You are on page 1of 22

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN.

2006

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL1


Pierre Bourdieu & Abdelmalek Sayad
RESUMO
A poltica francesa de reassentamento dos camponeses argelinos, planejada para minar o apoio popular guerra de libertao nacional (1954-1962), levou ao deslocamento de um quarto da populao nativa da Arglia em 1960. Disciplinando o espao e reorganizando rigidamente a vida dos fellahin, os militares franceses esperavam domesticar um povo, mas isso apenas completou o que a primeira poltica colonial e a generalizao das trocas monetrias j comeara: a descamponeizao de comunidades agrrias despojadas dos meios sociais e culturais para dar sentido ao seu presente e para controlar o seu futuro. Assim, a guerra cumpriu a inteno latente da poltica colonial, que desintegrar a ordem social local com o objetivo de subordin-la, seja sob a bandeira da segregao, seja sob a bandeira da assimilao. Mas a dominao imperial tambm produz um novo tipo de sujeito que contm em si as contradies nascidas do choque de civilizaes: os padres de comportamento e de ethos econmico importados pela colonizao coexistem dentro do campons argelino expulso de sua terra com aqueles que foram herdados da tradio ancestral, originando condutas, expectativas e aspiraes antinmicas. Esta dupla dimenso da realidade, objetiva e subjetiva, ameaava minar os esforos para socializar a agricultura depois da independncia, enquanto que a lgica da descolonizao induzia a pequena-burguesia letrada dos burocratas a negar magicamente as contradies da realidade como fantasmas vergonhosos de um passado colonial morto. PALAVRAS-CHAVE: colonialismo, guerra, campesinato, desenraizamento, imperialismo francs, cultura cabila, Arglia.

Deus deu ao corvo, que naquele tempo era branco, dois sacos: um cheio de ouro, o outro cheio de piolhos. O corvo deu o saco cheio de piolhos aos argelinos e o saco cheio de ouro aos franceses. Foi desde ento que ele ficou preto. Tradio oral recolhida em Arba.

I. INTRODUO De todas as transformaes que a sociedade rural argelina sofreu entre 1955 e 1962, aquelas

1 O presente texto uma traduo de Colonial rule and

cultural sabir publicado na revista Ethnography, v. 5, n. 4, Dec. 2004, p. 445-486, com a gentil permisso de Jrme Bourdieu e da revista tudes rurales. Essa verso baseia-se no ensaio Paysans dracins, bouleversements et changements culturels en Algrie, tudes rurales, v. 12, n. 1, janvier-mars 1964, p. 59-94. Traduzido, a partir das verses francesa e inglesa, por Helena de Freitas Madureira Pinto, Jos Madureira Pinto e Virglio Borges Pereira. Adaptao da grafia para o portugus falado no Brasil: Fbia Berlatto e Bruna Gisi. Reviso tcnica da traduo: Adriano Codato e Jos Szwako. A verso brasileira deste e dos outros artigos difere bastante da verso portuguesa.
Recebido em 25 de outubro de 2005 Aprovado em 19 de novembro de 2005

que foram provocadas pelos reassentamentos2 de populaes so, sem dvida, as mais profundas e as que tiveram maiores conseqncias a longo prazo. Numa primeira fase, os deslocamentos estavam ligados criao de zonas proibidas. De 1954 a 1957 muitos camponeses foram pura e simplesmente expulsos das suas aldeias; sobretudo a partir de 1957 que, em certas regies, como por exemplo no Norte Constantino, a poltica de reassentamento assume uma forma sistemtica e metdica. De acordo com uma diretriz oficial, o principal objetivo das zonas proibidas era o de

2 Literalmente, regrupements, ou reagrupamentos. Preferimos a expresso reassentamentos, de uso mais corrente no Brasil (nota da reviso tcnica).
Rev. Sociol. Polt., Curitiba, 26, p. 41-60, jun. 2006

41

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


esvaziar uma regio no controlada e afastar a populao da influncia rebelde. O reassentamento em massa das populaes em centros situados prximos de instalaes militares tinha como objetivo permitir ao Exrcito um controle direto sobre elas, de maneira a impedir que transmitissem informaes, fornecessem orientaes, mantimentos ou alojamento aos soldados do Exrcito de Libertao Nacional3 (ALN); era tambm uma forma de facilitar a represso, ao autorizar que fossem considerados rebeldes todos aqueles que permanecessem nas zonas proibidas. Na quase totalidade dos casos, a excluso foi feita fora. No incio, o Exrcito parece ter aplicado sistematicamente, pelo menos na regio de Collo, uma ttica de terra arrasada: incndio das florestas, destruio de reservas e de gado todos os meios foram utilizados para obrigar os camponeses a abandonar sua terra e suas casas:
Claro que teramos levado muito tempo para demolir as mechtas [povoados]4 proibidas do setor, mas o trabalho acabou por ser muito bem realizado numa rea de quatro ou cinco quilmetros quadrados. Primeiro, os homens subiam nos telhados e atiravam as telhas no cho, enquanto outros quebravam moringas, jarros e telhas ainda intactas [...]. No fim do dia, esta tcnica, um pouco lenta, j tinha sido aperfeioada: grandes quantidades de madeira e gravetos eram amontoados dentro das casas e queimados; em geral, sua estrutura no agentava e os telhados caam na hora; aquilo que sobrava era destrudo a marretadas (TALBOBERNIGAUD, 1960, p. 719). Muitos [...] devem ter preferido o risco de uma morte violenta ao apinhamento, sujeio, morte lenta dos casebres, das tendas e das favelas do reassentamento [...]. As mulheres capturadas pelo conjunto de autoridades da rea, conjunto pelo qual a maioria das mechtas foi destruda, eram conduzidas quatro ou cinco vezes at os reassentamentos, mas sempre retomavam o caminho para o seu douar (TALBOT-BERNIGAUD, 1960, p. 711).

Nesta primeira fase, o Exrcito, inspirado por motivaes puramente estratgicas, parecia no ter outro objetivo a no ser esvaziar as zonas difceis de controlar, sem se preocupar muito com a populao evacuada, sem assumir o objetivo explcito de organizar sua realocao e, deste modo, toda a sua existncia. Os camponeses arrancados das suas residncias habituais foram reunidos como um rebanho em grandes centros, cuja localizao tinha sido escolhida por razes exclusivamente militares. bem conhecida a pobreza material e moral vivida pelos habitantes de reassentamentos to primitivos como os de Tamalous, Oum-Toub ou Bessombourg, na regio de Collo6. Nada menos organizado e metdico do que estas aes. Seria v tentativa encontrar alguma ordem neste turbilho de reassentamentos anrquicos criados pelas aes repressivas7.

Apesar de tudo, a populao ofereceu enorme resistncia5.

3 O ALN (Arme de Libration Nationale) era o brao

armado da FLN (Frente de Libertao Nacional da Arglia), fundada no Cairo, em outubro de 1954, na vspera do lanamento de uma insurreio nacional (nota de Ethnography).
4 Uma observao sobre a traduo e a transliterao de

frao dos habitantes foi reagrupada em Kanoua, em Bessombourg, em Ain-Kechera, em Boudoukha, em OumToub e em Tamalous. Mais tarde, foram registrados reassentamentos em Boudoukha, Kanoua e sobretudo em Tamalous pelas douars [divises administrativas rurais] de Taabna, An Tabia e Demnia. Em 1959, 29 675 pessoas, 29% da populao total, foram reassentadas. Praticamente os HLL [hors-la-loi, fora da lei] exercem um controle completo nas zonas interditas, onde as tropas no vo a no ser esporadicamente desde 1958 por falta de efetivos. A populao cultiva pomares e pequenas reas, sobretudo no Oued Zhour; quando a tropa se aproxima, as zribat [zriba (pl. zribat) significa cl no macio de Collo] fogem e escondem-se no deserto.
6 Vrios artigos e sobretudo o relatrio de Monsenhor

alguns vocbulos: as palavras estreitamente associadas com o Norte da frica, i. e., nomes geogrficos e tnicos, e, onde no resulta confuso, termos tais como douar que entraram na lngua francesa, foram mantidos na sua forma francesa, visto que esta a mais corrente e a mais padronizada (nestes casos, o som sh pronunciado ch, w ou u para ou etc.). Termos completamente estrangeiros, por outro lado, so adaptados aos padres da transliterao inglesa (i. e., shtara em vez de chtara para a forma local de schatra) (nota da trad. portuguesa).
5 De acordo com um documento oficial sobre a regio de

Rhodain (Tmoignage et Documents, n 12, maio 1959) descreveram a situao dos reassentados durante os anos de 1958 e 1959 como prxima da dos campos de concentrao. Referncias dos principais artigos que, nesta poca, revelaram o problema dos reassentamentos opinio pblica francesa podem ser vistas em VIDAL-NAQUET, 1961, p. 204-234.
7 Assim, o relatrio do gabinete de desenvolvimento rural

Collo, datado de novembro de 1959, 8% da populao permaneceu no local, no obstante a proibio [...]. Uma

da prefeitura de Orlans-ville, publicado em 1961, indica que 185 000 reassentados do departamento [no original: dpartement], ou seja, 60% do total, deveriam voltar a suas casas, to baixo o nvel de vida e as condies sanitrias.

42

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


Os reassentados eram completamente subordinados s Sees Administrativas Especializadas (SAS8 ). O Exrcito, sob a presso provocada por uma situao que ele prprio havia criado, tinha agora que se preocupar em efetivamente tomar conta de pessoas que, at aquela altura, apenas tinha pretendido neutralizar e controlar. Comeou-se a partir da a liberao e o desagrupamento da populao. S mais tarde, tem-se a impresso, que o reassentamento deixa de ser a conseqncia pura e simples da evacuao, para passar a ser o objeto direto das preocupaes e mesmo, gradualmente, o centro de uma poltica sistemtica. Apesar da proibio decretada no incio de 1959 de deslocar populaes sem permisso das autoridades civis, os reassentamentos multiplicaram-se: em 1960, o nmero de argelinos reassentados chegava aos 2 157 000, um quarto da populao total. Se, alm dos reassentamentos, levarmos em conta o xodo para as cidades, o nmero de pessoas que se encontravam fora das suas zonas residenciais habituais em 1960 pode ser estimado no mnimo em 3 milhes, ou seja, metade da populao rural. Esta transferncia da populao [argelina] est entre as mais brutais a que a histria j assistiu. II. OS REASSENTAMENTOS DAS POPULAES E A LGICA DO COLONIALISMO
O essencial , sem dvida, agrupar este povo, que est em todo o lado e em lado nenhum. O essencial p-lo ao nosso alcance. Quando o conseguirmos, ento seremos capazes de fazer muitas coisas que nos so, hoje, impossveis e que talvez nos permitam apoderarmonos do seu esprito depois de nos termos apoderado do seu corpo. Capito Charles Richard, tude sur linsurrection du Dahra (1845-1846). Eu sou da Lorraine, gosto de linhas retas. As pessoas aqui se do mal com a linha reta. Tenente de Kerkera, 1960.

De todas as medidas econmicas e sociais levadas a cabo no quadro da pacificao, o reassentamento das populaes rurais , sem dvida, o que melhor se inscreve no prolongamento das grandes leis fundirias do sculo XIX, especificamente o Cantonnement (1856-1857), o senatus consultum de 1863 e a Lei Warnier de 1873. O que de fato impressiona que, embora separados por um sculo de intervalo, frente a situaes idnticas, os funcionrios encarregados da aplicao do senatus consultum e os funcionrios responsveis pelos reassentamentos recorrem a medidas semelhantes. Quer se confessasse cinicamente como mquina de guerra9 capaz de desorganizar a tribo, vista como o principal obstculo pacificao, quer seguisse uma ideologia assimilacionista cujos propsitos eram mais generosos, a poltica agrria que tendia a transformar a propriedade comum em mercadoria contribuiu decisivamente para desintegrar as unidades sociais tradicionais, ao destruir um equilbrio econmico em que a propriedade tribal ou clnica constitua a principal proteo. Ao mesmo tempo, facilitou a concentrao das melhores terras nas mos dos colonos europeus atravs do artifcio de concesses e vendas indiscriminadas. As grandes leis fundirias tinham como funo manifesta estabelecer condies favorveis ao desenvolvimento de uma economia moderna, fundada na empresa privada e na propriedade individual, sendo a incorporao jurdica a pr-condio indispensvel da transformao da economia. Mas a funo latente dessa poltica era outra. Num primeiro nvel, tratava-se de favorecer a usurpao dos argelinos ao proporcionar aos colonos meios de apropriao aparentemente legais, ou seja, instaurando um sistema jurdico que pressupunha uma atitude econmica e, mais precisamente, uma atitude em relao ao tempo completamente estranhas ao esprito da sociedade camponesa. Num segundo nvel, a desagregao das unidades tradicionais (a tribo, por exemplo), que tinham sido a alma da resistncia contra a colonizao, deveria naturalmente derivar da destruio

8 As Sections Administratives Specialises (SAS) [Sees Administrativas Especializadas] eram unidades do Exrcito preparadas para implementar uma poltica de integrao da populao argelina nativa. Foram criadas em 1955 em resposta insurreio pela independncia do pas. Abrangiam o territrio argelino ocupando-se de assuntos civis (assistncia econmica, social e de sade) articulados com tarefas militares de informao, manuteno da ordem (o que exigia a proibio reunies pblicas) e minucioso controle da populao. Sobre este assunto, ver MATHIAS (1998) (nota de Ethnography).

9 Em 1863 o Capito Vaissire escrevia: O senatus consultum de 1863 na verdade a mquina de guerra mais eficaz que se poderia imaginar contra o estado social dos nativos e o instrumento mais poderoso e mais prolfico que poderia ser posto disposio dos nossos colonos (VAISSIRE, 1863, p. 90).

43

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


das bases econmicas da sua prpria integrao; e esta era, precisamente, a situao em 1875, que marcou o fim das grandes insurreies tribais10. III. CAMPONESES SEM TERRA Sob a influncia conjugada de diversos fatores, a saber, e para citar apenas os mais importantes, a usurpao da terra, a presso demogrfica e a passagem da economia de troca para uma economia de mercado, o campesinato argelino encontrava-se de fato em meio a um processo catastrfico. O recenseamento agrcola de 19501951 mostra que as 438 483 propriedades em posse dos argelinos, ou seja 69% do total, eram inferiores a 10 hectares e cobriam uma rea total de 1 378 464 hectares, ou seja 18,8% do total, com uma superfcie mdia de 3,1 hectares (em contrapartida, em 1940, esse nmero era de 4,7 hectares), um valor muito inferior ao mnimo indispensvel para a subsistncia de uma famlia camponesa. O nmero de proprietrios de menos de 10 hectares de terra cresceu para cerca de 50 000 entre 1940 e 1950, ou 12%, enquanto a rea das propriedades diminuiu 471 000 hectares. Mas, mais profunda foi a transformao sofrida pela estrutura da sociedade rural nos ltimos trinta anos11: entre 1930 e 1954 o nmero de proprietrios de terras diminuiu 20%, enquanto o nmero de trabalhadores agrcolas, permanentes ou temporrios, subiu 29%. A usurpao da terra e a proletarizao tambm provocaram o abandono de muitas tradies agrrias. por isso que, por exemplo, a escassez de terras e a presso demogrfica, que impunha o aumento da produo a qualquer custo, levaram muitos fellahin a desistirem do antigo sistema bienal de rotao: nos anos de 1950-1951, o pousio representava apenas 62,7% da quantidade de terra semeada. Como prova de que o que se passava era uma inovao forada e no uma mudana de atitude econmica, a rotao bienal mais respeitada medida que as propriedades aumentam. O mesmo se passa em relao extenso dos campos semeados em detrimento da criao de gado, que determinada pela busca de um mximo de segurana. Muitos fatores influenciam o cultivo das terras, escreve o administrador do distrito misto de Chellala:
as chuvas irregulares, as geadas da primavera, a natureza rochosa dos terrenos. duro constatar que a cada ano que passa a agricultura ganha importantes reas que so destinadas criao de gado, embora esta ltima seja mais lucrativa. O cultivo de cereais no compensa. Apesar das despesas serem poucas, mal permite ao fellah arrecadar a parte de trigo e cevada para consumo prprio. Isso o mantm num estado hipntico do qual se deve afast-lo (SLNA, 1950, p. 32).

Entre os fellahin que abandonaram o ano do pousio, assim como entre aqueles que lavram as terras de pastagem, a mesma relao fascinada de medo que inspira comportamentos impacientes e tensos. certo que o cultivo dos cereais no compensa, mas tudo se resume a produzir para vender no mercado? O que se quer ter, pelo preo mais baixo, no menor prazo de tempo, o suficiente para alimentar sua famlia. portanto sem hesitar que se sacrifica o futuro [futur] da produo, incerto e incontrolvel, ao advir [ avenir ] do consumo, iminente e urgente (BOURDIEU, 1963). Se nenhum melhoramento veio compensar o empobrecimento do solo causado por uma cultura mais intensiva e se a presso da necessidade forou o cultivo de terras medocres, fcil perceber porque os rendimentos continuam muito baixos 4,65 quintais12 por hectare em 1955. O cultivo da terra anteriormente dedicada ao pousio e s florestas acelerou ainda mais a eroso: entre 1940 e 1954, a rea cultivada pelos argelinos diminuiu 321 000 hectares sem que a propriedade europia crescesse do mesmo modo; dada a fome de terra dos fellahin, a possibilidade destas reas voltarem ao pousio muito baixa. Assim, podemos considerar que elas foram destrudas pela eroso que lhes roubou dezenas de milhares de

10 Um dos promotores do senatus consultum, A. de Broglie (1860), declarou que esta medida tinha um duplo objetivo: em primeiro lugar, provocar uma liqidao geral da terra, com uma parte dela permanecendo nas mos dos seus antigos proprietrios, j no como herana coletiva da tribo, mas como propriedade pessoal, definida e divisa, sendo a outra parte destinada a atrair e receber a emigrao europia; em segundo lugar, desorganizar a tribo, obstculo principal pacificao. Poder-se-iam multiplicar os exemplos de declaraes no mesmo estilo. V. LACHERAF, 1960, p. 749-756. 11 Bourdieu refere-se aqui ao intervalo entre 1930 e 1960

12 Um quintal equivale a quatro arrobas (nota da reviso

(nota da reviso tcnica).

tcnica).

44

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


hectares a cada ano13. Que os pequenos proprietrios cultivem sua terra sem intervalos, quase at que ela se esgote; que a cevada e o trigo de gro duro, indispensveis fabricao de cuscuz e da galette, ocupem 87% da terra cultivada pelos pequenos agricultores; que a maior parte dos fellahin se ocupe do cultivo de cereais; que a parte deixada s pastagens, bastante insignificante nas propriedades muito pequenas, aumente medida que vai aumentando a rea total da propriedade: tudo isso prova que a atividade agrcola no tem e no poderia ter outro objetivo que satisfazer necessidades imediatas, no devendo a intensificao da explorao do solo ser atribuda a uma preocupao com o aumento da produtividade, mas presso da necessidade. Mais ainda, se o cultivo dos cereais e a criao de gado se mantm associados seja qual for o tamanho da propriedade com os donos de reas superiores a 100 hectares cultivando cereais em rotao bienal e criando gado em regime extensivo , se a policultura dominante apenas nas propriedades com menos de um hectare, se o cultivo por conta prpria diminui paralelamente dimenso da terra e se a agricultura argelina, que possui uma rea trs vezes superior europia, emprega muito menos assalariados, sejam eles fixos (2,4 vezes menos) ou temporrios (1,2 vezes menos) e recorre ao Khamessate (tipo de associao caracterstica do esprito e da economia pr-capitalistas)14, isso acontece porque a atividade econmica permanece orientada para a subsistncia mais do que para a produtividade, com as inovaes sendo muitas vezes no mais do que transgresses na tradio, impostas pela misria. Com mais incertezas do que nunca em relao ao futuro, o fellah assume atitudes cada vez mais inspiradas pela busca da maior segurana possvel; quanto mais o presente lhe foge, mais o fellah se agarra a ele, sacrificando todas as atividades que tenham implicaes a longo prazo em troca da satisfao direta das suas necessidades imediatas. Para os mais pobres, a
13 Encontraremos um quadro sucinto das transformaes

providencial previdncia, que a tradio exigia, acabou. Uma vez rompidos os equilbrios tradicionais, se v desaparecer, juntamente com o mnimo de garantias que o tornava possvel, o esforo para se proteger do futuro. Sabendo que, independentemente do que faa, no ser capaz de superar esse estado de coisas, o fellah resigna-se a viver um dia de cada vez recorrendo a emprstimos, juntando ao dinheiro que ganha na sua terra o extra recebido por alguns dias de trabalho nas terras dos colonos. Esta improvidncia forada a expresso de uma total falta de confiana no amanh, que condena o fellah capitulao fatalista. IV. O TRADICIONALISMO DO DESESPERO Este tradicionalismo patolgico ope-se ao bom senso da antiga sociedade rural que, por meios tradicionais, assegurava o mximo de previsibilidade dentro dos limites traados pela precariedade dos meios de produo e da incerteza das condies naturais. Alm disso, ele est quase sempre associado, especialmente nas regies profundamente colonizadas, ao conhecimento e reconhecimento da superioridade dos mtodos agrcolas racionais postos em prtica pelos colonos. Se os fellahin continuam a usar o arado de trao manual sabendo qual a eficincia do arado de trao animal e do trator, se produzem para consumo familiar em vez de produzirem para o mercado, se investem o mnimo possvel, se contentam-se com produtos medocres, se no usam fertilizantes e no mudam, em nenhum aspecto, os seus modos de cultivo, j no o fazem sempre em nome do velho tradicionalismo que a pobreza muitas vezes j solapou. Se recusam melhoramentos a longo prazo, tais como a recuperao dos solos, j no por no saberem como sacrificar um amanh [avenir] tangvel a um futuro [futur] imaginrio; , acima de tudo, porque no tm os meios para esper-lo. Embora reconheam voluntariamente, num nvel abstrato e ideal, a maior eficcia das tcnicas empregadas pelos colonos e a rentabilidade superior das culturas de mercado, eles so forados a manter comportamentos tradicionais porque esse tipo de explorao agrcola exige, como eles bem sabem, grandes meios tcnicos e financeiros, porque no esto suficientemente seguros da sua prpria subsistncia para depois buscar o lucro, porque produzir para o mercado uma aposta arriscada enquanto as necessidades do grupo no estiverem totalmente satisfeitas. Os colonos, diz um fellah

da economia rural entre 1939 e 1954 em NOUSCHI (1962, cap. V), assim como uma anlise esclarecedora do recenseamento da agricultura de 1950-1951 em ISNARD, 1960.
14 So 64% das propriedades com pelo menos 100 hecta-

res e 62,8% da sua superfcie que, mal ou bem, esto sob o khamessat (ISNARD, 1960, p. 58). O khams um meeiro que recebe um quinto.

45

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


da regio de Carnot, podem produzir para o mercado porque tm assegurado o seu prprio consumo. Podem dedicar-se ao suprfluo porque tm o essencial ou porque tm a certeza que ele no vai lhes faltar. Assim, no lugar de um tradicionalismo tradicional adequado a uma sociedade fortemente integrada e baseada numa economia relativamente equilibrada, surge um tradicionalismo do desespero, inseparvel de uma economia de sobrevivncia e de uma sociedade desintegrada e apropriada por subproletrios presos a um passado que sabem estar morto e enterrado. Sem outra esperana que no seja colher o suficiente para sobreviver, os mais miserveis enfrentam a escolha entre esse fatalismo dos desesperados (que nada tem a ver com o Isl) e a migrao forada para a cidade ou para Frana. Em vez de ser o resultado de uma deciso livre, baseada verdadeiramente na vontade de levar uma vida urbana, este exlio imposto no seno, muitas vezes, o final inelutvel de uma srie de renncias e derrotas: uma m colheita e tem que se vender o burro ou o gado; pede-se emprestado a taxas exorbitantes para equilibrar o oramento ou comprar sementes; e, por fim, tendo esgotado todos os recursos, no se parte se foge15. Ou ento, cansado de tanto penar numa vida to pobre, parte-se sem destino, deixando a terra a um khamms16. Em todos esses casos, a ida para a cidade uma espcie de fuga para frente determinada pela misria. Os mais ricos, aqueles que tm alguma poupana, esperam poder se instalar como comerciantes nas pequenas cidades vizinhas que esto acostumados a freqentar por causa dos mercados. Juntamente com o artesanato tradicional, o comrcio , de fato, o nico tipo de atividade adequado a proprietrios de terra preocupados em no decair [socialmente], especialmente quando permanecem na regio em que so conhecidos por todos:
O que fazer na cidade?, diz um antigo fellah, dono de mais de 20 hectares, que se refugiou em Carnot: Na cidade, encontram servio facilmente, como lavradores ou como serventes, aqueles que j trabalharam no douar. Eu no posso ir trabalhar nas fazendas [] A nica atividade que me resta o comrcio, mas preciso ter recursos.

Por sua vez, os pequenos proprietrios expropriados, os antigos khammes ou os trabalhadores agrcolas, despreparados para a vida urbana e que no tm as atitudes ou as aptides necessrias para se adaptarem a ela, s podem esperar tornaremse diarista, vendedor ambulante ou um desempregado que espera o paraso: um emprego fixo17. A guerra, e particularmente os reassentamentos, no s aceleraram a pauperizao das massas rurais; os no-assalariados, os proprietrios, os khamms, os meeiros, que eram cerca de 560 000 em 1954, passaram a apenas 373 000 em 1960, uma diminuio de 33%. Ao mesmo tempo, o nmero de assalariados, trabalhadores permanentes e temporrios, caiu para 421 000, uma baixa de 28%18. Sem dvida, parte dessa diferena deve-se ao fato de muitos dos que chamavam a si prprios agricultores ou trabalhadores agrcolas, em 1954, declararem-se desempregados em 1960, fosse por terem perdido parcial ou totalmente seu trabalho ou por terem adotado uma nova atitude em relao sua atividade. Mas, alm disso, ao completarem a destruio de um equilbrio econmico precrio, ao quebrarem os ritmos temporais e espaciais que formavam a estrutura de toda a existncia social, ao pulverizarem as unidades sociais tradicionais, os reassentamentos aceleraram o xodo em direo s cidades de indivduos que no tm nada a perder. Entre 1954 e 1960, a populao total das cidades e das vilas aumentou 67% na zona de Argel, 63% na regio de Constantine e 48% na regio de Oran, sendo o tamanho deste aumento resultado da existncia de cidades tradicionalmente dotadas de um grande
17 Este ponto aprofundado em BOURDIEU, 1962; 1973

15 Bourdieu e Sayad usam uma palavra (dguerpit) que

e em BOURDIEU et al. , 1963, p. 303-310 (nota de Ethnography).


18 Cf. BOURDIEU, 1963, 1 parte, p. 83. Se ver que os

simultaneamente uma expresso coloquial para fugir, prse a andar e um velho termo legal que significa abandonar a propriedade e a posse (de uma parcela de terra) com vista a evitar o cumprimento de obrigaes (nota de Ethnography).
16 O recenseamento agrcola de 1950 mostra que muitas

pequenas propriedades pertencem a proprietrios que no exploram a terra, confiando-a a khammeses.

reassentamentos tambm aceleraram a formao no mundo rural de uma classe abastada, constituda por camponeses que puderam explorar as terras abandonadas pelos outros porque tinham conservado os meios de produo (gado), por comerciantes e tambm por funcionrios ou empregados nomeados pelo Exrcito. Algumas famlias dos locais estudados acumulavam esses trs tipos de vantagens.

46

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


poder de atrao, como Argel e, sobretudo, da extenso do reassentamento na regio considerada. Desse modo, a descamponeizao ( dpaysannisation ), proporcionada pelo reassentamento, foi duplicada pela urbanizao que, mesmo temporria, s pde causar transformaes irreversveis na atitude econmica, ao mesmo tempo em que acelerava o contgio das necessidades: Tenho muitas necessidades novas, diz um refugiado de Carnot, preciso viver como se costuma viver na cidade. Os camponeses recm-instalados so profundamente conscientes deste aumento das privaes. Como disse um antigo fellah reassentado em Tlemcen:
Um fellah que vem instalar-se na cidade habitua-se ao banho mouro, a cozinhar com gs butano. impossvel para ele regressar ao seu douar, onde para cozinhar tem que ir procurar lenha e gua a dois quilmetros de distncia, e para tomar um banho tem que ir ao canal [wadi]. Eu nasci e vivi na pobreza e sou capaz de viver sempre assim. Mas a nova gerao, a gerao atmica19 j no consegue viver dessa forma. Por exemplo, este aqui (apontando para uma criana de 14 anos) se no tiver a sua costeleta e o seu queijo na hora da refeio, haver confuso.

porcionam salrios maiores e mais regulares (especialmente as grandes, onde as empresas modernas esto concentradas); e que, finalmente, permitem uma vida mais confortvel, sendo o consumo urbano muito superior ao consumo rural (por exemplo, 96,45 francos mensais per capita para os comerciantes de municpios urbanos ainda que estes estejam mais prximos dos camponeses , contra os 65,97 francos para comerciantes das reas rurais) (DARBEL, 1960). Desse modo, seja de forma indireta, acelerando o xodo rural e favorecendo a difuso dos modelos urbanos, seja de forma direta, retirando os camponeses das suas condies familiares de existncia e provocando uma ruptura decisiva com as rotinas tradicionais, os reassentamentos aceleraram a descamponeizao j em curso. V. DESPREZO E EQUVOCOS A guerra e a represso vieram terminar o que a poltica colonial e a generalizao das trocas monetrias tinham comeado. As regies mais significativamente afetadas por essas aes foram aquelas que tinham sido relativamente poupadas at ali, por terem permanecido a salvo da colonizao. De fato, foi nas regies montanhosas que as pequenas comunidades rurais, fechadas sobre si prprias numa obstinada fidelidade s suas tradies, conseguiram assegurar os traos essenciais de uma cultura de que no se pode mais falar a no ser no passado. Foi assim nos Macios de Kabylia, nas Montanhas Aurs, nas Montanhas Nemencha, nas Montanhas Bibane, nas Montanhas Hodna, no Tell Atlas acima de Mitidja Plain, nas Montanhas Titteri e no Macio Ouarsenis, onde a cultura tradicional conseguiu manter-se relativamente inalterada, apesar das desapropriaes que se seguiram s insurreies, apesar da criao de novas unidades administrativas e muitas outras medidas, apesar, enfim, das transformaes impostas pelo simples contgio cultural20. Em 1960, as zonas das montanhas onde o Exrcito de Libertao Nacional tinha se estabelecido com maior rapidez e mais fora, assim como as zonas fronteirias, tinham sido quase totalmente despovoadas; seus habitantes tinham sido

Desde a independncia tem-se assistido ao efeito do contgio das necessidades que tem sido causado pela urbanizao temporria: rdio, gs butano e refrigerador movido a gs multiplicaram-se nas vilas mais remotas (por exemplo, em Aghbala na Pequena Kabylia e em An-Aghbel na Kabylia do Collo). O contato com a sociedade urbana desenvolveu a conscincia das disparidades (sempre crescentes) que separam o nvel de vida das cidades e das regies rurais assoladas pela subnutrio, pobres em recursos de sade e em escolas. Todos os camponeses que passaram um tempo na cidade puderam viver concretamente o que as estatsticas estabelecem objetivamente, ou seja: que as cidades especialmente as maiores oferecem maiores oportunidades de trabalho assalariado, isto , um trabalho de verdade, ao contrrio da agricultura que no proporcionando (ou proporcionando muito poucos) rendimentos monetrios aparece como mera ocupao; que as cidades pro-

19 Referncia exploso bem sucedida da primeira bomba

atmica francesa em fevereiro de 1960, no campo militar de Reggane no deserto do Saara argelino (nota de Ethnography).

20 Por exemplo, 48 quilmetros a oeste de Orlansville, nas montanhas que dominam o vale do Chlif, zona de grande colonizao, a tribo dos Ouled-Ziad perpetuou, graas ao isolamento que o relevo lhe assegurava, todos os traos de uma sociedade tradicional fortemente integrada.

47

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


reassentados nas plancies ou tinham ido para a cidade. Tudo se passa como se esta guerra tivesse fornecido a ocasio para concretizar at o fim a inteno latente da poltica colonial, inteno profundamente contraditria: desintegrar ou integrar, desintegrar para integrar ou integrar para desintegrar, eis os plos opostos entre os quais a poltica colonial sempre oscilou, sem que a escolha fosse feita claramente e sistematicamente aplicada, de tal forma que intenes contraditrias pudessem animar diferentes responsveis num mesmo momento ou o mesmo responsvel em diferentes momentos. A vontade de destruir as estruturas da sociedade argelina podia mesmo inspirar-se em ideologias opostas: uma, dominada pela considerao exclusiva do interesse do colonizador e por questes de estratgia, ttica ou proselitismo, exprimiu-se muitas vezes com cinismo; outra, assimilacionista ou integracionista, que s na aparncia era mais generosa. Para certos funcionrios, movidos por uma preocupao dominante, a saber, subjugar as populaes, o papel do Exrcito definido pelo trptico: proteger, empenhar, controlar. Como escreve Alain Jacob:
Agora, proteger acima de tudo reassentar. Em cada reassentamento, uma clula militar, sob o comando de um soldado que deve controlar grupos de trinta a cinqenta pessoas, d proteo, faz o recenseamento dos habitantes, cadastra-os e conduz freqentes interrogatrios. O alistamento depende da organizao da populao, o que pressupe dispor de funcionrios treinados em centros especiais []. Enfim, s um controle total e permanente permite que estes mtodos dem frutos (1961, p. 33-34).

administrar, a inteno era desencadear uma evoluo acelerada. Em suma, originariamente considerados como uma forma de reagrupar e controlar as populaes, colocando-as prximas de um posto militar, os reassentamentos comearam gradualmente a ser considerados por alguns como um fator de emancipao, sendo a confuso entre os dois fins justificada e encorajada pela convico de que, para quebrar as resistncias desta sociedade, no havia melhor tcnica do que destruir suas estruturas21. Na verdade, qualquer que fosse a inteno dos indivduos, a ao humanitria permanecia objetivamente como uma arma de guerra, orientada para o controle das populaes. No foi por acaso que o colonialismo encontrou o seu ltimo refgio ideolgico no discurso integracionista: com efeito, o conservadorismo segregacionista e o assimilacionismo s na aparncia se opem. Num dos casos, invocam-se as diferenas de fato, de forma a negar a identidade de direito e, no outro, negam-se as diferenas de fato em nome da identidade de direito. Ou ento se atribui dignidade humana, mas s ao Francs virtual; ou trata-se de recus-la, invocando a originalidade da civilizao magrebina mas originalidade inteiramente negativa, definida por aquilo que falta. Prisioneiros dos interesses da colonizao ou daquilo que Ruth BENEDICT (1934) chama a imponente universalidade da civilizao ocidental, polticos e funcionrios (burocratas ou militares) no conseguem conceber generosidade maior do que garantir aos argelinos o direito de serem o que devem ser; ser o que, imagem do europeu, os conduz a negar o que de fato so, na sua originalidade de homens particulares, participantes de

Certos tericos da ao psicolgica foram ainda mais longe, vendo na desorganizao sistemtica e forada a forma de acabar com as resistncias. A esta ideologia dominada por consideraes de ordem estratgica e ttica ope-se a ideologia humanitria do imaginrio oficial, encarnada no militar graduado das SAS, simultaneamente mestre-de-obras, professor, prefeito e, algumas vezes, mdico; ao instalar, em aldeias providas de equipamentos comunitrios e situadas perto de grandes eixos/centros de comunicao, populaes que at ento viviam em habitaes dispersas ou em regies remotas e que, portanto, era muito difcil e dispendioso cuidar, escolarizar e

21 Num memorando do General Crpin, com data de 7 de abril de 1960, l-se: Assim, as preocupaes militares conjugam-se com consideraes de ordem poltica e humanitria para instituir reassentamentos viveis (apud JACOB, 1961, p. 35). A confuso de objetivos contraditrios era favorecida pela situao como um todo: a poltica de reassentamento assumia-se como uma tarefa positiva, a um tempo humanitria e eficaz, por oposio ao frustrante da pacificao; e permitia justificar uma viso maniquesta da guerra revolucionria, face ao bem-intencionada do Exrcito respondendo s destruies dos rebeldes. Isso permitia que muitos sentissem que havia nessas aes uma conciliao entre moral e poltica.

48

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


uma cultura singular. Pode-se, ento, em nome das mesmas racionalizaes, deix-los como so, abandon-los para subordin-los, ou concederlhes a dignidade de existirem, na condio de deixarem de ser o que so. Raiz comum do assimilacionismo e do colonialismo, a recusa (consciente ou inconsciente) de reconhecer a Arglia como cultura original e como nao serviu sempre de base a uma poltica de intervencionismo indiscriminada e inconseqente, ignorante da sua fora e da sua fraqueza, capaz de destruir a ordem pr-colonial, sem conseguir substitu-la por uma ordem melhor. Esta poltica que, associando cinismo e inconscincia, determinou a runa da economia rural e o colapso da sociedade tradicional encontra seu coroamento nos reassentamentos. Embora a iniciativa mais ampla tenha sido deixada, na maior parte dos casos, s autoridades subalternas, os reassentamentos so todos parecidos no essencial, porque nasceram menos da obedincia a uma doutrina explcita ou implcita do que da aplicao de modelos inconscientes aqueles que, um sculo antes, dominaram a fundao de aldeias coloniais. A Arglia foi o terreno experimental no qual o esprito militar, como num teste projetivo, assentou suas estruturas. Freqentemente dotados de uma autoridade absoluta, os quadros do Exrcito decidiam tudo: a localizao da aldeia, o seu traado, a largura das ruas, a disposio do interior das casas. Ignorando ou querendo ignorar as normas e modelos tradicionais, pouco preocupados em consultar a populao que, caso desejasse participar, teria esse desejo tacitamente recusado, impuseram a sua ordem, sem se aperceberem, muitas vezes, do malestar e da desordem que suas iniciativas suscitavam. maneira do colonizador romano, os oficiais encarregados de organizarem os novos assentamentos comeavam por disciplinar o espao como se, atravs dele, pudessem disciplinar as pessoas. Tudo era padronizado e alinhado: construdas de acordo com normas impostas em locais impostos, as casas eram dispostas, em linha reta, ao longo de ruas largas que desenhavam o traado de um castrum romano ou de uma vila colonial. No centro, a praa com as trs caractersticas das pequenas cidades francesas: a escola, a cmara municipal, o monumento aos mortos. E pode-se pensar que, se no fosse a falta de tempo e de meios, os oficiais das SAS, apaixonados pela geometria, teriam tambm submetido a zona rural centuriao. Graas ignorncia deliberada ou inconsciente das realidades sociais, as autoridades locais freqentemente impunham aos reassentados uma ordem absolutamente estranha, uma ordem para a qual no foram feitos e que no fora feita para eles. Encorajados pelo sentimento de realizarem um grande desgnio, ou seja, fazer as massas evolurem, excitados pela paixo de ordenar e criar, por vezes empenhando todo o seu entusiasmo e todos os recursos nessas aes, os altos funcionrios aplicavam ipsis literis esquemas inconscientes de organizao que poderiam pertencer essncia de qualquer empreendimento de dominao sistemtica e total. Tudo se passava como se o colonizador adotasse, instintivamente, a lei antropolgica que diz que a reorganizao do habitat, uma projeo simblica das estruturas mais fundamentais da cultura, conduz a uma transformao generalizada do sistema cultural. LviStrauss notou que os missionrios viam na transformao imposta do habitat dos Bororo o meio mais seguro para obter sua converso (LEVISTRAUSS, 1955, p. 229; v. tambm BASTIDE, 1960, p. 114-115). A reorganizao do espao habitado ento encarada inconscientemente como uma maneira definitiva de fazer tbua rasa do passado, impondo uma forma de existncia nova, ao mesmo tempo em que imprime no solo a marca da posse22. Se a poltica dos reassentamentos obteve entre os militares uma adeso to ampla e to entusistica, porque realizou um sonho to antigo quanto a colonizao, isto , o de modificar como o general Bugeaud disse h um sculo atrs ou reestruturar como os coronis disseram nos anos 1950 uma sociedade inteira. Mostefa Lacheraf cita o capito Richard que, em

22 Era essa a inteno quase explcita da centuriao romana, um verdadeiro sistema de coordenadas traadas no espao: Pelo menos no incio da colonizao, Roma fez tbua rasa do passado, impondo uma nova estrutura s reas conquistadas. Fosse por indiferena ou desprezo, ignorava-se a organizao administrativa pr-existente e definia direitos de domnio claros, delimitando sua conquista: a posse como que gravada no solo. De acordo com o eterno princpio poltico de dividir para reinar, v-se a centuriao isolar as zonas de resistncia, isto , os macios cujas encostas vai dominando (CHEVALIER, 1961, p. 76).

49

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


1845, preconizava o reassentamento massivo das populaes argelinas:
A primeira coisa a fazer para retirar o controle dos agitadores reunir os membros dispersos do povo, organizando todas as tribos subjugadas por ns em zemalas23 []. Os vrios douares seriam separados uns dos outros por uma cerca de jujubeiras selvagens ou uma cerca de quaisquer outros arbustos. Por fim, a zemala inteira seria cercada por um largo fosso cheio de cactos24.

Os elementos invariveis e recorrentes da poltica colonial no tm nada de surpreendentes: uma situao que tem permanecido idntica e que lana mo dos mesmos mtodos h um sculo, apesar de algumas diferenas superficiais. A poltica de reassentamentos, uma resposta patolgica crise mortal do sistema colonial, fez explodir, luz do dia, a inteno patolgica que habitava o sistema colonial. VI. O SABIR CULTURAL Para aqueles que, querendo diferenciar-se, adotavam de forma ostentatria certos hbitos ocidentais, os mais velhos, enquanto guardies da tradio, reservavam esta tirada: Ele quer andar com os passos da perdiz, [mas] esqueceu-se dos passos da galinha. Hoje em dia, todo um povo que, incerto sobre como prosseguir, tropea e hesita. A lgica mesma da situao colonial produziu um novo tipo de homens e mulheres, que podem ser definidos negativamente, pelo que no so mais e pelo que ainda no so, camponeses descamponeisados [paysans dpaysanns], seres auto-destrutivos que trazem consigo todas as contradies. A ruptura com a condio camponesa e a traio do esprito campons so o apogeu de um processo essencialmente negativo que leva ao abandono da terra e fuga para a cidade, ou permanncia resignada numa condio desvalorizada e desvalorizante, mais do que inveno de um novo tipo de relao com a terra e com o trabalho da terra. Os camponeses camponeisados [paysans empaysanns] desapareceram para sempre, mas os agricultores modernos so ainda poucos e raros. Em cada aldeia ainda restam alguns

camponeses genunos [nafs] que perpetuam teimosamente uma forma de vida obsoleta, e alguns agricultores capazes de gerir suas propriedades segundo as regras da racionalidade econmica. No entanto, a oposio entre o campons tradicional e o campons moderno no tem seno um valor heurstico e apenas define os plos extremos de um continuum de condutas e atitudes separadas por uma infinidade de diferenas infinitesimais. VII. A COEXISTNCIA DOS CONTRRIOS Esse problema no um desafio anlise cientfica? No estaremos condenados a simplesmente justapor descries to contraditrias quanto o objeto descrito? , de fato, tentador (e muitos fizeram apenas isso) selecionar, com base em interesses e valores tcitos ou explcitos, um ou outro aspecto oposto de uma realidade contraditria para concluir ou que o campons argelino esteja irrevogavelmente condenado ao arcasmo, ou que ele possa vir a ser o suporte de expectativas e ideais revolucionrios. Numa propriedade agrcola em regime de autogesto, os esforos para aumentar a produtividade so comprometidos pelas velhas tradies de solidariedade. Elas levam os trabalhadores a trazerem para perto de si os parentes desocupados, o que aumenta enormemente a desproporo entre a produo e a mode-obra empregada25. Numa outra, a tentao grande entre os camponeses recm-instalados,

25 Numerosos exemplos anlogos de transferncia de pa-

23 Zemala em rabe padro significa camaradagem,

companheirismo (nota de Ethnography).


24 Charles Richard, Etude sur linserruction du Dahra

(1845-1846), apud LACHERAF, 1960, p. 780-781.

dres de comportamentos tradicionalistas para a lgica moderna j podiam ser observados nas SCAPCOs [Sctions Coopratives Agricoles du Plan de Constantine] e nas fazendas da CAPER [acrnimo para Caisse pour lAcession la Proprit et la Exploitation Rurale, Fundo para o acesso propriedade e explorao rural]. Por exemplo, um regroup (um campons reassentado) originrio de An-Sultan, sem dvida demasiado idoso para se tornar um cooperado, julgava-se autorizado a proclamar-se fellah ocupado em tempo integral, porque, apesar dos regulamentos da CAPER impedirem a utilizao de mo-de-obra fora da prpria famlia, ele ajudou o seu irmo mais novo a explorar a pequena propriedade que adquiriu por intermdio do Fundo. A solidariedade familiar, os hbitos da propriedade comum (momentaneamente abolida pelas circunstncias que determinaram a disperso da famlia, mas que nunca foi expressamente abandonada pelos prprios irmos) sobrepuseram-se quer s interdies draconianas (como as de abandonar o reassentamento), quer s medidas aparentemente inspiradas pelo clculo e pela racionalidade econmica (explorao exclusivamente familiar dos lotes

50

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


para resolver a contradio da mesma maneira que os trabalhadores agrcolas permanentes das propriedades coloniais, ou seja, subtraindo explorao racional uns pedaos de terra que serviriam de suporte a ilhas de tradicionalismo e que fariam coincidir a explorao e a posse jurdica. Mas os mesmos trabalhadores podem tambm, em nome da lgica oposta, protestar contra a equalizao de salrios que abole toda a correspondncia entre a qualidade e a quantidade do trabalho prestado e o produto desse trabalho; em alguns casos, podem mesmo agir de acordo com a lgica estrita do clculo racional e reduzir o seu esforo proporcionalmente reduo da renda26. claro que, mais do que qualquer outra, essa realidade multifacetada arma suas ciladas s mentes apressadas ou preconceituosas. Em todos os domnios da existncia, em todos os nveis da experincia encontram-se as mesmas contradies sucessivas ou simultneas, as mesmas ambigidades. Os padres de comportamento e o ethos econmico importados pela colonizao coexistem, em cada sujeito, com modelos e ethos herdados da tradio ancestral. Daqui decorre que comportamentos, atitudes ou opinies aparecem como fragmentos de uma linguagem desconhecida, incompreensvel tanto quele que no conhece a linguagem cultural da tradio, quanto quele que se refere unicamente linguagem cultural da colonizao. s vezes, so as palavras da linguagem tradicional que so combinadas segundo a sintaxe moderna; outras vezes, o oposto, e por vezes a prpria sintaxe que aparece como o produto de uma combinao. Um exemplo: a sociedade tradicional via o trabalho como uma funo social, um dever, obrigatrio para qualquer homem preocupado com sua honra, perante si prprio e perante o grupo, e isto independentemente de qualquer considerao relativa ao lucro ou renda. Segundo a economia capitalista, o trabalho tem a funo primria de proporcionar um rendimento monetrio e obedece, portanto, lgica da produtividade e da rentabilidade. Entre os subproletrios das cidades e entre os camponeses proletarizados do interior, a atividade se torna uma mera forma de manter-se ocupado, um meio de fazer alguma coisa ao invs de coisa nenhuma, para ganhar muito pouco ou nada: ela no pode, portanto, ser completamente interpretada quer sob a lgica do interesse e do lucro, quer sob a lgica da honra. Tal como as formas ambguas da Gestalttheorie, pode ser alvo de duas leituras muito diferentes, dependendo do quadro de referncia usado para interpret-la27. Mas a ambigidade no est na apreenso do objeto; ela reside no prprio objeto: a exemplo do que ocorre com o subproletrio, quando o campons ocupado de forma indigna vive, pensa ou julga sua prpria condio, ele constantemente toma por referncia duas lgicas diferentes e mesmo opostas. Daqui decorre que cada uma das descries unilaterais da realidade suficiente para dar conta de toda a realidade, exceto para o que constitui a sua essncia, ou seja, a contradio. Assim, para captar adequadamente uma realidade objetivamente contraditria, necessrio recorrer, simultaneamente, a duas grades de leitura contraditrias: a fidelidade a uma realidade contraditria impede que se escolha entre os aspectos contraditrios que encobrem o real. Os trabalhadores agrcolas que viviam diretamente nas propriedades dos colonos encontravam nessa duplicidade um modo de escapar contradio que inelutavelmente decorria da sua participao em dois universos estranhos. Os mesmos que, tal como os tratoristas, os podadores das vinhas ou os jardineiros, trabalhavam nas terras do colono usando os mtodos de trabalho mais racionalizados e com as tcnicas mais modernas, revertiam s prticas agrrias mais tradicionais para

da CAPER). tambm por referncia lgica da sociedade tradicional que se pode compreender a atitude dos agricultores do domnio de Saint-Yves que aceitaram a fixao de duas famlias na mesma unidade de cultivo, e no, como tende a pensar o relator da Comisso de Renovao Rural, pelo entusiasmo que suscita a reforma realizada pela CAPER (cf. JORF, 1961, p. 234). [Essas duas formas cooperativas de uso da terra patrocinadas pelo Estado esto mais bem explicadas na referncia 30. Nota de Ethnography].
26 Seria fcil multiplicar exemplos semelhantes: nos moi-

nhos Amirouch dElharrach, depois de um mau comeo, o comit de gesto apoiado por um conselho de tcnicos que se esfora para consertar a situao; o livro de pedidos preenchido para o ano todo e h capital de giro no montante de um milho de francos. Sabendo disso, os trabalhadores ameaaram interromper seu trabalho e exigir que se divida o montante, dizendo que regressariam ao trabalho quando precisassem de dinheiro.

27 Para os detalhes destas anlises, ver BOURDIEU et al., 1963, II parte, cap. 1.

51

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


cultivar os pedaos de terra que o colono lhes cedia nos confins da sua propriedade: a aragem da terra era feita com uma junta de bois formada, freqentemente, com recurso ao contrato tradicional de sociedade (charka); muitas tarefas uniam todo o grupo segundo as regras costumeiras da ajuda mtua (twiza) e a maior parte das obrigaes ocupava a totalidade da mo-de-obra familiar, mulheres e crianas includos. Os produtos da lavoura, destinados ao consumo familiar, consistiam quase exclusivamente em cereais, cultivados sem esterco ou fertilizante. As colheitas eram to fracas como as das terras montanhosas, ou seja, 400 ou 500 quilos por hectare28. Enfim, ningum pensava em incluir em sua atividade como fellah as preocupaes do trabalhador agrcola e, por exemplo, inquietar-se sobre a relao entre a quantidade e a qualidade do esforo empregado e o produto do trabalho. No era diferente com aqueles que, tendo permanecido fellahin, eram contratados periodicamente nas propriedades coloniais. Este dualismo se expressava em todos os domnios da existncia, quer se tratasse da vida religiosa, das atividades de lazer ou das trocas matrimoniais: uma ilha de tradicionalismo patolgico quer dizer, excessivo e descontextualizado viase transportado para o corao da agricultura capitalista, altamente mecanizada e racionalizada29. O dualismo assumia formas ainda mais sutis entre os concessionrios da CAPER ou entre os
28 Condutas aparentemente idnticas, como a ajuda mtua

membros das SCAPCOs30. Instalados em terras frteis, dotados dos meios mais modernos de cultivo, eles eram induzidos pelo contexto geral a adotar os objetivos ltimos nela inscritos e a buscar, por exemplo, rentabilidade e produtividade. Mas isto no era suficiente para faz-los renunciar completamente aos fins e valores tradicionais. Demasiado inseguros de si prprios e da sua situao para escolher, eles agiam como se quisessem acumular as vantagens dos dois sistemas, de modo que podiam se vistos perseguindo fins tradicionais com meios modernos ou, inversamente, perseguindo fins modernos com meios tradicionais; ou, mais paradoxalmente ainda, perseguindo fins mutuamente incompatveis porque tributrios de duas lgicas opostas. Se o campons descamponeisado no pode viver sua condio seno em contradio, isso ocorre porque ele pretendia ter o conjunto de seguranas materiais e morais que a sociedade tradicional (voltada para a satisfao das necessidades imediatas ao menor custo e ao menor risco) lhe assegurava custa da renncia da busca do lucro mximo e, ao mesmo tempo, as vantagens que na economia moderna s se adquire custa de investimentos altos e muito freqentemente arriscados. Compreende-se que o campons argelino encontre nesta dupla referncia razes para seu desgosto que, embora incompatveis, se reforam e se reiteram mutuamente. Compreende-se tambm que ele se obstine desesperadamente em fazer a escolha impossvel de no escolher entre as duas lgicas: por exemplo, entre os membros das SCAPCOs, os antigos camponeses gostariam de utilizar os meios que esto geralmente a servio da produo para o mercado (tratores, fertilizantes etc.) para produzir os bens destinados ao seu consumo, como trigo e cevada, por exemplo; outros aspiram utilizar meios modernos para cultivar os seus pequenos e pobres pedaos de terra segundo a lgica tradicional, quer dizer, ignoran-

e a cooperao, a estocagem e a poupana, a previdncia e a previso esto separadas por um abismo e pertencem a dois sistemas totalmente diferentes entre si. Ver BOURDIEU, 1963.
29 Atravs desse dualismo, os trabalhadores conseguiam

evitar (de maneira quase mgica) o dilaceramento a que teria conduzido o esforo para unificar uma experincia contraditria e dupla. O empregador dos colonos, por sua vez, evidentemente retirava da vantagens: enquanto permanecesse uma reserva cultural, esta reserva de mo-de-obra no colocaria os problemas que uma populao de trabalhadores, encorajada por um esprito revolucionrio, poria. Alm disso, o empregador podia usar os benefcios em espcie que concedia aos seus empregados como pretexto para pagar salrios muito baixos (cerca de 30% abaixo do salrio mnimo argelino) e para ignorar as limitaes da jornada de trabalho. Enfim, esses pedaos de terra forneciam um excelente meio para explorar os trabalhadores, quer prendendo-os graas aparncia de generosidade, quer mantendo-os pela ameaa de priv-los de uma terra que lhes permitia ter a iluso de serem ainda camponeses independentes.

30 A Caisse pour lAccession la Proprit et la Exploitation Rurale (CAPER) foi criada por um decreto das autoridades francesas de 26 de maro de 1955. Desde 1958 seu principal objetivo era financiar a reforma agrria prevista pelo Plano Constantine para a modernizao e integrao da Arglia, incluindo a compra, melhoria, diviso e alocao de 250 000 hectares de terra para 15 000 fellahin. As Sctions Coopratives Agricoles du Plan de Constantine (SCAPCOs) eram cooperativas agrcolas criadas pelo Plano Constantine [nota de Ethnography].

52

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


do qualquer considerao de rentabilidade e de produtividade. Em geral, os antigos camponeses desejam preservar os prazeres da vida na farqa (festas, relaes sociais etc.) que evocam com nostalgia, beneficiando-se ao mesmo tempo das vantagens fornecidas pelo rigor racionalizado da lgica capitalista. E as inconsistncias so talvez o que lhes permite suportar (seno ultrapassar) a contradio de que so produto. Pode o campons descamponeisado de fato se perpetuar enquanto tal a no ser na e por meio da contradio? Se o campons calculasse, diz um provrbio cabila, ele no semearia. Aquele que, tendo feito a conta, continua a plantar, comete um disparate, enquanto que os seus ancestrais, que semeavam sem contar, escapavam pura e simplesmente das influncias da lgica econmica. Mais ainda, se ele se esforasse por modernizar as tcnicas empregadas e por racionalizar os modos de produo, no faria mais do que duplicar o absurdo fundamental da sua situao, j que o prprio fato de continuar a cultivar uma terra pouco rentvel que quebra a lgica da economia racional31. O campons camponeisado estava adaptado a uma terra da qual esperava, como uma graa, somente os meios para viver ou para sobreviver; o campons descamponeisado, ao contrrio, est condenado contradio, j que persegue o impossvel e que, sabendo disso, no tem outra escolha a no ser a perpetuao dissimulada e fictcia das rotinas tradicionais ou ento a inovao que aumenta (sem ultrapassar) a contradio que o esprito calculista faz surgir32. isto que os economistas esquecem quando denunciam a falta de racionalidade econmica praticada pelos camponeses, e no somente na Arg31 Se, entre os agricultores da CAPER de An-Sultan e de

lia. No ser nestes simples lapsos em relao lgica econmica que os camponeses tambm extraem o incentivo para prosseguir adiante, por menos rentvel que seja sua atividade? , por exemplo, o mesmo ponto de honra que probe o abandono da propriedade ancestral e que leva a condutas baseadas no prestgio capazes de arruinla, crescendo, por vezes, a tentao para a ostentao medida que a crise da agricultura se agrava. O campons descamponeisado no pode ressuscitar a agricultura tradicional; ele s pode, mentindo para si prprio, perpetuar a sua aparncia. E isso to verdadeiro para os camponeses de Aghbala ou de Djema-Saharidj, como para os cooperados da CAPER ou das SCACPOs, ou para os trabalhadores das propriedade tocadas em regime de auto-gesto. Sem dvida, porque permanecem mais prximos do campons tradicional do que do agricultor racional, uns e outros tendem a regressar condio camponesa ou s suas aparncias, mais do que a reinventar o novo sistema de modelos exigido pela adaptao a uma agricultura moderna. E os camponeses das regies poupadas ao choque direto da colonizao no podem continuar ignorarando o carter ilusrio da cultura dos solos leves das terras altas; no podem, alm disso, continuar a cultivar os solos mais pesados com os meios tradicionais apropriados a uma buqa (pequena parcela) ou a um ahriq (campo)33. A contradio est na prpria situao, quer porque a terra no pode produzir o suficiente para justificar o uso de tcnicas racionais, quer porque no se dispe dos meios de tirar da terra aquilo que ela poderia produzir. Mas, mais profundamente, a contradio est nos prprios camponeses. Se o campons argelino no consegue escolher entre os dois sistemas, e se quer manter ao mesmo tempo as vantagens de um e de outro, porque no pode apreend-los enquanto tais: ele tem do sistema econmico moderno, sempre percebido a partir do exterior nas suas manifestaes mais exteriores, uma viso necessariamente mutilada, de modo que dele s

Lavarande e da SCPACO do Marabout-Blanc, os antigos fellahin esto menos descontentes do que os antigos trabalhadores desses mesmos domnios, porque os primeiros podem encontrar no crescimento relativo dos seus rendimentos uma compensao para o abandono das rotinas tranqilizadoras, enquanto que os segundos perderam a segurana que o salrio regular e a perpetuao do modo de vida tradicional lhes dava, sem para tanto terem conseguido os meios para realizar por conta prpria a modernizao e a racionalizao completa da agricultura que conheciam.
32 Interrogado sobre a utilizao de adubo, um fellah de Matmata respondeu, com um sorriso meio irnico, meio resignado: Com um arado, usar fertilizante ? ser muito fresco!

33 Nos termos empregados pela fsica de solo, os solos so compostos, principalmente, pelas partculas de areia (frao mais leve), silte (frao intermediria) e argila (frao mais pesada). Logo, solo leve o solo com maior teor de areia (solo de praia ou de deserto) e solo pesado o solo com maior teor de argila (nota da reviso tcnica).

53

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


pode captar pedaos descontextualizados (cf. BOURDIEU et al., 1963, p. 370-371); do sistema tradicional, no lhe restam seno fragmentos esparsos e, mais do que um esprito vivo, resistncias e temores. Em suma, por incapacidade em falar bem as duas lnguas culturais de modo a mant-las claramente separadas, est condenado s interferncias e s contradies que so responsveis pelo sabir cultural. VIII. O PREGO DE DJEHA34 O sistema de contradies necessrias que o fellah argelino traz consigo no aparece de forma to manifesta seno quando desaparecem as condies da sua constituio. Enquanto o sistema colonial se perpetuava, o campons descamponeisado estava condenado a no escolher entre as duas lgicas porque no podia apreend-las enquanto tais, e porque, se o fizesse, no teria os meios de levar a escolha pela racionalizao at suas ltimas consequncias. O esforo para dominar o futuro s pode ser efetivamente empreendido quando so efetivamente dadas as condies indispensveis para que seja assegurado um mnimo de chances de sucesso. Quando no assim, no resta outra atitude possvel que no seja o tradicionalismo forado, essencialmente diferente do tradicionalismo tradicional, porque implica a conscincia da possibilidade de agir de outra maneira e a impossibilidade de realizar essa possibilidade. Com a abolio do sistema colonial, as causas objetivas das contradies da conduta desapareceram, ao menos em parte, visto que os camponeses retomaram a posse da maior parte das terras detidas pelos colonos, sem que com isso desaparecessem todas as contradies. As incoerncias que marcavam tanto as condutas como as aspiraes dos camponeses da CAPER ou das SCAPCOs remetiam abertamente (talvez de maneira demasiadamente ostensiva) para a contradio contida nessas instituies, negaes fictcias do sistema colonial que elas serviam e que as tornavam possveis. Assim, o observador e os prprios camponeses poderiam esperar de forma sensata que as condutas patolgicas desaparecessem com a causa patognica. Se as contradies que
34 Ao vender uma casa, Djeha (uma figura lendria) pediu

ameaavam os esforos de socializao da agricultura eram desconcertantes, isso ocorria porque o contexto histrico mais amplo favorecia (mesmo junto aos principais decisores da poltica argelina) a esperana ilusria de que, por uma espcie de mutao sbita, a mudana decisiva das condies de existncia (e, mais precisamente, no caso da agricultura, dos modos e relaes de produo) desencadearia automaticamente uma transformao decisiva das condutas e das ideologias que elas favoreciam35. A seduo desta representao ingnua da realidade social e da lgica da sua transformao se exerce com uma fora particular sobre uma sociedade que, realizando a sua descolonizao ao fim de uma guerra de libertao longa e terrvel, procura marcar, por todos os meios, mesmo mgicos, uma ruptura decisiva com um passado vencido e renegado, e, mais precisamente, sobre uma pequena-burguesia intelectual, detentora da maior parte dos postos de autoridade, que, freqentemente, no tem dos camponeses mais do que uma imagem despojada daquilo que faz a sua essncia histrica. O sistema colonial sobrevive medida que as contradies que deixa para trs no so efetivamente ultrapassadas, o que supe que elas devam ser apreendidas e enfrentadas enquanto tais. Ora, a lgica da descolonizao (negao que transporta consigo a marca daquilo que nega) leva a pequena-burguesia de burocratas a negar magicamente, como fantasmas envergonhados do colonialismo defunto, as contradies do real, mais do que a esforar-se para ultrapass-las graas a uma ao orientada por um conhecimento apropriado do real. Mas a imagem idealista e idealizada do campons no pode resistir muito tempo ao princpio de realidade, e a crena na espontaneidade revolucionria das massas rurais arrisca-se a ceder lugar a uma concepo mais pessimista, mas no mais realista. No se v ento opor-se ao socialismo libertrio (a expresso de GURIN, 1963) das comunidades autogeridas, ameado pelas tenses entre as exigncias populares e as intervenes burocrticas, um socialismo autori-

35 Um dos mais altos responsveis pela poltica econmi-

que lhe deixassem, na casa, um prego. Pendurando uma carcaa, todo dia, neste prego, ele logo conseguiu se livrar dos compradores.

ca na Arglia, a quem ns assinalvamos, em maro de 1963, a utilidade que tinham, para os organizadores dos comits de gesto, as lies fornecidas pelo estudo das experincias de cooperao agrcola (CAPER e SCAPCOs) realizadas no tempo da colonizao, rejeitou com indignao esta comparao.

54

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


trio apoiado pelo Exrcito? Em todos os casos, substitui-se o campons concreto por uma abstrao. Na verdade, a seleo arbitrria de aspectos que s existem como elementos de uma realidade contraditria supe que se dissocie o campons das condies de existncia que fizeram dele o que ele : preciso ignorar tudo sobre a condio dos trabalhadores agrcolas e dos camponeses descamponeisados perseguidos pela incerteza sobre o amanh, impedidos de encontrar num mundo que os esmaga um comeo para a realizao das suas esperanas, e no tendo outra liberdade que no seja a de exprimir a sua revolta pela trapaa e pela astcia quotidianas que corri pouco a pouco o sentimento de dignidade36 para atribuir qualquer crdito s profecias escatolgicas que vem no campesinato dos pases colonizados a nica classe verdadeiramente revolucionria37. Ou ento se deveria supor, atravs de uma nova abstrao, que os efeitos da explorao econmica e da privao cultural desapareceriam ao mesmo tempo que a sua causa? De fato, sabemos que os diferentes nveis da realidade social no se transformam necessariamente no mesmo ritmo e que as maneiras de agir e de pensar podem sobreviver a uma mudana das condies de existncia. O campons pode ser libertado do colono sem ser libertado das contradies que a colonizao incutiu nele. IX. DUAS ABSTRAES CONTRADITRIAS A colonizao tirou do campons argelino mais do que a terra; despojou-o de um bem que no lhe
36 Assim, so freqentemente relatadas, com um espanto

pode ser magicamente restitudo ou atribudo e que ele deve no somente refazer, mas fazer: sua cultura. Tendo retomado a posse de uma terra que, uma vez transformada profundamente, apresenta-se a ele como um sistema de exigncias objetivas, o fellah encontra-se diante da tarefa de criar o sistema de modelos de comportamento e de pensamento que lhe permitam adaptar-se nova situao. Enquanto no tiver recuperado a posse de si prprio atravs da elaborao de uma cultura nova e coerente, o campons argelino poder pisar a terra do colono, cultiv-la ou recolher seus frutos, sem tomar verdadeiramente posse dela. Assim como aquelas famlias que, tendo passado rapidamente da favela [bidonville] para um apartamento dotado dos confortos modernos, no chegam a tomar posse do espao a eles atribudo e favelizam o local porque no podem modernizar seu modo de vida, pois no dispem dos recursos necessrios e no so capazes de adotar o sistema de condutas e atitudes que a habitao moderna exige38, os camponeses descamponeizados correm o risco de tornar a sistemas de adaptao mais rudimentares, mas mais seguros, seja pela reintroduo de tcnicas e costumes agrrios mais tradicionais, seja porque tendem a comportar-se como simples operrios que no esperam do seu trabalho mais do que um salrio. Os partidrios do socialismo autoritrio e os defendores do socialismo libertrio podem encontrar numa dupla realidade os argumentos favorveis representao abstrata, porque parcial, que fazem do real. Os campees da democracia a partir das bases (segundo a expresso oficial) podem invocar, corretamente, a aspirao dos camponeses de tomar posse das terras do colono e a geri-las como proprietrios. Mas a prpria organizao dos comits de gesto (institudos pelo nascente Estado argelino) no vai contra essa expectativa? Com efeito, os camponeses vem com muita impacincia as ingerncias mltiplas e freqentemente desajeitadas dos inumerveis tutores que os rodeiam com uma solicitude incmoda prefeituras e sub-prefeituras, organizaes locais do partido, a UGTA (Unio Geral dos Trabalhadores Argelinos), diretores ou administradores, o SAP39 etc. Em muitos casos, a

escandalizado ou entristecido, as falcatruas ou as fraudes a que cometem os membros dos comits de gesto (por exemplo, as vendas clandestinas de frutas ou de legumes). No encontrassem estas condutas justificao ou desculpa no tipo de organizao que se imps aos camponeses e na natureza da relao que eles mantm com a SAP (Socit Algrienne de Prvoyance) ou com o diretor, permaneceriam perfeitamente compreensveis. No verdade que o sistema colonial inculca nos trabalhadores mais desfavorecidos o sentimento de que todos os meios so legtimos, a comear pelo subterfgio e pela esperteza, as armas dos desarmados, para roubar um momento de descanso ao trabalho duro ou para tentar ganhar algum dinheiro com o mnimo de esforo?
37 As anlises tericas em que se baseia esta crtica foram

38 Esse ponto desenvolvido em BOURDIEU, 1977,

plenamente desenvolvidas em BOURDIEU, 1963, especialmente p. 307-312 e p. 350-360.

cap. 1 (nota de Ethnography).


39 Aos olhos do campons, a Socit Algrienne de

55

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


relao com o burocrata institudo pela autoridade central, percebido como um estrangeiro, um homem da cidade ou um intruso, , para os antigos trabalhadores agrrios, a ocasio para atualizar a relao que mantinham com o colono ou, melhor, com os engenheiros agrnomos da CAPER ou das SCAPCOs. que, aos olhos do campons, a posse da terra permanece abstrata e fictcia se no se concretiza como domnio da terra, quer dizer, como liberdade para organizar soberanamente todos os momentos da atividade agrcola, da produo comercializao40. As limitaes de poder e as interferncias alteram o sentimento de posse e o levam, incerto da sua relao com a terra que cultiva, a comportar-se como no passado, como um simples assalariado; ou ento, mesmo se todas as garantias lhe so dadas, ele tem a sensao de estar sendo roubado, menos nos seus rendimentos e lucros e mais nos seus direitos de proprietrio41. Em suma, o socialismo libertrio arrisca-se a atingir fins opostos queles que persegue explicitamente e a restituir os camponeses condio de trabalhadores to pouco empenhados quanto possvel em um trabalho cuja organizao abandonam a outros e de que apenas esperam um salrio regular. A deciso que padroniza os salrios em 7 francos ao dia, quaisquer que sejam a quantidade e a qualidade do trabalho prestado, s pode agir na mesma direo. De fato, os camponeses so suficientemente versados na prtica do clculo econmico para medir espontaneamente a quantidade do trabalho fornecido (segundo a sua qualidade) em relao remunerao recebida: sabe-se que em muitos lugares os operrios, outrora pagos por tarefa, reduziram a sua produo proporcionalmente reduo do seu salrio; sabe-se tambm que o nivelamento dos salrios, apesar das diferenas de qualificao, suscita resistncias. E ser suficiente apresentar o salrio dirio como um adiantamento do lucro para que os membros do comit de gesto se interessem pelo projeto coletivo? Com efeito, pedir ao campons que adote em relao atividade agrcola uma atitude que lhe tambm to pouco familiar quanto possvel; o seu ceticismo, longe de exprimir somente sua desconfiana diante do Estado, encarnado pelo diretor, constitutivo da sua atitude em relao ao futuro. Mais ainda, como se pode exigir dele, sem uma longa educao prvia, que compreenda e manipule noes to complexas e to profundamente estranhas sua tradio cultural como as de cooperao e de lucro coletivo42, que saiba distinguir entre custos operacionais, investimentos na agricultura coletiva e os investimentos de interesse comum, ou mesmo, mais simplesmente, entre a renda obtida pela venda das colheitas e o lucro lquido?

Prvoyance encarna o passado colonial: entre outras coisas, uma poltica de crdito rural mal adaptada tinha feito com que ela aparecesse freqentemente como uma reencarnao da usura tradicional. Estava portanto predisposta a desempenhar o papel de bode expiatrio. Sua funo atual no pode seno reforar essa imagem: encarregada de armazenar as colheitas, de vend-las, de repartir os lucros, de organizar o uso dos equipamentos agrcolas e dos crditos, ela usurpa constantemente aquilo que os camponeses consideram ser suas prerrogativas.
40 Se a comercializao dos produtos suscita tantas resis-

42 No vale de Soummami, uma cooperativa substituiu os

tncias, talvez porque sua venda no mercado um dos direitos mais exclusivos do dono da terra, geralmente o mais velho. tambm porque ela objeto de atitudes contraditrias, o campons hesitando entre a nostalgia da produo para o consumo familiar e a busca do lucro; e, tambm, claro, porque esta operao facilmente propicia pretextos para toda sorte de desconfiana.
41 Entre os camponeses da CAPER, a questo era sempre

a mesma: Quem o dono desta terra? Os constrangimentos que pesavam sobre eles, quer se tratasse da escolha das culturas, das formas de cultivo ou da comercializao dos produtos, apareciam-lhes como uma negao incontestvel das declaraes segundo as quais eram eles os proprietrios da terra.

empresrios que costumavam manipular a compra de figos dos produtores. Como o preo de compra s devia ser fixado aps determinado o lucro lquido, os camponeses s recebiam um adiantamento por conta do valor da sua produo. Contudo, na ausncia de uma campanha de informao, a kubiratif era tida como um comerciante entre outros ou, melhor, como um comerciante oficial dotado do apoio da repartio pblica (local), o que suscitava certa desconfiana. Mas a confuso ser melhor avaliada se se souber que a cooperativa era constituda por antigos comerciantes de figo: nestas condies, como os camponeses aceitariam vender sua produo sem antes passarem pelo regateio tradicional, sem terem promovido a concorrncia entre compradores, sem, sobretudo, terem fixado de uma vez por todas o preo do quintal de figos e sem estarem seguros de receber imediatamente o dinheiro da venda do produto? Compreende-se que tenham sido poucos os camponeses que negociaram a sua produo com a cooperativa, e que todos os outros tenham preferido vend-la a compradores clandestinos que pagavam 80 francos o quintal.

56

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


Confrontado com o teste da realidade, esse sistema, inspirado em uma ideologia populista, est se convertendo em seu oposto, uma organizao autoritria. A autogesto est gradualmente e de forma muito lgica sendo substituda por aquilo que os juristas romanos chamavam de negotiorum gestio: o tutor, isto , o Estado, na pessoa do diretor, do administrador ou da SAP, age no lugar do pupilo, que no saiu ainda da menoridade. Seu poder est limititado obrigao de prestar contas. E pode-se perguntar se a desconfiana camponesa, que tanto evocam os crticos, no ser afinal a resposta a uma desconfiana inconfessada em relao ao campons real, desconfiana que se dissimula sob a aparncia da generosidade e do respeito em relao ao campons fictcio e, podese dizer, ideal. Os partidrios do socialismo autoritrio podem encontrar os seus melhores argumentos na constatao das contradies que a autogesto engendra: tratar explcita e deliberadamente os trabalhadores como simples assalariados, totalmente excludos da gesto e da partilha dos lucros, , pelo menos, poupar-se das ambigidades ou da m f das eleies orientadas ou dos conflitos e tenses entre os representantes eleitos dos trabalhadores e os burocratas; , neste mesmo sentido, ganhar em rendimento e rentabilidade, como a experincia tem mostrado em muitos casos. Alm disso, da mesma maneira que se pode argumentar, em defesa da autogesto, que ela visa satisfazer a aspirao muito viva dos camponeses para cultivar as terras retomadas dos colonos como suas terras, tambm os partidrios do socialismo autoritrio podem justificar-se com o fato de que os camponeses descamponeisados aspiram segurana que lhes dada por um salrio regular e pela condio de operrios-camponeses. Sem dvida que esse tipo de organizao tem o mrito de apresentar-se por aquilo que ; mas ela no tender a substituir pura e simplesmente o colono por uma burocracia estatal? Que benefcio duradouro tero tido os antigos trabalhadores agrcolas com a independncia, seno o de poder persuadir-se de que aceitam os seus baixos salrios por um sacrifcio gratuito e em nome da revoluo? Dever surpreender que eles permaneam surdos em relao exaltao da conscincia socialista? Que, comportando-se como simples assalariados movidos unicamente pela maximizao do lucro, meam o seu esforo pelo rendimento monetrio que dele retiram e que, na sua luta velada contra o Estado-patro, usem as armas tradicionais do subproletariado, a esperteza ou mesmo a fraude43? Seria um exagero dizer que a pequena-burguesia letrada usa cinicamente a linguagem revolucionria como um instrumento de explorao. Contudo, no h dvida de que o socialismo autoritrio, isto , centralizado e burocrtico, para o qual tendem, por uma escolha explcita, ou pela fora das coisas, as diferentes experincias argelinas, no pode seno servir aos interesses dessa pequena-burguesia que tem interesse na burocratizao, dando uma justificao tcnica e ideolgica sua autoridade e aos seus privilgios e colocando-a ao abrigo das exigncias impacientes e freqentemente incoerentes dos subproletrios dos campos e das cidades. Mas, alm disso, se sabido que o rendimento individual mdio dos agricultores era, em 1960, de 160 francos por ms, e o dos assalariados agrcolas, de 132 francos (para o conjunto da Arglia) e, mais precisamente, que 87,1% dos agricultores e 89,4% dos trabalhadores agrcolas tinham um rendimento mensal inferior a 200 francos, vse claramente que, com os seus 7 francos por dia (210 francos por ms) aos quais se acrescentam os abonos e, eventualmente, uma parte dos lucros, os fellahin das propriedades em regime de autogesto no podem deixar de parecer privilegiados aos olhos dos trabalhadores eventuais, dos khamns , dos pequenos camponeses subempregados e da massa dos indivduos parcial ou supostamente ocupados. Para todos aqueles que no obtiveram da independncia aquilo que dela esperavam, a saber, a terra, a decepo j grande; do mesmo modo, a tenso no pode deixar de aumentar entre os privilegiados dos domnios autogeridos e os trabalhadores sazonais, excludos de certo nmero de vantagens econmicas e polticas (por exemplo, a eleio de deputados). Assim, ainda que a aposta econmica e poltica nas experincias de autogesto seja imensa, visto que dela depende o futuro da agricultura moderna e a possibilidade de inventar uma organizao simultaneamente justa e eficaz das relaes de produo, o setor autogerido no deve e no pode ser considerado como um mundo parte. Deixar instaurar-se uma disparidade demasiado marcada entre uma agricultura rica, assegu43 O que vale, evidentemente, para todos os comits de gesto, onde, devido ingerncia da burocracia, a participao dos trabalhadores fraca.

57

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


rando rendimentos regulares e relativamente elevados a uma minoria de trabalhadores permanentes, e a grande massa da populao rural, perpetuar, sob uma outra forma, a contradio que paira sobre a sociedade colonial e acelerar a descamponeizao, fazendo aparecer como inscrita na natureza das coisas a dualidade de dois tipos de agricultura e acabando por convencer os fellahin situados nas margens das terras ricas que esto irremediavelmente condenados economia de subsistncia e ao tradicionalismo do desespero. X. O EDUCADOR E O BUROCRATA Mas, no fim das contas, em que medida os objetivos de uma poltica racional so compatveis com os fins contraditrios que o campons argelino traz consigo em estado virtual? Por razes ao mesmo tempo polticas e econmicas, uma ao racional deve conciliar meios e fins que podem estar em contradio sem serem intrinsecamente incompatveis: em primeiro lugar, a interveno da autoridade central parece indispensvel e, de qualquer maneira, inevitvel, seja ela cumprida por meio de uma burocracia, seja por meio de um sindicato, de um partido ou de um corpo de tcnicos. Isso acontece porque, deixados por conta prpria, os camponeses assentados nas grandes propriedades abandonadas pelos colonos e, a fortiori, pelos demais, esto propensos a manterem-se fiis ao modo de produo mais tradicional, por falta de meios tcnicos e financeiros que, e eles sabem disso, constituem a condio necessria da modernizao e da racionalizao e tambm porque toda a sua atitude em relao ao mundo (ligada s suas condies de existncia pela mediao da conscincia que tm delas) e toda a sua tradio cultural tendem a fazer com que escolham maximizar a segurana, ainda que em detrimento do lucro, ao invs de maximizar o lucro em detrimento da segurana. No se viu, por exemplo, no vale de Soummam, camponeses organizados espontaneamente em comits de gesto dividir a propriedade de um colono em lotes capazes de alimentar uma famlia e cultivar a, segundo as tcnicas mais tradicionais, trigo, cevada e feijo, at a interveno da autoridade central44?
44 O tradicionalismo do campons, na sua forma tradicio-

A intromisso, entretanto, no pode limitar-se esfera econmica, visto que as escolhas econmicas so tambm, e antes de tudo, escolhas culturais. Encerrado na contradio, o campons no pode, fundamentalmente, ter uma representao adequada da sua condio e, menos ainda, das contradies dessa representao. Assim, cabe a uma elite revolucionria definir com ele (e no para ele) o que ele deve ser em uma e para uma ao orientada segundo uma teoria sistemtica e realista, quer dizer, levando em conta todos os aspectos, mesmo se contraditrios, do que ele realmente . Contudo, o meio requerido para o cumprimento dos fins econmicos e culturais, a saber, a interveno externa, no passvel de entrar em contradio com os prprios fins que este meio supostamente deve servir? Se verdade, como vimos, que o campons identifica a posse da terra, a condio da sua adeso, com a liberdade de fazer o seu trabalho como lhe convm, evidente que uma interferncia destinada a organizar e a estimular a atividade conforme os imperativos econmicos e culturais definidos anteriormente corre o risco de no contar com a participao dos camponeses. Isso quer dizer que se deve e se pode escolher? De fato, como realizar uma revoluo econmica e uma revoluo cultural sem a participao entusiasta das massas? No se trata, nos dois casos, de criar uma nova tica exaltando a produtividade e o esprito de sacrifcio? S uma ao educativa, inclusiva e total, pode ultrapassar as contradies sem as negar magicamente pela conciliao fictcia dos contrrios. Essa ao supe, em primeiro lugar, uma definio clara e realista dos fins perseguidos em suma, uma teoria sistemtica da realidade econmica e social, fundamento de um programa metdico e progressivo. Mas a tarefa de cada educador particular no pode deixar-se definir pela letra de um regulamento que prev todos os casos particulares: em uma situao revolucionria, o educador deve

nal ou na sua forma regressiva, e o ethos que lhe solidrio, no podem deixar de entrar em conflito com o esforo para

instaurar uma organizao racional da produo e das relaes de produo. Da resulta que a considerao da racionalidade econmica tanto quanto a exaltao revolucionria do esprito de sacrifcio levam necessariamente a combater a volta s tradies culturais mais enraizadas, como o esprito de cl ou o nepotismo, que constituem um obstculo gesto racional do empreendimento, provocando conflitos ou favorecendo o fechamento cada unidade econmica em si mesma.

58

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 41-60 JUN. 2006


criar, dia-a-dia, o contedo e a forma da sua ao prtica (quer dizer, de incitao e de organizao) e a sua formao prvia deve fornecer-lhe primordialmente os meios de operar essa criao contnua. A especificidade da ao educativa, na sua forma ideal, precisamente a de se adaptar s aptides e expectativas daqueles que procura elevar e transformar, portanto de conhec-los e respeit-los; de definir, em cada caso, um sistema de exigncias ajustadas a essas aptides e expectativas, assim como sua transformao sob a influncia da ao educativa; em suma, de impedirem-se de propor arbitrariamente exigncias definidas abstratamente para assuntos abstratos. Assim, a ao centralizada de uma burocracia rgida seria substituda por uma ao particularizada, porque diretamente adaptada a situaes particulares e a sujeitos particulares. no confronto permanente entre as expectativas dos camponeses e as exigncias das elites, responsveis pela determinao e pela realizao progressiva de fins racionais, que pode elaborar-se uma cultura autntica, sistema de modelos de comportamento econmico e social simultaneamente coerente e compatvel com as condies objetivas. Se as elites revolucionrias quiserem cumprir essa tarefa , seguramente, delas prprias que devero exigir tais virtudes excepcionais que, hoje, elas esperam dos camponeses e, muito freqentemente, apenas deles.

Pierre Bourdieu ocupou a cadeira de Sociologia no Collge de France, onde dirigiu tambm o Centro de Sociologia Europia e editou a revista Actes de la recherche en sciences sociales at sua morte, em 2002. Ele autor de vrios livros clssicos em Sociologia e Antropologia, incluindo La Reproduction: lments dune thorie du systme denseignement (com Jean-Claude Passeron; 1970), Esquisse dune theorie de la pratique (1972), La Distinction: critique sociale du jugement (1979), Ce que parler veut dire: conomie des changes linguistiques (1982) Homo Academicus (1984), La Noblesse dtat. Grandes coles et esprit de corps (1989) e Les rgles de lart: gense et structure du champ littraire (1992). Dentre seus estudos etnogrficos esto: Le dracinement: la crise de lagriculture traditionnelle en Algrie (com Adbelmalek Sayad, 1964), Algrie 60: structures conomiques et structures temporelles (1977), La misre du monde (1993) e Le Bal des clibataires: crise de la societ em Barn (2002). Abdelmalek Sayad, socilogo de origem cabila, foi Diretor de Estudos do Centre National de la Recherche Scientifique e pesquisador no Centro de Sociologia Europia at sua morte, em 1998. Ele foi um dos primeiros estudantes e colaboradores de Pierre Bourdieu na Arglia no final dos anos 1950 e devotou sua vida ao estudo histrico e antropolgico das migraes franco-argelinas e aos seus impactos em ambas as sociedades. Seus trabalhos mais importantes incluem: com Pierre Bourdieu: Le dracinement: la crise de lagriculture traditionnelle en Algrie (Paris: Minuit, 1964); Limmigration, ou les paradoxes de laltrit (De Boeck Universit, 1992); com Eliane Dupuy: Un Nanterre algrien, terre de bidonvilles (Paris: Autrement, 1998); Histoire et recherche identitaire suivi de Entretien avec Hassan Arfaoui (St.Denis: Bouchne, 2002); A imigrao ou os paradoxos da alteridade (So Paulo: USP, 1999) e La double absence. Des illusions de lmigr aux souffrances de limmigr (Paris: Seuil, 1999).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BASTIDE, R. 1960. Les religions africaines du Brsil. Vers une sociologie des interpntrations de civilisations. Paris: PUF. BENEDICT, R. 1934. Patterns of Culture. Boston: H. Mifflin. BOURDIEU, P. 1962. La hantise du chmage chez louvrier algrien. Proltariat et systme colonial. Sociologie du travail, n. 4, p. 313331. _____. 1963. La socit traditionnelle: attitude lgard du temps et conduite conomique. Sociologie du travail, n. 1, p. 24-44, jan.-mars. _____. 1973. The Algerian Subproletariate. In: ZARTMAN, I. W. (ed.). Man, State, and Society in the Contemporary Maghrib. London: Pall Mall. _____. 1977. Algrie 60, structures conomiques et structures temporelles. Paris: Minuit. BOURDIEU, P.; DARBEL, A.; RIVET, J.-P. & SEIBEL, C. 1963. Travail et travailleurs en

59

A DOMINAO COLONIAL E O SABIR CULTURAL


Algrie. Paris: Mouton. CHEVALIER, R. 1961. La centuriation et les problmes de la colonisation romaine. tudes rurales, n. 3, p. 54-80, aot-dc. DARBEL, A. 1960. La consommation des familles en Algrie. Paris: PUF. DE BROGLIE , A. 1860. Une rforme administrative en Algrie. Paris: Pas de la M. GURIN, D. 1963. Algrie: lautogestion menace. France-Observateur, Paris, n. 19, dc. ISNARD, M. H. 1960. Structures de lagriculture musulmane en Algrie la veille de linsurrection. Mditerrane, n. 2-3, p. 49-59, avr.-sept. JACOB, A. 1961. Fin dune guerre dAlgrie. tudes mditerranennes , n. 9, p. 33-34, automne. LACHERAF, M. 1960. Constances politiques et militaires dans les guerres coloniales dAlgrie (18301960). Les Temps Modernes, n. 177, p. 727-800, dc. LVI-STRAUSS, C. 1955. Tristes tropiques. Paris: Plon. MATHIAS, G. 1998. Les Sections Administratives Spcialises en Algrie. Entre idal et ralit (1955-1962). Paris: Harmattan. NOUSCHI , A. 1962. La naissance du nationalisme algrien. Paris: Minuit. SLNA. 1950. LAlgrie du demi-sicle. Argel: Services de Liaisons Nord-Africaines. TALBO-BERNIGAUD, J.-P. 1960. Les zones interdites. Les Temps Modernes, n. 177, p. 709726, dc. VAISSIRE, C. 1863. Les Ouled Rechach. Argel: mimeo. VIDAL-NAQUET, P. 1961. La raison dtat. Paris: Minuit.

OUTRAS FONTES JORF ( Journal Officiel de la Rpublique Franaise). 1961. dition des documents administratifs. Paris, v. 8, n. 8, mars.

60

ABSTRACTS

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 133-135 JUN. 2006

COLONIAL RULE AND CULTURAL SABIR Pierre Bourdieu (Collge de France) and Abdelmalek Sayad (Centre national de la recherche scientifique, Paris, France) The French policy of resettlement of Algerian peasants, designed to undercut popular support for the nationalist war of liberation (195462), led to the displacement of one-fourth of the indigenous population of Algeria in 1960. By disciplining space and rigidly reorganizing the life of the fellahin under the sign of the uniform, the French military hoped to tame a people, but it only completed what early colonial policy and the generalization of monetary exchanges had started: the depeasantization of agrarian communities stripped of the social and cultural means to make sense of their present and get hold of their future. War thus accomplished the latent intention of colonial policy, which is to disintegrate the indigenous social order in order to subordinate it, whether it be under the banner of segregation or assimilation. But imperial domination also produces a new type of subject containing within himself or herself the contradictions born of the clash of civilizations: the patterns of behavior and economic ethos imported by colonization coexist inside of the exiled Algerian peasant with those inherited from ancestral tradition, fostering antinomic conducts, expectations, and aspirations. This double-sidedness of objective and subjective reality threatened to undermine the efforts to socialize agriculture after independence, as the logic of decolonization inclined the educated petty bourgeoisie of bureaucrats to magically deny the contradictions of reality as shameful ghosts of a dead colonial past. KEYWORDS: colonialism; war; peasantry; uprooting; French imperialism; Kabyle culture; Algeria. * * *

133

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 139-141 JUN. 2006 RSUMS LA DOMINATION COLONIAL ET LE SABIR CULTUREL Pierre Bourdieu (Collge de France) et Abdelmalek Sayad (Centre national de la recherche scientifique, Paris, France) La politique franaise de regrupement des paysans algriens, mise en oeuvre pour miner lappui populaire la guerre de libration nationale (1954-1962), a provoqu le dplacement dun quart de la population native de lAlgrie en 1960. En disciplinant lespace et en amnageant rigoureusement la vie des fellahin, les militaires franais espraient dominer un peuple, mais cela na fait quachever ce que la premire politique coloniale et la gnralisation des changes montaires avaient dj entrepris : la dpaysannisation de communauts agraires dpouilles de tous les moyens sociaux et culturels qui donnaient du sens leur prsent et qui rglaient leur futur. Ainsi, la guerre a accompli lintention secrte de la politique coloniale : la dsintgration de lordre social local dont lobjectif tait de le soumettre, soit sous le drapeau de la sgrgation, soit sous le drapeau de lassimilation. Mais la domination impriale produit aussi un nouvel sujet qui porte les contraditions issues du choc des civilisations : les modles de comportement et dethos conomique imports par la colonisation et ceux hrits de la tradition ancestrale cohabitant chez le paysan algrien exhil, ce qui fait natre des attitudes, des attentes et des aspirations antinomiques. Cette double dimension de la ralit, objective et subjective, menaait miner les efforts de socialisation de lagriculture aprs lindpendance, tandis que la logique de la dcolonisation amenait la petite bourgeoisie lettre des bureaucrates nier par magie les contradictions de la ralit comme des fantasmes honteux dun pass colonial mort. MOTS-CLS : colonialisme; guerre; paysannat; dracinement; imprialisme franais; culture kabyle; Algrie. * * *

139

You might also like