You are on page 1of 6

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149. 1.

Ao contrrio do regime estabelecido pelo revogado Cdigo de Menores (Lei 6.697/79), que atribua autoridade judiciria competncia para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbtrio, se demonstrarem necessrias assistncia, proteo e vigilncia ao menor" (art. 8), atualmente bem mais restrito esse domnio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciria pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanncia de criana ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsvel" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinaes de carter geral" ( 2). evidente, portanto, o propsito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exerccio do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteo dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competncia do Poder Legislativo na edio de normas de conduta de carter geral e abstrato. 2. Recurso Especial provido. Toque de recolher viola Estatuto da Criana e do Adolescente e o poder familiar Ao editar o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), o legislador enfatizou a responsabilidade dos pais no exerccio do poder familiar: zelar pela guarda e proteo dos menores em suas atividades do dia a dia. Com esse fundamento, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) atendeu a recurso do Ministrio Pblico de So Paulo (MPSP) para cassar portaria que institua toque de recolher em uma avenida de Fernandpolis (SP).

RECURSO ESPECIAL N 819.729 - CE (2006/0023053-9) 09/12/2008

Restrio para internao de adolescente infrator assegurada em nova smula Nova smula do Superior Tribunal de Justia (STJ) fixa o entendimento corrente da Corte sobre limitao possibilidade de internao de menores por ato infracional anlogo ao trfico de drogas. A Smula 492 estabelece que o ato infracional anlogo ao trfico de drogas, por si s, no conduz obrigatoriamente imposio de medida socioeducativa de internao do adolescente. Alm do efetivo cometimento da infrao, seria necessria a presena das condies previstas na Lei 8.069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente ECA). STJ probe internao de adolescentes no reincidentes no trfico. HABEAS CORPUS. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. PRTICA DE ATO INFRACIONAL EQUIPARADO AO CRIME DE TRFICO ILCITO DE

ENTORPECENTE. ART. 122 DA LEI N. 8.069/90. ROL TAXATIVO. INTERNAO. IMPOSSIBILIDADE. 1. Em razo do princpio da excepcionalidade, a medida de internao somente possvel nas hipteses previstas no art. 122 da Lei n 8.069/90, ou seja, quando o ato infracional for praticado com grave ameaa ou violncia contra a pessoa, ressalvadas as hipteses nas quais outras medidas menos severas forem suficientemente adequadas; quando houver o reiterado cometimento de outras infraes graves; ou ainda, quando haja o descumprimento reitervel e justificvel de medida anteriormente imposta. 2. Nos termos da orientao deste Superior Tribunal de Justia, a internao, medida socioeducativa extrema, somente est autorizada nas hipteses taxativamente elencadas no art. 122 do Estatuto da Criana e do Adolescente. 3. Na hiptese, o ato infracional cometido pelo adolescente equiparado ao crime de trfico ilcito de drogas , embora seja socialmente reprovvel, desprovido de violncia ou grave ameaa pessoa. No h, portanto, como subsistir, na espcie, a medida excepcional imposta, porquanto a conduta perpetrada pelo paciente e suas condies pessoais no se amoldam s hipteses do art. 122 do ECA. 4. Ordem concedida para, afastada a internao, aplicar ao paciente a medida socioeducativa de liberdade assistida. HABEAS CORPUS N 236.694 - PE (2012/0056350-7) 03/05/2012.

Smulas do STJ relacionadas criana e ao adolescente Smula 383 A competncia para processar e julgar as aes conexas de interesse de menor , em princpio, do foro do domiclio do detentor de sua guarda. Smula 342 No procedimento para aplicao de medida scio-educativa, nula a desistncia de outras provas em face da confisso do adolescente

Smula 338 A prescrio penal aplicvel nas medidas scio-educativas.

Smula: 309 O dbito alimentar que autoriza a priso civil do alimentante o que compreende as trs prestaes anteriores ao ajuizamento da execuo e as que se vencerem no curso do processo.

Smula: 301 Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade.

Smula: 277 Julgada procedente a investigao de paternidade, os alimentos so devidos a partir da citao.

Smula 265 necessria a oitiva do menor infrator antes de decretar-se a regresso da medida scioeducativa.

Smula 108 A aplicao de medidas socio-educativas ao adolescente, pela pratica de ato infracional, e da competencia exclusiva do juiz.

Smula 01 O foro do domicilio ou da residencia do alimentando e o competente para a ao de investigao de paternidade, quando cumulada com a de alimentos.

PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (LEI N 8.069/90). INFRAO. APELAO DESERTA. ISENO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS. PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO. IMPOSSIBILIDADE. ARTIGO 198, I, DO ESTATUTO. REGRA DIRIGIDA A CRIANAS E ADOLESCENTES. DIVERGNCIA INDEMONSTRADA. 1. A iseno de custas e emolumentos, prevista na Lei 8.069//90 (Estatuto da Criana e do Adolescente), deferida s crianas e adolescentes, na qualidade de autoras ou rs, nas demandas ajuizadas perante a Justia da Infncia e Juventude, no extensvel aos demais sujeitos processuais, que, eventualmente figurem no feito. Precedentes do STJ: REsp 1040944/RJ, PRIMEIRA TURMA, DJ de 15/05/2008; AgRg no Ag 955.493/RJ, PRIMEIRA TURMA, DJ de 05/06/2008; REsp 995.038/RJ, SEGUNDA TURMA, DJ de 22/04/2008; e REsp 701969/ES, SEGUNDA TURMA, DJ 22/03/2006.

2. In casu, trata-se de procedimento iniciado perante o Juzo da Vara de Famlia, da Infncia, da Juventude e do Idoso da Comarca de Cabo Frio, em razo da lavratura de autos de infrao, por Comissrio do Juizado de Menores da Comarca de Cabo Frio-RJ, em face de empresa de entretenimento, com fulcro no art. 258, da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criana e do Adolescente, o quais foram julgados procedentes pelo Juzo singular, para aplicar multa de 20 (vinte) salrios mnimos, em cada um dos referidos autos, consoante sentena de fls. 21/23.
3. A admisso do Recurso Especial pela alnea "c" exige a comprovao do dissdio na forma prevista pelo RISTJ, com a

demonstrao das circunstncias que assemelham os casos confrontados, no bastando, para tanto, a simples transcrio das ementas dos paradigmas.Precedente desta Corte: AgRg nos EREsp 554.402/RS, CORTE ESPECIAL, DJ 01.08.2006.

4. Recurso Especial parcialmente conhecido e, nesta parte, desprovido. RECURSO ESPECIAL N 983.250 - RJ (2007/0198867-2) 19/03/2009

Alienao parental: Judicirio no deve ser a primeira opo, mas a questo j chegou aos tribunais Ainda uma novidade no Judicirio brasileiro, a alienao parental vem ganhando espao no direito de famlia e, se no detectada e tratada com rapidez, pode ter efeitos catastrficos. Sndrome da Alienao Parental (SAP) o termo proposto pelo psiclogo americano Richard Gardner, em 1985, para a situao em que a me ou o pai de uma criana a induz a romper os laos afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relao a ele. Os casos mais comuns de alienao parental esto associados a situaes em que a ruptura da vida conjugal gera em um dos pais uma tendncia vingativa. Quando ele no consegue aceitar a separao, comea um processo de destruio, vingana, desmoralizao e descrdito do ex-cnjuge. Nesse processo vingativo, o filho utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao ex-parceiro.

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. FAMLIA. GUARDA COMPARTILHADA. CONSENSO. NECESSIDADE. ALTERNNCIA DE RESIDNCIA DO MENOR. POSSIBILIDADE. 1. Ausente qualquer um dos vcios assinalados no art. 535 do CPC, invivel a alegada violao de dispositivo de lei. 2. A guarda compartilhada busca a plena proteo do melhor interesse dos filhos, pois reflete, com muito mais acuidade, a realidade da organizao social atual que caminha para o fim das rgidas divises de papis sociais definidas pelo gnero dos pais. 3. A guarda compartilhada o ideal a ser buscado no exerccio do Poder Familiar entre pais separados, mesmo que demandem deles reestruturaes, concesses e adequaes diversas, para que seus filhos possam usufruir, durante sua formao, do ideal psicolgico de duplo referencial. 4. Apesar de a separao ou do divrcio usualmente coincidirem com o pice do distanciamento do antigo casal e com a maior evidenciao das diferenas existentes, o

melhor interesse do menor, ainda assim, dita a aplicao da guarda compartilhada como regra, mesmo na hiptese de ausncia de consenso. 5. A inviabilidade da guarda compartilhada, por ausncia de consenso, faria prevalecer o exerccio de uma potestade inexistente por um dos pais. E diz-se inexistente, porque contrria ao escopo do Poder Familiar que existe para a proteo da prole. 6. A imposio judicial das atribuies de cada um dos pais, e o perodo de convivncia da criana sob guarda compartilhada, quando no houver consenso, medida extrema, porm necessria implementao dessa nova viso, para que no se faa do texto legal, letra morta. 7. A custdia fsica conjunta o ideal a ser buscado na fixao da guarda compartilhada, porque sua implementao quebra a monoparentalidade na criao dos filhos, fato corriqueiro na guarda unilateral, que substituda pela implementao de condies propcias continuidade da existncia de fontes bifrontais de exerccio do Poder Familiar. 8. A fixao de um lapso temporal qualquer, em que a custdia fsica ficar com um dos pais, permite que a mesma rotina do filho seja vivenciada luz do contato materno e paterno, alm de habilitar a criana a ter uma viso tridimensional da realidade, apurada a partir da sntese dessas isoladas experincias interativas. 9. O estabelecimento da custdia fsica conjunta, sujeita-se, contudo, possibilidade prtica de sua implementao, devendo ser observada as peculiaridades fticas que envolvem pais e filho, como a localizao das residncias, capacidade financeira das partes, disponibilidade de tempo e rotinas do menor, alm de outras circunstncias que devem ser observadas. 10. A guarda compartilhada deve ser tida como regra, e a custdia fsica conjunta - sempre que possvel - como sua efetiva expresso. 11. Recurso especial no provido. EDcl no RECURSO ESPECIAL N 1.251.000 - MG (2011/0084897-5) 06/12/2012

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. PROCESSUAL PENAL. PUBLICAO DE PORNOGRAFIA ENVOLVENDO CRIANA OU ADOLESCENTE ATRAVS DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES. ART. 241 DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. COMPETNCIA TERRITORIAL. CONSUMAO DO ILCITO. LOCAL DE ONDE EMANARAM AS IMAGENS PEDFILO-PORNOGRFICAS. 1 - A consumao do ilcito previsto no art. 241 do Estatuto da Criana e do Adolescenteocorre no ato de publicao das imagens pedfilo-pornogrficas, sendo indiferente a localizao do provedor de acesso rede mundial de computadores onde tais imagens encontram-se armazenadas, ou a sua efetiva visualizao pelos usurios.

2 - Conflito conhecido para declarar competente o Juzo da Vara Federal Criminal da Seo Judiciria de Santa Catarina.
CC 29886 SP 2000/0057047-8 12/12/2007

Curador especial para menores desnecessrio em ao de destituio de ptrio poder movida pelo MP Quando a ao de destituio de ptrio poder movida pelo Ministrio Pblico, no h a necessidade de nomeao de curador especial para agir em favor do menor. Nesse caso, o prprio agente ministerial faz o papel de autor e fiscal da lei. Essa foi a deciso da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) ao julgar recurso especial interposto pela Curadoria Especial da Defensoria Pblica do Rio de Janeiro.

Adoo conjunta pode ser deferida para irmos, desde que constituam ncleo familiar estvel Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), as hipteses de adoo conjunta previstas no artigo 42 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) no so as nicas que atendem ao objetivo essencial da lei, que a insero do adotado em famlia estvel. Com esse entendimento, a Turma negou provimento a recurso especial interposto pela Unio, que pretendia anular a adoo de uma criana feita por uma mulher, juntamente com seu irmo (j falecido).

You might also like