You are on page 1of 3

Legislao de informtica Prof Simone Sampaio CONTEDO PROGRAMTICO 1. Noes bsicas de Direito. 2.

Responsabilidade civil e penal sobre a tutela da informao. 3. Tratamento e sigilo de dados. 4. Lei de software. 5. Propriedades: imaterial, intelectual e Industrial. 6. Marcas e Patentes material programao Por onde comear? LEI MAIOR Pergunta-se: O que ocorre quando algum dispositivo constitucional desrespeitado? Como saber em qual ramo do direito buscar auxlio jurdico? 1) Saber se h lei regulamentando a matria.

2) A lei civil, penal, trabalhista, tributria, consumerista, administrativa, etc? 3) Qual a penalidade a ser aplicada para a transgresso de uma norma? Minha rea se enquadra dentro de qual ramo do Direito? O QUE CRIME? Isto crime? E isto? Conduta humana individualizada por um dispositivo legal que revela sua proibio... Por no estar permitida por nenhum preceito jurdico contrria ao ordenamento jurdico e que, por ser exigvel do autor que atuasse de outra maneira nessa circunstncia, lhe reprovvel(culpvel). Eugnio Zaffaroni

MAS, como diferenciar crime de ilcito civil? Para efeito da punio ou da reparao, isto , para aplicar uma ou outra forma de restaurao da ordem social que se distingue: a sociedade toma conta daquilo que a atinge diretamente, deixando ao particular a ao para restabelecer-se, custa do ofensor, no estado anterior a ofensa (...) isto porque o Estado ainda mantm um regime poltico que explica a sua no interveno. Restabelecida a vtima na situao anterior, est desfeito o desequilbrio experimentado. Aguiar Dias Logo... Aos crimes, em regra, aplicam-se as penas de recluso, deteno e priso. As duas primeiras so penas privativas de liberdade. A priso simples aplica-se s contravenes penais. E no Direito Civil, como se resolve a transgresso de uma norma? Reparao dos danos Materiais Morais Caso 1 Jos compra um celular em determinada loja para ser entregue em trs dias. Ao receber a mercadoria verifica que o produto no funciona. Ele liga para a loja e o vendedor lhe informa que nada pode fazer, devendo Jos procurar o fabricante para consertar o produto. Caso 2 Continuando... Muito irritado, Jos vai at a loja para tirar satisfaes com o gerente. Ao se deparar com um aparelho igual ao seu e funcionando, Jos troca os produtos e vai embora se sentindo realizado e vingado com sua ao.

Caso 3 Devido a sua nova aquisio, Jos passa a ficar longas horas de sua jornada de trabalho falando ao celular, logado nas redes sociais e enviando e-mails particulares. Denunciado por colegas ao seu superior hierrquico, Jos demitido. Caso 4

Aps ser mandado embora, Jos, passando por uma feira livre, depara-se com uma barraca vendendo tablets de ltima gerao por preo 80% abaixo do mercado. Acreditando estar celebrando um negcio da China, adquire dois aparelhos com nota fiscal e garantia de 12 meses.

You might also like