You are on page 1of 8

RESOLUO N.

182 DE 09 DE SETEMBRO DE 2005 Dispe sobre uniformizao do procedimento administrativo para imposio das penalidades de suspenso do direito de dirigir e de cassao da Carteira Nacional de Habilitao.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 12, da Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Transito Brasileiro CTB, e conforme Decreto n. 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da Coordenao do Sistema Nacional de Transito - SNT, Considerando a necessidade de adoo de normas complementares de uniformizao do procedimento administrativo adotado pelos rgos e entidades de trnsito de um sistema integrado; Considerando a necessidade de uniformizar o procedimento relativo imposio das penalidades de suspenso e de cassao da Carteira Nacional de Habilitao na forma do disposto nos Arts. 261 e 263 do CTB.

RESOLVE: I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1. Estabelecer o procedimento administrativo para aplicao das penalidades de suspenso do direito de dirigir e cassao da Carteira Nacional de Habilitao CNH. Pargrafo nico. Esta resoluo no se aplica Permisso para Dirigir de que trata os 3 e 4 do art. 148 do CTB. Art. 2. As penalidades de que trata esta Resoluo sero aplicadas pela autoridade de trnsito do rgo de registro da habilitao, em processo administrativo, assegurada a ampla defesa. Pargrafo nico. Os rgos e entidades do Sistema Nacional de Trnsito SNT que aplicam penalidades devero prover os rgos de trnsito de registro da habilitao das informaes necessrias ao cumprimento desta resoluo. Art. 3. A penalidade de suspenso do direito de dirigir ser imposta nos seguintes casos: I - sempre que o infrator atingir a contagem de vinte pontos, no perodo de 12 (doze) meses; II - por transgresso s normas estabelecidas no CTB, cujas infraes prevem, de forma especfica, a penalidade de suspenso do direito de dirigir. Art. 4. Esta Resoluo regulamenta o procedimento administrativo para a aplicao da penalidade de cassao da Carteira Nacional de Habilitao para os casos previstos nos incisos I e II do artigo 263 do CTB. Pargrafo nico. A regra estabelecida no inciso III do Art. 263 s ser aplicada aps regulamentao especfica do CONTRAN.

II DA SUSPENSO DO DIREITO DE DIRIGIR SEO I POR PONTUAO Art. 5. Para fins de cumprimento do disposto no inciso I do Art. 3 desta Resoluo, a data do cometimento da infrao dever ser considerada para estabelecer o perodo de 12(doze) meses. Art. 6. Esgotados todos os meios de defesa da infrao na esfera administrativa, os pontos sero considerados para fins de instaurao de processo administrativo para aplicao da penalidade de suspenso do direito de dirigir. 1. Os rgos e entidades do SNT que aplicam penalidades devero comunicar aos rgos de registro da habilitao o momento em que os pontos provenientes das multas por eles aplicadas podero ser computados nos pronturios dos infratores. 2. Se a infrao cometida for objeto de recurso em tramitao na esfera administrativa ou de apreciao judicial, os pontos correspondentes ficaro suspensos at o julgamento e, sendo mantida a penalidade, os mesmos sero computados, observado o perodo de doze meses, considerada a data da infrao. Art. 7. Ser instaurado processo administrativo para aplicao da penalidade de suspenso do direito de dirigir quando a soma dos pontos relativos s infraes cometidas atingir, no perodo de doze meses, vinte pontos. 1. Ser instaurado um nico processo administrativo para aplicao da penalidade de suspenso do direito de dirigir mesmo que a soma dos pontos referida no caput deste artigo ultrapasse vinte no perodo de doze meses. 2. Os pontos relativos s infraes que prevem, de forma especfica, a aplicao da penalidade de suspenso do direito de dirigir no sero computados para fins da aplicao da mesma penalidade na forma prevista no inciso I do artigo 3 desta Resoluo. SEO II POR INFRAO Art. 8. Para fins de cumprimento do disposto no inciso II do Art. 3 desta Resoluo ser instaurado processo administrativo para aplicao da penalidade de suspenso do direito de dirigir quando esgotados todos os meios de defesa da infrao na esfera administrativa.

III - DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Art. 9. O ato instaurador do processo administrativo conter o nome, qualificao do infrator, a infrao com descrio sucinta do fato e indicao dos dispositivos legais pertinentes.

Pargrafo nico. Instaurado o processo, far-se- a respectiva anotao no pronturio do infrator, a qual no constituir qualquer impedimento ao exerccio dos seus direitos. Art. 10. A autoridade de trnsito competente para impor as penalidades de que trata esta Resoluo dever expedir notificao ao infrator, contendo no mnimo, os seguintes dados: I.a identificao do infrator e do rgo de registro da habilitao; II.a finalidade da notificao: a.dar cincia da instaurao do processo administrativo; b.estabelecer data do trmino do prazo para apresentao da defesa; III.os fatos e fundamentos legais pertinentes da infrao ou das infraes que ensejaram a abertura do processo administrativo, informando sobre cada infrao: n. do auto; rgo ou entidade que aplicou a penalidade de multa; placa do veculo; tipificao; data, local, hora; nmero de pontos; somatria dos pontos, quando for o caso. 1. A notificao ser expedida ao infrator por remessa postal, por meio tecnolgico hbil ou por os outros meios que assegurem a sua cincia; 2. Esgotados todos os meios previstos para notificar do infrator, a notificao dar-se- por edital, na forma da lei; 3. A cincia da instaurao do processo e da data do trmino do prazo para apresentao da defesa tambm poder se dar no prprio rgo ou entidade de trnsito, responsvel pelo processo. 4. Da notificao constar a data do trmino do prazo para a apresentao da defesa, que no ser inferior a quinze dias contados a partir da data da notificao da instaurao do processo administrativo. 5. A notificao devolvida por desatualizao do endereo do infrator no RENACH, ser considerada vlida para todos os efeitos legais. 6. A notificao a pessoal de misses diplomticas, de reparties consulares de carreira e de representaes de organismos internacionais e de seus integrantes ser remetida ao Ministrio das Relaes Exteriores para as providncias cabveis, passando a correr os prazos a partir do seu conhecimento pelo infrator.

IV - DA DEFESA

Art. 11. A defesa dever ser interposta por escrito, no prazo estabelecido, contendo, no mnimo, os seguintes dados: I - nome do rgo de registro da habilitao a que se dirige; II - qualificao do infrator; III - exposio dos fatos, fundamentao legal do pedido, documentos que comprovem a alegao; IV - data e assinatura do requerente ou de seu representante legal. 1. A defesa dever ser acompanhada de cpia de identificao civil que comprove a assinatura do infrator; 2. O infrator poder ser representado por procurador legalmente habilitado mediante apresentao de procurao, na forma da lei, sob pena de no conhecimento da defesa. Art. 12. Recebida a defesa, a instruo do processo far-se- atravs de adoo das medidas julgadas pertinentes, requeridas ou de ofcio, inclusive quanto requisio de informaes a demais rgos ou entidades de trnsito. Pargrafo nico. Os rgos e entidades do Sistema Nacional de Trnsito, quando solicitados, devero disponibilizar, em at trinta dias contados do recebimento da solicitao, os documentos e informaes necessrios instruo do processo administrativo.

V - DO JULGAMENTO Art. 13. Concluda a anlise do processo administrativo, a autoridade do rgo de registro da habilitao proferir deciso motivada e fundamentada. Art. 14. Acolhida as razes de defesa, o processo ser arquivado, dando-se cincia ao interessado. Art. 15. Em caso de no acolhimento da defesa ou do seu no exerccio no prazo legal, a autoridade de trnsito aplicar a penalidade.

VI DA APLICAO DA PENALIDADE Art. 16. Na aplicao da penalidade de suspenso do direito de dirigir a autoridade levar em conta a gravidade da infrao, as circunstncias em que foi cometida e os antecedentes do infrator para estabelecer o perodo da suspenso, na forma do art. 261 do CTB, observados os seguintes critrios: I Para infratores no reincidentes na penalidade de suspenso do direito de dirigir no perodo de doze meses:

de 01 (um) a 03 (trs) meses, para penalidades de suspenso do direito de dirigir aplicadas em razo de infraes para as quais no sejam previstas multas agravadas;

de 02 (dois) a 07 (sete) meses, para penalidades de suspenso do direito de dirigir aplicadas em razo de infraes para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de trs vezes;

de 04 (quatro) a 12 (doze) meses, para penalidades de suspenso do direito de dirigir aplicadas em razo de infraes para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes.

II - Para infratores reincidentes na penalidade de suspenso do direito de dirigir no perodo de doze meses:

de 06 (seis) a 10 (dez) meses, para penalidades de suspenso do direito de dirigir aplicadas em razo de infraes para as quais no sejam previstas multas agravadas;

de 08 (oito) a 16 (dezesseis) meses, para penalidades de suspenso do direito de dirigir aplicadas em razo de infraes para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de trs vezes;

de 12 (doze) a 24 (vinte e quatro) meses, para penalidades de suspenso do direito de dirigir aplicadas em razo de infraes para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes. Art. 17. Aplicada a penalidade, a autoridade notificar o infrator utilizando o mesmo procedimento dos 1 e 2 do art. 10 desta Resoluo, para interpor recurso ou entregar sua CNH no rgo de registro da habilitao, at a data do trmino do prazo constante na notificao, que no ser inferior a trinta dias contados a partir da data da notificao da aplicao da penalidade. Art. 18. Da notificao da aplicao da penalidade constaro no mnimo, os seguintes dados:

I. identificao do rgo de registro da habilitao, responsvel pela aplicao da penalidade; II. III. IV. identificao do infrator e nmero do registro da CNH; nmero do processo administrativo; a penalidade aplicada e sua fundamentao legal;

data do trmino do prazo para interpor recurso junto JARI.

VII DO CUMPRIMENTO DA PENALIDADE Art. 19. Mantida a penalidade pelos rgos recursais ou no havendo interposio de recurso, a autoridade de trnsito notificar o infrator, utilizando o mesmo procedimento dos 1 e 2 do art. 10 desta Resoluo, para entregar sua CNH at a data do trmino do prazo constante na notificao, que no ser inferior a 48 (quarenta e oito) contadas a partir da notificao, sob as penas da lei. 1. Encerrado o prazo previsto no caput deste artigo, a imposio da penalidade ser inscrita no RENACH. 2. Ser anotada no RENACH a data do incio do efetivo cumprimento da penalidade. 3. Sendo o infrator flagrado conduzindo veculo, encerrado o prazo para a entrega da CNH, ser instaurado processo administrativo de cassao do direito de dirigir, nos termos do inciso I do artigo 263 do CTB. Art. 20. A CNH ficar apreendida e acostada aos autos e ser devolvida ao infrator depois de cumprido o prazo de suspenso do direito de dirigir e comprovada a realizao do curso de reciclagem. Art. 21. Decorridos dois anos da cassao da CNH, o infrator poder requerer a sua reabilitao, submetendo-se a todos os exames necessrios habilitao, na forma estabelecida no 2 do artigo 263 do CTB.

VIII DA PRESCRIO Art. 22. A pretenso punitiva das penalidades de suspenso do direito de dirigir e cassao de CNH prescrever em cinco anos, contados a partir da data do cometimento da infrao que ensejar a instaurao do processo administrativo. Pargrafo nico. O prazo prescricional ser interrompido com a notificao estabelecida na forma do artigo 10 desta Resoluo.

Art. 23. A pretenso executria das penalidades de suspenso do direito de dirigir e cassao da CNH prescreve em cinco anos contados a partir da data da notificao para a entrega da CNH, prevista no art. 19 desta Resoluo.

IX DAS DISPOSIES FINAIS Art. 24. No curso do processo administrativo de que trata esta Resoluo no incidir nenhuma restrio no pronturio do infrator, inclusive para fins de mudana de categoria da CNH, renovao e transferncia para outra unidade da Federao, at a notificao para a entrega da CNH, de que trata o art. 19. 1. O processo administrativo dever ser concludo no rgo executivo estadual de trnsito que o instaurou, mesmo que haja transferncia do pronturio para outra unidade da Federao. 2 O rgo executivo estadual de trnsito que instaurou o processo e aplicou a penalidade de suspenso do direito de dirigir ou cassao da CNH, dever comunic-la ao rgo executivo estadual de trnsito para onde foi transferido o pronturio, para fins de seu efetivo cumprimento. Art. 25. As defesas e os recursos no sero conhecidos quando interpostos: I - fora do prazo; II - por quem no seja parte legtima. Pargrafo nico. O no conhecimento do recurso no impede a autoridade de trnsito e as instncias recursais de reverem de ofcio ato ilegal, desde que no ocorrida a precluso administrativa. Art. 26. Na contagem dos prazos, excluir-se- o dia do incio e incluir-se- o do vencimento, e considerar-se-o os dias consecutivos. Art. 27. A autenticao das cpias dos documentos exigidos poder ser feita por servidor do rgo de trnsito, vista dos originais. Art. 28. Fica o rgo mximo executivo de trnsito da Unio autorizado a expedir instrues necessrias para o pleno funcionamento do disposto nesta Resoluo, objetivando sempre a praticidade e a agilidade das operaes, em benefcio do cidado usurio dos servios. Art. 29. Os rgos executivos de trnsito dos Estados e do Distrito Federal tero at o dia 01 de maro de 2006 para adequarem seus procedimentos aos termos da presente Resoluo. Art. 30. Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas s disposies em contrrio, em especial a resoluo n. 54/98. AILTON BRASILIENSE PIRES Presidente JAQUELINE FILGUEIRAS CHAPADENSE PACHECO Ministrio das Cidades Suplente RENATO ARAUJO JUNIOR

Ministrio da Cincia e Tecnologia Titular RODRIGO LAMEGO DE TEIXEIRA SOARES Ministrio da Educao Titular CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS Ministrio do Meio Ambiente Suplente OTALIBA LIBNIO DE MORAIS NETO Ministrio da Sade Suplente WALDEMAR FINI JUNIOR Ministrio dos Transportes Suplente

You might also like