You are on page 1of 3

Estrutura[editar]

Estrutura tpica de uma clula procarionte, representada por uma bactria (clique para ampliar): 1. Cpsula, 2. Parede celular, 3. Membrana plasmtica, 4. Citoplasma, 5. Ribossomos, 6.Mesossomos, 7. DNA (nucleide), 8. Flagelo bacteriano.

De acordo com a organizao estrutural, as clulas so divididas em: eucariticas e procariticas. As clulas procariticas so geralmente independentes, enquanto que as clulas eucariticas so frequentemente encontrados em organismos multicelulares.

Clulas Procariticas[editar]
As clulas procariontes ou procariticas, tambm chamadas de protoclulas, so muito diferentes das eucariontes. Em geral, so bem menores e menos complexas estruturalmente 8 do que as clulas eucariontes. A sua principal caracterstica a ausncia 8 dacarioteca individualizando o ncleo celular, pela ausncia de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de no possurem compartimentos membranosos originados por evaginao ou invaginao. Tambm possuem DNA na forma de um anel associado a protenas bsicas e no a histonas (como acontece nas clulas 2 eucariticas, nas quais o ADN se dispe em filamentos espiralados e associados a histonas). Estas clulas so desprovidas de mitocndrias, plastdeos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma. Como organela, s possuem ribossomos. A este grupo pertencem: Bactrias Cianfitas (Cyanobacterias) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms")

Clulas incompletas[editar]
As bactrias dos grupos das Rickettsias e das clamdias so muito pequenas, sendo denominadas clulas incompletas por no apresentarem capacidade de auto-duplicao independente da colaborao de outras clulas, isto , s proliferarem no interior de outras clulas completas, sendo, portanto, parasitasintracelulares obrigatrios.

Diversas doenas de importncia mdica tem sido descritas para organismos destes grupos, 9 incluindo algumas vinculadas aos psitacdeos (papagaios e outras aves, a psitacose ) 10 e carrapatos(a febre maculosa, causada pela Rickettsia rickettsii ). Estas bactrias so diferente dos vrus por apresentarem: conjuntamente DNA e RNA (j foram encontrados vrus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovrus, no entanto so raros os vrus que possuem DNA e RNA simultneamente); parte incompleta da "mquina" de sntese celular necessria para reproduzirem-se; uma membrana celular semipermevel, atravs da qual realizam as trocas com o meio envolvente.

Clulas Eucariticas[editar]

As clulas de um organismo eucariota (esquerda) e um organismo unicelular procariota (direita)

As clulas eucariontes ou eucariticas, tambm chamadas de euclulas, so mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vrios tipos 2 de organelas. Todos os animais e plantas so dotados deste tipo de clulas. altamente provvel que estas clulas tenham surgido por um processo de aperfeioamento contnuo das clulas procariontes, o que chamamos de Endossimbiose. No possvel avaliar com preciso quanto tempo a clula "primitiva" levou para sofrer aperfeioamentos na sua estrutura at originar omodelo que hoje se repete na imensa maioria das clulas, mas provvel que tenha demorado muitos milhes de anos. Acredita-se que a clula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada relao tamanho funcionamentoera necessrio que crescesse. Acredita-se que a membrana da clula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginaes da sua superfcie, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial at o ponto de formarem a intrincada 1 malha do retculo endoplasmtico. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacolos, lisossomos e outras. Quanto aos cloroplastos (e outros plastdeos) e mitocndrias, atualmente h uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existncia destes orgnulos a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma clula maior possua dentro de s uma clula menor mas com melhores caractersticas, fornecendo um refgio menor e esta a 11 capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar protenas com interesse para a outra. Nesse grupo encontram-se:

Clulas Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacolo central) Clulas Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vrios pequenos vacolos)

You might also like