You are on page 1of 21

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

Segurana do Trabalho
Direito Aplicado Segurana e Sade no Trabalho
Prof. Jonas Eduardo Gonzalez Lemos

Direitos Constitucionais Relacionados Segurana e Sade dos Trabalhadores Urbanos e Rurais

Aula 01
do Rio Grande do Norte.
Natal-RN 2010

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia

Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia e o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.
Equipe de Elaborao IF-RN Coordenao Institucional COTED Projeto Grfico Eduardo Meneses e Fbio Brumana Diagramao Victor Almeida Schinaider

Ficha catalogrfica

Apresentao e-Tec Brasil


Amigo(a) estudante! O Ministrio da Educao vem desenvolvendo Polticas e Programas para expansoda Educao Bsica e do Ensino Superior no Pas. Um dos caminhos encontradospara que essa expanso se efetive com maior rapidez e eficincia a modalidade adistncia. No mundo inteiro so milhes os estudantes que frequentam cursos a distncia. Aqui no Brasil, so mais de 300 mil os matriculados em cursos regulares de Ensino Mdio e Superior a distncia, oferecidos por instituies pblicas e privadas de ensino. Em 2005, o MEC implantou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), hoje, consolidado como o maior programa nacional de formao de professores, em nvel superior. Para expanso e melhoria da educao profissional e fortalecimento do Ensino Mdio, o MEC est implementando o Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-TecBrasil). Espera, assim, oferecer aos jovens das periferias dos grandes centros urbanose dos municpios do interior do Pas oportunidades para maior escolaridade, melhorescondies de insero no mundo do trabalho e, dessa forma, com elevado potencialpara o desenvolvimento produtivo regional. O e-Tec resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educao Profissionale Tecnolgica (SETEC), a Secretaria de Educao a Distncia (SED) do Ministrio daEducao, as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais. O Programa apia a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio por parte das escolaspblicas de educao profissional federais, estaduais, municipais e, por outro lado,a adequao da infra-estrutura de escolas pblicas estaduais e municipais. Do primeiro Edital do e-Tec Brasil participaram 430 proponentes de adequaode escolas e 74 instituies de ensino tcnico, as quais propuseram 147 cursos tcnicosde nvel mdio, abrangendo 14 reas profissionais.

O resultado desse Edital contemplou193 escolas em 20 unidades federativas. A perspectiva do Programa que sejam ofertadas10.000 vagas, em 250 polos, at 2010. Assim, a modalidade de Educao a Distncia oferece nova interface para amais expressiva expanso da rede federal de educao tecnolgica dos ltimos anos: aconstruo dos novos centros federais (CEFETs), a organizao dos Institutos Federaisde Educao Tecnolgica (IFETs) e de seus campi. O Programa e-Tec Brasil vai sendo desenhado na construo coletiva e participaoativa nas aes de democratizao e expanso da educao profissional no Pas,valendo-se dos pilares da educao a distncia, sustentados pela formao continuadade professores e pela utilizao dos recursos tecnolgicos disponveis. A equipe que coordena o Programa e-Tec Brasil lhe deseja sucesso na sua formaoprofissional e na sua caminhada no curso a distncia em que est matriculado(a). Braslia, Ministrio da Educao setembro de 2008.

Voc ver por aqui...

esta aula, voc ter a oportunidade de estudar de forma concatenada, o conjunto de ordenamentos aplicados Segurana e Sade do Trabalho. Nesse sentido, esta aula 1 abordar os Direitos Individuais e Coletivos, com nfase Segurana e Sade do Trabalho.

Objetivos
Conhecer o artigo 5 da Constituio Federal, que trata dos Direitos Individuais e Coletivos, de forma sequenciada, de forma que, ao final, possa compreender e assimilar todos os incisos do referido artigo.

Para Comeo de Conversa...


No Prembulo da Constituio Federativa do Brasil, foi instituido o Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias. Nesse sentido, o conceito de Constituio, de acordo com o estabelecido no prembulo o seguinte: a lei fundamental e suprema de um Estado, que contm normas referentes estruturao do Estado, formao dos Poderes Pblicos, forma de Governo, direitos e garantias dos cidados.

e-Tec Brasil
Creative Commons - Edwin Dalorzo

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

Logo, pela definio acima referida, podemos Constatar que dentre as normas contidas na Constituio do Brasil, est os Direitos e Garantias dos Cidados, onde encontraremos, literalmente, os Direitos Constitucionais relacionados com a Segurana e a Sade dos Trabalhadores. Por outro lado, os Direitos e Garantias dos Cidados so destinados a estabelecer direitos, garantias e deveres aos cidados e, por isso mesmo, sistematizam as noes bsicas e centrais que regulam a vida social, poltica e jurdica de todo o cidado brasileiro. Esses Direitos so subdivididos na Constituio em 5 categorias, como voc pode ver a seguir: 1) Direitos Individuais e Coletivos: so os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e sua personalidade, tais como vida, igualdade, dignidade, segurana, honra, liberdade e propriedade. So enumerados no art. 5o; 2) Direitos Sociais: Esses direitos so referentes educao, sade, trabalho, previdncia social, lazer, segurana, proteo maternidade e infncia e assistncia aos desamparados. So enumerados do art. 6o ao 11o; 3) Nacionalidade: nacionalidade, significa, o vnculo jurdico poltico que liga um indivduo a um certo e determinado Estado, fazendo com que este indivduo se torne um componente do povo, capacitando-o a exigir sua proteo e em contra partida, o Estado sujeita-o a cumprir deveres impostos a todos. So enumerados no art. 12o e 13o ; 4) Direitos Polticos: permitem ao indivduo, atravs de direitos pblicos subjetivos, exercer sua cidadania, participando de forma ativa dos negcios polticos do Estado. So enumerados do art. 14o e 16o; 5) Partidos Polticos: garante a autonomia e a liberdade plena dos partidos polticos como instrumentos necessrios e importantes na preservao do Estado democrtico de Direito. So enumerados no art. 17o. Importa, ainda, ressaltar que os Direitos Fundamentais, isto , os Direitos declarados no Texto da Constituio possuem as seguintes caractersticas:

e-Tec Brasil

1. Imprescretibilidade: eles no desaparecem com o tempo; 2. Inalienabilidade: no h possibilidade de transferncia dos direitos fundamentais a outrem; 3. Irrenunciabilidade: no podem ser objetos de renncia; 4. Inviolabilidade: impossibilidade de sua no observncia por disposies infraconstitucionais ou por atos das autoridades pblicas; 5. Universalidade: devem abranger todos os indivduos, indepedente de qualquer coisa; 6. Efetividade: a atuao do Poder Pblico deve ter por escopo garantir a efetivao dos direitos fundamentais; 7. Interdependncia: as vrias previses constitucionais, apesar de autnomas, possuem diversas interseces para atingirem suas finalidades. Alm do mais, os Direitos Fundamentais so classificados em geraes (ou dimenses), levando-se em conta o momento de seu surgimento e reconhecimento pelos ordenamentos constitucionais. So 4 as geraes que voc conhecer a seguir 1. Direitos de 1 gerao: compreendem as liberdades negativas clssicas, que realam o princpio da liberdade. So os direitos civis e polticos. Ex.: direito vida, liberdade, liberdade de expresso etc. 2. Direitos de 2 gerao: so as liberdades positivas, reais ou concretas, e acentuam o princpio da igualdade entre os homens (igualdade material). So os direitos econmicos, sociais e culturais. Ex.: direito sade, educao, trabalho, assistncia social, etc. 3. Direitos de 3 gerao: consagram os princpios da solidariedade e da fraternidade. So atribudos genericamente a todas as formaes sociais, protegendo interesses de titularidade coletiva ou difusa. Ex.: direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, defesa do consumidor, paz, etc.

e-Tec Brasil

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

4. Direitos de 4 gerao: surgiu dentro da ltima dcada, por causa do avanado grau de desenvolvimento tecnolgico: so os Direitos da Responsabilidade, tais como a promoo e manuteno da paz, democracia, informao, autodeterminao dos povos, promoo da tica da vida defendida pela biotica, direitos difusos, ao direito ao pluralismo, etc.

Ponto de Reflexo e Debate


Os Direitos Fundamentais so definidos como conjunto de direitos e garantias do ser humano, cuja finalidade principal o respeito a sua dignidade, com proteo ao poder estatal e a garantia das condies mnimas de vida e desenvolvimento, ou seja, visa garantir ao ser humano, o respeito vida, liberdade, igualdade e a dignidade, para o pleno desenvolvimento de sua personalidade.

Conhecendo um pouco sobre Direitos Individuais e Coletivos


Direitos individuais so aqueles referentes ao indivduo isolado. terminologia usada na Constituio para exprimir o conjunto dos direitos fundamentais concernentes vida, igualdade, liberdade, segurana e propriedade. Assim, de forma ardenada e concatenada, seguindo a ordem estabelecida nos incisos do art. 5o, da Constituio Federal, os Direitos Individuais e Coletivos, que dizem respeito Segurana e a Sade do Trabalho, direta e/ou indiretamente, so os seguintes: 1. Princpio da Igualdade: O caput do Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio - consagra o Princpio da Igualdade, tambm conhecido como Princpio da Isonomia. Trata-se de igualdade entre todas as pessoas. Ao que parece desejou o constituinte de 1988 que a igualdade entre os seres humanos pudesse ser, alm de formal, tambm material, isto , que pudesse deixar de apenas estar registrada nos textos das leis para efetivamente se fazer

e-Tec Brasil

verificar no mundo real. Assim, podemos dizer que liberdade humana garantida na Constituio deve ser compreendida como ampla. Essa liberdade dividese em: a) Liberdade de locomoo e de circulao; b) Liberdade de conscincia (art. 5, VI); c) Liberdade de expresso (art. 5, IV); d) Liberdade de associao (art. 5, XVII); e) Liberdade de exerccio de profisso. 2. Princpio da Legalidade - Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Trocando em midos, significa que, para os cidados em geral, permitido tudo aquilo que no for proibido. J para a Administrao Pblica, o Princpio da Legalidade possui significado diverso, configurando a chamada legalidade estrita, no sentido de que os rgos e agentes pblicos s podem fazer aquilo que est previsto na lei. 3. Tortura - Ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Devemos entender por tortura a prtica de medidas de cunho fsico, moral ou psicolgico ofensivas integridade humana. 4. Liberdade de Manifestao do Pensamento - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. A liberdade de expresso amplamente considerada em vrios pontos do artigo 5 da Constituio Federal, iniciando pela expresso do pensamento, ou seja, pela sua exteriorizao. 5. Direito de Resposta e Indenizao - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem. Esse hiptese possibilita a defesa do ofendido contra qualquer imputao que lhe tenha sido feita de modo ofensivo ou prejudicial, no isentando, porm, o responsvel pelas conseqncias de seu ato, ou seja, alm do direito de resposta, o ofendido possui tambm o direito de pleitear indenizao pecuniria, vindo o ofensor a responder judicialmente pelos seus excessos.

e-Tec Brasil

10

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

6. Liberdade de Conscincia e de Crena - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias. Importante ressaltar que, para o exerccio efetivo do Direito supracitado necessrio, por parte dos cidados, a observncia da ordem e dos bons costumes, que servem para balizar amplamente o respeito aos direitos humanos fundamentais. Outrossim, a Constituio assegura, ainda, a proteo aos locais de culto e suas liturgias, enquanto espaos para a exteriorizao da crena. 7. Prestao de Assistncia Religiosa assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva. Nesse ponto a Constituio possibilita aos particulares prestarem assistncia religiosa, aos que precisem, uma vez que o Estado no pode se envolver em questes religiosas por ser laico, isto , por viger entre ns o Princpio da Separao entre o Estado. 8. Escusa de Conscincia - Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei. Esse Direito oferee a possibilidade do no-cumprimento de uma obrigao sob a alegao de uma crena religiosa ou de uma convico filosfica ou poltica, sem com isso perder direitos, desde que se cumpra, no lugar daquela obrigao rejeitada, uma prestao alternativa. 9. Liberdade da Expresso - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. Este Direito no absoluto e, por isso mesmo, sofre algumas limitaes dentro da prpria Constituio. Ou seja, o exerccio deste Direito deve ser feito com ponderao e respeito ao Direito do Outro. 10. Proteo da Imagem e Intimidade - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. Nesse ponto, fica claro que no podem ser violados a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, razo pela

11

e-Tec Brasil

qual, so passveis de indenizao qualquer ofensa aos itens acima relacionados. 11. Sigilo das Comunicaes - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Nesse ponto, a Constituio criminaliza qualquer violao a correspondncias ou qualquer forma de comunicao, excluindo, contudo, aquilo que for feito atravs de determinao judicial. 12. Liberdade de Profisso - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Nesse ponto assegurado o exerccio de qualquer atividade profissional, desde que no criminosa. Deve-se atentar, apenas, limitao do atendimento das qualificaes exigidas por lei para cada profisso. 13. Acesso Informao - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional. Aqui assegurado a qualquer pessoa, tanto fsica quanto jurdica, atravs de petio, defender seus direitos particulares e/ou pblicos, abrangendo, ainda, o direito de representao, que o meio hbil para se fazer as denncias dos abusos de autoridades. 14. Liberdade de Locomoo - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Esse Direito pode ser entendido como o direito de acesso e ingresso no territrio nacional; o direito de sada do territrio nacional; o direito de permanncia no territrio nacional; o direito de deslocamento dentro do territrio nacional. 15. Liberdade de Reunio e de Associao A Constituio traz as seguintes abordagens sobre o tema: - Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde

e-Tec Brasil

12

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; - A criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; - As associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindose, no primeiro caso, o trnsito em julgado; - Ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; - As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

Ateno:
Nesse ponto, importante diferenciar Reunio de Associao: a primeira caracteriza-se pela pluralidade de participantes, tendo um propsito determinado, sendo que ao trmino, desaparece o lao existente entre os participantes. J a segunda, caracterizada por ser uma reunio estvel e permanente de pessoas que visam a um fim comum.

16. A Lei Nesse ponto, a Constituio traz os seguintes dispositivos sobre o tema: - A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; - A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Nesse ponto, convm tecer os seguintes comentrios sobre Direito Adquirido, Ato Jurdico Perfeito e Coisa Julgada, a saber:

13

e-Tec Brasil

- Direito adquirido, aquele que se perfecionou sob a gide de uma dada lei, e que no foi exercido antes da vigncia de nova lei advinda para regular a mesma matria em sentido diverso, o qual, em ltima anlise, mesmo advindo essa nova lei, poder ser exercido. - Ato jurdico perfeito, aquele consumado de acordo com a lei vigente na poca. - Coisa julgada, significa a impossibilidade de alterao de deciso judicial, em razo de, findos todos os prazos para tal, no mais caber qualquer espcie de recurso contra a mesma. 17. Tribunal de Exceo - No haver juzo ou tribunal de exceo. proibido pela Constituio os chamados tribunais de exceo, que so aqueles criados para julgar determinados crimes ou pessoas, em casos concretos. 18. Princpio da Legalidade e Anterioridade - No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. Na prtica isso significa que para que um fato seja considerado crime, faz-se necessria uma lei que o considere como tal e essa lei que prev o crime h que ser anterior ao fato. 19. Discriminaes - A lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais. 20. Crimes Importante ressaltar que a Constituio eleva dois crimes categoria de imprescritveis e inafianveis: o racismo e a ao de grupos armados civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico. 21. Personalizao da Pena - Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido. A Constituio, aqui, garante que nenhuma pena passa da pessoa do condenado, mas pode ter efeito econmico extensivo.

e-Tec Brasil

14

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

22. Individualizao da Pena A Constituio garante a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos. As penas acima referidas podem ser aplicadas, desde que o trabalhador cometa algum crime, observando o seguinte: - A pena privativa da liberdade a recluso, aplicada para condenado a pena superior a oito anos, cujo cumprimenAcidentes com Danos Propriedade to inicia em regime fechado, podendo depois progredir para o regime semi-aberto ou aberto. - A pena restritiva da liberdade a deteno, cumprida em regime semi-aberto ou aberto. - A pena de multa, aplicada ao condenado e seu recolhimento feito fundo penitencirio. Acidentes semao Leses ou Danos Visveis (Quase-Acidente) - A pena de prestao social alternativa, corresponde substancialmente s penas restritivas de direitos, autnomas e substitutivas das penas privativas de liberdade, podendo englobar, por exemplo, a prestao de servios comunidade. - A suspenso temporria de direitos pode ser a suspenso da habilitao para dirigir veculos, assim como a interdio temporria de direitos pode ser a proibio de freqentar determinados lugares. 23. Proibio de Penas A Constituio proibe os seguintes tipos de penas: - De morte, salvo em caso de guerra declarada; - De carter perptuo; - De trabalhos forados; - De banimento; - Cruis.
Leses no Incapacitantes

15

e-Tec Brasil

24. Julgamento pela Autoridade Competente e Devido Processo Legal Nesse ponto a Constituio assegura ao infrator o julgamento do crime por autoridade competente e devido processo legal, nos seguintes termos: - Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; - Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. 25. Contraditrio e a Ampla Defesa assegurado o Contraditrio e a Ampla Defesa, tanto nos procedimentos administrativos quanto judiciais. 26. Presuno de Inocncia - Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. A Constituio assegura, nesse ponto, que toda e qualquer pessoa s poder ser considerada culpada aps deciso judicial da qual no caiba mais nenhum recurso. 27. Legalidade da Priso - Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. Assim, um trabalhador que cometer um crime, somente ser preso por ordem judicial ou se, logo aps o crime, for detido pela autoridade policial. 28. Comunicabilidade da Priso - A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. Nesse ponto a Constituio assegura ao preso a possibilidade de comunicar a famlia ou algum indicado por este da priso, assim como, a imediata comunicao ao juiz competente. 29. Informao ao Preso - O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado.

e-Tec Brasil

16

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

30. Relaxamento da Priso Ilegal - A priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria. Infelizmente, no so raros os casos em que trabalhadores so injustamente presos e, ali permanencem, por vrios meses, sem que haja um pronunciamento judicial do caso. 31. Assistncia Judiciria - O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. Essa assistncia pode acontecer, por exemplo, atravs das Defensorias Pblicas. 32. Indenizao por Erro Judicirio - O Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena. 33. Gratuidade de Servios Pblicos - So gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: - O registro civil de nascimento; - A certido de bito.

Atividade 1
Considerando os incisos do art. 5o acima relacionados, responda o que segue: 1) Pode um trabalhador ser demitido, por sua opo religiosa? Comente. 2) Pode uma correspondncia ser endereada ao trabalhador, ser aberta pela Empresa? Comente.

Conhecendo os Direitos Sociais


Conforme o art. 6o da Constituio Federal, os Direitos Sociais abrangem o direito a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados. Nesse sentido, nos termos do art. 7o da Constituio Federal so direi-

17

e-Tec Brasil

tos dos trabalhadores urbanos e rurais, os seguintes: 1) relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos. Nesse ponto, a Constituio estabelece uma proteo ao trabalhador contra a despedida arbitrria do empregado, garantindo indenizao, nos termos da legislao trabalhista em vigor. 2) seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio. Aqui a Constituio assegura um benefcio integrante da seguridade social, em virtude da dispensa sem justa causa, concedido em no mximo cinco parcelas, de forma contnua ou alternada, a cada perodo aquisitivo de dezesseis meses. 3) fundo de garantia do tempo de servio FGTS. 4) salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim. Convm observar que nos termos da Constituio, o Salrio Mnimo deve cobrir todas as necessidade acima referidas. 5) irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. No pode haver reduo salarial do trbalhador, a no ser que tenha sido fruto de uma conveno ou um acordo coletivo. 6) dcimo-terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria. garantido a todos os trabalhadores urbanos e rurais, inclusive os aposentados. O pagamento ser feito em duas parcelas, a primeira at 30 de novembro e a segunda at 20 de dezembro. 7) proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa. O salrio , em regra, impenhorvel, razo pela qual, no pode ser retido, a no ser por determinao judicial, nos casos, por exemplo, de penso alimentcia.

e-Tec Brasil

18

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

8) durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. 9) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. 10) gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal. 11) licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias. Alguns Estados e Municpios e a prpria Unio, regulamentaram Lei Federal e estenderam o benefcio para 180 dias. 12) licena-paternidade, nos termos fixados em lei. A referida licena de 05 dias. 13) aviso prvio. 14) reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. Este dispositivo manteve a Constitucionalidade da Portaria 3214/78, que instituiu as Normas Regulamentadoras de Segurana e Sade do Trabalho. 15) adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. Para o trabalhador celetista garantido um adicional de Insalubridade de 10, 20 e 40% incidente sobre o salrio mnimo e, um adicional de periculosidade de 30%, inciddente sobre o salrio bsico. 16) aposentadoria. garantido ao trabalhador Aposentadoria por Tempo de Contribuio, por Idade e por Invalidez, nos termos da Legislao Previdenciria, em vigor. 17) seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. Nesse ponto a Constituio assegura ao trabalhador uma indenizao, em caso de acidente de trabalho, quando incorrer em dolo ou culpa, ou seja, quando o acidente for motivado

19

e-Tec Brasil

por dolo ou culpa do empregador. 18) proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. 19) proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos.

Atividade 2:
Levando em considerao os Direitos Sociais, conteste as perguntas abaixo: 1)Quais so os Direitos do trabalhador, quando este demitido sem justa causa?. 2)Em caso de Acidente de Trabalho, alm do benefcios previdencirios a que tem direito, pode o trabalhador cobrar indenizao da Empresa?. Comente.

Leituras Complementares
Acesse o site do Ministrio do Trabalho( www.mte.gov.br) e leia a Normativa de Segurana do Trabalho.

e-Tec Brasil

20

Curso Tcnico Nvel Mdio Subsequente

Referncias
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 12. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 15. ed. So Paulo: Malheiros, 2008. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2008.

Home-Pages Consultadas
http://www.inss.gov.br http://www.planalto.gov.br http://www.tst.gov.br

21

e-Tec Brasil

You might also like