You are on page 1of 8

A SOCIEDADE CAPITALISTA BREVES DEFINIES E TAREFAS AOS ESTUDANTES Parte I Afinal, como funciona a Sociedade?

verdade: eu ainda ganho o bastante para viver. Mas acreditem: por acaso. Nada do que eu fao D-me o direito de comer quando eu tenho fome. Por acaso estou sendo poupado. (Se a minha sorte me deixar estou perdido!)

(Bertold Brecht) Quando lemos os noticirios dirios ou at mesmo quando caminhamos pelas ruas de nossa cidade nos deparamos, muitas vezes, com realidades que expressam contradies. Vivemos em uma sociedade onde muitos tm pouco e poucos tm muito, onde alguns precisam se submeter a condies precrias de trabalho para garantir um sustento mnimo de vida e dos seus prximos, ou at mesmo onde muitos nem conseguem ter acesso a essas condies precrias de trabalho. Se o objetivo dessa formulao fosse listar as contradies da sociedade que vivemos, passaramos o texto todo citando os mais variados exemplos, entretanto, esse no o central. No momento, buscamos compreender, em linhas gerais, como essa sociedade se organiza e quais so os elementos gerais da conjuntura e como devemos encarar o atual momento, para ento justificar as contradies observadas todos os dias. A sociedade capitalista caracterizada pela relao de dominao e subordinao do processo de trabalho ao capital. Trabalho aqui entendido como um processo que estabelece a mediao entre o homem e a natureza, permitindo ao ser humano se fazer diferente da natureza com leis de desenvolvimento histrico e social especficas. Em sntese, a eterna condio de existncia social da vida humana. Atravs do trabalho que transformamos a natureza e produzimos algo que antes no existia nela, como um tubo de ferro ou um automvel. O Capital categoria caracterstica do modo de produo capitalista. Este modo de produo, por sua vez, ser compreendido como um modo particular de desenvolvimento econmico das relaes sociais que teve o apogeu da consolidao do capital aps a revoluo burguesa devemos ter em mente isso para que no caiamos na ideia de que desenvolvimento tecnolgico indissocivel do desenvolvimento do capital e que perdura at os dias atuais, com reformulaes na sua expresso ao longo do tempo. De modo simples, o capital personifica-se no lucro advindo de uma determinada forma de produo; o capital gerado ou reproduzido sempre que o capitalista consegue aumentar a quantidade de valor (dinheiro) investido em um determinado processo, ou seja, no lucro. O modo de produo capitalista caracterizado pela relao social em que poucos indivduos so proprietrios dos meios de produo (seja a propriedade fundiria, a infraestrutura e mquinas de uma indstria ou a propriedade de uma escola particular, enquanto empresa privada do ensino) e compram a fora de trabalho daqueles (muitos indivduos) que no detm os meios de produo da vida mediante o pagamento de um

salrio cujo objetivo central permitir ao trabalhador as condies mnimas para que ele se mantenha vivo. A fora de trabalho, portanto, considerada como uma mercadoria qualquer com um diferencial: enquanto uma mquina pode produzir mercadorias, a fora de trabalho a nica mercadoria capaz de produzir valor e as mquinas transferem esse valor. Alm disso, o trabalho assalariado caracterizado por gerar um valor extra, que no pago no salrio, que mantm o capital investido nos meios de produo, bem como o lucro do capitalista. Chamamos esse valor de mais-valia. Para Karl Marx:
a produo capitalista no apenas a produo de mercadoria, essencialmente a produo de mais-valia. O trabalhador produz no para si, mas para o capital. No basta, portanto, que produza em geral. Ele tem de produzir mais-valia. Apenas produtivo o trabalhador que produz mais-valia para o capitalista ou serve autovalorizao do capital (MARX, 1996, p. 138)

A busca por lucros, mediante a extrao de mais-valia, o caminho a ser traado e almejado pelos capitalistas. Entretanto, um capitalista no est sozinho na dinmica do capital: ele precisa concorrer com outros capitalistas. Nesse sentido, h uma tendncia de se investir cada vez mais na produtividade do trabalho para se aumentar a produo e baratear o valor unitrio das mercadorias, a fim de competir com os concorrentes. Em outras palavras, a tendncia desse processo o investimento cada vez maior em tecnologia (ou o capital constante) em detrimento do investimento nos salrios (ou o capital varivel). Mas, como j dissemos, um capitalista no est sozinho, e ele precisa competir com outros capitalistas que almejam o mesmo objetivo: o lucro. O resultado que:
este procedimento, inevitvel na situao de concorrncia, leva a uma tendncia geral de queda na taxa de lucro. Estranhamente quanto mais cresce a produtividade do trabalho, quanto menos trabalhadores so responsveis por uma produo maior, menor a taxa de lucro. (IASI, 2006, p. 7)

E essa queda na taxa de lucro, tomada em larga escala, que ocasiona de tempo em tempo crises no modo de produo capitalista. Uma crise no capitalismo expressa as contradies do sistema e sua forma de funcionar. As crises so expresses das relaes sociais do capitalismo. Sendo assim, podemos afirmar que uma crise no capitalismo afeta todos os segmentos da sociedade, principalmente a classe trabalhadora. Mas de que forma a classe trabalhadora afetada por uma crise no capitalismo? Num momento de crise e reestruturao do capital, percebemos o aparecimento de ideias conservadoras (e at fascistas) na nossa sociedade, e inclusive na poltica. Nos pases que foram mais atingidos pela crise de 2008, por exemplo, percebemos o aparecimento de discursos extremamente xenofbicos (averso a estrangeiros), racistas e at machistas (o desemprego tem afetado mais as mulheres nesses pases atingidos pela crise). Essas ideias conservadoras no tm ganhado lugar apenas nos pases europeus, mas no Brasil tambm. Bancada evanglica no congresso, fundamentalistas religiosos na poltica com grande

espao na mdia, como Malafaia e Feliciano, o aumento no nmero de grupos neo-nazistas, estupros corretivos etc. Ao no se compreender as leis que governam o desenvolvimento histrico das sociedade, faz-se natural recorrer as mais diversas anlises, dando passagem ao aparecimento deste tipo de pensamento que se ancora no desespero da classe trabalhadora para o favorecimento de poucos aproveitadores. Algumas mudanas significativas tm acontecido nos setores produtivos de alguns pases atingidos de forma mais brutal pela crise, como a reforma na previdncia, aposentadorias mais tardias, salrios mais baixos, a falta de segurana no emprego, flexibilizao ainda maior do trabalho e as altas taxas de desemprego. Como se no bastasse, as taxas de suicdio tambm tm aumentado. Nestes pases, paralelo s reformas e cortes de salrio, h tambm gigantescos programas de direcionamento de recursos pblicos para bancos e empresas privadas afetadas pela crise. O Brasil, em 2011, direcionou recursos da ordem de R$ 475 bilhes para o combate crise1 (mais da metade deste valor em ajuda a bancos), enquanto que, em 2011, direcionou R$ 219,5 bilhes para a educao2. No segredo para nenhum de ns que os processos de reestruturao do capital atingem sempre de forma mais brutal a classe trabalhadora, a histria j nos mostrou isso. A extrao de mais-valia num momento como esse ainda maior, as condies de trabalho so ainda piores, os problemas de sade provenientes do trabalho so ainda mais frequentes. Todos devem se perguntar o porqu de essas pessoas aceitarem situaes to subumanas de trabalho, o porqu de elas se deixarem ser exploradas. Pior do que estar nessa situao, pasmem, estar fora do setor produtivo. Existem grandes exrcitos de reserva esperando por trabalhos como esses. Vale frisar, contudo, que se trata de uma excluso includente, pois os desempregados so partes do sistema produtivo. Diante disso, surge a pergunta histrica: O que fazer? Essa uma pergunta que no to fcil de responder, mesmo para os comunistas organizados. O que sabemos que no pode ficar do jeito que est e que o fim da explorao do homem pelo homem no vir por reformas no capital. Precisamos nos organizar, mas no de qualquer forma, no por conquistas pontuais que no levaro libertao da classe, e sim uma organizao que nos leve conquista das condies necessrias para revoluo. Dessa forma, acreditamos numa organizao de formao de quadros revolucionrios (militantes com acmulo terico que permita que sua prtica poltica no seja dissociada da teoria marxista, enquanto teoria revolucionria de superao da sociedade atual), que devero atuar junto classe trabalhadora por melhorias nas suas condies de trabalho e existncia (na conjuntura atual, no revolucionria) e que estejam preparados para o futuro momento revolucionrio. Alguns fatores nos fazem acreditar que no vivemos um momento revolucionrio, e entre eles a falta das condies subjetivas para a revoluo (que se expressam na ausncia de
1

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090402_medidas_crise_fa.shtml

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/11/29/em-2011-governo-investiu-53-do-pib-emeducacao.jhtm

um projeto revolucionrio no seio da classe), j que no temos nenhuma organizao de fato inserida na classe trabalhadora combativa ao ponto de enfrentar a classe dominante de forma efetiva. Avaliamos que um local essencial para a formao desses quadros revolucionrios o movimento estudantil. O grupo estudantil (secundaristas, universitrios) um reflexo da sociedade de classes (burguesia, pequena burguesia, proletariado, filhos da classe trabalhadora), portanto podemos consider-lo um grupo policlassista. O movimento estudantil permite no s a possibilidade da formao poltica terica, mas tambm permite embates polticos de classes, como as mobilizaes estudantis contra a privatizao da educao, enfrentamentos estudantes versus Estado, estudantes versus universidade. Dessa forma, os espaos do movimento estudantil pode ser para os comunistas uma escola de formao e atuao de revolucionrios comunistas.

Parte II - E como estamos atualmente?


Nossos inimigos dizem: a luta terminou. Mas ns dizemos: ela comeou. Nossos inimigos dizem: a verdade est liquidada. Mas ns sabemos: ns a sabemos ainda. Nossos inimigos dizem: mesmo que ainda se conhea a verdade ela no pode mais ser divulgada. Mas ns a divulgaremos. a vspera da batalha. a preparao de nossos quadros. o estudo do plano de luta. o dia antes da queda de nossos inimigos.

(Bertold Brecht) Entender as formas como o capital utiliza para garantir a explorao dos trabalhadores o nosso primeiro passo para qualquer anlise que de fato veja quantos tringulos existem, mas no basta entender as leis, necessrio agir para mudar o sistema capitalista. A teoria indissocivel da prtica e isso constitui a nossa prxis em poucas palavras, a nossa capacidade de agir compreendendo um arcabouo terico que nos d base para isso. Neste ponto, falaremos brevemente sobre o momento em que vivemos hoje e, a partir de nossa anlise, podemos entender quais so as tarefas dos comunistas. Vamos comear, no toa, pela mudana do processo produtivo que vivenciamos e mostraremos como isso afeta os outros espaos de produo e reproduo da vida. O proletariado continua produzindo tudo que necessitamos para viver. D uma parada na leitura e observe as coisas materiais que esto ao seu redor (aquilo que voc capaz de ver e de tocar): quais delas no foram produzidas pelo ser humano? Provavelmente, tirando voc e umas possveis rvores, NADA, ou seja, o ser humano

produz a todo o momento coisas para a existncia da prpria vida e nesse processo, voc e as rvores (da forma como esto) s existem por causa da interveno do homem (no sentido de 'o ser humano') na natureza. H, contudo, mudanas cotidianas no processo produtivo. A cada dia, inventamos novas mquinas, tecnologias e at mesmo a forma como nos organizamos para produzir bens materiais alterada e isso faz com que as nossas relaes sociais sejam alteradas tambm. Por exemplo, provavelmente voc j deve ter visto o filme Tempos Modernos, em que Charlie Chaplin aparece apertando parafusos em uma fbrica. Se sim, aquilo, em certa medida, coisa do passado, porque o processo produtivo era baseado na relao homemmquina e tratava-se de um trabalho seriado, repetitivo, em que um operrio fazia a todo o momento a mesma operao para garantir a produo. Hoje, o operrio continua repetindo tarefas, mas agora ele tem que ser flexvel, dinmico, criativo, saber trabalhar em grupo, enfim, aquelas palavrinhas que aparecem no Jornal Nacional e no Fantstico. Ou seja, voc agora tem que aprender a, em vez de s apertar parafusos, ir para a brocadeira, furar o couro, esquentar a borracha, moldar o sapato e assim por diante. Essa nova relao de produo, casada com o avano tecnolgico e a construo de mquinas cada vez mais produtveis, faz com que o trabalhador execute mais de uma tarefa no processo produtivo o patro que necessitava de 20 operrios para fazer 1000 sapatos, agora s precisa de 5 operrios (que pode at receber um salrio um pouco maior, mas no igual ao custo que os 20 davam ao patro) para produzir os mesmos 20 sapatos. Essa relao nova de produo pode parecer muito caracterstica das fbricas, mas cada vez mais tem se colocado em outras esferas de produo e reproduo da vida: na McDonalds, por exemplo, o cara que s fritava batatas, continua fritando-as, mas agora precisa fritar o hambrguer, servir o sorvete, atender no caixa, limpar o cho - e quanto mais ele fizer coisas, mais fcil de ele ser o funcionrio do ms. Para termos funcionrios flexveis, precisamos de uma formao flexvel. A educao muda tambm para tentar atender s necessidades do mercado, atravs dela que os estudantes aprendem a trabalhar em grupo, a serem criativos, a serem lderes, a serem interdisciplinares e polivalentes. Aqui termina o exemplo o objetivo era mostrar que a relao de produo das coisas (a passagem do fordismo para o toyotismo) vai interferir na nossa vida em vrios aspectos. Mas, o momento que vivemos hoje tambm resultado de uma srie histrica de processos subjetivos. Os trabalhadores do Brasil e do mundo normalmente no compreendem que seja possvel mudar a sociedade. Parece que as coisas sempre foram assim e sempre sero quando o peso da ideologia forte ao ponto de pensarmos que cada cabea um mundo e no compreendermos as mazelas do capitalismo que afetam a todos ns. Aqui a gente observa, por exemplo, o peso da ideologia e como ela construda desde a nossa infncia: parece que a explorao do trabalho uma coisa inerente e imutvel ao ser humano, pois os

flintstones j trabalhavam e jetsons, do futuro, trabalham na mesma perspectiva dos homens das cavernas. s vezes, deixa de ser at uma caracterstica somente humana e vemos at que a famlia dinossauro era uma espcie que passava pela explorao do trabalho. No... possvel mudar o mundo, possvel acabar com o capitalismo e em vrios momentos da histria conseguimos mudanas que comprovaram essa possibilidade. A ausncia de perspectivas de mudana social no existe toa so vrios os motivos e listaremos alguns de forma bem breve (e a pode tirar dvidas conosco que estaremos aqui para tentar ajudar): a) o avano da ps-modernidade, fragmentando o sujeito e justificando o mundo a partir de anlises puramente pessoais; b) as vrias derrotas da esquerda como no Chile (em 1973), na queda do bloco sovitico (1988), a queda do muro de Berlim (1989) so marcos do avano da perspectiva conservadora; c) a reabertura democrtica no Brasil e no mundo, reafirmando a possibilidade de uma social-democracia fazer reformas para os trabalhadores sem fazer revolues; d) o avano do individualismo e subjetivismo casado com a proposta toyotista. Tanto a mudana do processo produtivo, como a influncia desses fatores subjetivos, fazem com que o trabalhador no se reconhea como produtor dos bens necessrios para a vida e nem compreenda que possvel mudar essa sociedade se ele estiver construindo formas de luta organizadas e em articulao internacional. Diante disso, nossas tarefas, como comunistas, fazer com que os trabalhadores cada vez mais entendam sua tarefa diante da sociedade e possibilitar a construo de espaos organizativos para que os trabalhadores se livrem dos seus grilhes histricos e elaborem seu prprio processo organizativo, a partir das experincias histricas que j tivemos, para construirmos um novo projeto de sociedade uma emancipao do prprio ser humano. Uma sociedade em que todos trabalhem, todos produzam, todos tenham acesso a qualquer tipo de educao, sade, cultura. Isso s ser possvel, em primeira ordem, com a destruio da sociedade de classes (no caso, nossa sociedade capitalista) em que o homem viva da explorao de outro homem. O que acontece no mundo acontece tambm no nosso pas. O capitalismo um sistema internacional e para super-lo precisamos de uma articulao internacional. Neste texto nos restringiremos em apontar as caractersticas do desenvolvimento capitalista no Brasil. Em primeiro lugar, no podemos nos esquecer de que hoje o Brasil uma das maiores economias do mundo. O fato de existir pobreza, fome, seca, alagamentos no quer dizer que se trata de um pas menos desenvolvido... pobreza, fome, seca, alagamentos s existem ainda porque temos uma sociedade capitalista e os mesmos problemas que existem aqui existem tambm nos EUA, China e outras grandes potncias econmicas (obviamente, de formas diferentes). At mesmo a produo agrcola brasileira extremamente avanada, com mtodos de produo em larga escala (e sem qualidade) e o agronegcio exige cada vez mais a produo latifundiria. O Estado brasileiro altamente desenvolvido e o exrcito e a polcia so cada vez mais equipados para garantir a proteo da propriedade privada a democracia burguesa a forma mais avanada de garantir uma explorao

assalariada dos trabalhadores, criando a impresso de que somos todos 'livres' (liberdade que se resume a quem iremos vender nossa fora de trabalho). Se concordarem conosco no pargrafo anterior, isso a acaba com dois mitos que so defendidos por alguns setores da esquerda: 1 de que o capitalismo no Brasil no desenvolvido, como se fosse ainda um pas feudal, portanto, ns, comunistas, devemos colaborar no desenvolvimento do pas e depois pensar em fazer uma revoluo; 2 de que o capitalismo no Brasil tem tarefas em atraso (como a reforma agrria), portanto, devemos construir lutas para garantir as reformas bsicas e s depois dessas lutas conquistadas que a classe trabalhadora poder construir lutas para superar sua condio de explorada. Historicamente, alguns setores, principalmente o PCB, defenderam a primeira tese e no final houve uma ditadura militar para perseguir e matar os comunistas. Os erros de anlise da primeira tese foram, de certa forma, superados pelo PT. Um dos erros do PT foi defender a segunda tese, democrtica popular, fazendo uma anlise equivocada do capital no Brasil (mas dentro dos limites do perodo histrico) e reproduziu um projeto etapista que defendia primeiro a construo de lutas de reforma para a classe trabalhadora (em aliana com alguns setores da burguesia) e depois a construo de condies subjetivas para se atingir o socialismo. A atuao do PT deu no que deu... hoje, um partido que no mais representa os trabalhadores, mas os interesses dos patres, de Eike Batista, da Odebrecht. As polticas do governo Lula fingiram interessar aos trabalhadores, mas, na verdade, s os prejudicam mais e ajudam a existncia de maior extrao de mais-valia. Oras... foi no governo dos 'trabalhadores' que aumentaram o perodo de aposentadoria, reajustaram a previdncia privada, fizeram reformas neoliberais na educao, privatizaram pistas (pedgios), hospitais (as parcerias pblico-privadas) e agora do rios de dinheiros para as grandes empreiteiras construrem estdios da Copa. A soluo de nossos problemas no retirar o PT e colocar outro partido. Na verdade, no ser pelas vias democrticas da burguesia que conquistaremos aquilo que queremos. necessrio, sim, construir lutas por reformas para que as contradies do capital afetem menos s condies de vida dos trabalhadores, mas a nossa atuao nessas lutas deve estar sempre casada com uma tentativa de avanar na conscincia da classe, tentando fazer com que os trabalhadores sejam agentes do prprio processo de organizao. necessria uma reorganizao dos trabalhadores! Convidamos voc para o debate e esperamos que continue tendo interesse em compreender os problemas sociais causados pelo capital, bem como nossas tarefas para acabar com o capitalismo, e que possamos aprender com os erros e com os acertos da esquerda no Brasil e no mundo. E o mais importante: convidamos vocs para o combate, ombro a ombro, das mazelas da sociedade capitalista.

Coletivo Contra Corrente, maio de 2013.

REFERNCIAS IASI, Mauro Lus. Porque as fbricas demitem: o que muda e o que no muda no capitalismo contemporneo. in Revista Intersindical, n. 01, 2006. MARX, Karl. Captulo XIV: Mais-valia absoluta e relativa. in Marx, Karl. O Capital, So Paulo, Nova Cultural, 1996.

You might also like