You are on page 1of 2

FILOSOFIA DA ESTTICA

Conceito de Esttica. A beleza O termo esttica, de origem grega, corresponderia etimologicamente teoria sobre a natureza da percepo sensvel. Do ponto de vista da perspectiva filosfica, a primeira reflexo, racionalmente fundada sobre este tema, foi a de Scrates, no sculo V a.C., exposta por Xenofonte, na sua obra Memorabilia (Recordaes). Um outro problema, discutido por Scrates e Plato era se a emoo esttica no seria uma simples modalidade de prazer. Com respeito primeira questo, Plato, discpulo e porta voz de Scrates, desconfiava das artes representativas, achando-as incentivadoras das paixes. Isto levou-o a antecipar uma outra controvrsia de nossos dias: a distino entre a arte representativa e a beleza pura ou formal, quer da arte, quer da natureza. A msica, a poesia, as artes plsticas, o drama so artes representativas, isto , so imitaes de algo ou expresses de sentimentos e emoes, anseios e aes humanas e, como tais, boas ou ms, devendo, por isto, ser controladas por censores, mais prudentes que artistas. A partir de Aristteles e durante toda a Idade Mdia europeia, a essncia da beleza e da arte estava na imitao das coisas reais. Aristteles, na sua Potica, tratando sobretudo da tragdia, levou a significao do termo imitao at ser quase sinnimo de simbolismo, ou mesmo de expressividade. O teatro, para ele, deve representar, de modo geral, aquelas aes dignas, que podero trazer maior e melhor esclarecimento vida humana. Para o monge medieval Toms de Aquino, a beleza deve ter trs requisitos: perfeio ou integridade, devida proporo ou harmonia e clareza pela qual manifesta facilmente seu esplendor. O belo e o bom so, para ele, inseparveis: distinguem-se apenas em que o primeiro satisfaz mente e o segundo ao desejo. Por sua vez, Kant, na sua Crtica do Juzo, parte I (1790), estabelece que a experincia esttica no de ordem cognoscitiva, pois no traz nenhuma espcie de conhecimento histrico, cientfico ou filosfico. Sustenta, dentre outras consideraes, que na experincia esttica h uma harmonia da imaginao e do entendimento, que permite unificar os variados estmulos sensoriais, em torno de uma ideia-emoo ou de um objeto. Considera-se fundamental a obra de Alexander Gottlieb Baumgarten Esttica -, publicada em 1750, a partir da qual o conceito desse ramo da Filosofia vem-se delimitando, at referirse reflexo e pesquisa sobre a natureza da experincia ou da percepo do belo e de seus problemas e objetos afins, como categorias de valores. Dentre todas as teorias filosficas do belo, h alguns pontos que so comuns, desde Scrates at os nossos dias. Sob a tica cientfica, o fenmeno esttico considerado natural e por conseguinte sujeito investigao por meio do mtodo emprico-indutivo, com a preocupao em torno do estudo, coordenao e interpretao de fatos e teorias, quer se refiram s obras de arte, que experincia esttica e criao de tais obras (Antnio Xavier Teles). Abrangncia da Esttica Em sentido lato, a Esttica abrange o estudo do belo, do ponto de vista das artes em

geral, pintura, escultura, assim como da msica e da literatura, com projees no campo da Psicologia, do Direito, da Sociologia, Engenharia, Arquitetura, Urbanismo, e outros ramos do saber. Noutra parte da presente obra, ao tratar da Filosofia da Arte e Filosofia dos Meios de Comunicao Social, focalizamos diversos aspectos relacionados Esttica. Proteo legal das criaes de obras de natureza esttica.

A lei assegura aos autores, o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, no campo da literatura em geral, msica, escultura, pintura (art. 5, XXVII, da Carta Poltica de 1988; Lei n 5.988, de 14.12.1973 e Lei n9.610, de 19.02.1998). Dano esttico. Reparao Civil O denominado dano esttico diz respeito s leses fisionmicas ou corporais, de modo geral, suportadas pela vtima, em consequncia de acidente profissional de transporte, de agresso fsica ou de ato cirrgico, resultando em deformidade. Esse tipo de dano se insere na categoria do dano moral, suscetvel de ressarcimento, com base no disposto no art. 1.538, 1 e 2, do Cdigo Civil, como lembramos noutro trabalho (Responsabilidade Civil no Direito Brasileiro, PP. 87 e segs), correspondendo ao art. 949 do novo Cdigo Civil (Lei n 10.406, de 10.01.2002). Como notrio, o mau aspecto, as deformidades e deficincias fsicas constituem fatores negativos ao convvio social, ao exerccio de profisses, ao casamento, e assim por diante. A propsito, afirmou Scheer, a boa aparncia a melhor das cartas de recomendao )apud, F. Aguiar Dias, Da Responsabilidade Civil, vol. II, p. 783) O pedido de reparao civil por dano esttico pauta-se mutatis mutandisi , pelos princpios que expusemos na presente obra, quanto tratamos do dano moral.

You might also like