You are on page 1of 8

Jauss em defesa do prazer esttico

Mariana Lage Miranda Orientadora: Virginia Figueiredo UFMG mlagem@uol.com.br

Resumo: Pretende-se expor neste breve trabalho a importncia da dialtica da afirmao e negatividade na fundamentao da teoria da experincia esttica desenvolvida por Hans Robert Jauss. Discutindo a valorizao do prazer esttico e da katharsis entendida como funo comunicativa da arte, o que se pretende explicitar, em ltima instncia e ainda que de forma breve, a posio do autor em relao teoria de Adorno e Marcuse.

A princpio, o objetivo de fundo dessa exposio foi a abordagem de um dos aspectos constitutivos da teoria da esttica da recepo de Hans Robert Jauss, qual seja, a importncia da dialtica entre a afirmao de normas de ao e a negatividade da arte para o desenrolar da experincia esttica, ou ainda, a dialtica entre identificao e emancipao. Devido economia do espao, optou-se, no entanto, por demonstrar como essa dialtica se relaciona com a defesa do retorno do prazer esttico na experincia esttica da arte contempornea. Minha inteno foi marcar a posio de Jauss diante da teoria de Adorno e em como ele encontra em Marcuse uma posio a meio do caminho: nem totalmente contra, nem totalmente a favor a Adorno. Restringirme-ei, no entanto, a uma referncia superficial filosofia de ambos filsofos frankfurtianos, uma vez que no detenho o conhecimento suficiente nem o tempo necessrio para tal empreitada.

I Em 1967, Jauss apresenta sua apologia da experincia esttica, pela primeira vez e de forma ainda embrionria, em sua famosa aula inaugural na Escola de Constana, intitulada O que e com que fim se estuda histria da literatura numa escancarada referncia a Schiller. Nesta aula, ele apresenta sua proposta de um novo paradigma para a pesquisa literria: um mtodo capaz de reconciliar as abordagens textuais imanentistas da escola formalista com a perspectiva histrico-social da arte da escola marxista. Trata-se de uma investigao da dinmica da linguagem artstica e seu vnculo com o contexto histrico-social utilizando o processo de recepo como mtodo de pesquisa. Vale dizer que a ateno de Jauss est voltada para os mecanismos de formao e superao de cnones na histria da arte. Ele est interessado em saber em como se move a linguagem artstica ao longo dos sculos e no que a faz mover. Para tanto, ele atribui

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

dimenso da recepo o caminho por meio do qual a historiador da arte se torna capaz de vencer o abismo entre a contemplao histrica (cega para a forma) e a contemplao esttica (cega para a histria) da literatura1. Uma idia bastante clara para Jauss a de que a obra de arte legtima nunca estabelece relaes pacficas com os leitores de sua poca. Pelo contrrio, seu valor artstico varia justamente em proporo distncia esttica estabelecida entre a nova obra e a tradio em que esta se insere. A obra to mais valiosa quanto mais exige do pblico uma guinada rumo ao horizonte de expectativa da experincia ainda no conhecida2. Para ele, essa distncia esttica passvel de ser conhecida atravs do papel do leitor no processo de recepo da nova obra. A pesquisa em torno da recepo evidencia o confronto de horizontes de expectativa posto em marcha pelo dilogo entre o passado, representado pela tradio literria, e o presente, representado pela nova obra. O modo como um dado grupo de leitores recebe uma obra no momento histrico do seu nascimento revela a distncia estabelecida pela obra tanto em relao s normas estticas e poticas, quanto em relao aos cdigos morais e s percepes de mundo. Ou seja, para Jauss, a experincia esttica de um dado "grupo de leitores" d a conhecer no somente as mutaes na linguagem artstica, como tambm as relaes implcitas da nova obra com o contexto histrico-literrio. notvel aqui a importncia atribuda dimenso social da arte. De fato, no fundo de sua argumentao encontra-se a convico de que a arte possui um carter formador, ou mesmo, emancipador das percepes de mundo dos indivduos. Como enfatiza vrias vezes ao longo de sua argumentao, o processo de leitura no s modifica as percepes da vida prtica, como rememora experincia passadas, faz aluso a possibilidades irrealizadas, abre caminho para experincias futuras, alm de ampliar o campo limitado do comportamento social a novos desejos, aspiraes e objetivos. A obra interroga e transforma as crenas implcitas com as quais a abordamos, desconfirma nossos hbitos rotineiros de percepo e com isso nos fora a reconhec-los, pela primeira vez, como realmente so. Em lugar de simplesmente reforar as percepes que temos, a obra literria, quando valiosa, violenta ou transgride esses modos normativos de ver e com isso nos ensina novos cdigos de entendimento3. neste contexto que Jauss faz referncia concepo de Marcuse sobre o carter revolucionrio, no ideolgico da arte: para falar que o potencial subversivo da arte origina-se de

JAUSS, Hans Robert. A histria da literatura como provocao teoria literria. Traduo Srgio Tellaroli. So Paulo: Editora tica, 1994; p. 74. 2 Ibidem. 3 EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma introduo; traduo Walternsir Dutra. 4a. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001; p. 109.

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

sua promessa de possvel libertao, i.e, de sua promessa de felicidade4. A capacidade da arte de emancipar a humanidade de suas prprias amarras naturais, religiosas e sociais reside no fato de ela se apresentar como uma outra realidade possvel diferente da percebida diariamente. Justamente por transfigurar a realidade, a arte torna possvel a renovao do olhar sob a mesma. Dito numa perspectiva marcusiana, a emancipao dos sentidos realiza-se atravs da oposio da arte ordem estabelecida, na medida em que aquela apresenta esta numa aparncia transfigurada, ilusria. Nos termos jaussianos, a abertura renovao das percepes e vises de mundo possvel na medida em que o horizonte de expectativa da literatura se diferencia do horizonte da vida prtica e, ademais, na medida em que o leitor, assumindo uma postura reflexiva capaz de perceber este distanciamento da arte em relao vida. Encontra-se aqui a estrutura da dialtica da identificao e negatividade da teoria do autor, a qual pode ser ainda descrita como um movimento entre negao e pr-formao das formas de percepo de mundo. A negatividade representa o rompimento com a percepo rotineira da realidade, com os cdigos de conduta e valores morais. No entanto, afirma o autor, para que a negatividade da arte cumpra a sua funo, necessrio que o receptor, antes de tudo, identifiquese com aquilo que est representado na obra. Isso no significa, no entanto, que a identificao conduza a mera anuncia aos valores representados na obra. Surge ento a pergunta: o que toda essa explicao tem a ver com o prazer esttico? Da discusso a respeito da dialtica da afirmao e negatividade, entre identificao e emancipao, pode-se extrair, em ltima instncia, a seguinte preocupao: como poder a arte prescrever normas para a ao prtica, sem as impor? aqui que se encontra ento o cerne da questo em torno da defesa do prazer esttico. Dividindo a experincia esttica em trs categorias bsicas, Jauss expe dentro da dinmica da prxis esttica os efeitos no coercitivos da funo comunicativa da arte e, em ltima anlise, demonstra como o prazer esttico no implica necessariamente em uma mera absoro de modelos de conduta ou deglutio da ideologia dominante. Da seu cuidado em distinguir entre uma recepo aberta aprendizagem pela compreenso do exemplo, ou seja, a assimilao de uma norma, e a obedincia mecnica e sem liberdade, ou a aplicao de uma regra5. A partir daqui, tomo o conceito de prazer esttico como fio condutor da exposio jaussiana a respeito da assimilao em liberdade de normas de ao, prenoes e percepes de mundo.

MARCUSE, Herbert. Konterrevolution und Revolte (1972), pp. 82, 104, 116 apud JAUSS, H. R. Experiencia esttica y hermeneutica literria. Trad. Jaime Siles y Ela M. Fernandez-Palacios. 2. Edio. Madrid: Taurus Humanidades, 1993; p 22. 5 BARBOSA, Ricardo Correa. Catarse e comunicao: sobre Jauss e Kant. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virginia (orgs). Katharsis: reflexes sobre um conceito esttico. Belo Horizonte: C/Arte, 2002; p. 95. os termos entre aspas so de JAUSS, H. R. Petite apologie de lexperience esthetique, in Pour une Esthtique de la Recption. Paris. Gallimard, 1990, pp. 161-162.

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

II Faz-se necessrio, neste momento, explicitar o que o autor entende como o processo tpico da dinmica da prxis esttica. Ele a resume da seguinte forma: (...) a conduta de prazer esttico, que ao mesmo tempo liberao de e liberao para realiza-se por meio de trs funes: para a conscincia produtora, pela criao do mundo como sua prpria obra (poiesis); para a conscincia receptora, pela possibilidade de renovar a sua percepo, tanto na realidade externa, quanto da interna (aisthesis); e, por fim, para que a experincia subjetiva se transforme em inter-subjetiva, pela anuncia ao juzo exigido pela obra, ou pela identificao com normas de ao predeterminadas e a serem explicitadas6 Retomando: a renovao do olhar atravs da experincia esttica, como foi dito anteriormente, se mostra possvel na medida em que ela apresenta ao leitor uma forma transfigurada de perceber o mundo. Essa forma transfigurada no outra coisa seno a prpria obra de arte, a qual, no processo receptivo, d ao receptor a possibilidade de fruir si mesmo em sua capacidade de ser outro. Durante o processo, o fruidor abandona seu prprio horizonte de compreenso do mundo e se ocupa com o olhar do outro, expresso na obra de arte. Est-se falando aqui da especificidade da aisthesis enquanto experincia bsica esttico-receptiva, isto , da renovao da percepo interna e externa atravs da conciliao de duas formas de olhar: a prpria e a alheia. Para alm do mbito da aisthesis, o carter emancipatrio da experincia esttica amplia seus efeitos naquela terceira categoria bsica da experincia esttica denominada como katharsis ou funo comunicativa da arte. Esse prolongamento se efetiva a partir do momento em que a katharsis, conjugada ao distanciamento reflexivo, permite ao receptor fruir as emoes prprias suscitadas pelo momento da identificao com as situaes de sua vida representadas na obra. O distanciamento do receptor de seus interesses prticos o permite fruir aquilo que se apresenta na vida diria como inalcanvel ou dificilmente suportvel. O que caracteriza o prazer esttico como tal o prazer reflexivo proporcionado por aquela fruio de si mesmo na capacidade de ser outro, i.e., a fruio da alteridade como se fosse si mesmo. No entanto, preciso ressaltar que o prazer esttico somente se efetiva se, concomitante identificao, existir o distanciamento reflexivo. Enquanto no prazer elementar o eu se anula e o prazer, enquanto dura, se basta a si mesmo e no tem relao com o resto da vida, o prazer esttico necessita de um momento adicional: o ato de adotar uma postura que deixa de lado o prazer do objeto e se transforma num prazer reflexivo. Somente nesta perspectiva, quando o

JAUSS, H. R... et al. A Literatura e o leitor: textos de esttica da recepo; coordenao e traduo de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979; p. 81.

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

receptor conscientemente adota e frui a postura de observador, ele frui esteticamente e compreende essa fruio das situaes da vida cotidiana que ele reconhece na obra7. O distanciamento do receptor tanto da realidade diria quanto das emoes prprias suscitadas pelo processo receptivo precondio para que ele possa fruir tanto o objeto distanciado, que mostra progressivamente seu prazer, como de si mesmo, que, em sua liberdade perante o objeto, se sente libertado de sua existncia cotidiana. Desta forma ele capaz de autosatisfazer-se na satisfao alheia. Por meio deste distanciamento interno, neutralizado no s o contato direto com o objeto representado, como tambm o contato direto do auto-prazer sentimental. Nos termos de minha formulao: as prprias faculdades afetadas se despersonalizam, podendo assim ser frudas esteticamente pelo sujeito nuclearmente no afetado, graas sua liberdade de tomar posio8. Se caracterizando como o movimento pendular entre a contemplao desinteressada e a participao experimentadora9, o distanciamento reflexivo prprio do prazer esttico o que permite que, durante o processo receptivo, tanto sujeito quanto objeto esttico mantenham sua autonomia: o objeto continua sendo esttico na medida em que no se dissolve na obteno de prazer do sujeito, e, da outra parte, o sujeito mantm sua independncia do objeto na medida em que no se anula na pura obteno de prazer.

III Perguntar-se-ia: onde o autor encontra necessidade para sair em defesa do prazer esttico? Ao longo dos oito principais ensaios que constituem o corpus terico metodolgico da esttica da recepo pode-se constatar como uma preocupao principal o resgate do aspecto comunicativo da arte. Um resgate que pensando tendo a compreenso da experincia da arte contempornea como ponto de referncia. Jauss se pergunta: Como pode a teoria esttica, com sua prpria competncia e tradio, contribuir para a questo se o prognstico quanto transformao de toda experincia esttica comunicativa em uma mera funo ideolgica de fato um destino inelutvel da arte contempornea?10. Assim, o movimento argumentativo destes ensaios consiste na tentativa de compreender a natureza da experincia esttica da arte vanguardista. Tomando dois momentos distintos da arte, a pr-autnoma e a autnoma, em contraposio produo cultural voltada para o entretenimento,
7

JAUSS, H. R. Aesthetic Experience and Literary Hermeneutic; translation by Michael Shaw. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982; p. 5. 8 JAUSS, 1979: 78. 9 JAUSS, 1993: 73. 10 JAUSS, 1982: xxxviii. How can it, trough its own competence and tradition, make a contribution to the question whether the so frequently prognosticated transformation of all communicative aesthetic experience into a merely ideological function is indeed the ineluctable destiny of contemporary art?.

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

compreende-se porque o autor reconhece em Adorno o adversrio que me provocou busca de assumir o papel pouco comum de apologeta da experincia esttica, posta em descrdito11. Aps o surgimento da indstria cultural, diz Jauss, a identificao entre pblico e obra e, conseqentemente, a possibilidade de obter prazer com a arte parecem ter se rebaixado ao mesmo nvel das satisfaes primrias do comportamento consumista. A indstria cultural teria, na opinio do autor, tornado problemtica o momento da adeso do outro, uma vez que tal adeso significaria, em outros termos, o estabelecimento e reafirmao de normas de ao, tornando-se, nesta perspectiva, um instrumento ideolgico a servio da classe dominante. Trata-se ento, para ele, de se fazer uma distino bastante explcita entre o prazer prprio da experincia esttica e aquele orientado para, digamos, o usufruto do objeto que origina o prazer; ou em outras palavras, entre o prazer reflexivo que se basta a si mesmo e aquele que se esgota na satisfao de necessidades primrias. Jauss encontra na tradio retrica um possvel incio da desconfiana no que diz respeito funo comunicativa da arte. Essa desconfiana, justificada pela prpria ambivalncia dos efeitos da arte, reverbera hoje, segundo ele, no debate entre hermenutica e crtica ideolgica, sob a dupla face da persuaso e da induo, sob os ttulos atuais de consenso e manipulao12. Seu esforo argumentativo reside na contrapartida em demonstrar que a afirmao de normas no implica necessariamente em imposio de valores, nem que o momento da identificao sufoca a dimenso transgressora da experincia esttica. Na opinio de Jauss, a negao do momento de identificao por parte da arte vanguardista claramente uma recusa em se assemelhar, sob qualquer aspecto, aos produtos de entretenimento e consumo fcil da Indstria Cultural. Ele argumenta, no entanto, que a arte vanguardista, ao fazer esse movimento de negar extensivamente a possibilidade de identificao e prazer esttico, paga em troca um valor alto: a destruio das todas as funes comunicativas da arte. As implicaes e mecanismos dessa supresso so apresentadas no captulo que o autor polemiza com a teoria da negatividade de Adorno. Segundo o autor, a arte e literatura vanguardista, que absolutizam a obra como criture, afastam o leitor e, com isso, esquecem que a literatura comunicao13 e que hiperdimensionam a funo crtico-ideolgica, negando a possibilidade de prazer esttico, so as mesmas que encontraram na teoria de Adorno sua mais ampla teorizao e sua mais forte legitimao14. (...) em vista de uma prxis funesta, que ameaa reduzir toda experincia esttica ao crculo da satisfao das necessidades manipuladas, ao

comportamento consumista, apenas a obra de arte mondica ainda tem a fora

11 12

JAUSS, 1979: 56. JAUSS, 1979: 68. 13 JAUSS, 1979: 53-4. 14 JAUSS, 1979: 56.

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

de, por efeito de sua negatividade e pela reflexo de seu contemplador solitrio de romper com a aparncia do contexto geral de enfeitiamento15. Pode-se perceber que a crtica de Jauss dirige-se contra aquelas teorias que vem com desconfiana a funo comunicativa da arte. Na direo contrria, o autor acredita que precisamente pelos mecanismos de identificao e, secundariamente, pela reflexo esttica que a experincia da arte se transforma em ao simblica ou comunicativa e manifesta seu potencial transgressor. Segundo o autor, sua crtica a Adorno intenta justificar a experincia esttica frente a reivindicao terica que negligencia e suprime os modelos primrios daquela experincia, especialmente seu efeito comunicativo, em favor de um maior grau de reflexo esttico-crtica.

IV Foi minha inteno demonstrar o modo como a dialtica entre afirmao e negatividade se apresenta em Jauss como uma ferramenta de distino da qualidade da experincia esttica; entendendo qualidade aqui como aquilo que amarra as trs categorias bsicas da experincia esttica, a saber, a poiesis como produo, a aisthesis como recepo e a katharsis como comunicao. Ou seja, a experincia esttica elementar para ele aquela em que essas trs categorias se desenvolvem plenamente e de modo imbricado. Tanto assim que da confluncia dessas categorias que resulta o prazer esttico-reflexivo da arte. Tentei mostrar, antes de tudo, que a prpria dialtica entre afirmao e negatividade da arte que fundamenta aquele distanciamento necessrio ao processo da experincia esttica. Um distanciamento tanto do objeto esttico em relao realidade dada, quanto do fruidor em relao s suas faculdades afetadas, sendo tambm esse distanciamento que distingue, ou antes, qualifica o prazer da recepo artstica mais propriamente como esttico e no, por outro lado, como alienao ou satisfao de necessidades do comportamento burgus. Cabe enfatizar, a ttulo de concluso, que Jauss parece estar, atravs dessa dialtica, a favor e contra Adorno. A favor, na medida em que reconhece que a autonomia da arte, por meio de sua negatividade, endossa a funo social da arte. Contra, quando afirma no ser capaz de perceber como receitas de pura negatividade como as da do grupo Tel Quel podem apontar solues para o prognstico que transforma as funes comunicativas da arte em meros mecanismos de conformao e afirmao do status quo. Sem entrar no mrito das crticas dirigidas a teoria da negatividade de Adorno, o que se objetivou aqui foi, sobretudo, marcar como, a fim de defender a funo emancipatria da arte atravs de seus efeitos comunicativos, o autor julgou necessrio contrapor ao conceito de negatividade o de identificao, de forma que as funes comunicativas da arte no fossem excludas da prxis da experincia esttica. Resta notar que o que o autor deseja demonstrar que o hermetismo da arte vanguardista no oferece resposta satisfatria crise de representao
15

Ibidem

03. Em defesa do prazer esttico - verso de publicao

provocada pelo advento do mass media. Em outras palavras, no por meio da supresso da katharsis que os efeitos da arte estaro a salvos da acusao de afirmao e conformao da ideologia dominante.

You might also like