You are on page 1of 2

Moda nos anos 40 .

De novo em tempos de guerra os anos 40 se destacam pela simplicidade e praticidade na moda. Muitos dos materiais usados escassearam e a moda manteve um padro muito inexpressivo nos primeiros anos da dcada de 40 devido ao caos que assolava o mundo. As mulheres mantiveram um estilo mais sbrio com modelos com ares militares. Os cabelos continuaram crescendo, com cortes retos dando apego aos grampos que os prendiam no alto para dar mais jovialidade ao look masculino e feminino.

Estilo O modo de vestir nos tempos de guerra Mesmo com a escassez de alguns tecidos as mulheres procuraram manter um padro mais sbrio na Moda dos Anos 40, mas com alternativas que iam desde a criatividade aos novos tecidos que surgiram para confeco da moda roupas e acessrios. Com os vestidos mais curtos e a falta da meias de nylon neste perodo a alternativa foi fazer pinturas na parte de trs da perna imitando a costura da meia ou simplesmente deix-las nuas. Devido a todas estas dificuldades as mulheres usaram lenos, exageraram nos chapus com criatividade, com detalhes que os diferenciasse e quebrasse a monotonia do momento.

A Moda dos Anos 40 No perodo de guerra a alta-costura se restringia apenas as mulheres dos militares como generais e comandantes e a roupas padronizadas eram confeccionadas em grande escala. Mas logo a guerra passou e a alegria volta s ruas dos pases europeus e a moda retoma as passarelas com vigor e a alegria que so peculiares. O estilo Chanel naturalmente continua pela sua simplicidade e praticidade embora alguns estilistas voltem a investir no glamour e no luxo. Investem nos drapeados, nas saias com cintura fina e rodadas e assim a moda chega dcada seguinte. As to necessrias meias de nylon voltam a Paris e o perfume francs da marca Chanel retorna aos EUA e s mulheres dos soldados americanos. O mundo inteiro respira novamente aliviado.

Roupas A moda em tempos de crise Nada h o que tire do homem seu crescimento nos momentos de crise mundial. O crescimento brasileiro neste perodo da dcada de 40 na indstria e confeco de roupas masculinas e femininas foram destaques que alavancaram o Pas. Com a Europa envolvida na guerra o continente americano

continua seu crescimento em ascenso e assim na moda se destacam a produo e a consolidao da indstria txtil e de confeces no Brasil. E a moda toma seu rumo prprio e com o jeito brasileiro de ser. Est em alta o diferentes estilos Carmen Miranda que alm do Brasil faz sucesso nos Estados Unidos. Carmen Miranda divulga a cultura e o jeito de ser brasileiro l fora, enquanto o Brasil constri a moda tipicamente brasileira, embora ainda com influncia da Europa nos modelos de alta-costura. Assim a moda continua fazendo sua histria e fazendo parte da cultura e da vida da humanidade.

You might also like