You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES PROGRAMA DE PS-GRADUAO LATO SENSU DOCNCIA DO ENSINO MDIO E SUPERIOR

SNTESE DOS TEXTOS

Montes Claros MG 2013

EDSON LUS GONALVES PINHEIRO

SNTESE DOS TEXTOS

Trabalho apresentado junto ao Programa de Ps-Graduao Lato Sensu em Docncia no Ensino Bsico e Superior, da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES.

Montes Claros MG 2013

INDAGAES SOBRE CURRCULO CURRCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

O texto em apreciao trata-se dos relatso de compreenses afetas ao currculo escolar, e prope uma discusso sobre o papel do currculo, bem como a sua gnese, a sua vocao e influncia na formao do agente transformador da sociedade em que vive. O texto alerta-nos para o fato de que o elaborador do currculo deve considerar o binmio espao-temporal como um dos orientadores para a sua concepo, pois imprescindvel que ele contenha elementos afetos ao comportamento de uma determinada sociedade localizada naquele ambiente, bem como levar em considerao as regras de convvio social, a moral, os costumes, os elementos e influncias polticas, sem desprezar ainda a cultura reinante naquele espao. Faz-se mister observar que o pblico ao qual o currculo estar direcionado oriunda da sociedade, e, essa por sua vez tem o seu desenvolvimento calcado no dinamismo, tambm assim deve ser o currculo, uma vez que no trata-se de um fim em si mesmo, mas de um instrumento que deve acompanhar a evoluo social, ou seja, um currculo para atender a sua vocao educacional no pode apresentar caractersticas estratificadas, deve estar sempre em construo. Foi proposta ainda a anlise de alguns temas como Currculo e Desenvolvimento Humano; Currculo, Conhecimento e Cultura; Diversidade e Currculo; Currculo e Avaliao; Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currculo. Tudo convergindo para o esforo de humanizar as pessoas que passarem pela execuo desse currculo, visando oportunizar-las o crescimento, seja intelectual, social ou crtico.

CURRCULO E AVALIAO O texto Currculo e Avaliao traz como ideia central a necessidade de meditarmos sobre o papel da avaliao na atualidade, e elenca questionamentos importantes, como a utilizao da avaliao para estabelecer um ranking de sucesso, isso porque a cultura da conquista meritria vigente em nosso pas, criando assim castas intelectuais, valorizando aquele que detm conhecimentos (no levando em considerao s vezes a habilidade para aplicao desses) em detrimento daqueles que s vezes revelam dificuldades em expressar o seu conhecimento. No desenvolvimento do texto o autor revela duas modalidades de avaliao, sendo a formativa que ocorre durante o processo educacional, e a somativa que executada ao final do processo, com o intuito mensurar a eficincia desse. Discutiu-se ainda no texto qual a finalidade e a funo avaliao, tendo o autor sugerido que a finalidade consiste na promoo do crescimento pessoal do avaliado, e para o professor serve de ferramenta para planejar novos rumos didticos que oportunizem cada vez mais a humanizao do educando bem como o seu acesso ao conhecimento. Por outro lado o autor revela que a funo da avaliao limitou-se a um diagnstico que oportuniza ao professor verificar se o educando aprendeu ou no o contedo ministrado. Outra questo levantada o significado da avaliao para cada uma dos atores, sendo que para o professor a avaliao significa um meio de coero dos alunos, isso numa perspectiva genrica, por seu turno o aluno entende o momento da avaliao como o ensejo para garantir o seu status, no se preocupando com a qualidade das informaes recebidas, nem como aplicar o conhecimento ofertado para transformar a realidade em que vive. Por fim h no texto a sugesto para que adote-se a avaliao formativa como o melhor caminho para a edificao das pessoas, incutindo nelas no o mpeto de atingir notas altas nas avaliaes, mas sim, entenderem o valor das informaes ofertadas pelo currculo, despertando no educando a capacidade de reconhecer seus pontos frgeis e suas potencialidades.

DIVERSIDADE E CURRCULO Neste tema o autor desperta-nos para a necessidade de levar em considerao a diversidade quando da elaborao do currculo, elencando questionamentos relevantes como: Que indagaes a diversidade traz para o currculo? Como a questo da diversidade tem sido pensada nos diferentes espaos sociais, principalmente nos movimentos sociais? Como podemos lidar pedagogicamente com a diversidade? O que entendemos por diversidade? Que diversidade pretendemos que esteja contemplada no currculo das escolas e nas polticas de currculo? Tendo essas e outras indagaes como ponto de partida o autor nos remete reflexo de que o currculo no pode ser elaborado para acolher os anseios educacionais de um grupo delimitado, em detrimento dos demais alcanados por aquele currculo, ele deve ser inclusivo, humanizado, deve significar uma via de entendimento, conciliao, integrao, pois a sua execuo materializa a construo scio-educacional. Segundo Elvira de Souza Lima (2006, p.17), a diversidade norma da espcie humana: seres humanos so diversos em suas experincias culturais, so nicos em suas personalidades e so tambm diversos em suas formas de perceber o mundo. Diante de tal afirmao infere-se que o currculo deve recepcionar atividades e conhecimentos que atendam plenamente s carncias apresentadas pelos seus mltiplos destinatrios. Talvez seja o maior desafio da educao nesse sculo estabelecer um espao harmnico de desenvolvimento pessoal entre os complexos grupos diversificados de pessoas, como estmulo poder-se-ia tomar os ensinamentos de Boaventura de Souza Santos: " O universalismo que queremos hoje aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir da, surgem muitas diferenas que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza."

Este texto tem como objetivo destacar a importncia da diversidade no contexto escolar, enfatizando a necessidade de se reconhecer a existncia de uma pluralidade na construo do currculo. O reconhecimento da existncia da diversidade por parte do educador o ponto de partida para promoo de uma educao de qualidade, uma vez que, a educao de uma maneira geral um processo social. Apesar ser considerada de sob aparentemente pena de semelhantes os seres do humanos de apresentam diferenas significativas e para educao essa diversidade deve comprometimento processo ensino/aprendizagem. Como toda forma de diversidade hoje recebida na escola, h a demanda bvia, por um currculo que atenda a essa universalidade . Ao falarmos sobre a diversidade corremos o risco de discriminar os ditos diferentes.

CURRCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

O texto prioriza a discusso sobre a importncia de observar a perspectiva da concepo do currculo, devendo essa ser norteada pela promoo de uma educao de qualidade e democrtica, sobretudo multiculturalmente representada. Em seguida o autor oferece-nos alguns conceitos acerca do currculo, com a finalidade de contextualizar a sua criao, e denota em dado momento a definio de currculo como as experincias escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio s relaes sociais, e que contribuem para a construo das identidades de nossos/as estudantes. Posteriormente fez-se a distino entre currculo oculto, formal e real, identificando as caractersticas e influncias de cada uma das modalidades na constituio das relaes da comunidade escolar. O autor defende ainda que o currculo tenha como companheira a cultura, devendo essa ser indissocivel daquele, dessa forma a aprendizagem

significativa ter espao na vivncia escolar, e justamente a aprendizagem significativa que leva o aluno a interessar-se pelo contedo proposto, uma vez que oportunizar-se- reflexes sobre problemas que afligem o educando diretamente. Conforme o autor conhecimentos totalmente descontextualizados no permitem que se evidencie como os saberes e as prticas envolvem, necessariamente, questes de identidade social, interesses, relaes de poder e conflitos interpessoais. Conhecimentos totalmente descontextualizados desfavorecem, assim, um ensino mais reflexivo e uma aprendizagem mais significativa. (BARBOSA, 2007, P. 24). O autor indaga ainda a hierarquizao dos conhecimentos contemplados no currculo, destacando que alguns ramos do conhecimento tm destaque maior do que outros, sendo priorizadas as disciplinas cientficas em detrimento do conhecimento das artes e do corpo. Finalmente sugere-se no texto que o currculo seja compreendido numa dimenso mais ampla e democrtica, ou seja, que se expandam os contedos curriculares usuais, de modo a neles incluir alguns dos artefatos culturais que circundam o(a) aluno(a). A idia tornar o currculo um espao de crtica cultural (BARBOSA, 2007, p. 40).

You might also like