You are on page 1of 2

REQUISIO DE MANIFESTAO DE INTERESSE N. 001/2013-SEMARH/PSP 1.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, ao receber recursos financeiros do Banco Mundial (BIRD) para o financiamento de atividades referentes ao Programa de Desenvolvimento Sustentvel e Convivncia com o Semirido Potiguar (PSP), pretende usar parte dos recursos desse emprstimo para realizar pagamentos elegveis, de acordo com as Diretrizes para Seleo e Contratao de Consultores pelos Muturios do Banco Mundial (publicadas em maio de 2004 e revisadas em outubro de 2006).

2. A presente Seleo de Consultoria tem por finalidade implementar as atividades constantes do Plano Operativo Anual (POA/2013) a serem realizadas no mbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos (SEMARH). Assim, a SEMARH convida EMPRESAS DE CONSULTORIA elegveis a manifestarem interesse para a contratao de CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA ELABORAO DE PLANOS DE MANEJO DE PRAGAS E PARASITAS PARA O ENTORNO DOS RESERVATRIOS DE 05 (CINCO) BARRAGENS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por um prazo de 105 (cento e cinco) dias.

3. Os servios incluem: a) Identificar e cadastrar propriedades rurais onde se faz uso de fertilizantes e defensivos qumicos em atividades agropecurias nas reas lindeiras dos reservatrios das seguintes barragens: Novo Angicos (Angicos/RN), Boqueiro de Angicos (Afonso Bezerra/RN) Patax (Ipanguau/RN), Bod (Tenente Ananias/RN) e Bonito II (So Miguel/RN) ; b) Elaborar mapas, em base georreferenciada no Datum Sirgas 2000, com localizao das propriedades cadastradas; c) Identificar: i. Os tipos de fertilizantes e defensivos qumicos utilizados associados s atividades agropecurias; ii. A percepo quanto ao risco do uso de tais substncias qumicas pelos produtores rurais; iii. Outras prticas de manejo de pragas utilizadas; d) Caracterizar a qualidade da gua a partir de laudos laboratoriais de amostras coletadas nos respectivos reservatrios, contendo concentraes de resduos qumicos de defensivos agrcolas; e) Avaliar os impactos ambientais e sade humana associados aos usos inadequados dos fertilizantes e defensivos qumicos; f) Elaborar Plano de Manejo de Pragas e Parasitas especfico para cada reservatrio supramencionado, atendendo Poltica Operacional (OP) 4.091[1] do BIRD, Legislao Ambiental, ao Relatrio de Avaliao Ambiental do PSP e aos Diagnsticos Ambientais elaborados no mbito do PSP para os referidos reservatrios, de forma a assegurar a no contaminao da gua dos audes.

4. As empresas interessadas devero indicar que esto qualificadas para a execuo desses servios e encaminhar suas Cartas de Expresso de Interesse e Portflios (catlogos, folhetos, descrio de servios similares realizados, experincia em condies semelhantes, pessoal adequado e disponvel para executar os servios, etc.) devero ser entregues no endereo abaixo indicado ou enviados por email at o dia 12 de julho de 2013, s 18 horas, no qual se poder obter tambm informaes adicionais, no horrio das 9:00 s 12:00 horas e das 15:00 s 17:00 horas, de segunda sexta-feira, pelo endereo eletrnico:

semiarido@rn.gov.br ou pelo fac-smile (84) 3232-2412. As consultoras podero se consorciar para aumentar suas qualificaes.

5. Att.: Sr. Leonardo Nunes Rgo - Secretrio de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos SEMARH - Rua Dona Maria Cmara, 1884 - Capim Macio - Natal/RN Brasil - CEP: 59.082-430 - Fone: (84) 3232-2407 / Fax: (84) 3232-2412 Natal/RN, 24 de Junho de 2013.

LEONARDO NUNES RGO SECRETRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HDRICOS

You might also like