You are on page 1of 5

Apresentao ANALISADOR DIGITAL DE CONTROLE REMOTO

O Analisador Digital de Controle Remoto (ADCR) o equipamento mais completo da categoria. Fornece todas as informaes sobre o controle remoto que for acionado prximo ao painel. Com as informaes fornecidas pelo ADCR possvel: - Verificar se uma cpia ficou exatamente igual ao original; - Verificar a compatibilidade entre modelos diferentes de controle remoto com total segurana, podendo optar entre diversos fabricantes e modelos; - Fazer copias de controle remoto com muito mais rapidez e sem risco de erros; - Obter o maximo de alcance do controle remoto atraves da sintonia correta e precisa.

ADCR

Qualidade:
A VTE busca sempre a satisfao do usurio e a superao das expectativas. Cada equipamento produzido pela VTE e testado e aferido individualmente utilizando equipamentos de alta preciso. Assim podemos garantir a qualidade e preciso de todos os nossos produtos.

Operao:

PARA CONTROLE REMOTO POR RADIOFREQUNCIA

- Para ligar o ADCR, pressionar momentaneamente a tecla. - Para desligar, manter a tecla pressionada at aparecer mensagem DESLIGANDO. - Para alternar entre os modos de medio pressione brevemente a tecla e libere.
2

Efetuando a Medio da Freqncia:


Segure o controle remoto a uma distncia de 1 a 10 cm do painel do ADCR com uma das teclas do controle pressionada. Enquanto o sinal do controle remoto estiver sendo capturado uma seqncia de setas vo acendendo no display, de esquerda para a direita conforme o desenho abaixo.
Obs.: normal a freqncia ficar variando os dois ltimos dgitos 1a10cm durante a medio e isto no significa que est medindo errado, pois a maioria dos controles remotos no tem a freqncia estabilizada.

variaes que ocorrem com a mudana de temperatura, podem fazer com que o controle no seja aceito pelo receptor. Veja mais sobre Taxa de Bits na pgina 6.

Tela tipica da medio da taxa de bits.

Identificador de Chip e Cdigo:


Vista dos pinos do chip olhando pelo lado da solda. Com este novo recurso o ADCR identifica o codificador utilizado e mostra o cdigo do controle remoto, para os codificadores de cdigo fixo como 6P20B mostrado em hexadecimal, permitindo verificar se o cdigo muda de acordo com a tecla pressionada (funes diferentes). As letras em cada pino indicam a situao do mesmo. P = Ligado ao positivo da pilha. N = Ligado ao negativo da pilha. A = No ligado a nada (trilha cortada). Aps a identificao do chip mostrado uma segunda tela com uma lista decodificadores idnticos ou compatveis. Um controle remoto ser sempre compatvel com outro quando coincidir o chip identificado, a taxa de bits e a frequncia.
4

Frequncia em megahertz. Indicao que est recebendo o sinal do controle remoto. Situao de carga da bateria em barra grfica. Situao de carga da bateria em percentual.

Efetuando a Medio da Taxa de Bits:


Mude o modo de medio para taxa de bits com um breve toque na tecla do ADCR. Acione o controle a uma distncia de at 10 cm do painel do ADCR, o display mostrar a taxa de bits atual do controle. Esta taxa determinada por um resistor ou resistor + capacitor conectados ao codificador e podem mudar de um fabricante para outro, sendo importante a sua medio para verificar a compatibilidade entre modelos diferentes ou identificar defeitos. A maioria dos receptores aceitam variaes de at 30%, devendo ser evitado os extremos, devido as
3

Ateno:
Alguns fabricantes de controle remoto iniciam a numerao dos pinos pelo 0 (zero). O ADCR sempre mostra o chip comeando pelo pino 1 e visto pelo lado da solda.

Tambm pode ser utilizado baterias recarregveis, mas neste caso a indicao de carga no ser real. Quando a bateria no tiver mais carga suficiente para uma medio correta o display mostrar uma mensagem pedindo para trocar a bateria e, aps isto, o FR1 se desligar.

Visto pelo lado da solda (ADCR)

Desligamento Automtico:
Para economizar bateria, o ADCR se desliga automaticamente 45 segundos aps a ltima medio efetuada.

Vista dos pinos do chip olhando pelo lado da solda.

18

10

Exemplo: Chip com 18 pinos.

Visto pelo lado dos componentes: 18 10

Informaes Importantes sobre Controles Remotos:


Quanto a estabilidade de freqncia, existem dois tipos de controles remotos. Os modelos estabilizados utilizam um componente eletrnico chamado SAW que mantm o controle remoto na freqncia correta com um desvio tpico mximo de 0,30MHz, estes modelos no permitem alterao de freqncia. Os modelos no estabilizados que so a grande maioria padecem de um problema comum a todos eles, variando a intensidade para cada fabricante e modelo. Dependendo da forma como for segurado para acion-lo, a freqncia se altera, com tendncia a cair conforme envolvido com a mo e ao se aproximar o controle de objetos metlicos ou de uma placa de circuito impresso como a que tem dentro do ADCR, a freqncia sobe. Este efeito observado claramente aproximando uma moeda da parte traseira do controle. Taxa de BITS: Todo controle remoto tem um circuito integrado responsvel por gerar o cdigo que ser transmitido por
6

Exemplo: Chip com 18 pinos.

Informao da Carga de Bateria:


O ADCR indica de forma grfica e em percentual o nvel de carga da bateria, permitindo o uso de toda a carga, sem risco de erros na medio. Indicao de que a carga da bateria chegou ao fim, mas ainda continua a medir com total preciso. Indica que no h mais carga para uma medio precisa, aps mostrar esta imagem o equipamento desligado.
5

Desligamento Automtico:
Para economizar bateria, o ADCR se desliga automaticamente 45 segundos aps a ltima medio efetuada.

Informaes Importantes sobre Controles Remotos:


Quanto a estabilidade de freqncia, existem dois tipos de controles remotos. Os modelos estabilizados utilizam um componente eletrnico chamado SAW que mantm o controle remoto na freqncia correta com um desvio tpico mximo de 0,30MHz, estes modelos no permitem alterao de freqncia. Os modelos no estabilizados que so a grande maioria padecem de um problema comum a todos eles, variando a intensidade para cada fabricante e modelo. Dependendo da forma como for segurado para acion-lo, a freqncia se altera, com tendncia a cair conforme envolvido com a mo e ao se aproximar o controle de objetos metlicos ou de uma placa de circuito impresso como a que tem dentro do ADCR, a freqncia sobe. Este efeito observado claramente aproximando uma moeda da parte traseira do controle. Taxa de BITS: Todo controle remoto tem um circuito integrado responsvel por gerar o cdigo que ser transmitido por RF (Radiofreqncia), este cdigo enviado serialmente, como uma comunicao em cdigo Morse usado nos antigos telgrafos. Assim como os telegrafistas podiam transmitir os cdigos de forma mais rpida ou mais lenta, estes circuitos integrados ( MC145026, HT6026, M1E-N, HT-12E, HT6P20B, etc.) tambm podem variar a velocidade com
7

alterado o valor de um resistor, tambm deve ser modificado o valor do outro, neste caso fica mais prtico fazer a correo mudando apenas o valor do capacitor. M1E-N e HT12-E: O resistor entre os pinos 15 e 16 determina a taxa de bits. HT6P20B: A taxa de bits determinada pelo resistor entre os pinos 4 e 5. Obs. Se precisar de informaes sobre outros tipos de e nc o ud e rs e s c re v a pa ra o s eg u i nt e e -m ai l :

Caractersticas Tcnicas:
Alimentao: Consumo: Erro tpico de medio: Erro mximo em toda a faixa: Temperatura de operao: Estabilidade trmica: Bateria 9V (6F22) 12mA 0,01MHz 0,0003% 0 C a 40 C +/- 20ppm.

Verificando a Freqncia do Receptor com uma Moeda:


Mova lentamente a moeda enquanto vai se afastando e acionando o controle at obter a mxima distncia de funcionamento. A freqncia ir aumentar conforme a moeda se aproxima da antena interna do controle. Sem mexer na posio da moeda, aproxime do ADCR e anote a freqncia real do receptor. Sintonize todos os controles nesta freqncia para obter o mximo alcance.

Lado traseiro do controle remoto.

Certificado e Normas de Garantia


1. O produto no dever possuir dano fsico de qualquer natureza, por conseguinte, orientamos verificar a mercadoria ao retirar ou receber por transportadora (neste ltimo comunicar imediatamente a VTE). 2. Se for constatado que o equipamento foi aberto por pessoas no autorizada, a garantia cancelada. 3. Os produtos recebidos na empresa, tero um prazo de 48 horas para soluo do problema apresentado. 4. A garantia cobre somente defeitos de fabricao e componentes; se por ventura for constatado descaracterizao de garantia (mau uso, quedas ou vazamento de bateria por longos perodos sem uso) a VTE Tecnologia Eletrnica realizar um oramento de peas e servios a serem utilizados e comunicar o cliente. 5. A garantia de Balco, ou seja, no est incluso valor de transporte do produto e/ou deslocamento tcnico. 6. Durante o prazo de 30 dias a contar da data da Nota Fiscal de venda o transporte referente ao retorno da mercadoria para conserto ser pago pela VTE Tecnologia Eletrnica. Obs.: - No ser dado garantia em para produtos que no estejam de acordo com clausulas acima. - Os prazos de devoluo so contados a partir da chegada do produto na VTE. Prazo de Garantia: 2 Nota Fiscal: Nome Revenda: Data: / / N Srie:
9

(dois) anos.

VTE Indstria e Comrcio de Equipamentos Eletrnicos Ltda.


Canoas - RS - CNPJ: 08.108.887/0001-48 Fone: (51) 3472.9665 www.vtetecnologia.com.br suporte@vtetecnologia.com.br

You might also like