You are on page 1of 4

1

FACULDADE CATLICA SALESIANA DO ESPRITO SANTO

NILTON SILVA DOS SANTOS

CONTRIBUIES DA PSICOLOGIA SOCIAL NA INTERVENO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS USURIOS DA ASSISTNCIA

VITRIA 2013

NILTON SILVA DOS SANTOS

CONTRIBUIES DA PSICOLOGIA SOCIAL NA INTERVENO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS USURIOS DA ASSISTNCIA
Trabalho apresentado professora Alexandre Aranzedo, na disciplina de Psicologia Social, do curso de Servio Social, 3 perodo matutino como requisito parcial para aprovao no semestre.

VITRIA 2013

CONTRIBUIES DA PSICOLOGIA SOCIAL NA INTERVENO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS USURIOS DA ASSISTNCIA Durante o estudo compreendemos que o homem um ser em constante movimento que se transforma de acordo com os acontecimentos de sua vida. Entendemos que esta transformao influenciada pelo seu meio, ou seja, por tudo que acontece ao seu redor, famlia, escola, amigos e at mesmo pessoas contrrias a esse individuo. Ningum nasce bom ou ruim, mocinho ou bandido, mas que existe todo um processo histrico at chegar naquele determinado ponto. Durante sua vida o individuo vai construindo sua identidade e essa identidade vai se transformando de acordo com as novas informaes que esse indivduo vai recebendo. Todo seu modo de pensar, agir, falar, andar, ver o mundo, ou seja, toda sua subjetividade fruto de seu convvio social. Portanto necessrio que o assistente social conhea a histria do seu usurio para que possa fazer uma interveno adequada. a que entra todos os conceitos adquiridos durante o estudo que estamos fazendo sobre a Psicologia Social, pois a rea da psicologia que estuda o homem social. O homem um ser social que influenciado por este contato com o mundo externo desde o momento que nasce at o momento que morre. Levamos conosco caractersticas de nossa famlia, da escola, dos amigos e vizinhos e de todos que passam por nossa vida. Por isso que ao tratar de qualquer expresso da questo social na vida de um determinado individuo necessrio que o assistente social faa uma analise de toda a histria de vida deste individuo, pois provavelmente o assistente encontrar em sua histria os motivos que levaram a criar aquela determinada identidade. Atravs do estudo da Psicologia Social o assistente social aprende que necessrio antes de fazer qualquer interveno e tomar qualquer deciso necessrio conhecer mais de perto o individuo, sua identidade, suas subjetividades e o que o levou a chegar naquele ponto. E aps esta anlise, o assistente poder contribuir para que o indivduo compreenda que essa histria de que nasceu assim e vai morrer assim mito, que a pessoa que ele , foi se desenvolvendo e que ele continua em constante movimento, ou seja, que continua em transformao e, portanto, ele pode se transformar, que pode mudar suas atitudes, sua viso de mundo, suas subjetividades. No entanto necessrio ressaltar que o assistente tem o papel apenas de fazer o individuo refletir sobre sua condio social, refletir sobre sua identidade e sobre sua histria, de como essa identidade foi construda e como ela

pode ser transformada para um melhor desenvolvimento deste indivduo. Acredito que este conhecimento do home como ser social, que constri e transforma sua histria de acordo com o que vivencia contribuir muito para que o assistente social faa uma interveno correta, pois, necessrio conhecer o individuo para que possa ajuda-lo a transformar-se se necessrio for. Conhecendo sua subjetividade o assistente entender melhor sua realidade e poder intervir de forma mais objetiva e produtiva na vida deste individuo.

You might also like