You are on page 1of 10

Razes para crer

A maquete de Newton Newton tinha um amigo que tambm era cientista. No entanto, esse amigo era ateu. Eles sempre discutiam e divergiam a respeito da existncia e natureza de Deus, mas a cincia os aproximava. Em seu estdio, Newton tinha uma esplndida maquete do Sistema Solar. No centro, uma grande bola folheada a ouro representava o sol; ao redor dela, giravam bolinhas menores representando os planetas, na ordem e nas distncias aproximadas. E todo esse mecanismo funcionava em perfeita harmonia quando acionado por uma manivela. Um dia, o amigo de Newton viu a rplica e ficou admirado. Quis saber quem tinha feito a maravilhosa maquete. Ningum!, respondeu Isaac Newton, e assegurou que, por acaso, a matria tinha se agregado na forma do mecanismo. O amigo de Isaac Newton replicou: Voc deve pensar que sou louco! Claro que algum fez isto, e eu gostaria de saber quem ele. Este mecanismo, respondeu Newton, no seno uma nfima imitao de um sistema muito mais grandioso, cujas leis voc conhece. Ora, eu no sou capaz de convenc-lo de que este mero brinquedo existe sem um projetista e fabricador; ainda assim, voc professa crer que o maravilhoso original (do qual eu grosseiramente copiei e imitei um aspecto do projeto) veio a existir sem ter projetista e sem ter fabricador! Agora, diga-me, por qual tipo de raciocnio voc chega a uma concluso to absurda?

Argumento cosmolgico Os cus manifestam a glria de Deus. Salmo 19:1

1. Tudo o que teve um comeo teve uma causa. 2. O Universo teve um comeo. 3. Portanto, o Universo teve uma causa.

Provas da origem do Universo A teoria mais aceita para a origem do Universo a do Big Bang. Toda a matria do cosmos estaria compactada num nico ponto de densidade quase infinita que explodiu, dando origem s galxias, estrelas e planetas. Se correta ou no essa teoria, o fato que quase nenhum cientista discute se o Universo teve um incio ou no. Segunda lei da termodinmica A cada momento que passa, a quantidade de energia utilizvel no Universo est ficando menor. Primeira lei da termodinmica A quantidade de energia no Universo constante e finita. Se seu carro tem uma quantidade finita de combustvel (primeira lei) e ele est consumindo combustvel durante todo o tempo em que est em movimento (segunda lei), seu carro estaria andando agora se voc tivesse ligado a ignio h um tempo infinitamente distante? O Universo estaria sem energia agora se estivesse funcionando desde toda a eternidade passada. Mas aqui estamos ns. Logo, o Universo deve ter comeado em algum tempo no passado finito. Ele no eterno teve um comeo. A segunda lei tambm conhecida como lei da entropia, que a tendncia desordem. De onde veio a ordem original? E se ainda temos alguma ordem assim como temos energia utilizvel , o Universo no pode ser eterno, porque, se fosse, teramos alcanado a completa desordem (entropia) neste momento.

No tempo real, o Universo tem um incio. Stephen Hawking, Uma Breve Histria do Tempo O astrnomo Robert Jastrow escreveu: Os astrnomos percebem agora que se colocaram numa encruzilhada, porque provaram, por seus prprios mtodos, que o mundo comeou abruptamente, num ato de criao ao qual se pode rastrear as sementes de toda estrela, todo planeta, toda coisa viva no cosmo e na terra. Eles descobriram que tudo isso aconteceu como um produto de foras que no esperavam encontrar [...] isso que eu e qualquer pessoa chamaria de fora sobrenatural , agora, penso eu, um fato cientificamente comprovado. Christianity Today, 6 de agosto de 1982. No havia mundo natural ou leis naturais antes do surgimento do Universo. Uma vez que a causa no pode vir depois de seu efeito, as foras naturais no foram responsveis pela origem do Universo. Portanto, deve haver alguma coisa acima da natureza para realizar o trabalho. Isso o que significa a palavra sobrenatural. Quando o escritor e cientista Fred Heeren perguntou a Robert Wilson (um dos descobridores da radiao de fundo do Big Bang) se a evidncia do Big Bang indicativa de um Criador, ele respondeu: Certamente houve alguma coisa que fez tudo funcionar. Se voc religioso, certo que no posso pensar numa teoria melhor da origem do Universo do que aquela relatada no Gnesis. The Expanding Universe, pg. 178 (citado em No Tenho F Suficiente Para Ser Ateu) Uma vez que a evidncia mostra que tempo, espao e matria foram criados em algum momento no passado, a mais provvel concluso cientfica que o Universo foi causado por alguma coisa externa ao tempo, ao espao e matria (uma Causa Eterna).

A causa primeira

Por que Deus no precisa de uma causa? Porque a posio dos ateus no compreende a lei da causalidade. Essa lei no diz que tudo precisa de uma causa. Ela diz que tudo o que venha a existir precisa de uma causa. Deus no veio a existir. Ningum fez Deus. Como ser eterno, Ele no tem um comeo e, assim, Ele no precisa de uma causa.

Duas possibilidades para qualquer coisa que exista: 1. Ou essa coisa sempre existiu e, portanto, no possui uma causa, 2. ou ela teve um incio e foi causada por outra coisa (no pode ser sua prpria causa, porque teria que ter existido antes). Logo, o Universo teve um incio e, portanto, deve ter sido causado por alguma outra coisa. Concluso compatvel com as religies testas, mas no baseada nessas religies. Est baseada em razo e provas. A causa primeira deve ser: <> Auto-existente, atemporal, no espacial e imaterial (j que ela criou o tempo, o espao e a matria). Ou seja, no tem limites ou infinita. <> Inimaginavelmente poderosa para criar todo o Universo do nada. <> Supremamente inteligente para planejar o Universo com preciso incrvel (teleologia). <> Pessoal, com o objetivo de optar por converter um estado de nulidade em um Universo tempo-espao-matria (uma fora impessoal no tem capacidade de tomar decises). Essas caractersticas da Causa Primeira so exatamente as caractersticas testas atribudas a Deus.

luz das evidncias, somos deixados apenas com duas opes: ou ningum criou alguma coisa do nada ou algum criou alguma coisa do nada. Que viso mais plausvel? No tenho F Suficiente Para Ser Ateu, pg. 95

Argumento teleolgico Telos significa plano. 1. Todo projeto tem um projetista. 2. O Universo possui um conceito bastante complexo. 3. Portanto, o Universo teve um Projetista. Esse belssimo sistema no qual esto o Sol, os planetas e os cometas somente poderia proceder do desgnio e do poder absoluto de um Ser inteligente e poderoso. Isaac Newton (1642-1727) Todo relgio implica a existncia de um relojoeiro. William Paley (1743-1805)

Princpio antrpico O Universo extremamente bem ajustado para permitir a existncia de vida humana na Terra. Constante antrpica 1: Nvel de oxignio 21% de oxignio tornam a vida possvel na Terra. Se fossem 25%, haveria incndios espontneos. Se fossem 15%, os seres humanos ficariam sufocados. Constante antrpica 2: Transparncia atmosfrica Se a atmosfera fosse menos transparente, no haveria radiao solar suficiente sobre a superfcie da Terra. Se fosse mais transparente, seramos

bombardeados com muito mais radiao solar. (O equilbrio na proporo dos gases tambm uma constante antrpica.) Constante antrpica 3: Interao gravitacional Terra-Lua Efeitos sobre as mars, sobre a atmosfera e sobre o tempo de rotao; instabilidade no clima. Constante antrpica 4: Nvel de dixido de carbono Se fosse mais alto, teramos um enorme efeito estufa. Se fosse menor, as plantas no poderiam manter a fotossntese. Constante antrpica 5: Gravidade Se a fora gravitacional fosse alterada em 0,00000000000000000000000000000000000001 por cento, o nosso Sol no existiria e, portanto, ns tambm no.

Como evitar que algum se torne cristo Faa-o lembrar-se constantemente da mediocridade das coisas. Acima de tudo, no tente usar a cincia (quero dizer, as cincias verdadeiras) como uma defesa contra o cristianismo. Elas vo encoraj-lo a pensar positivamente sobre as realidades que no podemos tocar nem ver. Casos tristes tm acontecido entre os fsicos modernos. C. S. Lewis, The Screwtape Letters A quem, pois, Me comparareis, para que Eu lhe seja semelhante? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exrcito delas segundo o seu nmero; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser Ele grande em fora, e forte em poder, nenhuma faltar. Isaas 40:25 e 26

Concluso preliminar

1. Todo projeto tem um projetista. 2. O Universo projetado (princpio antrpico). 3. Portanto, o Universo teve um Projetista.

O milagre da vida Deus nunca fez um milagre para converter um ateu porque Suas obras comuns j mostram provas suficientes. Ariel Roth Vida simples no existe! A mensagem encontrada apenas no ncleo de uma pequena ameba maior do que os 30 volumes combinados da Enciclopdia Britnica. Richard Dawkins, O Relojoeiro Cego E a ameba inteira tem tanta informao em seu DNA quanto mil conjuntos completos da mesma enciclopdia. Cientistas planejaram experimentos com inteligncia e, ainda assim, no conseguiram fazer aquilo que nos dizem que as leis naturais fizeram ao acaso. No Tenho F Suficiente Para Ser Ateu, pg. 121 A biologia o estudo de coisas complicadas que do a aparncia de terem sido planejadas com um propsito. Richard Dawkins, O Relojoeiro Cego Os bilogos devem sempre ter em mente que aquilo que vem no foi planejado, mas que evoluiu. Francis Crick, co-descobridor do DNA

Dois tipos de causa Existem dois tipos de causa: inteligente e no inteligente.

<monte Rushmore> <grande canyon> Infelizmente, na questo da primeira vida, darwinistas como Dawkins e Crick descartam as causas inteligentes antes mesmo de olharem para as evidncias. Suas concluses so influenciadas pelas suas pressuposies. A gerao espontnea por meio das leis naturais tem de ser a causa da vida porque eles no consideram nenhuma outra opo. Ser por isso que Crick lamenta? Toda vez que escrevo um trabalho sobre a origem da vida, juro que nunca mais escreverei outro, porque existe um excesso de especulao correndo atrs de muito poucos fatos. Lee Strobel, Em Defesa da F, pg. 148 (Vida)

Paspermia csmica Michael Behe disse que a probabilidade de se obter ao acaso uma molcula de protena (que tem cerca de cem aminocidos) seria semelhante a um homem de olhos vendados encontrar um gro de areia especfico na areia do deserto do Saara por trs vezes consecutivas. E para obter vida, seriam necessrias pelo menos 200 dessas molculas juntas. Em Defesa da F, pgs. 132 a 136 Foi por isso que Fred Hoyle inventou a teoria incomum chamada de panspermia csmica (origem espacial), depois de perceber que a probabilidade de a vida ter surgido por gerao espontnea era zero. Mas essa teoria no resolve o problema, s o afasta.

Sinais inteligentes No filme Contato, Jodie Foster desempenha o papel de uma cientista que faz parte do grupo de pesquisa chamado SETI (que busca sinais de vida inteligente no espao). Que sinais so esses? Uma mensagem.

Certo dia, as antenas captam ondas de rdio com um padro inteligente: uma seqncia de nmeros primos de 1 a 101 1, 2, 3, 5, 7, 11... Isso no pode ser um fenmeno natural, diz a cientista. Ironicamente, o filme Contato foi baseado num romance do falecido astrnomo Carl Sagan, que era um apaixonado evolucionista que acreditava na gerao espontnea. Ele estava absolutamente convencido de que uma simples seqncia de nmeros primos prova a existncia de vida inteligente, mas o equivalente a mil enciclopdias numa vida unicelular no prova isso! Foi o prprio Sagan quem escreveu: A informao contida no crebro humano expressa em bits provavelmente comparvel ao nmero total de conexes entre os neurnios cerca de 100 trilhes de bits. Se fosse escrita em ingls, digamos, essa informao encheria 20 milhes de volumes, o equivalente em volumes ao acervo das maiores bibliotecas do mundo. A equivalncia dos 20 milhes de livros est dentro da cabea de todos ns. O crebro um lugar muito grande num espao muito pequeno [...] A neuroqumica do crebro extremamente ativa. o circuito de uma mquina mais maravilhosa do que qualquer uma que o ser humano j tenha visto. Cosmos, pg. 278 Por que Sagan achou que a mensagem simples expressa em nmeros primos exige uma inteligncia, ao passo que um volume de informaes do tamanho de 20 milhes de livros no? E mais: Se seres humanos inteligentes no podem criar coisa alguma prxima do crebro humano, por que deveramos esperar que leis naturais no inteligentes o fizessem?

Deus o Criador <textos bblicos criacionistas para encerrar> De modo assombroso me formaste

You might also like