You are on page 1of 3

Belo Horizonte, Junho de 2013

Ao Excelentssimo Professor Glaucius Oliva - Presidente do CNPq

O Programa Cincias sem Fronteiras, programa que visa promover a consolidao, expanso e internacionalizao da cincia e tecnologia, da inovao e da competitividade brasileira por meio do intercmbio e da mobilidade internacional, segundo consta stio eletrnico do programa, contempla reas especficas das cincias tidas como responsveis pelo desenvolvimento tecnolgico do pas. Essa escolha feita pelo CNPq e pelo MEC est nitidamente inserida no cenrio de levar o Brasil a ocupar destaque internacional tambm em sua produo cientfica e uma escolha meritosa, pois a formao superior deve, em nossa nao, ter a mesma qualidade que em pases desenvolvidos. Esse projeto de nao, indiscutivelmente necessrio ao Brasil, est em consonncia ao atual desenvolvimento sciocultural-econmico do pas, alm de ser indispensvel para nossa soberania intelectual para as dcadas futuras.

A Geografia, rea atualmente inserida na grande rea Cincias Humanas, tem subreas eminentemente indispensveis internacionalizao da cincia e tecnologia e competitividade brasileira no cenrio internacional e no contemplada pelo programa em questo. Os pesquisadores dessa rea, especificamente os inseridos na Geografia Fsica, tem papel na inovao cientfica e na competitividade brasileiras no mbito das geotecnologias. Esse fato verificado ao observamos o papel desses pesquisadores e dos profissionais formados por eles em nvel de graduao e ps-graduao nos ltimos 20 anos.

Nesse contexto, apresentamos ao ilustre professor Glaucius Oliva e toda a equipe do Programa Cincias sem Fronteiras a importncia de contemplar a Geografia de modo geral e, a Geografia Fsica em particular, no programa em questo.

A Geografia Fsica est atualmente inserida na grande rea das Cincias Humanas. Entretanto, essa insero recente e visou unir a Geografia em uma nica rea. Na verdade, a Geografia Fsica pertenceu no CNPq por longo tempo grande rea das Cincias Exatas e da Terra. Isso ocorreu em razo de que os objetos de estudos, paradigmas cientficos e tcnicas aplicadas sempre foram eminentemente queles usados das demais reas das Cincias Exatas e da Terra. Esse carter firmou-se nos ltimos trinta anos atravs da utilizao crescente da Geografia Fsica das geotecnologias. Utilizao essa que englobou o prprio desenvolvimento dessas tecnologias. Logo, embora esteja atualmente inserida no CNPq na rea das Cincias Humanas, a Geografia Fsica , historicamente, uma Cincia Exata e da Terra e trabalha e desenvolve geotecnologias.

Um exemplo da participao da Geografia no desenvolvimento das geotecnologias pode ser dado pelo desenvolvimento no Brasil do uso dos istopos cosmognicos
10

Be,

26

Al,

37

Cl.

Geotecnologia recente e extremamente til e exata na mensurao de processos erosivos e deposicionais e na datao a longo-termo de depsitos sedimentares, o Brasil tem na Geografia Fsica todo o know-how dessa tecnologia. No Brasil atual existem apenas trs pesquisadores capazes de utilizar essa tcnica e todos os trs esto lotados em departamentos de Geografia: Dr. Andr Augusto Rodrigues Salgado na Universidade Federal de Minas Gerais; Dr. Lus Cherem na Universidade Federal de Gois e; Dra. Helen Nbias Barreto na Universidade Federal do Maranho. Esse know-how passa tambm pelo fato de que o nico laboratrio da Amrica Latina capacitado a fazer a preparao inicial de amostras para essa tecnologia o Laboratrio de Geomorfologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Diversos artigos internacionais tem sido produzidos por estes pesquisadores e com base em amostras preparadas nesse laboratrio. A importncia desses artigos enorme. Como forma de exemplificar essa importncia, citamos um atualmente in press na conceituada revista Earth Surface Processes and Landforms (Salgado et al. 2013). Nele calculado por esse mtodo (que na mensurao dos processos erosivos possui temporialidade de at 1,5 milho de anos) a taxa de eroso natural da Serra do Mar paranaense e, consequentemente, a taxa de sedimentao nas baas de Paranagu e Antonina. Estas taxas so de grande interesse para o setor petrolfero, pois ao medirem a sedimentao, permitem calcular a espessura das rochas sedimentares sobrepostas as camadas ricas nesse bem mineral. Alm disso, permitem calcular a taxa de assoreamento natural da Baa de Paranagu, algo fundamental para o Porto de Paranagu, porto esse que um importante ponto de escoamento para os gros brasileiros.

Diversos outros exemplos poderiam ser aqui apresentados, pois a Geografia Fsica envolve estudos e tecnologias acerca do clima (mudanas climticas e etc), do relevo (processos erosivos, desastres naturais e etc), dos solos (formao e degradao de solos e etc), dos recursos hdricos (qualidade, monitoramento e etc) e de cartografia (sensoriamento remoto, geoprocessamento e etc). No entanto, acreditamos que o exemplo acima exposto demonstra que a Geografia Fsica desenvolve geotecnologias e que a excluso dela do Programa Cincia sem Fronteiras prejudica o desenvolvimento do Brasil nessa rea.

Diante do acima exposto requeremos a atuao dos senhores em favor de endossar e aceitar nossa solicitao de incluso da Geografia no Programa Cincia sem Fronteiras. Acreditamos que a Geografia Fsica contribuiu, contribui e continuar contribuindo para o engrandecimento da Republica Federativa do Brasil em seu desenvolvimento tecnolgico e, por isso, merece participar desse programa.

Cordialmente,

_____________________________________________________________________ Andr Augusto Rodrigues Salgado Presidente da Unio da Geomorfologia Brasileira

You might also like