You are on page 1of 11

201 3

1 Exame de Qualificao UERJ (2013) Material de Geografia Professor: Rafael Plo: I. E. SARAH KUBITSCHECK Sbado Cincias Humanas e suas Tecnologias

Aula Extra Horrio 17:00 s 18:00 09/06/2012

[Digite texto]
Pr-Vestibular Cederj Plo Campo Grande Sarah Kubistcheck - SBADO Professores: Rafael Disciplina: Geografia Campo Grande, 09/06/2012.

Aluno (a): _________________________________________________________________.

BOA SORTE!!!
Material UERJ 1 Exame de Qualificao 2013 (17/06/2012).
Questo 1
(UFJF) Leia o texto a seguir. A Rua Teresa se rendeu aos chineses. Pressionadas pela competio dos produtos importados e pelo surgimento de outros polos de moda, algumas confeces da tradicional rua do varejo de roupas de Petrpolis j esto importando da China at 20% do que vendem em suas lojas. [...] Se as prprias confeces esto importando, a tendncia maior entre os que so apenas varejistas. As etiquetas de Fabricado no Brasil disputam espao com as de Fabricado na China. Algumas indstrias, no entanto, admitem at mesmo a prtica de trocar etiquetas chinesas por aquelas da marca prpria. [...] Alm da importao de peas prontas, as confeces investem em mquinas mais modernas para reduzir os custos e aumentar a produtividade.
Lucianne Carneiro. Rua Teresa made in China. O Globo, Rio de Janeiro, p. 27, 8 abr. 2012 Adaptado.

O processo descrito no texto tem ocorrido em todo o pas. Esse processo denominado: (A) inflao. (B) privatizao. (C) flexibilizao. (D) desregulamentao. (E) desindustrializao.

Questo 2
(UFJF) Leia o texto a seguir. H um desafio demogrfico na Unio Europeia (UE). Em 2009, a UE tinha a relao de 1,59 filho por mulher em idade reprodutiva. O mnimo para que a populao se mantenha de 2,1 duas crianas substituem os pais, e a frao 0,1 compensa as meninas que morrem antes de atingir a idade reprodutiva. Outro fator que contribui para o desafio demogrfico o envelhecimento da populao. Segundo projees das Naes Unidas, em 2050, 37% dos europeus tero mais de 60 anos.
SUZIN, Giovana Moraes. A Unio Europeia pede ajuda. GE Atualidades, So Paulo, Ed.15. p. 96, jan./jun. 2012.

A situao demogrfica europeia resulta do(a): (A) incremento populao que migra para as antigas colnias africanas. (B) aumento da taxa de mortalidade infantil e aumento do desemprego. (C) aumento da expectativa de vida e do declnio da taxa de fecundidade. (D) diminuio da populao economicamente ativa e da transumncia. (E) incremento das polticas do filho nico e do desenvolvimento sustentvel.

Questo 3
(UFJF) Leia o texto a seguir. Na portaria do meu prdio, h vrias fotos de Ipanema sendo construda entre 1920 e 1930. Era um areal s, e as casas de dois andares iam surgindo na Garcia Dvila e Vieira Souto. [...] Hoje, entre a cobertura que era de Rubem Braga e a minha est a modernidade da UPP. Ergueram uma torre e um mirante, mais uma passarela por onde segue o pessoal da comunidade rumo outra torre altssima. No h mais tiroteio de balas luminosas rascantes. As pessoas alugam suas lajes e casas para turistas. Invadiram essa praia. Bom? Ruim? O metr trouxe multides. Nas ruas, quase s se ouve ingls, espanhol, italiano.
SANTANNA, Affonso Romano de. Os bairros mais cobiados. poca, n. 725, p. 94, abr. 2012.

O espao descrito uma construo nica, singular, carregada de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.

[Digite texto]
Esse espao : (A) a regio. (B) a metrpole. (C) o lugar. (D) o territrio. (E) o centro.

Questo 4
(UFJF) Leia a tabela a seguir.

A agricultura familiar muito importante para a economia brasileira porque: (A) fornece mo de obra para o setor urbano-industrial. (B) garante abastecimento significativo do mercado interno. (C) ocupa terras com cultivos de produtos para a exportao. (D) utiliza grandes propriedades para o cultivo de orgnicos. (E) impede a expanso territorial da propriedade no familiar.

Questo 5
(UNESP) Leia o texto. A cada sopro de modernizao das foras produtivas agrcolas e agroindustriais, as cidades das reas adjacentes se tornam responsveis pelas demandas crescentes de uma srie de novos produtos e servios, dos hbridos mo de obra especializada, o que faz crescer a urbanizao, o tamanho e o nmero das cidades. As casas de comrcio de implementos agrcolas, sementes, gros, fertilizantes; os escritrios de marketing, de consultoria contbil; [...] as empresas de assistncia tcnica, de transportes; os servios do especialista em engenharia gentica, veterinria, administrao [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrcola moderno.
(Maria Adlia de Souza (org.). Territrio Brasileiro: usos e abusos, 2003.)

O texto faz referncia a: (A) cidades globais. (B) metrpoles nacionais. (C) cidades do agronegcio. (D) cidades planejadas. (E) metrpoles conurbadas.

Questo 6
(UNESP) Analise a figura. Brasil: Distribuio etria da populao por sexo, 2000 e 2035.

[Digite texto]

(http://noticias.uol.com.br)

Sobre as causas e os possveis efeitos da previso de mudana da estrutura etria brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que: (A) a expanso do topo da pirmide est associada tendncia de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos dever ser a diminuio de demanda por servios de sade dirigidos populao idosa do pas. (B) a reduo do topo da pirmide etria est associada tendncia de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos dever ser o aumento dos servios tursticos destinados especialmente populao idosa do pas. (C) a reduo da base da pirmide est associada queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos dever ser a diminuio do nmero de jovens em idade escolar no pas. (D) a reduo da base da pirmide est associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos dever ser o aumento total do nmero de jovens em idade escolar no pas. (E) o aumento proporcional da populao adulta no pas est associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos dever ser a constituio de uma situao de pleno emprego junto populao adulta do pas.

Questo 7
(UNESP) Leia o texto. As bases materiais e polticas do mundo atual tm permitido uma revoluo nas formas de circulao de dinheiro, criando assim novos modos de acumulao [...]. Novos instrumentos financeiros so incorporados ao territrio na forma de depsitos e de crditos ao consumo. A sociedade, assim, chamada a consumir produtos financeiros, como poupanas de diversas espcies e mercadorias adquiridas com dinheiro antecipado. Com isso o sistema financeiro ganha duas vezes, pois dispe de um dinheiro social nos bancos e lucra emprestando, como prprio, esse dinheiro social para o consumo. (Milton Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI, 2001.) So exemplos do processo de expanso do sistema financeiro no territrio brasileiro: (A) a troca pessoal de produtos usados, a oferta de crdito consignado e a proliferao dos sistemas bancrios de autoatendimento.

[Digite texto]
(B) a oferta de crdito consignado, a venda por carto de crdito e a proliferao dos sistemas bancrios de autoatendimento. (C) a troca pessoal de produtos usados, a realizao de compra por moeda corrente e a venda por carto de crdito. (D) o escambo, a realizao de compra por moeda corrente e a restrio de crdito ao consumo pessoal. (E) o escambo, a doao de bens e dinheiro para programas sociais e a restrio no ato da compra ao uso de moeda corrente.

Questo 8
(MACKENZIE)

A charge faz referncia: (A) ao equilbrio nas negociaes entre o FMI, a Unio Europeia e o Banco Mundial de um lado, e o governo e o povo gregos para a superao da crise na qual o pas se encontra desde 2008. (B) ao sucesso dos acordos assinados at agora pelo governo grego, que conta com apoio popular e reduzidos impactos socioeconmicos. (C) manuteno das regras do Euro e dos eficientes mecanismos que a instituio possui para superar problemas como a crise grega. (D) excluso da Grcia da Unio Europeia, acertada por unanimidade pelos 30 membros da organizao, em razo dos problemas que o pas enfrenta com a crise econmica iniciada em 2005. (E) incompatibilidade entre as exigncias da Unio Europeia para a liberao de recursos e s resistncias populares aos gastos sociais promovidos pelo governo grego.

Questo 9
(FGV-SP) Por muitas razes, se houvesse um movimento para aprimorar o atual Cdigo Florestal, teria que envolver o sentido mais amplo de um Cdigo de Biodiversidades, levando em conta o complexo mosaico vegetacional de nosso territrio [...]. O primeiro grande erro dos que no momento lideram a reviso do Cdigo Florestal brasileiro a favor de classes sociais privilegiadas diz respeito chamada

[Digite texto]
estadualizao dos fatos ecolgicos de seu territrio especifico [...]. Para pessoas inteligentes, capazes de prever impactos a diferentes tempos do futuro, fica claro que, ao invs da estadualizao, absolutamente necessrio focar para o zoneamento fsico e ecolgico de todos os domnios de natureza do pas. Considerando seus conhecimentos acerca das propostas de mudana do Cdigo Florestal brasileiro, assinale a alternativa que coerente com os argumentos do texto: (A) O Cdigo Florestal brasileiro, em vigor desde 1965, deve ser reformulado de forma a ampliar o poder decisrio dos governos estaduais. (B) O zoneamento fsico e ecolgico a base do atual Cdigo Florestal brasileiro, que, por isso, no tem como ser aprimorado. (C) Os limites estaduais no coincidem com a lgica de distribuio dos fatos ecolgicos, por isso no devem servir como base territorial do Cdigo Florestal. (D) Os domnios de natureza do pas so fatos de natureza ecolgica que no podem servir como base territorial para legislaes restritivas. (E) Diante da extenso territorial do Brasil, o uso de patrimnio ambiental no pode ser regulado a partir da esfera federal.
Aziz AbSaber, Do Cdigo Florestal ao Cdigo da Biodiversidade. Disponvel em http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1305

Questo 10
(FGV) Independente da justa reivindicao, legitimada por ttulos e direitos inalienveis com respeito soberania argentina das ilhas Malvinas, hoje, depois de 30 anos do desembarque nas ilhas, h um fato impossvel de negar: como a ditadura inventou uma operao blica para lavar a cara do processo que a Argentina vivia desde 1976 e como os meios de comunicao da poca, unnimes e submissos, por medo ou censura, contriburam na construo deste relato. [...] Hoje um dia glorioso para a ptria ou As Malvinas em mos argentinas, foram algumas das manchetes da imprensa daqueles dias de guerra, dias em que o ex-capito de Fragata Alfredo Astiz condenado priso perptua por crimes de lesa humanidade - iava a bandeira argentina nas ilhas em disputa. Francisco Luque, http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19897 Considerando os argumentos do texto e os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta: (A) Os meios de comunicao cumpriram um papel fundamental na construo do relato da guerra das Malvinas, h 30 anos. (B) A reivindicao sobre as ilhas Malvinas teve incio com a instaurao da ditadura militar argentina. (C) A vitria na guerra das Malvinas representou um momento decisivo na histria poltica argentina recente. (D) Com a democratizao, a Argentina tornou-se refratria ao iderio nacionalista que levou guerra. (E) Durante o conflito, o discurso montado pela ditadura foi duramente criticado pela imprensa argentina.

Questo 11
(FGV) O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse hoje (3 de abril) que a instituio est disponvel para trabalhar em conjunto com o futuro banco de desenvolvimento do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rssia, ndia, China e frica do Sul). A deciso de criar o banco foi anunciada na semana passada, durante a quarta reunio do bloco, em Nova Delhi, na ndia. Sobre a proposta de criao do banco dos BRICs, assinale a alternativa correta: (A) Tem como objetivo alavancar as relaes comerciais entre os membros do grupo, que permanecem estagnadas desde a sua criao. (B) Pretende estabelecer um mecanismo de financiamento de projetos direcionado exclusivamente aos pases em desenvolvimento. (C) Trata-se de uma resposta do grupo falta de liquidez no sistema financeiro mundial, provocada pelas polticas monetrias dos pases ricos. (D) Procura fortalecer a competividade externa das economias do grupo, formado exclusivamente por grandes exportadores de produtos agropecurios. (E) Pretende criar uma alternativa ao Fundo Monetrio Internacional (FMI), que no conta com nenhum dos membros do grupo como membro permanente de sua diretoria executiva.
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/04/03/banco-mundial-apoia-criacao-de-instituicao-bancaria-do-brics/

Questo 12

[Digite texto]
(UFG) Leia o texto a seguir. A questo regional retoma hoje sua fora, em primeiro lugar, pela proliferao efetiva de regionalismos, identidades regionais e de novas-velhas desigualdades regionais (que, de uma maneira ou de outra, devem ser atacadas por polticas de base regional), tanto no nvel global, mais amplo, como no intranacional. Nesse sentido, apesar da propalada globalizao homogeneizadora, o que vemos, concomitantemente, uma permanente reconstruo da heterogeneidade e/ou da fragmentao via novas desigualdades e recriao da diferena nos diversos recantos do planeta.

HAESBAERT, Rogrio. Regional e global Dilemas da regio e da regionalizao na Geografia contempornea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 15. [Adaptado].

Considerando-se o texto, dentre as desigualdades regionais (novas e velhas) que se manifestam no mundo globalizado, evidencia-se: (A) a existncia de uma ordem mundial bipolar, nas relaes entre os pases, baseadas na hegemonia estadunidense e na liderana econmica chinesa. (B) a expanso da doutrina chamada de coexistncia pacfica, que se traduz no esforo das lideranas russas de se aproximarem dos pases emergentes. (C) a superao, no contexto da Unio Europeia, dos conflitos seculares, como a questo irlandesa e a dos bascos. (D) a emergncia de um grupo de pases que possuem importantes recursos naturais, humanos e econmicos e so chamados de Brics. (E) o fortalecimento dos pases da Amrica do Sul, articulados no Mercosul, aumentando a capacidade de negociao junto ao mercado europeu.

Questo 13
(UFG) As ilhas Malvinas, como as chamam os argentinos, passaram soberania britnica em 1833. Nos anos 1980, a queda da ditadura argentina esteve associada a uma incurso militar mal-sucedida nessas ilhas. Atualmente, a presidente Cristina Kirchner retomou o tema que coloca seu pas em desacordo com a Inglaterra. A permanncia do tema na vida poltica argentina demonstra a: (A) existncia de uma cultura poltica endgena, contrria aos acordos diplomticos internacionais. (B) utilizao poltica de uma memria nacional de espoliao que remonta aos tempos do colonialismo. (C) importncia militar do territrio no cenrio poltico internacional. (D) necessidade de controlar a regio em virtude de sua funo de entreposto comercial. (E) presso da populao residente nas ilhas por autonomia poltica.

Questo 14
(FEI) O movimento conhecido como Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street), iniciou-se em setembro de 2011 na Liberty Square no Distrito Financeiro de Manhattan, se espalhou por vrias cidades dos EUA e, nos meses subsequentes, para todo mundo. Entre as caractersticas deste movimento, assinale a alternativa incorreta: (A) Corresponde a um conjunto de aes polticas de protesto que partiram da indignao de diversos setores da sociedade norte-americana, sobretudo de grupos de jovens, contra a influncia empresarial na sociedade e no governo dos EUA. (B) A escolha de Wall Street como principal alvo dos protestos deve-se ao fato de que esta rua, situada no Financial District de Nova York, simboliza o poder dos grandes bancos e corporaes multinacionais. Segundo os ativistas, foram os grandes grupos empresariais os principais responsveis pelo colapso econmico que teve curso no final de 2008. (C) Ao se espalhar pelo mundo, os protestos incorporam demandas locais. Porm, entre os temas centrais dos protestos esto a luta contra as ditaduras polticas e o repdio a medidas impostas por rgos econmicos internacionais. (D) Movimentos como o Ocupe Wall Street, a Primavera rabe ou os Protestos de Atenas foram facilitados pela presena de novas tecnologias como a da comunicao atravs das redes sociais, tais como o Twitter e o Facebook. (E) De certa forma o movimento faz ressurgir a polarizao entre esquerda e direita, tpica da Guerra Fria, como a Primavera de Praga e as guerrilhas urbanas da Amrica Latina inspiradas na Revoluo Cubana.

Questo 15

[Digite texto]
(UFG) Analise a imagem a seguir.

O CRUZEIRO. Rio de Janeiro, 1950. Disponvel em: <http://www.memoriaviva. com.br/ocruzeiro/>. Acesso em: 27 fev. 2012.

Para um lar que est se formando agora ou para a dona de um lar que j se formou h muito tempo no h outro presente to desejado, til e oportuno como estes belssimos Aparelhos ARNO!

Publicado na revista O Cruzeiro, na dcada de 1950, a imagem integra um anncio publicitrio que, associado s mudanas na poltica brasileira, expressa: (A) a acessibilidade aos produtos domsticos para as distintas parcelas da populao, que podiam consumir tendo em vista o cenrio de pleno emprego. (B) a presena feminina no mercado de trabalho, que permitia mulher tornar-se uma consumidora privilegiada dos produtos industrializados. (C) o crescimento do setor de bens de consumo, que advinha do investimento externo e transformava o cotidiano domstico. (D) a ausncia de diversidade na indstria, que investia na fabricao de um nico modelo por produto em virtude da produo em srie. (E) o incentivo governamental ao casamento, que ampliava o mercado consumidor de produtos domsticos para o conforto familiar.

Questo 16
(UNICID) Analise a tabela. Ranking das cidades mais poludas do mundo (2010)

[Digite texto]

(www.mercer.com.br)

De acordo com conhecimentos sobre a problemtica ambiental e considerando as informaes apresentadas na tabela, possvel afirmar que (A) as dez cidades mais poludas do mundo esto localizadas na sia e na frica, continentes que renem a maior parte da populao mundial. (B) o problema da poluio ambiental universal, j que atinge igualmente tanto as cidades dos pases ricos como as cidades dos pases pobres. (C) as cidades mais poludas so aquelas que tambm possuem recursos naturais abundantes, de modo que a poluio ambiental gera poucos problemas sociais e econmicos. (D) o problema da poluio nas cidades indicadas est associado ao baixo nvel educacional de suas populaes, visto que servios de coleta e tratamento de esgoto j se encontram disseminados. (E) as cidades mais poludas do mundo esto nos pases subdesenvolvidos, onde a presena de infraestrutura de saneamento bsico restrita e a poluio atmosfrica crescente.

Questo 17
(UNICID) A histria do homem sobre a Terra a histria de uma rotura progressiva entre o homem e o entorno. Esse processo se acelera quando, praticamente ao mesmo tempo, o homem se descobre como indivduo e inicia uma mecanizao do planeta, armando-se de novos instrumentos para tentar domin-lo [...]. Essa evoluo culmina, na fase atual, onde a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminaram por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explcita, um modelo tcnico nico que se sobrepe multiplicidade de recursos naturais e humanos. De acordo com o autor, possvel afirmar que: (A) as foras da natureza como clima, relevo, solo, etc so obstculos que dificultam hoje o processo de mundializao da economia. (B) a histria do homem sobre o planeta caracterizada por um processo contnuo de adaptao do homem aos condicionantes naturais presentes em seu entorno. (C) o desenvolvimento tcnico possibilitou ao homem exercer maior controle sobre a natureza e ampliar seu sistema de relaes sociais e econmicas no espao geogrfico. (D) as atuais formas de organizao da produo e da vida social dependem das necessidades particulares de cada grupo social e dos recursos que seu entorno oferece. (E) o processo de transformao do meio geogrfico e de mundializao da economia ocorre independentemente do desenvolvimento tcnico das sociedades.
(Milton Santos. Tcnica, Espao e Tempo, 1998.)

Questo 18
(UNICID) Observe a ilustrao do cartunista Bier.

[Digite texto]

(http://apedemars.wordpress.com/cartuns-2)

A ilustrao, crtica e bem-humorada, desperta a reflexo sobre (A) a violncia e os conflitos entre a humanidade. (B) a produtividade das grandes indstrias e a coleta seletiva do lixo orgnico. (C) o capitalismo e a relao do homem com o meio ambiente. (D) a devastao ambiental provocada pelos pases pobres. (E) a necessidade da industrializao e a produo do lixo orgnico.

Questo 19
(UNICID) Analise o grfico. Aumento da populao mundial (em bilhes)

Veja as datas em que o nmero de pessoas vivas no planeta alcanou marcas de novos bilhes at chegar, em 2011, a 7 bilhes, segundo a ONU.

(www.g1.com.br. Adaptado.)

Segundo as previses da ONU, a populao mundial deve demorar mais 14 anos para aumentar em 1 bilho de pessoas e s deve chegar a 10 bilhes no final do sculo. Essas previses indicam que: (A) o ritmo de crescimento da populao ser mais rpido e o ndice de natalidade dever ser maior do que o da dcada de 1920.

10

[Digite texto]
(B) o crescimento populacional ser mais lento, devido diminuio das taxas de natalidade e mortalidade, desencadeando um processo de envelhecimento da populao mundial. (C) o planeta Terra no tem condies de abrigar tantas pessoas, tendo em vista o ritmo descontrolado e acelerado do crescimento populacional. (D) a populao, mesmo que visivelmente aumentada entre 1999 e 2011, est muito bem distribuda nas diferentes partes do globo terrestre. (E) as guerras mundiais e as epidemias que assolaram o planeta na segunda metade do sculo XX contriburam para que a populao mundial crescesse em ritmo mais lento.

Questo 20
(UNICID) Analise a imagem.

(www.allproudamericans.com/america-battles)

A dcada de 1960 foi marcada pelo fenmeno da contracultura. A imagem e o texto, Amor, no guerra, referem-se a um dos movimentos desse perodo, a saber: (A) a luta pelos direitos das mulheres. (B) o movimento ambientalista. (C) as manifestaes contra a Guerra do Vietn. (D) os protestos contra a corrupo poltica. (E) o movimento pelos direitos civis dos negros.
FRASES Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que no sabem voar. Friedrich Nietzsche A mente que se abre a uma nova idia jamais voltar ao seu tamanho original. Albert Einstein melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. melhor tentar, ainda que em vo que sentar-se, fazendo nada at o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver MARTIN LUTHER KING A vida no pode ser economizada para amanh. Acontece sempre no presente. RUBEM ALVES Questo Gabarito 01 E 02 C 03 C 04 B 05 C 06 C 07 B 08 E 09 C 10 A 11 B 12 D 13 B 14 E 15 C 16 E 17 C 18 C 19 B 20 C

11

You might also like