You are on page 1of 6

1

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSES FREDERICO WESTHPALEN/RS

DIREITO

THIAGO LUIZ RIGON DE ARAUJO

MARCO ANTNIO SALA

NATUREZA E CULTURA

Abril/2013 FREDERICO WESTHPALEN

MARCO ANTNIO SALA

NATUREZA E CULTURA

THIAGO LUIZ RIGON DE ARAUJO

Abril/2013 FREDERICO WESTHPALEN

SMARIO

1 INTRODUO .................................................................................................. 4 2 REFERENCIAL TEORICO ............................................................................. 5 2.2 O DADO E CONSTRUIDO ............................................................................. 5 2.3 CONCEITO DE CULTURA ............................................................................. 5 2.4 LEIS FSICO-MATEMTICAS E LEIS CULTURAIS .................................. 6 3 CONCLUSO.....................................................................................................

1 INTRODUO

O presente trabalho vem por meio de este apresentar o que foi retirado de conhecimento sobre a Natureza e Cultura. O trabalho aborda conceitos sobre o homem que se destaca entre os outros tipos de animais, e que em sua existncia ele no fica limitado ao mundo natural que o rodeia, mas ele modifica construindo civilizaes. Podemos considerar a Natureza como o conjunto de coisas em seus estados brutos, ou seja, independente da interferncia humana, pois no fomos ns que construmos florestas, rios, pedras, isso j existia antes mesmo do nascimento dos humanos, e vai continuar mesmo aps a extino. A Cultura passou a existir quando o homem aprendeu a manusear ferramentas, fogo, construir, etc. E quando ele passou a ensinar os seus descendentes. Ento pode se definir cultura como tudo aquilo que o homem constri a partir da Natureza, mas no foram somente utenslios, mas tambm objetos espirituais, como comportamentos, crenas e manifestaes artsticas.

2 REFERENCIAL TEORICO

2.2 O DADO E CONSTRUIDO

Se volvermos os olhos para aquilo que nos cerca, verificamos que existem homens e existem coisas. O homem no apenas existe, mas coexiste, ou seja, vive necessariamente em companhia de outros homens. Em virtude do fato fundamental da coexistncia, estabelecem os indivduos entre si relaes de coordenao, de subordinao, de integrao, ou de outra natureza, relaes essas que no ocorrem sem o concomitante aparecimento de regras de organizao e de conduta. Pois bem, essas relaes podem ocorrer em razo de pessoas, ou em funo de coisas. H relaes entre os homens e as coisas, assim como existem tambm entre as coisas mesmas. Trata-se, claro, de tipos diferentes de relaes, cuja discriminao vai se enriquecendo medida que a cincia progride. Existem duas ordens de relaes correspondentes a duas espcies de realidade: uma ordem que denominamos realidade natural, e outra, realidade humana, cultural ou histrica. No universo, h coisas que se encontram, por assim dizer, em estado bruto, ou cujo nascimento no requer nenhuma participao de nossa inteligncia ou de nossa vontade. Mas, ao lado dessas coisas, postas originariamente pela natureza, outras h sobre as quais o homem exerce a sua inteligncia e a sua vontade, adaptando a natureza a seus fins. Constituem-se, ento, dois mundos complementares: o do natural e o do cultural; do dado e do construdo; do cru e do cozido. Havendo necessidade de uma expresso tcnica para indicar os elementos que so apresentados aos homens, sem a sua participao intencional, quer para o seu aparecimento, quer para o seu desenvolvimento, dizemos que eles formam aquilo que nos "dado", o "mundo natural", ou puramente natural. "Construdo" o termo que empregamos para indicar aquilo que acrescentamos natureza, atravs do conhecimento de suas leis visando a atingir determinado fim.

2.3 CONCEITO DE CULTURA

Esse estudo tornar-se- mais acessvel com o esclarecimento prvio do que se deva entender pela palavra "cultura". Dissemos que o universo apresenta duas ordens de realidade: uma, que chamamos realidade natural ou fsico-natural, e outra, que denominamos realidade cultural. "Cultura" o conjunto de tudo aquilo que, nos planos material e espiritual, o homem constri sobre a base da natureza, quer para modific-la, quer para modificar-se a si mesmo. , desse modo, o conjunto dos utenslios e instrumentos, das obras e servios, assim como das atitudes espirituais e formas de comportamento que o homem veio formando e aperfeioando, atravs da histria, como cabedal ou patrimnio da espcie humana.

No vivemos no mundo de maneira indiferente, sem rumos ou sem fins. Ao contrrio, a vida humana sempre uma procura de valores. Viver indiscutivelmente optar diariamente, permanentemente, entre dois ou mais valores. A existncia uma constante tomada de posio segundo valores. Se suprimirmos a ideia de valor, perderemos a substncia da prpria existncia humana. Viver , por conseguinte, uma realizao de fins. O conceito de fim bsico para caracterizar o mundo da cultura. A cultura existe exatamente porque o homem, em busca da realizao de fins que lhe so prprios, altera aquilo que lhe "dado", alterando-se a si prprio.

2.4 LEIS FSICO-MATEMTICAS E LEIS CULTURAIS

You might also like