You are on page 1of 3

Atividade Avaliativa Individual Curso de Ps Graduao em Lngua Portuguesa: Leitura e escrita UNIFAN Unio da Faculdades Alfredo Nasser Disciplina:

: Poltica e Planejamento Lingusticos Professora: Fernanda da Silva Borges Aluno(a): Thtilla Ruanna Dias Bezerra

01- A partir da leitura dos textos responda as questes: a) Tendo em vista a ideia de educao lingustica no Brasil,faa uma abordagem acerca das noes de letramento, norma, variao e mudana lingustica. Propiciar a todos os indivduos a aquisio, o desenvolvimento e a ampliao do conhecimento sobre sua lngua materna, bem como possibilitar a interao desse mesmo sujeito dentro da sociedade, tendo conscincia que a lngua no una e sim um conjunto de fatores sociais, polticos e culturais a tarefa primordial da educao lingstica. Nessa perspectiva de ensino lingstico no mbito escolar, Marcos Bagno e Egon de Oliveira Rangel discutem a necessidade de atender as demandas sociais por esta educao lingstica e reflexes pertinentes para a implementao de uma poltica educacional efetiva que promova de forma positiva esse ensino da lngua no artigo Tarefas da educao lingstica no Brasil . Sheila Elias de Oliveira, tambm faz uma reflexo do ensino da linguistica, mas referente ao preparo dos docentes, que sero os responsveis pelo ensino da lngua na escola , no artigo O papel da linguistica na formao do professor de lngua. Ao longo dos anos, diversos estudos e investigaes vm sendo desenvolvidas com o intuito de reformular a prtica de ensino da lngua materna nas instituies educacionais. Na dcada de 80, surgiu no cenrio lingstico brasileiro o termo Letramento, a partir da reflexo que o ensino da lngua deve se preocupar com o

desenvolvimento de habilidades para utilizar a leitura e a escrita nas prticas sociais e no somente com o saber ler e escrever mecnico. Desenvolver essa habilidade essencial a qualquer indivduo, pois permite sua insero efetiva dentro da sociedade, bem como a construo da sua cidadania. Entretanto esse meio de ensino nas escolas, no parte de metodologias prontas para serem executadas. Na maioria das vezes o prprio docente decide a forma como aplicar o ensino da lngua, geralmente influenciadas pelas condies que lhe so oferecidas na unidade educacional. Este conceito de ensino atravs do letramento vem se mostrando produtivo e j se usa em outras esferas do conhecimento. importante que para uma educao lingstica efetiva atravs do letramento, sejam oferecidas propostas tericas e praticas que promovam o desenvolvimento dessa pratica em todas as escolas brasileiras, tendo com fundamento principal a noo de linguagem como atividade social. Permeia na sociedade ainda, a concepo de variao lingstica como sinnimo de erro, ou seja, toda forma de expresso lingstica que vai de desacordo com norma dita culta considerada uso errneo da mesma. Assim foi rotulada de norma culta a lngua que vai de acordo com o conjunto de regras gramaticais padronizadas e que utilizada pelos letrados, nos documentos e espaos oficiais. tarefa dessa proposta educacional de lngua, compreender que a mudana da lngua est irrigada na variao social, e na compreenso que a lngua heterognea e esta em constante desenvolvimento e transformao, e que a mesma no muda pra melhor e nem pra pior, mas que simplesmente uma modificao, que precisa se adequar as necessidades de integrao da sociedade dos falantes, que tambm se transformam no decorrer da historia. Assim a variao linguistica, soma para o enriquecimento da prpria lngua que se modifica constantemente.

b) Quais as contribuies da linguistica para o ensino de lngua portuguesa e o papel do professor na implementao de polticas didtico-linguistico? Muito se tem discutido sobre o ensino da lngua em sala de aula. A gramtica normativa ento tem sido motivo constante de discusses calorosas, sobre a forma como ela ensinada nos espaos educacionais. Ainda h professores que enxergam a concepo que texto, gramtica e literatura so saberes distintos e que devem ser ensinados separados. Essa pratica se tornou cultural, at mesmo na formao dos professores nas universidades, ainda utilizada essa perspectiva, fazendo com que os novos professores cheguem a sala de aula, utilizando a metodologia arcaica ao qual ele tambm foi ensinado. Muitas vezes os professores tm conhecimento terico sobre as novas abordagens de ensino, mas no conseguem colocar em pratica, fazendo com que esse circulo vicioso perpetue. Nesse sentido cabe ao professor, rever constantemente as suas prticas em sala de aula, e as reflexes que vem sendo feitas constantemente em relao ao ensino da lngua contribuem para essa mudana na postura docente. O Mestre deve ter um posicionamento critico em relao linguagem, compreendo que ela est ligada s transformaes sociais, e que a variao existe e deve ser valorizada. O professor deve reconhecer essas variaes e mudanas na lngua como forma de enriquecimento linguistico e cultural na sala de aula, ensinando a norma culta como mais uma possibilidade de uso da lngua, fazendo com que o educando seja capaz de adequar a lngua nos espaos por ele freqentado.

You might also like