You are on page 1of 7

PROVA DE BIOLOGIA 1 QUESTO Exames mdicos, realizados em 3.

560 escolas de 23 estabelecimentos de ensino fundamental, revelaram que 22,31% so anmicos e 90% tm pelo menos um tipo de verme. Destes 90%, 67,8 so portadores de, no mnimo, trs espcies diferentes de vermes. Pede-se: [a] Cite 2 espcies de vermes que podem causar os quadros clnicos apresentados no exemplo acima. [b] Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa atravs do exame de fezes. Cite 2 parasitoses que podem ser diagnosticadas por este exame. Justifique sua resposta em cada caso.

2 QUESTO Mtodos anticoncepcionais (contraceptivos) A preveno da gestao no planejada fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para incio das relaes sexuais est diminuindo cada vez mais, enquanto esto aumentando o nmero de adolescentes grvidas. A escolha do mtodo contraceptivo deve ser sempre personalizada levando-se em conta fatores como idade, nmeros de filhos, compreenso e tolerncia ao mtodo, desejo de procriao futura e a presena de doenas crnicas que possam agravar-se com o uso de determinado mtodo. Como todos os mtodos tm suas limitaes, importante que saibamos quais so elas, para que eventualmente possamos optar por um dos mtodos. (Fonte: http://www.afh.bio.br) Dentre os mtodos contraceptivos usados podemos citar o DIU Dispositivo Intra-Uterino, sobre o qual se pergunta: [a] Qual sua principal ao na anticoncepo? [b] Esse mtodo contraceptivo pode ser tambm usado como preventivo para DST? Justifique. [c] Esse mtodo assegura cerca de 95% de eficcia. Em caso de ineficincia do mtodo e, portanto o aparecimento de uma gravidez, ao ser submetida a um exame de urina, qual substncia encontraramos na urina de uma mulher que confirmasse sua gravidez?

3 QUESTO Um casal tem quatro filhos: Joo, Maria, Paulo e Lusa. Dois dos filhos do casal so gmeos monozigticos e os outros dois, so gmeos dizigticos. Joo, um dos gmeos monozigticos, precisa de um transplante de um rgo. [a] Qual seria a pessoa da famlia mais indicada para ser o doador? Justifique sua resposta. [b] Considerando a origem de gmeos, diferencie os gmeos monozigticos e dizigticos.

4 QUESTO UE avalia retorno de protena animal na alimentao de aves e sunos Devido ao alto preo dos insumos para rao, como farinha de soja, os produtores da Unio Europeia cogitam levantar um embargo mantido h nove anos pelo bloco: querem voltar a incluir protena animal na alimentao de aves e sunos. A proibio do uso de farinha de carne e ossos ocorreu em 1994, durante a epidemia da doena da vaca louca, quando foi comprovado que a utilizao de protena animal na alimentao de bovinos era um dos focos de contaminao. Em 2001, apesar de a proibio ser justificvel apenas para ruminantes, e no para aves e sunos ... o bloco estendeu a suspenso para todos os animais.... (FONTE:http://avisite.com.br/noticias) [a] Considerando o hbito alimentar dos animais, explique porque a proibio de protena animal para os ruminantes justificvel. [b] Mencione uma conseqncia da doena da vaca louca para o homem. [c] Explique porque as penas das aves no ficam encharcadas quando mergulhadas na gua.

5 QUESTO A comunicao interventricular uma deficincia que acomete algumas crianas ao nascerem. Pergunta-se: [a] Qual a conseqncia desse defeito para a circulao sangunea dessa criana? [b] Mencione duas dificuldades que podem ser apresentadas por essa criana no decorrer de seu desenvolvimento. Justifique. [c] Qual grupo de vertebrados tem a estrutura normal do corao semelhante de um corao humano com a comunicao interventricular?

Resposta 1 questo:

Resposta 2 questo:

Resposta 3 questo:

Resposta 4 questo: (Lembre-se de que a 3 Questo deve ser respondida na folha do enunciado)

Resposta 5 questo:

You might also like