You are on page 1of 3

ORAMENTO, RECEITA E DESPESA PBLICA. 1- ORAMENTO: O Oramento pblico o instrumento pelo qual se planeja e executa as finanas pblicas.

. Diz respeito previso das receitas e fixao das despesas pblicas, desta forma possvel fazer uma projeo da atividade financeira do Estado. No oramento, alm de existir a estimativa das receitas, existe a autorizao para realizao de despesas da administrao pblica direta e indireta em determinado exerccio financeiro. No Brasil, o oramento pblico, formalmente uma lei, que elaborada pelo chefe do executivo e supostamente aprovada pelo povo atravs de seus representantes, ou seja, pelo poder legislativo. Em tese, o povo que aprova ou no a atuao do Estado, as despesas s podero ser realizadas se tiverem sido fixadas no oramento, porm, as despesas podero ser arrecadadas maior ou menor do que o previsto, pois conforme anteriormente dito, h apenas uma previso das receitas, entretanto, fixao das despesas. Em resumo, o oramento pblico a ligao entre os recursos financeiros e a atividade do Estado, uma vez que no oramento so colocados em prtica os propsitos e as aes do governo, bem como a diviso dos seus investimentos, tais como sade, educao, obras, etc... O oramento pblico o ato pelo qual o poder executivo prev e o poder legislativo lhe autoriza, por certo perodo, em por menor, a execuo das despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos e outros fins adotados pela poltica econmica ou geral do pas, assim, como a arrecadao das receitas j criadas em lei. (Aliomar Baleeiro). 1.1- RECEITA PBLICA: Receita pblica todo o ingresso oramentrio arrecadado de forma no devolutiva pelo poder pblico, que tem como objetivo principal cobrir as despesas pblicas fixadas no oramento. Atualmente a receita no tem a funo apenas de cobrir as despesas pblicas, mas tambm, uma ferramenta de interveno do Estado na economia. Podemos verificar nitidamente essa ao do estado, quando h isenes ou incentivos fiscais para determinados setores, ou seja, o Estado deixa de arrecadar para incentivar a economia. As receitas pblicas so divididas em originrias e derivadas, a primeira advm do patrimnio do Estado e regida pelo direito privado, j a derivada advm do patrimnio do particular e adquirida de forma coercitiva pelo Estado atravs de impostos, taxas, etc.. Receita pblica a entrada que, integrando-se no patrimnio pblico sem quaisquer reservas, condies ou correspondncia no passivo, vem acrescer o seu vulto como elemento novo e positivo (Aliomar Baleeiro)

Diante da afirmao de Aliomar Baleeiro podemos observar um importante critrio para definir uma entrada como receita pblica, apenas as entradas livres de reservas e condies sero consideradas receitas pblicas, sendo assim: Toda receita pblica entrada ou ingresso, porm, nem toda entrada ou ingresso receita pblica. 1.2- DESPESA PBLICA: Define-se como despesas pblicas so os gastos realizados pelos entes pblicos, tanto para custear os servios pblicos quanto para novos investimentos. A despesa pblica a distribuio e emprego das receitas em diversos setores da administrao. Os gastos realizados para custear os servios pblicos so chamados de despesas correntes e os gastos utilizados para novos investimentos so chamados de despesas de capital. A despesa pblica, conforme vimos anteriormente, dever, obrigatoriamente, estar prevista no oramento anual, que, por sua vez dever ser aprovado pelos representantes do povo na tentativa de legitimar tais gastos. despesa pblica a aplicao de certa quantia, em dinheiro, por parte da administrao pblica aps autorizao legislativa para execuo de uma finalidade afeta ao poder pblico. aquilo que o Estado gasta para fazer funcionar os servios pblicos e atender ao interesse pblico (Aliomar Baleeiro)

TRABALHO DE DIREITO FINANCEITO APLICADO.

ASPECTOS DE UMA GESTO PBLICA.

ALUNA: Ingrid M. Oliveira. MATRCULA: 60032

You might also like