You are on page 1of 9

Saber mais Direito Facebook

https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr Inqurito Policial 1. Conceito de Inqurito Policial o conjunto de diligncias realizadas pela polcia judiciria para a apurao de uma infrao penal e de sua autoria, a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo (CPP, art. 4). 2. Voc sabe contar o prazo no Processo Penal? CONTAGEM DOS PRAZOS no processo penal os prazos so fixados em minutos, horas, dias, meses e anos. Minutos art. 798, 2 Horas quando abaixo de 24 horas Dias art. 39, 5, 58, 60 Meses e ano previsto de acordo com a lei 810/40 e art. 38 e 687, I, CPP Anos art. 749, 743 e 696, CPP. A contagem do prazo est compreendida entre os termos inicial e final: Termo o acontecimento ou momento que limita o prazo; Termo inicial (a quo) e termo final (ad quem) Face ao art. 798, 1, no se computar no prazo o dia do comeo, incluindo-se porm o do vencimento.

3. A PERSECUO CRIMINAL

A persecuo criminal possui duas fases bem delineadas. A primeira aquela preliminar, inquisitiva. A segunda, aquela que se permite o contraditrio e ampla defesa, conhecida como fase processual. Assim, materializado o dever de punir do Estado com a ocorrncia de um suposto fato delituoso, cabe a ele, o Estado, como regra, iniciar a pemectttio C'riminis para fazer valer o direito de punir, solucionando as lides e aplicando a lei ao caso concreto.

4. Polcia Judiciria X Polcia Administrativa A polcia tem o dever de intervir nos conflitos mediante atividade investigativa para apurar infraes penais que venham ocorrer.

4.1 Polcia Administrativa

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr A polcia administrativa tem o carter eminentemente preventivo e tem por finalidade impedir a ocorrncia de infraes penais. Ex: a Polcia Militar dos Estados-membros.

4.2 Polcia Judiciria J a polcia judiciria tem o carter repressivo, que age, em regra, aps a ocorrncia de infraes, buscando elementos para apurao da autoria delitiva e constatao da materialidade delitiva. Por exemplo, o papel da Polcia Civil segundo do art. 144, 4, da CF, verbis: "s polcias civis, dirigidas por delegados de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares". ** Sua funo de auxiliar a justia. Cabe a ela a consecuo do primeiro momento da atividade repressiva do Estado. O que necessrio saber que a polcia judiciria tema a misso primordial de elaborao do INQURITO POLICIAL. Incumbir polcia judiciria fornecer ao judicirio as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos, como: realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; cumprir os mandados de priso e representar, se necessrio for, pela decretao de priso cautelar (art. 13 do CPP).

NATUREZA JURDICA DO INQURITO POLICIAL

O inqurito um procedimento de ndole eminentemente administrativa, de carter informativo, preparatrio da ao penal. Rege-se pelas regras do ato administrativo em geral.

CARACTERISTICAS DO IP a-)Procedimento escrito b-)Sigiloso c-)Oficialidade d-)Oficiosidade e-)Autoritariedade f-)Indisponibilidade g-)Inquisitivo h -) Dispensabilidade i -) Discricionariedade

A-) Procedimento Escrito - Sendo procedimento administrativo destinado a fornecer elementos ao titular da ao penal, o inqurito, por exigncia legal, deve ser escrito, prescrevendo o art. 9 do CPP que "todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade"; B-) Sigiloso - art. 20 do CPP, a autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pela sociedade;

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr C- ) Oficialidade- realizado por rgos oficiais ( polcia judiciria) D-) Oficiosidade - consequncia do princpio da legalidade da ao penal pblica, onde o inqurito mesmo sem provocao tem de ser instaurado;

E-) Autoritariedade - Exigncia expressa do Texto Constitucional (CF, art. 144, 4); o inqurito presidido por uma autoridade pblica, no caso, a autoridade policial (delegado de polcia de carreira). F-) Indisponibilidade - aps instaurado no pode ser arquivado pela polcia.

G-) Inquisitivo - as atividades de investigao se concentram nas mos de uma nica autoridade, no havendo contraditrio. O inqurito inquisitivo: as atividades persecutrias ficam concentradas nas mos de uma nica autoridade e no h oportunidade para o exerccio do contraditrio ou da ampla defesa. Na pr-processual no existem partes, apenas uma autoridade investigando e o suposto autor da infrao normalmente na condio de indiciado. A inquisitoriedade permite agilidade nas investigaes, otimizando a atuao da autoridade policial. H -)Dispensabilidade O inqurito policial no fase obrigatria da persecuo penal, podendo ser dispensado caso o Ministrio Pblico ou o ofendido j disponha de suficientes elementos para a propositura da ao penal (CPP, arts. 12, 27, 39, 5, e 46, 1). I -) Discricionariedade A fase pr-processual no tem o rigor procedimental da persecuo em juzo. O delegado de polcia conduz as investigaes da forma que melhor lhe aprouver. O rumo das diligncias est a cargo do delegado, e os arts. 6 e 7 do CPP indicam as diligncias que podem ou devem ser desenvolvidas por ele. A autoridade policial pode atender ou no aos requerimentos patrocinados pelo indiciado ou pela prpria vtima (art. 14 do CPP), fazendo um juzo de convenincia e oportunidade quanto relevncia daquilo que lhe foi solicitado. S no poder indeferir a realizao do exame de corpo de delito, quando a infrao praticada deixar vestgios. Havendo denegao da diligncia requerida, nada impede que seja apresentado recurso administrativo ao Chefe de Polcia, por analogia ao art. 5, 2, CPP. Sempre bom lembrar que apesar de no haver hierarquia entre juzes, promotores e delegados, caso os dois primeiros emitam requisies ao ltimo, este est obrigado a atender, por imposio legal (art. 13, inc. II do CPP).

Smula Vinculante 14 DO STF

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr

VERSA SOBRE O IP direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em Procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa. Fonte de Publicao DJe n 26 de 9/2/2009, p. 1.DOU de 9/2/2009, p. 1.Legislao Constituio Federal de 1988, art. 1, III; art. 5, XXXIII, LIV e LV. Cdigo de Processo Penal de 1941, art. 9 e art. 10. Lei 8.906/1994, art. 6, pargrafo nico; art. 7, XIII e XIV. Precedentes HC 88520; HC 90232; HC 88190

7.

Notitia criminis

o conhecimento espontneo ou provocado, por parte da autoridade policial, de um fato aparentemente criminoso. com base nesse conhecimento que a autoridade d incio s investigaes.

7.1 Cognio imediata (direta): Atividades rotineiras. Ocorre quando a autoridade policial toma conhecimento direto do fato infringente da norma por meio de suas atividades rotineiras, de jornais, da investigao feita pela prpria polcia judiciria, por comunicao feita pela polcia preventiva ostensiva, pela descoberta ocasional do corpo do delito, por meio de denncia annima etc. (ex.:ocorrncias);

7.2 Cognio mediata (indireta): Requerimento (vtimas) e requisies (Juiz e MP). Ocorre quando a autoridade policial toma conhecimento por meio de algum ato jurdico de comunicao formal do delito. Ex.: A delatio criminis delao (CPP,art. 5, II, e 1, 3 e 5), a requisio da autoridade judiciria, do Ministrio Pblico (CPP, art. 5, II) ou do Ministro da Justia (CP, arts. 7, 3, b, e 141, I, c/c o pargrafo nico do art. 145), e a representao do ofendido (CPP, art. 5, 4).

7.3 Noticia Criminis Coercitiva: Ocorre no caso de priso em flagrante, em que a notcia do crime se d com a apresentao do autor (cf. CPP, art. 302 e incisos).

Pergunta - Ao receber a Notitia Criminis, pode a autoridade negar-se a instaurar o IP? R: no, em respeito ao princpio da obrigatoriedade.

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr Excees: a. Faltar justa causa (ex.: fato atpico); b. O solicitante (MP ou vtima) no fornece dados mnimos que permitam a abertura do procedimento (ex.: crime se sujeita atribuio da Justia Federal e a autoridade requisitada estadual). ATENO PARA A MEMORIZAO -> O Cdigo de Processo Penal estabelece cinco formas pelas quais um inqurito pode ser iniciado: a) de ofcio; b) por requisio do juiz; c) por requisio do Ministrio Pblico; d) em razo de requerimento do ofendido; e) pelo auto de priso em flagrante.

8. Competncia

O local onde deve ser instaurado e de tramitao do inqurito o mesmo onde deve ser instaurada a ao penal, de acordo com as regras de competncia dos arts. 69 e seguintes do Cdigo de Processo Penal. De acordo com o art. 4 do Cdigo de Processo Penal a polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Circunscrio, portanto, o territrio dentro do qual as autoridades policiais e seus agentes desempenham suas atividades. Por meio do CRITRIO TERRITORIAL o delegado com atribuio aquele que exerce suas funes na circunscrio em que se consumou a infrao (art. 4, caput, CPP). Circunscrio significa a delimitao territorial na qual o delegado exerce as suas atividades. J por meio do CRITRIO MATERIAL temos a segmentao da atuao da polcia, com delegacias especializadas na investigao e no combate a determinado tipo de infrao, por exemplo, das delegacias especializadas em homicdios, entorpecentes, furtos e roubos, etc. Temos que levar em conta o CRITRIO EM RAZO DA PESSOA Aqui devemos levar em conta a figura da vtima, tais como as delegacias da mulher, do turista, do idoso, dentre outras. Nada impede, nas comarcas em que exista mais de uma circunscrio policial, que a autoridade com exerccio em uma delas ordene diligncias em outra, OBS.: E mera irregularidade o fato do inqurito tramitar em local diverso do da consumao do fato tpico, pois o mesmo no poder macular a Ao Penal.

9. PRAZOS NO IP

Uma vez iniciado o inqurito a autoridade tem prazos para conclu -lo, mas estes prazos dependem de estar o indiciado solto ou preso. O inqurito policial no pode se estender Indefinidamente.

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr

Regra geral Lei de Drogas Por ordem da justia federal por crime popular contra

10 dias preso/30 dias solto 30 dias preso/90 dias solto 15 dias preso/30 dias solto economia 10 dias esteja o indiciado preso ou solto (art. 10 1 da 1.521/1951. Os atos policiais (inqurito ou processo iniciado por portaria) devero terminar no prazo de 10 (dez) dias.)

Prazos em inquritos militares: caso o indiciado esteja preso, o encerramento do inqurito policial militar deve ocorrer em 20 dias. J se solto estiver, o prazo de 40 dias, prorrogveis por mais 20 dias pela autoridade militar superior, desde que no estejam concludos exames ou percias j iniciados, ou haja necessidade de diligncias indispensveis elucidao do fato (art. 20, caput, l, CPPM). VEJA O MACETE PARA DECORAR OS PRAZOS:

9.1 - Contagem do Prazo do IP

Mirabete entende que o prazo deve ser contado atendendo aos ditames do Cdigo de Processo Penal,

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr ou seja, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o ltimo dia, sem fazer distino entre indiciado preso ou solto (art. 798, lo, CPP). Guilherme de Souza Nucci, salientando que se cuida "de norma processual penal material, que lida com o direito liberdade, logo, no deixa de ter cristalino fundo de direito material. Por isso, entendemos deva ser contado como se faz com qualquer prazo penal, nos termos do art. lado Cdigo Penal, incluindo-se o primeiro dia (data da priso) e excluindo o dia do final" OBS.: Caso o prazo do inqurito encerrar-se em dia onde no h expediente forense, no cabe falar-se em prorrogao para o primeiro dia til subsequente.

10.VALOR PROBATRIDO DO IP Possui valor probatrio relativo e tem contedo meramente informativo. Como j sabemos, o Inqurito Policial busca elementos para contribuir na OPINIO DELETIVA, Ministrio Pblico ou Ofendido, para a propositura da Ao Penal. Vale ressaltar novamente que o mesmo no encontra sustentculo no CONTRADITRIO E NA AMPLA DEFESA. O art. 155 do CPP, redao determinada pela Lei n. 11.690/2008, o qual dispe que: O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. O princpio do livre convencimento do juiz, aps a reforma processual penal, ficou limitado era de maneira ampla na antiga redao do art. 157 do CPP. INQURITO. VALOR PROBATRIO (TACrimSP): O inqurito pea meramente informativa, destinada to somente a autorizar o exerccio da ao penal. No pode, por si s, servir de lastro sentena condenatria, sob pena de se infringir o princpio do contraditrio, garantia constitucional (JTACrimSP, 70/319).

11. VCIOS NO INQURITO POLICIAL

Os vcios ocorridos no inqurito policial no atingem a ao penal. Os vcios, se existirem, no tem o condo de contaminar a ao penal.

12. INCOMUNICABILIDADE O art. 21 do cpp contempla a possibilidade de decretao da incomunicabilidade do preso durante o inqurito policial, por convenincia da investigao ou quando o interesse da sociedade o exigisse, por deliberao judicial, mediante requerimento da autoridade policial ou do Ministrio Pblico, e por at trs dias. Tal media destina-se a impedir que a comunicao do

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr preso com terceiros venha a prejudicar a apurao dos fatos, podendo ser imposta quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Para boa parte dos doutrinadores, a incomunicabilidade do preso foi proibida pela nova ordem constitucional. Vejamos o que falam alguns doutrinadores, Alexandre Cibrian Arajo e Victor Eduardo Rios Gonalves, em seu Curso de Direito Penal Esquematizado, dizem o seguinte: Tal dispositivo, entretanto, apesar de no ter sido revogado expressamente, tornou -se inaplicvel em razo do disposto no art. 136, 3, IV, da Constituio Federal, que veda a incomunicabilidade, at mesmo quando decretado o estado de defesa. Obs.: Vale ressaltar que a incomunicabilidade, de qualquer forma, no se estende jamais ao advogado (Estatuto da OAB, art. 7, III).

13. MODALIDADES: A Inqurito Policial art. 4 do CPP B Inqurito Administrativo art. 4, par. nico do CPP C Inqurito Policial Militar IPM CPPM + art. 7 da Lei 4898 D Inqurito Judicial art. 103 da LF DL 7661 E Comisso Parlamentar de Inqurito CPI Lei 1579/53

14. FUNES DURANTE O INQURITO DA AUTORIDADE POLICIAL Os artigos 6 e 7, do CPP, indicam as providncias a serem tomadas pela autoridade policial na conduo das investigaes. Apesar da discricionariedade do inqurito, o legislador achou por bem elencar as diligncias que podem, e outras que devem ser realizadas pela autoridade policial no decorrer do inqurito. Quais sejam: I - Dirigir-se ao local dos fatos, isolando a rea para atuao dos peritos; II Apreender objetos; III- Colher todas as provas; IV - Ouvir ofendido; V - Ouvir o indiciado; VI - Proceder ao reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII - Realizao do exame de corpo de delito e outras percias; VIII - Ordenar a identificao datiloscpica do indiciado e fazer juntar sua folha de antecedentes. Outras funes de acordo com o art. 13 do Cdigo de Processo Penal: I fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III cumprir os mandados de priso expedidos pelo juiz; IV representar acerca da priso preventiva.

Saber mais Direito Facebook


https://www.facebook.com/sabemaisdireito Dalmo de Figueiredo Arraes Junior https://www.facebook.com/dalmojr

Alm disso, no prprio Cdigo e em leis especiais, existem vrias outras atividades que podem ser realizadas pela autoridade policial, por exemplo, arbitrar fiana nos delitos punidos com pena mxima no superior a 4 anos (art. 322), representar ao juiz para a instaurao de incidente de insanidade mental (art. 149, 1), lavrar termo circunstanciado (art. 69 da Lei n. 9.099/95), representar acerca da decretao de priso temporria (art. 2 da Lei n. 7.960/89), ou de interceptao telefnica (art. 3, I, da Lei n. 9.296/96) etc.

15. ENCERRAMENTO DO INQURITO POLICIAL A autoridade policial ao concluir o inqurito policial deve fazer o relatrio do que tiver sido apurado no inqurito policial (CPP, art. 10, 1), sem, contudo, dizer opinies, julgamentos ou qualquer juzo valorativo sobre o mesmo, devendo, ainda, indicar as testemunhas que no foram ouvidas (art. 10, 2), bem como as diligncias no realizadas. Dever, ainda, a autoridade justificar, em despacho fundamentado, as razes que a levaram classificao legal do fato, mencionando, concretamente, as circunstncias, sem prejuzo de posterior alterao pelo Ministrio Pblico, o qual no estar, evidentemente, adstrito a essa classificao. Encerrado o inqurito e feito o relatrio, os autos sero remetidos ao juiz competente, acompanhados dos instrumentos do crime dos objetos que interessarem prova (CPP, art. 11), oficiando a autoridade, ao Instituto de Identificao e Estatstica, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos e os dados relativos infrao e ao indiciado (CPP, art. 23).

1 6.

A r q u i v a m e n t o

Tal providncia s cabe ao juiz, a requerimento do Ministrio Pblico (CPP, art. 28), que o exclusivo titular da ao penal pblica (CF, art. 129, I).

You might also like