You are on page 1of 25

FATO GERADOR

O Fenmeno Tributrio parte de uma abstrao para a concretude. A abstrao se localiza no campo do hipottico e a concretude, no campo do fato. Ningum paga tributo estalar de dedos. em um

FATO GERADOR
O fenmeno da incidncia tributria caracteriza-se, a princpio, pela previso hipottica de uma situao hbil a deflagrar um tributo. Trata-se de um campo dotado de hipoteticidade em que o verbo que designa o fenmeno tributrio se mostra no infinitivo (como auferir renda).

FATO GERADOR
O nome que se d para tal situao HIPTESE DE INCIDNCIA, e esta tem previso legal como o aspecto material de todos os fatos jurdicos tributveis.

FATO GERADOR

O nome que se d ao aspecto material do FATO GERADOR a HIPTESE DE INCIDNCIA.

FATO GERADOR
Com a materializao (ou concretizao) daquilo que se previu no plano abstrato, despontar o chamado FATO GERADOR, tambm conhecido como FATO IMPONVEL (Geraldo Ataliba), FATO JURGENO ou FATO JURDICO TRIBUTRIO (Paulo de Barros Carvalho).

FATO GERADOR
Observe que tal fato (FG) demarca o plano concreto ou ftico, que no se confunde com o plano abstrato da HI, no qual se preveem os modelos/arqutipos legais de incidncia.

FATO GERADOR
importante dizer que, na relao jurdico-tributria, desdobrvel no tempo, no h FG sem HI, mas h HI sem o plano concreto do FG.

FATO GERADOR
O tratamento das 02 expresses (FG e HI) no CTN pouco didtico, sobretudo porque a separao conceitual acima tem cunho doutrinrio, e no propriamente normativo / codificado.

FATO GERADOR
Encontramos no CTN dispositivos que tratam dos 02 institutos de modo ambguo: onde se l fato gerador, possvel se ler hiptese de incidncia.

FATO GERADOR
Ex1: art. 4 do CTN. Trata-se de dispositivo que define o tributo juridicamente pelo fato gerador, sendo irrelevantes as demais particularidades (impostos, taxas e contribuies de melhoria). Note que a expresso fato gerador pode ser bem substituda por hiptese de incidncia.

FATO GERADOR
Art. 4 - A natureza jurdica especfica do tributo determinada pelo fato gerador (leia-se hiptese de incidncia) da respectiva obrigao, sendo irrelevantes para qualific-la: I a denominao e demais caractersticas formais adotadas pela lei; II - a destinao legal do produto da sua arrecadao.

FATO GERADOR
Ex2:
Tal comando ratifica a interpretao objetiva que se deve fazer perante os fatos geradores. Trata-se da normatizao da mxima latina pecunia non olet (o tributo no tem cheiro) em que isonomicamente, quaisquer pessoas que realizaram o previsto na HI sero consideradas sujeitos passivos da obrigao tributria (o civilmente incapaz, o

art.

118

do

CTN.

FATO GERADOR
Veja que o art. 118 tambm poderia colocar a expresso hiptese de incidncia no lugar de fato gerador.

FATO GERADOR
Art. 118 - A definio legal do fato gerador (leia-se hiptese de incidncia) interpretada abstraindo- se:
I - da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; II dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

FATO GERADOR
Aspectos GERADOR: Doutrinrios do FATO

ASPECTO MATERIAL: trata-se da situao definida em lei como necessria sua ocorrncia. Como vimos, tal aspecto se liga Hiptese de Incidncia, e o art. 114 do CTN corrobora a temtica.

FATO GERADOR
ASPECTO TEMPORAL: o momento em que se considera realizado o Fato Gerador, despontando o dever de pagar o tributo. Ex: momento do registro da escritura definitiva (ITBI); sada de mercadorias (ICMS); 1 de janeiro, por fico jurdica (IPTU, IPVA e ITR); etc.

FATO GERADOR
ASPECTO ESPACIAL: refere-se ao local em que se considera ocorrido o fato gerador. Ex: na exigncia do IPTU e do ITR, a depender de o bem imvel estar localizado na zona urbana ou fora dela.

FATO GERADOR
ASPECTO PESSOAL: refere-se determinao da relao intersubjetiva que se estabelece entre os sujeitos ativo (credor) e passivo (devedor) da obrigao tributria.

FATO GERADOR
ASPECTO QUANTITATIVO: tambm chamado de aspecto valorativo, referindo-se s 02 grandezas dimensionais do fato gerador: ALQUOTA e BASE DE CLCULO. Por meio delas, ser possvel identificar o quantum debeatum (o quanto devido).

FATO GERADOR
CLASSIFICAO DOS FATOS GERADORES (Doutrina) 1 FATO GERADOR INSTANTNEO (ou SIMPLES): a sua realizao se d num determinado momento do tempo, mediante a prtica de um simples ato, tal qual a luminosidade por um vaga-lume (Luciano Amaro). Ex: ICMS, IPI, II, IE, IOF, ITBI, ITCMD etc.

FATO GERADOR
2 FATO GERADOR CONTINUADO (ou CONTNUO): a sua realizao se d de forma duradoura e estvel no tempo, permanecendo hoje e amanh; o FG se protrai por um certo perodo de tempo, costumeiramente por um ano. Da a necessidade de cortes temporais para se estabelecer o dia do FG por fico jurdica. Ex: IPVA, IPTU e ITR.

FATO GERADOR
3 FATO GERADOR COMPLEXIVO (ou COMPLEXO ou PERIDICO): aproxima-se do anterior (fato gerador continuado), pois o FG se desdobra ao longo de um perodo. O importante aqui que so considerados fatos isolados (F1 + F2 + F3 + ...) que, somados, aperfeioaro o fato gerador do tributo num todo idealmente orgnico (Luciano Amaro). Ex: IR.

FATO GERADOR
Subsuno Tributria: o fenmeno lgico e cronolgico em que o fato vai ao encontro da hiptese, e esta, daquele. Note que h pleno nexo de causalidade, e a subsuno, com isso, indica o relacionamento do plano ftico (FG) com o plano hipottico (HI).

FATO GERADOR
Linha do Tempo: HI -> FG --> OT (...) HI FG
Observe que o liame obrigacional tributrio (OT) surge, no contexto da subsuno tributria aps o FG, assim entendido o fenmeno concreto de materializao da HI.

FATO GERADOR
Dica Final: Art. 116 e 117 do CTN. O FG pode se materializar em uma situao de fato [ex: FG do ICMS, ISS etc] ou em uma situao de direito [ex: FG do IPTU (propriedade), IPBI (transmisso) etc].

You might also like