua em um copo, na piscina ou no mar. Podemos at surfar sobre algumas destas ondas. Tambm nos assustam as descries de um tsunami ou os tremores devido onda gerada por um terremoto. Algumas categorias de fenmenos ondulatrios foram e so essenciais para a evoluo e sustentao da vida sobre a terra e esto presentes na maioria das modernas tecnologias. Entre esses se destacam todos aqueles que se relacionam com a transmisso de informao e/ou de energia, como o som, a luz e mais genericamente, todas as formas de ondas eletromagnticas. A onda uma oscilao que se propaga no meio contnuo, a definio dada por Pedro Miranda, docente de Meteorologia na Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa (FCUL). Ao introduzir uma perturbao num sistema, que estava em equilbrio e que para ele tende a voltar devido a uma fora restauradora, produzem-se aceleraes. Estas implicam um movimento que se propaga, no espao, ao longo do tempo porque, tratando-se de um meio contnuo, cada partcula vai influenciar a adjacente. E ainda Pedro Miranda conclui, para ter uma onda preciso ter uma fora restauradora contra perturbaes.

Materiais utilizados
Retroprojetor

Cuba de ondas, marca azeheb.

Procedimentos experimentam
Etapa 1: Ondas concntricas Foi posto gua na cuba de ondas para observar ondas, em seguida, foi colocado uma ponteira para produzir ondas concntricas, numa freqncia baixa de vibrao. Etapa 2: Ondas com obstculos de metal Foi colocado um obstculo reto de metal na frente da onda concntrica. Etapa 3: Obstculo lateral Foi utilizado um obstculo de metal na metade da cuba. Etapa 4: Onda em fenda. Foi colocado um obstculo deixando uma fenda,.

Etapa 5: Difrao em duas fendas Foram colocados dois obstculos no centro da cuba de onda . Etapa 6: Produo de onda com duas fontes

Foram utilizadas duas ponteiras ou fontes, para propagao de onda separadas por uma distncia que geraram pulsos circulares com a mesma freqncia.

Resultado e discurso
Diante do procedimento realizado na etapa 1, foi observado propagao de ondas constantes, porm quando aumentou a freqncia foi observado cristas de ondas que se apresentavam com uma cor mais clara devido s cristas da onda se comportarem como lentes convergentes que concentram os raios luminosos permitindo a formao da onda. J na etapa 2, foi observado que havia uma reflexo de ondas em que elas se sobrepem, uma a outra quando sua propagao foi interrompida por um obstculo. Entretanto, na etapa 3 o obstculo se encontrava na metade da cuba onde a onda se chocava com o obstculo, ocasionando uma difrao na qual a onda contornava o obstculo perdendo suas propriedades iniciais. Na etapa 4, foi observado o fenmeno da difrao que pode ser entendido com base no princpio de Huygens, descoberto em 1678 pelo holands Christiaan Huygens. O referido princpio considera que cada ponto de uma dada frente de onda age como se fosse uma fonte de ondas. A nova frente de onda (num instante posterior), determinada pela superfcie envoltria de todas estas ondculas esfricas emitidas por estas fontes puntiformes que se propagaram durante o intervalo pertinente. Na etapa 5, diferentemente das curvas anteriores, a curva obtida com as duas fendas abertas apresenta vrios pontos onde a intensidade nula. O fenmeno responsvel pelo resultado denominado interferncia, e a curva usualmente denominada padro de interferncia.

Na etapa 6, foi observado que cada fonte produz uma crista no mesmo instante, dizemos ento que as fontes esto em fase. Percebemos ainda que cuba de ondas mostrava linhas de gua imvel que se estendem radialmente a partir da regio das fontes, separando as ondas mveis de cristas e depresses. Estas linhas de perturbao nula so denominadas linhas nodais.

Perguntas: Porque que a crista a regio mais clara e o vale a mais escura?
Quando observamos as ondas na gua pela parede lateral de um aqurio, elas apresentam uma forma como vista na fig. 1.1. A parte superior da onda denominada crista e a parte inferior, depresso ou vale. A distncia entre duas cristas ou dois vales igual ao comprimento de onda.

Fig. 1.1 Representao de ondas na gua

As regies claras da superfcie da gua so caracterizadas como cristas que atuam com lentes convergentes e tendem a focalizar a luz e as escuras como vales (fig. 1.1) que atuam como lentes divergentes e tendem a dispersar a luz. Estas regies podem ser projetadas na parede utilizando um retroprojetor.

A distncia entre suas regies claras consecutivas representa alguma grandeza?


No experimento vimos que havia certa distncia entre duas crista, que por sua vez esta relacionada com o comprimento de onda o . Um comprimento tpico de onda mostrado na figura.. Para descrever completamente uma onda, precisa -se de uma funo com y(x,y) = ym.sen(kx - .t). Na fig 1.2, para um instante t = 0 temos y(x,0) = y m.senkx. Por definio, o deslocamento y o mesmo em ambas as extremidades deste comprimento de onda - ou seja, em x = x1 = x1 + . Assim, pela equao temos ym.senkx1 = ym.senk(x1 + ) =ym.sen(kx1 + k) .

fig1.2

Qual a relao de frequncia e comprimeto de onda?


O comprimento de onda tem uma relao inversa com a frequncia f, a velocidade de repetio de qualquer fenmeno peridico. O comprimento de onda igual velocidade da onda dividida pela frequncia da onda. Quando se lida com radiao electromagntica no vcuo, essa velocidade igual velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar,essa velocidade a velocidade a que a onda viaja. Esta relao dada por:

Consideraes finais
Com base no que foi relatado, vimos que as ondas podem ser refletidas e difratadas de diferentes formas dependendo dos obstculos colocados ou condies expostas.

Bibliografia
USP. Fisica: tica. Disponvel em: http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/fisica/kit6_otica_fisica/cuba_ondas_sam/exp_6inter ferencia.pdf>. Acesso em: 05/07/07.

BONJORNO & CLINTON. Fsica fundamental - Novo: volume nico, 2. Grau. So Paulo: FTD, 1999.

MIRANDA ;Pedro. Docente de Meteorologia na Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa (FCUL).

SOUZA, Evandro Garcia de; DIAS, Paulo Celio Di Cellio (Webmaster / Designer); SAMPAIO,Rafael de Assuno. Pgina desenvolvida pelo 2. Colegial A / 2001 da Escola Estadual Prof. Ascendino Reis. Disponvel em: http://ww2. unime.it/weblab/awardarchiv io/ondulatoria/index.htm>. Acesso em: 05/07/07.

HALLIDAY, David, Fundamento da fsca, v.2:gravitao, ondas e termodinmica/ David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker; traduo Flvia Menezes de Aguiar, Jos Wellington Rocha Tabosa. - Rio de Janeiro: LTC, 2006.

SCHIEL, Dietrich; GUERRRINI,Iria Mller. Aplicao do Sam em tica. Disponvel em: <http://educar.sc.usp.br/sam/cuba2/exp_1cuba.htm>. Acesso em: 06/0707.

You might also like