You are on page 1of 33

QUESTES ESTILO ENEM 2 01. Em 2008, a Irlanda inventou uma nova maneira de gerar eletricidade limpa.

O SeaGen o nome dado ao conversor de energia martima de 1,2 MW, que ser instalado em Stangford Lough, Irlanda. Com 41 metros de altura, a turbina ir girar cerca de 12 vezes por minuto devido ao movimento da gua causado pelas correntes martimas. Essa velocidade extremamente baixa para causar algum dano vida marinha, mas suficiente para gerar 1,2 megawatt e abastecer 1.000 casas. A sequncia correta das etapas de transformao energticas :

A) Energia cintica das correntes martimas, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. B) Energia potencial das guas, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. C) Energia qumica da dessalinizao, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. D) Energia potencial das guas, energia qumica da dessalinizao, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. E) Energia de resistncia correnteza martima, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica.

02. Leia o texto a seguir. A partir de extensa experimentao e desenvolvimento tecnolgico utilizando as propriedades descobertas da energia eltrica, ficou evidente sua versatilidade e utilidade. A grande revoluo provocada pela iluminao das ruas e casas foi a confirmao de que a eletricidade tinha chegado para ficar. Tornava-se necessrio ento, desenvolver maneiras de gerar essa eletricidade em grande escala, uma vez que a demanda de eletricidade no parava de crescer. A gerao de eletricidade se tornou ento algo imprescindvel ao desenvolvimento. A primeira usina comercial de energia eltrica foi instalada em Nova York, em 1883, e possua seis geradores movidos por mquinas a vapor. Nessa usina ocorre um conjunto de transformaes em sequncia at se chegar forma de energia desejada. Burattini, Maria Paula T. de Castro. Energia: uma abordagem multidisciplinar. So Paulo: Livraria da Fsica, 2008. Partindo do carvo para se chegar eletricidade ocorrem mltiplas transformaes energticas, que podemos citar: A) a energia qumica da biomassa convertida em calor atravs da combusto. Esse calor transformado em trabalho sobre a turbina que ganha energia potencial gravitacional, induzindo corrente eltrica. B) a energia qumica da biomassa convertida em trmica atravs da combusto. Essa energia trmica transferida para a gua que, ao evaporar, se expande, realizando trabalho sobre uma turbina, que ir, atravs de induo eletromagntica, converter a energia cintica da turbina em eltrica. C) a energia qumica da biomassa convertida diretamente em energia cintica das turbinas que, aps movimentar um conjunto de ms, produz induo eletromagntica em um solenoide, proporcionando a gerao de energia eltrica. D) a energia calorfica da biomassa convertida em energia trmica, atravs da combusto. Essa energia utilizada para a realizao de trabalho mecnico sobre as ps de uma turbina, que ir movimentar um conjunto de ms, proporcionando a converso em energia eltrica atravs da induo. E) a energia trmica presente na biomassa convertida em calor, atravs da combusto. Esse calor fornecido gua que, ao vaporizar-se, expande-se realizando trabalho sobre um circuito eltrico, convertendo toda a energia em corrente eltrica. 03. Associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda e assinalando a alternativa que relaciona corretamente as colunas. Dispositivo: 1. Pilha de rdio 2. Gerador de usina hidreltrica 3. Chuveiro eltrico 4. Alto-falante 5. Mquina a vapor Transformao de tipo de energia: a. Eltrica em Mecnica b. Eltrica em Trmica c. Trmica em Mecnica d. Qumica em Eltrica e. Mecnica em Eltrica

A) 1d; 2e; 3b; 4a; 5c. B) 1d; 2a; 3b; 4e; 5c. C) 1b; 2e; 3d; 4a; 5c. D) 1d; 2b; 3c; 4a; 5e. E) 1b; 2a; 3d; 4e; 5c. 04. Jean-Baptiste Debret veio ao Brasil em 1816, como membro de uma misso de artistas franceses convidada por D. Joo VI, e aqui permaneceu at 1831. Alm de ter atuado como professor de pintura histrica na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, Debret retratou personagens da corte imperial, muitas paisagens brasileiras e cenas do cotidiano indgena, como a que est reproduzida a seguir.

A gravura mostra a iminncia de uma transformao de energia. Assinale a alternativa que indica corretamente essa transformao: A) Energia potencial elstica em energias cintica e potencial gravitacional. B) Energia trmica em energias cintica e qumica. C) Energia potencial gravitacional em energias cintica e trmica. D) Energia cintica em energias potencial gravitacional e elstica. E) Energia potencial elstica em energias trmica e cintica. 05. Na tabela a seguir, a primeira coluna mostra alguns danos possveis ao meio ambiente e/ou sade pblica causados pela instalao de usinas de energia eltrica ou pelos seus modos de produo; a segunda coluna relaciona os processos de transformao de energia envolvidos na obteno de energia eltrica pelas usinas.

Assinale a alternativa que associa corretamente o tipo da usina de gerao de energia eltrica com as colunas da tabela. A) Usina hidreltrica: I e C; Usina termeltrica: II e A; Usina termonuclear: III e B. B) Usina hidreltrica: II e B; Usina termeltrica: I e A; Usina termonuclear: III e C. C) Usina hidreltrica: I e B; Usina termeltrica: II e C; Usina termonuclear: III e A. D) Usina hidreltrica: III e C; Usina termeltrica: I e A; Usina termonuclear: II e B. E) Usina hidreltrica: I e C; Usina termeltrica: III e B; Usina termonuclear: II e A. 06. Podemos chamar de mquina tudo que transforma uma modalidade de energia em outra. Segundo esse conceito, uma usina hidreltrica pode ser considerada uma mquina, pois transforma energia mecnica da

queda dgua em energia eltrica. Assinale a alternativa que indica uma mquina que transforma energia trmica em energia mecnica. A) Usina elica B) Bateria solar de calculadora C) Ferro eltrico de passar roupa D) Secador de cabelo E) Locomotiva a vapor 07. As atuais tecnologias de gerao de energia a partir de combustveis fsseis, nuclear e hidreltrica receberam uma complementao cada vez mais tecnolgicas, limpas e renovveis. Analisando as vantagens e os impactos causados por cada tipo de matriz energtica, podemos inferir A) que a fonte hidroeltrica de energia uma fonte limpa e no poluidora. B) as fuses nucleares que ocorrem nos reatores de um usina termonuclear so responsveis pela grande quantidade de energia liberada. C) o biogs produzido no biodigestor (BIOMASSA) uma mistura de gases sendo o metano o seu principal constituinte. D) as fontes de energia elica e solar no causam nenhum tipo de impacto ambiental. E) que a termoeltrica polui menos que a usina nuclear. 08. As usinas nucleares funcionam a partir da grande quantidade de calor liberada pelas reaes nucleares. O calor absorvido por um circuito de gua primrio, do tipo ciclo fechado. Esse circuito fica em contato com outro, o circuito secundrio, que, por sua vez, produz vapor de gua a alta presso, para fazer girar uma turbina capaz de acionar um gerador eltrico, conforme mostra, esquematicamente, a figura abaixo.

Com base nas informaes acima, a seqncia correta das principais formas de energia envolvidas nesse processo : A) energia nuclear, energia mecnica, energia potencial e energia eltrica. B) energia nuclear, energia mecnica, energia trmica e energia eltrica. C) energia nuclear, energia potencial, energia mecnica e energia eltrica. D) energia nuclear, energia trmica, energia mecnica e energia eltrica.

E) energia mecnica, energia nuclear, energia cintica e energia eltrica. 09. Um candidato, no intuito de relaxar aps se preparar para as provas do Vestibular 2011, resolve surfar na praia do Futuro em dia de timas ondas para a prtica deste esporte.

Assinale a proposio CORRETA. A) A onda do mar que conduzir o surfista no possui nenhuma energia. B) Ao praticar seu esporte, o surfista aproveita parte da energia disponvel na onda e a transforma em energia cintica. C) A lei da conservao da energia permite afirmar que toda a energia da onda do mar aproveitada pelo surfista. D) Se o surfista duplicar sua velocidade, ento a energia cintica do surfista ser duas vezes maior. E) Tanto a energia cintica como a energia potencial gravitacional so formas irrelevantes para o fenmeno da prtica do surf numa prancha. 10. Nos Jogos dos Povos Indgenas, evento que promove a integrao de diferentes tribos com sua cultura e esportes tradicionais, realizada a competio de arco e flecha, na qual o atleta indgena tenta acertar com preciso um determinado alvo. O sistema constitudo por um arco que, em conjunto com uma flecha, estendido at um determinado ponto, onde a flecha solta (figura abaixo), acelerando-se no decorrer de sua trajetria at atingir o alvo.

Para essa situao, so feitas as seguintes afirmaes: A) A fora exercida pela mo do atleta sobre o arco maior que fora exercida pela outra mo do atleta sobre a corda.

B) O trabalho realizado para distender a corda at o ponto C fica armazenado sob forma de energia potencial elstica do conjunto corda arco. C) A energia mecnica da flecha, em relao ao eixo CD, no momento do lanamento, ao abandonar a corda, exclusivamente energia elstica. D) O trabalho realizado na penetrao da flecha no alvo igual variao da energia potencial gravitacional da flecha. E) A energia em todo o trajeto da flecha do tipo potencial gravitacional, 11. Analise a figura.

De acordo com as informaes acima podemos concluir que nos pontos 2, 3 e 4, h converso de energia. Assinale a opo que representa essa converso de energia respectivamente aos pontos 2, 3 e 4 da figura. A) Energia cintica em energia potencial elstica; energia potencial elstica em energia cintica e potencial gravitacional; energia potencial gravitacional em cintica. B) Energia cintica em energia potencial gravitacional; energia potencial gravitacional em energia potencial elstica; energia potencial elstica em cintica. C) Energia potencial elstica em energia cintica; energia cintica em energia potencial gravitacional; energia potencial gravitacional em cintica.

D) Energia potencial elstica em energia cintica; energia cintica em energia potencial elstica; energia potencial elstica em cintica. E) Energia potencial gravitacional em energia cintica; energia cintica em energia potencial gravitacional; energia potencial gravitacional em cintica. 12. A energia que vem do Sol fundamental para o fluxo de energia que se processa em todo o planeta Terra. As vrias modalidades de usinas eltricas termeltricas, hidreltricas ou outras , por meio de diferentes equipamentos ou processos naturais, participam desse fluxo, tornando possvel a obteno de eletricidade til para o ser humano. Assinale a nica alternativa que descreve corretamente o papel da radiao solar no funcionamento de uma usina eltrica. A) Na usina hidreltrica, o calor solar produz correntes de conveco na gua dentro do reservatrio, que faz movimentar suas turbinas submersas. B Na usina termoeltrica, a queima dos combustveis fsseis depende do Sol, que aquece a gua para movimentar as turbinas. C) Na usina elica, a energia solar aquece massas de ar que geram regies com diferentes presses, produzindo ventos que movem o aerogerador. D) Na usina fotovoltaica, a eletricidade produzida diretamente pela captao da energia solar em seus painis, que movem turbinas acopladas s placas. E) Na usina maremotriz, a energia solar aquece massas de gua durante o dia, que resfriam noite, produzindo assim as mars que movem as turbinas. (ENEM 98) Na figura abaixo est esquematizado um tipo de usina utilizada na gerao de eletricidade. Resolva as questes 13 e 14.

13. Analisando o esquema, possvel identificar que se trata de uma usina: A) hidreltrica, porque a gua corrente baixa a temperatura da turbina. B) hidreltrica, porque a usina faz uso da energia cintica da gua. C) termoeltrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento.

D) elica, porque a turbina movida pelo movimento da gua. E) nuclear, porque a energia obtida do ncleo das molculas de gua. 14. No processo de obteno de eletricidade, ocorrem vrias transformaes de energia. Considere duas delas: I. cintica em eltrica II. potencial gravitacional em cintica Analisando o esquema, possvel identificar que elas se encontram, respectivamente, entre: A) I- a gua no nvel h e a turbina, II- o gerador e a torre de distribuio. B) I- a gua no nvel h e a turbina, II- a turbina e o gerador. C) I- a turbina e o gerador, II- a turbina e o gerador. D) I- a turbina e o gerador, II- a gua no nvel h e a turbina. E) I- o gerador e a torre de distribuio, II- a gua no nvel h e a turbina. 15. (ENEM 98) Seguem abaixo alguns trechos de uma matria da revista Superinteressante, que descreve hbitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente. I. Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidado utiliza cerca de 50 litros de gua, que depois ter que ser tratada. Alm disso, a gua aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhes de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira.... II. Na hora de ir para o trabalho, o percurso mdio dos moradores de Barcelona mostra que o carro libera 90 gramas do venenoso monxido de carbono e 25 gramas de xidos de nitrognio ... Ao mesmo tempo, o carro consome combustvel equivalente a 8,9 kwh. III. Na hora de recolher o lixo domstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo h aproximadamente 240 gramas de papel, papelo e embalagens; 80 gramas de plstico; 55 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradvel e 80 gramas de vidro. Tambm com relao ao trecho I, supondo a existncia de um chuveiro eltrico, pode-se afirmar que: A) a energia usada para aquecer o chuveiro de origem qumica, transformando-se em energia eltrica. B) a energia eltrica transformada no chuveiro em energia mecnica e, posteriormente, em energia trmica. C) o aquecimento da gua deve-se resistncia do chuveiro, onde a energia eltrica transformada em energia trmica. D) a energia trmica consumida nesse banho posteriormente transformada em energia eltrica. E) como a gerao da energia perturba o ambiente, pode-se concluir que sua fonte algum derivado do petrleo. 16. (ENEM 99) A construo de grandes projetos hidroeltricos tambm deve ser analisada do ponto de vista do regime das guas e de seu ciclo na regio. Em relao ao ciclo da gua, pode-se argumentar que a construo de grandes represas

A) no causa impactos na regio, uma vez que a quantidade total de gua da Terra permanece constante. B) no causa impactos na regio, uma vez que a gua que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazo e velocidade. C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da gua na regio. D) aumenta a evaporao na regio da represa, acompanhada tambm por um aumento local da umidade relativa do ar. E) diminui a quantidade de gua disponvel para a realizao do ciclo da gua. 17. (ENEM 99)

De acordo com este diagrama, uma das modalidades de produo de energia eltrica envolve combustveis fsseis. A modalidade de produo, o combustvel e a escala de tempo tpica associada formao desse combustvel so, respectivamente, A) hidroeltricas - chuvas - um dia B) hidroeltricas - aquecimento do solo - um ms C) termoeltricas - petrleo - 200 anos D) termoeltricas - aquecimento do solo - 1 milho de anos E) termoeltricas - petrleo - 500 milhes de anos 18. (ENEM 2000) A energia trmica liberada em processos de fisso nuclear pode ser utilizada na gerao de vapor para produzir energia mecnica que, por sua vez, ser convertida em energia eltrica. Abaixo est representado um esquema bsico de uma usina de energia nuclear.

A partir do esquema so feitas as seguintes afirmaes: I a energia liberada na reao usada para ferver a gua que, como vapor a alta presso, aciona a turbina. II a turbina, que adquire uma energia cintica de rotao, acoplada mecanicamente ao gerador para produo de energia eltrica III a gua depois de passar pela turbina pr-aquecida no condensador e bombeada de volta ao reator. Dentre as afirmaes acima, somente est(o) correta(s): A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. 19. (ENEM 2000) No ciclo da gua, usado para produzir eletricidade, a gua de lagos e oceanos irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. ento represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida transmitida atravs de cabos e fios e utilizada em motores e outros aparelhos eltricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na gerao de energia eltrica, constri-se uma barragem para represar a gua. Entre os possveis impactos ambientais causados por essa construo, devem ser destacados: A) aumento do nvel dos oceanos e chuva cida. B) chuva cida e efeito estufa. C) alagamentos e intensificao do efeito estufa. D) alagamentos e desequilbrio da fauna e da flora. E) alterao do curso natural dos rios e poluio atmosfrica. 20. (ENEM 2002) Em usinas hidreltricas, a queda d'gua move turbinas que acionam geradores. Em usinas elicas, os geradores so acionados por hlices movidas pelo vento. Na converso direta solar-eltrica so

clulas fotovoltaicas que produzem tenso eltrica. Alm de todos produzirem eletricidade, esses processos tem em comum o fato de A) no provocarem impacto ambiental. B) independerem de condies climticas. C) a energia gerada poder ser armazenada. D) utilizarem fontes de energia renovveis. E) dependerem das reservas de combustveis fsseis. 21. (ENEM 2004) O crescimento da demanda por energia eltrica no Brasil tem provocado discusses sobre o uso de diferentes processos para sua gerao e sobre benefcios e problemas a eles associados. Esto apresentados no quadro alguns argumentos favorveis (ou positivos, P1, P2 e P3) e outros desfavorveis (ou negativos, N1, N2 e N3) relacionados a diferentes opes energticas.

Ao se discutir a opo pela instalao, em uma dada regio, de uma usina termoeltrica, os argumentos que se aplicam so: A) P1 e N2. B) P1 e N3. C) P2 e N1. D) P2 e N2. E) P3 e N3. 22. (ENEM 2005) Observe a situao descrita na tirinha abaixo.

(Francisco Caruso & Luisa Daou, Tirinhas de Fsica, vol. 2, CBPF, Rio de Janeiro, 2000.) Assim que o menino lana a flecha, h transformao de um tipo de energia em outra. A transformao, nesse caso, de energia: A) potencial elstica em energia gravitacional. B) gravitacional em energia potencial. C) potencial elstica em energia cintica. D) cintica em energia potencial elstica. E) gravitacional em energia cintica. 23. (ENEM 2006) O funcionamento de uma usina nucleoeltrica tpica baseia-se na liberao de energia resultante da diviso do ncleo de urnio em ncleos de menor massa, processo conhecido como fisso nuclear. Nesse processo, utiliza-se uma mistura de diferentes tomos de urnio, de forma a proporcionar uma concentrao de apenas 4% de material fssil. Em bombas atmicas, so utilizadas concentraes acima de 20% de urnio fssil, cuja obteno e trabalhosa, pois, na natureza, predomina o urnio no-fssil. Em grande parte do armamento nuclear hoje existente, utiliza-se, ento, como alternativa, o plutnio, material fssil produzido por reaes nucleares no interior do reator das usinas nucleoeltricas. Considerando-se essas informaes, correto afirmar que A) a disponibilidade do urnio na natureza esta ameaada devido a sua utilizao em armas nucleares. B) a proibio de se instalarem novas usinas nucleoelricas no causara impacto na oferta mundial de energia. C) a existncia de usinas nucleoeltricas possibilita que um de seus subprodutos seja utilizado como material blico. D) a obteno de grandes concentraes de urnio fssil e viabilizada em usinas nucleoeltricas. E) a baixa concentrao de urnio fssil em usinas nucleoeltricas impossibilita o desenvolvimento energtico. 24. (ENEM 2006) A figura ao lado ilustra uma gangorra de brinquedo feita com uma vela. A vela acesa nas duas extremidades e, inicialmente, deixa-se uma das extremidades mais baixa que a outra. A combusto da parafina da extremidade mais baixa provoca a fuso. A parafina da extremidade mais baixa da vela pinga mais rapidamente que na outra extremidade. O pingar da parafina fundida resulta na diminuio da

massa da vela na extremidade mais baixa, o que ocasiona a inverso das posies. Assim, enquanto a vela queima, oscilam as duas extremidades.

Nesse brinquedo, observa-se a seguinte sequncia de transformaes de energia: A) energia resultante de processo qumico energia potencial gravitacional energia cintica. B) energia potencial gravitacional energia elstica energia cintica. C) energia cintica energia resultante de processo qumico energia potencial gravitacional. D) energia mecnica energia luminosa energia potencial gravitacional. 25. (ENEM 2007)

Com o projeto de mochila ilustrado acima, pretende-se aproveitar, na gerao de energia eltrica para acionar dispositivos eletrnicos

portteis, parte da energia desperdiada no ato de caminhar. As transformaes de energia envolvidas na produo de eletricidade enquanto uma pessoa caminha com essa mochila podem ser assim esquematizadas:

As energias I e II, representadas no esquema acima, podem ser identificadas, respectivamente, como A) cintica e eltrica. B) trmica e cintica. C) trmica e eltrica. D) sonora e trmica. E) radiante e eltrica. 26. (ENEM 2007) Qual das seguintes fontes de produo de energia a mais recomendvel para a diminuio dos gases causadores do aquecimento global? A) leo diesel. B) Gasolina. C) Carvo mineral. D) Gs natural. E) Vento. 27. (ENEM 2008) Uma fonte de energia que no agride o ambiente, totalmente segura e usa um tipo de matria-prima infinita a energia elica, que gera eletricidade a partir da fora dos ventos. O Brasil um pas privilegiado por ter o tipo de ventilao necessria para produzi-Ia. Todavia, ela a menos usada na matriz energtica brasileira. O Ministrio de Minas e Energia estima que as turbinas elicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no pas. Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidreltrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidreltrica de aproximada mente US$ 100 por quilowatt. Os parques elicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construo de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt-hora das hidreltricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termeltricas. poca, 21/4/2008 (com adaptaes). De acordo com o texto, entre as razes que contribuem para a menor participao da energia elica na matriz energtica brasileira, inclui-se o fato de A) haver, no pas, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia eltrica. B) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessrio para a construo de hidreltricas.

C) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser igual a 1/3 do necessrio para a construo de usinas nucleares. D) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1,2 multiplicado pelo custo mdio do megawatt-hora obtido das hidreltricas. E) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1/3 do custo mdio do megawatt-hora obtido das termeltricas. 28. (ENEM 2008) Observa-se que, de 1975 a 2005, houve aumento quase linear do consumo de energia eltrica. Se essa mesma tendncia se mantiver at 2035, o setor energtico brasileiro dever preparar-se para suprir uma demanda total aproximada de: A) 405 GWh. B) 445 GWh. C) 680 GWh. D) 750 GWh. E) 775 GWh. 29. (ENEM 2008) O grfico a seguir ilustra a evoluo do consumo de eletricidade no Brasil, em GWh, em quatro setores de consumo, no perodo de 1975 a 2005.

Balano Energtico Nacional. Braslia: MME, 2003 (com adaptaes) A racionalizao do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do governo brasileiro desde 1980. No entanto, houve um perodo crtico, conhecido como apago, que exigiu mudanas de hbitos da populao brasileira e resultou na maior, mais rpida e significativa economia de energia. De acordo com o grfico, conclui-se que o apago ocorreu no binio.

A) 1998-1999. 2002-2003.

B) 1999-2000.

C) 2000-2001.

D) 2001-2002.

E)

30. (ENEM 2008) A energia geotrmica tem sua origem no ncleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000C. Essa energia primeiramente produzida pela decomposio de materiais radioativos dentro do planeta. Em fontes geotrmicas, a gua, aprisionada em um reservatrio subterrneo, aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas presses, podendo atingir temperaturas de at 370C sem entrar em ebulio. Ao ser liberada na superfcie, presso ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou giseres. O vapor de poos geotrmicos separado da gua e utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A gua quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinizao. Roger A. Hinrichs e Merlin Kleinbach. Energia e meio ambiente. Ed. ABDR (com adaptaes) Depreende-se das informaes acima que as usinas geotrmicas A) utilizam a mesma fonte primria de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas. B) funcionam com base na converso de energia potencial gravitacional em energia trmica. C) podem aproveitar a energia qumica transformada em trmica no processo de dessalinizao. D) assemelham-se s usinas nucleares no que diz respeito converso de energia trmica em cintica e, depois, em eltrica. E) transformam inicialmente a energia solar em energia cintica e, depois, em energia trmica. Diagrama para a questo 31 O diagrama abaixo representa, de forma esquemtica e simplificada, a distribuio da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfcie terrestre. Na rea delimitada pela linha tracejada, so destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.

Raymong A. Serway e John W. Jewett. Princpios de Fsica, v. 2 fig. 18. 12 (com adaptaes) 31. (ENEM 2008) A chuva um fenmeno natural responsvel pela manuteno dos nveis adequados de gua dos reservatrios das usinas hidreltricas. Esse fenmeno, assim como todo o ciclo hidrolgico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nvel dos reservatrios de usinas hidreltricas o de nmero A) I. B) II. C) III. D) IV. E) V. 32. (ENEM 2009 ANULADA) A energia geotrmica tem sua origem no ncleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 C. Essa energia primeiramente produzida pela decomposio de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotrmicas, a gua, aprisionada em um reservatrio subterrneo, aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas presses, podendo atingir temperaturas de at 370 C sem entrar em ebulio. Ao ser liberada na superfcie, presso ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou giseres. O vapor de poos geotrmicos separado da gua e utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A gua quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinizao. HINRICHS, Roger A. Energia e Meio Ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado) Sob o aspecto da converso de energia, as usinas geotrmicas A) funcionam com base na converso de energia potencial gravitacional em energia trmica. B) transformam inicialmente a energia solar em energia cintica e, depois, em energia trmica.

C) podem aproveitar a energia qumica transformada em trmica no processo de dessalinizao. D) assemelham-se s usinas nucleares no que diz respeito converso de energia trmica em cintica e, depois, em eltrica. E) utilizam a mesma fonte primria de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas. 33. (ENEM 2009 ANULADA) Alm de ser capaz de gerar eletricidade, a energia solar usada para muitas outras finalidades. A figura a seguir mostra o uso da energia solar para dessalinizar a gua. Nela, um tanque contendo gua salgada coberto por um plstico transparente e tem a sua parte central abaixada pelo peso de uma pedra, sob a qual se coloca um recipiente (copo). A gua evaporada se condensa no plstico e escorre at o ponto mais baixo, caindo dentro do copo.

Nesse processo, a energia solar cedida gua salgada A) fica retida na gua doce que cai no copo, tornando-a, assim, altamente energizada. B) fica armazenada na forma de energia potencial gravitacional contida na gua doce. C) usada para provocar a reao qumica que transforma a gua salgada em gua doce. D) cedida ao ambiente externo atravs do plstico, onde ocorre a condensao do vapor. E) reemitida como calor para fora do tanque, no processo de evaporao da gua salgada. 34. (ENEM 2009 ANULADA) Considere a ao de se ligar uma bomba hidrulica eltrica para captar gua de um poo e armazen-la em uma caixa d'gua localizada alguns metros acima do solo. As etapas seguidas pela energia entre a usina hidroeltrica e a residncia do usurio podem ser divididas da seguinte forma: l - na usina: gua flui da represa at a turbina, que aciona o gerador para produzir energia eltrica; II- na transmisso: no caminho entre a usina e a residncia do usurio a energia eltrica flui por condutores eltricos;

III - na residncia: a energia eltrica aciona um motor cujo eixo est acoplado ao de uma da bomba hidrulica e, ao girar, cumpre a tarefa de transferir gua do poo para a caixa. As etapas l, II e III acima mostram, de forma resumida e simplificada, a cadeia de transformaes de energia que se processam desde a fonte de energia primria at o seu uso final. A opo que detalha o que ocorre em cada etapa : A) Na etapa l, energia potencial gravitacional da gua armazenada na represa transforma-se em energia potencial da gua em movimento na tubulao, a qual, lanada na turbina, causa a rotao do eixo do gerador eltrico e a correspondente energia cintica, d lugar ao surgimento de corrente eltrica. B) Na etapa l, parte do calor gerado na usina se transforma em energia potencial na tubulao, no eixo da turbina e dentro do gerador; e tambm por efeito Joule no circuito interno do gerador. C) Na etapa II, eltrons movem-se nos condutores que formam o circuito entre o gerador e a residncia; nessa etapa, parte da energia eltrica transforma-se em energia trmica por efeito Joule nos condutores e parte se transforma em energia potencial gravitacional. D) Na etapa III, a corrente eltrica convertida em energia trmica, necessria ao acionamento do eixo da bomba hidrulica, que faz a converso em energia cintica ao fazer a gua fluir do poo at a caixa, com ganho de energia potencial gravitacional pela gua, E) Na etapa III, parte da energia se transforma em calor devido a foras dissipativas (atrito) na tubulao; e tambm por efeito Joule no circuito interno do motor; outra parte transformada em energia cintica da gua na tubulao e potencial gravitacional da gua na caixa d'gua. 35. (ENEM/2009) A eficincia de um processo de converso de energia, definida como sendo a razo entre a quantidade de energia ou trabalho til e a quantidade de energia que entra no processo, sempre menor que 100% devido a limitaes impostas por leis fsicas. A tabela a seguir mostra a eficincia global de vrios processos de converso.

Se essas limitaes no existissem, os sistemas mostrados na tabela que mais se beneficiariam de investimentos em pesquisa para terem suas eficincias aumentadas seriam aqueles que envolvem as transformaes de energia A) mecnica energia eltrica. B) nuclear energia eltrica. C) qumica energia eltrica. D) qumica energia trmica. E) radiante energia eltrica. 36. (ENEM 2009) O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estao geradora de eletricidade abastecida por combustvel fssil.

HINRICHS, R. A.; KLEINBACH, M. Energia e meio ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado). Se fosse necessrio melhorar o rendimento dessa usina, que forneceria eletricidade para abastecer uma cidade, qual das seguintes aes poderia resultar em alguma economia de energia, sem afetar a capacidade de gerao da usina? A) Reduzir a quantidade de combustvel fornecido usina para ser queimado. B) Reduzir o volume de gua do lago que circula no condensador de vapor. C) Reduzir o tamanho da bomba usada para devolver a gua lquida caldeira. D) Melhorar a capacidade dos dutos com vapor conduzirem calor para o ambiente. E) Usar o calor liberado com os gases pela chamin para mover um outro gerador. 37. (ENEM 2009) A eficincia de um processo de converso de energia definida como a razo entre a produo de energia ou trabalho til e o

total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficincia geral ser igual ao produto das eficincias das etapas individuais. A entrada de energia que no se transforma em trabalho til perdida sob formas no utilizveis (como resduos de calor).

HINRICHS, R. A. Energia e Meio Ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado). Aumentar a eficincia dos processos de converso de energia implica economizar recursos e combustveis. Das propostas seguintes, qual resultar em maior aumento da eficincia geral do processo? A) Aumentar a quantidade de combustvel para queima na usina de fora. B) Utilizar lmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade. C) Manter o menor nmero possvel de aparelhos eltricos em funcionamento nas moradias. D) Utilizar cabos com menor dimetro nas linhas de transmisso a fim de economizar o material condutor. E) Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmisso e lmpadas fluorescentes nas moradias. 38. (ENEM 2010 ANULADA)

. Ziegler, M.F. Energia Sustentvel. Revista Isto . 28 abr. 2010. A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentveis do mundo, extrada do calor gerado A) pela circulao do magma no subsolo. B) pelas erupes constantes dos vulces. C) pelo sol que aquece as guas com radiao ultravioleta. D) pela queima do carvo e combustveis fsseis. E) pelos detritos e cinzas vulcnicas. 39. (ENEM 2010 ANULADA) Deseja-se instalar uma estao de gerao de energia eltrica em um municpio localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difcil acesso. A cidade cruzada por um rio, que fonte de gua para consumo, irrigao das lavouras de subsistncia e pesca. Na regio, que possui pequena extenso territorial, a incidncia solar alta o ano todo. A estao em questo ir abastecer apenas o municpio apresentado. Qual forma de obteno de energia, entre as apresentadas, a mais indicada para ser implantada nesse municpio de modo a causar o menor impacto ambiental? A) Termeltrica, pas possvel utilizar a gua do rio no sistema de refrigerao.

B) Elica, pois a geografia do local prpria para a captao desse tipo de energia. C) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas no afetaria a populao. D) Fotovoltaica, pois possvel aproveitar a energia solar que chega superfcie do local. E) Hidreltrica, pois o rio que corta o municpio suficiente para abastecer a usina construda. 40. (ENEM 2010) No nosso dia a dia deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, no consideramos a eficincia energtica de nossas aes. No global, isso significa desperdiar muito calor que poderia ainda ser usado como fonte de energia para outros processos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento feito por um processo chamado de cogerao. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogerao na produo de energia eltrica.

Em relao ao processo secundrio de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia reduzida por meio da transformao de energia: A) trmica em mecnica. B) mecnica em trmica. C) qumica em trmica. D) qumica em mecnica. E) eltrica em luminosa. 41. (ENEM 2010) Usando presses extremamente altas, equivalente s encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xennio (XeF2) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada. Inovao Tecnolgica. Disponvel em: http://www.inovacaotecnologica.com.br.Acesso em: 07 jul. 2010 (adaptado). Embora as condies citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulao de energia descrito anlogo ao da energia: A) armazenada em um carrinho de montanha russa durante o trajeto. B) armazenada na gua do reservatrio de uma usina hidreltrica. C) liberada na queima de um palito de fsforo. D) gerada nos reatores das usinas nucleares. E) acumulada em uma mola comprimida.

42. Recentemente, comea a dar resultados esforos de pesquisa sobre tecnologias para extrair etanol de fibras de lignocelulose, chamado etanol de segunda gerao. Isso possibilitar a produo do biocombustvel com plantas e resduos agroindustriais. No caso especfico da cana, um pesquisador afirmou que h aumento, em princpio, de 200% na produo do etanol, com a mesma rea plantada, por meio do aproveitamento do bagao e da palha. A cana-de-acar possui dois teros de sua biomassa composta de bagao e palha, constitudos de fibras no fermentveis e considerados resduos na produo convencional de etanol. Em muitos casos, so aproveitados na produo de energia eltrica, utilizada na prpria usina de acar e lcool, por meio de pequenas termeltricas. Fonte: Leite, Rogrio. Etanol, o melhor dos biocombustveis. Scientific American Brasil, 19 Edio Especial Como Deter o Aquecimento Global. Duetto Editorial A possibilidade de diferentes usos da cana traz a questo: que critrios so relevantes para selecionar o melhor, considerando-se diferentes situaes ou critrios? A seo Agrofolha do jornal Folha de S.Paulo de 12 de agosto de 2008 publicou uma reportagem sobre o assunto mencionado acima. Os seguintes fragmentos foram extrados dessa reportagem:

Fragmento 1: A energia de reserva por biomassa nas termeltricas, entretanto, considerada estratgica para a diversificao das fontes energticas do pas. Entre outros motivos, porque o perodo da safra (produo/colheita) de cana ocorre exatamente na poca da seca dos reservatrios das usinas hidreltricas da regio Sudeste. Fragmento 2: Os usineiros (donos de usinas de canade-acar) ressaltam que a produo de energia eltrica concorre com a produo de etanol de segunda gerao. Fonte: Barbieri, Cristiane. Leilo de biomassa tem baixa adeso de usinas. Caderno Agrofolha, Folha de S.Paulo, So Paulo, 12/8/2008 (adaptado) A concorrncia citada pelos usineiros aumenta a necessidade de energia eltrica gerada por hidreltricas e, assim, os riscos de impactos ambientais porque A) nos perodos de seca, as usinas hidreltricas precisam do bagao e palha para gerar energia. B) as pequenas termeltricas geram mais energia com etanol fermentado do que com o uso do bagao e da palha. C) os reservatrios das hidreltricas secam por causa do perodo de safra de cana na Regio Sudeste. D) a produo de etanol de segunda gerao usa a mesma matria-prima que poderia produzir energia eltrica. E) as hidreltricas da Regio Sudeste usam a mesma matria-prima que poderia originar o etanol de primeira gerao. 43. A radiao solar incide sobre a superfcie terrestre e, dependendo da sua composio, de sua forma, da cor, entre outros fatores, varia a parte da energia que absorvida pelos materiais que constituem a superfcie. Nos grandes centros urbanos, onde a absoro significativa, ocorre, com certa frequncia, desconforto trmico dos cidados. A parte da radiao que refletida pela superfcie d origem a um conceito criado pelos cientistas conhecido como albedo. O albedo um nmero adimensional que varia de 0 (nada refletido) e 1 (tudo refletido). Assim, uma superfcie de albedo 0,5 indica que ela capaz de refletir metade da energia solar que incide sobre ela. A figura a seguir mostra um quadro ilustrando diversas superfcies urbanas e seus respectivos intervalos de albedo.

Com base nessas informaes, uma boa alternativa para combater o desconforto trmico dos grandes centros urbanos seria: A) Sempre que possvel usar asfalto no lugar do concreto, para diminuir o albedo. B) Diminuir as reas verdes, j que os albedos de gramados e rvores costumam ser altos. C) Incentivar o uso de pinturas coloridas nas edificaes, pois elas refletem mais a luz do sol do que pinturas brancas. D) Incentivar a ocupao das reas suburbanas, para diminuir a concentrao populacional nos grandes centros urbanos. E) Incentivar o emprego de telhados de alta reflexividade para aumentar o albedo. 44. Um esquiador desliza sem atrito por uma pista de esqui, mostrada na figura 1, sob a ao apenas da gravidade. Ele parte do repouso do ponto A e passa pelos pontos B e C, mantendo sempre o contato com a pista. Os valores das energias mecnica (E), cintica (K) e potencial (U) do esquiador so representados por colunas verticais, em que o comprimento da parte sombreada proporcional a esses valores. Com base nessas informaes, analise os diagramas numerados de I a VI (figura 2).

Os diagramas que melhor representam a distribuio energtica, nos pontos A, B e C, respectivamente, so: A) I, IV e V B) II, IV e VI C) II, III e V D) I, II e III E) I, II e V 45. A energia das mars utilizada em regies onde ocorre um grande desnvel entre as mars alta e baixa. De modo anlogo ao das usinas hidreltricas, construda uma barragem, originando um reservatrio junto ao mar. Por ocasio da mar alta, a gua que enche o reservatrio passa pela turbina acionando-a. Na mar baixa, o reservatrio esvazia e novamente a turbina entra em rotao gerando energia eltrica. Entretanto, esse processo descontnuo e de baixo rendimento, o que limita sua utilizao. Em La Rance, na Frana, existe uma usina mareomotriz em funcionamento, onde o desnvel entre as mars alta e baixa chega a 13 m e a capacidade instalada de 240 MW.

Podemos afirmar que a energia que se converte em energia eltrica no processo acima : A) Mecnica B) Trmica C) Ondulatria D) Solar E) Qumica

46. A energia que utilizamos diariamente passa por diversas tipos de transformaes. Analise o sistema (mquina a vapor - gerador - lmpada) mostrado na figura abaixo e identifique as transformaes de energia que ocorrem sucessivamente em cada parte deste sistema. Com base no princpio geral da energia, assinale a proposio correta:

A) energia trmica energia eltrica energia mecnica energia luminosa energia trmica. B) energia trmica energia eltrica energia mecnica energia trmica energia luminosa. C) energia mecnica energia trmica energia eltrica energia trmica energia luminosa. D) energia trmica energia mecnica energia eltrica energia trmica energia luminosa. E) energia mecnica energia trmica energia eltrica energia luminosa energia trmica. 47. Dnamos de bicicleta, que so geradores de pequeno porte, e usinas hidreltricas funcionam com base no processo de induo eletromagntica, descoberto por Faraday. As figuras abaixo representam esquematicamente o funcionamento desses geradores.

Nesses dois tipos de geradores, a produo de corrente eltrica ocorre devido a transformaes de energia A) mecnica em energia eltrica. B) potencial gravitacional em energia eltrica. C) luminosa em energia eltrica.

D) potencial elstica em energia eltrica. E) elica em energia eltrica. 48. Tcnicos do Hospital Evanglico de Londrina, no norte do Paran, adaptaram a tecnologia do sensor de movimento de um videogame e a aplicaram para a visualizao de exames durante as cirurgias. O sistema funciona sem fios. Os mdicos podem consultar radiografias e imagens em movimento e observar mais detalhes das imagens apenas com o movimento do corpo. Uma das vantagens reduzir o risco de contaminao. Para o analista de sistemas Daniel Accorsi, o programa pode aumentar a segurana dos procedimentos. Como no h toque e ele [o mdico] consegue manipular qualquer tipo de informao, ele fica seguro e o paciente tambm, explica. Ao todo, foram seis meses de pesquisa para desenvolver o sistema. G1- portal de notcias da globo 16/04/2012 A respeito do texto acima, h converso de energia: A) mecnica em trmica. B) cintica em mecnica. C) mecnica em ondulatria. D) potencial em eltrica. E) eltrica em trmica. 49. Os grficos e a tabela abaixo, cujos dados foram obtidos a partir do Plano Decenal de Expanso de Energia 2008-2017, mostram a estrutura nacional do consumo final energtico por fonte, em porcentagem, para o ano de 2008 e uma perspectiva para 2017. As fontes de nmeros IV e V correspondem, respectivamente, a Outros Energticos e Gs Natural.

Pela anlise comparativa dos dados fornecidos, conclui-se que as fontes I, II, III correspondem, respectivamente, a: A) Eletricidade, Derivados de Petrleo e Fontes Renovveis. B) Eletricidade, Fontes Renovveis e Derivados de Petrleo. C) Derivados de Petrleo, Eletricidade e Fontes Renovveis. D) Derivados de Petrleo, Fontes Renovveis e Eletricidade. E) Fontes Renovveis, Eletricidade e Derivados de petrleo. 50. Alguns problemas provocados pelo consumo mundial se tornam reflexes apocalpticas e de anlise da sobrevivncia humana. Duas dcadas se passaram, desde a realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por Cpula da Terra e ECO ou Rio 92 considerada a mais importante conferncia ambiental mundial at hoje. Mesmo depois de tanto tempo, o que se constata que h muito a fazer na agenda socioambiental mundial, proposta durante o encontro. Com o objetivo inicial de se fazer um balano de realizaes e desafios, neste perodo, o Brasil sediar novamente o encontro organizado pela ONU - Organizao das Naes Unidas, marcado para 4 a 6 de junho de 2012 (a edio de 92 teve 15 dias). Ser a Rio+20 - Conferncia das Naes Unidas em Desenvolvimento Sustentvel. Um dos problemas que dever ser debatido alm da busca por novos mecanismos de extrao de energia, da poluio do planeta, do lixo produzido nos pases, temos a questo do consumo da gua potvel. Veja o quadro abaixo:

Assinale a opo que apresenta uma boa soluo para evitar desperdcio de gua sem afetar o consumo energtico residencial. A) Uso de torneiras inteligentes que apenas ao pressionar suavemente a alavanca, em vez de abrir a torneira continuamente, e a gua flui somente quando voc necessita dela. B) Diminuir o volume das caixas dguas. C) Uso de bebedouros gelgua com no mximo 20 litros de gua para uma famlia de 6 pessoas. D) Diminuir a presso dos chuveiros. E) Uso de descarga inteligente com sensores infravermelhos. GALERINHA, NA PRXIMA POSTAGEM IREMOS DISCUTIR O ASSUNTO ONDULATRIA E PTICA.

You might also like