You are on page 1of 8

Sair

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

MONITORAMENTO DA FORMAO DE BIOFILME EM TORRE DE REFRIGERAO

Maria Aparecida Nbrega de Almeida DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOQUMICA, ESCOLA DE QUMICA/UFRJ, CENTRO DE TECNOLOGIA, BLOCO E, ILHA DO FUNDO, mana@eq.ufrj.br

Eliana Flvia Camporese Srvulo DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOQUMICA, ESCOLA DE QUMICA/UFRJ, CENTRO DE TECNOLOGIA, BLOCO E, ILHA DO FUNDO, servulo@eq.ufrj.br

Francisca Pessa de Frana DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOQUMICA, ESCOLA DE QUMICA/UFRJ, CENTRO DE TECNOLOGIA, BLOCO E, ILHA DO FUNDO, fpfranca@eq.ufrj.br

6 COTEQ Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos 22 CONBRASCORR Congresso Brasileiro de Corroso Salvador Bahia 19 a 21 de agosto de 2002

As informaes e opinies contidas neste trabalho so de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es)

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

SINOPSE

A colonizao bacteriana de cupons de lato (70% Cu e 30% Zn) e de ao carbono AISI 1020 foi avaliada aps 60 dias de exposio gua de um sistema de resfriamento de refinaria. Foram quantificadas bactrias aerbias, anaerbias e redutoras de sulfato (BRS) tanto na fase sssil quanto na fase planctnica. A predominncia de bactrias aerbias foi observada em ambas as fases. Nos biofilmes formados sobre lato e ao carbono foram detectadas 1,0x105 cels/cm2 e 3,7x106 cels/cm2 , respectivamente. As bactrias anaerbias ssseis tambm estiveram presentes em maior nmero no ao carbono. Entretanto, as BRS s foram detectadas na fase planctnica. A taxa de corroso para o ao carbono de 14,7 mpy foi 4 vezes maior do que a observada para o lato. Palavras Chaves: lato; ao carbono; biofilme; torre de refrigerao.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

1-INTRODUO

O avano da tecnologia mundial tem gerado uma demanda crescente de metais dos mais variados tipos. No ambiente, esses materia is esto sujeitos deteriorao, a qual, com grande freqncia influenciada pela atividade microbiana. A participao dos microrganismos nos mais diferenciados casos de corroso tem estimulado o interesse pelo entendimento do seu papel neste processo.

Os microrganismos tendem a aderir a superfcies onde encontra maior disponibilidade de nutrientes e ali se desenvolvem formando biofilmes. Como resultado ocorrem alteraes das condies eletroqumicas na interface metal/soluo, ocasionando a acelerao ou intensificao do processo corrosivo (1).

Por sua vez, os materiais metlicos apresentam diferentes resistncias colonizao microbiana. Por exemplo, as ligas de cobre como o lato, so relativamente txicas aos microrganismos devido presena do on cprico. No entanto, o carter aninico de muitos polissacardeos, presentes nos biofilmes, propicia o aprisionamento deste e de outros ctions, diminuindo sua concentrao naquele ecossistema, assim reduzindo sua ao txica (2). Desse modo, torna-se possvel uma colonizao mais extensa da superfcie metlica. Para o ao carbono, verifica-se uma interao entre as camadas passivas que se formam na superfcie metlica e o biofilme. A dissoluo dessas camadas, pela ao dos microrganismos presentes no biofilme, pode expor o metal aos produtos agressivos resultantes da atividade dos microrganismos, em especial das bactrias redutoras de sulfato (3 e 4).

Com base nesses conhecimentos, este trabalho teve como objetivo avaliar a formao de biofilme em dois metais, ao carbono AISI 1020 e lato, aps 60 dias de exposio gua de uma torre de resfriamento.

2- MATERIAIS E MTODOS

Os experimentos foram realizados em um sistema de resfriamento de uma refinaria de petrleo, que opera com gua doce clarificada com sulfato de alumnio e submetida a clorao. Essa gua sofre adies peridicas de inibidores para controlar o processo corrosivo e o controle microbiolgico feito mantendo-se a concentrao residual de Cl2 livre de 0,4 a 0,6 ppm. Eventualmente, biocida (isotiazolona) tambm utilizado. Cupons de ao carbono AISI-1020 e lato (Cu/Zn 70/30) (rea mdia 1,80 cm2) foram colocados em by-passes instalados na sada da bacia de gua fria da torre de
2

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

resfriamento. A velocidade da gua nos dutos foi em mdia 0,3 m/seg e, durante o perodo experimental, a temperatura e pH variaram de 22 a 30C e de 6,9 a 7,6, respectivamente. A anlise fsico-qumica da gua no ponto monitorado feita de acordo com APHA (5), mostrou a seguinte composio em ppm: Slidos totais 600; Slidos volteis 450; Alcalinidade (HCO 3) 105; Sulfato>1.3; Slica (SiO2 ) 12;00 Cloreto 31; Ferro total 22; Ferro ferroso 7.3; Fosfato16.2; Zinco 1.4

Periodicamente, amostras de gua foram coletadas para determinao das bactrias planctnicas. Para determinao das bactrias ssseis, os cupons foram retirados com 60 dias de exposio. Os biofilmes foram removidos dos cupons como descrito por Cook e Gaylarde (6). As bactrias aerbias foram quantificadas por contagem de unidades formadoras d e colnias (UFC) em placas de Petri contendo agar nutriente (Merck No 5443, Germany), aps incubao a 281o C por 72h. As bactrias anaerbias e redutoras de sulfato (BRS) foram quantificadas pela tcnica do nmero mais provvel (NMP) tendo sido usados, respectivamente, os meios fluido ao tioglicolato (Merck No 8191, Germany) e Postgate E (7), ambos desaerados com N2 , distribudos em frascos fechados com rolhas de borracha e cintas metlicas, de modo a garantir condio de anaerobiose. A incubao foi a temperatura de 281oC por 28 dias. O contedo de sulfeto total foi determinado colorimetricamente, segundo tcnica recomendada por APHA (8), aps tratamento das amostras com HCl concentrado para solubilizao dos sulfetos insolveis. Para determinao da perda de peso, os cupons foram limpos com soluo de Clark, rinsados com gua destilada, desidratados com acetona e ento secos 80o C at peso constante (9).

3- RESULTADOS E DISCUSSO

Os resultados mostram um elevado nmero de bactrias, tanto aerbias quanto anaerbias, na fase planctnica (Tabela 1). A presena de bactrias aerbias, consideradas por Characklis (10), colonizadoras primrias de superfcies slidas, favorece a formao de biofilmes. Um elevado nmero dessas bactrias na fase aquosa aumenta a probabilidade de ocorrer contato com a superfcie, possibilitando assim a sua colonizao. Alm disso, esses microrganismos uma vez aderidos produzem exopolissacardeos (EPS) cujo acmulo favorece a adeso de outros microrganismos contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento do biofilme.

O nmero expressivo de bactrias anaerbias planctnicas detectadas mostra que essas bactrias eram tolerantes ao oxignio uma vez que o ponto monitorado foi a sada da bacia de gua fria. Esta gua oxigenada durante o processo de resfriamento na torre.

As bactrias redutoras de sulfato (BRS), um grupo especfico de bactrias anaerbias, foram detectadas em menor nmero. Essas bactrias so capazes de sobreviver em

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

condio de aerobiose, permanecendo em estado latente por tempo prolongado. A partir do momento que h reduo da tenso de oxignio, as BRS voltam a proliferar (11 e 12). No biofilme, os produtos do seu metabolismo contribuem intensamente para o desenvolvimento do processo de corroso.

A anlise dos cupons de ao carbono e lato aps 60 dias de exposio gua de resfriamento mostrou que ambos os metais foram colonizados (Tabela 2). Contudo houve diferenciao na quantidade dessas populaes nos biofilmes e, sobretudo da taxa de corroso, dependendo do metal colonizado.

No ao carbono, tanto o nmero de bactrias aerbias quanto de bactrias anaerbias foi uma ordem de grandeza superior ao detectado no lato. Entretanto, observou-se que o nmero de bactrias aerbias foi um pouco superior ao das bactrias anaerbias, correspondendo a cerca de 56 % do total das bactrias quantificadas. No lato este percentual foi equivalente.

O maior nmero de bactrias detectado no ao carbono deve -se provavelmente ao fato de que este material quando, exposto gua, sofre rapidamente ataque corrosivo e facilmente colonizado. O lato, uma liga Cu/Zn (70/30) apresenta maior resistncia ao ataque corrosivo e colonizao bacteriana. A dissociao desse metal, quando em presena de gua, libera ons Cu+2 , e o acmulo desses ons na superfcie metlica dificulta a sua colonizao. Segundo Trevors e Cotter (13), o desenvolvimento do biofilme em ligas de cobre favorecido pela produo de exopolmeros por microrganismos j aderidos. A presena de grupos acdicos nessas macromolculas interagem com os ons metlicos, reduzindo a toxicidade do microambiente, permitindo o crescimento microbiano.

As bactrias redutoras de sulfato no foram detectadas nos biofilmes formados sobre os os dois metais, apesar de sua presena na fase planctnica. Provavelmente a baixa concentrao dessas bactrias nessa fase no favoreceu sua implantao na superfcie dos metais. Consequentemente, o sulfeto detectado nos biofilmes pode ter surgido em conseqncia de reaes qumicas de compostos contendo enxofre ou seus derivados ou da contaminao com produtos da prpria refinaria, e no do metabolismo dessas bactrias.

Lutterbach e de Frana (14) estudando a colonizao do lato em sistema de resfriamento industrial com circulao de gua do mar detectaram predominncia de bactrias anaerbias. Com 60 dias de exposio, o percentual de bactrias anaerbias, inclusive BRS, correspondeu a cerca de 79 % do total de bactrias quantificadas. Comparando com os nossos resultados possvel demonstrar a influncia da gua empregada no tipo de biofilme formado.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

A taxa de corroso para o ao carbono (14,7 mpy) foi bem mais expressiva do que para o lato (3,5 mpy). Provavelmente devido a natureza do prprio ao carbono, que tende a sofrer corroso mais facilmente.

4- CONCLUSO

Os resultados mostram que a determinao da concentrao microbiana na gua no suficiente para antecipar a provvel extenso do biofilme a ser formado em sistemas que a utilizam. A colonizao e a corroso microbiologicamente induzida esto relacionadas tambm a fatores hidrodinmicos e, principalmente, com o metal utilizado.

5- AGRADECIMENTOS

Ao Conselho de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) pelo apoio financeiro e Petrobrs/Reduc pelo uso do sistema industrial.

6- BIBLIOGRAFIA

1-Natishan P. M., Jones-Meehan J., Joeb G. I., Little B. J., Ray R. e Beard M., Corrosion behavior of some transition metals and 4340 steel metals exposed to sulphate-reducing bacteria., Corrosion v 55 no 1 1062-1068, 1999.

2- Christensen B. E. e Characklis W. G., Biofilms, New York, John Wiley & Sons, 1990, pg. 93-130.

3- Silva R. A. e Videla H. A., A corroso microbiolgica e sua relao com a presena de biofilmes em metais e ligas de uso industrial, 3o Congresso Ibero/Americano de Corroso/EXPOCOR, 1989.

4- Videla H. A. e Characklis W. G., Biofouling and microbially influenced corrosion, International Biodeterioration & Biodegradetion, 29 195-215, 1992.

5- American Public Health Association (APHA) Standard Methods for Examination of Water and Wastewater 18th ed. , Washington DC, 1992.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

6- Cook P. E. e Gaylarde C. C., Biofilms formation in aqueous metalworking fluids, International Biodeterioration, 24 265-270, 1988.

7- Postgate J. R., The sulphate reducing bacteria, Cambridge. Cambridge University Press, 1984.

8- American Public Health Association (APHA) Tentative method of analysis for hydrogen sulphide content of the atmosphereIn: Methods of Air Sampling and Analysis pg. 426-432, Washington, 1972.

9- ASTM Standard G 1 -90, Standard practice for preparing, cleaning and evaluating corrosion test specimem, Philadelphia PA, ASTM, 1990.

10- Characklis W. G., Marshal K. C. e McFeters G. A, Biofilms, New York, John Wiley & Sons, 1990, pg.131-159.

11- Pintado J. L. e Montero F., Corrosin Microbiolgica em Centrales Hidroeltricas, Revista Iberoamericana Corrosion Y Protection 17 361-366, 1986.

12- Marschall C., Frenzel P. e Cypionka H., Influence of oxygen on sulfate reduction and growth of sulfate-reducing bacteria, Archives Microbiology 159 168-173, 1993.

13- Trevors J. T. e Cotter C. M., Copper toxicity against Legionella and Pseudomonas, International Biodeterioration 26 139-148, 1990.

14- Lutterbach M. T. S. e de Frana F. P., Biofilm formation on brass coupons exposed to cooling water, Brazilian Journal of Chemical Engineering 14 81-87, 1997.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Tabela 1 Microrganismos planctnicos e teor de sulfeto na gua de resfriamento Bactrias aerbias (ufc/mL) Bactrias anaerbias (cel/mL) Bactrias redutoras de sulfato (cel/mL) Sulfeto ( g/mL) 2,30,2x106 3,30,3x105 3,40,3x102 45

Tabela 2 Microrganismos ssseis e teor de sulfeto nos biofilmes


2

Bactrias aerbias (ufc/cm ) Bactrias anaerbias (cel/cm2 ) Bactrias redutoras de sulfato (cel/cm2) Sulfeto ( g/mL)

Lato 1,00,1x105 7,10,7x104 ND 2,10,2x102

Ao Carbono 3,7x106 1,3x105 ND 11,0

You might also like