You are on page 1of 24

PUB

Sexta-feira 28junhode2013 www.destak.pt Jornal de distribuio gratuita Edio n 2059 Ano 10 Diretor: Diogo Torgal Ferreira

EPA

ATUALIDADE PGINA 07

Usartelemvel ficamaisbarato
Consultar um mapa ou atualizar as redes sociais noutro pas da UE vai custar menos 36% em julho.
DESPORTO PGINA 19 SUPLEMENTO ATUALIDADE PGINA 08

Brumabrilhaem goleadaque dapuramento aossub-20


ARTE & LAZER PGINA 20

MariaRitacantatemasde ElisReginano Porto e Lisboa


FAMA & TV PGINA 23

Em suspenso
Concelho da Amadora rico em cultura e lazer
O estado de sade de Mandela continua crtico. O povo reza.

TVI gravasrie Belmonte pararentre de setembro


PUB

02

6 Feira 28 de Junho de 2013

Custo zero
CULTURA Concertos de msica clssica e bailado marcam o regresso do evento

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

DE BORLA
DR

Bernstein, Verdi e Wagner no Festival ao Largo no S. Carlos


DR

FILIPA ESTRELA
festrela@destak.pt

As sextas e os sbados vo ter outro ritmo a partir de hoje e at dia 28 de julho. A responsabilidade do Festival ao Largo que regressa justamente ao largo do Teatro S. Carlos, em Lisboa. A abertura, hoje e amanh, faz-se com um grande concerto sinfnico, numaco-produo com o Festival Estoril Lisboa, em que se apresentam alguns dos premiados do Concurso de Interpretao do Estoril/Prmio El Corte Ingls. Neste programa so interpretadas obras de Leoncavallo, Debussy, Verdi, Wagner, Donizetti, Piazzolla, Nino Rota e John Williams. No fim de semana de 5 e 6 de julho, s 20h, haver um concerto dedicado ao pblico mais jovem, com aapresentao dO Carnaval dos Animais de Saint-Sans. s 22h a vez do Ensemble de Metais e Percusso da OSP. A pera chega em verso de concerto, nos dias 12 e 13 de julho com Candide de Bernstein. Nos dia 19 e 20 de julho as comemoraes de Verdi e Wagner aparecem com excertos de peras emblemticas, num grande concerto coralsinfnico.

Moonspell encerram amanhFestasde Lisboa


Os Jardins daTorre de Belm recebem amanh, s 22h, os Moonspell que encerram as Festas de Lisboa. A bandaapresentaumaverso expandidado seu espetculo acstico Sombra, e vai estaracompanhada pelos Opus Diabolicum e pelas coristas Crystal Mountain Singers.
DR

Infinity de Sarah Frances Diasno Hotel The Oitavos


ApintoraSarah Frances Dias levaa partirde hoje, ao Hotel The Oitavos a suamais recente exposio Infinity. No mbito do projeto The Oitavos Beats, aduplaVermelho (DJ Jonny Cooltrane + o acordeonistaNuno Salvado) vo darmsicaao evento. A mostraestpatente at 26 de julho.
DR

Sextas e sbados sero mais animados no largo do Teatro S. Carlos at final de julho

GRANDE ESPETCULO DE MSICA

PORTO

LISBOA

Pedro Abrunhosa e Ana Moura em concerto


A celebrar 515 anos de existncia, a Santa Casa da Misericrdia de Lisboa promove um conjunto de concertos gratuitos, com destaque para o grande espetculo de Msica Portuguesa em So Roque, no Largo Trindade Coelho, no prximo dia 3 de julho. Pedro Abrunhosa e Ana Moura, Maria Jos Valrio, Gonalo da Cmara Pereira, Maria Armanda, Rodrigo, Anita Guerreiro e Ricardo Ribeiro vo animar este espao emblemtico da cidade em que se localiza a Santa Casa, das 19h s 22h30. A iniciativa parte do Provedor da instituio, Pedro Santana Lopes, para abrir portas cultura a toda a populao e apostar na promoo da msica nacional.

Msica popular do Brasil nas Cardosas


A Praa das Cardosas, na Baixa da cidade Invicta, recebe amanh a atuao da Roda de Choro do Porto, um conjunto de msicos que partilham o gosto pela msica popular urbana tpica do Brasil, oferecendo plateia experincias em redor do choro. Normalmente protagonizado por instrumentos de corda e sopro, a Roda de Choro um estilo musical brasileiro, com mais de 130 anos de experincia, caraterstico do final do sculo XIX e incio do sculo XX, que est na gnese da Bossa Nova. Um concerto gratuito que promete animar o final de tarde de todos aqueles que passarem pelas Cardosas, a partir das 18h.

XI Figueira Marca-te! na Praa da Figueira


A 11. edio do Figueira Marca-te j no este fim de semana, e conta com mais de 40 expositores, representando 29 famlias de produtos. Entre hoje e domingo a Praa da Figueira, em Lisboa vai transformar-se num verdadeiro mercado totalmente portugus e tradicional. Se este mercado bate recordes, a qualidade dos produtos e produtores nacionais mantm-se no pdio, como o confirmam, por exemplo, os 8 medalhados nos Concursos da Feira Nacional de Agricultura. A Baixa da cidade est em mudana e o convite est feito a si e a toda a famlia. V conhecer todo um movimento de renovao, dos edifcios aos habitantes, do comrcio tradicional aos novos espaos criados.

LeadaPalmeiravai serinvadidaporpiratas
Atdomingo,azonaenvolventeao ForteNossaSenhoradasNeves,em LeadaPalmeira,Matosinhos,regressaaosculoXIV.Duelosdesabre eflorete,caaaotesouro,treinode armas,tabernas,saltimbancos,espetculosdemalabares,circodecomediantes,bailedegalaevisitasguiadas aoForteincluem ovastoprograma.

PUB

6 Feira 28 de Junho de 2013

04
TODA A INFORMAO EM

Cidades
CRIME Detido por alegada tentativa de homicdio a jovem

www.destak.pt

CIRCUITO DA BOAVISTA
LUSA

Escola pede mais segurana


SRGIO LEMOS

PJ e PSP detiveram um homem de 20 anos sobre o qual recaem fortes indcios da prtica do crime.
RAQUEL MADUREIRA
rmadureira@destak.pt

Os factos ocorreram nas imediaes da Escola Seomara da Costa Primo, na Amadora, quando o presumvel autor, empunhando uma arma branca, intercetou avtima, naviapblica, e sobre ela desferiu vrios golpes, atingindo-a em vrias zonas do corpo, explica a PJ em comunicado.
Reforo da segurana A vtima sofreu ferimentos profundos no trax e nos membros, encontrando-se, apesar da gravidade dos ferimentos, fora de perigo de vida. Os factos tero sido motivados por desavenas anteriores mantidas entre o autor, a vtima e respetivos grupos de amigos, diz a PJ. O Agrupamento de Escolas de AmadoraOeste est a articular com as entidades competentes o reforo da segurana.

App complementa viso da bancada

Corridasem direto
Quem tiver um smartphone ou tablet pode este fim de semana aceder a imagens em direto do Circuito daBoavista, no Porto, parano perder os melhores momentos das corridas.AappcriadapelaempresaStreambolico, spin-off da Universidade do Porto e do Instituto de Telecomunicaes, usa os pontos de acesso WiFi daPortoDigital,bastandofazerodownloadnolocalatravsdaredemunicipal.

A Polcia Judiciria (PJ), atravs daDiretoriade Lisboae Vale do Tejo, com acolaborao daPSP, anunciou ontem adeteno de um homem, de 20 anos de idade, sem ocupao, sobre o qual recaem fortes indcios da prtica de crimes de homicdio na forma tentada de um jovem de 19 anos, na passada quarta-feira, junto a uma escola da Amadora onde aluno, e posse de arma proibida.

Crime sucede a um idntico, a 6 de junho


PUB

ESTORIL

Fiartil celebra 50 anos de vida


Acelebrar50 anos de existncia, a Fiartil Feira de Artesanato do Estoril est de regresso entre hoje e1desetembro.Anoitedeaberturacontacomo fado de HlderMoutinho, que daromoteparamaisdedoismesesde evocao das tradies ancestrais das artespopularesdePortugal.Durantea feira,norecintojuntoaoCentrodeCongressosdoEstoril,ovisitantepoderadmirar o trabalho de cerca de trs centenas de artesos rotativos, vindos de todas as regies do Pas. Apar do artesanato, tambm a gastronomia tem lugar de destaque na Fiartil dando a conhecer os melhores petiscos. A feira conta ainda com espaos dedicados s crianas e um diversificado programa de animao que garante espetculos dirios de artistas conhecidos.

10 SEGUNDOS
LISBOA

Condicionamento no N de guas Santas NombitodetrabalhosdemanutenonoN deguasSantas, amanhedomingo, aBrisa ircortaroramodesadadaA3(proveniente doPorto) paraaA4, nosentidoAmarante.

TartarugamarinhaMelmorreu apsareintroduonooceano em Alicante, informou com muita tristeza o Oceanrio de Lisboa, que a acolheu durante dois anos.
SADE

os colaboradores da empresa vo estar, durante todo o dia, a remodelar vrias zonas daquele que um dos principais hospitais peditricos nacionais.
TECNOLOGIA

AcontecehojeafasefinaldoFundo IKEAColaboraII, no Hospital D. Estefnia, em Lisboa. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social, em que

Jforamanunciadososvencedores doLisbonBIGApps, concurso dirigido comunidade portuguesa de developers e start-ups, lanado com o apoio da Cmara para encontrar as melhores aplicaes de smartphones para a cidade.

PUB

PUB

06

6 Feira 28 de Junho de 2013

Atualidade
SOCIEDADE Sindicatos destacam adeso que Governo desvaloriza
LUSA

Greve excecional ou um pas no parado


Sindicatos falam em adeso de mais de 50% em todo o dia. Transportes e sade mais afetados.
JOO MONIZ
jmoniz@destak.pt

A quarta greve geral realizada no mandato do atualGoverno foi excecional para os sindicatos, com uma adeso que, segundo o lder da UGT, ultrapassou os dois milhes de pessoas. STCP e Metro de Lisboa parados, CP, Metro do Porto e Transtejo muito condicionados (acima dos 95%), Carris com metade da frota a operar tornaram os transportes num dos setores mais afetados. Seguiu-se asade, comvrios hospitais limitados aos servios mnimos.

Em S. Jos todas as consultas foram canceladas e no Santo Antnio, 35% foramadiadas,devidoadesode80% dos enfermeiros e falta pessoal administrativo. Tambm os bombeiros aderiram em massa (90%). Mas a CGTP tambm reivindicou uma forte adeso greve geral no setorprivado, falando no parque industrialdaAutoeuropaparaexemplificarque as empresas que traba-lham de forma contnua estavam com a produo completamente parada. Perante este sucesso, a CGTP sente-se legitimadaparapedirademisso do Governo, cenrio que tambm a UGT comea a equacionar. Quanto ao Executivo, escusou-se a dar nmeros ou a coment-los, garantindo que respeita o direito greve, mas salvaguardando que o Pas no est parado.

MANIFESTAO

Polcia impediu corte da ponte


A manifestao junto ao Parlamento, na sequncia da greve geral de ontem, tinha sido marcada, mas o que no estavanaagenda que cerca de 300 pessoas, aparentemente sem partido, decidissem, depois de ouvido o discurso do lder da CGTP, seguir em direo A5, com a inteno de cortar a autoestrada. Seguidos de perto pelapolcia, mas no satisfeitos, os manifestantes decidiram que a prxima paragem seria a Ponte 25 de Abril, com o mesmo objetivo: cortar o trnsito. Entre gritos de A ponte nossa, acabaram por ser alcanados pelapolcia, que desbloqueou o acesso ponte, junto ao Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, procedendo identificao dos que ali se encontravam. O trnsito foi normalizado um pouco antes da sete da tarde.

6 Feira 28 de Junho de 2013

Atualidade www.Destak.pt 07

CONSUMO Novo tarifrio de roaming a partir de segunda-feira

Descarregar dados na UE vai ficar 36% mais barato


No espao de seis anos, a despesa para ver um mapa ou atualizar as redes sociais baixou 91%.
JOO MONIZ
jmoniz@destak.pt

10 SEGUNDOS
123RF

S um tero do curso feito com crditos Para evitar casos como a licenciatura de Miguel Relvas, o Governo limitou o nmero de crditos que podem ser concedidos por uma universidade a um tero do curso.

EDUCAO

Apartir de segunda-feira entra em vigor o novo tarifrio de roaming nos pases da Unio Europeia e a grande novidade ser a descida de 36% nas tarifas mximas do descarregamento de dados. Assim, utilizar mapas, ver vdeos, verificar mensagens ou atualizar as redes sociais noutro pas que no o de origem ficar um tero mais barato em relao ao ano passado, passando a custar 45 cntimos megabyte. Apoupana ainda mais acentuada quando se compara os custos de agora com os verificados em 2007. Desde esse ano, o roaming de dados

passou a ser at 91% mais barato, o que significativo num setor de mercado que cresceu 630% no mesmo perodo de tempo. Quanto ao restante tarifrio, efetuar chamadas passaacustar 24 cntimos por minuto + IVA (reduo de 17% face a2012) e receber custa7 cntimos por minuto + IVA (12,5% mais barato). Enviar um SMS est agora 11% menos dispendioso: 7 cntimos + IVA. Refira-se que estes valores so os tetos mximos, podendo os operadores disponibilizar tarifas mais baratas alguns j no cobram nada. AComisso Europeia destaca que as redues de preos introduzidas deixam-nos com mais dinheiro no bolso para o vero.

As escolas pblicas com melhores resultados sero recompensadas financeiramente. Os novos critrios de financiamento, a aplicar j no prximo ano letivo, tambm tero em conta o nmero de alunos, a localizao e os alunos com necessidades especiais.
SOCIEDADE

Morreu o forcado esfaqueado numa rixaem Alccerdo Sal na madrugada de domingo. O homem de 29 anos no resistiu aos ferimentos causados nos confrontos que envolveram cerca de 60 pessoas aps uma garraiada.
ECONOMIA

Acesso adados clnicos


O Provedor de Justia pediu ao Parlamento para clarificar o acesso a dados de sade, aps queixas de alguns hospitais estarem a fornecer dados clnicos dos pacientes s agncias de seguros.

Depsitos acimade 100 mil euros podero serchamados a pagar o resgate de bancos em dificuldades, a seguir aos acionistas e aos credores. A Zona Euro deixou de fora os depsitos abaixo dos 100 mil euros.

PUB

Atualidade www.Destak.pt 08

6 Feira 28 de Junho de 2013

FRICA DO SUL Ex-presidente foi ligado ao ventilador

NO

Despedida de Mandela iminente, garante filha


Houve mesmo quem tivesse dado como certa a sua morte, que no foi confirmada oficialmente.
CARLA MARINA MENDES
cmendes@destak.pt

GLOBO
ESTADOS UNIDOS

Austrliatem novo lder Kevin Rudd j tomou posse como primeiro-ministro australiano, sem revelar se ir manter as eleies na data definida pela sua antecessora: 14 de setembro.

BRASIL

Mas muitas tm sido as informaes contraditrias sobre o estado de sade do ex-presidente. Vrias fontes garantiamque estavaaresponder bem ao tratamento, enquanto muitos outros davam como certa a sua morte, notciaque foimesmo reproduzida pelo ministro australiano dos Recursos e Energiano finalde umapalestra.
Obama no visita Mandela De visita ao Senegal, primeira paragem de uma vista a frica que inclui ainda uma ida frica do Sul, onde deve chegar hoje, Barack Obama prestou homenagem a Mandela, que considera um dos seus heris e um heri para o mundo, com um legado que perdurar ao longo de sculos. Ao contrrio do que tem sido publicado e especulado, foi desmentida uma eventual visita do presidente norte-americano a Mandela.

Obama no aceita regatear repatriamento de Snowden


No Senegal, o primeiro de trs pases que vai visitar em frica, Barack Obama disse que no vai negociar a entrega de Edward Snowden, antigo analista da CIA acusado de revelar segredos de Estado. Entretanto, o Equador atribuiu um salvo conduto a Snowden.
UNIO EUROPEIA

Violncia anti-homossexual aumenta 46,6% em 2012


O nmero de violaes (fsica, psicolgica e discriminao) contra homossexuais no Brasil aumentaram 46,6% no ano passado. De acordo com o Relatrio sobre Violncia Homofbica, registaram-se 9.982 agresses contra lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
MDIO ORIENTE

Nelson Mandela, ou como lhe chama o secretrio-geral das Naes Unidas um dos gigantes do sculoXX,mantinha-seontememestado crtico num hospital de Pretria. Era pelo menos essa a garantia dada pela filha mais velha, que confirmava que embora respondesse ainda ao toque e s palavras dos filhos, adespedida de Mandela estava iminente. At porque o pai da democracia sul-africana teve mesmo que ser ligado ao ventilador, que o prendia vida.
PUB

Oramento fechado para os prximos seis anos


Parlamento Europeu e os governos dos 27 Estados-membros chegaram a um acordo para fechar o oramento da UE para 2014-2020, que totaliza mais de um bilio de euros. Ser a primeira vez que a despesa efetiva sofre uma reduo.

Questes ideolgicas afastam McDonalds da Cisjordnia


O proprietrio da marca McDonalds em Israel, e fundador do movimento pacifista Paz Agora, recusou abrir um restaurante num centro comercial no colonato judaico de Ariel, localizado no territrio ocupado da Cisjordnia, por questes ideolgicas.

SUPLEMENTO

Amadora animada
ATurmadaMnicachegacidadeem setembro, convidandoafamliaavisitaroseu parquetemtico, aconstruirnaFbricadaCultura.Masnestedinmico concelho,berodegenteilustre,hjumavastaoferta ambiental,cultural edesportiva.Saibatudoaqui.

A Mnica ganha este ano a ic n a s a c a um

VASCO NEVES / CM

PUB

123RF

10 www.Destak.pt Suplemento Amadora

6 Feira 28 de Junho de 2013

VERO Cmara delineou um Plano de Contingncia Especfico para o concelho, enquadrando o Plano da DGS

Plano de contingncia para calor


PEDRO CATARINO/CM

Caraterizar locais de abrigo e definir aes esto entre as medidas a ser desenvolvidas.
PATRCIA NAVES
pnaves@destak.pt

Preparando-de para um vero que pode ser bem quente, o concelho da Amadora lanou um Plano de Contingncia para o Calor, com base no plano geral da Direo-Geral da Sade (DGS), que considera que ao nvel dos Agrupamentos de Centro de Sade (ACES) devero ser elaborados e desenvolvidos Planos de Contingncia Especficos, de acordo com as reas de influncia respetivas e com base nas Orientaes para Ao das Autoridades de Sade. De acordo com a DGS, estes planos devero reconhecer os grupos de populao vulnervel ao calor, desenvolver a articulao interinstitucional, divulgar os alertas definidos e promover a implementao de medidas para minimizao dos efeitos das ondas de calor sobre a sade humana. Assim, e considerando esta tratar-se de uma questo de sade pblica, a Unidade de Sade Pblica do ACES AMADORA, com o apoio do Servio Municipal de Proteo

Cidados mais idosos e populao que trabalha ou convive ao ar livre esto entre os grupos mais vulnerveis

O Plano de Contingncia para Ondas de Calor 2013 da DGS mantm definidos trs nveis de alerta possveis.
CONTRATO

Civil da Amadora e da Diviso de Interveno Social da Cmara Municipal da Amadora, delineou um Plano de Contingncia Especfico para o concelho. Este pretende contribuir para a minimizao dos efeitos das ondas de calor na sade da populao, identificar grupos mais vulnerveis ao calor (populao mais idosa, indivduos que exercem funes ao ar livre ou participantes em eventos ao ar livre

etc.); identificar situaes especiais ou eventos com grande concentrao de pessoas; identificar e caraterizar potenciais locais de abrigo; e assegurar medidas de minimizao dos efeitos das ondas de calor sobre a sade. A cada fase de ao corresponde um conjunto de atividades que devero ser coordenadas pela Autoridade de Sade e desenvolvidas em articulao com a Comisso Municipal de Proteo Civil e outras entida-

des parceiras. O Plano de Contingncia para Ondas de Calor 2013 da DGS mantm definidos trs nveis de alerta possveis para o perodo de 15 de maio a 30 de setembro: Nvel 1 Alerta Verde, temperaturas normais para a poca do ano; Nvel 2 - Alerta Amarelo, temperaturas elevadas podem provocar efeitos na sade; e Nvel 3 Alerta Vermelho, temperaturas muito elevadas podem trazer graves problemas para a sade.

EB 23 MIGUEL TORGA

Venda Nova com nova Igreja


Foi na passada tera-feira que decorreu a Cerimnia de Assinatura do Contrato de Constituio do Direito de Superfcie de uma Parcela de Terreno, que se destina Construo da Igreja e Centro Paroquial da Venda Nova. O contrato foi celebrado entre a autarquia e a Fbrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Perptuo Socorro da Venda Nova, no Salo Paroquial da Venda Nova.

Boas prticas nas escolas


Numaalturadecrise,asescolas e a comunidade unem-se para mostrarem o que de melhor l se faz, numa partilha de boas prticas a ter lugar num evento que acontece hoje, entre as 09h30 e as 17h30 no Casal de So Brs, Amadora, escolaEB 23 Miguel Torga. Este evento apadrinhado pelaDireo-GeraldeEducao,equipadeprojetosdeinclusoepromoo dosucessoeducativo,contacomapresenadacoordenadora,Dra.LusaMoreira,derepresentantesdaCmarada Amadora,InstitutodeApoioCriana, Instituto Piaget de Almada e PSP Escola Segura, da Presidente da Comisso de Proteo de Crianas e Jovens em Risco e da coordenadora da Equipa de Crianas e Jovens da Amadora. O evento rene escolas detodooPasnomeadamenteLisboa, Lagos, Castelo Branco, Barreiro, Monforte, Paredes, Tarouca, Sintra, Oeiras, entre outras.

6 Feira 28 de Junho de 2013

Suplemento Amadora 11

DESPORTO Instalaes desportivas do Estrela custam agora 3,5 milhes de euros

Estdio do Estrela outra vez venda


Campo de treinos, sala de bingo e balnerio fazem parte das instalaes que esto outra vez venda.
LUSA
destak@destak.pt

As instalaes do Estrela da Amadora, incluindo o Estdio Jos Gomes, campo de treinos e sala de bingo, esto de novo venda, agora por 3,5 milhes de euros, no mbito do processo de insolvncia do clube que j foi iniciado em 2011. O anncio pblico foi feito pelo administrador de insolvncia, Paulo S Cardoso, indica que venda esto no s o estdio, mas tambm o cam-

po de treinos, sala de bingo, balnerio e parte de um logradouro, cada um com um preo base de 1,775 milhes de euros. a segunda vez que as instalaes apreendidas ao Estrela da Amadora so colocadas venda, depois de em maio de 2011 no ter surgido qualquer interessado quando o preo de todo o complexo era de 6,9 milhes de euros. As propostas, que tmobrigatoriamente de incidir sobre ambos os prdios, tero de ser enviadas at 3 de julho. O Plano Diretor Municipal daAmadoraimpe que as instalaes tero de manter o cariz de rea desportiva. Com dvidas de perto de 20 milhes de euros ao fisco e SeguranaSocial, o Estrelapediu insolvncia, depois de ter sido impedido de inscrever-se na Liga em 2009/2010.

Estdio do Estrela da Amadora deixou de ter jogos oficiais na poca de 2009/2010


PUB

12 www.Destak.pt Suplemento Amadora

6 Feira 28 de Junho de 2013

MSICA Projeto Orquestra Gerao tem permitido combater abandono escolar

Jovens da Amadora no Gerajazz


CM

Grupo com trs anos dedica-se ao jazz e envolve 15 jovens em teclas e instrumentos de sopro.
JOO TOM
jtome@destak.pt

Vrios jovens da Amadora que apostam na msica veem nessa forma de arte uma porta para o seu futuro, ao integrarem agora a Gerajazz, um grupo surgido no mbito do projeto Orquestra Gerao, que tem como objetivo combater o abandono escolar e promover a integrao social. A Gerajazz, que nasceu h trs anos, uma iniciativa que, embora tenha a sua gnese no projeto Orquestra Gerao, em vez de msica clssica dedica-se ao jazz, envolvenPUB

do atualmente 15 jovens, que tocam teclas e instrumentos de sopro. Diogo Dias, de 17 anos, integrou a Orquestra Gerao h cerca de cinco anos e agora est na Gerajazz, onde toca tuba, e sublinha que a banda e a orquestra so um fator de sucesso no bairro da Boba, na Amadora, onde vive. O jovem, que estuda atualmente no Conservatrio Nacional, disse agncia Lusa que no pensava, h anos, seguir o caminho da msica. Eduardo Lal, professor e maestro do grupo, afirma que gratificante trabalhar com estes jovens e refere que todos eles, porque esto inseridos num contexto social difcil, abraam esta oportunidade de uma forma grande e com muita paixo. Um dos segredos deste projeto que, desde o incio, trabalham logo em conjunto. O facto de este

O projeto tem como objetivo, no prazo de trs anos, formar uma big band

Vrios jovens da Amadora que apostam na msica veem nessa forma de arte uma porta para o seu futuro.

trabalho ser feito em bairros problemticos, transforma os prprios bairros, salienta. O professor refere que este projeto da Gerajazz tem como objetivo, no prazo de trs anos, formar uma big band com 30 elementos, referindo que existe muito talento no grupo.

6 Feira 28 de Junho de 2013

Suplemento Amadora 13

INVESTIMENTO Turma da Mnica inspira estrutura para toda a famlia a construir numa rea de 4 mil metros quadrados

Parque temtico homenageia BD


At setembro ficar pronto o empreendimento com um oramento de 670 mil euros custeados na ntegra pela empresa Valorsul.
DESTAK
Destak@destak.pt

As Aventuras da Turma da Mnica, do conhecido autor


brasileiro Maurcio de Sousa, iro inspirar a criao, na Amadora, de um parque temtico dirigido a toda afamlia. Por l, os visitantes podero encontrar personagens como a comilona Magali, o co Bidu, Mnica, a menina de temperamento difcil que d nome banda desenhada, Cebolinha e Casco. O parque com as personagens que fizeram de Maurcio de Sousa o autor de livros aos quadradinhos com maior sucesso do espao da lusofonia vai ocupar o espao da Fbrica da Cultura, uma zona na Falagueira que hoje se encontra degradada, mas onde noutros tempos se realizou um dos maiores festivais internacionais de BD do Pas.

Oparquesubordinado shistriasdeMaurcio deSousaocuparoespao daFbricadaCultura, zonanaFalagueiraque hojeseencontradegradada.


De acordo com o vereador da Cmara da Amadora com o pelouro dos Espaos Verdes, Gabriel Oliveira, a BD uma das marcas deste municpio e a construo deste parque serve para assinalar o quinquagsi-

mo aniversrio das Aventuras da Turma da Mnica. Somos a capital portuguesa da BD. Este parque vai ficar numa zona que j no tem condies para se fazer o Festival de Banda Desenhada, que est degradada e que precisa de um espao verde. Esperamos que seja uma referncia em Portugal, avisa. O parque, aconcluir em setembro, ter cerca de 4 mil metros quadrados e custar cerca de 670 mil euros, suportados na ntegra pela Valorsul, na sequncia de obrigaes que a empresa tinha para com o municpio, explica fonte oficial. Os bonecos, alguns deles interativos, tm entre 1,2 a 3,5 metros e sero distribudos ao longo do espao verde do parque. De acordo com o vereador, este mais um espao verde desenvolvido pelo municpio com o objetivo de tornar atrativa a presena das pessoas nas ruas da Amadora. Quando se faz um espao verde tentamos sempre fazer mais inovador que o anterior. S plantar relva e colocar equipamentos infantis no chega. Quando os parques esto abandonados ou tm pouca gente os espaos morrem e acabam por ser vandalizados e no queremos isso. Algicado municpio pr as pessoas a andar na rua, dar mais segurana s ruas, afirmou. Gabriel Oliveira adiantou que Maurcio de Sousa estar presente na inaugurao deste equipamento.

PUB

14 www.Destak.pt Suplemento Amadora

6 Feira 28 de Junho de 2013

ARTE Muita e variada oferta neste incio de vero no concelho da Amadora

Cultura para todos


DR

H muito para ver, visitar, ouvir e sentir neste concelho. Conhea algumas propostas.
PATRCIA NAVES
pnaves@destak.pt

Os Primitive Reason atuam hoje na FNAC do Centro Alfragide naAmadora, mas hmuito mais cultura para ver, visitar, ouvir e sentir neste concelho. At dia 31 de julho, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos recebe a exposio A Ilustrao de DanutaWojciechowska, umamostra ainda no mbito do Dia da Criana. Nesta mesma biblioteca, at 2014 os jardins e interior acolhem a mostra de escultura, Escultura de Ar Livre

No Ncleo Museogrfico do Casal da Falagueira, e tambm at 2014, Pela Estrada da Porcalhota uma mostra documental, que pretende demonstrar a importncia daquele lugar at finais do sc. XIX, altura em que foi construda a estao de caminho de ferro, no centro do que viria a ser a nova localidade da Amadora. No mesmo local, a mostra Amadora 1900-1920 ainda d cartas.

AUTRQUICAS

Candidatos Cmara j so conhecidos


OpresidentedaCmaradaAmadora, Joaquim Raposo, vai ser o cabea de lista do Partido Socialista (PS) AssembleiaMunicipaldo municpio,anunciouacandidatasautrquicas pelo PS, Carla Tavares. O autarca socialista cumpre o quarto mandato frente daAmadorae estimpedido de serecandidatarpelaleidelimitaode mandatos.Outroscandidatosjconhecidos na Amadora so Carlos Silva, pela Coligao Amadora Mais (PSD e CDS-PP)eFranciscoSantospelaCDU.

MuseuemAo:Visitasguiadasao Municpio; e Ateliers temticos sobre arqueologia e patrimnio local so


atividades vrias paragrupos organizados e sujeitas a marcao prvia, cominscries necessrias, numainiciativa tambm atravs do Ncleo Museogrfico do CasaldaFalagueira. Finalmente, tem at este domingo para ver a exposio APeregrinao de Ferno Mendes Pinto, patente no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI).

Amadora 2013.
PUB

Primitive Reason atuam no Alfragide

6 Feira 28 de Junho de 2013

Suplemento Amadora 15

HISTRIA Em 1907 teve autorizao do Rei D. Carlos para trocar o nome de Porcalhota. Por l nasceram rostos hoje ilustres

Municpio com mais populao


Amadora o municpio com mais elevada densidade populacional. Constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota, nome que a populao local rogou ao Rei D. Carlos para mudar, corria o ano de 1907. Durante vrios sculos funcionou como estncia de veraneio para famlias abastadas. Segundo os censos de 2011, conta com 175.135 habitantes, muitos ali nascidos e criados... alguns entretanto famosos.
JORGE JESUS MAYA MARIA JOS VALRIO

Na qualidade de jogador e depois de treinador, o atual mister das guias esteve ao servio do CF Estrela da Amadora. natural: a sua terra natal e onde ainda vive parte da sua famlia.
JORGE GABRIEL

Eunice Cristina Maia de Carvalho o nome de batismo da tarloga, RP e apresentadora de TV de 53 anos que j foi professora primria. Antes de se formar, em 1980, era v-la no movimento pendular entre Amadora e a capital.
RUI COSTA

A cantora veterana, reconhecida por ter o cabelo pintado de verde em aluso sua paixo pelo Sporting, no nasceu em Alvalade mas sim na Amadora. A 6 de maio celebrou 80 primaveras.
MRIO CESARINY

Na Rdio Regional da Amadora, uma das suas primeiras experincias nesse meio, o comunicador criou um formato original: gravava o programa O Tal Canal, de Herman Jos, que depois transmitia na rubrica ltima Hora.

O atual diretor desportivo do Benfica representou Portugal em estdios de todo o mundo. Mas passou a infncia no bairro da Damaia, freguesia da Amadora, onde nasceu a 29 de maro de 1972.

Poeta e pintor, nasceu na Estrada da Damaia a 9 de agosto de 1923, e morreu em Lisboa a 26 de novembro de 2006. Frequentou o Liceu Gil Vicente e a Escola de Artes Decorativas Antnio Arroio. Tambm estudou msica.
PUB

PUB

6 Feira 28 de Junho de 2013

17
TODA A INFORMAO EM

Mega Pic Nic em Destak

www.destak.pt

Fruta Ao longo de 400 hectares de produo, a Granfer poduz fruta, muita fruta, a maior parte da qual vendida fora do Pas. A qualidade do que nosso reconhecida l fora e agora dada a conhecer no Mega Pic Nic do Continente, j amanh, onde os portugueses vo poder ver pessegueiros e perceber como o pssego chega mesa.

Da rvore para as nossas mesas


no Oeste, Alentejo e Cova da Beira, trs regies bem distintas do Pas, que a Granfer planta e colhe peras, pssegos, nectarinas, mas e ameixas. So, em mdia e se o clima sorrir, 16 a 20 mil toneladas de fruta que saem dos 400 hectares de produo espalhados pelo territrio nacional para muitas mesas, em Portugal e fora do Pas. At porque, confirma ao Destak Hlio Ferreira, responsvel da empresa, j exportado 65% do total da fruta produzida. assim desde 1986, ano em que foi criada a empresa, mas j antes era assim, ainda que com uma dimenso diferente. que h mais de 60 anos que a famlia de Hlio Ferreira se dedica terra, trabalho que tornou seu. E do qual se orgulha. O produto nacional est hoje nas melhores linhas dos mercados mais exigentes, nas linhas de topo das cadeias de distribuio e em muito lado considerado gourmet, confirma, esclarecendo aqueles que ainda duvidam de que o que nacional bom. Mas so j menos os que portugueses que assim
123RF

bom para os produtores e para os consumidores, que aprendem um pouco mais sobre a vida rural, sobre a agricultura e sobre de onde vem aquilo que lhes chega mesa.

Vrias iniciativas para pais e filhos aprenderem


Este sbado, das 10h s 22h30, o Mega Pic Nic do Continente apresenta muitos pontos de interesse. Alm das zonas de culturas e de animais, adultos e crianas tambm podero aproveitar os workshops onde se desvendam os segredos da terra. Um deles o Mos Horta para Pais e Filhos, um workshop de hortcolas e aromticas com apresentao de canteiros das plantas que esto a ser semeadas e plantadas, para que as crianas possam ver como vai ficar a planta depois. Da Semente ao Prato d a conhecer aos visitantes as sementes e as espigas dos cereais, para que estes possam entender os seus usos.

No Mega Pic Nic, Hlio Ferreira vai mostrar um pequeno pomar de pessegueiros

pensam. O consumidor est hoje mais atento, mais alerta e sabe que o produto nacional tem qualidade. Por isso, compra o que nosso.
Uma iniciativa fundamental j a terceira vez que a Granfer, empresa da responsabilidade de Hlio Ferreira, participa no Mega Pic Nic

do Continente e sempre com o pssego, mostrando todo o percurso desde a rvore at mesa. Uma iniciativa que considera de louvar. So fundamentais aes de sensibilizao como estas, que mostram o que se faz por c e comprovam que se faz bem. Tanto bom, que at mandamos para fora, refere.

Leitor
TEMPO
LISBOA
HOJE AMANH

www.destak.pt ou leitor@destak.pt O Destak seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentrios, fotografias.
Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opinies e poemas. Pode tambm enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento B RuaJos MariaNicolau, N. 3, 1549-023 Lisboa (textos no podem ultrapassar 700 caracteres).

CARTAS DO LEITOR

Greve geral
23 MNIMA 37 MXIMA

22 MNIMA 36 MXIMA

PORTO
HOJE AMANH

22 MNIMA 32 MXIMA

23 MNIMA 34 MXIMA

H todas as razes para os trabalhadores fazerem greve geral. O emprego est cada vez mais inseguro, precrio e pago ao preo da chuva. A precarizao rouba a dignidade a quem trabalha, no podendo ser a troco duma malga de arroz. Os ordenados reduzem-se e o salrio minimssimo

nacional est congelado h anos. Direitos em regresso acentuada, aumentando cada vez mais os deveres. Contratao Coletiva do Trabalho em vias de extino, sendo timo para o patronato os contratos individuais de trabalho... J se despede, porque sim! Segurana Social a responder cada vez menos, ficando as prestaes sociais por pagar muito aqum do total dos desempregados. Os trabalhadores foram garroteados por medidas durssi-

mas de austeridade que no serviram para nada. A dvida aumentou. Trabalhamos mais horas que os alemes e finlandeses, porque razo estamos a anos-luz desses povos em rendimento per capita? A redistribuio da riqueza no utopia, um facto muitas vezes assinalado. A, Portugal tambm deixar de ser protetorado, recuperando a independncia com justia social e felicidade.
VtorColao Santos

FICHATCNICA Ttulo Registado no E.R.C. sob o n. 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicaes, SA; Empresa Jornalstica n. 223575; Matrcula n. 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: 156.480,00; Principais Acionistas: Cofina, SGPS, SA, Antnio Stilwell Zilho, Francisco Pinto Barbosa, Gonalo Sousa Uva; Conselho de Administrao: Antnio Stilwell Zilho, Francisco Pinto Barbosa, Gonalo Sousa Uva, Lus Santana, Pedro Arajo e S; Nome da Publicao: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; ChefedeRedao: Joo Moniz; EditoraExecutiva: Patrcia Naves; Redao: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, Joo Tom, Patrcia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Reviso: Catarina Poderoso; Colunistas: Joo Malheiro, Jos Lus Seixas, Lusa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanp; Projeto Grfico: Carles Durn Grupo CYAN; Paginao e Grafismo: Snia Santos (Editora), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: Antnio Garcia, Rui Gonalves; Marketing: Joo Aleixo, Rita Costa, Filipa Fouto; (marketing@destak.pt); Passatempos: Marta Tavares; AtivaeseEventos: Joo Aleixo (Coordenador), Joana Gil, Marta Brigham; Administrao/Redao/Publicidade: Arruamento B Rua Jos Maria Nicolau, N. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGNCIAS: Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, Joo Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: comercial@destak.pt; Porto: Gabriela Raposo, Tiago Medeiros; Telefone: 22 532 23 00/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuio: Jos Magalhes; Periodicidade: Diria; Preo de Capa: Gratuito; Impresso Nacional: Lisgrfica, Impresso e Artes Grficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; DepsitoLegal: n. 170470/01. DelegaoPorto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1. 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

18

6 Feira 28 de Junho de 2013

Desporto
CICLISMO Christopher Froome e Alberto Contador lutam pela camisola amarela

Breves
BENFICA Regressado de treinar na Srvia, Ricardo S Pinto comparou Markovic a Pablo Aimar, mas disse ter dvidas que o jovem se habitue exigncia do futebol portugus, semelhana dos compatriotas contratados pelas guias. De sada para o Palmeiras esto Kardec e Felipe Menezes. FC PORTO O avanado Ghilas, ex-Moreirense, dever assinar pelo FC Porto, avanou ontem o Maisfutebol. SPORTING Arias o ltimo jogador que poder estar de sada de Alvalade, rumo ao PSV. No domingo os scios vo votar a reestruturao financeira do clube. SP. BRAGA Mossor vai trocar o Minho pelo Al Ahly. A equipa de Vtor Pereira paga 3,5 milhes de euros. MAN. CITY Os ingleses esto interessados em Pepe, oferecendo 30 milhes de euros ao Real Madrid.

Tour chega edio 100


EPA

JOO TOM
jtome@destak.pt

Os melhores ciclistas do mundo comeam a luta pela camisola amarela este sbado, com o incio da prova rainha do ciclismo, a Volta Frana, que comemora este ano a sua 100. edio. A prova que como habitualmente termina nos Campos Elsios, a 21 de julho conta com dois portugueses. Quer Rui Costa(Movistar), quer Srgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) buscam a vitria numa etapa. Transmitido pela RTP2 chega ainda a mais 190 pases o Tour 2013 vai contar com sete etapas prprias para trepadores, com alta montanha, e a terceira semana promete ser a mais difcil, com a passagem por
PUB

Froome o grande candidato vitria

montanhas histricas, como o Mont Ventoux ou o Alpe-DHuez. O grande favorito o britnico Christopher Froome (Sky), que est em grande forma aps vencer a Volta a Oman, Romandia e a Critrium du Dauphin. Como principais rivais ter os espanhis Alberto Contador (Saxo-Tinkoff), Joaqun Rodriguez (Katusha) e Alejandro Valverde (Movistar). Cadel Evans (BMC) tambm ter uma palavra a dizer nalutapelacamisolaamarela. O campeo em ttulo BradleyWiggins (Sky) o grande ausente. Entretanto, o antigo ciclista Laurent Jalabert, acusado de ter usado substncias proibidas naVoltaFranca de 1998, renunciou s funes de consultor de TVe rdio paraaprova.

PUB

6 Feira 28 de Junho de 2013

Desporto www.Destak.pt 19

OPINIO
LDIA PARALTA GOMES*

MUNDIAL SUB-20

Portugal garante passagem em 1.


A seleo nacional de sub-20 garantiu ontem o 1. lugar do grupo B com uma goleada frente Nigriapor5-0. Avitriafcilpermite aos jovens portugueses jogarem os oitavos de final da prova apenas naquarta-feira,frenteaumdos3.classificadosdosoutrosgrupos,comavantagemadicionalde permaneceremna cidadedeKayseri.Umavezmais,Bruma foi a grande figura, com duas assistncias e dois golos. Os 5 remates certeiros, em 3 jogos, tornam-no no melhor marcador luso de sempre.

Michelle
enho em casa algumas pilhas de jornais que, por uma razo ou outra, guardo como quem guarda fotografias de famlia. Como a paixo j antiga, e ainda sou do tempo em que no havia Internet (juro), normalmente esses jornais so a memria que ficou de grandes feitos desportivos. Tenho guardado o jornal do dia seguinte medalha de ouro de Nelson vora em Pequim e vrias publicaes com os recordes de Michael Phelps e com os ttulos de Lance Armstrong no Tour. Sobre estes ltimosaindanoseioquelhesfazer,se os usar para limpar vidros ou mant-los para me lembrar da maior fraude de sempre da histria do desporto. Um dos jornais que tenho em casa tem na capa uma fotografia de uma menina de joelhos num court de tnis, em Miami. O exato momento em que Michelle Brito, com 14 anos, 1 ms e 3 dias, percebe que acabou de vencer a experiente norte-americana Meghann Shaughnessy, na altura n. 43 do mundo e 14 anos mais velha. Acreditei que esse era o primeiro dia de um caminho glorioso at ao n. 1 do ranking mundial. Mas depois de um ou outro brilharete, Michelle estagnou, comeou a aparecer mais pelas desiluses, pelas polmicas com os gritos e pelas derrotas prematuras em torneios de pouca monta. A vitria em Wimbledon frente a Maria Sharapova faz-me voltar a ter esperana nessa adolescente de lgrimas nos olhos que embasbacou o mundo do tnis em 2007. Aos 20 anos, Michelle ainda vai a tempo de relanar uma carreira que parecia condenada mediania.
*JORNALISTA DO DIRIO RECORD

Ningum marcou tanto como Bruma

FUTEBOL

Liga principal passa a 18 clubes


Em Assembleia Geral Extraordinria, os clubes decidiram aprovar o alargamento daI Liga, com efeito a partir da poca 2014/15, mas somente com a condio de o Boavista se poder inscrever. Os emblemas profissionais decidiram ainda manter a Taa da Liga nessa temporada. Igualmente aprovado foi o alargamento para 24 clubes da II Liga, que ser dividida em duas zonas (Norte e Sul). Os 6 melhores classificados de cada uma disputaro a fase final.

TAA DAS CONFEDERAES

Espanha defronta Brasil na final


Foi s nos penltis que ficmos a conhecer o adversrio do Brasil, anfitrio daTaadas Confederaes, nafinal do evento arealizar s 23h00 (horaportuguesa) de domingo. Na1. parte, o guarda-redes espanhol Casillas foi o melhor em campo, o que j dir muito sobre a estratgia bem posicionada e aguerrida com que a seleo transalpina entrou em campo. Na 2. parte, mais combativa, muitas oportunidades de golo perdidas para ambas as faes, numa atitude sempre espreita do erro da equipa contrria. Nos penltis, na 2. srie, Boruccidesperdiouo 7. tento. J Jesus Navas no perdoou e garantiu a vitria para o pas vizinho.

20

6 Feira 28 de Junho de 2013

Arte &Lazer
CONCERTO (Re)descubra os clssicos assinados pela inesquecvel diva brasileira

TODA A INFORMAO EM

www.destak.pt

TOME

MariaRitacantaElis
A msica brasileira protagonista da noite de hoje, no Porto, e da de amanh na capital.
FILIPA ESTRELA
festrela@destak.pt

NOTA
TEATRO

Violncia Fetiche do Homem Bom no D. Maria


Albano Jernimo, Rben Gomes, Solange Freitas e Miguel Raposo protagonizam a pea que estreia hoje no Teatro D. Maria II. At 28 de junho veja Violncia Fetiche do Homem Bom. Com texto indito da escritora e encenadora Cludia Lucas Chu, a pea questiona o conceito de violncia na sociedade contempornea.
MSICA A artista lanou recentemente Redescobrir em CD e DVD

guas de Maro, Madalena ou Romaria so alguns dos temas


intemporais que estvamos habituados a ouvir na voz de Elis Regina. Agora, e pela primeira vez na msica brasileira, uma outra artista vem reinterpretar os sucessos que consagraram a mtica cantora. E a homenagem no feita por qualquer pessoa. Aos palcos sobe a filha Maria Rita, tambm ela j uma referncia na MPB, que lanou recentemente o disco Redescobrir. Um espetculo

Tara Perdida ao vivo no Coliseu dos Recreios


Est marcado para domingo, s 21h30, o concerto dos Tara Perdida no Coliseu de Lisboa. A banda apresenta o mais recente trabalho Dono do Mundo e promete convidados especiais. Preo 10 euros
CULTURA

indito, sincero e emotivo a no perder hoje, s 22h no Pavilho Rosa Mota, no Porto e amanh, mesma hora, na Meo Arena. ---------PORTO

Horrio 28 de junho, s 22h Preo de 25 euros a 60 euros


LISBOA

Local Pavilho Rosa Mota

Local Meo Arena Horrio 29 de junho, s 22h Preo de 25 euros a 60 euros

ESPETCULO

10. edio do Festival Med comea hoje em Loul


Hoje e amanh, msica, artesanato e gastronomia vo dar as cartas no centro histrico de Loul, no mbito do Festival Med, que celebra 10 anos.
EVENTO

UB40 regressam para dois concertos


O grupo surgiu em 1978 numa filadaSeguranaSocial Britnica e extraiu o seu nome de um impresso do fundo de desemprego, designado por Unemployment Benefit 40 (Benifcio de Desemprego) UB40. E 35 anos depois continuam a dar que falar. Aformao multirracial (sem o vocalista inicial, agora substitudo pelo fundador e irmo Duncan Campbell) regressa a Portugal para um concerto em nome prprio hoje, s 21h, no Campo Pequeno. Celebrizadapor xitos como Red Red Wine ou Kingston Town, abandaatuatambm amanh no Positive Vibes, na Praia do Areinho, em Vila Nova de Gaia. Com um percurso invejvel, os UB40 so sinnimo de sucesso e inspirao de diferentes geraes ao longo do tempo.

Ms de cultura no Festival de Msica do Estoril Lisboa


Na 39. edio, o Festival de Msica do Estoril inclui Lisboa na denominao e traz entre hoje e 30 de julho, 23 concertos, masterclasses e encontros.

A banda conta com mais de 50 milhes de lbuns vendidos em todo o mundo

TEATRO

MSICA

CLICK
FILIPA ESTRELA

Velrio para rir


Depois de Lisboa, avez de Braga e Porto receberem a pea de teatrobrasileira Velriopramorrerde rir, do autore atorThadeuSantos que j participou em vrias produes da TVGlobo.Apeasobehojeaopalcodo Theatro Circo, em Braga, seguindo amanhedomingoparaoTeatroSda Bandeira, no Porto, apartir das 21h30.

Mo Morta ao vivo
Com mais de 20 anos de carreira, os Mo Morta esto de regresso sorigens, numconcerto arealizar amanh, s 22h, na Praa da Ursa,emBraga.maisumespetculono mbito da programao GNRation, comapromessade ficar namemria de todos quantos seguem de perto estabandade culto dacidade de Braga.

Destakesteve l
A Because We Can Tour dos Bon Jovi levou 30 mil ao Parque da Bela Vista, na quarta-feira. Um concerto profissional e emotivo, mesmo sem Richie Sambora e sem muitos dos xitos antigos. Crtica em www.destak.pt.

CLASSIFICADOS

COMPRO
APARTAMENTO T2 ou T3
EM LISBOA PAGO A PRONTO
TLM. 96 908 53 65
Por necessidade temporria inesperada e urgente

ADMITE P/ENTRADA IMEDIATA

Prossional para Inspeces Tcnicas


Exige-se Responsabilidade / Dinamismo / Polivalncia e Disponibilidade de Horrios p/trabalhar em qualquer local do Pas. Capacidade de trabalhar em equipa, bom relacionamento interpessoal e boa condio fsica. 12. ano de escolaridade como habilitao literria mnima. Carta Conduo e viatura prpria (p/se deslocar p/Empresa e p/Casa).

RESPONDA S QUEM QUEIRA TRABALHAR Notar: preferncia a residentes perto da nossa Morada.
Marcao de entrevista: SPORTLUSA, Consultores Tcnicos, Lda; Parque Empresarial Sintra/Estoril VI, Pavilho F Estrada de Albarraque - Linh ; 2710-297 SINTRA; Telef.: 21 923 92 36 WWW.SPORTLUSA.PT

CLASSIFICADOS

OURIVESARIA ZURIQUE

COMPRAMOS
OURO JIAS PRATAS RELGIOS MOEDAS
PAGAMENTO EM DINHEIRO Largo D. Estefnia, 6 E / F - 1000-268 Lisboa 213 147 616 - 910 834 167
Avaliador Oficial Imprensa Nacional Casa da Moeda

Pode-se vencer pela inteligncia, pela habilidade ou pela sorte, mas nunca sem trabalho.
A. Destoef M.L.V e S.I.S.V
J imaginou um emprego que lhe permite denir as suas prprias regras, horrios e objetivos?
Conquiste a sua Independncia Financeira Formao Gratuita e Programas de Incentivo e Brindes Exclusivos

AS SUAS JANELAS E ESTORES TM PROBLEMAS?


Prateleiras, mveis ou vares de cortinados por montar?

Pea j o seu oramento GRTIS...


Ligue hoje mesmo

93 943 75 99

ESPECIALISTA DE PROBLEMAS DE AMOR


Grande espiritualista especializado na Astrologia, ajuda a resolver qualquer problema difcil ou grave como: amor, impotncia sexual, negcios, afasta ou aproxima a pessoa amada, doenas, vcios da droga, lcool e tabaco.

PROF. BAF

FUNERAIS
ALGARVE
PROMOO VERO 2013

FUNERRIA ABREU, LDA.

est a sofrer sem saber, no sofra mais! n Se Ligue j o n que pode mudar a sua vida! m

962 114 252 933 629 446


ALGUEIRO - MEM MARTINS Consulta das 9 s 20h de 2. a Sbado Consulta na presena ou distncia Facilidade de pagamento Pagamento depois do resultado.

750 990 24 HORAS

91 765 17 04

Ligue j 96 410 59 42
OIO

ALUGA-SE APARTAMENTOS
PRAIA DA ROCHA - T0, mobilado e decorado, com a/c, junto marginal, transportes, comrcio e praia. LAGOS / MEIA PRAIA - T1, mobilado e decorado, c/ piscina, junto praia e marina.

KARTAS KARMICAS
Dou Consultas Telefnicas Tarot durante 1h Sendo a chamada telefnica paga por mim Para qualquer rede. Valor da Consulta: 15,00 euros.
Tenho Diploma de Tarloga passado pela Maya

AP

U.P.P.S.S.

DOMICILI RIO

COM O APOIO DO MINISTRIO DA SOLIDARIEDADE E SEGURANA SOCIAL FREGUESIAS S. JOO DE DEUS, ALVALADE e ALCNTARA Os servios so prestados com elevada qualidade: Higiene pessoal completa; Confeo e fornecimento de refeies; Limpeza e arrumao do seu lar; Administrao de medicao; Teleassistncia. Unio dos Pensionistas da Previdncia e Segurana Social Alameda D. Afonso Henriques, n. 72 2. esq. 1000-125 Telefone: 21 849 38 72 E-mail: a.reformados.uppss@gmail.com

PREOS A PARTIR DE 45/ NOITE COM MUDANA DE ROUPA


CONTACTE-NOS
TEL.: 91 482 71 09 - 21 274 65 94 geral@montebrito.com

Contacto: 91 248 00 66

COMPRAMOS
OURO - PRATA - MOEDAS RELGIOS - CAUTELAS DE PENHOR VALORES ESPECIAIS PARA COMERCIANTES

Licenciado pela CASA DA MOEDA Avaliador Ocial

AV. ALMIRANTE REIS RUA D. ESTEFNIA RESTAURADORES AV. DE MOSCAVIDE AV. SO JOO DE DEUS -

N. 173 B (Passeio Caf Imprio) Pa 50 gamo o s N. 147 A gra at ma Loja N. 8 (Metro Restauradores) N. 53 B (Em frente Caixa G. Depsitos) Paralela Av. Roma (frente estao Roma - Areeiro)

s
ATENO CASOS DE AMOR EM POUCOS DIAS

www.ouromagico.pt

LIGUE J! - 924 347 215

UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS LTIMOS ANOS. MESTRE DABO UM DOS MAIS APRECIADOS EM FRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFCIL OU GRAVES COM EFICCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO EST EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/ /MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOC QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS E TRATA COM SUCESSO PROBLEMAS DE SADE, FAMILIARES, NEGCIOS, IMPOTNCIA SEXUAL, DIFICULDADE DE ENGRAVIDAR, HERANAS, SORTE, FUTURO, VCIOS, INFERTILIDADE, EMPREGO, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.

ESPECIALISTA EM CINCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM O SEU SOFRIMENTO NO DESANIME! NO DESISTA! O SEU CASO TEM SOLUO

ASTRLOGO MESTRE DABO VIDENTE

MXIMA COMPETNCIA E SIGILO ABSOLUTO

RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS TRABALHO GARANTIDO NA PRESENA OU DISTNCIA COM TOTAL EFICCIA E HONESTIDADE CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APS RESULTADO.
CALADA DE SALVADOR CORREIA DE S, N. 19, R/C F, 1200 LISBOA (CAIS DO SODR)

96 862 38 99 91 718 80 27 93 618 93 55 - 210 136 202

Classicados
Para anunciar ligue

LISBOA: 210 494 815 / 210 494 204 | PORTO: 225 322 312 / 225 322 310

6 Feira 28 de Junho de 2013

23
TODA A INFORMAO EM

Fama &Tv
PRODUO TVI prepara estreia de Belmonte em setembro

www.destak.pt

NAS

Srie gravadano Brasil e Alentejo


PEDRO CATARINO

ESTRELAS
MILIONRIO RUSSO

Naomi Campbell trada por modelo sua protegida


Estou completamente desgostosa com a minha companheira de equipa, comentou no Twitter a modelo Naomi Campbell. que a protegida Luo Zilin, de 25 anos, Miss China em 2011, aproveitou uma zanga entre a top model de 43 anos e o namorado russo Vladislav Doronin, para seduzir o multimilionrio. Noami j pediu aos amigos para no contratarem a traidora.
MPETO

Manzarra on the road Ofereci um presente a mim mesmo e durante as prximas semanas estarei na estrada visitando diversos festivais de vero por essa Europa fora. 20 mil quilmetros em 4 semanas. Vou reportando diariamente na Hora do Manzarra e aqui nesta pgina [Facebook]. O projeto chama-se Memrias

Atriz Patrcia Tavares casou num hipermercado


Samos de casa para ir comprar alianas e acabou por ser a vendedora das alianas quem nos casou, conta a atriz Patrcia Tavares sobre a cerimnia simblica de oficializao da relao de 2 anos com Pedro Iglsias realizada num hipermercado. Foi um mpeto. Foi um dia muito giro, divertimo-nos imenso, vesti o vestido de noiva da minha vizinha

de um Menino da Cidade.
REMAKE DE MUSICAL

Cameron Diaz diretora do orfanato de Annie


Cameron Diaz ser a cruel diretora do orfanato onde vive Annie. No remake deste clebre musical, a protagonista ser Quvenzhan Wallis, a menina de 9 este ano nomeada para o scar de Melhor Atriz. Jamie Foxx tambm entra nesta produo de Jay-Z e Will Smith.

Histria conta as aventuras de 5 irmos. A ainda estrela da SIC ser um deles.

Trata-se da adaptao de Hijos del Monte, novela chilena de 2008. Albano Jernimo est no elenco.
VERA VALADAS FERREIRA
vferreira@destak.pt

Albano Jernimo, o gal que ainda podemos aplaudir no elenco de Dancin Days foi roubado SIC pela TVI para integrar o elenco da srie Belmonte. este o nome provisrio da produo com estreiaprevistanaestao de Queluz de Baixo na rentre de setembro. Trata-se da adaptao de

Hijos Del Monte, telenovela chilena exibida originalmente em 2008, que narra as aventuras e desventuras de cinco irmos s voltas com a herana paterna. Paulo Pires, Joana Solnado, Helena Laureano, Loureno Ortigo, Manuela Couto, Almeno Gonalves, Jos Wallenstein e Joo Didelet so outros dos nomes j associados ao projeto no qual, tudo indica, participar tambm uma atriz de nacionalidade brasileira, mas ainda no apresentada imprensa. que aTVI apostaforte nestahistria gravada parcialmente no Alentejo e no Brasil, pas para onde tentar exportar o formato. As gravaes devero arrancar j no prximo ms.

CINEMA NO SOF
DIA 28, TVCINE1, 21H30

SOMBRAS DA ESCURIDO
Tim Burton inspirou-se na srie gtica Dark Shadows, exibida nos EUA entre 1966 e 1971, para contar, sua maneira, as aventuras e desventuras de Barnabas Collins, personagem atribudo a Johnny Depp (quem mais!?).
DIA 29, FOX MOVIES, 22H00

EU, ROBOT
Baseado nas trs Leis da Robtica criadas pelo escritor Isaac Asimov, este filme de fico cientfica protagonizado por Will Smith. Nesta realidade futurista, as mquinas tentam dominar o Homem. Conseguiro?

Breves
LOGRO As fotos publicadas do filho de Kim e Kanye West so falsas. Era um teste para ver se os amigos venderiam material aos media. SENSUALSSIMA No filme Thanks for EUA No prximo domingo estreia

no canal Showtime a srie dramtica

DIA 30, TVI, 01H45

Ray Donovan, protagonizada


por Liev Schreiber, de 45 anos.
CINEMA Em 2014, chega s salas

REINO DOS CUS


Ridley Scott realiza esta fita sobre a paz, a possibilidade de convivncia entre povos de diferentes orientaes religiosas, culturas e crenas. Com Orlando Bloom, Jeremy Irons, Liam Neeson e Edward Norton.

Sharing, Gwyneth Paltrow surge de lingerie preta. E assim se percebe ser a Pessoa Mais Bonita para a People.

o filme sobre o escritor brasileiro Paulo Coelho. Fita est a ser rodada em Espanha e no Rio de Janeiro.

PUB

You might also like