You are on page 1of 16

1

SADE MENTAL DO TRABALHADOR POLICIAL MILITAR DA RADIOPATRULHA HEALTH OF MENTAL WORKER POLICE MILITARY OF PATROL CAR
Isabella Siqueira Protsio

RESUMO
O trabalho fala a respeito da sade mental do trabalhador policial militar da radiopatrulha. Tendo como objetivo geral identificar os fatores que contribuem para o adoecimento no trabalho. A reviso bibliogrfica est dividida em quatro captulos: relaes de poder, qualidade de vida, sofrimento x prazer do trabalhador policial militar e a patologia no mundo do trabalho. O mtodo de pesquisa foi de observao participante (OP), tendo como objetivo reduzir a distncia entre sujeito e objeto de estudo. Os nmeros de participantes foram: 80 policiais militares do sexo masculino independente da funo onde foram aplicados: um questionrio scio-demogrfico e um questionrio de morbidade psiquitrico do adulto. Dos sete fatores pesquisados, foram encontrados trs de maiores incidncia, os quais foram: fator 1 ansiedade/somatizao, o fator 2 irritabilidade/depresso e o fator 5 exaltao do humor. Palavras-chave: Sade-mental; Policial; Fatores causadores de adoecimento

ABSTRACT
The work has a purposed from the mental health from worker police military from the radiopatrulha. Having as an objective across the board detects the suit than it is to contribute to work in sick. The bibliographic review is apportioned into four chapters: relations of be able quality of life, suffering x pleasure of the worker policeman military and the pathology into the world of the work. The method of search was of observation participant (OP), have an objective of reducing the distance among subject and object studied. The number of participants has been: 80 policeman military of the masculine sex independent from function were applied: a question demographic partner and a question of adult psychiatry morbidity. From the seven factors searcher, have been encountered three of major incidental, whom had been: factor 1 anguish / sum, the factor 2 irritabilities / depression, and the factor 5 beatitude of the humor.

2 Key words: Mental-health; Policeman; Factors caused sick

INTRODUO
Haja vista, o aumento da criminalidade e violncia no Brasil, fez-se necessrio estudar e investigar o processo e organizao do trabalho policial que imprescindvel, pois alm de ser um processo civilizatrio, propicia a criao de direitos humanos dentro das corporaes policiais.A reviso bibliogrfica est dividida em quatro captulos: relaes de poder, qualidade de vida, sofrimento x prazer do trabalhador policial militar e a patologia no mundo do trabalho. O primeiro captulo corresponde s relaes de poder no mbito policial, isto do que a farda representa para os policiais militares, o segundo da qualidade de vida no trabalho, ou seja, os fatores que desempenham xito no ambiente laboral, o terceiro se refere ao sofrimento psquico, uma vez que o exerccio do seu trabalho marcado por um cotidiano em que a tenso e os perigos esto sempre presentes e o quarto fala das patologias mais freqentes no mundo do trabalho. O interesse na realizao da pesquisa se deu aps leituras em artigos cientficos sobre sade mental do Trabalhador Policial que mostravam as queixas expressadas pelos policiais dentro da instituio, sendo a mesma extinta de um apoio psicolgico, todavia sendo esse trabalho marcado por uma rotina de incerteza e violncia inerente ao ambiente laboral, ocasionando a desproteo social do Policial. Finalmente sugerindo estudos que dem visibilidade aos aspectos referente ao trabalho policial, que se constitui como uma das profisses expostas a riscos.

REVISO DE LITERATURA
Relaes de Poder no mbito Policial A funo do Policial viver para a sociedade, combatendo a marginalidade e reprimindo a criminalidade, mas que ao mesmo tempo corre o risco de reproduzi-la ou de ser vtima das mesmas. A noo do poder do Policial Militar envolve aspectos mais complexos que o mero

3 exerccio da autoridade sobre outrem. A priori o policial um profissional que oferece um servio de segurana pblica para o estado onde sua farda representa confiana e autoridade, tanto para a sociedade como para a Corporao policial, no entanto, poucas pessoas refletem o que h por atrs daquele uniforme. Segundo Foucault (1981, p. 19)
A Policia Militar enquanto exemplo de instituio total representante do poder disciplinar, o qual se caracteriza como um instrumento de poder constitudos de mtodos que permitem o controle minucioso das operaes do corpo que asseguram a sujeio constante de suas foras e lhes impe uma relao de docilidade e utilidade.

Entretanto as relaes de poder tm alcance imediato sobre o corpo, pois precisam do mesmo para exercer suas atividades laborais por uma recompensa econmica, levando em considerao um modelo econmico perverso. A desestruturao emocional porque passa esses guardies fazem com que os mesmos surtem de uma hora para outra chegando at a tomar medicao psiquitrica. As relaes de trabalho referem-se hierarquia militar como um fator que prejudica as relaes de trabalho, pois vai desde a adaptao do contedo das tarefas s competncias reais do trabalhador (DEJOURS, 1992). Qualidade de Vida e Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho um conjunto de aes de uma empresa que envolve diagnstico e implantao de melhorias e inovaes gerenciais, tecnolgicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condies plenas de desenvolvimento humano para e durante a realizao do trabalho (FRANA, 2000). Portanto o desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores importantes, para a qualidade de vida do trabalhador, pois se a mesma for pobre conduzir insatisfao e se for elevada torna-se um clima de respeito mtuo, satisfao e confiana alm de elevar o xito psicossocial. A qualidade de vida do Policial Militar encontra-se prejudicada visto que uma classe trabalhadora, onde suas funes esto inerentes a dois regulamentos desumanos: baixssimos salrios e a escassez de ferramentas de trabalho. Longos perodos de jornada de trabalho,

4 pausas insuficientes para descanso, equipamentos e locais de trabalho desapropriados, baixos salrios, relacionamento interpessoal defasado so algumas das situaes de trabalho que comprometem a condio de vida do trabalhador. A qualidade de vida no trabalho depende de diversos fatores, tais como o trabalho em si, as condies em que realiza as variveis pessoais e a representatividade as quais determinam o grau de satisfao do trabalhador (BOM SUCESSO, 1998). Sofrimento X Prazer do Trabalhador Policial Militar O Policial est inserido numa categoria profissional bastante vulnervel produo de sofrimento psquico, uma vez que o exerccio do seu trabalho marcado por um cotidiano em que a tenso e os perigos esto sempre presentes. Em se tratando especificamente dos trabalhadores da polcia militar, s exigncias do contexto de risco permanente vivido nas ruas somam-se quelas relacionadas forma como o trabalho est organizado, marcado por um elevado sistema de disciplina e vigilncia. No se pode falar de sofrimento, sem referir-se ao prazer, pois o mesmo faz parte integrante do trabalho, dessa forma se este prazer no encontra mais seu lugar no ambiente laboral, no raro e no impossvel ao sujeito desviar o curso das coisas dentro do trabalho ou visualizar a realizao de seu futuro profissional em outro lugar . O prazer est precisamente situado entre a necessidade e a demanda, um exemplo de prazer, quando o sujeito promovido a cargos mais elevados na empresa ou a aumento de salrios (DEJOURS, ABDOUCHELI; JAYET, 2007). O prazer, a satisfao, a frustrao, a agressividade esto envolvidos na subjetividade da relao homem-trabalho no mbito policial, pois o prazer est relacionado a capturao do delinqente e a frustrao aos baixos salrios e a falta de equipamentos para a realizao do seu trabalho (DEJOURS; ABDOUCHELI; JAYET, 1994). Dessa forma faz-se necessrio para a atuao da polcia uma assistncia psicossocial, para este policial, haja visto estes profissionais trabalharem em um regime rgido pois a polcia deve transmitir uma sensao de paz, tranqilidade, de transparncia e de solidariedade entre a populao na rea de atuao. Suas aes devem ser voltadas para o bem comum e para o trabalho com qualidade profissional, elevando o nome da corporao.

5 Patologia do Mundo do Trabalho O trabalho representa uma importante instncia na patologia, no desencadeamento e da evoluo de distrbios psquicos. Infelizmente no existe um consenso que tenha permitido uma classificao dos distrbios psquicos vinculados ao trabalho, embora seja difcil obter uma sistematizao dos distrbios psquicos vinculados ao trabalho (SILVA, 2003). Um dos fatores que interferem nos processos mentais e nas dinmicas relacionadas sade mental so as condies fsicas, qumicas e biolgicas vinculadas execuo do trabalho, podendo ocorrer tanto pela via neuropsquica, quanto pela psicossocial e freqentemente pelas duas vias. Os sintomas da ansiedade so: sintomas de humor, sintomas cognitivos, sintomas somticos e sintomas motores. O primeiro consiste principalmente em ansiedade, tenso, pnico e apreenso como foi dito anteriormente, podendo vir seguido de depresso e irritabilidade. A depresso pode se originar pelo fato de que o indivduo no consegue visualizar uma sada para os seus problemas ocasionando assim um aumento da ansiedade, surgindo tenses, pnicos dentre outros. J o segundo sintoma diz respeito ao evento estressor que o indivduo antecipa, uma vez que ele no sabe lidar com a preocupao que esse evento ocasiona. O sintoma somtico so provocados pelo surgimento da sudorese, secura na boca, respirao curta, aumento da presso sangunea, tenses musculares e outras sumarizaes por todo o corpo. E por fim os sintomas motores onde os indivduos apresentam impacincia, inquietao, atividade motora sem controle (de forma exagerada) e movimentos rpidos com os dedos dos ps (HOLMES, 1997).

MTODO
Participantes A amostra foi composta por 80 policiais militares da radiopatrulha do sexo masculino independente da funo.

6 Instrumentos Os participantes responderam a dois questionrios utilizados, foi o do levantamento sciodemogrfico dos policiais militares, composto de questes relacionadas aos dados sciodemogrfico e psicossociais, dessa forma foram elaboradas perguntas que contriburam para caracterizar os participantes deste estudo (por exemplo: idade, grau de escolaridade, estado civil, nmero de dependentes, tempo de servio, funo que exerce). E o Questionrio de Morbidade Psiquitrico do Adulto (QMPA), desenvolvido por Almeida Filho (1997) apud Silva (2003), validado para a populao geral Santana (1992) apud Silva (2003) e populao ativa Guimares (1992) apud Silva (2003) que tem a funo de identificar suspeitos de caso de transtorno mental. O instrumento composto de quarenta e cinco questes, onde as alternativas de respostas so sim ou no, s quais so atribudas respostas. As duas ltimas questes (questes 44 e 45) referem-se sintomatologia apresentada por qualquer um dos membros da famlia do indivduo do qual se quer saber o estado de sade mental. Foram considerados suspeitos usurios com escore global igual ou superior a ponto de corte: 07 (sete) e no suspeitos os que obtiveram escore global inferior a este ponto. A correo do Questionrio de Morbidade Psiquitrica do Adulto foi realizada a partir do programa de anlise descritiva estatstica SPSS verso 10.0 para Windows no modelo de Spearman, utilizado para fazer correlaes dos dados obtidos durante a pesquisa. Procedimento Utilizou-se o programa estatstico SPSS na verso 10.00 para avaliar o questionrio demogrfico e o de morbidade psiquitrico do adulto. Assim a partir dessa anlise foram encontradas as maiores incidncia dos fatores de adoecimento, o levantamento do perfil scio-demogrfico, a correlao entre as variveis scio-demogrficas (VSD) e os fatores causadores do adoecimento no trabalho e a correlao entre os fatores psicossociais e os fatores causadores de adoecimento no trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSO

Para caracterizar os sinais e sintomas psiquitricos utilizou-se o QMPA (Questionrio de Morbidade Psiquitrico do adulto). A validade deste instrumento feito em populao ativa

7 obteve sensibilidade de 95,8% e especificidade de 97,1% (Guimares, 2004). Considerando estes valores pde-se perceber que neste estudo (N=80), a caracterizao dos sinais/sintomas psiquitricos distribudos por fatores (tabela 1), foi a seguinte: no que se referem ansiedade/somatizao, as questes de maior incidncia foram, tristeza e desnimo (42,5%) preocupao com doenas (30,0%) e possui dificuldades para dormir apareceu com (28,8%). Considerando estes valores pde-se perceber que neste estudo (N=80), a caracterizao dos sinais/sintomas psiquitricos distribudos por fatores (tabela 1), foi a seguinte: no que se referem ansiedade/somatizao, as questes de maior incidncia foram, tristeza e desnimo (42,5%) preocupao com doenas (30,0%) e possui dificuldades para dormir apareceu com (28,8%). Na irritabilidade/depresso, a questo de maior incidncia foi: ficou agressivo ou explode com facilidade (28,8%). J em relao exaltao de humor, a questo de maior prevalncia foi a de falar ou rir sozinho (27,5%). Tabela 1. Fatores que contribuem para o adoecimento no trabalho. Ansiedade/Somatizao Percentagem Tem dificuldades para dormir? Se preocupa com doenas? Fica perodos triste? Com desnimo? Irritabilidade/Depresso Fica Agressivo, explode com facilidade? Exaltao de Humor Fala ou ri sozinho?

28,8% 30,0% 42,5% 28,8% 27,5%

Para analisar o perfil scio-demogrfico foram realizadas anlises de freqncia das respostas dos policiais a partir do questionrio scio-demogrfico. Foi encontrado que a maior parte dos policiais esto na faixa de 26 a 32 anos de idade (43,8%), casados (40%) e solteiros (40%), com ensino superior incompleto (46,3%), tem de 0 a 3 anos de servio militar (48,8%) e a maioria exerce a funo de patrulheiro ( 36,3%) (tabela 2).

Tabela 2: questionrio scio-demogrfico.

9 Faixa Etria 18 a 25 26 a 32 33 a 40 Acima de 40 Estado Civil Solteiro Casado Separado Vivo Convive N.R.A Grau de Escolaridade Fundamental Completo Mdio Completo Mdio Incompleto Superior Completo Superior Incompleto Tempo de Servio 0-3 anos 3-6 anos 6-9 anos 9-12 anos 12-15 anos Acima de 15 anos Funo que exerce Motorista Patrulheiro Comandante N.R.A 31,3% 36,3% 22,5% 10,0% 48,8% 5,0% 2,5% 15,0% 12,5% 16,3% 3,8% 36,3% 3,8% 10,0% 46,3% 40% 40% 1,3% 1,3% 13,8% 3,8% Percentagem 25,0% 43,8% 27,5% 3,8%

Tabela 3: Correlaes entre as variveis scio-demogrfico e os fatores causadores do adoecimento no trabalho.

10

VSD FATORES Faixa etria ------------Estado civil ------------Grau de escolaridade -----,239* ------Tempo de servio ------------Funo que exerce -------------

Ansiedade/somatizao Irritabilidade/depresso Deficincia mental Alcoolismo Exaltao de humor Transtorno de percepo

Na correlao entre as variveis scio-demogrficas (VSD) e os fatores causadores doadoecimento no trabalho, a nica correlao encontrada foi deficincia mental obteve relao negativa com o grau de escolaridade (-,239*) (tabela 3).

Tabela 4: Correlaes entre os fatores psicossociais e os fatores causadores do adoecimento no trabalho

11
ADOECIMENTO NO TRABALHO FATORES PSICOSSOCIAIS Ansiedade/ somatizaao
---

Irritabilidade/ depresso
---

Deficincia mental
---

Alcoolismo

Exaltao de humor

Transtorno de percepo
---

Motivo que levou a seguir a carreira militar Pode afirmar reconhecido superiores que pelos

---

---

-----

-----

-----

-----

-----

-----

Tem alguma outra renda Fatores que mais influenciam negativamente seu bom desempenho Acha que seu trabalho beneficia sua sade J esteve afastado por doena/ acidente de por mais de 15 dias Acha seu trabalho prejudicial sua sade J sofreu acidente de trabalho Acha seu trabalho estressante Tirou frias durante seu trabalho atual V possibilidade de ascenso no seu trabalho J fez tratamento com medicamento psiquitrico Desenvolve outra atividade profissional Considera a qualidade do relacionamento que mantm com seus pares Considera a qualidade de relacionamento que mantm com seus subordinados Considera a qualidade do relacionamento que mantm com seus superiores ---

,280*

,263*

---

---

---

---

---

---

---

---

---

----,425** --------,229*

--------,235* --,222* ,350**

-----------------

-----------------

------------,240* ---

------------,459** ---

-----

-----

-----

-----

-----

-----

---

---

---

---

---

---

No que se refere aos fatores que mais influenciaram negativamente seu bom desempenho no trabalho, pode-se dizer que interferem positivamente na ansiedade/somatizao (,280*) e irritabilidade/depresso (,263*). No que diz respeito questo: J sofreu acidente de

12 trabalho seu deve-se afirmar que existe uma que relao obteve positiva com o fator com ansiedade/somatizao (,425**). Pontuando o questionamento referido : Tirou frias no trabalho atual pode-se observar uma relao positiva irritabilidade/depresso (,235*). Ao pontuarmos o questionamento sobre se os trabalhadores j haviam feito tratamento com medicamentos psiquitricos, foi observada a relao positiva com: irritabilidade/depresso (,222*), exaltao de humor (,240*) e transtorno de percepo (,459**). Ao sinalizarmos se os mesmo desenvolvem outra atividade profissional foi visto que houve uma relao positiva no que se refere aos fatores de: ansiedade/somatizao (,229*) e irritabilidade/depresso (,350**). Analisando os fatores que contribuem para o adoecimento no trabalho, foi observado que as questes relacionadas com tais fatores foram: Ansiedade/somatizao. As questes as quais esto associadas a este fator foram as que obtiveram a maior porcentagem. As quais so: 02 (dificuldade para dormir) com 28,8%, 23 (se preocupa muito com a doena) com 30,0% e por fim, 07 (fica triste, com desnimo) com 42,5%. Irritabilidade/depresso. Neste fator a questo que aparece com maior incidncia a de nmero 06 (fica agressivo, explode com facilidade?) com 28,8%, que reflete estado de humor irritvel. Como pode ser visto na pesquisa conforme destaca Flaherty, Davis e Janicak, (1995, p. 348): os fatores psicolgicos que predispem a violncia so: a baixa auto-estima, e uma histria conhecida de atos violentos. Exaltao de humor. Neste fator a nica questo relacionada foi a de nmero 29 (fala ou ri sozinho) com 27,5%. Esse evento pode ser decorrido da incapacidade de controlar os impulsos, da tendncia de pensar de forma negativa e pelo excesso de responsabilidades que o trabalho do policial implica ao sujeito (ATKINSON et all; 2002). Transtorno de Percepo. Ao pontuarmos o questionamento sobre se os trabalhadores j haviam feito tratamento com medicamentos psiquitricos, foi observada a relao positiva com: irritabilidade/depresso (,222*), exaltao de humor (,240*) e transtorno de percepo (,459**).

CONSIDERAES FINAIS

13 Diante dos resultados obtidos atravs dos questionrios aplicados foi percebido a real necessidade de um psiclogo para que esses trabalhadores tenham uma sade mental digna onde os mesmos possam exercer sua funo de forma mais digna e segura. Haja visto que muitos problemas emocionais que os policiais adquirem so decorrentes da ansiedade, somatizao, irritabilidade e depresso e exaltao de humor como pde ser visto no decorrer da pesquisa. Esse trabalho aborda as questes relacionadas aos fatores causadores do adoecimento no mbito do Policial Militar da Radiopatrulha, buscando a partir dos resultados dessa pesquisa conscientizar esses trabalhadores e a populao de um modo geral para maiores esclarecimentos acerca de patologias do mundo do trabalho cobrando das autoridades uma implantao de polticas pblicas no campo da sade desses profissionais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMADOR, F. Spanier. Violncia policial verso e reverso do sofrimento. Dissertao de mestrado: PUCRS, 1999. ANDREOLI, S. B.; MARI, J. J.; BLAY, S.L. et al. Estrutura fatorial do questionrio de morbidade psiquitrica de adultos aplicados em amostras populacionais de cidades brasileiras. Revista Sade Pblica, 28:249-260, 1994. ARAUJO, L.R.S. Condies de Vida, sade e trabalho dos alunos do Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas CFAP. Aracaju, 2006. ATKINSON et all. Introduo psicologia de Hilgard. 13 ed. Porto Alegre:Artmed, 2002. BARRETO, Margarida e SALVADOR, Luiz. Genocdio: Mercado Transforma o trabalhador em dependente qumico. Site acessado em 04/06/08. Disponvelem <www.direitonet.com.br/artigos/x/15/27/1527/>

14 BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. BOURDIEU, Pierri. O Poder Simblico.10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. CHIAVENATO. Gesto de Pessoas. 2. ed, Rio de Janeiro: Campus, 2004. DANCEY, Christine P., John Reidy; traduo Lor Viali. Estatstica sem matemtica para psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2006. DEJOURS, Christophe. A Banalizao da Injustia Social. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV,2007________. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed., So Paulo: Cortez, 1992. ________. Da Psicopatologia Psicodinmica do Trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz: Paralelo 15, 2004. DEJOURS, Christophe e ABDOUCHELI, Elisabeth. Itinerrio Terico em Psicopatologia do Trabalho. Traduo de Dbora Miriam Raad Glina Ana. Paris: Prevenir, n 20, 1990.

________. Psicodinmica do trabalho. Contribuio da Escola dejouriana anlise da Relao Prazer, Sofrimento e Trabalho.4 ed.So Paulo: Atlas S.A, 1994. ________. Psicodinmica do trabalho. Contribuio da Escola dejouriana anlise da Relao Prazer, Sofrimento e Trabalho.8 ed.So Paulo: Atlas S.A, 2007. DELA, Coleta, Jos Augusto. Acidentes de Trabalho. So Paulo: Atlas, 1991. FALHERTY, Joseph A. et all. Psiquiatria: diagnostico e tratamento. 2. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. FERNANDES. 2006. Disponvel na internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script = sci arttext&pid=s0004282x2006000600023&ing=pt&nrm=iso. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder, 2. ed. Rio de janeiro: Graal Ltd, 1981. ________. Vigiar e Punir, 30. ed. Petrpolis: Vozes. 1987.

15 FRANA, Ana Cristina Limongi. Qualidade de Vida no Trabalho-QVT 2. ed.So Paulo: Atlas. S.A, 2004. GUIMARES, Liliana e GRUBITS, Snia. Srie Sade Mental e Trabalho. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004 HOLMES, David S. Psicologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. LANCAZ, F.A.C. Qualidade de Vida no Trabalho e Sade / Doena. Volume 5, nmero 1, ano 2000. ISSN 1413-8123. MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa Crtica/ Etnopesquisa-Formao. Braslia: Liber livro, 2006. NOBRE, Maria Teresa. Violncia e Cotidiano com o qu, afinal, preciso indignar-se? Revista do Sistema nico de Sade no Brasil. Braslia, v. 16, n.1, 2007. NOSELLA, P., 1989. Trabalho e Educao. In: Trabalho e Conhecimento: Dilemas na Educao do Trabalhador (C.Minayo-Gomez, G. Frigotto, M. Arruda, M. Arroio & P. Nosella, orgs.), pp. 27-42, So Paulo: Ed. Cortez. REGINATO, Andra Depiere Albuquerque. O (Sub) sistema de Segurana Pblica. Recife: Bagao, 2002. SANTANA, V. S., Loomis, D. P., & Newman, B. (2001). Housework, paid work and psychiatric symptoms. Revista de Sade Pblica, 35 (1), 145-150. SILVA, E.S. Isto Trabalho de Gente? Vida, doena e trabalho no Brasil Uma Histria de Crise de Nervos: Sade Mental e Trabalho. Ed. Vozes. Petrpolis, 1994. SILVA, Joo de Deus Gomes da. Morbilidade Psiquitrica em Trabalhadores Rurais com Exposio de Longo Prazo a Agrotxicos Usurios do Ambulatrio de Toxicologia do Hospital de Clnicas da UNICAMP. So Paulo: [s.n.], Campinas , 2003 SPODE&MERLO.2006.Disponvel na internet: http://www.scielo.php?script=sciarttext & pid = so102-79722006000300004&ing=pt&nrm=isso. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010181082007000200009&lng=pt&nrm=iso 09/04/2008 http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu3_07.htm, visto em 01 de junho de 2008 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010181082005000100011&lng=pt&nrm=iso [ Links ]

16 Isabella Siqueira Protsio.Graduada em Psicologia pela Faculdade Pio Dcimo - Aracaju/Se e em prosseguimento com a ps-graduao pela Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais Centro de Estudo Superiores Silvio Romero. Ps-Graduao Lato-Sensu em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Aluna voluntria do grupo de pesquisa: Polticas Pblicas, Gesto Socioeducacional e Formao de Professor (GPGeF0P) do Mestrado em Educao da Universidade Tiradentes-Aracaju-Se.

You might also like